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Projeto 4 Sustentabilidade
Atitudes sustentáveis, além de serem importantes para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, contribuem para a redução da poluição e para a economia de energia e de água na fabricação de muitos produtos. Precisamos, portanto, adotar atitudes que evitem o desperdício e o gasto desnecessário dos recursos naturais, como a água.
Veja a seguir cinco atitudes sustentáveis que podemos adotar em nosso cotidiano.
MANUAL DO PROFESSOR
INTRODUÇÃO DO PROJETO 4
Sustentabilidade
Neste projeto, os alunos vão conhecer alguns conceitos de sustentabilidade e como aplicá-los para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Objetivos
- Identificar materiais com diferentes características (origem, utilização, tempo de decomposição no meio ambiente).
- Repensar o consumo de produtos analisando a necessidade de cada um deles.
- Reconhecer a importância de reduzir o consumo de determinados produtos, conscientizando-se sobre a exploração dos recursos naturais e suas consequências.
- Reconhecer a origem de um produto e recusar o uso de produtos relacionados a empresas que utilizam práticas consideradas inadequadas.
- Reutilizar produtos e objetos a fim de evitar a exploração de matérias-primas.
- Reutilizar ímãs na produção de uma obra de arte.
- Compreender para que serve a reciclagem e sua importância para a redução dos resíduos e o reaproveitamento dos materiais.
- Reconhecer a importância da coleta seletiva e indicar formas de implantar ou ampliar a coleta seletiva na escola.
Justificativa
Vivemos em uma sociedade em que a todo momento somos expostos ao consumo: nas propagandas na televisão, na internet, nos anúncios impressos, nas placas de promoção no comércio etc. No entanto, temos nossa responsabilidade com o planeta, o meio ambiente e os recursos naturais. Devemos fazer a nossa parte para sua preservação.
Por isso, é importante que os alunos sejam motivados a refletir sobre as ações deles e a adotar atitudes para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Interdisciplinaridade
Este projeto propõe a abordagem interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, com relevância para a área de Ciências da Natureza, enfatizando as atitudes sustentáveis, a fim de atender às necessidades individuais e coletivas no local onde vivem os alunos.
BNCC - Competências e habilidades
Este projeto possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC descritas a seguir.
Competências gerais da Educação Básica
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas de Matemática
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Competência específica de Ciências da Natureza
8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Habilidades de Matemática
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Habilidade de Ciências da Natureza
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Entre os componentes essenciais para a alfabetização propostos pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), são tratados neste projeto a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos, a produção de escrita, a localização e a interpretação de informações e a leitura inferencial.
As situações em que é possível desenvolver esses componentes permeiam todos os textos, experimentos, atividades e seções deste projeto e são enfatizadas em alguns momentos com a indicação do ícone específico "Leitura e escrita" no Livro do estudante e nos comentários neste Manual do professor.
Por se tratar de um trabalho com projetos integradores, que abrangem principalmente conhecimentos de duas áreas, exige-se continuamente dos alunos que leiam, busquem informações e as interpretem, por exemplo, ao solicitar a eles que leiam em voz alta a introdução das etapas, os textos da seção Saiba mais ou de algumas páginas específicas; ao indicar que pesquisem palavras desconhecidas em dicionários ou que expliquem o sentido de determinadas palavras em algumas frases; ao propor questões que exigem que os alunos façam inferências a partir de informações obtidas direta ou indiretamente de um texto ou de uma imagem; ao incentivá-los a trocar opiniões sobre o que foi pesquisado; ao pedir que elaborem um resumo; ao sugerir, no início do projeto, que reservem páginas do caderno para fazer listas ou descritivos dos temas desenvolvidos em cada etapa; ao prever a elaboração e apresentação de um produto final, por meio da produção de cartazes, folhetos, textos em blogs, podcasts, entre outros recursos. Essa diversidade de propostas vai ao encontro dos pressupostos de alfabetização da PNA.
Sugestão de cronograma
O tempo estimado para a realização deste projeto é de 20 aulas, distribuídas conforme o cronograma a seguir.
Início | Abertura e Conhecendo o projeto | 2 aulas |
---|---|---|
Etapa 1 | Reconhecendo os materiais | 2 aulas |
Etapa 2 | Repensar | 2 aulas |
Etapa 3 | Reduzir | 2 aulas |
Etapa 4 | Recusar | 2 aulas |
Etapa 5 | Reutilizar | 2 aulas |
Etapa 6 | Reutilização e arte | 2 aulas |
Etapa 7 | Reciclar | 2 aulas |
Etapa 8 | Coleta seletiva | 2 aulas |
Conclusão | Finalizando | 2 aulas |
Abertura
Antes de iniciar este projeto, forme uma roda de conversa e incentive os alunos a contar o que eles sabem sobre sustentabilidade, sobre atitudes que contribuem para a preservação da natureza e se têm ideia de como colocá-las em prática. Essa conversa possibilitará levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema do projeto e servirá como avaliação diagnóstica.
Promova a leitura compartilhada do texto da página 64 do livro do estudante e verifique se os alunos compreendem que a sustentabilidade está relacionada com atitudes que visam o descarte adequado do lixo, a reciclagem e a redução do desperdício.
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Vamos conversar
Avaliação diagnóstica.
Respostas pessoais.
1. As atitudes citadas são conhecidas como os 5 Rs da sustentabilidade. Converse com seus colegas e cite ao menos uma atitude simples para cada um dos 5 "erres": repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar.
2. Pense no seu dia a dia e registre pelo menos três materiais que são utilizados com frequência na sua casa e, depois, indique possíveis formas de reduzir, reutilizar ou reciclar cada um deles.
3. Em sua opinião, é possível perceber ações sustentáveis no dia a dia de sua comunidade escolar? Dê exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
Vamos conversar
Leia com os alunos cada pergunta do boxe e deixe que respondam livremente.
Na questão 1, deixe que os alunos discutam com os colegas sobre as atitudes relacionadas a cada "erre" e, depois, socialize as respostas. Exemplo de resposta: Repensar sobre a real necessidade de comprar mais de 1 par de sapatos por vez, reduzir a quantidade de água utilizada nas atividades diárias, recusar a compra de produtos cujo processo de fabricação contamine o meio ambiente, reutilizar embalagens plásticas de garrafas PET ou levá-las a postos de coleta de recicláveis e reciclar materiais que precisam ser descartados, como as latinhas de alumínio.
Na questão 2, os alunos devem refletir sobre produtos utilizados na casa deles cujo uso e/ou descarte pode ser repensado. Exemplo de resposta: Sacolas plásticas: reduzir seu consumo trocando-as por sacolas de tecido ao fazer compras; borra de café: reciclar a borra usando-a como repelente de formigas domésticas; garrafas PET: reutilizar as garrafas na construção de brinquedos.
Para responder à questão 3, pode-se ressaltar os temas contemporâneos transversais Educação ambiental e Educação para o consumo, levantando com os alunos quais problemas ambientais eles observam na comunidade escolar e no local onde vivem.
- Sugestão de leitura
O que é consumo sustentável? Universidade Federal do Vale do São Francisco. Disponível em: https://oeds.link/AieiD9. Acesso em: 25 jun. 2022.
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Conhecendo o projeto
Na nossa sociedade, somos constantemente estimulados ao consumo: nas propagandas na televisão, na internet, nos anúncios em jornais e revistas, nas placas de promoção no comércio etc. No entanto, temos responsabilidade com o planeta, o meio ambiente e os recursos naturais e devemos fazer a nossa parte para sua preservação. Assim, refletir sobre nossas ações e buscar meios de contribuir com atitudes sustentáveis justifica esse projeto.
O objetivo deste projeto é analisar alguns aspectos do tema a fim de compreendê-lo um pouco mais para que possamos adotar um papel ativo neste desafio.
Como produto final, você e seus colegas apresentarão os resultados da aprendizagem da turma à comunidade, indicando formas de implantar ou ampliar os serviços de coleta seletiva.
Etapas do projeto
Etapa 1: Reconhecendo os materiais
Etapa 2: Repensar
Etapa 3: Reduzir
Etapa 4: Recusar
Etapa 5: Reutilizar
Etapa 6: Reutilização e arte
Etapa 7: Reciclar
Etapa 8: Coleta seletiva
Vamos começar? Anote abaixo as datas previstas de início e término do projeto.
