8
O QUE JÁ SEI?
ALGUNS CONHECIMENTOS DO MUNDO DA ARTE PODEM APOIAR SUAS APRENDIZAGENS DO 1º ANO, POR ISSO, ANTES DE DAR INÍCIO A ESTE LIVRO, QUEREMOS AVALIAR O QUE VOCÊ JÁ SABE.
- DESENHE DUAS FORMAS DIFERENTES, ESCOLHENDO ENTRE UM QUADRADO, UM TRIÂNGULO E UM CÍRCULO. VOCÊ VAI COLORIR CADA FORMA COM UMA COR.
- EXISTEM PESSOAS MAIORES E MENORES DO QUE BICHOS. COMPLETE AS FRASES:
- UMA PESSOA PODE SER MAIOR DO QUE UM(A) _____.
- UMA PESSOA PODE SER MENOR DO QUE UM(A) _____.
9
- LIGUE OS NOMES ÀS SUAS IMAGENS.
Coluna 1
CASA
CASTELO
LABIRINTO
Coluna 2
- QUE ARTISTAS TRABALHAM EM UM CIRCO? VOCÊ PODE ESCREVER ALGUNS DE SEUS NOMES OU DESENHÁ-LOS ABAIXO.
_____.
10
UNIDADE 1. FORMAS E CORES
LEGENDA: COMEDOR DE SOL, 1955. JOAN MIRÓ. LITOGRAFIA, 76 x 56 CM. MUSEU LEOPOLD HOESCH, DÜREN, ALEMANHA. FIM DA LEGENDA.
11
LEGENDA: FIGURA EM FRENTE A UM SOL VERMELHO, 1950. JOAN MIRÓ. LITOGRAFIA, 65 x 50 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar
PRIMEIROS CONTATOS
CADA ARTISTA ESCOLHE AS FORMAS E AS CORES QUE USA E DECIDE COMO AS ORGANIZA.
OBSERVE AS IMAGENS DAS OBRAS DO ARTISTA CATALÃO JOAN MIRÓ.
- ELAS TÊM ALGUMA SEMELHANÇA? QUAIS SÃO AS CORES E AS FORMAS USADAS PELO ARTISTA?
- DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ?
Fim do complemento.
12
1. FORMAS DE LINHAS RETAS
AS LINHAS SÃO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CRIAÇÃO DE UM DESENHO OU DE UMA PINTURA.
LINHAS RETAS PODEM SER USADAS PARA FORMAR QUADRADOS, TRIÂNGULOS, RETÂNGULOS E OUTRAS FIGURAS GEOMÉTRICAS.
VOCÊ PODE PERCEBER FORMAS GEOMÉTRICAS COMO ESSAS EM MUITOS OBJETOS! OBSERVE.
- NA SALA DE AULA, EXISTEM OBJETOS COM FORMAS GEOMÉTRICAS? SE SIM, QUAIS?
RECONTE A ADULTOS DE SUA CONVIVÊNCIA O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS E PEÇA AJUDA PARA ESCOLHER UM PEQUENO OBJETO COM ESSE TIPO DE FORMA, PARA MOSTRAR AOS COLEGAS NA ESCOLA.
13
Boxe complementar:
VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS!
VOCÊ PODE DESENHAR LIGANDO OS PONTOS COM LINHAS CURVAS OU RETAS, RÁPIDAS OU LENTAS.
Fim do complemento.
14
OBSERVE COMO OS ARTISTAS BRASILEIROS LASAR SEGALL E MARIA LEONTINA UTILIZARAM FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIAR SUAS PINTURAS.
LEGENDA: PAISAGEM BRASILEIRA, 1925. LASAR SEGALL. ÓLEO SOBRE TELA, 64 x 54 CM. MUSEU LASAR SEGALL, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
15
LEGENDA: COMPOSIÇÃO, 1956. MARIA LEONTINA. GUACHE SOBRE CARTÃO, 35 x 26 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ ENCONTROU NAS IMAGENS ALGUM QUADRADO OU RETÂNGULO?
