8

O QUE JÁ SEI?

ALGUNS CONHECIMENTOS DO MUNDO DA ARTE PODEM APOIAR SUAS APRENDIZAGENS DO ANO, POR ISSO, ANTES DE DAR INÍCIO A ESTE LIVRO, QUEREMOS AVALIAR O QUE VOCÊ JÁ SABE.

  1. DESENHE DUAS FORMAS DIFERENTES, ESCOLHENDO ENTRE UM QUADRADO, UM TRIÂNGULO E UM CÍRCULO. VOCÊ VAI COLORIR CADA FORMA COM UMA COR.
  1. EXISTEM PESSOAS MAIORES E MENORES DO QUE BICHOS. COMPLETE AS FRASES:
    • UMA PESSOA PODE SER MAIOR DO QUE UM(A) _____.
    • UMA PESSOA PODE SER MENOR DO QUE UM(A) _____.

9

  1. LIGUE OS NOMES ÀS SUAS IMAGENS.

    Coluna 1

    CASA

    CASTELO

    LABIRINTO

    Coluna 2

Imagem: Ilustração. Um labirinto verde com a entrada na parte superior esquerda e a saída na parte inferior direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um castelo grande com bandeiras vermelhas no topo das torres.  Fim da imagem.
  1. QUE ARTISTAS TRABALHAM EM UM CIRCO? VOCÊ PODE ESCREVER ALGUNS DE SEUS NOMES OU DESENHÁ-LOS ABAIXO.

    _____.

10

UNIDADE 1. FORMAS E CORES

Imagem: Pintura composta por formas geométricas. Na parte superior, rosto de uma pessoa com olhos grandes. No olho direito há retângulos vermelhos e no olho esquerdo, retângulo azul. Abaixo, uma camiseta listrada e azul com um círculo vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: COMEDOR DE SOL, 1955. JOAN MIRÓ. LITOGRAFIA, 76 x 56 CM. MUSEU LEOPOLD HOESCH, DÜREN, ALEMANHA. FIM DA LEGENDA.

11

Imagem: Pintura composta por formas geométricas. Na parte superior, um pássaro preto está voando no céu. Ao seu lado há um círculo vermelho e atrás, linhas circulares amarelas. Na parte inferior, um animal com orelhas compridas está segurando uma boneca. À esquerda, mancha verde e à direita, mancha azul e amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: FIGURA EM FRENTE A UM SOL VERMELHO, 1950. JOAN MIRÓ. LITOGRAFIA, 65 x 50 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar

PRIMEIROS CONTATOS

CADA ARTISTA ESCOLHE AS FORMAS E AS CORES QUE USA E DECIDE COMO AS ORGANIZA.

OBSERVE AS IMAGENS DAS OBRAS DO ARTISTA CATALÃO JOAN MIRÓ.

  • ELAS TÊM ALGUMA SEMELHANÇA? QUAIS SÃO AS CORES E AS FORMAS USADAS PELO ARTISTA?
  • DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ?

Fim do complemento.

12

1. FORMAS DE LINHAS RETAS

AS LINHAS SÃO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CRIAÇÃO DE UM DESENHO OU DE UMA PINTURA.

LINHAS RETAS PODEM SER USADAS PARA FORMAR QUADRADOS, TRIÂNGULOS, RETÂNGULOS E OUTRAS FIGURAS GEOMÉTRICAS.

Imagem: Ilustração. Retângulo, losango, pentágono, hexágono, trapézio, quadrado e triângulo. Fim da imagem.

VOCÊ PODE PERCEBER FORMAS GEOMÉTRICAS COMO ESSAS EM MUITOS OBJETOS! OBSERVE.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS!

VOCÊ PODE DESENHAR LIGANDO OS PONTOS COM LINHAS CURVAS OU RETAS, RÁPIDAS OU LENTAS.

Ilustração. Vários pontos pretos espalhados sobre fundo branco.

Fim do complemento.

14

OBSERVE COMO OS ARTISTAS BRASILEIROS LASAR SEGALL E MARIA LEONTINA UTILIZARAM FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIAR SUAS PINTURAS.

