32

UNIDADE 2. BICHOS

Imagem: Gravura em preto e branco de um rinoceronte de lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: RINOCERONTE, 1515. ALBRECHT DÜRER. GRAVURA, 24,8 x 31,7 CM. MUSEU BRITÂNICO, LONDRES, INGLATERRA. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

A GRAVURA DO ARTISTA ALEMÃO ALBRECHT DÜRER INSPIROU O ARTISTA CATALÃO SALVADOR DALÍ A CRIAR A ESCULTURA DE RINOCERONTE QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR.

DALÍ DECIDIU TAMBÉM COLOCAR NA ESCULTURA DOIS OURIÇOS-DO-MAR. ELA PESA 3.600 QUILOGRAMAS!

  • QUAL É O MAIOR BICHO QUE VOCÊ CONHECE?
  • QUAL É O MENOR?

Fim do complemento.

33

Imagem: Fotografia. À esquerda, ouriço-do-mar verde e redondo com espinhos avermelhados em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: OURIÇO-DO-MAR VIVO E SEU ESQUELETO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: RINOCERONTE VESTIDO COM RENDAS, 1956. SALVADOR DALÍ. BRONZE, 3.600 QUILOGRAMAS. PUERTO JOSE BANÚS, MARBELLA, ESPANHA. FIM DA LEGENDA.

34

1. PESSOAS E BICHOS

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

COMPARE SUAS CARACTERÍSTICAS COM AS DE UM RINOCERONTE.

Tabela: equivalente textual a seguir.

RINOCERONTE-BRANCO

EU

MASSA

3.600 QUILOGRAMAS

_____.

ALTURA

ATÉ 2 METROS

_____.

ALIMENTAÇÃO

FOLHAS E GRAMA

_____.

ONDE VIVE

ÁFRICA

_____.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um rinoceronte de lado. À direita, de frente para ele há uma formiga e uma menina de lado com as mãos na cintura. Fim da imagem.

UM RINOCERONTE É MUITO GRANDE, MAS PARECE MAIOR AINDA PERTO DE UMA FORMIGA OU DE _____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

35

O ARTISTA ITALIANO GIUSEPPE ARCIMBOLDO AGRUPOU DIVERSOS BICHOS NESTA PINTURA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Pintura. Um homem de perfil composto por vários animais sobrepostos.  Fim da imagem.

LEGENDA: A TERRA, CERCA DE 1570. GIUSEPPE ARCIMBOLDO. ÓLEO SOBRE TELA, 70,2 x 48,7 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

HÁ MUITOS TIPOS DIFERENTES DE ANIMAIS.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

36

OS BICHOS ABAIXO FORAM FEITOS POR UM POVO QUE VIVEU EM SANTA CATARINA HÁ MILHARES DE ANOS.

ELES ESCULPIRAM EM PEDRA DIVERSOS ANIMAIS QUE ADMIRAVAM.

LEGENDA: ZOÓLITOS EM FORMA DE AVES, SEM DATA. SAMBAQUI DE SANTA CATARINA, 19 x 5 CM; 18,5 x 7,5 CM; 19,5 x 8,5 CM. MUSEU NACIONAL. RIO DE JANEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ZOÓLITO EM FORMA DE PEIXE, SEM DATA. SAMBAQUI DE SANTA CATARINA, 42,5 x 25 CM. MUSEU NACIONAL. RIO DE JANEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

37

Boxe complementar:

DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS!

NESTA PÁGINA, VOCÊ VAI DESENHAR OS BICHOS GRANDES E OS BICHOS PEQUENOS DE QUE MAIS GOSTA.

  • QUE TAL MOSTRAR SEUS BICHOS PARA OS COLEGAS?

Fim do complemento.

38

2. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO

NO EGITO ANTIGO OS GATOS ERAM MUITO QUERIDOS.

FORAM ESCOLHIDOS COMO TEMA DE DIVERSAS ESCULTURAS.

