MP142

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS

ALÇADA, ISABEL. POLÍTICAS DE LEITURA. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. IN: ALVES, RUI A.; LEITE, ISABEL (ORG.). ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: MANUAL DO CURSO ABC. BRASÍLIA: MEC/CAPES, 2021. CAP. 2, P. 13-39.

NO ARTIGO INTITULADO POLÍTICAS DE LEITURA, ISABEL ALÇADA ABORDA NOÇÕES FUNDAMENTAIS A RESPEITO DE ALFABETIZAÇÃO, DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E APRESENTA CONCEITOS REFERENTES A LITERACIA, BEM COMO OS PANORAMAS NACIONAL E INTERNACIONAL. APRESENTA TAMBÉM A FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA QUE EMBASOU ESSE TRABALHO NAS ÁREAS DA LEITURA E DA SUA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, ESSE ARTIGO COMPÕE O CONJUNTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO MANUAL DO CURSO ABC DO PROJETO ABC – ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA.

CHARLOT, BERNARD. DA RELAÇÃO COM O SABER: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2020.

O PESQUISADOR FRANCÊS BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT DEDICA-SE AO ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES COM O SABER. NESSE LIVRO, O AUTOR BUSCA SISTEMATIZAR OS MOTIVOS QUE LEVAM CERTOS ESTUDANTES AO “FRACASSO ESCOLAR”. PARA CHARLOT, O FRACASSO ESCOLAR NÃO EXISTE, O QUE EXISTE SÃO ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR. ASSIM, ELE DESTACA O SABER COMO SENTIDO E PRAZER E DESCONSTRÓI CONCEPÇÕES ESTABELECIDAS EM RELAÇÃO ÀS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR. O AUTOR ENTENDE QUE AS TEORIAS SÃO IMPORTANTES DESDE QUE POSSAM SER COMPREENDIDAS E ACESSÍVEIS A UM PÚBLICO AMPLO. ELE DISCORRE, DE MODO CRÍTICO, SOBRE TEMAS RELEVANTES E ATUAIS, COMO O FRACASSO ESCOLAR E SUAS CAUSAS, E ADVOGA EM FAVOR DE UMA SOCIOLOGIA DO SUJEITO, AO ABORDAR QUESTÕES EDUCACIONAIS ACERCA DA ARTE, DO MEIO AMBIENTE, DA CIDADANIA. A PROPOSTA FUNDAMENTAL DO LIVRO É TRAZER A TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER PARA AJUDAR A COMPREENDER AS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, ASSIM COMO A RELAÇÃO COM O SABER, SEUS CONCEITOS E DEFINIÇÕES SÃO EIXOS CENTRAIS DAS PROPOSIÇÕES DA OBRA.

DEWEY, JOHN. ARTE COMO EXPERIÊNCIA. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2010.

O LIVRO ARTE COMO EXPERIÊNCIA FOI ESCRITO PELO FILÓSOFO JOHN DEWEY EM 1934. NO BRASIL, ESSE TÍTULO SÓ FOI TRADUZIDO E PUBLICADO EM 2010. O MATERIAL QUE COMPÔS ESSE VOLUME É FRUTO DE CONFERÊNCIAS QUE DEWEY MINISTROU NA UNIVERSIDADE DE HARVARD SOBRE FILOSOFIA DA ARTE. NELE, O AUTOR DEFINE A EXPERIÊNCIA SINGULAR, QUE É VIVIDA E TEM UM SENTIDO PRIMORDIAL PARA QUEM APRENDE, E A DIFERENCIA DAS EXPERIÊNCIAS GENÉRICAS, QUE AFIRMA SEREM DA ORDEM DA DISPERSÃO E DA DISTRAÇÃO. COMPREENDEMOS A EXPERIÊNCIA SINGULAR COMO AQUELA QUE OCORRE NOS PERCURSOS DE CRIAÇÃO DAS CRIANÇAS.