Início do projeto:
//
Término do projeto:
//
MANUAL DO PROFESSOR
Conhecendo o projeto
Com os alunos, leia a questão norteadora, as etapas do projeto e o produto final. Organize um cronograma para a execução do projeto e fixe-o na sala de aula para que os alunos acompanhem o desenvolvimento, reavaliando ao final de cada etapa se será necessário fazer mudanças nesse cronograma.
Ao apresentar o título de cada etapa, pergunte aos alunos que atividade imaginam que farão nessa etapa e como ela pode ser relacionada aos objetivos do projeto.
Diga aos alunos que, no final, eles vão desenvolver um projeto de coleta seletiva, reconhecendo a importância de dar um destino apropriado ao lixo.
A questão norteadora poderá ser utilizada como ponto de partida para uma discussão sobre o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo.
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Etapa 1 Reconhecendo os materiais
Você já percebeu que na mídia há vários estímulos que podem levar ao consumo descontrolado? Observe a reação do menino a cada propaganda divulgada na televisão.
CHEGOU O NOVO CARRINHO DE CONTROLE REMOTO...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A FANTÁSTICA ROUPA DO SUPERFORTE...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A LINDA BOLA DO CAPITÃO HERÓI...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU O ESCUDO DO CAVALEIRO DO REI...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU O TÊNIS QUE TE DEIXA VELOZ...
PAPAI, VOCÊ PODE COMPRAR?
CHEGOU A NOVA BICICLETA VOADORA...
FILHO, VOU DESLIGAR A TV!
- Leia novamente a tirinha e escreva no caderno o que você entendeu dela.
Resposta pessoal.
Muitos objetos que usamos são feitos de materiais duráveis e, por isso, geralmente, podemos reaproveitá-los antes que sejam descartados, o que reduz o consumo. Quando esses materiais precisam ser descartados, é importante encaminhá-los ao destino correto, reciclando-os, se possível.
- Veja no quadro materiais duráveis que são a matéria-prima de alguns objetos. Indique dois exemplos de objetos que são feitos de cada tipo de material.
Material | Exemplos de objetos |
---|---|
Vidro | Exemplo de resposta: Janelas, copos, para-brisas de veículos. |
Metal | Exemplo de resposta: Ferramentas, utensílios de cozinha. |
Plástico | Exemplo de resposta: Embalagens, recipientes, brinquedos. |
Madeira | Exemplo de resposta: Móveis, utensílios de cozinha. |
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 1
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Identificar materiais para coletar algumas características (como origem, tipo, utilização e tempo de decomposição no meio ambiente).
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Peça aos alunos que leiam a tirinha da página 67 do livro do estudante e convide-os a explicar aos colegas o que compreenderam. Questione o que eles pensam das atitudes do personagem da tirinha que sempre pede ao pai que compre os produtos anunciados e se eles compreendem que a função das propagandas é instigar as pessoas a desejar e a comprar cada vez mais produtos, mesmo que não precisem deles. Questione também o que eles fariam no lugar do personagem que representa o pai do menino: eles comprariam tudo o que o menino pediu? Por quê? Os apelos das propagandas são muito frequentes e intensos para as crianças, por isso é necessário propor discussões sobre consumo por impulso e consumo por necessidade.
Na atividade 1, é possível desenvolver a compreensão de textos e a produção de escrita, componentes essenciais para a alfabetização da PNA.
Na atividade 2, verifique se os alunos conhecem o significado da palavra matéria-prima. Aproveite para ampliar o vocabulário dos alunos e peça a eles que procurem o significado dela no dicionário antes de resolverem a atividade.
Sugestão de site
Edukatu. Rede de aprendizagem on-line e gratuita do Instituto Akatu para alunos e professores trabalharem os temas do consumo consciente e da sustentabilidade. Disponível em: https://oeds.link/WZU94v. Acesso em: 19 jul. 2021.
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- consumo sustentável de madeira é importante para diminuir o impacto sobre as florestas nativas, as quais são fundamentais para o equilíbrio ecológico e o clima do planeta. Reúna-se com um colega e façam, após orientação do professor, uma breve pesquisa sobre os seguintes aspectos relacionados a esse tema:
-
Quais são as principais características da madeira que justificam seu uso?
__________ Exemplo de resposta: A madeira apresenta resistência, durabilidade, é má condutora de calor e de eletricidade e é de fácil manuseio com o uso de ferramentas e máquinas.
-
Explique o que é madeira de replantio e madeira certificada.
__________ Exemplo de resposta: A madeira de replantio é obtida por meio do plantio de árvores de rápido crescimento, como o eucalipto e o pinheiro (pinus), substituindo as árvores nativas, que apresentam crescimento mais lento e extração mais difícil. A madeira certificada é originária de um manejo que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde suas árvores são cultivadas.
- O plástico é um dos materiais mais versáteis que existem no planeta, sendo escolhido, principalmente, por sua maleabilidade e resistência à ação de produtos químicos. Reúna-se com um colega e façam, após orientação do professor, uma pesquisa sobre os seguintes aspectos do uso do plástico:
-
Qual é o tempo de decomposição do plástico no meio ambiente?
Entre 400 e 500 anos em ambiente natural.
-
Como o plástico é reciclado?
O material é higienizado e depois moído até ser reduzido a pequenos grãos, que podem ser utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
- Reúna-se com mais três colegas e escolham um tipo de metal usado em objetos do dia a dia, como ferro, alumínio, aço, prata, ouro, bronze, cobre, estanho etc. Com a orientação do professor, pesquisem onde são encontrados, como são produzidos e em quais objetos são empregados. Por fim, elaborem um pequeno cartaz com as principais informações e imagens coletadas para apresentá-las aos colegas.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Como as atividades 3, 4 e 5 envolvem pesquisa, oriente os alunos sobre como proceder nesse tipo de atividade, explicando que deverão escolher palavras-chave para encontrar as informações que estão procurando e utilizar sempre fontes confiáveis de pesquisa, como sites de entidades ou de revistas científicas voltadas ao público infantojuvenil e livros.
Explique aos alunos que, ao responder às perguntas com os resultados da pesquisa, eles devem registrar com suas próprias palavras as informações encontradas.
Nas atividades 3 e 4, solicite aos alunos que mantenham as mesmas duplas para a realização das pesquisas.
Ao abordar os impactos sobre as florestas nativas, na atividade 3, converse com os alunos sobre a importância de a madeira explorada ser certificada, o que significa que a árvores cortadas são de uma área onde o manejo florestal é feito de forma controlada. Aproveite o momento para tratar com os alunos do tema contemporâneo transversal Educação para o consumo, que aborda o consumo consciente de produtos, com destaque para a reciclagem, a redução de danos ao meio ambiente e aos recursos naturais e a diminuição do desperdício.
Após os alunos apresentarem as informações obtidas na atividade 4, converse com eles sobre o impacto do descarte de embalagens plásticas no meio ambiente.
Aula 2 - Orientações
Com antecedência, peça aos alunos que providenciem o material necessário para a confecção do cartaz solicitado na atividade 5. Reserve uma parte desta aula para a pesquisa e outra para o cartaz.
Aproveite este momento para conversar com os alunos sobre o tema contemporâneo transversal Educação ambiental, abordando a extração de matérias-primas, como os minérios, e sua relação com o equilíbrio na natureza.
- Sugestão de leitura
Infância plastificada: o impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente. Disponível em: https://oeds.link/mASt2m. Acesso em: 25 jun. 2022.
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Etapa 2 Repensar
Imagine que você está passando diante da vitrine de uma loja e vê uma linda calça jeans. Você tem várias outras calças do mesmo tipo, mas mesmo assim não resiste ao impulso e faz a compra. Quais são os impactos dessa simples atitude?
Há um impacto financeiro imediato, pois talvez você esteja gastando uma quantia que poderia ser poupada ou reservada para a compra de algo realmente necessário. Há também um impacto ao meio ambiente devido ao processo de produção de uma calça jeans, como vemos abaixo.
Informações obtidas em: COSTA, Camilla. Como entender (e diminuir) o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida. BBC Brasil, 27 nov. 2017. Disponível em: https://oeds.link/YZkuSt. Acesso em: 15 fev. 2021.