LEGENDA: ESCULTURA DE GATO, EGITO ANTIGO, 664-332 ANTES DE CRISTO. BRONZE, SEM DIMENSÕES. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: DETALHE DO SARCÓFAGO DA GATA DE ESTIMAÇÃO DO PRÍNCIPE EGÍPCIO TUTMÉS, CERCA DE 1504 ANTES DE CRISTO. BAIXO-RELEVO SOBRE CALCÁRIO, SEM DIMENSÕES. MUSEU EGÍPCIO DO CAIRO, EGITO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: GATO MUMIFICADO DO EGITO ANTIGO, 715-332 ANTES DE CRISTO. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ESCULTURA DE GATA E SEUS FILHOTES, EGITO ANTIGO, SEM DATA. BRONZE, ALTURA: 45 CM. MUSEU DE ETNOGRAFIA, HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA EMMANUEL LIAIS, CHERBOURG, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.

QUANDO MORRIAM, SEUS CORPOS COSTUMAVAM SER PRESERVADOS COMO MÚMIAS!

LEGENDA: MÚMIA DE UM GATO DO EGITO ANTIGO, SEM DATA. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.

39

O FALCÃO FOI ESCOLHIDO PARA SER UM DOS SÍMBOLOS DO SISTEMA DE ESCRITA DO EGITO ANTIGO.

OBSERVE QUE NO SÍMBOLO O FALCÃO É VISTO E DESENHADO DE LADO.

LEGENDA: SÍMBOLO DO FALCÃO DO EGITO ANTIGO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: AMULETO NA FORMA DE UM FALCÃO DO EGITO ANTIGO, 2040-1640 ANTES DE CRISTO. METAL, ALTURA: 5,3 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

REPARE COMO O DESENHO DESSE SÍMBOLO SE PARECE COM A PINTURA E AS ESTÁTUAS QUE OS ARTISTAS EGÍPCIOS CRIARAM DESSA AVE.

LEGENDA: DETALHE DE PINTURA MURAL DE UM FALCÃO REPRESENTANDO O DEUS HÓRUS. TUMBA DE SENNEDJEM, VALE DOS ARTESÃOS, EGITO, 1200 ANTES DE CRISTO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ESTÁTUA EM BRONZE DE UM FALCÃO DO EGITO ANTIGO, 715-332 ANTES DE CRISTO. BRONZE, ALTURA: 15,2 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: ESTÁTUA DEDICADA AO DEUS HÓRUS, 600-350 ANTES DE CRISTO. BRONZE E OSSOS DE PÁSSAROS, ALTURA: 22,7 CM. MUSEU DE ARTE WALTERS, BALTIMORE, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.

40

AS IMAGENS ABAIXO SÃO DE PEÇAS DE ARTE EGÍPCIAS MUITO ANTIGAS.

AS DUAS ESCULTURAS DE HIPOPÓTAMO SÃO AZUIS E DECORADAS COM DESENHOS DE PLANTAS AQUÁTICAS.

Imagem: Fotografia. Escultura azul de um hipopótamo com desenhos em preto de folhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCULTURA DE HIPOPÓTAMO DECORADO COM PLANTAS, EGITO ANTIGO, CERCA DE 2050-1786 ANTES DE CRISTO. FAIANÇA AZUL, 12,70 CM. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Escultura azul de um hipopótamo com desenhos em preto de plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCULTURA DE HIPOPÓTAMO DECORADO COM PLANTAS, EGITO ANTIGO, CERCA DE 1961-1878 ANTES DE CRISTO. FAIANÇA AZUL, 20 CM. MUSEU DE ARTE METROPOLITANO DE NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.

41

A PALAVRA HIPOPÓTAMO É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “CAVALO DO RIO”.

ESSES ANIMAIS VIVEM GRANDE PARTE DE SUA VIDA DENTRO DA ÁGUA.

LEGENDA: VEJA ACIMA UMA FÊMEA DE HIPOPÓTAMO E SEU FILHOTE NADANDO JUNTOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO?

VOCÊ VAI TRABALHAR ESTE HIPOPÓTAMO COM CORES E COM DESENHOS DE SUA IMAGINAÇÃO.

