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Projeto 3 Planejamento alimentar
A alimentação é uma das nossas necessidades básicas e, por esse motivo, deve receber atenção e cuidados constantes.
Você já pensou em seus hábitos alimentares e em sua relação com os alimentos?
A pirâmide alimentar é um modelo de orientação nutricional que indica como deve ser o consumo diário de alguns alimentos, quais devem ser consumidos com moderação e quais devem ser conszumidos em maior quantidade, pois são importantes fontes de energia e nutrientes para o nosso corpo.
Informe aos alunos que a pirâmide alimentar é uma das formas de orientar uma dieta saudável.
Vamos conversar
Avaliação diagnóstica.
1. Em sua opinião, quais são os alimentos que formam uma refeição saudável?
Resposta pessoal.
2. Você consome lanches e salgadinhos? Esses alimentos são saborosos. Mas você acha que são saudáveis?
Resposta pessoal.
3. Esta frase resume a opinião dos nutricionistas sobre a alimentação: "Abra menos e descasque mais". Você compreendeu o significado dessa frase? Converse sobre isso com seus colegas.
Resposta pessoal.
Elaborada com base em: GOMES, H. M. S.; TEIXEIRA, E. M. B. Boletim Técnico IFTM, Uberaba, MG, ano 2, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: https://oeds.link/ex3i6V. Acesso em: 12 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
INTRODUÇÃO DO PROJETO 3
Planejamento alimentar
Neste projeto, os alunos vão estudar noções de alimentação saudável e conhecer as características nutricionais de alguns tipos de alimentos, aprendendo o que deve fazer parte de uma refeição saudável.
Objetivos
- Conhecer os diferentes grupos alimentares para fazer escolhas saudáveis.
- Identificar alimentos para uma refeição saudável.
- Diferenciar os valores nutricionais dos alimentos, identificando alimentos saudáveis e alimentos com pouco valor nutricional.
- Aprender a ler rótulos de alimentos observando a quantidade de nutrientes.
- Preparar um alimento saboroso e nutritivo.
- Compreender como aproveitar ao máximo os alimentos a fim de diminuir o desperdício.
Justificativa
Neste projeto, estuda-se o valor nutricional dos alimentos e como evitar o desperdício.
Interdisciplinaridade
Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, enfatizando atividades que incentivarão os alunos a desenvolver hábitos de alimentação saudável.
BNCC - Competências e habilidades
Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.
Competências gerais da Educação Básica
4. Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas de Matemática
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
Competências específicas de Ciências da Natureza
3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Habilidades de Matemática
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Habilidades de Ciências da Natureza
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipo e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos e a produção de escrita. As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.
Por ser um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta os textos da seção Saiba mais ou de páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que façam listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao elaborarem um produto final por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.
Sugestão de cronograma
O tempo estimado para a realização deste projeto é de 15 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.
Início | Abertura e Conhecendo o projeto | 2 aulas |
Etapa 1 | Como classificar os alimentos | 3 aulas |
Etapa 2 | Montando um prato saudável | 2 aulas |
Etapa 3 | Junk food × alimentação saudável | 1 aula |
Etapa 4 | Leitura de rótulos | 1 aula |
Etapa 5 | Uma receita especial | 2 aulas |
Etapa 6 | Aproveitamento integral dos alimentos | 2 aulas |
Conclusão | Finalizando | 2 aulas |
Abertura
Antes de iniciar o projeto, reúna os alunos em uma roda de conversa e incentive-os a contar se conhecem cada grupo alimentar apresentado na ilustração da pirâmide alimentar. Peça a eles que identifiquem todos os alimentos representados em cada grupo e verifique se eles não conhecem algum tipo de alimento, procurando ajudá-los a fazer as associações com o que já conhecem.
A prática da roda de conversa fortalece a convivência entre os alunos e deles com o professor, o que auxilia no desenvolvimento do trabalho escolar, incentiva o protagonismo e favorece o desenvolvimento da expressão oral e da argumentação na apresentação das ideias. Incentive todos a participar da conversa e a contar aos demais o que sabem sobre alimentos saudáveis e alimentos que devem ser consumidos com moderação.
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- Pratique atividade física, no mínimo 30 minutos diários.
- Faça pelo menos 3 refeições ao dia.
Esta pirâmide se refere a um plano alimentar de 2.000 quilocalorias por dia, quantidade média necessária para uma pessoa adulta saudável, conforme Guia de alimentação saudável, do Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/bruVrg. Acesso em 12 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
A abertura e as perguntas do boxe Vamos conversar têm o objetivo de mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer um diagnóstico do que eles já sabem sobre o tema do projeto. As hipóteses levantadas por eles podem ser confrontadas com o aprendizado adquirido até o final do projeto e confirmadas ou não. É importante retomá-las posteriormente para que os alunos avaliem a evolução dos seus conhecimentos.
Para responder às questões 1 e 2, oriente os alunos a pensar sobre os hábitos de consumo de alimentos na casa deles. Durante a conversa, verifique se eles compreendem que uma refeição saudável deve ser variada, com alimentos como arroz, feijão, carne ou ovo, salada ou legumes cozidos, uma fruta e poucos alimentos gordurosos ou industrializados.
A frase apresentada na questão 3 contribui para a discussão sobre consumo de alimentos in natura em vez de industrializados. Proponha que os alunos conversem em duplas ou trios sobre o assunto e, depois, reúna-os em uma roda de conversa para verificar se eles compreendem que, para ter uma boa alimentação, devemos consumir mais produtos naturais, como grãos, frutas e vegetais, e menos alimentos industrializados.
Se achar necessário, apresente a opinião de alguns nutricionistas sobre a alimentação. Aproveite a discussão e proponha a eles uma reflexão sobre os temas contemporâneos transversais Saúde e Educação alimentar e nutricional.
Sugestão de leitura
Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/ggyGpa. Acesso em: 25 jun. 2022.