É importante repensar nossos hábitos de consumo, porque eles fazem parte de uma longa cadeia de processos que se integram e geram diversos impactos ao meio ambiente.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 2
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Repensar o consumo de produtos analisando a necessidade de cada um deles.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula informando aos alunos que a sustentabilidade visa o equilíbrio entre o consumo de uma população e os recursos naturais disponíveis para manter esse consumo de forma equilibrada sem esgotar o meio ambiente e garantindo a sobrevivência das gerações futuras.
Em seguida, peça aos alunos que reflitam sobre como podem agir a favor desse equilíbrio considerando o consumo deles no dia a dia. Nessa etapa, é possível trabalhar o tema contemporâneo transversal Educação para o consumo, questionando os alunos sobre o que eles sabem a respeito do descarte correto de materiais recicláveis, diminuindo assim o impacto do acúmulo de embalagens plásticas, latinhas de alumínio e de papelão no meio ambiente.
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- Escolha um produto durável que você ou sua família costuma comprar com frequência. Em seguida, faça uma pesquisa sobre os itens destacados no quadro.
Respostas pessoais.
Nome do produto: | |
---|---|
A matéria-prima utilizada em sua fabricação gera impactos ambientais? Se sim, quais? | |
Como é realizado seu transporte? | |
Como é a qualidade desse produto? | |
O preço dele é justo em relação aos concorrentes? | |
Qual é o destino desse produto no fim de sua vida útil? |
Considerando as respostas obtidas, em qual situação você considera indispensável adquirir esse produto?
Resposta pessoal.
- Reflita sobre os hábitos de compras feitas por você e sua família e responda: Vocês costumam fazer compras por impulso?
Resposta pessoal.
- Que tipos de perguntas podemos fazer a nós mesmos para evitar uma compra por impulso?
_______________ Exemplo de resposta: Esse item é realmente necessário? Eu quero ou preciso comprar esse objeto?
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Você reconhece os materiais de que são feitos os objetos?
Resposta pessoal.
-
Compreendeu como evitar uma compra por impulso?
Resposta pessoal.
-
Contribuiu com os colegas nas atividades em grupo?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Apresente aos alunos um vídeo sobre consumo consciente: Como consumir de forma consciente. Instituto Akatu. Disponível em: https://oeds.link/MXUUKA. Acesso em: 30 jul. 2021.
Solicite aos alunos que leiam o infográfico da página 69 do livro do estudante e proponha algumas questões para verificar se eles compreenderam o impacto gerado no meio ambiente com a produção de cada calça jeans.
Oriente-os a resolver as atividades individualmente para que reflitam sobre o consumo deles.
Peça a eles que fotografem o produto durável escolhido na atividade 1 e socializem com os colegas as respostas usando a foto como referência do produto. Depois, peça que contem aos colegas como foi a experiência de repensar sobre os hábitos de consumo deles na atividade 2 e verifique se souberam identificar quando é indispensável a aquisição de um produto.
Para complementar a atividade 3, pode-se discutir com os alunos sobre o impacto da propaganda em suas vidas e verificar se eles compreendem como isso interfere em suas escolhas diárias.
Aula 2 - Orientações
Peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia cada pergunta e dê umtempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite que compartilhem as respostas. Nesse momento, procure identificar quais foram as dificuldades dos alunos nas etapas 1 e 2 deste projeto, por exemplo: há alunos que não conseguem ler e entender os textos; há alunos que não compreenderam os conceitos estudados, entre outras. Nesses casos, sugerimos propor atividades de leitura oral e compartilhada, com acompanhamento do professor, como leitura de contos curtos, de histórias em quadrinhos, questionamentos para aferir a compreensão dos textos e a retomada dos conceitos estudados.
Instruções sobre as avaliações
Para que uma avaliação possa desempenhar a função formativa ou de processo é necessário usar várias técnicas e instrumentos: aplicação de provas (orais ou escritas), observação, estudo de caso, dinâmicas de grupo, autoavaliação, entre outras.
A avaliação formativa não ocorre no final de um processo de ensino e de aprendizagem, ela permeia todo o processo. O objetivo é obter informações sobre a aprendizagem dos alunos e servir como parâmetro para que, se necessário, o professor redirecione suas ações, retome conceitos e conteúdos em prol da aprendizagem dos alunos.
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Etapa 3 Reduzir
O aumento da produção e do consumo de produtos tem trazido preocupações ambientais por causa da exploração dos recursos naturais, do seu impacto sobre os ecossistemas e da grande produção de resíduos e lixo.
Nesta atividade, vamos refletir sobre nossas atitudes de consumo e sobre como podemos contribuir para reduzir o consumo de produtos.
- Leia o trecho de uma notícia e, depois, faça o que se pede.
"Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) [...]."
Fonte: RUMO a 4 bilhões de toneladas por ano. Em discussão!, Brasília, n. 22, p. 48, set. 2014. Disponível em: https://oeds.link/F3TXz4. Acesso em: 21 abr. 2021.
-
Considerando que cada tonelada é o mesmo que 1 000 quilogramas, quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos são gerados a cada ano? Escreva esse número com todos os zeros.
1,4 bilhão de toneladas é igual a 1,4 billhão vezes 1 000 quilogramas, ou seja, 1 400 bilhões de quilogramas ou 1 400 000 000 000 quilogramas.
-
Divida a resposta do item anterior por 7 bilhões (o número de pessoas) e calcule quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos cada pessoa produz em média por ano.
1 400 000 000 000 ÷ 7 000 000 000 = 200 (Então, cada pessoa produz 200 quilogramas de resíduos sólidos urbanos em média por ano.)
- Na atividade anterior você obteve informações sobre a produção anual de resíduos sólidos urbanos no mundo. Sobre esse mesmo assunto, veja o que ocorreu em 2018 no Brasil.
No Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
Informação disponível em: https://oeds.link/dZtVlt l/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano. Acesso em: 10 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 3
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Reconhecer a importância de reduzir o consumo de determinados produtos conscientizando-se sobre a exploração dos recursos naturais e suas consequências.
BNCC
Habilidades
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competências específicas
Matemática: 7 e 8
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição das competências na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
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-
Quantos bilhões de quilogramas de resíduos sólidos urbanos foram gerados em 2018 no Brasil? Escreva esse número com todos os zeros.
Como 1 tonelada equivale a 1 000 quilogramas, 79 milhões de toneladas correspondem a 79 milhões vezes 1 000 quilogramas, ou seja, 79 bilhões de quilogramas ou 79 000 000 000 quilogramas.
-
Se a população brasileira em 2018 era de aproximadamente 210 milhões de habitantes, quantos quilogramas de resíduos sólidos urbanos, em média, cada habitante do Brasil produziu nesse ano?
79 bilhões de quilogramas = 79 000 000 000 kg
210 milhões = 210 000 000
Dividindo 79 000 000 000 por 210 000 000 obtemos aproximadamente 376.
_______________ Portanto, cada brasileiro produziu, em média, aproximadamente 376 quilogramas de resíduos sólidos urbanos em 2018.
- Agora que você tem uma ideia de quanto lixo produzimos ao longo de um ano, vamos refletir sobre como podemos reduzir o consumo dos diferentes tipos de produto.
Reúna-se com três colegas, conversem sobre os itens do quadro abaixo e apresentem atitudes sustentáveis para reduzir o consumo de cada um deles.
Item a reduzir | Atitudes sustentáveis |
---|---|
Consumo de alimentos | Exemplo de resposta: Estimar a quantidade adequada de alimentos que deve ser preparada para evitar sobras; monitorar o prazo de validade dos produtos para evitar perdas; reaproveitar sobras. |
Consumo de aparelhos eletrônicos | Exemplo de resposta: Verificar se não é possível consertar o aparelho em vez de trocá-lo; utilizar o aparelho seguindo as especificações técnicas para evitar danificá-lo. |
Consumo de água | Exemplo de resposta: Tomar banhos mais rápidos; reutilizar a água da lavagem de roupas para a limpeza do quintal; não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes; verificar se existem vazamentos e repará-los. |
Consumo de energia | Exemplo de resposta: Retirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando; quando for necessário trocar lâmpadas e aparelhos eletroeletrônicos, optar por modelos de menor consumo de energia; usar automóveis apenas quando necessário; usar energia solar. |
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 1 - Orientações
Nesta etapa, que começa na página 71 do livro do estudante, os alunos deverão analisar as atitudes que podem ajudar a reduzir a produção de lixo e apresentar sugestões de hábitos mais sustentáveis.
