3
APRESENTAÇÃO
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A ENTRAR NO MUNDO DA ARTE. ELA ESTÁ MAIS PRESENTE EM SUA VIDA DO QUE VOCÊ PENSA. A ARTE PODE SER ENCONTRADA NOS MUSEUS, NOS TEATROS, NOS LIVROS E TAMBÉM EM NOSSO COTIDIANO: NAS MÚSICAS DE QUE GOSTA, NOS FILMES A QUE ASSISTE, NAS REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE LÊ, NAS SUAS BRINCADEIRAS COM OS AMIGOS, NA RUA ONDE MORA E ATÉ NA SUA CASA!
NESTE LIVRO, SUGERIMOS ALGUNS CAMINHOS PARA QUE VOCÊ APRECIE, CONHEÇA E PRODUZA ARTE. NAS AULAS DE ARTE, VOCÊ PODERÁ APRENDER AO DESFRUTAR DA PRODUÇÃO DOS ARTISTAS, AO INVESTIGAR SEUS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TAMBÉM AO CRIAR TRABALHOS QUE CONVERSAM COM A ARTE QUE ESTÁ NO MUNDO.
DESEJAMOS QUE VOCÊ VIVA SEUS DESAFIOS COM ENTUSIASMO E REALIZE GRANDES DESCOBERTAS!
OS AUTORES.

4
SEU LIVRO É ASSIM
ESTE É O SEU LIVRO DE ARTE.
CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO DELE.
O QUE EU JÁ SEI?
NESTA SEÇÃO INICIAL, VOCÊ VAI DESCOBRIR QUE SABE MUITAS COISAS SOBRE ARTE.

ABERTURA DE UNIDADE
PRIMEIROS CONTATOS
VOCÊ VAI PERCEBER O QUE SABE SOBRE O ASSUNTO.

ABERTURA DE CAPÍTULO
VOCÊ VAI ENTRAR EM CONTATO COM TEMAS LIGADOS À ARTE.

VOCÊ VAI APLICAR OS CONHECIMENTOS ESTUDADOS, ELABORANDO DIVERSOS TIPOS DE TRABALHOS ARTÍSTICOS.

5
O QUE EU APRENDI?
VOCÊ VAI AVALIAR O QUE FOI ESTUDADO AO LONGO DE ALGUNS CAPÍTULOS E REFLETIR SOBRE A SUA APRENDIZAGEM E SUA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.

AVALIAÇÃO FINAL
NESTA SEÇÃO FINAL, VOCÊ VAI AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO ANO.
INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES
VOCÊ VAI AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E SE ENTRETER COM OS LIVROS INDICADOS NESSA SEÇÃO

ÍCONES
NESTE LIVRO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ÍCONES QUE INDICARÃO A FORMA COMO SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES. SÃO ELES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
TAREFA DE CASA
ATIVIDADE ESCRITA
6
SUMÁRIO
O QUE EU JÁ SEI?, p. 8
UNIDADE 1. FORMAS E CORES, p. 10
1. FORMAS DE LINHAS RETAS, p. 12
VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS!, p. 13
2. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS, p. 16
VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS!, p. 18
VAMOS PINTAR COMO POLLOCK?, p. 19
O QUE EU APRENDI?, p. 20
3. BRINCAR COM AS CORES, p. 22
VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA!, p. 25
4. PADRÕES, p. 26
BRINQUE COM OS PADRÕES!, p. 27
O QUE EU APRENDI?, p. 30

UNIDADE 2. BICHOS, p. 32
1. PESSOAS E BICHOS, p. 34
DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS!, p. 37
2. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO, p. 38
COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO?, p. 41
O QUE EU APRENDI?, p. 42
3. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES, p. 44
VAMOS DESENHAR!, p. 47
4. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES!, p. 48
VAMOS CONSTRUIR!, p. 51
O QUE EU APRENDI?, p. 52

7
UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS, p. 54
1. CASAS DIFERENTES!, p. 56
QUE TAL MORAR EM UMA CASA ARREDONDADA?, p. 59
2. CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS?, p. 60
DESENHE UMA CASA ENGRAÇADA!, p. 63
O QUE EU APRENDI?, p. 64
3. FACHADAS COLORIDAS, p. 66
QUE TAL CONSTRUIR CASAS?, p. 68
4. CASTELOS E LABIRINTOS, p. 70
VAMOS CRIAR UM GRANDE LABIRINTO!, p. 73
O QUE EU APRENDI?, p. 74

UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO, p. 76
1. O CIRCO, p. 78
VAMOS DESENHAR CIRCOS!, p. 81
2. O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS!, p. 82
FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO!, p. 85
O QUE EU APRENDI?, p. 86
3. O CIRCO CONTEMPORÂNEO, p. 88
MOVIMENTOS COMBINADOS, p. 91
4. O CIRCO CONTA HISTÓRIAS, p. 92
PALHAÇOS EM CENA!, p. 94
VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA DE CIRCO!, p. 98
O QUE EU APRENDI?, p. 100

AVALIAÇÃO FINAL, p. 102
INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES, p. 104
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS, p. 110