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Projeto 2 Um mundo de imagens
A observação do céu pelos seres humanos já era praticada na Antiguidade. Ainda não havia instrumentos, mas as observações a olho nu possibilitaram várias descobertas de planetas e estrelas. No entanto, observar o céu a olho nu não permite visualizar os astros com clareza de detalhes. Essa limitação também está presente quando é preciso observar objetos, células ou seres muito pequenos, como bactérias. O estudo do céu e a necessidade de ampliar cada vez mais os conhecimentos científicos possibilitaram a invenção de instrumentos como os telescópios, que permitem ver cada vez mais longe no Universo, e os microscópios, que permitem a visualização de seres menores que 1 milímetro.
MANUAL DO PROFESSOR
INTRODUÇÃO DO PROJETO 2
Um mundo de imagens
Neste projeto, os alunos conhecerão um pouco sobre os tipos de instrumentos ópticos utilizados para possibilitar a visão do que não podemos ver a olho nu. Além disso, eles construirão alguns desses instrumentos com materiais que podem ser encontrados no dia a dia.
Objetivos
- Identificar os instrumentos ópticos e suas respectivas funções.
- Identificar algumas constelações que são visíveis no Hemisfério Sul, utilizando recursos digitais.
- Compreender como funciona a captura e o registro de imagens em uma câmara escura.
- Identificar a evolução das câmeras fotográficas ao longo do tempo.
- Resolver problemas envolvendo unidades de medida de tempo (anos, meses, dias, horas, minutos e segundos), utilizando a transformação de unidades de medida.
- Construir e utilizar uma lupa caseira.
- Compreender o funcionamento de um microscópio.
- Construir um microscópio caseiro e utilizá-lo para enxergar detalhes da folha de uma planta.
Justificativa
Neste projeto, os alunos vão conhecer e explorar alguns instrumentos ópticos por meio de teoria e de experimentos em que construirão a versão caseira de dois deles: a lupa e o microscópio. Eles estudarão também a relação desses instrumentos com diferentes campos da ciência, como a Astronomia e a Biologia.
Interdisciplinaridade
Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, com relevância para a área de Ciências da Natureza.
BNCC - Competências e habilidades
Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.
Competências gerais da Educação Básica
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Competência específica de Matemática
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
Competências específicas de Ciências da Natureza
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
Habilidade de Matemática
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Habilidades de Ciências da Natureza
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação a distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos, a produção de escrita, a localização e a interpretação de informações e a leitura inferencial.
As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.
Por se tratar de um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se continuamente dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta a introdução das etapas, os textos da seção Saiba mais ou de algumas páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que os alunos façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que reservem páginas do caderno para fazer listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao prever a elaboração e apresentação de um produto final, por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.
Sugestão de cronograma
O tempo estimado para a realização deste projeto é de 13 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.
Início | Abertura e Conhecendo o projeto | 2 aulas |
Etapa 1 | O que são instrumentos ópticos? | 1 aula |
Etapa 2 | Observando o céu | 2 aulas |
Etapa 3 | Capturando e registrando imagens | 2 aulas |
Etapa 4 | Construindo uma lupa | 2 aulas |
Etapa 5 | O microscópio | 2 aulas |
Conclusão | Finalizando | 2 aulas |
Abertura
Inicie o projeto com uma roda de conversa. Incentive-os a compartilhar o que já sabem sobre os instrumentos ópticos e a importância deles.
Depois, realize com eles a leitura de texto e imagens destas páginas de abertura. Explique a eles que a imagem ampliada da pena, obtida por um microscópio, é chamada de micrografia.
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Vamos conversar
Avaliação diagnóstica.
1. Você sabe para que serve um telescópio? E um microscópio?
Resposta pessoal.
2. Os microscópios são necessários para o estudo de varias doenças. Você sabe por quê?
Resposta pessoal. Exemplo de resposta: Para identificar os agentes causadores de várias doenças, como as bactérias, e produzir medicamentos que os combatam.
3. Se você fosse um cientista espacial e precisasse obter fotos detalhadas dos planetas do Sistema Solar, qual instrumento você usaria? Por quê?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
O boxe Vamos conversar tem o objetivo de mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer um diagnóstico do que eles já sabem sobre o tema do projeto. As hipóteses levantadas por eles podem ser confrontadas com o aprendizado adquirido até o final do projeto e confirmadas ou não. É importante retomá-las posteriormente para que os alunos avaliem a evolução dos seus conhecimentos.
Utilize as questões desse boxe para fazer a avaliação diagnóstica. Anote os conhecimentos prévios dos alunos, suas dúvidas e equívocos a respeito do conteúdo a ser explorado ao longo do projeto. Isso permitirá planejar a condução do projeto para que todos atinjam os objetivos previstos e também facilitará a retomada de conceitos após o estudo do projeto, confrontando as ideias iniciais com as posteriores.
Leia com os alunos cada uma das perguntas do boxe e deixe que as respondam livremente. Incentive todos a compartilhar suas opiniões e ideias.
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Conhecendo o projeto
Você já viu um telescópio? E um microscópio? Sabe qual é a importância desses instrumentos para a ciência? Conhecer esses instrumentos, sua utilidade e seus usos científicos justifica a proposta deste projeto.