Pergunte a eles se sabem a quantidade de lixo que produzem todos os dias ou se sabem quanto lixo é produzido semanalmente na casa deles.
Depois, solicite que resolvam as atividades 1 e 2, auxiliando-os quando necessário.
Você pode pedir aos alunos que comparem a resposta ao item b da atividade 1 com a resposta ao item b da atividade 2. Eles devem perceber que na atividade 1 o cálculo foi feito para uma pessoa qualquer no mundo e na atividade 2 para uma pessoa no Brasil.
Aula 2 - Orientações
Na atividade 3, chame a atenção dos alunos para o consumo consciente de água enfatizando que o uso correto evita o desperdício. Peça a eles que se reúnam em pequenos grupos para conversar sobre as atitudes sustentáveis que podem adotar em cada caso. Após preencherem o quadro, peça que escolham um representante do grupo para apresentar as respostas, para que todos reflitam sobre as respostas dos colegas.
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- Reunidos em pequenos grupos, visitem alguns locais da escola para verificar se há itens que causam consumo desnecessário, como torneiras ou encanamentos com vazamento; luzes acesas sem necessidade etc. Depois, com a orientação do professor, escrevam uma carta à direção da escola, apresentando sugestões de melhorias que possam ser feitas para reduzir o consumo desses recursos. Utilize o espaço abaixo para fazer um rascunho da carta.
Resposta pessoal.
- Para reduzir o consumo de energia elétrica em nossa casa, é preciso adotar atitudes sustentáveis. Com a ajuda de seus familiares, preencha o quadro abaixo de acordo com seus hábitos. Depois, verifique quais foram os itens identificados como "às vezes" e "nunca" e procure modificar seus hábitos.
Respostas pessoais.
Atitude | Sempre | Às vezes | Nunca |
---|---|---|---|
Desligar a televisão antes de ir dormir. | |||
Não deixar a porta da geladeira aberta. | |||
Apagar as luzes ao sair de um cômodo. | |||
Desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados. | |||
Desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando e ligar só quando for se enxaguar. |
MANUAL DO PROFESSOR
Na atividade 4, oriente os alunos a usar um bloco ou caderno de anotações para registrarem as observações colhidas nos espaços visitados na escola. Depois, os grupos deverão discutir as sugestões que serão incluídas na carta a ser redigida por eles.
Quando todos os grupos tiverem terminado de escrever suas cartas, compartilhe-as com a turma e registre na lousa os apontamentos apresentados pelos grupos indicando onde está havendo desperdícios, os materiais que necessitam de manutenção e as sugestões de melhorias levantadas.
Após a discussão da atividade 5, incentive os alunos a mudar alguns hábitos e a explicar a importância dessa mudança aos familiares. Oriente-os a comparar as contas de energia elétrica do período anterior com o posterior às mudanças para verificarem se houve alteração no valor da conta.
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Etapa 4 Recusar
Recusar refere-se a adotar uma postura crítica em relação ao que consumimos, ou seja, pensar em como aquilo que consumimos chega até nossas mãos, o que acontece em toda a cadeia de produção até o produto final.
- Analise as informações a seguir e responda: Você compraria produtos de empresas associadas às práticas apresentadas a seguir? Por quê? Discuta com os colegas sobre isso.
- Nesta atividade, você e seus colegas de grupo vão pesquisar sobre alguns produtos e como são seus processos de produção em relação aos compromissos com a sustentabilidade.
Escolham dois produtos de uso cotidiano de sua preferência. Em seguida, com a orientação do professor, façam uma pesquisa na internet sobre as questões a seguir.
- Obter a matéria-prima para a produção do produto afeta o meio ambiente?
- O processo de produção desse produto ou o uso dele polui o meio ambiente?
- O uso desse produto pode afetar a saúde do consumidor?
- Qual é a destinação final do produto ou de sua embalagem?
Anotem a seguir os produtos e os dados pesquisados. Em seguida, apresentem aos colegas a pesquisa e discutam sobre o assunto.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 4
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Analisar a origem de um produto e recusar o uso de produtos produzidos por empresas que utilizam práticas consideradas inadequadas.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Utilize a metodologia ativa de sala de aula invertida para abordar o conteúdo desta etapa. Para isso, solicite aos alunos que leiam, antes da aula, conteúdos sobre empresas associadas a práticas inadequadas, como:
- utilizar trabalho infantil ou escravo;
- realizar testes em animais;
- utilizar processos que afetam o meio ambiente, como não ter plano de tratamento dos resíduos produzidos.
Para a pesquisa, os alunos podem consultar jornais e revistas impressos ou sites de jornais e de instituições que combatem essas práticas.
Na sala de aula, promova uma discussão sobre essas questões relacionando-as à sustentabilidade e ao exercício da cidadania, propondo aos alunos uma reflexão sobre como a sociedade pode ajudar a combater essas práticas. Se eles não mencionarem, pergunte se deixar de comprar produtos dessas empresas pode levá-las a adotar práticas mais éticas e sustentáveis.
75
Saiba mais
Por que devemos evitar os plásticos de uso único?
Primeiramente, você sabe o que é um plástico de uso único? Plásticos de uso único são aqueles materiais para consumo utilizados por um período rápido antes de serem descartados, como copos, talheres, canudos e pratos, e geralmente são fornecidos em festas de criança ou churrascos.
Esses materiais são amplamente utilizados, pois são práticos, baratos, leves e não necessitam de lavagem após o uso. Porém, apesar da praticidade, o uso excessivo e por vezes desnecessário desses plásticos traz prejuízos às vidas marinhas e aos oceanos.
Vidas marinhas estão sendo perdidas
O plástico é um material fortemente presente em nossas vidas, gerando grande quantidade de lixo através do nosso consumo. Por conta do seu uso inconsciente e seu descarte incorreto, quantidades desse lixo chegam aos oceanos e prejudicam as espécies que lá vivem.
Animais marinhos, como tartarugas e peixes, ingerem acidentalmente esses plásticos de uso único e qualquer outro material que chega até os oceanos. Assim, o sistema digestório se torna repleto desses resíduos, levando-os à morte. Além disso, os animais também podem ficar presos em sacolas plásticas, o que leva a muitas perdas por conta de intoxicação e asfixia. [...]
Fonte: ZOZ, Bruna. Por que devemos evitar os plásticos de uso único? Route Brasil. Disponível em: https://oeds.link/ohHIrB. Acesso em: 22 abr. 2021.
- Como podemos minimizar o consumo de plásticos de uso único?
_______________ Exemplo de resposta: Podemos substituir alguns objetos classificados como plásticos de uso único por canudo de metal ou de papelão, que é reciclável, copos dobráveis de silicone e sacolas ecológicas, que podem ser transportados na bolsa. Também podemos substituir os talheres descartáveis por outros feitos de bambu ou outro tipo de material biodegradável.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Você compreendeu os conceitos de reduzir e recusar?
Resposta pessoal.
-
Contribuiu com os colegas nas atividades de pesquisa em grupo?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Peça a alguns alunos que leiam em voz alta o texto da seção Saiba mais, o que favorece o desenvolvimento da fluência em leitura oral, componente essencial para a alfabetização da PNA.
Pergunte aos alunos se já tinham ouvido falar sobre o plástico de uso único e o que sugerem fazer para evitar o consumo desse tipo de material. Se possível, apresente a eles um vídeo que mostre o impacto do plástico na vida dos animais que vivem em rios e mares e o número de mortes causadas pela ingestão desses materiais. Sugestão: Plástico nos oceanos: o que fazer para não poluir. Disponível em: https://oeds.link/K30z1h. Acesso em: 30 jul. 2021.
Por fim, peça aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar. Leia as perguntas e dê um tempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite que compartilhem as respostas.
76
Etapa 5 Reutilizar
A ideia de reutilizar produtos e objetos é uma atitude sustentável que traz inúmeros benefícios, como:
- evitar gastos desnecessários com a aquisição de um novo produto;
- reduzir o consumo de matérias-primas;
- diminuir o impacto ambiental que pode ocorrer no processo de produção, transporte e armazenamento;
- reduzir a quantidade de resíduos descartados.
