76

UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO

Imagem: Pintura. Pessoas com roupas coloridas andando na calçada. Atrás delas há carros e ônibus enfileirados em uma avenida e ao fundo, construção extensa e retangular e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: MASP, 1971. AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS. ÓLEO SOBRE TELA, 50 X 70 CM. MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

77

Imagem: Pintura. Pessoas com roupas coloridas estão enfileiradas na entrada de uma tenda grande. Ao lado há um palhaço com terno vermelho e uma placa com a informação: CIRCO PIOLIM. Atrás há uma construção extensa e retangular e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: CIRCO PIOLIM, 1972. AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS. ÓLEO SOBRE TELA, 50 X 70 CM. MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND, SÃO PAULO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

OBSERVE AS IMAGENS DAS DUAS OBRAS DO ARTISTA BRASILEIRO AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS.

A PRIMEIRA APRESENTA O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO (MASP) CERCADO POR PRÉDIOS E PELO TRÂNSITO DA AVENIDA PAULISTA.

A SEGUNDA MOSTRA O CIRCO PIOLIN EMBAIXO DO MASP, DURANTE A COMEMORAÇÃO DE CINQUENTA ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA.

  • O QUE VOCÊ PENSA DA IDEIA DE O DIRETOR DO MASP CONVIDAR UM CIRCO PARA SE APRESENTAR EMBAIXO DO MUSEU?
  • VOCÊ JÁ FOI A UM CIRCO?
  • O QUE PODEMOS VER EM UMA APRESENTAÇÃO DE CIRCO?

Fim do complemento.

78

1. O circo

EM 1972, OS HABITANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO FICARAM SURPRESOS AO ENCONTRAR UM CIRCO INSTALADO EMBAIXO DO MUSEU DE SUA AVENIDA MAIS IMPORTANTE.

CONVIDAR O CIRCO PIOLIN PARA INSTALAR-SE E APRESENTAR-SE JUNTO AO MASP FOI UMA FORMA DE RECONHECER E VALORIZAR A TRADIÇÃO DA ARTE CIRCENSE.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma tenda grande de circo com uma placa e a informação: CIRCO PIOLIN. Em volta há algumas pessoas e ao lado, um carro em uma avenida. Acima do circo há uma construção extensa e retangular. Fim da imagem.

LEGENDA: CIRCO PIOLIN INSTALADO EMBAIXO DO MASP, NA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO. FOTO DE 1972. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Cartaz em preto e branco. Na parte superior, a informação: CIRCO PIOLIN NA AV. PAULISTA. Abaixo, desenho do rosto de um palhaço e ao lado, os textos: SESSÕES DIÁRIAS ÀS 16 HS E 20,30 HS. SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 15 – 17 E 20,30 HS. DOMINGO MATINAL ÀS 10 HS. Na parte inferior, a inscrição: MUSEU DE ARTE DE S. PAULO! O ESPETÁCULO DIGNO DAS GRANDES TRADIÇÕES.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARTAZ ANUNCIANDO AS APRESENTAÇÕES DO CIRCO PIOLIN EMBAIXO DO MASP POUCO ANTES DE SUA ÚLTIMA TEMPORADA. FOTO DE 1972. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

79

O CIRCO PIOLIN RECEBEU ESSE NOME POR CAUSA DE SEU PERSONAGEM MAIS FAMOSO, O PALHAÇO PIOLIN, CRIAÇÃO DO ARTISTA ABELARDO PINTO. ELE TAMBÉM ERA EQUILIBRISTA, CONTORCIONISTA E MALABARISTA!

FILHO DE ARTISTAS CIRCENSES, SEU TRABALHO FOI RECONHECIDO COMO UM EXEMPLO VERDADEIRO DE ARTE BRASILEIRA POPULAR PELOS ARTISTAS E ESCRITORES QUE PARTICIPARAM DA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922. POR ISSO, SEU CIRCO FOI CONVIDADO PARA APRESENTAR-SE NO MASP NA COMEMORAÇÃO DOS CINQUENTA ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Palhaço Piolon com chapéu de coco, pintura na boca, nariz grande e redondo e terno.  Fim da imagem.