O objetivo deste projeto é conhecer diferentes instrumentos ópticos, criados ao longo dos séculos, que possibilitaram a ampliação das imagens e dos estudos científicos de diversas áreas.
O produto final do projeto é a construção de um microscópio simples, que permitirá enxergar imagens ampliadas que são impossíveis de serem vistas a olho nu.
Etapas do projeto
Etapa 1: O que são instrumentos ópticos?
Etapa 2: Observando o céu
Etapa 3: Captando e registrando imagens
Etapa 4: Construindo uma lupa
Etapa 5: O microscópio
ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecendo o projeto
Apresente aos alunos a questão norteadora, as etapas do projeto e o produto final. Organize um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para que os alunos acompanhem o desenvolvimento, reavaliando ao final de cada etapa se será necessário fazer mudanças nesse cronograma.
Ao apresentar o título de cada etapa, pergunte se eles imaginam quais atividades irão fazer, associando-as aos objetivos do projeto.
Diga aos alunos que, no final do projeto, eles organizarão uma "Mostra Científica" para apresentar os instrumentos ópticos construídos ao longo do projeto e compartilhar o que aprenderam.
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Etapa 1 O que sâo instrumentos ópticos?
Instrumentos ópticos são equipamentos compostos geralmente de lentes ou espelhos, que têm como finalidade auxiliar na visualização de objetos. A criação de equipamentos ópticos possibilitou muitos avanços para a ciência, tanto na observação a distância, por exemplo no estudo de planetas, estrelas e outros corpos celestes, quanto na ampliação de seres muito pequenos, como bactérias, entre outros.
Veja a seguir alguns desses equipamentos.
Lupa: A lupa é um instrumento formado por uma lente que serve para ampliar aquilo que está sendo observado.
Microscópio: O microscópio serve para observar estruturas muito pequenas que não podemos ver a olho nu, como células e bactérias.
Telescópio e luneta: O telescópio é um instrumento utilizado para observar estrelas, planetas, constelações e outros corpos celestes. O instrumento chamado luneta também nos permite observar esses objetos, porém com menos ampliação e nitidez que as proporcionadas pelo telescópio. Existem telescópios terrestres, como o Grande Telescópio das Canárias, o maior telescópio do mundo, na foto abaixo, e telescópios espaciais, como o Hubble.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar os instrumentos ópticos e suas respectivas funções.
BNCC
Habilidade
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Competência específica
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 1 aula
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Leia com os alunos o parágrafo inicial sobre os instrumentos ópticos e, antes de prosseguir, pergunte a eles quais instrumentos ópticos eles conhecem e se sabem para que servem. A cada novo instrumento apresentado, solicite aos alunos que descrevam situações em que são usados e quais profissionais os utilizam.
Se julgar adequado, você pode realizar esta aula em um ambiente da escola em que seja possível aos alunos acessarem os vídeos sobre instrumentos ópticos, indicados na parte inferior desta página, ou usar a metodologia ativa da sala de aula invertida, solicitando a eles que leiam em casa o conteúdo das páginas 31 e 32 do livro do estudante.
Sugestão de leitura
- Instrumentos para observações astronômicas. https://oeds.link/2xeV4X ;
- Microscópios e lupas. https://oeds.link/BbUOPe.
Acessos em: 2 ago. 2021.
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Binóculos: Os binóculos permitem visualizar objetos distantes, porém têm alcance bem menor que o dos telescópios. Há muitos modelos de binóculos com alcances variados.
1 Quais dos instrumentos mostrados nas figuras servem para a observação de objetos distantes?
Luneta, telescópio e binóculos.
2 Quais dos instrumentos servem para ampliar estruturas, objetos e seres muito pequenos?
Microscópio e lupa.
Saiba mais
As lentes e o surgimento do microscópio
Não se sabe ao certo quando as lentes foram inventadas. No entanto, já em 721 a.C, há relatos de um cristal de rocha recortado que tinha propriedades de ampliação. As lentes passaram a ser realmente conhecidas e utilizadas por volta de 1280, na Itália, com a invenção dos óculos. Com sua rápida popularização, logo começaram as primeiras experiências de combinação de lentes para aplicação em instrumentos de ampliação de imagens, resultando na criação do primeiro microscópio.
O crédito pela invenção do microscópio é dado, por volta de 1590, ao holandês Zacharias Jansen, fabricante de lentes para óculos. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos, utilizado pela realeza europeia.
Foi apenas no final do século XVII que um cientista alemão, Anton van Leeuwenhoek, fez descobertas significativas, usando microscópios simples, com apenas uma lente, produzidos por ele. Esses instrumentos ampliavam entre 50 e 200 vezes. Em 1674, com um desses instrumentos, ele observou nas águas de um lago que "algumas dessas pequenas criaturas eram mais de mil vezes menores do que os menores que já tinha visto". E assim foram descobertos os microrganismos.
Texto elaborado com base em: https://oeds.link/SJey4t. Acessos em: 25 jun. 2022.
