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O QUE EU JÁ SEI?
Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 2º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.
- A respeito de onde a arte é feita.
- Você sabe onde os artistas fazem arte? Se souber, escreva alguns exemplos.
_____.
- Você já viu um artista fazendo arte na rua? O que ele fazia? Onde estava?
- Sobre artes e artistas de diversos países.
_____.
- Existe arte feita com areia colorida. Você conhece algum trabalho artístico feito com esse material? Escreva nas linhas a seguir sobre ele.
- Você conhece algum artista que mora em outro país? Se conhece, escreva o nome
dele
e o que sabe sobre suas criações artísticas.
_____.
- Você sabe onde os artistas fazem arte? Se souber, escreva alguns exemplos.
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- Sobre maneiras de repetir imagens.
- Por que você consegue repetir o mesmo desenho usando um carimbo?
_____
- Você sabe repetir um mesmo desenho sem usar um carimbo? Explique.
_____
- Sobre animadores e escultores.
- As personagens dos desenhos animados são criadas por gente com muita imaginação. Geralmente quem cria
tais
personagens são:
( ) crianças.
( ) adultos.
( ) máquinas.
- Se um artista esculpir um bicho em pedra e colocá-lo em praça pública, a obra será:
( ) uma escultura.
( ) apenas um pedaço de pedra.
( ) transformada em um bicho vivo.
- As personagens dos desenhos animados são criadas por gente com muita imaginação. Geralmente quem cria
tais
personagens são:
- Por que você consegue repetir o mesmo desenho usando um carimbo?
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UNIDADE 1. Quem faz arte é artista!
LEGENDA: Grupo Teatro Construção apresentando-se durante o XVIII Festival de Artes Cênicas, o FACE, que ocorreu em Conselheiro Lafaiete (MG). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
A apresentação do Grupo Teatro Construção registrada nesta imagem aconteceu ao ar livre, no Teatro Arena de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A arte pode ser criada e apreciada nos lugares mais diversos, até mesmo nas praças e nas ruas!
- Quais tipos de artista você conhece?
- Você sabe onde eles trabalham?
- Você já viu um artista trabalhando? Onde?
Fim do complemento.
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1. Onde se faz arte
- Onde trabalham os médicos?
- E os advogados?
- E os artistas plásticos?
LEGENDA: O artista Luiz Paulo Baravelli em seu ateliê, na Granja Viana, em São Paulo (SP). Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
- Como vocês imaginavam que um ateliê fosse?
_____
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LEGENDA: Acima e abaixo, a artista Laura Vinci trabalhando em seu ateliê em São Paulo (SP). Fotos de 2008. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as semelhanças e as diferenças entre os ateliês de Laura
Vinci
e de Luiz Paulo Baravelli?
_____
- Se você fosse um artista, como seria seu ateliê? O que gostaria de criar nele? De que materiais precisaria?
14
Os artistas também podem trabalhar nas ruas.
Hoje é comum encontrar, nas grandes cidades, artistas de rua que se fazem de estátuas vivas.
Alguns deles imitam celebridades ou seres mitológicos, como faunos, bruxas e fadas.
Quando alguém oferece uma moeda, cada estátua viva agradece de forma diferente, reagindo lentamente e depois retornando à postura parada.
LEGENDA: Dupla de estátuas vivas em Esmirna, Turquia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estátua viva em Málaga, Espanha. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
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- Vocês já viram pessoalmente uma estátua viva?
- Onde?
- Como foi o encontro?
Podemos encontrar estátuas vivas em várias cidades do Brasil.
LEGENDA: Artista que representa uma estátua viva agradece a um transeunte na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estátua viva de Lampião durante festa junina do parque do povo, em Campina Grande (PB). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estátua viva se apresentando na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.
Peça ajuda a um adulto de sua convivência para pesquisar anúncios ou matérias sobre exposições e espetáculos de arte para compor um mural na classe.
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Boxe complementar:
Vamos montar um “museu de estátuas vivas”!
Algumas dicas para você compor a sua estátua viva:
- Escolha uma fantasia que cubra boa parte do corpo.
- É melhor esconder o cabelo com uma faixa, um lenço ou um chapéu.
- Acessórios como bengala, guarda-chuva ou vassoura podem ajudar a caracterizar melhor sua personagem.
- É importante escolher uma posição em que você consiga ficar parado por algum tempo sem se cansar.
Agora, desenhe sua ideia para se tornar uma estátua viva.
_____
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Depois que todos se aprontarem, vocês vão se exibir juntos como estátuas vivas.
Primeiro, metade da classe se apresenta e os demais serão o público; depois, trocam de função.
Combinem como as estátuas vão se distribuir no espaço disponível. Alguns colegas podem até combinar poses em conjunto!
O público depositará uma moedinha para cada estátua, que vai então se mover lentamente agradecendo...
Fim do complemento.
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2. Onde se canta
As apresentações musicais podem acontecer em diversos locais, como palcos ou ao ar livre.
- Você gosta de cantar?
- Qual é a sua música preferida?
Existem artistas que criam músicas especialmente para crianças, como os da dupla Palavra Cantada.
LEGENDA: Apresentação da dupla Palavra Cantada. Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.
Os criadores da dupla, Paulo Tatit e Sandra Peres, também se tornaram personagens de desenhos animados!