Na atividade a seguir, vamos dar uma nova finalidade a embalagens usadas, construindo um jogo de origem africana chamado Mancala, que, além de ser divertido, permite o desenvolvimento do cálculo mental, do pensamento estratégico e da antecipação de jogadas e, ainda, o desenvolvimento de habilidades artísticas para a elaboração do modelo de tabuleiro.
Vamos experimentar
Material necessário
- 1 embalagem de 12 ovos sem tampa
- Grãos de feijão ou outro tipo de grão
- 2 embalagens de iogurte
- Fita adesiva
Como fazer
- Em cada extremidade da embalagem de ovos fixe uma embalagem de iogurte usando a fita adesiva, como na imagem abaixo. As embalagens de iogurte serão casas especiais do tabuleiro, cada uma dessas casas é denominada kalah.
- Personalize seu tabuleiro, pintando-o como preferir.
Como jogar
- Reúna-se com um colega para jogar. As seis casas de um lado do tabuleiro serão suas e as outras seis, do seu colega.
- A kalah de cada jogador é a que estiver à direita dele.
- Coloquem três grãos de feijão em cada casa do tabuleiro, exceto nas kalahs.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 5
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Reutilizar produtos e objetos a fim de evitar a exploração de matérias-primas.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, 1 embalagem de 12 ovos sem tampa, grãos de feijão ou outro grão, 2 embalagens de iogurte e fita adesiva.
Aula 1 - Orientações
Nesta etapa, os alunos poderão pensar sobre a busca de soluções para problemas reais causados pelo lixo, descobrindo formas de reutilizá-lo. A borracha de pneus, por exemplo, pode ser reciclada e reaproveitada na confecção de outros produtos, como calçados, pisos e pavimentos de ruas.
Pergunte se os alunos têm o hábito de reutilizar embalagens de iogurte, de sorvete ou de outros produtos e, se possível, apresente alguns modelos de brinquedos e objetos que podem ser feitos com embalagens usadas, como vasos e estojos para materiais escolares.
77
- O primeiro jogador deve escolher uma casa, retirar dela todos os grãos de feijão e semeá-los, depositando-os um a um nas casas seguintes, da esquerda para a direita.
- Se em uma rodada o último grão de feijão for colocado na kalah, o participante deve jogar novamente. Se o último grão de feijão for colocado em uma casa vazia, o jogador deve capturar todos os grãos de feijão que estiverem na casa do adversário, à frente da casa considerada, colocando-os em sua kalah.
- O vencedor será o jogador que coletar o maior número possível de grãos de feijão na sua kalah.
Atividade
- Com a orientação do professor, façam uma pesquisa na internet sobre os jogos do tipo Mancala: sua história, onde são jogados, com quais materiais são elaborados e como estão relacionados com a cultura de cada povo. Escrevam um resumo no caderno e, depois, compartilhem suas descobertas com os colegas.
Resposta pessoal.
- No quadro a seguir, são apresentados alguns materiais cujo descarte causa um problema ambiental, seja pela dificuldade e custo para ser reciclado, seja pelo tempo necessário para sua degradação, seja pelos riscos de contaminação ao meio ambiente.
Material | Dificuldade para reciclagem | Ideias para reutilização |
---|---|---|
Borracha | Alto consumo de eletricidade; alto custo; geração de poluentes. | Moagem e reutilização na produção de asfalto. |
Esponjas de limpeza sintéticas | São feitas do material poliuretano, que, após ser moldado, não retorna às características originais. | Composição de pisos e pistas para a prática de atletismo, suportes de notebooks. |
Isopor | Exige grandes quantidades para ser rentável. | Uso de embalagens como vaso de plantas; uso de bandejas como "tela" para pintura. |
Com a ajuda de um adulto, pesquisem em livros ou sites sobre cada item e, depois, complete o quadro com as informações que faltam.
MANUAL DO PROFESSOR
Proponha aos alunos algumas questões para que eles reflitam sobre o lixo que produzem:
- Como reduzir a quantidade de lixo no dia a dia?
- De que forma podemos reutilizar aquilo que descartamos na escola?
Em seguida, diga a eles que, no Vamos experimentar que inicia na página 76 do livro do estudante, eles vão montar um tabuleiro de jogo utilizando embalagens usadas. Deixe que eles montem o tabuleiro em duplas, de modo que um ajude o outro a compreender as instruções.
Se desejar, oriente-os a usar outros tipos de marcador, trocando os grãos por objetos pequenos, como botões ou contas usadas para fazer bijuteria.
Essa etapa possibilita ao aluno experimentar brinquedos, brincadeiras e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. É possível trabalhar com eles o tema transversal contemporâneo Diversidade cultural.
Aula 2 - Orientações
Pergunte se alguém já ouviu falar do jogo chamado Mancala. Diga que esse jogo foi criado por povos do continente africano e se espalhou pelo mundo com diferentes versões, mas que essas versões possuem algumas regras comuns.
Ao ler as regras do jogo, jogue uma partida com os alunos, simulando diversas situações, principalmente as apresentadas na última orientação do Como jogar. Depois, deixe que eles joguem algumas partidas, orientando-os quando necessário.
Para conhecer mais sobre o jogo Mancala, leia Mancala Awelé: coleção jogos de tabuleiros. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2020. Disponível em: https://oeds.link/Wa4k1t. Acesso em:29 jul.2021.
78
Etapa 6 Reutilização e arte
Você provavelmente tem algum tipo de ímã em casa, como aqueles utilizados em enfeites de geladeira ou em fechos de bolsas e carteiras. Além disso, eles são usados em variados produtos, como alto-falantes, geradores de eletricidade, motores elétricos e discos rígidos de computadores. Grande parte dos ímãs de alta qualidade é fabricada com materiais chamados terras-raras, cuja extração traz consequências ao meio ambiente. Por isso, é importante reutilizá-los.
Nesta atividade, vamos usar ímãs para construir um quadro dinâmico.
Vamos experimentar
Material necessário
- ímãs
- Luvas de borracha
- Máscaras descartáveis
- Fita adesiva
- Palha de aço
- Caixa de papelão
- Folha de papel-cartão
- Moldura para quadro pequeno
Atenção!
Nesta atividade, é obrigatório usar luvas e máscaras ao manusear a palha de aço.
Como fazer
- Recortem um pedaço da folha de papel-cartão com o formato da moldura para quadro e com lados com 3 milímetros a menos do que as medidas da moldura. Depois, prendam essa folha na moldura.
- Com a fita adesiva, prendam os ímãs em diferentes posições no verso da folha de papel-cartão.
- Usando luvas e máscaras, com a orientação de seu professor, esfreguem a palha de aço dentro da caixa de papelão até obter uma camada fina de pó.
- Com cuidado, coloquem o pó da palha de aço sobre a folha emoldurada, de modo que ele não tenha contato direto com os ímãs, e observe as figuras formadas.
- Retirando com cuidado a fita adesiva de um dos ímãs, vocês podem posicioná-lo em outro lugar. Desse modo, a obra de arte ficará diferente, podendo ser alterada sempre que desejar.
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 6
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Reutilizar ímãs na produção de uma obra de arte.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recursos: livro do estudante, ímãs, luvas de borracha, máscaras descartáveis, fita adesiva, palha de aço, caixa de papelão, folha de papel-cartão e moldura para quadro pequeno.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula lendo com os alunos o primeiro parágrafo desta página do livro do estudante para que eles identifiquem a presença do ímã em objetos que usamos no dia a dia. Pergunte a eles se já viram ímãs em outros objetos, se já brincaram com algum e se já aproximaram dois ímãs e viram o que pode acontecer (atração ou repulsão). Ressalte, por meio da leitura inicial, a importância de reutilização dos ímãs, compreendendo que sua extração e sua produção provocam danos ao meio ambiente.
Em seguida, apresente aos alunos a proposta do Vamos experimentar e deixe que realizem, individualmente, a obra de arte. Oriente-os a ter cuidado para não aspirar nem levar aos olhos ou à boca o pó produzido ao esfregar a palha de aço.
Aula 2 - Orientações
Promova na sala de aula uma apresentação de todas as obras produzidas, permitindo que os autores troquem o ímã de posição, para que as obras mudem e se tornem dinâmicas.