MANUAL DO PROFESSOR
Aproveite o momento para abordar o tema contemporâneo transversal Ciência e Tecnologia e comente com os alunos a importância dos telescópios espaciais. Solicite a eles que pesquisem informações sobre o telescópio Hubble, por exemplo, quando foi lançado no espaço, porque recebeu esse nome, que descobertas foram feitas por meio dele etc. Oriente os alunos para que eles consultem fontes confiáveis de pesquisa.
Sugestão de site
Para obter mais informações sobre o telescópio Hubble acesse o site https://oeds.link/lMoHGp. Acesso em: 15 jul. 2021.
Saiba mais
Solicite a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta do texto desta seção, favorecendo assim o desenvolvimento da fluência em leitura oral e a compreensão de texto, componentes essenciais para a alfabetização da PNA. Utilize estratégias de leitura, como antecipação, inferência, verificação para ajudar na compreensão leitora. Durante a leitura, questione o significado de palavras que não fazem parte do vocabulário cotidiano dos alunos e solicite que busquem o significado em dicionários.
Ao final, promova uma discussão sobre a importância do microscópio para a ciência, em especial para o estudo de vírus e bactérias que causam doenças. Verifique se os alunos compreendem que estudar esses microrganismos é fundamental para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.
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Etapa 2 Observando o céu
Você já observou o céu numa noite estrelada? Já viu alguma constelação?
Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas que os astrônomos da Antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos.
Em uma noite de céu limpo, podemos visualizar e identificar algumas constelações, como Órion e o Cruzeiro do Sul. A visão das constelações varia de acordo com a nossa localização e com os meses do ano, pois a Terra, ao realizar o movimento de translação, faz com que a visualização das estrelas mude durante o ano.
Veja a seguir algumas constelações que são visíveis no Brasil dependendo da época do ano.
Órion: contém as Três Marias e é visível durante o verão no Hemisfério Sul.
Escorpião: recebe esse nome porque o desenho que a representa lembra um escorpião. É visível durante o inverno no Hemisfério Sul.
Cruzeiro do Sul: é visível do final de fevereiro ao final de abril dependendo do horário em que observamos o céu.
-
O que você faria se quisesse observar as constelações?
Exemplo de resposta: Observaria o céu a olho nu, usaria um telescópio, uma luneta ou um aplicativo de celular.
Sugestão de sites
Quer saber mais sobre as constelações de Órion e do Cruzeiro do Sul? Leia o texto deste site: https://oeds.link/34xNp8. Acesso em: 29 maio 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar algumas constelações que são visíveis no Hemisfério Sul, utilizando recursos digitais.
BNCC
Habilidade
(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3 e 6
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, computador com acesso à internet, caderno para anotações e folhas de sulfite.
Aula 1 - Orientações
Leia com os alunos o texto introdutório e pergunte se eles conhecem outras constelações e se já conseguiram identificar uma delas no céu. Em seguida, organize-os em duplas ou trios para realizar as pesquisas indicadas no Vamos experimentar da página 34 do livro do estudante.
Circule pela sala e verifique se eles estão com alguma dificuldade para assistir aos vídeos indicados e solicite que escrevam no caderno o que compreenderam do que foi apresentado nos vídeos.
Em seguida, oriente os alunos a realizar a pesquisa solicitada na atividade. Se eles estiverem organizados em trios, cada aluno pode pesquisaras informações de um observatório diferente e anotá-las no caderno. Dê um tempo para que eles conversem entre si para compartilharem o que descobriram.
Certifique-se de que os trios escolham diferentes observatórios para que a pesquisa amplie os conhecimentos da turma sobre esses importantes centros de estudos astronômicos.
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Na atividade a seguir, vamos pesquisar como são feitas as observações do céu.
Vamos experimentar
Material necessário
- Computador com acesso à internet para pesquisar nos sites indicados
- Caderno para anotações
- Folhas de sulfite
Como fazer
-
Com seus colegas de grupo, assista aos vídeos indicados.
Principais observatórios do mundo
Disponível em: https://oeds.link/vQMpTI.
Telescópios
Disponível em: https://oeds.link/RSgw3k.
Acessos em: 29 maio 2021.
-
Depois, pesquisem na internet se no estado onde vocês moram há observatórios astronômicos. Vocês podem consultar o site a seguir ou outros indicados pelo professor.
Lista de observatórios astronómicos do Brasil
Disponível em: https://oeds.link/GCoU4z.
Acesso em: 29 maio 2021.
- Escolham três observatórios brasileiros e escrevam no caderno um texto informando onde se localizam, que tipo de telescópio utilizam e outras informações que considerarem interessantes.
- Para finalizar, pesquisem imagens de estrelas e constelações em galerias de fotos em sites de observatórios astronômicos, por exemplo, no site do Observatório de Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.
- Formem uma roda de conversa e compartilhem com os outros grupos as informações coletadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Inicie a aula compartilhando os resultados da pesquisa sobre os observatórios feita pelos grupos. Oriente os alunos para que cada integrante do grupo apresente uma parte do que aprendeu sobre o observatório pesquisado, de maneira que todos possam se expressar oralmente, o que contribui para a organização de ideias e, consequentemente, para o desenvolvimento da escrita.