LEGENDA: RETRATO DO PALHAÇO PIOLIN. FOTO DE 1972. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografias. Na parte superior, três fotos em sépia de um homem com cabelo penteado para trás e regata. Ele está sentado, pintando o rosto e colocando uma peruca. Na parte inferior, uma foto em sépia do homem com rosto pintado de palhaço e colocando um chapéu de coco na cabeça. Ao lado, duas fotos em preto e branco do palhaço colocando um terno grande e uma calça.  Fim da imagem.

LEGENDA: O PALHAÇO PIOLIN SE PREPARANDO PARA UM ESPETÁCULO. FOTOS DE CERCA DE 1973. FIM DA LEGENDA.

80

PIOLIN DOOU AO MASP SEU ACERVO, INCLUINDO SEU CHAPÉU E BENGALA.

EM 2015 SUAS RECORDAÇÕES FORAM TRANSFERIDAS PARA O CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, EM SÃO PAULO.

Imagem: Fotografia. Página de revista. Na parte superior, foto de pessoas sentadas em carros abertos com as mãos para cima e segurando bandeiras coloridas. Abaixo, o título: DOAÇÃO DO ACERVO PIOLIN e em seguida, textos. Fim da imagem.

LEGENDA: PÁGINA DE REPORTAGEM SOBRE A DOAÇÃO DO ACERVO PIOLIN AO CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, PUBLICADA NA REVISTA EM CARTAZ PELA SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO PAULO (EDIÇÃO ESPECIAL DE JANEIRO DE 2016, P. 58). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Maquete de um circo colorido com luzes penduradas em volta e bandeiras no topo.  Fim da imagem.

LEGENDA: MAQUETE DE CIRCO NO CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO. FOTO DE 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Roupas coloridas expostas em uma vitrine com luzes em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: VESTIMENTAS DE PALHAÇO NA EXPOSIÇÃO HOJE TEM ESPETÁCULO, ORGANIZADA PELO CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO, NA GALERIA OLIDO, EM SÃO PAULO (SP). FOTO DE 2013. FIM DA LEGENDA.

ANTIGAMENTE, A MAIORIA DOS ARTISTAS DE CIRCO ERA NASCIDA EM FAMÍLIAS CIRCENSES E APRENDIA SUA ARTE NO PRÓPRIO CIRCO.

EM 1978 FOI FUNDADA EM SÃO PAULO A ACADEMIA PIOLIN DE ARTES CIRCENSES, A PRIMEIRA ESCOLA DO TIPO NO BRASIL. EM 1982 FOI CRIADA NO RIO DE JANEIRO A ESCOLA NACIONAL DE CIRCO, QUE EXISTE ATÉ HOJE.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão com as mãos para cima. Acima delas, um homem com roupa branca está caindo com os braços abertos. Fim da imagem.

LEGENDA: APRESENTAÇÃO DE ACROBACIA NA ESCOLA NACIONAL DE CIRCO. FOTO DE 2017. FIM DA LEGENDA.

81

Boxe complementar:

VAMOS DESENHAR CIRCOS!

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

VOCÊ E UM COLEGA VÃO DESENHAR JUNTOS DOIS CIRCOS.

  1. ESCOLHA UMA METADE DESTA PÁGINA PARA COMEÇAR O DESENHO.
  1. DEPOIS, TROQUE DE LIVRO COM O COLEGA. VOCÊ VAI COMPLETAR O DESENHO INICIADO POR ELE ENQUANTO ELE COMPLETA O SEU.

Fim do complemento.

82

2. O circo reúne muitos artistas!

EM UMA APRESENTAÇÃO DE CIRCO, É COMUM ENCONTRARMOS ARTISTAS MUITO DIFERENTES, COMO TRAPEZISTAS, MALABARISTAS, MÁGICOS E EQUILIBRISTAS.