- HÁ NELAS CÍRCULOS E TRIÂNGULOS?
- QUE CORES OS ARTISTAS USARAM?
- EXISTE ALGO PARECIDO NOS DOIS TRABALHOS?
VAMOS IMAGINAR JUNTOS UMA HISTÓRIA BASEADA NESSAS PINTURAS!
16
2. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS
OBSERVE COMO O ARTISTA NORTE-AMERICANO JACKSON POLLOCK PINTAVA COM LINHAS ARREDONDADAS.
A TINTA ERA BEM LÍQUIDA, PINGAVA DO PINCEL ACOMPANHANDO OS MOVIMENTOS QUE ELE FAZIA.
POLLOCK SE MOVIMENTAVA EM TORNO DA TELA ESTICADA NO CHÃO E ATÉ MESMO PISAVA NELA!
LEGENDA: JACKSON POLLOCK TRABALHANDO EM SEU ESTÚDIO, 1949. FIM DA LEGENDA.
17
LEGENDA: JACKSON POLLOCK EM SEU ESTÚDIO, 1949. FIM DA LEGENDA.
A IMAGEM ABAIXO É DE UMA DAS PINTURAS DO ARTISTA.
LEGENDA: NÚMERO 8, 1949. JACKSON POLLOCK. ÓLEO E ESMALTE SOBRE TELA, 86,6 x 180,9 CM. MUSEU NEUBERGER, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE NOVA YORK, HARRISON, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.
18
Boxe complementar:
VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS!
VOCÊ VAI TRABALHAR COM UM COLEGA EM UMA GRANDE FOLHA DE PAPEL.
ESCOLHAM AS CORES DE LÃ QUE VÃO USAR E CORTEM AS LINHAS COMO QUISEREM.
VOCÊS PODEM USAR PINCÉIS PARA DESENHAR LINHAS RETAS OU CURVAS COM A COLA E DEPOIS COLAR OS FIOS DE LÃ.
Fim do complemento.
19
Boxe complementar:
VAMOS PINTAR COMO POLLOCK?
COLOQUEM NO CHÃO UMA FOLHA DE PAPEL BEM GRANDE.
ANDEM EM TORNO DELA, MUDANDO DE POSIÇÃO, RESPINGANDO TINTA LÍQUIDA COM SEUS PINCÉIS E FAZENDO SONS LIGADOS A SEUS MOVIMENTOS.
Fim do complemento.
20
O QUE EU APRENDI?
- DESENHE UMA LINHA RÁPIDA COM A MÃO DIREITA E, AO MESMO TEMPO, FAÇA UMA LINHA LENTA COM A MÃO ESQUERDA.
- OBSERVE A REPRODUÇÃO DA TELA PAISAGEM BRASILEIRA, DO PINTOR LASAR SEGALL. DEPOIS, MARQUE UM X NAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE ELE USOU EM SUA OBRA.
( ) FRUTAS, PÁSSAROS E ELEFANTES.
( ) RETÂNGULOS, QUADRADOS E CÍRCULOS.
( ) LINHAS, CORES E REPETIÇÕES.
- SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER UMA FORMA GEOMÉTRICA PARA SEU BOLO DE ANIVERSÁRIO, QUAL SERIA? QUAL OUTRA FORMA GEOMÉTRICA ESCOLHERIA PARA O BOLO DE UM COLEGA QUE FAZ ANOS NO MESMO DIA?
_____.
21
- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA TÉCNICA DE PINTURA DO ARTISTA JACKSON POLLOCK?
_____.
- O SOM DE QUAL BICHO INSPIRA VOCÊ A PINTAR UMA LINHA RÁPIDA? E O SOM DE QUAL BICHO INSPIRA VOCÊ A PINTAR UMA LINHA LENTA?
_____.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL |
|||
---|---|---|---|
SIM |
NÃO |
ÀS VEZES |
|
PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS. |
_____. |
_____. |
_____. |
PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO. |
_____. |
_____. |
_____. |
PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS. |
_____. |
_____. |
_____. |
COMENTÁRIOS:_____. |
NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.