Após os alunos compartilharem os resultados das pesquisas, solicite que façam as atividades propostas.
Avalie a possibilidade de visitar um dos observatórios, se houver algum próximo à cidade, para que os alunos conheçam o trabalho desenvolvido nesses centros de estudo. Se houver planetário na cidade, tente visitá-lo com os alunos para que eles ampliem seus conhecimentos.
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Atividades
De acordo com as pesquisas realizadas nos sites indicados, respondam às questões a seguir.
1. O que são observatórios astronômicos?
São locais utilizados para observação e estudo do espaço e de eventos terrestres e celestes.
2. Por que os observatórios astronômicos são construídos em locais distantes das cidades?
Porque o excesso de luzes, ou seja, a poluição luminosa das cidades dificulta a observação do céu.
3. De acordo com os vídeos assistidos, como funciona um telescópio?
Funciona captando a luz dos objetos distantes e focando os raios de luz coletados.
4. Você encontrou as Três Marias na pesquisa que fez para encontrar galerias de fotos das constelações nos sites de observatórios astronômicos? E a constelação do Cruzeiro do Sul? Em uma folha de sulfite, faça um desenho dessas constelações ou de outras imagens do céu que observaram. Converse com os colegas e o professor para organizarem na escola uma exposição dos desenhos que fizeram.
Resposta pessoal.
5. Você tem o hábito de observar o céu noturno? Já tentou localizar ou fotografar alguma constelação? Qual?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Para realizar as pesquisas solicitadas de imagens das constelações, comente com os alunos que existem diversos aplicativos para celular, inclusive gratuitos, que utilizam a camera para identificar as constelações. Você pode testar alguns desses aplicativos e verificar qual deles é mais adequado para indicar aos alunos. Eles podem utilizar um desses aplicativos por alguns dias em casa e, dependendo das condições do tempo, observar o céu noturno para localizar uma constelação. Dê um prazo para que façam isso e marque um dia para que os alunos compartilhem com a turma o que conseguiram observar. Solicite que registrem a observação por meio de desenhos e apresentem-nos aos colegas.
Sugestão de site
Para consultar a lista completa das constelações com seus nomes em latim e sua tradução para o português, acesse o site https://oeds.link/5PcisQ. Acesso em: 28 jul. 2021.
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Etapa 3 Captando e registrando imagens
As câmera s fotográficas tiveram origem em um objeto conhecido como câmara escura. Esse dispositivo é composto de uma caixa com um pequeno orifício. Quando um objeto é iluminado e colocado diante da caixa, sua imagem invertida é formada na parede oposta ao orifício, como indicado na figura abaixo. Na época em que foi criada, a câmara escura era usada no estudo de fenômenos astronômicos e por artistas, que utilizavam as imagens projetadas como base para seus desenhos e pinturas.
A primeira máquina fotográfica foi apresentada em 1839 por Louis Daguerre e recebeu o nome de daguerreótipo. Veja a seguir uma foto desse instrumento e outras fotos que mostram como as máquinas fotográficas foram evoluindo ao longo do tempo, graças à tecnologia, até chegar às câmeras fotográficas que conhecemos hoje.
Atualmente, a fotografia está muito acessível, o que facilita o registro de momentos importantes para as pessoas e para a história, sendo também uma forma de arte. Você gosta de tirar fotos? Já visitou alguma exposição de fotografias?
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Compreender como funciona a captura e o registro de imagens em uma câmara escura.
- Identificar a evolução das câmera s fotográficas ao longo do tempo.
- Resolver problemas envolvendo unidades de medida de tempo (anos, meses, dias, horas, minutos e segundos), utilizando a transformação de unidades de medida.
BNCC
Habilidades
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Competências específicas
Matemática: 3
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante
Aula 1 - Orientações
Solicite a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta do texto das páginas 36 e 37 do livro do estudante. Isso favorece o desenvolvimento da fluência em leitura oral, componente essencial para a alfabetização da PNA. Converse com eles sobre como funciona uma câmara escura. Para saber um pouco mais sobre o assunto, veja a sugestão de leitura a seguir.
Sugestão de leitura
SOUZA, C. E. R.; NEVES, J. R.; MURAMATSU, M. Fotografando com câmara escura de orifício: a óptica e o processo fotográfico na sala de aula. Física na Escola. São Paulo, v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://oeds.link/f5tncj. Acesso em: 28 jul. 2021.
Este artigo da revista Física na Escola apresenta o funcionamento de uma câmara escura e como você pode construí-la com os alunos em sala de aula.
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A captura e o registro de imagens auxiliaram e auxiliam o ser humano a estudar e a entender melhor o que acontece pelo mundo e até mesmo no Universo.
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), por exemplo, utiliza câmeras acopladas a veículos espaciais em suas pesquisas. Em 18 de fevereiro de 2021, um desses veículos, o Perseverance, pousou em Marte equipado com 23 câmeras que captaram e transmitiram imagens do planeta vermelho em tempo real.
- Acoplado:
- ligado formando um único conjunto.