O ARTISTA RUSSO MARC CHAGALL ENCANTOU-SE COM O CIRCO E O ESCOLHEU COMO TEMA DE VÁRIAS DE SUAS OBRAS. OBSERVE A IMAGEM DE UMA DE SUAS PINTURAS.

Imagem: Pintura. À esquerda, um palhaço com cartola e roupas coloridas. Atrás dele, um cavalo gigante está sentado e segurando um trompete na boca. Ao lado, outro palhaço está pulando com os braços abertos. À direita, uma bailarina está em pé, sobre um cavalo. Ao lado, dois palhaços estão se equilibrando um em cima do outro e atrás, um palhaço está pulando. Em volta há várias pessoas sentadas em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: O CAVALO DO CIRCO, 1964. MARC CHAGALL. GUACHE E TINTA SOBRE TELA, 49,5 X 62,8 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

83

O ARTISTA FRANCÊS GEORGES SEURAT TAMBÉM FEZ UMA PINTURA SOBRE O CIRCO.

Imagem: Pintura. Um palhaço com peruca e roupa vermelha está de costas. Na frente dele, uma mulher com vestido amarelo está em pé, sobre um cavalo branco, que está correndo. Ao lado, um homem com terno está segurando um chicote. Atrás dele, um palhaço com roupa amarela está pulando com as pernas para cima. Ao fundo, pessoas observam sentadas em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: O CIRCO, 1891. GEORGES SEURAT. ÓLEO SOBRE TELA, 186 X 152 CM. MUSEU D’ORSAY, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

84

O CIRCO TAMBÉM É TEMA DE OBRAS DE DIVERSOS ARTISTAS BRASILEIROS. OBSERVE NESTAS IMAGENS COMO ELES REPRESENTARAM O CIRCO POR DENTRO E POR FORA.

Imagem: Pintura. Dois palhaços com roupas coloridas. Um deles está com a boca aberta e a mão direita para cima. Ao lado, o outro observa. Ao fundo, pessoas sentadas em uma arquibancada.  Fim da imagem.

LEGENDA: CIRCO, 1957. CANDIDO PORTINARI. ÓLEO SOBRE TELA, 61 X 73,5 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Pessoas enfileiradas na frente de uma tenda de circo. Ao fundo, casas, árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: O CIRCO, 1950. ANITA MALFATTI. ÓLEO SOBRE MADEIRA, 46 X 58 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

85

Boxe complementar:

FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO!

FAÇA UM DESENHO OU UMA COLAGEM PARA CRIAR UM CARTAZ COM SEUS ARTISTAS DE CIRCO PREFERIDOS.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

RECONTE A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA O QUE APRENDEU A RESPEITO DO CIRCO E FAÇA COM ELE UM DESENHO SOBRE O TEMA PARA LEVAR À ESCOLA.

86

O QUE EU APRENDI?

  1. QUAIS CORES VOCÊ VAI ESCOLHER PARA COLORIR O PALHAÇO? ESCREVA O NOME DAS CORES QUE USOU AO LADO DO DESENHO.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Contorno de um palhaço com chapéu de coco, pinturas no rosto, nariz redondo e terno grande.  Fim da imagem.
  1. QUEM NASCE EM UMA FAMÍLIA CIRCENSE, GERALMENTE, APRENDE:

    ( ) A ASSISTIR TV.

    ( ) ARTE CIRCENSE COM SUA FAMÍLIA.

    ( ) A SER AMIGO DAS FOCAS.

  1. OBSERVE O CARTAZ ANUNCIANDO AS APRESENTAÇÕES DO CIRCO PIOLIN EMBAIXO DO VÃO LIVRE DO MASP E ASSINALE UM X NA RESPOSTA QUE INDICA ONDE ESTÁ A IMAGEM DO PALHAÇO.

    ( ) À DIREITA.

    ( ) EMBAIXO.

    ( ) NO CENTRO.