PORQUE _____.
22
3. BRINCAR COM AS CORES
A VARIAÇÃO DE TONALIDADE DIFERENCIA UMA COR DE OUTRA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO QUADRO ABAIXO.
ESCREVA NA ÚLTIMA COLUNA DO QUADRO O NOME DE ALGO QUE SEJA DA COR INDICADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
CLARO |
→ |
ESCURO |
COISA DESSA COR |
|
---|---|---|---|---|
AZUL |
|
|
|
_____. |
VERMELHO |
|
|
|
_____. |
AMARELO |
|
|
|
_____. |
LARANJA |
|
|
|
_____. |
ROXO |
|
|
|
_____. |
CINZA |
|
|
|
_____. |
MARROM |
|
|
|
_____. |
VERDE |
|
|
|
_____. |
VIOLETA |
|
|
|
_____. |
AGORA, RESPONDA:
- QUAL É A SUA COR PREFERIDA?
23
OBSERVE ABAIXO COMO MUDANÇAS DE COR PODEM ALTERAR UMA IMAGEM.
LEGENDA: CAMPO DE TRIGO COM CIPRESTES, 1889. VINCENT VAN GOGH. ÓLEO SOBRE TELA, 72,5 x 91,5 CM. GALERIA NACIONAL, LONDRES, INGLATERRA. FIM DA LEGENDA.
AS CORES DA IMAGEM NO ALTO À ESQUERDA CORRESPONDEM ÀS USADAS PELO ARTISTA HOLANDÊS VINCENT VAN GOGH EM SUA PINTURA.
ELA FOI MODIFICADA NO COMPUTADOR PARA OBTERMOS AS OUTRAS TRÊS IMAGENS.
- COMO AS CORES MUDARAM EM CADA IMAGEM?
- DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU?
24
VÁRIOS ARTISTAS ASSOCIAM AS CORES ÀS EMOÇÕES. PARA VOCÊ:
- QUAL É A COR MAIS ALEGRE?
_____.
- E QUAL É A MAIS TRISTE?
_____.
ESSA IMAGEM COM CRIANÇAS BRINCANDO É DE UMA PINTURA DE BARBARA ROCHLITZ.
A ARTISTA NASCEU NA POLÔNIA, MAS VIVE NO BRASIL DESDE OS SEIS ANOS.
LEGENDA: A PINTORA BARBARA ROCHLITZ. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BRINCANDO, 2007. BARBARA ROCHLITZ. ÓLEO SOBRE TELA, 30 x 50 CM. GALERIA JACQUES ARDIÈS, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ JÁ BRINCOU EM ALGUM LUGAR PARECIDO COM ESSE?
- COSTUMA BRINCAR COM ALGUM DESSES BRINQUEDOS?
• QUAIS CORES A ARTISTA USOU NESSA PINTURA?
25
Boxe complementar:
VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA!
ESCOLHA AS CORES QUE VOCÊ VAI USAR PARA RECOLORIR DO SEU JEITO ESTA IMAGEM EM PRETO E BRANCO DA OBRA DE BARBARA ROCHLITZ.
DESENHE VOCÊ BRINCANDO NO MEIO DAS OUTRAS CRIANÇAS. ESCOLHA SUA BRINCADEIRA PREFERIDA!
- ESCREVA UMA LEGENDA PARA A OBRA QUE VOCÊ MODIFICOU.
NOVO TÍTULO DA OBRA
_____.
AUTOR DA MODIFICAÇÃO
_____.
ANO EM QUE FOI MODIFICADA
_____.
Fim do complemento.
26
4. PADRÕES
FORMAS E CORES PODEM SER ORGANIZADAS NO ESPAÇO EM PADRÕES QUE SE REPETEM REGULARMENTE, COMO EM UM TABULEIRO DE JOGO OU EM ESTAMPAS DE TECIDO.
LEGENDA: TABULEIRO DE XADREZ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: RETALHOS DE TECIDO. FIM DA LEGENDA.