As imagens de alta qualidade permitem que os cientistas analisem algumas características do planeta que nunca haviam sido observadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Depois de os alunos conhecerem alguns tipos de câmeras fotográficas antigas, pergunte se eles já conheciam ou se já viram alguma delas. É provável que eles nunca tenham visto uma câmera de rolo de filme. Se houver possibilidade, leve para a aula uma câmera desse tipo, alguns negativos e fotos reveladas para mostrar aos alunos.
Em seguida, questione se eles sabem como as fotografias são utilizadas atualmente de forma integrada com a ciência, além do uso feito pela NASA descrito no texto.
Você pode mostrar aos alunos o vídeo do pouso do Perseverance em Marte, ressaltando a qualidade da captação das imagens. Disponível em: https://oeds.link/IAe7go. Acesso em: 3 ago. 2021.
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- O veículo espacial Perseverance partiu da Flórida, nos Estados Unidos da América, em 30 de julho de 2020 e chegou a Marte no dia 18 de fevereiro de 2021. Quantos meses, aproximadamente, o Perseverance demorou para chegar a Marte?
7 meses
- Observe no quadro a duração de um dia e de um ano na Terra e em Marte.
Duração do dia | Duração do ano | |
---|---|---|
Terra | 23 h 56 min | 365 dias* |
Marte | 24 h 37 min | 687 dias** |
* exceto anos bissextos ** dias terrestres
Dados obtidos em: https://oeds.link/NJr0o2. Acesso em: 31 maio 2021.
De acordo com o quadro, responda:
-
O ano em Marte tem quantos dias a mais que o ano na Terra?
322 dias
-
Quantos anos da Terra equivalem a aproximadamente um ano de Marte?
Aproximadamente 2 anos.
-
Considerando a resposta dada no item b, qual seria a sua idade em Marte?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Utilizando a metodologia Instrução entre pares, solicite aos alunos que, em duplas, realizem as atividades das páginas 38 e 39 do livro do estudante.
O objetivo é que um aluno auxilie o outro, com troca de ideias, na análise e no entendimento dos conceitos para a realização das atividades. É necessário que se organize as duplas de modo que as habilidades e as competências dos alunos se complementem. Se necessário, retome com os alunos as principais relações e transformações entre as unidades de medida de tempo.
1 dia equivale a 24 horas
1 hora equivale a 60 minutos
1 minuto equivale a 60 segundos
Para responder ao item c da atividade 2, cada aluno deve calcular a sua idade atual em dias. Para isso, eles podem utilizar um calendário para auxiliá-los a contar quantos dias se passaram desde o último aniversário, obtendo 10 anos e 85 dias, por exemplo. Em seguida, devem transformar esse resultado em dias, considerando que 1 ano equivale a 365 dias:
10 anos mais 85 dias é igual a 3 735 dias, pois 10 vezes 365 mais 85 é igual a 3735
A seguir, devem dividir o resultado encontrado por 687 e determinar qual seria sua idade em Marte. Para realizar esse cálculo, peça aos alunos que utilizem uma calculadora. No exemplo apresentado, o aluno teria aproximadamente 5,4 anos de idade em Marte.
39
-
Calcule a duração do dia na Terra e em Marte, em segundo.
Terra: 86160 segundos (23 horas = 82 800 segundos; 56 minutos = 3360 segundos; 82800 + 3360 = 86160 segundos).
Marte: 88620 segundos (24 horas = 86400 segundos; 37 minutos = 2220 segundos; 86400 + 2220 = 88620 segundos).
-
Qual é a diferença entre a duração do dia nos dois planetas em segundo?
88620 segundos - 86160 segundos = 2460 segundos
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Marque X nos instrumentos ópticos que você conheceu neste projeto.
- (___) Binóculo. X
- (___) Lupa. X
- (___) Microfone.
- (___) Telescópio. X
- (___) Geladeira.
- (___) Microscópio. X
-
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir. Entre os equipamentos dos observatórios astronômicos, destacam-se os
, que podem ser compostos de e .
- (___) Binóculos; lentes; protetores para os olhos
- (___) Microscópios; lentes; espelhos
- (___) Telescópios; lentes; espelhos X
- (___) Satélites; lentes; telescópios
-
Corrija no caderno a afirmação a seguir se estiver errada.
A afirmação está correta.
Para que a imagem de um objeto se forme na câmara escura, é preciso que o objeto esteja diante da caixa e iluminado, para que a luz passe pelo orifício e projete a imagem invertida na parede oposta ao orifício.
-
Você acha que os instrumentos ópticos são necessários? Por quê?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Depois de resolverem as atividades propostas, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Dê um tempo para que eles respondam às questões e, ao final, solicite que compartilhem as respostas. Essas atividades de avaliação permitem identificar possíveis dificuldades dos alunos sobre o que foi estudado nas etapas 1, 2 e 3.
Instruções sobre as avaliações
Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.
A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.
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Etapa 4 Construindo uma lupa
A lupa é o instrumento mais simples que você conheceu na etapa anterior e é fácil de ser encontrado em papelarias e ópticas.
Nesta etapa, você vai aprender a fazer uma lupa caseira com materiais bem simples. A lupa tem várias utilidades: auxilia na leitura de letras miúdas, como as usadas em alguns rótulos e bulas de medicamentos, permite visualizar detalhes de folhas de plantas e de insetos, entre outros usos.