Fim do complemento.

42

O QUE EU APRENDI?

  1. A PALAVRA ZOÓLITO TEM ORIGEM GREGA, SIGNIFICA “ANIMAL ESCULPIDO EM PEDRA”.

    DESENHE O SEU ZOÓLITO ABAIXO. VOCÊ PODE ESCOLHER O BICHO QUE QUISER COMO TEMA.

  1. VOCÊ JÁ CONHECE A PINTURA DE UM ROSTO QUE O ARTISTA GIUSEPPE ARCIMBOLDO FEZ COM DIVERSOS BICHOS. COM O QUE VOCÊ VAI PREENCHER O CONTORNO DO ROSTO A SEGUIR?

43

  1. IMAGINE QUE VOCÊ VAI SE DESENHAR JUNTO COM OS SEUS TRÊS BICHOS PREFERIDOS. ESCREVA AQUI O NOME DELES E TAMBÉM QUAL É MAIOR, MENOR OU DO SEU TAMANHO.

    EU GOSTARIA DE ME DESENHAR AO LADO DE _____.

    MAIOR QUE EU:_____.

    MENOR QUE EU: _____.

    DO MEU TAMANHO: _____.

  1. QUAL DOS BICHOS ESCOLHIDOS COMO TEMA DE ESCULTURAS NO EGITO ANTIGO É O SEU PREFERIDO? POR QUÊ?

    _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS: _____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.

PORQUE _____.

44

3. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES

OBSERVE NA IMAGEM A SEGUIR UMA GRAVURA DO ARTISTA BRASILEIRO GILVAN SAMICO.

LEGENDA: MULHER COM PÁSSARO, 1972. GILVAN SAMICO. LITOGRAFIA, 57 x 49 CM. ACERVO DO ARTISTA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

45

A ARTISTA BRASILEIRA ANGELA LEITE COSTUMA REPRESENTAR EM SUAS OBRAS TEMAS RELACIONADOS À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

EM SEUS DESENHOS E GRAVURAS, ELA MOSTRA MUITAS ESPÉCIES DE ANIMAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.

NA DÉCADA DE 1980, A ARTISTA PRESIDIU A UNIÃO EM DEFESA DAS BALEIAS, CONTRIBUINDO PARA A PROIBIÇÃO DA CAÇA A ESSE MAMÍFERO NOS MARES BRASILEIROS.

LEGENDA: BELUGA E SEU BALEOTE, 2012. ANGELA LEITE. XILOGRAVURA, 27 x 36 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

46

OS BICHOS TAMBÉM SÃO TEMA DE VÁRIAS CANÇÕES. VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA MÚSICA QUE TRATE DE ANIMAIS?

CANTE COM SEUS COLEGAS ESTA CANTIGA QUE FALA DE BICHO.

A BARATA DIZ QUE TEM

A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ

RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!


A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM O PÉ PELUDO

RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM O PÉ PELUDO


A BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM

RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É DE CAPIM


A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA

RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É CASCA DURA!


A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO

É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO

RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM COCO RASPADO!

DA TRADIÇÃO POPULAR.

47

Boxe complementar:

VAMOS DESENHAR!

FAÇA UM DESENHO PARA A CANÇÃO.

  • AGORA, QUE TAL FORMAR UMA RODA PARA MOSTRAR O SEU DESENHO E APRECIAR OS DOS COLEGAS?

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

PEÇA A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA CANTAR UMA MÚSICA SOBRE UM BICHO. CANTE COM ELE, GRAVE OU ANOTE A LETRA DA CANÇÃO. DEPOIS, APRESENTE-A NA ESCOLA.

48

4. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES!

QUEM VÊ DE LONGE ESTE TRABALHO DA ARTISTA NORTE-AMERICANA JENNIFER ANGUS PERCEBE DESENHOS GEOMÉTRICOS, FLORES E CAVEIRAS NAS PAREDES.

LEGENDA: EXPOSIÇÃO DE JENNIFER ANGUS NO MUSEU SMITHSONIAN DE ARTE AMERICANA, EM WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.