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Conhecendo o projeto
O consumo de alimentos nutritivos e de boa qualidade deveria ser possível a todas as pessoas. Infelizmente não é o que acontece, pois muitas pessoas ainda sofrem com a falta de condições econômicas para ter uma boa alimentação. Conhecer alimentos saudáveis e como aproveitá-los melhor para evitar o desperdício é a proposta que justifica este projeto. Nosso objetivo é explorar o valor nutricional dos alimentos que compõem uma alimentação saudável e compará-los aos alimentos processados ou industrializados. Para concluir o projeto, você e seus colegas de grupo vão apresentar como produto final algumas receitas saudáveis que podem ser elaboradas com partes de alimentos que geralmente não são aproveitadas.
Etapas do projeto
Etapa 1: Como classificar os alimentos
Etapa 2: Montando um prato saudável
Etapa 3: Junk food × alimentação saudável
Etapa 4: Leitura de rótulos
Etapa 5: Uma receita especial
Etapa 6: Aproveitamento integral dos alimentos
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecendo o projeto
Com os alunos, leia a questão norteadora, as etapas do projeto e qual será o produto final. Organize um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para que os alunos acompanhem o desenvolvimento, reavaliando ao final de cada etapa se será necessário fazer mudanças nesse cronograma.
Ao apresentar o título de cada etapa, pergunte a eles que atividade imaginam que farão nessa etapa, associando-a aos objetivos do projeto.
Diga aos alunos que, no final do projeto, eles vão desenvolver uma receita que aproveita os alimentos integralmente, reconhecendo a importância de reduzir o desperdício de alimentos.
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Etapa 1 Como classificar os alimentos
Você conhece os grupos alimentares? Eles são definidos por características comuns nutricionais que permitem classificar e organizar os alimentos.
- Faça uma pesquisa, na biblioteca da escola ou na internet, sobre cada grupo alimentar indicado abaixo e complete o quadro com as informações que faltam.
Grupo alimentar | Exemplos de alimentos | Benefícios |
---|---|---|
Cereais, pães, raízes e tubérculos | Pão, arroz, macarrão, batata-doce, aveia, milho. | Os carboidratos presentes nesses alimentos são importante fonte de energia, vitaminas do complexo B e fibras. |
Verduras e legumes | Exemplo de resposta: Alface, rúcula, berinjela, abóbora. | Exemplo de resposta: Fonte de vitaminas, minerais e fibras. |
Frutas | Exemplo de resposta: Caju, abacaxi, mamão. | Exemplo de resposta: Fonte de vitaminas e fibras. |
Feijões e oleaginosas | Exemplo de resposta: Feijão-preto, ervilha, castanhas. | Exemplo de resposta: Feijão é fonte de proteínas e as oleaginosas, fonte de minerais. |
Carnes e ovos | Exemplo de resposta: Carne bovina, peixe, frango, ovo. | Exemplo de resposta: Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B. |
Leite e derivados | Exemplo de resposta: Leite, iogurte, queijo. | Exemplo de resposta: Fonte de proteínas e cálcio. |
Óleos e gorduras | Exemplo de resposta: Azeite, manteiga, óleo. | Exemplo de resposta: Ajudam a transportar vitaminas do complexo B e são fonte de energia. |
Açúcares e doces | Exemplo de resposta: Sorvete, chocolate, mel, açúcar refinado. | Exemplo de resposta: Fonte de energia. |
- Conforme recomendações do Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é fazer pelo menos três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e, entre elas, consumir frutas, leite ou uma fatia de pão.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Conhecer os diferentes grupos alimentares para fazer escolhas saudáveis.
BNCC
Habilidades
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Competências específicas
Matemática: 1
Ciências da Natureza: 3 e 7
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 3 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Explique aos alunos que nesta etapa eles vão conhecer os diferentes tipos de alimentos e suas características nutricionais para fazer escolhas saudáveis. Aproveite o assunto desta etapa e explore o tema contemporâneo transversal Educação alimentar e nutricional.
Apresente aos alunos o quadro da atividade 1 e explique a eles os grupos alimentares. Em seguida, peça que preencham a segunda coluna com alguns exemplos de alimentos que eles pensem pertencer a cada grupo. Depois, reproduza o vídeo sugerido.
Sugestão de site
Na atividade 1, após os alunos preencherem a tabela, mostre a eles o vídeo que apresenta os 10 passos para uma alimentação saudável, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS): Guia alimentar para a população brasileira ensina 10 simples passos para uma alimentação saudável. Disponível em: https://oeds.link/gkoCvl. Acesso em: 5 ago. 2021.
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Indique com X no quadro abaixo em qual(is) refeição(ões) você costuma consumir os alimentos de cada grupo alimentar.
Respostas pessoais.
Grupo alimentar | Refeição | |||
---|---|---|---|---|
Café da manhã | Almoço | Lanche | Jantar | |
Cereais, pães, raízes e tubérculos | ||||
Verduras e legumes | ||||
Frutas | ||||
Feijões e oleaginosas | ||||
Carnes e ovos | ||||
Leite e derivados | ||||
Óleos e gorduras | ||||
Açúcares e doces |
- Escolha um grupo alimentar, por exemplo frutas, e pesquise em qual(is) refeição(ões) seus colegas consomem alimentos desse grupo. Você deve entrevistar pelo menos dez colegas. Para cada resposta, pinte um quadrinho correspondente no gráfico abaixo. Lembre-se de indicar no título do gráfico qual foi o grupo alimentar escolhido.
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Após apresentar o vídeo, peça aos alunos que voltem à atividade 1 da página 49 do livro do estudante para que façam a pesquisa proposta, confiram os exemplos que escreveram e acrescentem outros, além de preencher as informações da terceira coluna. Os alunos podem fazer a pesquisa consultando o Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/oHNqp5. Acesso em: 4 ago. 2021.
Para finalizar, proponha aos alunos que socializem as respostas. Se desejar, monte um quadro em uma folha de papel kraft ou de cartolina com as respostas e deixe-o exposto na sala de aula, para que os alunos esclareçam suas dúvidas sobre os grupos alimentares. Outra estratégia interessante para registrar, tanto em grupo quanto individualmente, as informações obtidas é utilizar o Padlet, uma plataforma on-line que permite criar o próprio mural on-line para apresentar os conteúdos. Nele, é possível inserir imagens, textos, vídeos e hiperlinks.