MP143

ASSIM, AS IDEIAS DEWEYANAS VISLUMBRAVAM UM PROCESSO DE TRABALHO CRIADOR VIGOROSO, NÃO MECÂNICO, INDIVIDUALIZADO, AUTORAL, DECORRENTE DE MUITA DEDICAÇÃO, DE CARÁTER ESTÉTICO COM A QUALIDADE DA EXPERIÊNCIA SINGULAR, REALIZADO POR INDIVÍDUOS QUE, AO ASSIM APRENDEREM, PREPARAM-SE PARA A PARTICIPAÇÃO CULTURAL E SOCIAL.

FERRAZ, MARIA HELOÍSA DE TOLEDO; FUSARI, MARIA F. DE REZENDE E. METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE: FUNDAMENTOS E PROPOSIÇÕES. 2ª ED. REVISTA E AMPLIADA. SÃO PAULO: CORTEZ, 2009.

A OBRA, DESENVOLVIDA PELAS PROFESSORAS MARIA HELOÍSA DE TOLEDO FERRAZ, DOUTORA EM ARTES PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, E MARIA F. DE REZENDE E FUSARI, DOUTORA NA ÁREA DE TELEVISÃO E VÍDEO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E ESPECIALISTA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES, DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ARTE E A RELEVÂNCIA DESSE COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS. AS AUTORAS DISCORREM SOBRE O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE E OS COMPROMISSOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, ABORDAM A CRIANÇA CONHECENDO ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR, DESENVOLVENDO A FANTASIA, A PERCEPÇÃO E A IMAGINAÇÃO POR MEIO DAS APRENDIZAGENS. ELAS DESTACAM NO LIVRO AS PRÁTICAS DE CRIAÇÃO, COMO O DESENHO DA CRIANÇA, O JOGO SIMBÓLICO E AS BRINCADEIRAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA ARTE-EDUCAÇÃO. O TEXTO BUSCA ORDENAR UMA METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE REITERANDO A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS.

KOUDELA, INGRID DORMIEN. JOGOS TEATRAIS. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2006.

INGRID DORMIEN KOUDELA, LIVRE-DOCENTE DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, TEM DESENVOLVIDO PESQUISAS QUE ENVOLVEM TEATRO E EDUCAÇÃO, COM FOCO ESPECIAL EM JOGOS TEATRAIS. EM JOGOS TEATRAIS, OBRA ORIENTADA AO TEATRO-EDUCAÇÃO, A AUTORA PERCORRE A SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DO TEATRO. OS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS JOGOS TEATRAIS SÃO ACOMPANHADOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DA LINGUAGEM DO TEATRO. DESSE MODO, KOUDELA OFERECE OS SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DO TEATRO EM ESPAÇO ESCOLAR. A AUTORA VIOLA SPOLIN, PRINCIPALMENTE, SUBSIDIA A CONCEPÇÃO DE JOGOS TEATRAIS. ASSIM, COM ESSA E OUTRAS BASES TEÓRICAS DA ARTE E DA EDUCAÇÃO, É EXPRESSA A IDEIA DE QUE O PROCESSO DO ENSINO PODE SER REINVENTADO POR QUEM ENSINA E PELA EQUIPE ESCOLAR.

LUCKESI, CIPRIANO CARLOS. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011.

NO LIVRO DO EDUCADOR, FILÓSOFO E TEÓLOGO CIPRIANO CARLOS LUCKESI HÁ CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES, AO ORIENTAR PRÁTICAS REGULADAS AOS OBJETIVOS E CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA.

MP144

CONSIDERANDO O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, A RELAÇÃO ENTRE O EDUCADOR E O EDUCANDO, E TENDO O EDUCADOR COMO MEDIADOR DE CULTURAS QUE PROMOVEM A COMPREENSÃO DA ARTE E DO CONHECIMENTO, LUCKESI DISTINGUE COM PROPRIEDADE EXAMES ESCOLARES DE AVALIAÇÕES ORIENTADAS À FORMAÇÃO DOS SERES HUMANOS.