DE PERTO, DESCOBRE QUE ELA OS CRIOU COM VÁRIOS TIPOS DE INSETO: BICHOS-FOLHA, GAFANHOTOS COLORIDOS, CIGARRAS E BESOUROS.

LEGENDA: EXPOSIÇÃO DE JENNIFER ANGUS NO MUSEU SMITHSONIAN DE ARTE AMERICANA, EM WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

49

LEIA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR O TEXTO ABAIXO.

ALGUMAS PESSOAS TÊM MEDO E ATÉ NOJO DE INSETOS.

VOCÊ SABIA QUE ELES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MANTER O EQUILÍBRIO DA NATUREZA?

AO USAR ESSES BICHOS PARA FAZER SEUS TRABALHOS, A ARTISTA PERMITE QUE AS PESSOAS OS OBSERVEM DE OUTRA MANEIRA.

TEXTO ESCRITO ESPECIALMENTE PELOS AUTORES DESTA COLEÇÃO, 2021.

CONHECER A VIDA DOS INSETOS PODE SER MUITO INTERESSANTE.

LEGENDA: O BESOURO AZUL É UMA DAS MAIS DE 350 MIL ESPÉCIES DE BESOUROS QUE HÁ NO MUNDO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um gafanhoto com corpo preto e cabeça amarela está pousado em uma folha verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: O GAFANHOTO DE MADAGASCAR COME PLANTAS VENENOSAS QUE O TORNAM TÓXICO PARA OS PREDADORES. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O BICHO-FOLHA PARECE MESMO UMA FOLHA. É ASSIM QUE ELE SE ESCONDE DE OUTROS ANIMAIS. FIM DA LEGENDA.

50

VOCÊ JÁ REPAROU QUE ALGUNS BICHOS SABEM CONSTRUIR TOCAS E NINHOS PARA MORAR E CRIAR SEUS FILHOTES?

ELES ESCOLHEM DIFERENTES MATERIAIS PARA FAZER SUAS MORADAS: AS ABELHAS USAM A CERA; AS VESPAS, A CELULOSE; E AS AVES APROVEITAM FOLHAS E GALHOS FINOS.

OBSERVE AS FORMAS DE SUAS CONSTRUÇÕES.

51

Boxe complementar:

VAMOS CONSTRUIR!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

VOCÊ VAI SE REUNIR COM TRÊS COLEGAS PARA CONSTRUIR UM NINHO JUNTANDO DIVERSOS OBJETOS, SEMELHANTES OU DIFERENTES.

VOCÊS PODEM COLAR OS OBJETOS COM FITA ADESIVA OU AMARRÁ-LOS COM BARBANTE.

Fim do complemento.

52

O QUE EU APRENDI

  1. A ARTISTA ANGELA LEITE TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE, COMO NA SUA OBRA BELUGA E SEU BALEOTE. POR QUE ESSA OBRA VISA À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?

    _____.

  1. ESCREVA UMA PEQUENA HISTÓRIA PARA SER CONTADA, COM BASE NA IMAGEM BELUGA E SEU BALEOTE, DA ARTISTA ANGELA LEITE.
Imagem: Xilogravura. Uma baleia grande e branca está nadando e olhando para uma baleia pequena e marrom. Em volta delas há linhas brancas sobre fundo preto. Fim da imagem.

_____.

  1. VOCÊ FOI CONVIDADO A FAZER UM DESENHO PARA A CAPA DE UM LIVRO QUE TEM CANÇÕES DE ANIVERSÁRIO. ESCREVA A LETRA DE UMA CANÇÃO DE ANIVERSÁRIO E FAÇA UM DESENHO PARA ELA.

    _____.

53

  1. AS FORMAS DAS CASAS DOS BICHOS QUE CONHECEMOS SÃO MUITO VARIADAS. UM BICHO IMAGINÁRIO CRIOU UMA CASA COM A FORMA DE UMA GARRAFA, QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ELE? POR QUÊ?

    _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS: _____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.

PORQUE _____.