Aula 2 - Orientações
Solicite aos alunos que preencham individualmente o quadro da atividade 2 desta página do livro do estudante, indicando o que consomem no café da manhã, no almoço, no lanche e no jantar. Esse quadro pode ser revisto após a etapa 2, para que os alunos avaliem se seus hábitos alimentares são saudáveis. O nível socioeconômico dos alunos pode variar bastante, influenciando diretamente o consumo de alimentos de cada família. Por isso, em todas as atividades que envolvem alimentos, é preciso cuidado ao abordar as respostas dos alunos para evitar situações que possam constrangê-los.
Sugestão de atividade
Horta na escola
Organize com a direção da escola um local onde os alunos possam plantar uma horta com sementes ou mudas de legumes e/ou verduras, estudando as hortaliças mais apropriadas para a região. O objetivo dessa atividade é desenvolver o conhecimento sobre alimentos in natura, da plantação até a colheita.
Após semear ou plantar as mudas, os alunos podem se revezar para regar e cuidar das plantas e registrar o controle do crescimento e dos cuidados em tabelas, facilitando o acompanhamento da evolução da horta, para que todos possam participar da atividade.
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- Veja no quadro abaixo o planejamento do almoço de uma família durante cinco dias da semana e os alimentos que não estavam disponíveis em cada dia.
Dia da semana | Refeição | O que faltou | O que pode substituir |
---|---|---|---|
Segunda-feira | Arroz, feijão, ovo frito, couve | Arroz | Exemplo de resposta: Batata, macarrão ou mandioca. |
Terça-feira | Arroz, feijão, peixe, abobrinha | Feijão | Exemplo de resposta: Grão-de-bico ou lentilha. |
Quarta-feira | Macarrão, carne moída, chuchu | Chuchu | Exemplo de resposta: Abobrinha, maxixe ou quiabo. |
Quinta-feira | Angu, carne-seca, alface, quiabo | Carne-seca | Exemplo de resposta: Peixe ou frango. |
Sexta-feira | Mandioca cozida, frango, repolho refogado, tomate, grão-de-bico | Grão-de-bico | Exemplo de resposta: Lentilha, ervilha ou feijão. |
- Faça uma pesquisa e complete o quadro sugerindo um alimento que pode substituir o que não estava disponível e que faça parte do mesmo grupo alimentar.
- Você conhece todos os alimentos citados no quadro da atividade 4? Circule os que você não conhece e, com seus colegas de grupo, pesquisem na internet ou em livros as características e o valor nutricional desses alimentos.
Façam uma lista com os resultados da pesquisa e fixe-a no mural da sala de aula para divulgar os alimentos pesquisados.
Respostas pessoais.
Sugestão de sites
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Acesse este folheto com os 10 passos para uma alimentação saudável: https://oeds.link/I6WXM3 e este vídeo https://oeds.link/bj0267, produzidos pelo Ministério da Saúde. Acessos em: 11 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre o valor nutricional dos alimentos regionais, propor a criação de hortas comunitárias com a participação dos familiares ou responsáveis e da própria equipe da escola, valorizar as refeições servidas na escola e incentivar os alunos a consumi-las são algumas ações que podem melhorar a alimentação dos alunos.
Na atividade 3 da página 50 do livro do estudante, oriente os alunos a se organizar em grupos para fazer a pesquisa e construir gráfico de barras verticais. Diga a eles que anotem as respostas de todos os integrantes do grupo e, depois, entrevistem outros colegas. A seguir, socialize as respostas procurando interpretar o consumo da turma em relação aos grupos alimentares escolhidos.
Aula 3 - Orientações
Apresente aos alunos o quadro da atividade 4 desta página do livro do estudante e explique que em cada dia um dos alimentos previstos na refeição não estava disponível. Em seguida, deixe que eles pensem individualmente como solucionar esse problema indicando pelo menos um alimento que pode ser usado para substituir o que falta. Os alunos deverão usar a criatividade e o conhecimento dos grupos de alimentos para adaptar o cardápio compreendendo que os alimentos podem ser substituídos por outros do mesmo grupo. Essa atividade deve fazê-los perceber que um cardápio pode ser variado sem perder a qualidade nutricional.
Depois, socialize as respostas com toda a turma e peça aos alunos que adicionem no quadro deles as opções dadas por outros colegas, mostrando que há muitas possibilidades de resposta.
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Etapa 2 Montando um prato saudável
Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece a quantidade suficiente de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, mantendo-o saudável. Os nutrientes que todo ser humano precisa são: as proteínas, os carboidratos, as vitaminas, os minerais, as gorduras, as fibras e a água.
- Nutrientes:
- compostos presentes nos alimentos e que são importantes para o funcionamento do corpo.
Assim, uma alimentação equilibrada deve conter:
- Alimentos construtores, ou seja, proteínas, que agem no crescimento, na construção e na reparação de tecidos do corpo. Nesse grupo, estão as carnes, o ovo, o leite, entre outros alimentos.
- Alimentos reguladores, que ajudam a equilibrar as funções do corpo. Nesse grupo, estão as verduras, os legumes e as frutas, que contêm vitaminas, minerais e fibras.
- Alimentos energéticos ou carboidratos, que fornecem energia ao corpo e são encontrados em alimentos de origem vegetal, como o arroz, o feijão, a mandioca, os grãos e cereais, entre outros.
- Lipídios, ou seja, as gorduras, que atuam na proteção de órgãos, na regulação da temperatura e na absorção de vitaminas. Nesse grupo, estão os óleos vegetais, as sementes oleaginosas, algumas frutas, como o abacate, entre outros alimentos.
Higienizar as mãos e a cozinha ao preparar os alimentos, beber pelo menos 8 copos de água por dia, lavar as mãos antes das refeições, mastigar bem os alimentos e comer com calma também fazem parte da alimentação saudável.
Um prato saudável deve conter as quantidades aproximadas de alimentos indicadas pelas porcentagens indicadas na figura abaixo. As verduras e os legumes podem ser crus, cozidos ou assados. Os carboidratos podem incluir batata, mandioca, arroz, massas ou outro alimento desse grupo. As proteínas podem incluir uma carne, ovos ou uma proteína de origem vegetal, como o feijão.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar alimentos para uma refeição saudável.