Vamos experimentar
Providencie uma lupa para mostrar para os alunos. Após a realização das atividades, utilize-a para mostrar a eles as mesmas estruturas vistas com a lupa caseira para que percebam a diferença que a qualidade da lente proporciona.
Material necessário
- Garrafa PET cilíndrica transparente
- Água
- Caderno para anotações
Como fazer
- Com a orientação do professor, encham completamente a garrafa PET com água e fechem bem a tampa para não vazar.
- Posicione a garrafa deitada sobre o objeto que você quer ampliar. Você pode testar aqui mesmo sobre o texto do livro.
Atividades
- Posicione a sua lupa bem próximo das letras desta página e distancie-a lentamente, observando a mudança no tamanho e na nitidez. Conte aos colegas o que você percebeu ao movimentar sua lupa.
1. Os alunos devem perceber a alteração de tamanho e de nitidez ao aproximar e afastar a lupa do objeto a ser observado.
- Pegue a lupa que você fez com a garrafa PET e, com a orientação do professor, circule pela escola em busca de uma planta e observe uma de suas folhas com e sem a lupa. Registre suas observações.
Resposta pessoal.
- Observe com a lupa a terra em que a planta está. Desenhe numa folha de papel como ficou a imagem da terra observada com a lupa.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4
Objetivo da etapa
- Construir e utilizar uma lupa caseira.
BNCC
Habilidade
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Competência específica
Ciências da Natureza: 3
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, garrafa PET cilíndrica transparente, água e caderno para anotações.
Aula 1 - Orientações
É importante que a garrafa utilizada na seção Vamos experimentar seja cilíndrica, ou seja, com a superfície lisa, sem curvas ou ranhuras, para evitar distorções na imagem obtida no final do experimento.
Após a realização das atividades propostas no livro, providencie uma lupa para mostrar aos alunos. Solicite a eles que observem as mesmas estruturas vistas com a lupa caseira para demonstrar a diferença que a qualidade da lente de uma lupa industrializada proporciona.
Os alunos também podem utilizar a lupa para observar detalhes das marcas de segurança das cédulas de real. Por exemplo, observe a parte interna do número no canto superior esquerdo, na face com o animal, e tente encontrar o valor da cédula reproduzido repetidas vezes em tamanho bem pequeno. Para ver mais detalhes de segurança nas cédulas, consulte: https://oeds.link/gkQfq5. Acesso em: 28 jul. 2021.
Aula 2 - Orientações
Nesta aula, os alunos podem circular pela escola para observar folhas com a lupa construída. Aproveite para abordar o tema contemporâneo transversal Educação ambiental e oriente-os a não arrancar as folhas das plantas.
Se não for possível circular pela escola, providencie algumas folhas de diferentes plantas, organize os alunos em grupos e dê uma folha para cada grupo observar com a lupa. Depois, peça que troquem as folhas entre os grupos. Ao final, compartilhe os desenhos dos alunos com toda a turma.
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Etapa 5 O microscópio
O microscópio é um instrumento óptico que amplia imagens de objetos extremamente pequenos, como células e microrganismos, que são seres tão pequenos que não é possível observá-los sem o auxílio de equipamentos ópticos. Em sua forma mais simples, o microscópio é composto de duas lentes - uma delas mais próxima do objeto a ser observado e a outra mais perto dos olhos do observador.
A invenção dos microscópios possibilitou grandes avanços nas pesquisas de microrganismos causadores de doenças.
Na atividade a seguir, você e seus colegas de grupo vão construir um modelo simples de microscópio com pequeno poder de ampliação, mas que ajudará a obter imagens mais detalhadas de folhas de plantas e do que mais desejarem investigar.
Vamos experimentar
Material necessário
- Aparelho celular com câmera
- Lente pequena retirada de caneta laser
- Pedaço quadrado de E.V.A. com 3 cm de lado
- Fita adesiva
- Folha de papel sulfite
- Tesoura com pontas arredondadas
- 2 rolos de papel higiênico
- 1 lanterna pequena
- Cartas de jogo
- Folhas de plantas e outros objetos para observar
Como fazer
- Reúnam-se em grupos de 3 ou 4 integrantes.
- O professor fará um recorte circular no pedaço de E.V.A. com tamanho suficiente para encaixar a lente. Em seguida, posicionem a lente sobre a câmera do aparelho celular, como na foto 1, e fixem o E.V.A. usando a fita adesiva.
- Coloquem os dois rolos de papel higiênico lado a lado e, no interior de um dos rolos, coloquem a lanterna acesa em pé com a luz voltada para cima (foto 2). Sobre o outro rolo, coloquem algumas cartas de jogo para servir de apoio para o aparelho celular.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 5
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Compreender o funcionamento de um microscópio.
- Construir um microscópio caseiro e utilizá-lo para enxergar detalhes da folha de uma planta.
BNCC
Habilidade
(EF05CI13) Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3 e 6
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 2.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, aparelho celular com câmera , lente pequena retirada de caneta laser, pedaço quadrado de E.V.A. com lados de medida de comprimento 3 cm, fita adesiva, folha de papel sulfite, tesoura com pontas arredondadas, 2 rolos de papel higiênico, 1 lanterna pequena, cartas de jogo, folhas de plantas e outros objetos para observar.
