MP058
UNIDADE 2. BICHOS
LEGENDA: RINOCERONTE, 1515. ALBRECHT DÜRER. GRAVURA, 24,8 x 31,7 CM. MUSEU BRITÂNICO, LONDRES, INGLATERRA. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
A GRAVURA DO ARTISTA ALEMÃO ALBRECHT DÜRER INSPIROU O ARTISTA CATALÃO SALVADOR DALÍ A CRIAR A ESCULTURA DE RINOCERONTE QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR.
DALÍ DECIDIU TAMBÉM COLOCAR NA ESCULTURA DOIS OURIÇOS-DO-MAR. ELA PESA 3.600 QUILOGRAMAS!
- QUAL É O MAIOR BICHO QUE VOCÊ CONHECE?
- QUAL É O MENOR?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivo da unidade
Conhecer, valorizar e fruir obras de arte antigas e contemporâneas que têm bichos como tema.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Peça aos estudantes que comparem a imagem da gravura de Dürer com a da escultura de Dalí (1904-1989) e comentem as semelhanças e as diferenças que perceberem.
Nesta abertura de unidade, os estudantes conhecerão um artista que esculpiu inspirado em uma gravura feita por outra pessoa. É comum um artista retomar uma obra, dele mesmo ou de outro artista, para criar seus trabalhos.
Boxe complementar:
Para sua informação
O artista Albrecht Dürer (1471-1528) criou essa xilogravura em 1515, sem nunca ter visto um rinoceronte de verdade, com base apenas em uma descrição por escrito e em um esboço anônimo feitos a partir de um rinoceronte indiano que esteve em Lisboa nessa época. A imagem tornou-se famosa e foi tomada como inspiração por diversos artistas.
Alguns detalhes dessa representação não correspondem à aparência real de um rinoceronte, como o chifrinho apontando para a frente em suas costas e a aparência de placas de armadura de cavaleiros medievais que o artista deu à pele do animal.
Fim do complemento.
MP059
LEGENDA DAS IMAGENS: OURIÇO-DO-MAR VIVO E SEU ESQUELETO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: RINOCERONTE VESTIDO COM RENDAS, 1956. SALVADOR DALÍ. BRONZE, 3.600 QUILOGRAMAS. PUERTO JOSE BANÚS, MARBELLA, ESPANHA. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Enquanto os estudantes observam a imagem do rinoceronte, de Salvador Dalí, oriente a leitura com perguntas como:
- Qual é a cor do rinoceronte?
- Como é o corpo desse rinoceronte?
- O que vocês podem dizer do olho dele?
- Quantos chifres estão vendo?
- O que o rinoceronte está fazendo?
- Vocês já conheciam os ouriços-do-mar?
- Por que será que o artista decidiu colocar ouriços-do-mar junto do rinoceronte?
(Respostas pessoais.)
Caso os estudantes não conheçam o ouriço-do-mar, use a fotografia desse animal nesta página para falar sobre ele. Destaque como a pele do rinoceronte desenhado por Dürer pode nos lembrar o aspecto de uma armadura.
Essa semelhança pode ter sido um dos motivos para Dalí ter decidido unir rinoceronte e ouriços-do-mar em sua obra.
Boxe complementar:
Para sua informação
Leia o texto de apoio para seus estudantes.
As obras mais conhecidas de Salvador Dalí são chamadas de surrealistas. A maioria delas é cheia de mistérios e objetos conhecidos que foram modificados e ficaram muito estranhos.
Dalí pintou imagens que parecem ser bem reais, mas muito difíceis de serem entendidas. Isso porque muitas cenas que ele escolheu para pintar aparecem nos seus sonhos. [...]
É divertido ver de perto as pinturas de Dalí, porque elas parecem muito fotográficas. Dalí geralmente trabalhava com pincéis bem finos.
VENEZIA, Mike. Salvador Dalí. São Paulo: Moderna, 1998. (Coleção Mestre das Artes.)
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- VENEZIA, Mike. Salvador Dalí. São Paulo: Moderna, 1998. (Coleção Mestres das Artes.)
Nesse livro, são apresentados a infância, a família, os amigos, os primeiros traços de Salvador Dalí e suas principais obras. Os comentários sobre as obras apresentam formas, cores e texturas que se tornaram a marca do artista.
Fim do complemento.
MP060
1. PESSOAS E BICHOS
COMPARE SUAS CARACTERÍSTICAS COM AS DE UM RINOCERONTE.
Tabela: equivalente textual a seguir.
RINOCERONTE-BRANCO |
EU |
|
---|---|---|
MASSA |
3.600 QUILOGRAMAS |
_____. Respostas pessoais. |
ALTURA |
ATÉ 2 METROS |
_____. |
ALIMENTAÇÃO |
FOLHAS E GRAMA |
_____. |
ONDE VIVE |
ÁFRICA |
_____. |
UM RINOCERONTE É MUITO GRANDE, MAS PARECE MAIOR AINDA PERTO DE UMA FORMIGA OU DE _____.
PROFESSOR
Resposta: uma menina.
- TUDO QUE É GRANDE É PESADO E TUDO QUE É PEQUENO É LEVE?
Respostas pessoais.
- VOCÊ LEMBRA O NOME DE ALGO GRANDE E LEVE?
- E DE ALGO PEQUENO E PESADO?
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Trabalhar o tema bicho pela observação de zoólitos; conversar sobre os bichos de que os estudantes gostam, seus diversos tamanhos; desenhar esses bichos.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR06), observe, anote no diário ou faça registros, fotos ou vídeo para acompanhar se durante a leitura da imagem de Arcimboldo (1527-1593) os estudantes usaram sua capacidade de imaginar e perceber.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Processos de criação (Arte visuais).
- Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Zoólito; Giuseppe Arcimboldo; Você e os bichos.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário e o expandiram com a palavra zoólito e se realizaram com propriedade a escrita dos textos da atividade Compare suas características com as de um rinoceronte.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Comente com os estudantes que as imagens da formiga, da criança e do rinoceronte não estão em proporção, ou seja, as diferenças de tamanho entre elas não equivalem à realidade. A formiga foi bem ampliada para que possa ser observada na página com facilidade.
O preenchimento da tabela deve ser feito pelos estudantes; ajude-os sempre que necessário.
Pode ser realizada uma leitura compartilhando alguns dos registros escritos pelos estudantes na tabela e, na frase que completaram, além dessa leitura, é possível que os estudantes façam a revisão do texto curto que escreveram individualmente com o seu apoio e o dos colegas. No que se refere às anotações de peso e altura, oriente a atividade garantindo que as características físicas dos colegas sejam acolhidas e respeitadas em suas diferenças.
MP061
O ARTISTA ITALIANO GIUSEPPE ARCIMBOLDO AGRUPOU DIVERSOS BICHOS NESTA PINTURA.
- QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ELA?
Resposta pessoal.
LEGENDA: A TERRA, CERCA DE 1570. GIUSEPPE ARCIMBOLDO. ÓLEO SOBRE TELA, 70,2 x 48,7 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
HÁ MUITOS TIPOS DIFERENTES DE ANIMAIS.
- QUAL É O SEU BICHO PREFERIDO?
_____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Mostre a imagem da obra de Arcimboldo de longe para que os estudantes percebam mais claramente apenas a figura humana que ele pintou. Comente que os animais que a compõem são mais bem percebidos quando vistos de perto.
Explore com os estudantes a imagem. Divida a classe em grupos de quatro ou cinco estudantes. Em seguida, proponha um jogo: cada grupo deve observar a imagem e descobrir o maior número possível de nomes de animais que conhece.
Depois, os grupos devem ditar os nomes de animais para você anotar no quadro.
Dica de site
• Conheça mais sobre o artista visitando o site. Disponível em: http://fdnc.io/dZA. Acesso em: 6 jul. 2021.
Boxe complementar:
Para sua informação
Rinoceronte
Animal mamífero, herbívoro que pode viver cerca de 50 anos. Os machos da espécie chegam a medir, da cabeça até o rabo, 5 m de comprimento, 2 m de altura e pesar até 4.000 kg.
Os chifres podem ter até 1,5 m de comprimento. É um animal pacato e ataca apenas para se defender. Vive nas zonas descampadas e planas da África. Na Ásia, os chifres são considerados medicinais e têm grande valor comercial, o que faz com que esses animais sejam mortos para a retirada deles. Por esse motivo e pela diminuição de seu território, correm risco de extinção.
Fim do complemento.
MP062
OS BICHOS ABAIXO FORAM FEITOS POR UM POVO QUE VIVEU EM SANTA CATARINA HÁ MILHARES DE ANOS.
ELES ESCULPIRAM EM PEDRA DIVERSOS ANIMAIS QUE ADMIRAVAM.
LEGENDA: ZOÓLITOS EM FORMA DE AVES, SEM DATA. SAMBAQUI DE SANTA CATARINA, 19 x 5 CM; 18,5 x 7,5 CM; 19,5 x 8,5 CM. MUSEU NACIONAL. RIO DE JANEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ZOÓLITO EM FORMA DE PEIXE, SEM DATA. SAMBAQUI DE SANTA CATARINA, 42,5 x 25 CM. MUSEU NACIONAL. RIO DE JANEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊS JÁ VIRAM BICHOS COMO ESSES?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Explique aos estudantes que zoólito é uma palavra de origem grega que significa “animal de pedra”. As imagens desta página são esculturas de animais feitas em pedra, que foram encontradas em um tipo de sítio arqueológico chamado sambaqui, em Santa Catarina.
Boxe complementar:
Dica de site
• Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Disponível em: http://fdnc.io/dZB. Acesso em: 6 jul. 2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua informação
[...] Quando os portugueses e espanhóis chegaram ao litoral brasileiro, depararam-se com um grande número de indígenas do tronco linguístico tupi-guarani, que no litoral catarinense eram conhecidos como ‘carijós’ ou ‘cariós’. Porém, este grupo não foi o primeiro a habitar o litoral sul-brasileiro. A primeira população é conhecida pela denominação de ‘sambaquiana’, em referência aos seus locais de habitação (os sambaquis). [...]
Os sambaquis são sítios arqueológicos que apresentam vestígios culturais em meio a camadas com alta densidade de conchas, trazidas pelas populações pescadoras-caçadoras-coletoras. São constituídos por restos de animais, sepultamentos humanos, artefatos, fogueiras e outros restos de atividades humanas.
Por sua multifuncionalidade, não podem ser classificados somente como sítios de habitação ou funerário. O tamanho também é variável, podendo ser rasos ou chegando a vários metros de altura. [...]
Fabiana Comerlato. Dossiê Sambaqui Ponta das Almas , 2002. Disponível em: http://fdnc.io/dZC. Acesso em: 6 jul. 2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de sites
Saiba mais sobre os zoólitos e sambaquis visitando estas páginas:
- Arqueologia brasileira: Sambaquis, site do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em:
http://fdnc.io/dZD. Acesso em: 6
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP063
Boxe complementar:
DESENHE SEUS BICHOS PREFERIDOS!
NESTA PÁGINA, VOCÊ VAI DESENHAR OS BICHOS GRANDES E OS BICHOS PEQUENOS DE QUE MAIS GOSTA.
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.- QUE TAL MOSTRAR SEUS BICHOS PARA OS COLEGAS?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O desenho temático pode ser proposto de tempos em tempos em aula, como está aqui encaminhado.