PERRENOUD, PHILIPPE. AVALIAÇÃO: DA EXCELÊNCIA À REGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS – ENTRE DUAS LÓGICAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 1999.

NESSA OBRA, O EDUCADOR, SOCIÓLOGO E ANTROPÓLOGO SUÍÇO PHILIPPE PERRENOUD TRATA DA COMPLEXIDADE DOS PROBLEMAS DA AVALIAÇÃO. OS CAPÍTULOS DO LIVRO PODEM SER LIDOS SEPARADAMENTE, PORQUE ALGUNS JÁ FORAM PUBLICADOS, ENQUANTO OUTROS SÃO INÉDITOS; ENTRETANTO, A ARTICULAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E DECISÃO PERPASSA TODOS OS TEXTOS. A AVALIAÇÃO É CONSIDERADA PARTE DE UM SISTEMA DE AÇÃO, OU SEJA, NÃO É ANALISADA EM SI MESMA. A APRENDIZAGEM É UM FOCO IMPORTANTE NAS REFLEXÕES DO AUTOR, POIS ACREDITA QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA INTEGRADA A UMA PEDAGOGIA QUE CONSIDERA CADA APRENDIZ INDIVIDUALMENTE DEVERIA SER A REGRA.

SÁ, IVO RIBEIRO DE; GODOY, KATHYA MARIA AYRES DE. OFICINAS DE DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL. SÃO PAULO: CORTEZ, 2015.

OS AUTORES, IVO RIBEIRO DE SÁ, ARTE-EDUCADOR, E KATHYA MARIA AYRES DE GODOY, BAILARINA E COREÓGRAFA, DIRECIONARAM O LIVRO A PROFESSORES E PROPÕEM ATIVIDADES PRÁTICAS NA LINGUAGEM DA DANÇA, VALORIZANDO O PLANO EXPRESSIVO DOS ESTUDANTES. A DANÇA, COMO LINGUAGEM DO COMPONENTE ARTE, PROMOVE A APRECIAÇÃO ESTÉTICA POR INTERMÉDIO DO CORPO EM MOVIMENTO. OS AUTORES INDICAM ATIVIDADES PRÁTICAS ARTICULADAS A TRÊS EIXOS: A CONSCIÊNCIA CORPORAL, OS FATORES DO MOVIMENTO (PESO, ESPAÇO, TEMPO E FLUÊNCIA) E A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSIVIDADE.

SCHAFER, RAYMOND MURRAY. O OUVIDO PENSANTE. 2ª ED. SÃO PAULO: UNESP, 2012.

A PROPOSTA QUE O PROFESSOR E MÚSICO CANADENSE RAYMOND MURRAY SCHAFER EXPRESSA NESSE LIVRO É DIRIGIDA A ESTUDANTES DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS E PRECONIZA QUE NÃO SÃO NECESSÁRIOS TALENTO OU IDADE ESPECÍFICA. O AUTOR FOCA NOS ELEMENTOS MAIS SIMPLES E CORRIQUEIROS E OS USA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: DE QUANTAS MANEIRAS DIFERENTES SE PODE FAZER SOAR UMA FOLHA DE PAPEL OU AS CADEIRAS DE UMA SALA DE AULA? A SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS ALCANÇA MODOS EM QUE A NARRATIVA É RECONHECÍVEL POR SEUS SONS. NO LIVRO É DESENVOLVIDA A NOÇÃO DE “PAISAGEM SONORA”, QUE DESTACA O AMBIENTE SÔNICO QUE NOS ENVOLVE, MISTO DE SONORIDADES DIVERSAS, DESDE O RUÍDO ESTRIDENTE DAS METRÓPOLES ATÉ OS SONS DOS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, AR, FOGO E TERRA. TRATA-SE DE UM MODO SINGULAR DE COMPREENDER A MÚSICA, DO QUAL PARTICIPAM A DIVERSIDADE DOS SONS E O SILÊNCIO.