Aula 1 - Orientações
Organize os alunos em grupos para realizarem o experimento proposto. Para segurança dos alunos, faça o recorte circular no E.V.A. para encaixar a lente, um para cada grupo, enquanto eles fazem a leitura da seção Vamos experimentar. Essa leitura é importante para o desenvolvimento da habilidade decomposição de um problema, referente ao pensamento computacional, pois os alunos vão se preparar para construir o microscópio, analisando as etapas de construção dele descritas na seção.
Caso eles não encontrem a lente de uma caneta laser, podem utilizar a lente de um leitor de DVD, que pode ser obtida em um computador antigo ou em um aparelho de DVD. Nesse caso, é importante que o aparelho não esteja mais sendo utilizado, pois não é possível retirar essa lente sem que ele seja danificado.
Circule pela sala de aula para verificar se os alunos estão executando corretamente a montagem do microscópio caseiro. Eles podem ter dificuldade para fixar a lente na posição correta ou acertar a quantidade de cartas para que a imagem da folha na tela do celular entre em foco, por exemplo.
Se houver um microscópio na escola, proponha uma visita ao laboratório e oriente os alunos a usar o microscópio para observar alguma lâmina que já esteja no aparelho ou montar uma lâmina para observar um fio de cabelo, por exemplo. Essa atividade promoverá uma aplicação prática do que aprenderam e ampliará seus conhecimentos. A nova lâmina poderá ser montada com o auxílio do professor de Ciências.
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-
Apoiem um pedaço da folha de papel sulfite sobre o rolo em que está a lanterna e posicionem sobre o papel o objeto que desejam ver em detalhes (foto 3). Na foto, está sendo usada a folha de uma planta.
-
Em seguida, posicionem o celular sobre as cartas de jogo de modo que a câmera com a lente acoplada fique sobre o objeto que vocês vão observar (foto 4). Variem a quantidade de cartas até que a imagem obtida na tela do celular entre em foco.
-
Façam outras observações, verificando a ampliação de folhas, cascas de cebola, fatias bem finas de legumes ou frutas, grãos de areia etc.
Atividades
1. Que detalhes dos objetos que vocês não conseguiam enxergar a olho nu foi possível identificar com o microscópio que construíram?
Resposta pessoal.
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2. Registrem no seu caderno uma das imagens ampliadas dos objetos observados pelo microscópio que construíram. Pode ser um desenho ou, se possível, fotos impressas tiradas com a câmera do celular.
Resposta pessoal.
3. Pesquisem na internet diferentes modelos de microscópios e escolham um deles para apresentar aos colegas. Desenhem seus componentes e identifiquem cada um. Depois, formem uma roda de conversa, compartilhem com os colegas o desenho e o que aprenderam sobre esses instrumentos.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
Como você avalia seu desenvolvimento até agora? Responda às questões para descobrir.
-
Você e seus colegas de grupo tiveram dificuldade para construir o microscópio? Se sim, como fizeram para resolver essa situação?
Resposta pessoal.
-
Você colaborou com os colegas do grupo na realização dos experimentos?
Resposta pessoal.
-
Em qual dos experimentos (lupa ou microscópio) a imagem obtida estava mais nítida? Por quê?
Espera-se que os alunos respondam que a imagem estava mais nítida no experimento com o microscópio e relacionem essa diferença às lentes.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Após as observações realizadas com o microscópio, organize uma roda de conversa para os grupos compartilharem informações. Em seguida, peça que realizem as atividades.
Para a realização da atividade 3, você pode indicar aos alunos os sites apresentados na parte inferior desta página. Caso seja possível imprimir as fotografias obtidas com os celulares, solicite a cada grupo que monte um cartaz com elas para expor na sala de aula ou em outro espaço disponível na escola. No cartaz, eles devem acrescentar informações sobre como as imagens foram obtidas. Também é interessante colar o objeto que foi observado com o microscópio caseiro ao lado da foto. Assim, todos poderão ver a capacidade de ampliação do instrumento construído.
Na exposição, podem ser incluídos também os desenhos que fizeram dos componentes do microscópio.
Depois, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Esse momento de avaliação pode fornecer subsídios para a revisão do planejamento e a retomada dos conteúdos, sempre que necessário, por meio de estratégias diversificadas, como propostas de novas pesquisas, problemas desafiadores, observação, reorganização dos grupos com alunos em vários estágios de aprendizagem para promover trocas de conhecimentos, entre outras.
Sugestão de sites
Sugestão de fontes de pesquisa para a atividade 3.
- Microscopia. https://oeds.link/d51zWC
- O fabuloso microscópio. https://oeds.link/aIqr7r
- Centro de microscopia. https://oeds.link/ZpHfHe
Acessos em: 25 jun. 2022.
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Finalizando
Neste projeto, você estudou e construiu alguns instrumentos que nos auxiliam a enxergar aquilo que não podemos ver a olho nu ou a grandes distâncias. Agora, vamos pensar em como podemos compartilhar com as pessoas tudo o que aprendemos.