BNCC
Habilidades
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Competências específicas
Matemática: 1
Ciências da Natureza: 3 e 7
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, cartolina ou papel cartão, jornais e revistas para recorte e material de desenho.
Aula 1 - Orientações
Nesta etapa, sugerimos propor aos alunos uma pesquisa antecipada sobre os tipos de nutrientes, para que compartilhem as informações com a turma antes de responder às atividades.
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- De acordo com a foto da página anterior, a que fração de um prato deve corresponder a quantidade consumida de verduras e legumes? E de proteínas? E de carboidratos?
__________ Verduras e legumes: 1/2; proteínas: 1/4; carboidratos: 1/4
- Elabore dois cardápios diferentes para o almoço que componham um prato saudável e registre-os no quadro abaixo.
Respostas pessoais. Exemplo de resposta no quadro:
Nutrientes | 1o cardápio | 2o cardápio |
---|---|---|
Proteínas | Ovos. | Frango. |
Carboidratos | Arroz. | Mandioca. |
Vitaminas | Couve, cenoura. | Alface, beterraba. |
- A tabela a seguir traz informações sobre o valor nutricional de alguns alimentos.
Alimento | Cor | Nutrientes |
---|---|---|
Cenoura | Laranja | Sais minerais: cálcio, ferro, manganês, potássio Vitaminas: A, B, C, E, K |
Alface | Verde | Sais minerais: cálcio, ferro, potássio Vitaminas: B1, B2, C |
Tomate | Vermelha | Sais minerais: magnésio, cálcio, potássio, sódio, ferro Vitaminas: A, C |
Batata | Amarela | Sais minerais: potássio, cálcio, manganês, cobre, ferro, zinco Vitaminas: B1, B2, C |
Fonte: Embrapa. Disponível em: https://oeds.link/SKmGH3. Acesso em: 17 maio 2021.
Com base nas informações da tabela, responda: Por que é saudável colocar no prato alimentos de diferentes cores?
Exemplo de resposta: Porque os alimentos de diferentes cores fornecem diferentes nutrientes de que nosso corpo necessita para se manter saudável.
- O consumo excessivo de açúcar, de gorduras e de sal deve ser evitado. Com os colegas de grupo, pesquisem por que o consumo exagerado desses nutrientes pode fazer mal à saúde, se isso pode provocar doenças e quais são elas. Registrem as conclusões em um cartaz ilustrado com recortes de revista ou desenhos e organizem com o professor uma exposição em um mural da escola para que os colegas de outras turmas tenham acesso a essas informações.
MANUAL DO PROFESSOR
Essa prática, identificada como sala de aula invertida nas metodologias ativas, desenvolve a autonomia dos alunos e enriquece as discussões com mais informações, além das delimitadas pelas atividades propostas. Para aplicá-la, pode-se utilizar materiais impressos e/ou digitais, como textos, jogos, videoaulas, podcasts, entre outros. É importante destacar que todas as pesquisas realizadas na internet devem ser acompanhadas por um adulto que oriente os alunos a identificar fontes confiáveis e a evitar se expor ou entrar em contato com chats, uma vez que as crianças são vulneráveis e podem ser vítimas de pessoas mal-intencionadas.
Para realizar essa proposta, indique aos alunos materiais sobre o conteúdo que será abordado em aula. Sugestões:
- Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://oeds.link/rlbzRv. Acesso em: 4 ago. 2021.
- Pirâmide alimentar: equilíbrio alimentar. Disponível em: https://oeds.link/SJZoRB. Acesso em: 4 ago. 2021.
Em sala de aula, verifique se os alunos conseguiram fazer a pesquisa e solicite que relatem aos colegas as informações que encontraram. A seguir, questione se houve diferença entre as pesquisas e avalie se será preciso complementá-las.
Organize os alunos em grupos e solicite que, com base nas pesquisas realizadas, respondam às atividades desta página do livro do estudante.
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- Muitas vezes, as pessoas trocam uma refeição por um lanche, mas saciar a fome é diferente de estar bem alimentado.
Com base no que você aprendeu, analise os ingredientes dos lanches a seguir e indique pelo menos um grupo alimentar que não está presente neles.
Ingredientes:
- Pão
- Mortadela
Ingredientes:
- Pão
- Hambúrguer
- Queijo
Ingredientes:
- Pão
- Salsicha
- Batata-palha
Exemplo de resposta: Vegetais verdes, legumes, frutas. Destaque para os alunos que alimentos como esses lanches geralmente contêm alto teor de gordura e de sal; por isso, não devem ser consumidos com frequência.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Você compreendeu como os alimentos são classificados?
Resposta pessoal.
-
Você compreendeu a importância de uma alimentação saudável?
Resposta pessoal.
-
Indique abaixo dois exemplos de refeições saudáveis.
Resposta pessoal.
-
Você contribuiu com os colegas na atividade em grupo?
Resposta pessoal.
-
Quais atitudes você pensa em melhorar nas próximas etapas do projeto?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Inicie a aula propondo à turma a correção das atividades. Na atividade 1 da página 53 do livro do estudante, ressalte que há subdivisões nos itens que devem ser levadas em consideração: os vegetais podem ser assados, crus ou cozidos, as proteínas devem ser animais ou vegetais e os carboidratos devem ser, de preferência, integrais.
Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 alunos e providencie com antecedência os materiais necessários para a confecção do cartaz da atividade 4. Essa atividade explora os temas contemporâneos transversais Saúde e Educação Alimentar e nutricional.
A seguir, veja algumas sugestões de fontes de pesquisa que podem ser utilizadas.
- Sal, açúcar, gorduras: os riscos do excesso. https://oeds.link/oGBxsS
- Orientações para a redução do consumo de sódio, açúcar e gorduras. https://oeds.link/euHuZi
Acessos em: 4 ago. 2021.
Na atividade 5, pergunte aos alunos se eles reconhecem que a ausência de um grupo alimentar em uma refeição é prejudicial e se eles compreendem que o excesso de um grupo alimentar em uma refeição também é ruim: no caso do cachorro-quente, há dois carboidratos: purê de batata e pão.