Imagem: Cartaz em preto e branco. Na parte superior, a informação: CIRCO PIOLIN NA AV. PAULISTA. Abaixo, desenho do rosto de um palhaço e ao lado, os textos: SESSÕES DIÁRIAS ÀS 16 HS E 20,30 HS. SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 15 – 17 E 20,30 HS. DOMINGO MATINAL ÀS 10 HS. Na parte inferior, a inscrição: MUSEU DE ARTE DE S. PAULO! O ESPETÁCULO DIGNO DAS GRANDES TRADIÇÕES.  Fim da imagem.
  1. ESCOLHA A RESPOSTA COM PROFISSÕES DE ARTISTAS DO CIRCO.

    ( ) PINTORES, ESCULTORES, COZINHEIROS E MOTORISTAS.

    ( ) TRAPEZISTAS, MALABARISTAS, MÁGICOS E EQUILIBRISTAS.

    ( ) JARDINEIROS, MARCENEIROS, ARQUITETOS E MÉDICOS.

87

  1. QUAL ARTISTA BRASILEIRA PINTOU UM QUADRO COM O TÍTULO O CIRCO EM 1950?

    ( ) TARSILA DO AMARAL.

    ( ) LYGIA CLARK.

    ( ) ANITA MALFATTI.

  1. OBSERVE A REPRODUÇÃO DAS TELAS A SEGUIR E, DEPOIS, COMPLETE AS FRASES COM O NOME DOS ARTISTAS QUE AS PINTARAM.
Imagem: Pintura. Pessoas enfileiradas na frente de uma tenda de circo. Ao fundo, casas, árvores e morros. Fim da imagem.

_____ PINTOU UM CIRCO POR FORA.

Imagem: Pintura. Dois palhaços com roupas coloridas. Um deles está com a boca aberta e a mão direita para cima. Ao lado, o outro observa. Ao fundo, pessoas sentadas em uma arquibancada.  Fim da imagem.

_____ PINTOU UM CIRCO POR DENTRO.

Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS: _____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____ PORQUE _____.

88

3. O circo contemporâneo

O CIRCO SE MODERNIZOU, INVENTANDO NOVOS NÚMEROS QUE EMPREGAM RECURSOS AVANÇADOS DE ILUMINAÇÃO, SOM, FIGURINO E EQUIPAMENTOS.

UM DOS CIRCOS MAIS FAMOSOS ATUALMENTE É O CIRQUE DU SOLEIL.

OBSERVE AS IMAGENS DE ALGUMAS DE SUAS APRESENTAÇÕES.

Imagem: Fotografia. Três contorcionistas com roupa marrom e vermelha estão com os corpos curvados para trás. Duas estão formando uma base e a terceira está em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: CONTORCIONISTAS DO CIRQUE DU SOLEIL SE APRESENTAM EM MADRI, ESPANHA. FOTO DE 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Contorcionistas com roupas amarelas com bolinhas azuis e pinturas azuis no rosto estão empilhadas com os corpos curvados para trás. Fim da imagem.

LEGENDA: CENAS DE CONTORCIONISMO DO CIRQUE DU SOLEIL EM MASSACHUSETTS, ESTADOS UNIDOS. FOTO DE 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

89

NO CIRCO CONTEMPORÂNEO, A APRESENTAÇÃO DOS ARTISTAS DE TRAPÉZIO TORNOU-SE UMA DANÇA, SEUS MOVIMENTOS SÃO MUITO EXPRESSIVOS.

IMAGINE COMO É DIFÍCIL FAZER MOVIMENTOS COMO ESTES SEGURANDO-SE APENAS NOS TRAPÉZIOS E EM SEUS COLEGAS. É PRECISO MUITO TREINO E DEDICAÇÃO PARA FAZER UM ESPETÁCULO ASSIM.