LEGENDA: PAISAGEM BRASILEIRA, 1925. LASAR SEGALL. ÓLEO SOBRE TELA, 64 x 54 CM. MUSEU LASAR SEGALL, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

15

Imagem: Pintura composta por formas geométricas. No centro há um círculo com borda dourada e dentro há um círculo vermelho com borda preta. Em volta há linhas retas, triângulos, retângulos e mais círculos de cores variadas: vermelho, branco, dourado, cinza e marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: COMPOSIÇÃO, 1956. MARIA LEONTINA. GUACHE SOBRE CARTÃO, 35 x 26 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

16

2. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS

OBSERVE COMO O ARTISTA NORTE-AMERICANO JACKSON POLLOCK PINTAVA COM LINHAS ARREDONDADAS.

A TINTA ERA BEM LÍQUIDA, PINGAVA DO PINCEL ACOMPANHANDO OS MOVIMENTOS QUE ELE FAZIA.

POLLOCK SE MOVIMENTAVA EM TORNO DA TELA ESTICADA NO CHÃO E ATÉ MESMO PISAVA NELA!

Imagem: Fotografia em preto e branco. Jackson, homem calvo com jaqueta, calça e sapatos está agachado e segurando um pó com a mão direita virada para cima. Ele joga o pó sobre uma tela, que está no chão. Ao fundo, um quadro e paredes de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: JACKSON POLLOCK TRABALHANDO EM SEU ESTÚDIO, 1949. FIM DA LEGENDA.

17

LEGENDA: JACKSON POLLOCK EM SEU ESTÚDIO, 1949. FIM DA LEGENDA.

A IMAGEM ABAIXO É DE UMA DAS PINTURAS DO ARTISTA.

LEGENDA: NÚMERO 8, 1949. JACKSON POLLOCK. ÓLEO E ESMALTE SOBRE TELA, 86,6 x 180,9 CM. MUSEU NEUBERGER, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE NOVA YORK, HARRISON, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.

18

Boxe complementar:

VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS!

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

VOCÊ VAI TRABALHAR COM UM COLEGA EM UMA GRANDE FOLHA DE PAPEL.

ESCOLHAM AS CORES DE LÃ QUE VÃO USAR E CORTEM AS LINHAS COMO QUISEREM.

VOCÊS PODEM USAR PINCÉIS PARA DESENHAR LINHAS RETAS OU CURVAS COM A COLA E DEPOIS COLAR OS FIOS DE LÃ.

Fim do complemento.

19

Boxe complementar:

VAMOS PINTAR COMO POLLOCK?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COLOQUEM NO CHÃO UMA FOLHA DE PAPEL BEM GRANDE.

ANDEM EM TORNO DELA, MUDANDO DE POSIÇÃO, RESPINGANDO TINTA LÍQUIDA COM SEUS PINCÉIS E FAZENDO SONS LIGADOS A SEUS MOVIMENTOS.

Imagem: Fotografia. Três crianças com camisetas brancas sujas de tinta e bermudas coloridas estão agachadas sobre uma folha grande e segurando pincéis. Na folha há respingos e manchas de tinta colorida. Ao fundo, carteiras escolares, desenhos pendurados na parede e brinquedos. Fim da imagem.

Fim do complemento.

20

O QUE EU APRENDI?

  1. DESENHE UMA LINHA RÁPIDA COM A MÃO DIREITA E, AO MESMO TEMPO, FAÇA UMA LINHA LENTA COM A MÃO ESQUERDA.
  1. OBSERVE A REPRODUÇÃO DA TELA PAISAGEM BRASILEIRA, DO PINTOR LASAR SEGALL. DEPOIS, MARQUE UM X NAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE ELE USOU EM SUA OBRA.
Imagem: Pintura composta por formas geométricas. Na parte inferior há duas cabras vermelhas ao lado de duas pessoas em tons de rosa. Em volta há plantas em tons de verde com formato oval. Ao fundo, casas coloridas e quadradas e o campo em tons de verde com formato de quadrado. Atrás há morros, árvores e o sol circular.  Fim da imagem.

( ) FRUTAS, PÁSSAROS E ELEFANTES.

( ) RETÂNGULOS, QUADRADOS E CÍRCULOS.

( ) LINHAS, CORES E REPETIÇÕES.