Depois, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia cada pergunta e dê um tempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite que as compartilhem. Nesse momento, procure identificar dificuldades e dúvidas dos alunos sobre os conteúdos trabalhados nas etapas 1 e 2 deste projeto, por exemplo: se há alunos que não conseguem ler e entender os textos; se há alunos que não compreenderam os conceitos estudados, entre outras. Nesses casos, sugerimos propor atividades de leitura oral e compartilhada, com acompanhamento do professor, como leitura de contos curtos, de histórias em quadrinhos, questionamentos para aferir a compreensão dos textos e a retomada dos conceitos estudados.
Instruções sobre as avaliações
Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.
A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.
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Etapa 3 Junk food x alimentação saudável
Você já ouviu a expressão junk food? Sabe o que ela significa?
- Pesquise no dicionário o significado dessa expressão e cite alguns exemplos de comidas que se encaixam nessa classificação.
Junk food é o nome que se dá aos alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcar e sódio, mas com pouco valor nutricional. A expressão pode ser traduzida como "comida lixo". Alguns exemplos são: batata frita, salgadinhos industrializados. refrigerante, biscoito recheado, cachorro-quente, hambúrguer industrializado, entre outros alimentos.
- Com a orientação do professor, você e seus colegas vão se organizar em dois grandes grupos. Um grupo vai pesquisar as características e valores nutricionais dos alimentos saudáveis e o outro, os mesmos itens relacionados aos alimentos considerados junk food. Registre abaixo as principais descobertas do seu grupo.
Resposta pessoal.
-
Com base nas pesquisas realizadas, os grupos vão expor argumentos contra e a favor dos alimentos saudáveis e dos alimentos considerados junk food. Lembrem-se de expor apenas as ideias principais e de respeitar o tempo de fala de cada colega. Depois, escrevam uma conclusão sobre o debate.
__________ Resposta pessoal. Espera-se que os alunos concluam que uma alimentação saudável contribui para o equilíbrio do organismo e para a manutenção da saúde. Já uma alimentação com excesso de salgadinhos, hambúrguer, salsicha, batata frita, entre outros alimentos gordurosos e ricos em sódio, pode provocar doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. É importante enfatizar que saciar a fome é diferente de estar bem nutrido.
- Trocar alimentos naturais e saudáveis por doces, bolachas recheadas, sorvetes, salgadinhos, batatas fritas, hambúrgueres, entre outros alimentos desse tipo, pode provocar doenças. Pesquisem em livros, revistas ou na internet quais doenças podem estar relacionadas ao consumo excessivo desses alimentos.
Uma alimentação rica nesse tipo de alimento pode trazer sérios prejuízos à saúde, como obesidade, subnutrição, diabetes e hipertensão arterial. Comente com os alunos que os alimentos industrializados recebem várias substâncias químicas para realçar seu sabor, sua aparência e para fazê-los durar muito tempo antes de ser consumidos: por isso devem ser evitados ou consumidos raramente.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Diferenciar os valores nutricionais dos alimentos, identificando alimentos saudáveis e alimentos com pouco valor nutricional.
BNCC
Habilidades
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3 e 7
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 1 aula
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Conduza o debate proposto na atividade 2 e anote na lousa os principais argumentos apresentados. Em seguida, auxilie os alunos a elaborar a conclusão, registrando tudo na lousa.
A seguir, veja algumas sugestões de fontes de pesquisa para a atividade 3.
- Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro. https://oeds.link/41Et11
- Quais os impactos dos alimentos industrializados no organismo dos jovens? https://oeds.link/SebgI8
Acessos em: 4 ago. 2021.
Sugestão de atividade
Combine previamente uma palestra com um nutricionista. 0 nutricionista pode montar uma planilha dos alimentos que os alunos consomem durante a semana para melhor avaliar a composição nutricional da alimentação da turma. Como já mencionado, é preciso cuidado em uma atividade como essa para evitar situações que constranjam os alunos. Por isso, a ênfase deve ser no valor nutricional dos alimentos regionais e em mudanças na alimentação que sejam viáveis, como o melhor aproveitamento dos vegetais e dos grãos, o aumento no consumo de algumas frutas, entre outras.
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Etapa 4 Leitura de rótulos
O que o rótulo de um alimento industrializado deve informar? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que os alimentos industrializados apresentem:
- os ingredientes usados no produto, que devem ser listados em ordem decrescente de quantidade. Assim, no início da lista, deve aparecer o ingrediente mais usado no produto;
- a tabela de informação nutricional, indicando as quantidades dos principais nutrientes do produto.
Veja a tabela de informação nutricional apresentada no rótulo de um produto e ao lado os valores diários de referência utilizados para obter os %VD (número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 quilocalorias (kcal)).
Valores diários de referência para uma dieta de 2000 kcal
Carboidratos | 300 g |
Proteínas | 75 g |
Gorduras totais | 55 g |
Gorduras saturadas | 22 g |
Fibra alimentar | 25 g |
Sódio | 2400 mg |
Gorduras trans | Não há valor diário de referência |
Dados obtidos em: https://oeds.link/RuWc2P. Acesso em: 21 jun. 2021.
Note que, no início da tabela, consta a porção (50 g) que está sendo considerada na indicação das informações nutricionais. A porção deve ser apresentada em uma unidade de medida padronizada (grama, mililitro etc.).
Observe na tabela que cada nutriente do rótulo apresenta um valor diário de referência diferente para se calcular o %VD (valor diário). Por exemplo: o valor diário de referência usado para o cálculo do %VD do carboidrato é 300 g. Então, se o produto tem 33 g de carboidrato significa que ele apresenta 11 % do valor diário de referência (300 g), pois 11% de 300 g é igual a 33 g.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Aprender a ler rótulos de alimentos observando a quantidade de nutrientes.
BNCC
Habilidades
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Competências específicas
Matemática: 1 e 3
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 1 aula
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Para esta etapa, peça aos alunos que tragam embalagens vazias de alimentos para fazer a análise da informação nutricional contida nos rótulos, a fim de identificar os nutrientes dos produtos que consomem.
Sugestão de atividade
Mercado escolar
Esta atividade consiste em montar um mercado fictício utilizando embalagens vazias de produtos alimentícios diversos, com a finalidade de facilitar o entendimento dos alunos no estudo dos alimentos e seus rótulos.