79
Etapa 7 Reciclar
A reciclagem é o processo em que um resíduo sólido que seria descartado como lixo é submetido a transformações de modo que se torne novamente matéria-prima ou um novo produto. Ela é necessária, pois não é possível estocar todo o lixo produzido em aterros nem descartá-lo no ambiente. Além disso, alguns tipos de resíduo levam muito tempo para se degradar. O lixo orgânico, composto de resíduos de origem animal ou vegetal, também pode ser reciclável se tiver o destino correto. Há duas maneiras de reciclar o lixo orgânico: por compostagem que gera adubo ou por meio da produção de biogás.
- Reúna-se com seus colegas e pesquisem em livros ou na internet sobre quais dos materiais apresentados a seguir podem ser reciclados e complete o quadro.
Material | O material pode ser reciclado? | Material | O material pode ser reciclado? |
---|---|---|---|
|
Sim |
|
Não |
|
Sim |
|
Não |
|
Sim |
|
Sim |
|
Sim |
|
Não |
|
Sim |
|
Não |
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 7
Sugestão de roteiro de aula
Objetivo da etapa
- Compreender para que serve a reciclagem e sua importância para a redução dos resíduos e o reaproveitamento dos materiais.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Inicie a aula apresentando aos alunos o vídeo De onde vem? Para onde vai? Sacola plástica. Instituto Akatu. Disponível em: https://oeds.link/ouFdjr. Acesso em: 30 jul. 2021.
Com base no vídeo, proponha algumas questões sobre reciclagem, incentivando os alunos a refletir sobre a importância da reciclagem para o planeta Terra.
Depois, converse com eles sobre a relevância de cada atitude que temos no dia a dia, esclarecendo que tudo o que fazemos em prol da sustentabilidade causa um impacto positivo no meio ambiente.
80
2 A coleta seletiva do lixo é uma estratégia importante para separar os principais grupos de materiais que podem ser encaminhados à reciclagem: plástico, vidro, metal e papel. Existem lixeiras com cores específicas para cada tipo de material descartado. Veja abaixo.
Reúna-se com três colegas e escolham cerca de 20 resíduos diferentes que suas famílias jogam no lixo. Selecione alguns deles e escrevam no quadro abaixo indicando em qual lixeira vocês colocariam cada resíduo.
Resposta pessoal.
Papéis | Plásticos | Vidro | Metais | Orgânico | Não reciclável |
---|---|---|---|---|---|
Saiba mais
Reciclagem de lixo eletrônico
O acúmulo de lixo eletrônico é uma consequência do avanço da tecnologia e sua reciclagem é um assunto que precisa ser debatido. O lixo eletrônico, também conhecido como Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), é formado por equipamentos elétricos e eletrônicos, seus insumos e componentes, como geladeiras, liquidificadores, computadores, tablets, celulares, pilhas, baterias etc.
A reciclagem desse tipo de lixo não é tão simples como a do papel, mas já existem empresas especializadas nessa reciclagem. Elas são responsáveis por separar, selecionar, triturar ou transformar equipamentos diversos, evitando que materiais tóxicos contaminem o meio ambiente.
Veja abaixo a iniciativa ecológica adotada para a Olimpíada de Tóquio, que deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19.
MANUAL DO PROFESSOR
Em seguida, peça que realizem a pesquisa indicada na atividade 1 da página 79 do livro do estudante, para que compreendam que, infelizmente, nem todo tipo de material pode ser reciclado. Exemplos de materiais não recicláveis: adesivos, etiquetas, papel carbono, fotografias, papéis metalizados, parafinados ou plastificados, entre outros. Entretanto, esses materiais podem ser reutilizados e, por isso é importante ter um local de descarte apropriado para eles.
Alguns materiais podem ser classificados como recicláveis pelos alunos, mesmo antes de fazer a pesquisa, como o papel, o vidro, o ferro e o aço. Para os demais, segue uma lista de possíveis fontes de pesquisa.
- Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias? Disponível em: https://oeds.link/EsWgYB.
- Reciclagem de acrílico no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/IgZM7Z.
- Saiba quais os tipos de papel que podem ser reciclados. Disponível em: https://oeds.link/t1A71k.
- A cerâmica pode ser reciclada? Disponível em: https://oeds.link/xrbMLK.
- Entenda por que a reciclagem de lâmpadas é tão importante. Disponível em: https://oeds.link/1iVTod.
- Lâmpadas fluorescentes: onde descartar? Disponível em: https://oeds.link/KlqrhM.
Acessos em: 30 jul. 2021.
Por fim, peça aos alunos que resolvam a atividade 2 e, depois, compartilhem as respostas com os colegas.
81
As medalhas da Olimpíada de 2020 serão feitas de material reciclável
Faltando um ano para o maior evento esportivo do mundo, o Comitê Olímpico Internacional revelou o design das medalhas que serão utilizadas na Olimpíada de Tóquio. Como manda a tradição, elas serão produzidas em bronze, prata e ouro, mas um detalhe as diferencia das medalhas normais: todas serão feitas inteiramente de materiais reciclados.
Entre abril de 2017 e março de 2019, o Japão recolheu 79 mil toneladas de aparelhos eletrônicos usados - como notebooks, câmeras digitais e videogames -, além de 6,21 milhões de celulares. Todos os aparelhos foram doados pela população e reunidos pelas prefeituras. [...]
Depois de recolhidos, os eletrônicos passaram por um processo de classificação e desmonte para que os materiais desejados fossem extraídos. No total, o projeto arrecadou 32 quilos [quilogramas] de ouro, 3.500 quilos [quilogramas] de prata e 2.200 quilos [quilogramas] de cobre e estanho (a matéria-prima do bronze) - mais do que suficiente para produzir as 5 mil medalhas. Sim: não é que as medalhas de ouro sejam mais fininhas - é que elas são feitas de prata, e só folheadas a ouro.
Em 2016, a Olimpíada do Rio já havia aderido à iniciativa sustentável - 30% das medalhas de prata e bronze derivaram de materiais reciclados. Em 2020, o projeto vai além: essa é a primeira vez que a população participa em escala nacional para produzir uma medalha 100% reciclável. [...]
Fonte: ROSSINI, Maria Clara. As medalhas das Olimpíadas de 2020 serão feitas de material reciclável. Superinteressante. Disponível em: https://oeds.link/DChY5e. Acesso em: 20 abr. 2021.
1. Você tem algum tipo de lixo eletrônico acumulado em casa?
Resposta pessoal.
2. Você conhece alguma iniciativa para o descarte correto de lixo eletrônico na cidade onde mora?
Resposta pessoal.
Vamos avaliar
Avaliação de processo.
-
Você compreendeu os conceitos de reutilizar e reciclar?
Resposta pessoal.
-
Entendeu as estratégias do jogo Mancala?
Resposta pessoal.
-
Compreendeu a importância da reciclagem para o meio ambiente?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Saiba mais
Para ampliar o conhecimento dos alunos, promova a leitura compartilhada desse texto, que trata de uma importante questão da nossa vida tecnológica: Como descartar objetos eletrônicos? Ressaltamos que devido à pandemia de Covid-19, os jogos olímpicos de 2020 foram adiados para 2021.
Após a leitura, incentive-os a responder oralmente às atividades propostas, visando desenvolver a expressão oral e a compreensão de textos, componentes essenciais para a alfabetização da PNA.
Finalize a aula pedindo aos alunos que respondam às questões do boxe Vamos avaliar desta página do livro do estudante. Leia cada pergunta e dê um tempo para que eles escrevam suas respostas. Ao final, solicite que compartilhem as respostas.
82
Etapa 8 Coleta seletiva
Neste projeto, aprendemos sobre os 5 Rs da sustentabilidade (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar) e sobre a importância de considerá-los em nossas atitudes diárias a fim de reduzir a utilização dos recursos naturais e contribuir para a preservação do meio ambiente.
1 De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2016, em aproximadamente dois terços dos municípios brasileiros o lixo passou por algum tipo de coleta seletiva. O gráfico a seguir mostra os dados separados por região do país.
Fonte: Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Dados de 2016. Disponível em: https://oeds.link/1N9ggV. Acesso em: 11 jun. 2021.
