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APRESENTAÇÃO

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A ENTRAR NO MUNDO DA ARTE. ELA ESTÁ MAIS PRESENTE EM SUA VIDA DO QUE VOCÊ PENSA. A ARTE PODE SER ENCONTRADA NOS MUSEUS, NOS TEATROS, NOS LIVROS E TAMBÉM EM NOSSO COTIDIANO: NAS MÚSICAS DE QUE GOSTA, NOS FILMES A QUE ASSISTE, NAS REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE LÊ, NAS SUAS BRINCADEIRAS COM OS AMIGOS, NA RUA ONDE MORA E ATÉ NA SUA CASA!

NESTE LIVRO, SUGERIMOS ALGUNS CAMINHOS PARA QUE VOCÊ APRECIE, CONHEÇA E PRODUZA ARTE. NAS AULAS DE ARTE, VOCÊ PODERÁ APRENDER AO DESFRUTAR DA PRODUÇÃO DOS ARTISTAS, AO INVESTIGAR SEUS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TAMBÉM AO CRIAR TRABALHOS QUE CONVERSAM COM A ARTE QUE ESTÁ NO MUNDO.

DESEJAMOS QUE VOCÊ VIVA SEUS DESAFIOS COM ENTUSIASMO E REALIZE GRANDES DESCOBERTAS!

OS AUTORES.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sentadas no chão. Atrás delas, duas crianças estão em pé e com as mãos para cima. Fim da imagem.

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SEU LIVRO É ASSIM

ESTE É O SEU LIVRO DE ARTE.

CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO DELE.

O QUE EU JÁ SEI?

NESTA SEÇÃO INICIAL, VOCÊ VAI DESCOBRIR QUE SABE MUITAS COISAS SOBRE ARTE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DE UNIDADE

PRIMEIROS CONTATOS

VOCÊ VAI PERCEBER O QUE SABE SOBRE O ASSUNTO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DE CAPÍTULO

VOCÊ VAI ENTRAR EM CONTATO COM TEMAS LIGADOS À ARTE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

VOCÊ VAI APLICAR OS CONHECIMENTOS ESTUDADOS, ELABORANDO DIVERSOS TIPOS DE TRABALHOS ARTÍSTICOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

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O QUE EU APRENDI?

VOCÊ VAI AVALIAR O QUE FOI ESTUDADO AO LONGO DE ALGUNS CAPÍTULOS E REFLETIR SOBRE A SUA APRENDIZAGEM E SUA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

AVALIAÇÃO FINAL

NESTA SEÇÃO FINAL, VOCÊ VAI AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO ANO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página dupla composta por textos. Fim da imagem.

INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES

VOCÊ VAI AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E SE ENTRETER COM OS LIVROS INDICADOS NESSA SEÇÃO

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

ÍCONES

NESTE LIVRO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ÍCONES QUE INDICARÃO A FORMA COMO SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES. SÃO ELES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

TAREFA DE CASA

Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ESCRITA

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SUMÁRIO

O QUE EU JÁ SEI?, p. 8

UNIDADE 1. FORMAS E CORES, p. 10

1. FORMAS DE LINHAS RETAS, p. 12

VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS!, p. 13

2. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS, p. 16

VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS!, p. 18

VAMOS PINTAR COMO POLLOCK?, p. 19

O QUE EU APRENDI?, p. 20

3. BRINCAR COM AS CORES, p. 22

VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA!, p. 25

4. PADRÕES, p. 26

BRINQUE COM OS PADRÕES!, p. 27

O QUE EU APRENDI?, p. 30

Imagem: Pintura composta por formas geométricas. Na parte superior, rosto de uma pessoa com olhos grandes e abaixo, uma camiseta listrada e azul com um círculo vermelho.  Fim da imagem.

UNIDADE 2. BICHOS, p. 32

1. PESSOAS E BICHOS, p. 34

DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS!, p. 37

2. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO, p. 38

COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO?, p. 41

O QUE EU APRENDI?, p. 42

3. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES, p. 44

VAMOS DESENHAR!, p. 47

4. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES!, p. 48

VAMOS CONSTRUIR!, p. 51

O QUE EU APRENDI?, p. 52

Imagem: Pintura. Uma ave cinza e marrom está pousada de lado e acima dela há um retângulo preto. Ao fundo, pinturas egípcias em parede amarela.  Fim da imagem.

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UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS, p. 54

1. CASAS DIFERENTES!, p. 56

QUE TAL MORAR EM UMA CASA ARREDONDADA?, p. 59

2. CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS?, p. 60

DESENHE UMA CASA ENGRAÇADA!, p. 63

O QUE EU APRENDI?, p. 64

3. FACHADAS COLORIDAS, p. 66

QUE TAL CONSTRUIR CASAS?, p. 68

4. CASTELOS E LABIRINTOS, p. 70

VAMOS CRIAR UM GRANDE LABIRINTO!, p. 73

O QUE EU APRENDI?, p. 74

Imagem: Fotografia. Construção com formato de castelo. Na lateral há uma torre vermelha com detalhes cinza e no topo, uma bandeira. Fim da imagem.

UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO, p. 76

1. O CIRCO, p. 78

VAMOS DESENHAR CIRCOS!, p. 81

2. O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS!, p. 82

FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO!, p. 85

O QUE EU APRENDI?, p. 86

3. O CIRCO CONTEMPORÂNEO, p. 88

MOVIMENTOS COMBINADOS, p. 91

4. O CIRCO CONTA HISTÓRIAS, p. 92

PALHAÇOS EM CENA!, p. 94

VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA DE CIRCO!, p. 98

O QUE EU APRENDI?, p. 100

AVALIAÇÃO FINAL, p. 102

INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES, p. 104

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS, p. 110