Imagem: Fotografia. Quatro acrobatas com roupas e perucas coloridas estão penduradas de ponta cabeça em uma haste e com as pernas inclinadas para o lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: CENA DE ACROBACIA DO CIRQUE DU SOLEIL EM HAMBURGO, ALEMANHA. FOTO DE 2009. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Os quatro acrobatas estão pendurados na haste. Na parte superior, um deles está de ponta cabeça. Abaixo, dois estão de lado e segurando o quarto, que está pendurado de cabeça para baixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: ARTISTAS DO CIRQUE DU SOLEIL FAZEM APRESENTAÇÃO DE ACROBACIA EM MANILA, FILIPINAS. FOTO DE 2011. FIM DA LEGENDA.

90

Imagem: Fotografia. Uma bailarina está pendurada em duas cordas e com a perna esquerda esticada para trás.  Fim da imagem.
Imagem: Outra bailarina está com a mão direita apoiada em um suporte, a mão esquerda para cima e as pernas abertas.  Fim da imagem.

LEGENDA: BAILARINAS DO CIRQUE DU SOLEIL DURANTE ENSAIOS. DE CIMA PARA BAIXO: EM LONDRES, INGLATERRA, FOTO DE 2015; EM BERLIM, ALEMANHA, FOTO DE 2008. FIM DA LEGENDA.

O CIRQUE DU SOLEIL REALIZA APRESENTAÇÕES AO VIVO EM DIVERSOS PAÍSES, INCLUSIVE NO BRASIL, E TAMBÉM REGISTRA MUITOS DE SEUS TRABALHOS EM VÍDEO PARA QUE MAIS PESSOAS POSSAM APRECIÁ-LOS.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com roupa verde está com a mão esquerda apoiada em um suporte, as pernas abertas, olhando para trás e sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTISTA CHINESA DO CIRQUE DU SOLEIL EM APRESENTAÇÃO EM PERTH, AUSTRÁLIA. FOTO DE 2009. FIM DA LEGENDA.

OBSERVE A IMAGEM ACIMA E RESPONDA:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

91

Boxe complementar:

Movimentos combinados

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

VOCÊ VAI COMBINAR COM MAIS CINCO COLEGAS MOVIMENTOS PARA FAZEREM JUNTOS.

  1. CADA UM PODE PROPOR UM MOVIMENTO DIFERENTE PARA TODOS DO GRUPO PRATICAREM. MOSTREM SUAS IDEIAS COM O CORPO E ESCOLHAM UM NOME PARA CADA MOVIMENTO.

    2. CADA MOVIMENTO DEVE SER ENSAIADO POR TODOS.

  1. DEPOIS, EXPERIMENTEM COMBINAR OS SEIS EM UMA SEQUÊNCIA. DECIDAM QUAL É A MELHOR ORDEM E ANOTEM-NA A SEGUIR:
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. ENSAIEM A SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS EM GRUPO.
  1. APRESENTEM SEUS MOVIMENTOS PARA A TURMA E APRECIEM OS MOVIMENTOS DOS OUTROS GRUPOS.

Fim do complemento.

92

4. O circo conta histórias

VOCÊ APRENDEU QUE O CIRCO É UM ESPAÇO ONDE SE APRESENTAM ARTISTAS COM PROPOSTAS DE TRABALHO MUITO DIFERENTES, COMO PALHAÇOS, MÁGICOS, EQUILIBRISTAS, CONTORCIONISTAS E TRAPEZISTAS.

A TENDA DE LONA É O ESPAÇO MAIS TRADICIONAL DAS APRESENTAÇÕES CIRCENSES; SUA ESTRUTURA PERMITE QUE SEJA FACILMENTE DESMONTADA E TRANSPORTADA PARA APRESENTAÇÕES EM OUTROS LOCAIS.

Imagem: Fotografia. Tenda de circo vermelha com triângulos amarelos em volta e no topo há estrelas azuis.  Fim da imagem.

LEGENDA: O CIRCO ZIPPOS, DA INGLATERRA. FOTO DE 2011. FIM DA LEGENDA.