-
Reúna-se com um colega e façam uma pesquisa sobre os dados de coleta seletiva em seu município. Com a orientação do professor, pesquisem no site da prefeitura do município ou em jornais da região os seguintes pontos:
Respostas pessoais.
-
Há um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos?
-
Qual é a quantidade de lixo coletada de forma seletiva em seu município?
-
Qual é a destinação do lixo coletado de forma seletiva?
-
MANUAL DO PROFESSOR
Etapa 8
Sugestão de roteiro de aula
Objetivos da etapa
- Reconhecer a importância da coleta seletiva e indicar formas de implantar ou ampliar os serviços de coleta seletiva na escola.
BNCC
Habilidade
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Competência específica
Ciências da Natureza: 8
Veja a descrição da competência na Introdução do projeto 4.
Tempo estimado: 2 aulas
Recurso: livro do estudante.
Aula 1 - Orientações
Inicialmente, proponha aos alunos que realizem a pesquisa solicitada na atividade 1 desta etapa, verificando se há algum departamento de limpeza urbana na cidade e qual o destino do lixo. Há cidades que possuem aterro sanitário e os alunos poderão pesquisar sobre esse assunto.
Aborde a atividade 2 da página 83 do livro do estudante coletivamente, incentivando os alunos a se manifestarem diante das indagações, colhendo informações que ajudarão a determinar como o produto final será desenvolvido.
Os alunos poderão escrever uma sugestão para melhorar ou implantar uma forma de coleta seletiva na escola, contando com a colaboração da coordenação da escola para ampliar a campanha a fim de que todos os alunos participem.
83
-
Com os dados coletados, analisem quais pontos mencionados anteriormente podem ser melhorados e elaborem uma lista de sugestões de melhoria que podem ser implantadas no bairro da escola.
Respostas pessoais.
2 Converse com seus colegas e respondam: Na escola em que vocês estudam, é praticada a coleta seletiva de lixo? Respondam às perguntas abaixo de acordo com o que é feito na escola.
Resposta: Sim | Resposta: Não |
---|---|
a) A coleta seletiva funciona de forma satisfatória? b) Como a coleta seletiva pode ser mais eficiente? |
a) Como implantar a coleta seletiva na escola? b) Como conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva? |
- Resposta pessoal.
- Resposta pessoal
Agora, você e seus colegas vão produzir caixas de coleta seletiva para dispor na escola. Discutam os tópicos a seguir e anotem no caderno como se organizarão: quais materiais serão utilizados, o que escreverão nos cartazes etc.
- Façam um levantamento dos materiais necessários, analisando o tamanho das caixas que serão usadas e como elas serão identificadas.
- Produzam cartazes para conscientizar os colegas de outras turmas sobre a importância da coleta seletiva.
- Com o professor, verifiquem como o material coletado será destinado aos centros de reciclagem da sua região.
Sugestão de leitura
Duda cata tudo, de Sheila Kaplan e Anna Simonin. Rio de Janeiro: Rovelle, 2015.
Preocupado com a quantidade de lixo produzido e descartado de maneira inadequada, Duda organiza com a turma da escola uma divertida brincadeira de coleta seletiva e reaproveitamento.
MANUAL DO PROFESSOR
Aula 2 - Orientações
Organize os alunos em grupos para que eles preparem o produto final. No trabalho em equipe, cada membro deve saber o que os outros estão fazendo e reconhecer sua importância para o sucesso da tarefa. Os alunos devem compreender que os objetivos são comuns e as metas coletivas. Ao dividir as tarefas e planejar como serão as caixas e os cartazes da coleta seletiva, os alunos estarão trabalhando uma das habilidades do pensamento computacional, a decomposição de um problema.
Cada grupo pode ficar responsável por fazer a caixa de coleta de um tipo de material reciclável (papel, plástico, metal e vidro). Pode ser feita mais de uma caixa de cada tipo, dependendo dos pontos escolhidos pela escola para deixá-las. Avalie com os alunos os possíveis locais onde serão colocadas as caixas da coleta seletiva.
Determine com eles quantos cartazes serão produzidos para colocar em diferentes pontos da escola. Cada um dos grupos já formados para a confecção das caixas pode fazer um cartaz, por exemplo. Outra possibilidade é designar um ou mais grupos apenas para essa tarefa.
Há outros desdobramentos que poderão acontecer a partir deste projeto integrador, além da coleta seletiva. Por exemplo, pesquisar como fazer a compostagem na escola a fim de reduzir o lixo orgânico descartado e adubar o jardim ou uma horta, se houver possibilidade de cultivá-la na escola. A compostagem é feita a partir do descarte de restos de alimento, cascas de frutas e de outros materiais orgânicos.
O produto final também pode envolver a comunidade. Para isso, é importante fazer um levantamento de dados sobre os serviços de coleta seletiva de lixo no município: se está em funcionamento, em quais bairros ele é realizado, a qualidade do serviço prestado, a quantidade de lixo coletado mensalmente etc. Depois, oriente os alunos a analisar quais dos pontos mencionados anteriormente podem ser melhorados e a apresentar sugestões às autoridades, por meio de uma carta coletiva a ser enviada à câmara de vereadores do município.
84
Finalizando
Vamos avaliar
Avaliação de resultado.
Forme uma roda de conversa com seus colegas e discutam sobre os seguintes tópicos:
- Qual ou quais das atitudes sustentáveis (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar) você já praticava em seu dia a dia?
- O contato com este projeto modificou o modo como você se relaciona com os materiais e produtos consumidos? Se sim, explique.
Hora de compartilhar!
Chegou o momento de compartilhar nossas descobertas com outras pessoas.
Vamos ampliar o trabalho de conscientização sobre coleta seletiva? Para isso, convidem pessoas da comunidade para uma oficina sobre produção de caixas de coleta seletiva, como as feitas na etapa anterior.
Organizem-se para mostrar aos convidados os materiais utilizados e como fazer as caixas. Em seguida, discutam com o professor e os convidados em quais locais do bairro podem distribuir as caixas, para incentivar a comunidade a participar da coletiva seletiva.
Quando definirem os locais, façam folhetos informativos para entregar aos moradores da região.
Registre abaixo os principais conhecimentos adquiridos neste projeto.
MANUAL DO PROFESSOR
Finalizando
Inicie a aula avaliando o desenvolvimento dos alunos no decorrer do projeto com as questões do boxe Vamos avaliar.
Retome a questão norteadora do início do projeto e pergunte: Quais são os materiais que utilizamos com mais frequência no dia a dia? Quais são seus principais usos? Quais atitudes sustentáveis podemos adotar em relação à sua utilização?
De acordo com as respostas, verifique se eles adquiriram os conhecimentos esperados no final do projeto.
Hora de compartilhar!
Organize com a turma o dia em que será realizada a apresentação do produto final à comunidade escolar. As outras turmas podem ser convidadas a circular pela escola para conhecer os pontos reservados para a coleta seletiva e ouvir as explicações dos grupos que elaboraram o produto final. Depois, os grupos podem compartilhar este projeto com seus amigos e familiares, para que a proposta envolva a comunidade exterior à escola, alcançando os moradores da região.
Agende um dia para organizar as oficinas de produção de caixas de coleta seletiva, convidando pessoas da comunidade. Nesse dia, cada grupo deve realizar uma oficina, que poderá ser feita simultaneamente em diversas salas de aula.
85
Avaliando o nosso projeto
Autoavaliação.
Ouça com atenção as orientações do professor para compreender o que significa cada item a ser avaliado. Depois, responda a cada pergunta preenchendo o quadrinho correspondente considerando o modo como você se avalia.
Sim | Às vezes | Nem sempre | |
---|---|---|---|
Ouvi e respeitei a opinião dos colegas e contribuí para manter um bom relacionamento entre todos? | |||
Demonstrei interesse nas atividades propostas e participei ativamente delas? | |||
Compreendi o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade? | |||
Levantei hipóteses e consultei diferentes materiais de pesquisa? | |||
Utilizei recursos digitais de modo adequado, conforme as orientações do professor? | |||
Atingi os objetivos do projeto? |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliando o nosso projeto
Converse com os alunos para confirmar se todas as atividades foram realizadas e se os objetivos foram alcançados, conforme conversado no início do projeto. Nesse momento, é importante propor à turma uma reflexão sobre o envolvimento, a participação nos trabalhos, a colaboração com os colegas de grupo e o empenho em resolver os problemas surgidos no decorrer do projeto.