Antes da montagem do mercado, eles podem visitar um mercado virtualmente ou pesquisar em um supermercado do bairro, a fim de verificar os preços e a organização dos produtos nas prateleiras, as funções desempenhadas pelos funcionários, como registrar os produtos no caixa e receber os pagamentos e calcular o troco. Todas essas ações podem ser utilizadas como práticas educativas.
Oriente os alunos a levar embalagens vazias de produtos que costumam consumir em casa como arroz, feijão, farinha de mandioca, leite longa vida, leite em pó, achocolatado, latarias, entre outros. No espaço apropriado para a montagem das embalagens, os alunos devem organizar a exposição dos produtos.
Eles podem reunir as embalagens por tipo de produto e encenar tarefas de rotina similares às de um mercado real, como o pagamento com dinheiro feito de papel, emissão de notas fiscais com os cálculos do total gasto e do troco, se houver. Podem, ainda, separar os alimentos mais nutritivos para verificar quanto custam, quais produtos podem ser substituídos por outros mais adequados.
Ao fazer a compra, eles devem escolher os produtos verificando o preço, as informações nutricionais e a data de validade deles. Peça que comparem alimentos semelhantes e sempre escolham os que possuem o melhor valor nutricional.
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- No caso desse rótulo, qual é a porção, em grama, de alimento considerada?
Porção de 50 gramas, equivalente a 2 fatias.
- Se uma receita indicar 200 g desse produto, quantas fatias do produto o consumidor deve utilizar?
8 fatias, ou seja, 4 porções de 50 g cada uma (4 × 50 g = 200 g).
- Se uma pessoa consumir quatro fatias desse produto, que percentual do valor energético diário de referência (%VD) ela obterá?
17%, que se obtém calculando 2 × 8,5% = 17%.
- Uma pessoa comeu algumas fatias desse produto e obteve 22% do valor diário de referência para carboidratos. Quantos gramas desse produto ela consumiu?
100 g, pois 22 :11 = 2, o que significa que a pessoa comeu 2 porções desse produto, que equivalem a 4 fatias ou 100 g (2 × 50 g = 100 g).
- Bolachas recheadas são muito apreciadas pelas crianças, pois são atrativas e saborosas, mas são pouco nutritivas. Observe a tabela nutricional de um produto desse tipo.
-
Quais unidades de medida apresentadas na tabela você já conhece?
Resposta pessoal.
-
Qual é o nutriente que apresenta o maior percentual do valor diário de referência para uma porção desse alimento?
Gorduras totais (8%).
- Escolha três alimentos industrializados que sua família consome regularmente. Analise os rótulos dos produtos escolhidos com base nas informações anteriores e registre no caderno os dados em uma tabela. Depois, apresente os aspectos positivos e negativos, se houver, dos alimentos selecionados.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Durante a atividade de análise dos rótulos, oriente os alunos sobre algumas informações importantes para a escolha de um alimento:
- Fibras: para ser considerado uma fonte de fibras, o alimento deve conter ao menos 3 gramas em cada porção de 100 gramas.
- Vitaminas: quanto maior o percentual do valor diário recomendado, melhor será.
- Sódio: está associado à retenção de líquido e ao aumento da pressão arterial. Portanto, seu consumo deve ser controlado. Alimentos com teor acima de 20% do valor diário recomendado são considerados de alto teor de sódio e, por isso, devem ser consumidos com moderação.
Deixe que os alunos façam as atividades individualmente e, depois, corrija-as, verificando se eles trabalharam corretamente com as proporções.
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Etapa 5 Uma receita especial
Você sabia que não é preciso ser um grande cozinheiro ou cozinheira nem gastar muito dinheiro para fazer receitas saborosas, nutritivas e saudáveis? Nesta atividade, você vai observar o professor fazer um queijinho cremoso e acompanhar o passo a passo descrito abaixo.
Vamos experimentar
Material necessário
- Água quente aquecida por um adulto
- Copos pequenos de plástico ou outros recipientes
- Liquidificador, que deve ser usado por um adulto
- 10 morangos ou duas bananas maduras
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 potes de iogurte sem sabor
- 15 gramas de gelatina sem sabor
Atenção!
Somente o professor ou um adulto deve manusear a água quente e usar o liquidificador.
Como fazer
- O professor baterá no liquidificador o iogurte, os morangos ou as bananas e o mel.
- Depois, ele vai dissolver a gelatina sem sabor na água quente, de acordo com as orientações na embalagem do produto.
- O professor acrescentará a gelatina sem sabor à mistura do liquidificador e baterá por mais 2 minutos.
- Depois, ele vai despejar a mistura nos copos plásticos e levá-los à geladeira por aproximadamente 4 horas. Então, é só saborear.
Atividades
- Acompanhando o passo a passo da receita, você achou fácil ou difícil fazer o queijinho cremoso? Por quê?
Resposta pessoal.
- Na sua família, há alguma receita saborosa que é feita regularmente? Qual? Converse com os colegas sobre isso.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 5
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Preparar um alimento saboroso e nutritivo.
BNCC
Habilidade
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3 e 7
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, água quente aquecida por um adulto, copos pequenos de plástico ou outros recipientes, liquidificador, que deve ser usado por um adulto, 10 morangos ou duas bananas maduras, 2 colheres de sopa de mel, 2 potes de iogurte sem sabor e 15 gramas de gelatina sem sabor.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a prática de culinária deles. Por exemplo:
- Vocês já acompanharam o preparo de algum alimento com base em uma receita?
- O que foi necessário para fazer a receita? Conte aos colegas sobre a sua experiência.
Informe aos alunos que o queijinho cremoso apresentado no Vamos experimentar deve ser preparado por um adulto, para evitar riscos de acidente com a água quente e o liquidificador. Se for possível, prepare o alimento na cozinha da escola à vista dos alunos e em quantidade suficiente para que todos da turma possam experimentá-lo.
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- Faça uma pesquisa na internet e encontre a tabela nutricional de um produto correspondente a esse tipo de queijo. Qual é a porcentagem do valor diário de referência de proteínas em uma porção desse produto? Esse percentual corresponde a quantos gramas de proteínas? (Para responder, consulte a tabela de valores diários de referência da página 56.).