Além do desenho livre, no qual o estudante escolhe o tema e o material com que vai trabalhar, pode-se propor desenho de temas que interessam aos estudantes e são parte da unidade estudada, para que possam observar como cada um resolve as questões colocadas pelo tema de modo diferente, ou seja, com marca pessoal, ampliando o repertório de cada desenhista.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 3ª
ed.
Porto Alegre: Zouk, 2021.
Obra que aborda o desenho criativo como objeto simbólico e cultural, expressivo e construtivo, individuado e influenciado pela cultura; desenho cultivado que mantém seu epicentro na criança, sujeito criador informado, que reproduz o mundo com marca própria.
Fim do complemento.
Forme uma roda com os estudantes para que eles possam expor os desenhos de bichos que fizeram e comentar seus gostos.
Converse sobre as preferências da classe: por animais grandes, médios ou pequenos. Pergunte de onde conhecem os animais que desenharam: por exemplo, podem ser animais de estimação, bichos que viram no zoológico ou na televisão e até bichos pequenos presentes em seu dia a dia, como formigas ou aranhas.
MP064
2. ANIMAIS DO EGITO ANTIGO
NO EGITO ANTIGO OS GATOS ERAM MUITO QUERIDOS.
FORAM ESCOLHIDOS COMO TEMA DE DIVERSAS ESCULTURAS.
LEGENDA: ESCULTURA DE GATO, EGITO ANTIGO, 664-332 ANTES DE CRISTO. BRONZE, SEM DIMENSÕES. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DETALHE DO SARCÓFAGO DA GATA DE ESTIMAÇÃO DO PRÍNCIPE EGÍPCIO TUTMÉS, CERCA DE 1504 ANTES DE CRISTO. BAIXO-RELEVO SOBRE CALCÁRIO, SEM DIMENSÕES. MUSEU EGÍPCIO DO CAIRO, EGITO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: GATO MUMIFICADO DO EGITO ANTIGO, 715-332 ANTES DE CRISTO. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCULTURA DE GATA E SEUS FILHOTES, EGITO ANTIGO, SEM DATA. BRONZE, ALTURA: 45 CM. MUSEU DE ETNOGRAFIA, HISTÓRIA NATURAL E ARQUEOLOGIA EMMANUEL LIAIS, CHERBOURG, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.
QUANDO MORRIAM, SEUS CORPOS COSTUMAVAM SER PRESERVADOS COMO MÚMIAS!
LEGENDA: MÚMIA DE UM GATO DO EGITO ANTIGO, SEM DATA. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivo do capítulo
Estudar imagens e esculturas de bichos do Egito Antigo.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR25), observe e faça anotações em seu diário ou grave em áudio ou vídeo as atividades de leitura de imagem dos animais do Egito Antigo para verificar se perceberam essas formas antigas das esculturas e expandiram seu repertório sobre imagens da arte. Simultaneamente, registre se conhecem e valorizam o patrimônio cultural do Egito Antigo.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Patrimônio cultural (Artes integradas).
- Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: da leitura da avaliação processual do Livro do Estudante; Múmia de bicho no Egito Antigo; Esculturas do Egito Antigo.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes realizaram com fluência as respostas à pergunta Você já viu outros bichos grandes que vivem na terra e na água? e se desenvolveram o vocabulário com a palavra mumificado.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
No Egito Antigo, diversos animais eram venerados como representações de suas divindades. Seus estudantes vão conhecer imagens representando alguns desses animais, gatos, falcões e hipopótamos.
Se dispuser de tempo didático, pode propor que pesquisem imagens de outros animais criadas pelos artistas desse período.
Depois peça aos estudantes que observem os gatos desta página e que comentem suas impressões. A seguir, pergunte:
- Vocês gostam de gatos?
- Têm algum animal de estimação?
- Imaginam algum motivo para os egípcios preservarem seus gatos como múmias?
(Respostas pessoais.)
MP065
O FALCÃO FOI ESCOLHIDO PARA SER UM DOS SÍMBOLOS DO SISTEMA DE ESCRITA DO EGITO ANTIGO.
OBSERVE QUE NO SÍMBOLO O FALCÃO É VISTO E DESENHADO DE LADO.
LEGENDA: SÍMBOLO DO FALCÃO DO EGITO ANTIGO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AMULETO NA FORMA DE UM FALCÃO DO EGITO ANTIGO, 2040-1640 ANTES DE CRISTO. METAL, ALTURA: 5,3 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
REPARE COMO O DESENHO DESSE SÍMBOLO SE PARECE COM A PINTURA E AS ESTÁTUAS QUE OS ARTISTAS EGÍPCIOS CRIARAM DESSA AVE.
LEGENDA: DETALHE DE PINTURA MURAL DE UM FALCÃO REPRESENTANDO O DEUS HÓRUS. TUMBA DE SENNEDJEM, VALE DOS ARTESÃOS, EGITO, 1200 ANTES DE CRISTO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTÁTUA EM BRONZE DE UM FALCÃO DO EGITO ANTIGO, 715-332 ANTES DE CRISTO. BRONZE, ALTURA: 15,2 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTÁTUA DEDICADA AO DEUS HÓRUS, 600-350 ANTES DE CRISTO. BRONZE E OSSOS DE PÁSSAROS, ALTURA: 22,7 CM. MUSEU DE ARTE WALTERS, BALTIMORE, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Saiba mais sobre a escrita egípcia lendo “Hieróglifos e aulas de história: uma análise da escrita egípcia antiga em livros paradidáticos”, artigo de Liliane Cristina Coelho publicado na Revista Mundo Antigo, ano I, v. 1,
jun.
2012. Disponível em:
http://fdnc.io/dZE. Acesso em: 6
jul.
2021.
O símbolo do falcão era associado no Egito Antigo à escrita do nome dos faraós.