Pergunte quais foram as etapas do projeto de que mais gostaram e como elas contribuíram para ampliar seu conhecimento sobre sustentabilidade. Em seguida, oriente-os a responder individualmente às questões da autoavaliação.
Após esse processo, converse com cada aluno sobre os pontos fortes e as fragilidades de cada um, o que pode ser feito para superar essa dificuldade, quais atitudes podem mudar para que todos aproveitem mais os estudos, tanto individual quanto coletivamente. A satisfação pessoal ao aprender e superar dificuldades contribui para fortalecer a autoconfiança e para manter uma atitude positiva diante dos desafios escolares.
CONCLUSÃO DO PROJETO 4
Reflexão sobre as avaliações
A proposta de oferecer projetos integradores tem o objetivo de proporcionar ao aluno a vivência como sujeito participativo do próprio processo de aquisição de conhecimento, superando a condição de receptor para se transformar gradativamente em agente da própria aprendizagem, atuando ativamente em pesquisas, experimentos e atividades em grupo, tornando-se cada vez mais autônomo. Ao desenvolver o trabalho com projetos, que envolve pesquisas, experimentos, elaboração de hipóteses, conclusões que as refutem ou confirmem, e atividades diversificadas, propõem-se também diversificadas formas de avaliação: avaliação diagnóstica, de processo ou formativa, de resultado e autoavaliação.
Os diversos momentos de avaliação propostos neste projeto 4, Sustentabilidade, foram elaborados para levantar e mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados (avaliação diagnóstica), para acompanhar as aprendizagens deles no decorrer das etapas e permitir que o professor obtenha parâmetros sobre o que será preciso mudar em seu planejamento para que todos os alunos, mesmo com diferentes desempenhos, possam atingir os objetivos determinados (avaliação formativa ou de processo) e, por fim, para verificar os resultados das aprendizagens no final do projeto (avaliação de resultado).
Avaliar é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem. Esse sempre foi o papel tradicional das avaliações: propõe-se uma prova, atribui-se uma nota e o aluno é promovido ou não. No entanto, essa forma simplificada de avaliar já não atende à complexidade das habilidades exigidas em um mundo em contínua e rápida transformação. Assim, a escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas, sociais, culturais e econômicas e proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver "várias inteligências", não se restringindo aos componentes curriculares tradicionais. Nesse sentido, após participar dos experimentos, realizar as atividades e se envolver nas várias propostas de avaliação, ao finalizar o projeto 4, espera-se que os alunos estejam aptos a responder à questão norteadora e às demais propostas abaixo.
Quais atitudes sustentáveis podemos adotar em relação aos materiais que utilizamos com mais frequência no dia a dia?
Para avaliar se estão aptos a respondê-la, ou seja, se eles compreenderam que atitudes sustentáveis podem ser adotadas em relação aos materiais estudados nas etapas do projeto, sugerimos reuni-los em uma roda de conversa e refletir coletivamente sobre os objetivos do projeto, questionando e solicitando aos alunos que expliquem suas respostas fundamentando-as com argumentos:
- Por que a redução do consumo de determinados produtos é importante para o meio ambiente?
- Você compreendeu por que é preciso repensar o consumo de determinados produtos industrializados?
- Você compreendeu por que é necessário reciclar e quais objetos podem ser reciclados?
- Você consegue identificar materiais pelas características, como o tempo que um material demora para se decompor no meio ambiente?
- Você propôs aos seus responsáveis a reutilização de produtos e objetos e explicou por que é importante adotar essas atitudes?
- Você explicou aos seus responsáveis como separar as embalagens e objetos que podem ser reciclados?
- Você identificou que há produtos que exigem uma grande quantidade de água em seu processo de produção? Dê exemplos.
- Você compreendeu como a redução do consumo de água pode diminuir os danos ao meio ambiente?
- Você compreendeu por que o excesso de lixo é um sério problema ambiental?
- Você e seus responsáveis mudaram algumas atitudes para economizar energia elétrica?
- Você compreendeu os danos que os plásticos provocam nos rios, mares e nos animais que vivem nesses ambientes?
- O que você aprendeu com os colegas ao trabalhar em grupo? Explique.
- Você contribuiu para a elaboração da arte apresentada no produto final do projeto? Ficou satisfeito com seu trabalho?
- Houve recursos ou dispositivos disponíveis para que você e os colegas conseguissem fazer as pesquisas na internet e as tarefas solicitadas?
- Houve comunicação entre a escola e os responsáveis para que vocês fossem apoiados nas pesquisas e tarefas?
As anotações feitas pelo professor durante a conversa podem ser utilizadas na elaboração de relatórios sobre o desempenho geral da turma, de cada grupo, ou de cada aluno individualmente. Os relatórios coletivos e individuais de acompanhamento de aprendizagem possibilitam, respectivamente, uma visão geral das ações da escola que precisam ser melhoradas e parâmetros sobre o desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC e dos componentes essenciais da PNA voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A organização dessas informações nos relatórios, além de facilitar a reorientação do planejamento, serve de subsídio para as reuniões de conselho de classe e para o atendimento de pais ou responsáveis.
Sugestão de relatórios
Relatório coletivo de indicadores de aprendizagem
Turma:
Professor:
Projeto integrador 4 - Sustentabilidade
O relatório coletivo deve apresentar uma breve descrição da turma, abordando o número de alunos, a média de idade, a dinâmica individual e de interação em grupo, o envolvimento e a participação nos trabalhos propostos. Na sequência, deve explicar o propósito do trabalho com projetos integradores e os objetivos e expectativas sobre o projeto 4. Esse relatório pode apontar as dificuldades gerais da turma durante a execução do projeto, por exemplo: os alunos não têm acesso a recipientes de coleta seletiva de materiais recicláveis; os alunos não conseguiram compreender por que o excesso de plástico pode ser prejudicial ao meio ambiente e à vida aquática; os alunos não conseguiram convencer seus responsáveis a mudar atitudes para descartar o lixo adequadamente e separar o que pode ser reciclado; as pesquisas não foram realizadas por falta de materiais impressos e de acesso à internet, entre outras observadas pelo professor no decorrer do projeto. Ao conhecer as dificuldades gerais dos alunos, a equipe pedagógica pode tentar se mobilizar para solucionar algumas delas e também mobilizar os responsáveis para que tenham uma participação mais ativa na vida escolar dos alunos, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os responsáveis pelo aluno.
O relatório coletivo deve ressaltar que o trabalho com projetos integradores favorece a autonomia e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem por meio de experimentos, pesquisas e atividades diversificadas, individuais, em dupla e em grupos, para ampliar os conhecimentos deles e aplicá-los em um produto final apresentado à comunidade e a alguns convidados.
No caso específico deste projeto, a escola poderia colocar recipientes para coleta seletiva de materiais recicláveis em um local acessível e incentivar a comunidade a contribuir com a reciclagem.
Relatório individual de indicadores de aprendizagem
Estudante: Turma:
Professor:
Projeto integrador 4 - Sustentabilidade
O relatório individual deve estar focado no aluno e no seu desempenho individual. Não se deve compará-lo com outros alunos, pois cada indivíduo é único, com ritmo próprio e potencial para desenvolver diferentes competências e habilidades. O relatório pode abordar como o aluno interage com os demais, a participação dele nas aulas, nas pesquisas, nos trabalhos em grupos e as contribuições dadas aos colegas, o envolvimento dele na elaboração do produto final e as reflexões apresentadas nos momentos de autoavaliação. Para elaborar o relatório individual, é importante conhecer as potencialidades do aluno, analisar o desempenho dele durante o desenvolvimento do projeto 4, compreender quais foram as suas dificuldades e relatar o que será feito para ajudá-lo a superá-las. As conversas individuais são valiosas e oferecem subsídios para o professor encontrar estratégias que apoiem os alunos que apresentem dificuldades semelhantes.
Ao entregar o relatório aos responsáveis, é essencial enfatizar que o apoio dos familiares é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar do aluno. Nesse sentido, também é fundamental que a escola esteja a par da realidade da comunidade e procure manter a parceria e a proximidade entre a equipe escolar, os responsáveis, os alunos e demais envolvidos na educação deles.