Vamos avaliar
Avaliação de resultado. Respostas pessoais.
Forme uma roda de conversa com os colegas e discuta os seguintes itens:
- Quais instrumentos ópticos estudados você não conhecia?
- Você entendeu a importância dos instrumentos ópticos?
-
Os avanços científicos e tecnológicos são resultado de pesquisas e estudos realizados continuamente. Você concorda com essa ideia?
Gostaria de ser cientista? Explique suas respostas.
Hora de compartilhar!
Organizem, com as orientações do professor, uma "Mostra Científica" em um espaço da escola e exponham as lupas e os microscópios que vocês produziram. Anotem a seguir os objetos que levarão para mostrar o funcionamento dos instrumentos que fizeram.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizando
Inicie a aula avaliando o desenvolvimento dos alunos no decorrer do projeto com as questões do boxe Vamos avaliar. Em seguida, retome a questão norteadora do início do projeto e pergunte aos alunos como eles a responderiam depois do que aprenderam ao longo do projeto.
Hora de compartilhar!
Proponha aos alunos que decidam em assembleia, por meio de voto, como será realizada a "Mostra Científica".
Apresente algumas propostas de questões para decidirem, como: "Quais objetos levarão para serem mostrados com a lupa? E com o microscópio?", "Vamos expor os desenhos que fizeram nas etapas 2 e 3?", "Como mostraremos aos convidados a importância desses instrumentos?" etc. Incentive a participação e a colaboração de todos para que realizem a votação de modo tranquilo e respeitoso.
É importante que compartilhem nesse momento a importância desses instrumentos de observação para a sociedade.
Avalie a possibilidade de produzirem um vídeo sobre a mostra para compartilhá-lo com as pessoas que não puderem estar presentes no dia. Lembre-se de que é preciso solicitar autorização dos responsáveis para gravar vídeos em que os alunos apareçam.
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Avaliando o nosso projeto
Autoavaliação.
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente sobre o modo como você se avalia.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi os conteúdos trabalhados? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Utilizei os recursos digitais adequadamente conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliando o nosso projeto
Proponha uma discussão com os alunos a fim de verificar se todas as atividades foram realizadas e se os objetivos foram alcançados, pedindo a eles que falem sobre a participação, a colaboração no trabalho em grupo, os problemas que tiveram, entre outros aspectos que julgar necessários.
Em seguida, oriente-os a responder individualmente a autoavaliação, explicando cada item citado no quadro.
Após o preenchimento do quadro, organize conversas individuais ou coletivas com os alunos para falar sobre o desempenho deles, destacar os avanços na produção do conhecimento, sugerir a eles práticas e estratégias para aprimorar o processo de aprendizagem.
CONCLUSÃO DO PROJETO 2
Reflexão sobre as avaliações
A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem e atividades, propõem-se que sejam realizadas diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnóstica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.
Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 2, Um mundo de imagens, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnóstica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo) e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).
Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação, ao finalizar o projeto 2, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.
Como a tecnologia pode nos ajudar a observar melhor tudo aquilo que não conseguimos ver a olho nu?
Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam a importância dos instrumentos ópticos estudados nas etapas do projeto, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:
- Você identificou o que é um instrumento óptico e para que serve cada um deles?
- Você resolveu problemas envolvendo unidades de medida de tempo (anos, meses, dias, horas, minutos e segundos) utilizando a transformação de unidades?
- Você reconheceu a câmara escura e seu valor histórico na evolução das câmeras fotográficas?
- Você compreendeu como funciona a captura e o registro de imagens em uma câmara escura?
- Você identificou algumas constelações que são visíveis no Hemisfério Sul com a utilização de recursos digitais? E a olho nu?
- Você identificou a evolução das câmeras fotográficas ao longo do tempo?
- Você construiu e utilizou uma lupa caseira?
- Você compreendeu o funcionamento de um microscópio?
- Você construiu um microscópio caseiro e utilizou-o para enxergar detalhes da folha de uma planta?
- O que você aprendeu com seus colegas ao trabalhar em grupo? Explique.
- Você contribuiu com a organização da Mostra Científica para o produto final do projeto? Ficou satisfeito com seu trabalho?
- Houve recursos ou dispositivos disponíveis para que vocês conseguissem fazer as pesquisas na internet e as tarefas solicitadas?
- Houve comunicação entre a escola e os responsáveis para que vocês fossem apoiados nas pesquisas e tarefas?
As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes da PNA voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para o atendimento de pais ou responsáveis.
Sugestão de relatórios
Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem
Turma:
Professor:
Projeto integrador 2 - Um mundo de imagens
O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica individual e de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto 2. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos não compreenderam como se forma a imagem na câmara escura; os alunos não conseguiram observar as constelações; os alunos não conseguiram reunir os materiais para construir o microscópio e observar os detalhes da folha; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.
O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para ampliar seus conhecimentos e aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.
Relatório individual de indicadores de aprendizagem
Estudante: Turma:
Professor:
Projeto integrador 2 - Um mundo de imagens
O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é fundamental conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto, compreender quais foram as suas dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídio para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.
Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.