PICADEIRO É O NOME DADO AO ESPAÇO INTERNO DO CIRCO ONDE AS APRESENTAÇÕES ACONTECEM. OBSERVE COMO ELE PARECE GRANDE POR DENTRO.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com roupa preta está saindo de dentro de um canhão e pulando em direção a uma corda. Em volta, várias pessoas observam sentadas em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: APRESENTAÇÃO DO HOMEM-BALA EM UM CIRCO DE ATENAS, GRÉCIA, FOTO DE 2007. FIM DA LEGENDA.

93

OS PALHAÇOS SÃO ARTISTAS DO CIRCO MUITO QUERIDOS PELO PÚBLICO. COM O SURGIMENTO DO CINEMA E DA TELEVISÃO ALGUNS PALHAÇOS TAMBÉM SE TORNARAM PERSONAGENS DE FILMES E PASSARAM A TER OS PRÓPRIOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO. PIOLIN PARTICIPOU DO FILME TICO-TICO NO FUBÁ, DE 1952, QUE TRATA DA CRIAÇÃO DE UMA CANÇÃO BRASILEIRA QUE TEM O MESMO NOME!

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO. OS PALHAÇOS DO GRUPO CIRCENSE PARLAPATÕES CHEGAM EM UM CARRO FEITO COM DOIS TAMBORES E ESCADAS, QUE DEPOIS SÃO USADOS NAS CENAS SEGUINTES DE SUA HISTÓRIA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Quatro palhaços estão sentados. Na frente e atrás deles há dois barris coloridos e deitados e ao lado deles há duas escadas de lado, formando um carro.  Fotografia. Dois palhaços estão segurando duas escadas e no centro, outro palhaço está virando um barril sobre as escadas. Atrás deles, outro palhaço se aproxima segurando outra escada. Fotografia. Um palhaço está deitado com os braços amarrados e sorrindo. Abaixo dele há uma escada e ao seu lado, um barril deitado.  Fim da imagem.

LEGENDA: OS PALHAÇOS DO GRUPO PARLAPATÕES EM DIFERENTES CENAS DO ESPETÁCULO O MEQUETREFE, EM SÃO PAULO (SP). FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.

94

Boxe complementar:

PALHAÇOS EM CENA!

VOCÊ VAI INVENTAR UMA CENA DE CIRCO COM OBJETOS QUE OS PARLAPATÕES USARAM!

Imagem: Fotografia. Uma escada apoiada em um barril. Fim da imagem.

Fim do complemento.

95

O ATOR E DIRETOR DE CINEMA CHARLIE CHAPLIN É A PERSONAGEM PRINCIPAL DO FILME O CIRCO, DE 1928.

Imagem: Cartazes. À esquerda, Charles Chaplin, homem com chapéu de coco preto, bigode retangular e terno preto. A cabeça dele está grande, ele está segurando uma bengala com a mão direita e com a mão esquerda na cintura. Atrás dele há tendas de circo. À direita, Chaplin está de costas, segurando uma bengala com a mão direita e olhando por um buraco em uma tenda. Fim da imagem.

LEGENDA: CARTAZES EM INGLÊS E EM FRANCÊS DO FILME O CIRCO, 1928, DE CHARLIE CHAPLIN. FIM DA LEGENDA.

NESSA ÉPOCA, A FILMAGEM ERA FEITA EM PRETO E BRANCO E SEM SONS. OS FILMES ERAM MUDOS!

Imagem: Fotografias em preto e branco. Pessoas sentadas e na frente delas há uma tela com a imagem de um casal se entreolhando. Fim da imagem.

LEGENDA: ACIMA, CENA DE CINEMA MUDO, DE 1924; ABAIXO, MOLDURA ONDE APARECEM AS LEGENDAS NOS FILMES SEM SOM. FIM DA LEGENDA.

UMA FORMA DE EXPLICAR ALGO IMPORTANTE PARA ENTENDER ALGUMA PARTE DA HISTÓRIA ERA ESCREVER LEGENDAS. NA APRESENTAÇÃO NO CINEMA, GERALMENTE MÚSICOS TOCAVAM INSTRUMENTOS AO VIVO ACOMPANHANDO AS CENAS.

