MP025
APRESENTAÇÃO
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A ENTRAR NO MUNDO DA ARTE. ELA ESTÁ MAIS PRESENTE EM SUA VIDA DO QUE VOCÊ PENSA. A ARTE PODE SER ENCONTRADA NOS MUSEUS, NOS TEATROS, NOS LIVROS E TAMBÉM EM NOSSO COTIDIANO: NAS MÚSICAS DE QUE GOSTA, NOS FILMES A QUE ASSISTE, NAS REVISTAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE LÊ, NAS SUAS BRINCADEIRAS COM OS AMIGOS, NA RUA ONDE MORA E ATÉ NA SUA CASA!
NESTE LIVRO, SUGERIMOS ALGUNS CAMINHOS PARA QUE VOCÊ APRECIE, CONHEÇA E PRODUZA ARTE. NAS AULAS DE ARTE, VOCÊ PODERÁ APRENDER AO DESFRUTAR DA PRODUÇÃO DOS ARTISTAS, AO INVESTIGAR SEUS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TAMBÉM AO CRIAR TRABALHOS QUE CONVERSAM COM A ARTE QUE ESTÁ NO MUNDO.
DESEJAMOS QUE VOCÊ VIVA SEUS DESAFIOS COM ENTUSIASMO E REALIZE GRANDES DESCOBERTAS!
OS AUTORES.
![Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sentadas no chão. Atrás delas, duas crianças estão em pé e com as mãos para cima. Fim da imagem.](../resources/images/image_243909.jpg)
MP026
SEU LIVRO É ASSIM
ESTE É O SEU LIVRO DE ARTE.
CONHEÇA A ORGANIZAÇÃO DELE.
O QUE EU JÁ SEI?
NESTA SEÇÃO INICIAL, VOCÊ VAI DESCOBRIR QUE SABE MUITAS COISAS SOBRE ARTE.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_242781.jpg)
ABERTURA DE UNIDADE
PRIMEIROS CONTATOS
VOCÊ VAI PERCEBER O QUE SABE SOBRE O ASSUNTO.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_244038.jpg)
ABERTURA DE CAPÍTULO
VOCÊ VAI ENTRAR EM CONTATO COM TEMAS LIGADOS À ARTE.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_2019.jpg)
VOCÊ VAI APLICAR OS CONHECIMENTOS ESTUDADOS, ELABORANDO DIVERSOS TIPOS DE TRABALHOS ARTÍSTICOS.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_242779.jpg)
MP027
O QUE EU APRENDI?
VOCÊ VAI AVALIAR O QUE FOI ESTUDADO AO LONGO DE ALGUNS CAPÍTULOS E REFLETIR SOBRE A SUA APRENDIZAGEM E SUA CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_2007.jpg)
AVALIAÇÃO FINAL
NESTA SEÇÃO FINAL, VOCÊ VAI AVALIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO ANO.
INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES
VOCÊ VAI AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E SE ENTRETER COM OS LIVROS INDICADOS NESSA SEÇÃO
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_244526.jpg)
ÍCONES
NESTE LIVRO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ÍCONES QUE INDICARÃO A FORMA COMO SERÃO REALIZADAS AS ATIVIDADES. SÃO ELES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
TAREFA DE CASA
ATIVIDADE ESCRITA
MP028
SUMÁRIO
O QUE EU JÁ SEI?, p. 8
UNIDADE 1. FORMAS E CORES, p. 10
1. FORMAS DE LINHAS RETAS, p. 12
VAMOS DESENHAR LIGANDO PONTOS!, p. 13
2. FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS, p. 16
VAMOS DESENHAR COM FIOS DE LÃ COLORIDOS!, p. 18
VAMOS PINTAR COMO POLLOCK?, p. 19
O QUE EU APRENDI?, p. 20
3. BRINCAR COM AS CORES, p. 22
VAMOS ENTRAR NA BRINCADEIRA!, p. 25
4. PADRÕES, p. 26
BRINQUE COM OS PADRÕES!, p. 27
O QUE EU APRENDI?, p. 30
![Imagem: Pintura composta por formas geométricas. Na parte superior, rosto de uma pessoa com olhos grandes e abaixo, uma camiseta listrada e azul com um círculo vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_244784.jpg)
UNIDADE 2. BICHOS, p. 32
1. PESSOAS E BICHOS, p. 34
DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS!, p. 37
2. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO, p. 38
COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO?, p. 41
O QUE EU APRENDI?, p. 42
3. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES, p. 44
VAMOS DESENHAR!, p. 47
4. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES!, p. 48
VAMOS CONSTRUIR!, p. 51
O QUE EU APRENDI?, p. 52
![Imagem: Pintura. Uma ave cinza e marrom está pousada de lado e acima dela há um retângulo preto. Ao fundo, pinturas egípcias em parede amarela. Fim da imagem.](../resources/images/image_244815.jpg)
MP029
UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS, p. 54
1. CASAS DIFERENTES!, p. 56
QUE TAL MORAR EM UMA CASA ARREDONDADA?, p. 59
2. CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS?, p. 60
DESENHE UMA CASA ENGRAÇADA!, p. 63
O QUE EU APRENDI?, p. 64
3. FACHADAS COLORIDAS, p. 66
QUE TAL CONSTRUIR CASAS?, p. 68
4. CASTELOS E LABIRINTOS, p. 70
VAMOS CRIAR UM GRANDE LABIRINTO!, p. 73
O QUE EU APRENDI?, p. 74
![Imagem: Fotografia. Construção com formato de castelo. Na lateral há uma torre vermelha com detalhes cinza e no topo, uma bandeira. Fim da imagem.](../resources/images/image_245233.jpg)
UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO, p. 76
1. O CIRCO, p. 78
VAMOS DESENHAR CIRCOS!, p. 81
2. O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS!, p. 82
FAÇA UM CARTAZ PARA SEU CIRCO!, p. 85
O QUE EU APRENDI?, p. 86
3. O CIRCO CONTEMPORÂNEO, p. 88
MOVIMENTOS COMBINADOS, p. 91
4. O CIRCO CONTA HISTÓRIAS, p. 92
PALHAÇOS EM CENA!, p. 94
VAMOS CRIAR UMA HISTÓRIA DE CIRCO!, p. 98
O QUE EU APRENDI?, p. 100
![](../resources/images/image_245263.jpg)
AVALIAÇÃO FINAL, p. 102
INDICAÇÕES DE LEITURA PARA OS ESTUDANTES, p. 104
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS, p. 110