Exemplo de resposta: 4% do valor diário de referência, o que corresponde a aproximadamente 3 g.
- A área da nutrição que estuda os processos de preparação dos alimentos para o consumo é chamada técnica dietética. Entre os itens a seguir, identifique qual NÃO é um fator importante para a técnica dietética.
- Utensílios de cozinha utilizados
- Temperatura dos ingredientes
- Tempo do preparo
- Cor do liquidificador X
Sugestão de leitura
Delícia de recreio, de Rebeca Chamma. São Paulo: Nacional, 2016.
Nesse livro, você vai aprender a fazer lanches deliciosos e saudáveis para a hora do recreio. Que tal escolher uma receita para fazer com a sua família?
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Você compreendeu o que uma alimentação rica em comidas do tipo junk food pode causar à saúde?
Resposta pessoal.
-
Você consegue ler e identificar as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos?
Resposta pessoal.
-
Você participou do debate em grupo, apresentando suas opiniões e argumentos sobre o tema proposto?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Depois que os alunos saborearem o queijinho cremoso ou contarem como foi preparado em casa e responderem às questões das páginas 58 e 59 do livro do estudante, peça que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia cada pergunta e dê um tempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite que compartilhem as respostas. Procure identificar dificuldades e dúvidas dos alunos sobre os conteúdos trabalhados nas etapas 3, 4 e 5 deste projeto.
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Etapa 6 Aproveitamento integral dos alimentos
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), de cada 10 quilogramas de alimentos produzidos no Brasil, 4 quilogramas vão para o lixo.
As razões para tanto desperdício são muitas; veja algumas:
- perdas devido a problemas com as embalagens dos alimentos;
- perdas devido ao transporte por longas distâncias em condições precárias;
- desperdício dos consumidores por falta de planejamento ou de conhecimento sobre o melhor aproveitamento dos alimentos.
- Em sua opinião, em sua casa há desperdício de alimentos? Se sim, por que isso ocorre?
Resposta pessoal.
- A sua família aproveita cascas, talos e outras partes de frutas e vegetais em receitas de comida? Se sim, dê um exemplo.
Resposta pessoal.
Vamos fazer a nossa parte e aprender como aproveitar ao máximo os alimentos, pesquisando receitas que usem talos, folhas, cascas, sementes etc. e, depois, apresentá-las à comunidade como o produto final deste projeto.
Para isso, a turma deverá se organizar em grupos e pesquisar o que é o aproveitamento integral dos alimentos, a importância e o reconhecimento de partes de alimentos que podem ser preparadas e consumidas.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 6
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Compreender como aproveitar ao máximo os alimentos a fim de diminuir o desperdício.
BNCC
Habilidade
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Competências específicas
Ciências da Natureza: 3, 7 e 8
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 3.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Ao finalizar o projeto, os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados da aprendizagem à comunidade preparando uma receita especial, avaliando o valor nutricional dos ingredientes envolvidos e evitando o desperdício de alimentos.
Verifique se eles sabem que é possível aproveitar ao máximo os alimentos, selecionando receitas que utilizem talos, folhas, cascas, sementes etc. Se possível, apresente aos alunos o texto sobre o aproveitamento dos alimentos e o livro de receitas indicado:
- Aproveitamento integral dos alimentos. Alimentação em foco. Disponível em: https://oeds.link/qPOAF8. Acesso em: 3 ago. 2021.
- Saúde com casca e tudo: Receitas saudáveis e com aproveitamento integral dos alimentos. v. 2. 2019. Disponível em: https://oeds.link/vDmR7I. Acesso em: 4 ago. 2021.
Sugestão de atividade
Livro de receitas
Proponha aos alunos a criação de um livro de receitas da turma. Para isso, cada um deve pedir a um adulto da própria casa a receita de um prato salgado ou doce e escrevê-la em uma folha avulsa. As receitas podem ser reunidas em um portfólio, que poderá ser reproduzido e distribuído entre os alunos, ou compor um livro virtual, que poderá ser compartilhado nas redes sociais da escola.
Os alunos também podem escolher algumas receitas para ser preparadas na escola. Assim, todos os colegas de turma poderão experimentá-las.
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Depois, cada grupo vai escolher uma receita doce ou salgada que aproveite integralmente os alimentos e testá-las com a ajuda e as orientações do professor.
Vocês podem gravar um vídeo com o preparo da receita, tirar fotos, ou elaborar um cartaz contendo informações sobre a receita escolhida, indicando: nome do prato, fotos ou desenhos do prato, ingredientes, modo de preparo e nutrientes benéficos para a saúde. Anote abaixo a receita que seu grupo escolheu.
Atenção!
Um adulto deve realizar todas as atividades na cozinha que envolvam qualquer perigo, como usar o fogão, cortar alimentos, usar o liquidificador etc.
Título da receita
Ingredientes
Modo de preparo
MANUAL DO PROFESSOR
As pesquisas sobre as receitas podem ser realizadas em casa ou na escola, se houver computadores com acesso à internet ou outros dispositivos. Na escola, os alunos devem ser organizados em grupos e considerar as seguintes etapas:
- o que é o aproveitamento integral dos alimentos: importância, reconhecimento de partes de alimentos que podem ser aproveitadas;
- seleção de receitas que serão testadas aproveitando integralmente os alimentos e prepará-las com um adulto, avaliando o sabor e os ajustes necessários;
- confecção de cartaz contendo: a receita, nutrientes que fornece e benefícios à saúde;
- agendamento de um dia de degustação dos pratos e apresentação dos cartazes;
- agendamento de uma data para apresentação das receitas à comunidade.
Ao planejar quais são as etapas necessárias para a apresentação das receitas e como elas serão executadas os alunos estarão trabalhando uma das habilidades que envolvem os pilares do pensamento computacional, a decomposição de um problema.
Aula 2 - Orientações
As atividades desta etapa favorecem o desenvolvimento da expressão oral e escrita por meio do trabalho com o gênero textual receita culinária, com o objetivo de informar que alimentos nutritivos e saborosos podem ser preparados com partes dos vegetais que geralmente são descartadas. Depois, os alunos vão montar o material de divulgação dessas receitas, desenvolvendo, assim, o trabalho de produção escrita, componente essencial para a alfabetização da PNA.