Imagem: Tela com o texto: “NO HORÁRIO DA REFEIÇÃO, DEPOIS DO SHOW”. Em volta há arabescos e linhas. Fim da imagem.

96

NESSE FILME, A PERSONAGEM DE CHAPLIN, CONHECIDA COMO O VAGABUNDO, ENTRA SEM QUERER NO PICADEIRO DE UM CIRCO. E O PÚBLICO O ACHA MUITO ENGRAÇADO!

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin está segurando uma pilha de pratos com o corpo inclinado para trás. Ao seu lado, um homem está com o corpo inclinado para frente e o dedo indicador direito apontado para o lado. Em volta deles há objetos, uma carruagem e uma caixa.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ATOR CHARLIE CHAPLIN EM CENA DE O CIRCO, 1928. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin está segurando o chapéu e sorrindo. Ao seu lado, uma mulher com vestido de bailarina o observa. Do outro lado há um tecido rasgado em um aro circular. Fim da imagem.

LEGENDA: SEQUÊNCIA DE O CIRCO, EM QUE CHAPLIN CONTRACENA COM A ATRIZ QUE INTERPRETA A BAILARINA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin e um palhaço estão andando em um picadeiro. Na frente deles, três pessoas estão sentadas e os observando. Ao fundo, uma arquibancada vazia. Fim da imagem.

LEGENDA: CENA DO FILME O CIRCO, EM QUE A PERSONAGEM DE CHARLIE CHAPLIN RECEBE TREINAMENTO PARA PARTICIPAR DO ESPETÁCULO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin está sentado e segurando uma bengala. Ao seu lado, um palhaço está com a mão em seu ombro e do outro lado, a bailarina está sentada e observando. Fim da imagem.

LEGENDA: A PERSONAGEM DE CHAPLIN É CONSOLADA PELA BAILARINA E PELO PALHAÇO. FIM DA LEGENDA.

97

SUAS TRAPALHADAS FAZEM TANTO SUCESSO QUE O DONO DO CIRCO RESOLVE CONTRATÁ-LO COMO SUA ATRAÇÃO PRINCIPAL. MAS DEPOIS DESCOBRE QUE ELE SÓ CONSEGUE FAZER GRAÇA SEM QUERER.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin está sorrindo e segurando uma banana descascada. Na frente dele, o palhaço o observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: CENA DE CONVERSA ENTRE PERSONAGENS DO FILME O CIRCO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin com roupa xadrez está sentado e sorrindo. Ao seu lado, o palhaço está sentado e apontando para ele com o dedo indicador.  Fim da imagem.

LEGENDA: A PERSONAGEM DE CHAPLIN E O PALHAÇO SE TORNAM AMIGOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin com terno está andando em uma corda suspensa e segurando um bastão comprido. Abaixo, pessoas observam sentadas em uma arquibancada.  Fim da imagem.

LEGENDA: A PERSONAGEM DE CHAPLIN SE APRESENTA COMO EQUILIBRISTA NO FILME O CIRCO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Borda com formato de filme. No centro, Chaplin está sentado e segurando a bengala. Na frente dele, um homem com cartola e terno está com o dedo indicador apontado para ele e ao lado, o palhaço observa. Fim da imagem.

LEGENDA: NO FILME, O DONO DO CIRCO CONVIDA A PERSONAGEM DE CHAPLIN PARA FAZER PARTE DO ESPETÁCULO. FIM DA LEGENDA.

98

Boxe complementar:

Vamos criar uma história de circo!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

VOCÊ VAI TRABALHAR EM GRUPO COM MAIS CINCO COLEGAS PARA INVENTAR UMA HISTÓRIA QUE ACONTECE EM UM CIRCO.

CADA UM VAI REPRESENTAR UMA PERSONAGEM DIFERENTE. ESCREVA QUEM VOCÊ VAI SER.

  1. QUAIS PERSONAGENS SEUS COLEGAS VÃO REPRESENTAR?
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. O QUE ACONTECE EM SUA HISTÓRIA?