PODEMOS RECONHECER PADRÕES GEOMÉTRICOS NO TRABALHO DE VÁRIOS ARTISTAS. OBSERVE ABAIXO A IMAGEM DE UMA OBRA DO PINTOR BRASILEIRO LUIZ SACILOTTO.
LEGENDA: CONCREÇÃO 6048, 1960. LUIZ SACILOTTO. ÓLEO SOBRE TELA, 60 x 120 CM. PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
27
Boxe complementar:
BRINQUE COM OS PADRÕES!
ESTUDE COMO A IMAGEM FICA SE VOCÊ ESCOLHER OUTRAS CORES PARA TRABALHAR O MESMO PADRÃO.
COMPARE A FIGURA ABAIXO COM A IMAGEM ORIGINAL, NA PÁGINA ANTERIOR. VOCÊ REPAROU QUE ALGUMAS FORMAS SUMIRAM?
COMPLETE ESSA IMAGEM DE UMA MANEIRA DIFERENTE DA ORIGINAL. SE QUISER, VOCÊ PODE USAR FORMAS E CORES DIFERENTES.
Fim do complemento.
28
VOCÊ TAMBÉM PODE PERCEBER PADRÕES NOS SONS.
POR EXEMPLO, EXPERIMENTE:
- BATER PALMAS TRÊS VEZES E PARAR UM POUQUINHO;
- BATER MAIS TRÊS PALMAS, PARAR MAIS UM POUQUINHO;
- REPETIR AS PALMAS E PARAR UMA ÚLTIMA VEZ.
A IMAGEM ABAIXO É UM MODO DE ANOTAR O PADRÃO DESSES SONS: UM QUADRINHO COM DESENHO DE MÃOS INDICA UMA PALMA, E O VAZIO, UM MOMENTO DE SILÊNCIO.
CADA SOM TEM UMA DURAÇÃO DE TEMPO.
O PEQUENO SILÊNCIO ENTRE CADA PALMA E OS SILÊNCIOS MAIORES ENTRE CADA SEQUÊNCIA DE TRÊS PALMAS SÃO IMPORTANTES PARA RECONHECERMOS O RITMO DESSE PADRÃO SONORO.
29
EXPERIMENTE BATER PALMAS COM SEUS COLEGAS SEGUINDO O PADRÃO DA IMAGEM A SEGUIR.
EXPLORANDO OS PADRÕES DE REPETIÇÃO DOS SONS, OS SERES HUMANOS APRENDERAM A CRIAR MÚSICA!
30
O QUE EU APRENDI?
- SE VOCÊ COLOCAR TINTA BRANCA EM UM POTE QUE JÁ TEM TINTA VERMELHA, A TONALIDADE DA TINTA FICARÁ MAIS CLARA OU MAIS ESCURA?
_____.
- VOCÊ VAI COLORIR OS QUADRADOS EM BRANCO ABAIXO COM CORES QUE TE REMETAM AO FRIO E AO CALOR. ESCREVA SOBRE SUAS ESCOLHAS DE CORES PARA CADA QUADRADO.
_____.
_____.
_____.
- PADRÕES SÃO FORMAS QUE SE REPETEM NA IMAGEM. COMPLETE O DESENHO ABAIXO DE MODO A MANTER NAS TRÊS FIGURAS O MESMO PADRÃO.
31
- VOCÊ VAI PINTAR ESSES DOIS CATA-VENTOS SEM REPETIR NO SEGUNDO AS CORES USADAS NO PRIMEIRO.
- CANTE AS SÍLABAS: PÁ PÁ TÁ / PÁ PÁ TÁ / PÁ PÁ TÁ
NESSAS SÍLABAS QUE VOCÊ CANTOU:
( ) OS SONS SEGUEM UM PADRÃO.
( ) OS SONS NÃO SEGUEM UM PADRÃO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL |
|||
---|---|---|---|
SIM |
NÃO |
ÀS VEZES |
|
PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS. |
_____. |
_____. |
_____. |
PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO. |
_____. |
_____. |
_____. |
PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS. |
_____. |
_____. |
_____. |
COMENTÁRIOS: _____. |
NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.
PORQUE _____.