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Finalizando
Vamos avaliar Avaliação de resultado.
Forme uma roda de conversa com os colegas e discutam os itens a seguir.
- O que você considerou mais importante ao realizar este projeto?
- Você passou a aplicar os conhecimentos sobre a alimentação saudável ao fazer as refeições? Explique.
- O que você sugere fazer para reduzir o desperdício de alimentos?
Hora de compartilhar!
Chegou o momento de compartilhar nossas descobertas com outras pessoas. Organize com seus colegas e o professor um evento com convidados da comunidade para apresentar as receitas preparadas por vocês e explicar como aproveitar cascas, talos e outras partes dos alimentos a fim de evitar o desperdício.
Sugira às pessoas que elas divulguem essas ideias e apliquem no dia a dia o que aprenderam.
Registre a seguir os principais conhecimentos adquiridos neste projeto.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizando
Inicie a aula avaliando o desenvolvimento dos alunos no decorrer do projeto com as questões do boxe Vamos avaliar.
A avaliação de resultado dos alunos poderá ser feita por meio de uma conversa coletiva no final do projeto para aferir se os objetivos foram atingidos no decorrer do processo. Além disso, os alunos podem refletir sobre sua contribuição, participação e seu envolvimento em cada uma das etapas, apontando quais atitudes podem ser mudadas para melhorar seu desempenho.
Incentive os alunos a refletir se a ideia que tinham sobre a alimentação saudável no início do projeto é a mesma que têm ao finalizá-lo.
Pergunte quais atividades práticas eles julgam mais relevantes para ampliar seus conhecimentos e se o projeto contribuiu para que compreendessem a importância de adotar uma dieta equilibrada.
Hora de compartilhar!
Organize com a turma um dia para a degustação dos pratos, se possível, e para a apresentação dos cartazes. Os alunos devem mostrar as receitas elaboradas e explicar aos convidados como as selecionaram e prepararam um alimento com aproveitamento integral dos ingredientes.
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Avaliando o nosso projeto
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia.
Autoavaliação.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi o que é necessário para ter uma alimentação saudável? | |||
Aprendi como aproveitar melhor os alimentos para evitar o desperdício? | |||
Consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliando o nosso projeto
Converse com os alunos para verificar se todas as atividades foram realizadas e se os objetivos foram alcançados, conforme conversado no início do projeto. Verifique se todos participaram das propostas, colaboraram com os colegas de grupo e se empenharam nas resoluções de problemas que ocorreram no decorrer do projeto.
Pergunte a eles quais foram as atividades de que mais gostaram e qual delas julgaram ser a mais inovadora e interessante. Em seguida, oriente-os a responder individualmente às questões da autoavaliação.
Após esse processo, converse com cada aluno sobre seus pontos fortes e suas fragilidades, o que pode ser feito para superar essa dificuldade, quais atitudes podem mudar para que o trabalho no próximo projeto seja mais produtivo e gratificante, tanto individual quanto coletivamente. A satisfação pessoal ao aprender e superar dificuldades contribui para fortalecer a autoconfiança e para manter uma atitude positiva diante dos desafios escolares.
CONCLUSÃO DO PROJETO 3
Reflexão sobre as avaliações
A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem, e atividades diversificadas, propõem-se que sejam realizadas diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnóstica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.
Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 3, Planejamento alimentar, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnóstica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo) e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).
Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação, ao finalizar o projeto 3, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.
Como fazer um prato saudável aproveitando ao máximo os alimentos?
Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam a importância de uma alimentação saudável e da redução do desperdício de alimentos, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:
- Você reconheceu a importância de uma alimentação equilibrada e saudável?
- Você conhece os diferentes grupos alimentares?
- Você consegue identificar e escolher alimentos saudáveis ao fazer uma refeição?
- Você reconhece os valores nutricionais dos alimentos, diferenciando alimentos saudáveis de alimentos com pouco valor nutricional?
- Você aprendeu a ler rótulos de alimentos industrializados para identificar os ingredientes que os compõem?
- Você conseguiu preparar um alimento saboroso e nutritivo?
- Você compreendeu a porcentagem de cada nutriente que deve compor um prato saudável?
- Você compreendeu por que o consumo excessivo de sal, de açúcar e de gorduras deve ser evitado?
- Você compreendeu por que alguns alimentos são considerados junk food? Dê exemplos.
- Quais alimentos saudáveis você escolheria para colocar em um prato?
- Você compreendeu que há partes dos vegetais e das frutas que, em vez de serem descartadas, podem ser aproveitadas?
- O que você aprendeu com seus colegas ao trabalhar em grupo? Explique.
- Você contribuiu com a elaboração do produto final do projeto? Ficou satisfeito com seu trabalho?
- Houve recursos ou dispositivos disponíveis para que vocês conseguissem fazer as pesquisas na internet e as tarefas solicitadas?
- Houve comunicação entre a escola e os responsáveis para que vocês fossem apoiados nas pesquisas e tarefas?
As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes da PNA voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para o atendimento de pais ou responsáveis.
Sugestão de relatórios
Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem
Turma:
Professor:
Projeto integrador 3 - Planejamento alimentar
O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica individual e de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto 3. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos não compreenderam a porcentagem adequada de cada nutriente que deve compor um prato saudável; os alunos não conseguiram compreender por que há partes dos vegetais e das frutas que podem ser aproveitadas; o repertório de grãos, vegetais e frutas dos alunos deve ser ampliado para que eles compreendam o valor nutricional de um número maior de alimentos; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.
O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para ampliar seus conhecimentos e aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.
No caso específico deste projeto, a escola poderia promover cursos para os familiares sobre o aproveitamento integral dos vegetais e de outros alimentos, por meio de uma parceria com entidades e nutricionistas da comunidade.
Relatório individual de indicadores de aprendizagem
Estudante: Turma:
Professor:
Projeto integrador 3 - Planejamento alimentar
O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é fundamental conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto 3, compreender quais foram as dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídio para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.
Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.