Diversos animais foram adotados como símbolos nesse sistema de escrita. Geralmente são representados vistos de lado. Ao comparar o símbolo do falcão com as estátuas e a pintura do animal, como pedido na atividade, comente que apenas uma das imagens desta página não o apresenta em visão lateral.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua informação
Gato mumificado
[...] Os antigos egípcios mumificavam também animais, além de seres humanos. Os mais populares eram os gatos, e suas múmias eram oferecidas à deusa gata Bastet. A crença na intervenção divina intermediada por um animal mumificado, como este gato, provocou o surgimento de uma verdadeira indústria de mumificação de animais, com criadouros e abatedouros que forneciam os corpos para a mumificação. [...]
Disponível em: http://fdnc.io/dZF. Acesso em: 11 fev. 2021.
Fim do complemento.
MP066
AS IMAGENS ABAIXO SÃO DE PEÇAS DE ARTE EGÍPCIAS MUITO ANTIGAS.
AS DUAS ESCULTURAS DE HIPOPÓTAMO SÃO AZUIS E DECORADAS COM DESENHOS DE PLANTAS AQUÁTICAS.
LEGENDA: ESCULTURA DE HIPOPÓTAMO DECORADO COM PLANTAS, EGITO ANTIGO, CERCA DE 2050-1786 ANTES DE CRISTO. FAIANÇA AZUL, 12,70 CM. MUSEU DO LOUVRE, PARIS, FRANÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCULTURA DE HIPOPÓTAMO DECORADO COM PLANTAS, EGITO ANTIGO, CERCA DE 1961-1878 ANTES DE CRISTO. FAIANÇA AZUL, 20 CM. MUSEU DE ARTE METROPOLITANO DE NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Inicie a atividade informando os estudantes sobre as dimensões destes hipopótamos. Cada escultura tem aproximadamente 20 cm de comprimento e 11 cm de altura.
Elas são feitas de faiança azul (um tipo de louça) e decoradas com as plantas da região do rio Nilo, que banha o Egito.
Na leitura da imagem, faça perguntas que remetam ao cotidiano dos estudantes:
- Quem já viu um hipopótamo de verdade?
- Estas esculturas egípcias são maiores ou menores que um hipopótamo real?
- Como é o azul da escultura? Você já viu algo dessa cor?
- As plantas desenhadas nos corpos dos hipopótamos parecem com outras que vocês conhecem?
(Respostas pessoais.)
Boxe complementar:
Para sua informação
No Egito Antigo, o hipopótamo era temido por seu tamanho e voracidade, mas também era apreciado como um símbolo de fertilidade. Assim, tornou-se um símbolo religioso importante, com diversas representações na arte egípcia.
As estátuas de faiança desta página são azuis, cor que simbolizava para os egípcios a fertilidade, e decoradas com flores de lótus, um símbolo de renascimento.
Fim do complemento.
Hipopótamo
O hipopótamo é um mamífero que vive em regiões quentes como a África. Vive perto de rios ou áreas pantanosas porque passa a maior parte do tempo dentro da água para manter a pele úmida e a temperatura do corpo baixa. A grande quantidade de gordura que esse animal possui o ajuda a flutuar e a nadar com facilidade.
No entardecer, ele sai da água e caminha alguns quilômetros para pastar, comendo grama e capim, seus principais alimentos.
Um hipopótamo macho pode medir até 4 metros, pesar 3 mil quilogramas e viver cerca de 30 anos. É um animal muito agressivo e ainda hoje, na África, causa mais mortes entre os seres humanos que o leão e o elefante.
MP067
A PALAVRA HIPOPÓTAMO É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “CAVALO DO RIO”.
ESSES ANIMAIS VIVEM GRANDE PARTE DE SUA VIDA DENTRO DA ÁGUA.
LEGENDA: VEJA ACIMA UMA FÊMEA DE HIPOPÓTAMO E SEU FILHOTE NADANDO JUNTOS. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ JÁ VIU OUTROS BICHOS GRANDES QUE VIVEM NA TERRA E NA ÁGUA?
Resposta pessoal.
Boxe complementar:
COMO SERÁ O SEU HIPOPÓTAMO?
VOCÊ VAI TRABALHAR ESTE HIPOPÓTAMO COM CORES E COM DESENHOS DE SUA IMAGINAÇÃO.
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho e uso de cores conforme as escolhas do aluno. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Primeiro, leia com os estudantes o texto sobre a origem da palavra hipopótamo e onde vivem esses animais.
Peça a eles que relacionem o hipopótamo com outros animais que vivem na água e na terra.
Na atividade de desenho, cada estudante preencherá o contorno do corpo do hipopótamo como quiser.
É importante que compartilhem as diferentes soluções criadas.
MP068
O QUE EU APRENDI?
- A PALAVRA ZOÓLITO TEM ORIGEM GREGA, SIGNIFICA “ANIMAL ESCULPIDO EM PEDRA”.
DESENHE O SEU ZOÓLITO ABAIXO. VOCÊ PODE ESCOLHER O BICHO QUE QUISER COMO TEMA.
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal de um animal feito em pedra. Fim da observação.
- VOCÊ JÁ CONHECE A PINTURA DE UM ROSTO QUE O ARTISTA GIUSEPPE ARCIMBOLDO FEZ COM DIVERSOS BICHOS. COM O QUE VOCÊ VAI PREENCHER O CONTORNO DO ROSTO A SEGUIR?
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal com preenchimento do contorno conforme as escolhas feitas pelo aluno. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 1º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 1, 3 e 7.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 1 e 5.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 3, 4, 8 e 9.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de Conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP069
- IMAGINE QUE VOCÊ VAI SE DESENHAR JUNTO COM OS SEUS TRÊS BICHOS PREFERIDOS. ESCREVA AQUI O NOME DELES E TAMBÉM QUAL É MAIOR, MENOR OU DO SEU TAMANHO.
EU GOSTARIA DE ME DESENHAR AO LADO DE _____.
Respostas pessoais de acordo com as escolhas do aluno.
MAIOR QUE EU:_____.