  1. SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER UMA FORMA GEOMÉTRICA PARA SEU BOLO DE ANIVERSÁRIO, QUAL SERIA? QUAL OUTRA FORMA GEOMÉTRICA ESCOLHERIA PARA O BOLO DE UM COLEGA QUE FAZ ANOS NO MESMO DIA?

    _____.

21

  1. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA TÉCNICA DE PINTURA DO ARTISTA JACKSON POLLOCK?

    _____.

  1. O SOM DE QUAL BICHO INSPIRA VOCÊ A PINTAR UMA LINHA RÁPIDA? E O SOM DE QUAL BICHO INSPIRA VOCÊ A PINTAR UMA LINHA LENTA?

    _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS:_____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.

PORQUE _____.

22

3. BRINCAR COM AS CORES

A VARIAÇÃO DE TONALIDADE DIFERENCIA UMA COR DE OUTRA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO QUADRO ABAIXO.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

ESCREVA NA ÚLTIMA COLUNA DO QUADRO O NOME DE ALGO QUE SEJA DA COR INDICADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

CLARO

ESCURO

COISA DESSA COR

AZUL

_____.

VERMELHO

Quadrado vermelho-claro

Quadrado vermelho

Quadrado vermelho-escuro

_____.

AMARELO

Quadrado amarelo

Quadrado amarelo escuro.

_____.

LARANJA

Quadrado laranja escuro

_____.

ROXO

_____.

CINZA

_____.

MARROM

_____.

VERDE

Quadrado verde-claro

_____.

VIOLETA

_____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

AGORA, RESPONDA:

23

OBSERVE ABAIXO COMO MUDANÇAS DE COR PODEM ALTERAR UMA IMAGEM.

Imagem: Pintura. Árvores e arbustos em tons de verde sobre gramado amarelo. Ao fundo, o céu em tons de verde e azul.  Pintura em preto e branco. Árvores e arbustos sobre gramado. Ao fundo, nuvens no céu.   Fim da imagem.

LEGENDA: CAMPO DE TRIGO COM CIPRESTES, 1889. VINCENT VAN GOGH. ÓLEO SOBRE TELA, 72,5 x 91,5 CM. GALERIA NACIONAL, LONDRES, INGLATERRA. FIM DA LEGENDA.

AS CORES DA IMAGEM NO ALTO À ESQUERDA CORRESPONDEM ÀS USADAS PELO ARTISTA HOLANDÊS VINCENT VAN GOGH EM SUA PINTURA.

ELA FOI MODIFICADA NO COMPUTADOR PARA OBTERMOS AS OUTRAS TRÊS IMAGENS.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

24

VÁRIOS ARTISTAS ASSOCIAM AS CORES ÀS EMOÇÕES. PARA VOCÊ:

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

LEGENDA: A PINTORA BARBARA ROCHLITZ. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: BRINCANDO, 2007. BARBARA ROCHLITZ. ÓLEO SOBRE TELA, 30 x 50 CM. GALERIA JACQUES ARDIÈS, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

25

Boxe complementar:

VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA!

ESCOLHA AS CORES QUE VOCÊ VAI USAR PARA RECOLORIR DO SEU JEITO ESTA IMAGEM EM PRETO E BRANCO DA OBRA DE BARBARA ROCHLITZ.

DESENHE VOCÊ BRINCANDO NO MEIO DAS OUTRAS CRIANÇAS. ESCOLHA SUA BRINCADEIRA PREFERIDA!

Imagem: Pintura em preto e branco. À esquerda, uma menina está segurando um ioiô com a mão esquerda e um pirulito com a mão direita. Na frente dela, uma menina está segurando uma peteca. No centro, uma menina está segurando uma bola grande. Atrás dela, duas crianças estão brincando em um tanque de areia circular. Em volta delas há baldes e pás. À direita, uma mulher está sentada em um banco e segurando uma banana. Na frente dela, uma menina está com a mão estendida ao lado de um carrinho de boneca. Atrás delas, três meninos estão jogando futebol. Em volta há muitas plantas, flores e árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • ESCREVA UMA LEGENDA PARA A OBRA QUE VOCÊ MODIFICOU.

    NOVO TÍTULO DA OBRA

    _____.

    AUTOR DA MODIFICAÇÃO

    _____.

    ANO EM QUE FOI MODIFICADA

    _____.

Fim do complemento.