99

DESENHE UMA CENA DA HISTÓRIA QUE VOCÊS INVENTARAM JUNTOS.

  1. AJAM COMO AS PERSONAGENS QUE ESCOLHERAM PARA APRESENTAR SUA HISTÓRIA PARA OS COLEGAS E CONHECER AS HISTÓRIAS QUE ELES INVENTARAM.

Fim do complemento.

100

O QUE EU APRENDI?

  1. ANOTE NAS LINHAS ABAIXO QUANTAS CONTORCIONISTAS VOCÊ VÊ NESTA IMAGEM DO CIRQUE DU SOLEIL. DEPOIS, ESCREVA O QUE VOCÊ IMAGINA QUE ELAS PODERIAM ESTAR FALANDO OU PENSANDO.
Imagem: Fotografia. Três contorcionistas com roupa marrom e vermelha estão com os corpos curvados para trás. Duas estão formando uma base e a terceira está em cima. Fim da imagem.

_____.

  1. ESCOLHA DUAS RESPOSTAS CORRETAS. ARTISTAS DE ACROBACIA DO CIRQUE DU SOLEIL:

    ( ) PRECISAM DE MUITO TREINO E DEDICAÇÃO.

    ( ) PENSAM EM SEUS MOVIMENTOS APENAS NA HORA DA APRESENTAÇÃO.

    ( ) REALIZAM MOVIMENTOS MUITO EXPRESSIVOS.

  1. UMA SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS A SER REALIZADA EM GRUPO PRECISA SER:

    ( ) FOTOGRAFADA.

    ( ) FILMADA.

    ( ) ENSAIADA.

101

  1. QUAL SEU ARTISTA DE CIRCO PREFERIDO? POR QUÊ?
  1. NO FILME O CIRCO, DE CHARLIE CHAPLIN, A PERSONAGEM POR ELE INTERPRETADA:

    ( ) JÁ ERA DO CIRCO DESDE O COMEÇO DO FILME.

    ( ) ENTROU SEM QUERER NO PICADEIRO E O PÚBLICO ACHOU ENGRAÇADO.

    ( ) NÃO FEZ SUCESSO.

  1. VOCÊ CRIOU UMA HISTÓRIA DE CIRCO COM SEUS COLEGAS E DESENHOU UMA CENA PARA ELA. SE PUDESSE ACRESCENTAR MAIS UMA PERSONAGEM, QUAL VOCÊ ESCOLHERIA? POR QUÊ?

    _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL

SIM

NÃO

ÀS VEZES

PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS.

_____.

_____.

_____.

PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO.

_____.

_____.

_____.

PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS.

_____.

_____.

_____.

COMENTÁRIOS: _____.

NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____ PORQUE _____.

102

AVALIAÇÃO FINAL

  1. DE QUANTAS CORES VOCÊ PODE PINTAR UMA FORMA?
  1. POR VEZES, BICHOS SÃO RETRATADOS EM OBRAS DE ARTE. CITE TRÊS BICHOS QUE VOCÊ OBSERVOU NAS OBRAS DE ARTE ESTUDADAS ESTE ANO. DEPOIS, ESCOLHA UM DELES E FAÇA UM DESENHO.

103

  1. IMAGINE QUE NA ENTRADA DE UM LABIRINTO ESTÁ SUA CASA E, NA SAÍDA, EXISTE UM CASTELO NO QUAL VOCÊ PODERÁ MORAR SE SOUBER RESPONDER ÀS QUESTÕES.
    • NO QUE SUA CASA É DIFERENTE DE UM CASTELO?
    • POR QUE ANDAR EM LINHA RETA É DIFERENTE DE ANDAR EM UM LABIRINTO?
    1. SE VOCÊ FIZESSE PARTE DE UM CIRCO, QUAL ARTISTA PREFERIRIA SER: CONTORCIONISTA, ACROBATA, TRAPEZISTA, MALABARISTA, MÁGICO, PALHAÇO OU EQUILIBRISTA? POR QUÊ?