MENOR QUE EU: _____.
DO MEU TAMANHO: _____.
- QUAL DOS BICHOS ESCOLHIDOS COMO TEMA DE ESCULTURAS NO EGITO ANTIGO É O SEU PREFERIDO? POR QUÊ?
_____.
Resposta pessoal, associada às imagens de esculturas de animais apreciadas no livro: gatos, hipopótamos e falcões.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
SIM |
NÃO |
ÀS VEZES |
PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS. |
_____. |
_____. |
_____. |
PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO. |
_____. |
_____. |
_____. |
PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS. |
_____. |
_____. |
_____. |
COMENTÁRIOS: _____. |
NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.
Resposta pessoal.
PORQUE _____.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em desenhar um zoólito, retome o conceito no próprio Livro do Estudante para melhor compreensão da proposta.
- Para os estudantes com maior dificuldade em preencher a figura de um rosto usando diversos animais como elementos, sugerimos apresentar outras imagens de obras de Arcimboldo como referência e inspiração.
- No caso de alguns estudantes apresentarem dificuldade em identificar as diferenças entre o tamanho do corpo de animais e o do próprio corpo, pode-se organizar uma brincadeira em grupo com os conceitos de “maior que o meu corpo” e “menor que o meu corpo”.
- Se alguns estudantes apresentarem dificuldade em justificar sua escolha de um animal preferido entre os que eram tema de esculturas no Egito Antigo, proponha que o façam oralmente.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP070
3. ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES
OBSERVE NA IMAGEM A SEGUIR UMA GRAVURA DO ARTISTA BRASILEIRO GILVAN SAMICO.
LEGENDA: MULHER COM PÁSSARO, 1972. GILVAN SAMICO. LITOGRAFIA, 57 x 49 CM. ACERVO DO ARTISTA. FIM DA LEGENDA.
- ONDE ESTÁ O PÁSSARO?
Respostas pessoais.
- É COMUM ALGUÉM CARREGAR UM PÁSSARO TÃO GRANDE?
- POR QUE SERÁ QUE O PÁSSARO ESTÁ COM O BICO ABERTO?
- QUE CORES FORAM USADAS PELO ARTISTA?
- CONTEM UMA HISTÓRIA BASEADA NESSA IMAGEM.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Estudar gravuras brasileiras nas quais aparecem bichos; conhecer, cantar e criar canções que tenham como tema os bichos.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR02), anote em seu diário ou grave em áudio ou vídeo as leituras dos trabalhos de Angela Leite (1950-) e Gilvan Samico (1928-2013). Verifique se os estudantes usam a imaginação e percebem cores e movimentos expressos nas imagens.
- Para avaliar (EF15AR13), registre em seu diário ou em áudio ou vídeo se os estudantes identificaram e apreciaram as músicas do cancioneiro popular infantil.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Elementos da linguagem (Artes visuais) e Contextos e práticas (Música).
- Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante e da leitura da avaliação processual do Livro do Estudante deste capítulo: arte e meio ambiente; contar história com base em uma imagem; criar desenho a partir de canção.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário e o expandiram com o termo meio ambiente e se responderam em voz alta, com fluência e ritmo, às perguntas sobre a obra da artista Angela Leite.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Se achar oportuno, comente com os estudantes que o artista plástico pernambucano Gilvan Samico, além de pintor, é desenhista e gravurista conhecido por suas xilogravuras inspiradas na temática e no estilo da gravura popular do Nordeste. Em seguida, faça as questões propostas no Livro do Estudante, de modo que elas possam orientar a leitura desse trabalho do artista. Peça aos estudantes que inventem uma história baseada na imagem do pássaro de Samico. Eles podem fazer isso oralmente, em um jogo em que um comece e o próximo continue.
MP071
A ARTISTA BRASILEIRA ANGELA LEITE COSTUMA REPRESENTAR EM SUAS OBRAS TEMAS RELACIONADOS À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
EM SEUS DESENHOS E GRAVURAS, ELA MOSTRA MUITAS ESPÉCIES DE ANIMAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.
NA DÉCADA DE 1980, A ARTISTA PRESIDIU A UNIÃO EM DEFESA DAS BALEIAS, CONTRIBUINDO PARA A PROIBIÇÃO DA CAÇA A ESSE MAMÍFERO NOS MARES BRASILEIROS.
LEGENDA: BELUGA E SEU BALEOTE, 2012. ANGELA LEITE. XILOGRAVURA, 27 x 36 CM. COLEÇÃO PARTICULAR. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ CONHECE OS BICHOS QUE APARECEM NA IMAGEM?
Resposta pessoal.
- ONDE ELES VIVEM?
PROFESSOR
Resposta: No mar. - O QUE ESTÃO FAZENDO?
Resposta pessoal.
- QUE CORES A ARTISTA USOU?
PROFESSOR
Resposta: Branco, marrom e preto.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Para sua leitura
[...] Você já associou a ponta do dedo lambuzada de tinta para carimbar a identidade com o procedimento de uma gravura? Pois é, tanto a ponta do seu dedão como a sola do pé ou qualquer outra superfície que lhe interesse pode ser uma matriz e o desenho transferido, uma estampa. Esta é a maneira mais primordial para se pensar o procedimento da gravura: como registro de uma marca, a memória de uma superfície para outra.
Adentrando os tempos mais distantes da história, temos muitos exemplos em que o sentido da gravura já aparecia, como o Lenço de Verônica*.