26

4. PADRÕES

FORMAS E CORES PODEM SER ORGANIZADAS NO ESPAÇO EM PADRÕES QUE SE REPETEM REGULARMENTE, COMO EM UM TABULEIRO DE JOGO OU EM ESTAMPAS DE TECIDO.

LEGENDA: TABULEIRO DE XADREZ. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: RETALHOS DE TECIDO. FIM DA LEGENDA.

PODEMOS RECONHECER PADRÕES GEOMÉTRICOS NO TRABALHO DE VÁRIOS ARTISTAS. OBSERVE ABAIXO A IMAGEM DE UMA OBRA DO PINTOR BRASILEIRO LUIZ SACILOTTO.

LEGENDA: CONCREÇÃO 6048, 1960. LUIZ SACILOTTO. ÓLEO SOBRE TELA, 60 x 120 CM. PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

27

Boxe complementar:

BRINQUE COM OS PADRÕES!

ESTUDE COMO A IMAGEM FICA SE VOCÊ ESCOLHER OUTRAS CORES PARA TRABALHAR O MESMO PADRÃO.

COMPARE A FIGURA ABAIXO COM A IMAGEM ORIGINAL, NA PÁGINA ANTERIOR. VOCÊ REPAROU QUE ALGUMAS FORMAS SUMIRAM?

COMPLETE ESSA IMAGEM DE UMA MANEIRA DIFERENTE DA ORIGINAL. SE QUISER, VOCÊ PODE USAR FORMAS E CORES DIFERENTES.

Fim do complemento.

28

VOCÊ TAMBÉM PODE PERCEBER PADRÕES NOS SONS.

POR EXEMPLO, EXPERIMENTE:

Imagem: Ilustração. Quadrinhos amarelos com duas mãos no meio representado a palma. E quadrinhos amarelos representando o silêncio. Estão divididos em fileiras: Fileira 1: palma, silêncio.  Fileira 2: palma, palma, palma, silêncio. Fileira 3: palma, palma, palma, silêncio. Fileira 4: palma, palma, palma, silêncio.  Fim da imagem.

CADA SOM TEM UMA DURAÇÃO DE TEMPO.

O PEQUENO SILÊNCIO ENTRE CADA PALMA E OS SILÊNCIOS MAIORES ENTRE CADA SEQUÊNCIA DE TRÊS PALMAS SÃO IMPORTANTES PARA RECONHECERMOS O RITMO DESSE PADRÃO SONORO.

29

EXPERIMENTE BATER PALMAS COM SEUS COLEGAS SEGUINDO O PADRÃO DA IMAGEM A SEGUIR.

EXPLORANDO OS PADRÕES DE REPETIÇÃO DOS SONS, OS SERES HUMANOS APRENDERAM A CRIAR MÚSICA!

30

O QUE EU APRENDI?

  1. SE VOCÊ COLOCAR TINTA BRANCA EM UM POTE QUE JÁ TEM TINTA VERMELHA, A TONALIDADE DA TINTA FICARÁ MAIS CLARA OU MAIS ESCURA?

    _____.

  1. VOCÊ VAI COLORIR OS QUADRADOS EM BRANCO ABAIXO COM CORES QUE TE REMETAM AO FRIO E AO CALOR. ESCREVA SOBRE SUAS ESCOLHAS DE CORES PARA CADA QUADRADO.

_____.

_____.

_____.

  1. PADRÕES SÃO FORMAS QUE SE REPETEM NA IMAGEM. COMPLETE O DESENHO ABAIXO DE MODO A MANTER NAS TRÊS FIGURAS O MESMO PADRÃO.

31

  1. VOCÊ VAI PINTAR ESSES DOIS CATA-VENTOS SEM REPETIR NO SEGUNDO AS CORES USADAS NO PRIMEIRO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Dois cata-ventos um ao lado do outro. Fim da imagem.
  1. CANTE AS SÍLABAS: PÁ PÁ TÁ / PÁ PÁ TÁ / PÁ PÁ TÁ

    NESSAS SÍLABAS QUE VOCÊ CANTOU:

    ( ) OS SONS SEGUEM UM PADRÃO.

    ( ) OS SONS NÃO SEGUEM UM PADRÃO.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS: _____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.

PORQUE _____.