As primeiras gravuras são datadas do século XIV. A ideia de reprodução de uma matriz e as condições técnicas já existiam há muitos séculos, mas somente no século XIV é que irá surgir o modo como entendemos a gravura hoje, como a estampa impressa em papel. O surgimento da gravura possibilitou a impressão e difusão de imagens, veiculando-as de um país para outro, o que antes era impensável. Dessa forma, colaborou muito para o surgimento da imprensa e da publicidade. Você já imaginou como as pessoas conseguiam divulgar suas ideias antes de haver alguma forma de reprodução? Também a partir desse momento começa a produção de dinheiro, selos, documentos que deveriam passar por algum processo técnico de difícil execução para que não houvesse falsificação. Até hoje é assim, eles são feitos sem estampas. […]
*Verônica tornou-se uma personagem conhecida na Idade Média como a mulher que teria enxugado com um lenço o rosto de Cristo, durante o calvário. A imagem do rosto ficou estampada no tecido, que passou a ser conhecido como Lenço de Verônica.
Tatiana Blass. A gravura na Arte Contemporânea. In : Conceito de matriz e cópia : técnica da gravura. Publicação de apoio didático do Centro Universitário Maria Antonia USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Editora Cosac Naify.
Fim do complemento.
Comente a diferença de representação da postura dos animais nas duas gravuras: a do pássaro parece estática enquanto a das baleias sugere movimentos.
Peça aos estudantes que façam de conta que são Beluga ou seu Baleote e imitem seus movimentos, como parte de uma história que inventarão, baseada na imagem. Eles podem montar a dinâmica da cena em grupos, em uma improvisação teatral coletiva.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Saiba mais sobre Angela Leite lendo A ecologia como arte, de Antonio Biondi. Disponível em:
http://fdnc.io/dZG. Acesso em: 6
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP072
OS BICHOS TAMBÉM SÃO TEMA DE VÁRIAS CANÇÕES. VOCÊ SE LEMBRA DE ALGUMA MÚSICA QUE TRATE DE ANIMAIS?
Resposta pessoal.
CANTE COM SEUS COLEGAS ESTA CANTIGA QUE FALA DE BICHO.
A BARATA DIZ QUE TEM
A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FILÓ
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É UMA SÓ
RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É UMA SÓ!
A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM O PÉ PELUDO
RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM O PÉ PELUDO
A BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É DE CAPIM
RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É DE CAPIM
A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM É CASCA DURA
RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM É CASCA DURA!
A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO
É MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO
RÁ, RÁ, RÁ, RÓ, RÓ, RÓ, ELA TEM COCO RASPADO!
DA TRADIÇÃO POPULAR.
MANUAL DO PROFESSOR
Todos conhecem músicas do cancioneiro popular, cuja tradição passa de uma geração para outra.
Peça aos estudantes que cantem a canção “A barata diz que tem”, ao mesmo tempo que desenham. Ao término da atividade, faça uma breve roda de apreciação dos trabalhos e pergunte a eles se conhecem outras canções com o tema bichos que poderiam cantar.
Relembre com os estudantes outras cantigas populares, como:
O meu galinho
Há três noites que eu não durmo, ola lá!
Pois perdi o meu galinho, ola lá!
Coitadinho, ola lá! Pobrezinho, ola lá!
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, ola lá!
Tem a crista vermelhinha, ola lá!
Bate as asas, ola lá! Abre o bico, ola lá!
Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, ola lá!
Amazonas e Pará, ola lá!
Encontrei, ola lá! Meu galinho, ola lá!
No sertão do Ceará!
Da tradição popular.
MP073
Boxe complementar:
VAMOS DESENHAR!
FAÇA UM DESENHO PARA A CANÇÃO.
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.- AGORA, QUE TAL FORMAR UMA RODA PARA MOSTRAR O SEU DESENHO E APRECIAR OS DOS COLEGAS?
Fim do complemento.
PEÇA A UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA PARA CANTAR UMA MÚSICA SOBRE UM BICHO. CANTE COM ELE, GRAVE OU ANOTE A LETRA DA CANÇÃO. DEPOIS, APRESENTE-A NA ESCOLA.
MANUAL DO PROFESSOR
Proponha aos estudantes que criem uma pequena canção sobre bichos, escrevendo uma letra em dupla. Peça que experimentem cantá-la e que gravem o resultado, se tiverem recursos para isso.
As melodias e letras cantadas e gravadas podem ser escutadas por todos em um momento reservado para isso.
As duplas de autores também podem pintar uma imagem para sua canção em um papel e expor os resultados na sala de aula.
Em uma roda de conversa sobre essa atividade, você pode retomar alguns conteúdos do capítulo para avaliar as aprendizagens com base nas falas dos estudantes.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
Fim do complemento.
MP074
4. OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES!
QUEM VÊ DE LONGE ESTE TRABALHO DA ARTISTA NORTE-AMERICANA JENNIFER ANGUS PERCEBE DESENHOS GEOMÉTRICOS, FLORES E CAVEIRAS NAS PAREDES.
LEGENDA: EXPOSIÇÃO DE JENNIFER ANGUS NO MUSEU SMITHSONIAN DE ARTE AMERICANA, EM WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.
DE PERTO, DESCOBRE QUE ELA OS CRIOU COM VÁRIOS TIPOS DE INSETO: BICHOS-FOLHA, GAFANHOTOS COLORIDOS, CIGARRAS E BESOUROS.
LEGENDA: EXPOSIÇÃO DE JENNIFER ANGUS NO MUSEU SMITHSONIAN DE ARTE AMERICANA, EM WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS. FOTO DE 2015. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ GOSTA DE INSETOS?
Respostas pessoais.
- POR QUE SERÁ QUE JENNIFER ANGUS ESCOLHEU FAZER UM TRABALHO DE ARTE COM ESSES BICHOS?
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer construções feitas por bichos; criar em grupo um ninho usando objetos tridimensionais.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR01), anote em seu diário ou grave em vídeo se os estudantes identificam formas contemporâneas das artes visuais, expandindo o repertório imagético.
- Para avaliar (EF15AR05), acompanhe e faça registros escritos ou fotográficos da atividade de criação e expressão coletiva no espaço da escola.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Processos de criação (Artes visuais).
- Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Colagem de objetos no tridimensional; Criação coletiva; As formas das casas dos bichos.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes leram em voz alta com fluência e compreenderam o texto do enunciado da atividade Vamos construir! e como responderam oralmente à pergunta sobre a obra de Jennifer Angus.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Leia com os estudantes as informações do texto sobre o trabalho da artista e esclareça as dúvidas que surgirem.
Peça aos estudantes que se imaginem chegando a uma sala cheia de desenhos coloridos nas paredes e que, ao se aproximar deles, descobrem que são feitos com insetos. Mostre aos estudantes que ocorre na observação da obra de Jennifer Angus (1961) algo que também acontece com a obra que estudaram de Arcimboldo: percebemos esses trabalhos de modo diferente quando estamos longe ou quando estamos perto. Pergunte se conhecem algo que, visto de longe, parece diferente do que é quando se chega bem perto.
Para apresentar um exemplo interessante aos estudantes, leve para a sala de aula uma lupa e uma revista com imagens impressas. Aproxime a lente da imagem para que vejam com clareza que as imagens impressas são compostas de minúsculos pontinhos coloridos.
MP075
LEIA COM OS COLEGAS E O PROFESSOR O TEXTO ABAIXO.
ALGUMAS PESSOAS TÊM MEDO E ATÉ NOJO DE INSETOS.
VOCÊ SABIA QUE ELES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA MANTER O EQUILÍBRIO DA NATUREZA?
AO USAR ESSES BICHOS PARA FAZER SEUS TRABALHOS, A ARTISTA PERMITE QUE AS PESSOAS OS OBSERVEM DE OUTRA MANEIRA.
TEXTO ESCRITO ESPECIALMENTE PELOS AUTORES DESTA COLEÇÃO, 2021.
CONHECER A VIDA DOS INSETOS PODE SER MUITO INTERESSANTE.
Respostas pessoais.
- VOCÊ JÁ VIU UMA LAGARTA TRANSFORMAR-SE EM BORBOLETA?
- SABE COMO É O INTERIOR DE UM FORMIGUEIRO?
NAS IMAGENS DESTA PÁGINA, OBSERVE EM SEU AMBIENTE NATURAL ALGUMAS DAS ESPÉCIES DE INSETOS USADAS PELA ARTISTA JENNIFER ANGUS PARA CRIAR SUA OBRA.
LEGENDA: O BESOURO AZUL É UMA DAS MAIS DE 350 MIL ESPÉCIES DE BESOUROS QUE HÁ NO MUNDO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O GAFANHOTO DE MADAGASCAR COME PLANTAS VENENOSAS QUE O TORNAM TÓXICO PARA OS PREDADORES. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O BICHO-FOLHA PARECE MESMO UMA FOLHA. É ASSIM QUE ELE SE ESCONDE DE OUTROS ANIMAIS. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Observe com os estudantes a imagem do detalhe da obra da artista para estudarem como ela estrutura seu trabalho. Peça que contem quantos bichos-folha estão reunidos no centro da imagem. Eles estão organizados na forma geométrica conhecida como octógono.
LEGENDA: octógono. FIM DA LEGENDA.
Depois, peça aos estudantes que contem o número de gafanhotos em cada olho da caveira. Eles foram reunidos em grupos de cinco e estão dispostos em pentágonos.
LEGENDA: pentágono. FIM DA LEGENDA.
Para falar do conceito de simetria, é possível usar figuras geométricas simples, como os losangos. Comece traçando uma linha vertical na lousa e desenhando um ponto em um dos seus lados. Diga aos estudantes que você vai desenhar um ponto simétrico ao primeiro e que ele ficará do outro lado da linha em uma distância igual à do primeiro ponto até a linha. Depois, desenhe na lousa um losango e as linhas horizontais e verticais que passam por seu centro.
Mostre aos estudantes que, se colocarmos uma estrela em cada cota do losango, a disposição delas será simétrica em relação às linhas que passam pelo meio do losango, tanto no sentido horizontal quanto no vertical.
Explique aos estudantes que tanto os insetos nocivos ao ser humano quanto os considerados benéficos participam ativamente do equilíbrio ecológico. Eles:
- polinizam flores, contribuindo para a reprodução de diversas espécies de plantas;
- eliminam detritos ao consumir restos de plantas e de animais, devolvendo para o solo minerais importantes para a manutenção das árvores.
- são alternativas no lugar do uso de
agrotóxicos
nas plantações — espécies de insetos que se alimentam de outras espécies consideradas ameaças à agricultura podem ser usadas para reduzir sua população.
Se sua escola dispõe de uma sala de informática ou de equipamentos de projeção de imagens, mostre aos estudantes alguns dos insetos utilizados por Jennifer Angus em seu hábitat.
MP076
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ALGUNS BICHOS SABEM CONSTRUIR TOCAS E NINHOS PARA MORAR E CRIAR SEUS FILHOTES?
ELES ESCOLHEM DIFERENTES MATERIAIS PARA FAZER SUAS MORADAS: AS ABELHAS USAM A CERA; AS VESPAS, A CELULOSE; E AS AVES APROVEITAM FOLHAS E GALHOS FINOS.
OBSERVE AS FORMAS DE SUAS CONSTRUÇÕES.
MANUAL DO PROFESSOR
Saber mais sobre a capacidade dos animais de interagirem socialmente, e até mesmo de construírem espaços especialmente planejados para usarem como moradia, propicia ao estudante assumir uma atitude de maior compreensão, valorização e respeito a todos os seres vivos.
Boxe complementar:
Para sua informação
[...] Dependendo da espécie, um casal de aves leva de quinze a quarenta dias para construir um ninho. Geralmente, o macho recolhe o material necessário para a obra.
A fêmea escolhe a localização do ninho e faz o trabalho pesado de trançar os gravetos ou amassar o barro. A chocagem dos ovos e a busca de alimentos para os filhotes são compartilhadas pelo casal.
Cabe ao macho realizar rondas ostensivas em volta do ninho, à espreita de predadores. As exceções nesse processo são o beija-flor, o tangará e o galito, espécies em que a fêmea faz tudo sozinha, e a ema e a perdiz, espécies em que o macho fica com toda a responsabilidade – várias fêmeas colocam seus ovos em ninhos preparados pelos machos, vão embora e não voltam mais. [...]
BUZZETTI, Dante; SILVA, Silvestre. Berços da vida : ninhos de aves brasileiras. 2ª ed. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- BUZZETTI, Dante; SILVA, Silvestre. Berços da vida: ninhos de aves brasileiras. 2ª
ed.
São Paulo: Terceiro Nome, 2008.
O Brasil possui uma das mais diversificadas avifaunas do planeta, e este livro, com mais de 270 fotos de 140 espécies, apresenta o mundo construído pelas aves brasileiras para a sua reprodução. Dante Buzzetti e Silvestre Silva aliaram o estético da contemplação à perpetuação da informação científica, trazendo informações sobre a reprodução e a biologia de espécies raras, ameaçadas e pouco conhecidas.
Fim do complemento.
MP077
Boxe complementar:
VAMOS CONSTRUIR!
VOCÊ VAI SE REUNIR COM TRÊS COLEGAS PARA CONSTRUIR UM NINHO JUNTANDO DIVERSOS OBJETOS, SEMELHANTES OU DIFERENTES.
VOCÊS PODEM COLAR OS OBJETOS COM FITA ADESIVA OU AMARRÁ-LOS COM BARBANTE.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
A atividade de construção de tocas e ninhos pode ser feita com qualquer tipo de objeto: caixas de papelão, panos, copos plásticos, brinquedos fora de uso, sucatas de diversos tipos, papéis usados, palha, folhagens etc.
Você pode pedir aos estudantes que tragam objetos de casa ou separar previamente materiais com que possam trabalhar.
É importante sua orientação técnica para que os objetos se constituam tal qual uma toca ou ninho, de forma consistente, sem se desmontarem.
Lembre-os de que há muitos tipos de ninho diferentes, com distintas formas e estruturas, e que assim inventarão seus ninhos.
Ao final, cada grupo apresenta a sua criação e fala sobre suas ideias e procedimentos. Oriente-os a buscarem um espaço da escola para colocarem seus trabalhos em exposição. É importante que cada objeto tenha o nome dos participantes do grupo. Convide estudantes e professores de outras classes para visitar essas produções. Se houver possibilidade, fotografe-as e compartilhe-as com os familiares por um meio de comunicação digital ao qual possam ter acesso.
MP078
O QUE EU APRENDI
- A ARTISTA ANGELA LEITE TRABALHA COM TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE, COMO NA SUA OBRA BELUGA E SEU BALEOTE. POR QUE ESSA OBRA VISA À PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE?
_____.
Resposta pessoal, que deve ser orientada pelos textos do Livro do Estudante, que considera a necessidade de preservação das baleias.
- ESCREVA UMA PEQUENA HISTÓRIA PARA SER CONTADA, COM BASE NA IMAGEM BELUGA E SEU BALEOTE, DA ARTISTA ANGELA LEITE.
_____.
PROFESSOR
Atenção professor: O texto da história contada pelo aluno é de criação pessoal. Fim da observação.- VOCÊ FOI CONVIDADO A FAZER UM DESENHO PARA A CAPA DE UM LIVRO QUE TEM CANÇÕES DE ANIVERSÁRIO. ESCREVA A LETRA DE UMA CANÇÃO DE ANIVERSÁRIO E FAÇA UM DESENHO PARA ELA.
_____.
PROFESSOR
Atenção professor: A escolha ou criação da canção pelo aluno é livre, mas o desenho deve estar relacionado a ela. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 1º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 1, 3 e 7.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 1 e 5.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 3, 4, 8 e 9.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de Conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP079
- AS FORMAS DAS CASAS DOS BICHOS QUE CONHECEMOS SÃO MUITO VARIADAS. UM BICHO IMAGINÁRIO CRIOU UMA CASA COM A FORMA DE UMA GARRAFA, QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ELE? POR QUÊ?
_____.
Respostas pessoais que levam em conta a imaginação do aluno na invenção do nome de um animal imaginário e seus motivos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO MENSAL |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
SIM |
NÃO |
ÀS VEZES |
PARTICIPO DAS AULAS COM INTERESSE E GOSTO PELOS TRABALHOS. |
_____. |
_____. |
_____. |
PEÇO AJUDA AOS PROFESSORES E COLEGAS QUANDO PRECISO OU SOU SOLICITADO. |
_____. |
_____. |
_____. |
PARTICIPO DAS AULAS FALANDO, LENDO E ESCREVENDO SOBRE MINHAS IDEIAS. |
_____. |
_____. |
_____. |
COMENTÁRIOS: _____. |
NESTES DOIS CAPÍTULOS DO LIVRO, O QUE MAIS GOSTEI DE APRENDER FOI _____.
Resposta pessoal.
PORQUE _____.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Em relação à questão da temática como meio de destacar a importância de preservação das espécies ameaçadas de extinção, pode-se explorá-la por meio de vídeos sobre o assunto com os estudantes que apresentem dificuldade nesse assunto.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em elaborar uma pequena história com base na ilustração da Angela Leite, pode-se propor que realizem a atividade coletivamente, dessa forma, cada estudante contribuiria com uma parte.
- Caso os estudantes encontrem dificuldade em escrever a canção de aniversário e fazer um desenho pautado nela, proponha que efetuem a atividade em pequenos grupos.
- Caso alguns dos estudantes encontrem dificuldade em justificar sua escolha para um nome de animal inventado, faça uma roda de conversa em que cada estudante conte suas ideias.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.