LEGENDA: Sandra Peres e Paulo Tatit. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Show do coral Palavra Cantada em São Paulo (SP). Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sandreca e Pauleco são versões da dupla desenhadas. FIM DA LEGENDA.
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Você vai conhecer uma canção do grupo Palavra Cantada!
- Vamos cantar com os colegas a música Aniversário. Acompanhe a letra da canção.
Aniversário
Hoje eu sinto que cresci bastante
Hoje eu sinto que estou muito grande
Sinto mesmo que sou um gigante
Do tamanho de um elefante
É que hoje é meu aniversário
E quando chega meu aniversário
Eu me sinto bem maior, bem maior
Bem maior, bem maior
Do que eu era antes
Palavra Cantada. CD Canções de Brincar . Paulo Tatit e Luiz Tatit. Gravadora: Eldorado, 1996.
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O trabalho do grupo Tiquequê é dedicado especialmente às crianças. Além das próprias músicas, o grupo também apresenta canções da tradição popular.
Eles sempre estudam a maneira de cantar e dançar juntos cada canção. Também pensam em como vão se vestir e em todos os objetos que aparecem com eles no palco.
LEGENDA: Grupo Tiquequê: Bel, Wem e Diana Tatit. FIM DA LEGENDA.
- Leia a letra desta canção e cante com os colegas.
Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.
Palma, palma, palma
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é...
Da tradição popular.
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Boxe complementar:
Vamos aprender alguns movimentos do Tiquequê!
Observe as diferentes formas de bater palmas usadas pelo grupo Tiquequê ao apresentar a canção Caranguejo.
Inicie e termine cada movimento com as palmas nos cotovelos.
Experimente as quatro variações e depois use os movimentos ao cantar a canção com a classe.
- Erguer e soltar as mãos, batendo as palmas nos cotovelos.
- Erguer e bater as costas das mãos.
- Erguer e soltar as mãos, batendo as palmas nos ombros.
4. Esticar os braços para a frente e bater palma com palma.
Fim do complemento.
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O QUE EU APRENDI?
- O ateliê de um artista plástico é o local de criação de sua arte. No espaço do ateliê ficam seus materiais e móveis de trabalho para que:
- Imagine que você é um artista e uma pessoa vai visitar o seu ateliê para conhecer suas obras. Descreva e desenhe o que essa pessoa vai encontrar.
_____
- Uma estátua viva costuma ficar parada e se mexe discretamente quando:
( ) alguém lhe oferece dinheiro.
( ) alguém pergunta por que ela não se mexe.
( ) ela quiser.
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- Na
letra
da canção Aniversário, de Paulo Tatit e Luiz Tatit, o aniversariante sentiu que era um gigante. Escolha entre as frases abaixo a que não corresponde aos sentimentos
expressos
na
letra
da música.
( ) Eu me sinto bem maior do que eu era antes.
( ) Eu sinto que vou ganhar muitos presentes.
( ) Eu me sinto como um gigante.
- Você estudou como o grupo Tiquequê utiliza movimentos corporais na canção:
( ) Sambalelê.
( ) Caranguejo.
( ) A casa.
- Os artistas que criam arte para crianças:
( ) não são artistas.
( ) são artistas como os demais.
( ) precisam ser artistas mirins.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
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---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
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Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
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3. Onde se faz música
Quando queremos escutar músicas e não temos músicos presentes, podemos ouvir gravações musicais em diferentes aparelhos, como celulares, computadores, tocadores de CD, rádios ou televisões.
Para ouvir músicas ao vivo, precisamos estar presentes nas apresentações dos músicos.
LEGENDA: Show no Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
Procure o músico Jonas Tatit na foto do show acima. Ele aparece tocando violão.
Além de apresentar-se com outros músicos, ele é compositor e tem um estúdio musical, um espaço especialmente planejado para trabalhar com gravações de som.
LEGENDA: O músico Jonas Tatit. Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.
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No estúdio de Jonas Tatit, existem três salas preparadas para melhorar a qualidade do som e equipamentos para gravação.
O espaço é usado também por outros músicos para gravar e editar CDs e DVDs.
LEGENDA: Área de gravação do estúdio de Jonas Tatit. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sergio Reze é baterista, está entre os músicos convidados a participar das gravações no estúdio. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
No estúdio, Jonas também faz trilhas sonoras para cinema, desenho animado e dança.
As trilhas das animações brasileiras Escola pra cachorro e Peixonauta foram criadas nesse estúdio!
LEGENDA: Personagens da série Escola pra cachorro, produzida de 2009 a 2011. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cena do desenho animado Peixonauta. Sem data. FIM DA LEGENDA.
Nos desenhos animados, o som é tão importante quanto a imagem. Para parecerem naturais, a trilha sonora e as falas das personagens devem estar em perfeita sincronia com os desenhos.
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Em um estúdio de som, convivem instrumentos tradicionais, como violão, e equipamentos modernos, como computadores, gravadores e microfones especiais.
LEGENDA: Instrumentos e aparelhos eletrônicos fazem parte dos estúdios de gravação. FIM DA LEGENDA.
Os músicos costumam anotar suas composições em partituras musicais. Assim, podem se lembrar exatamente de uma melodia e convidar outros músicos a tocá-la.
Nos programas de edição de áudio pelo computador, as vozes e os instrumentos musicais costumam ser representados por ondas sonoras. Na edição das gravações, é possível cortar, colar, sobrepor e alterar os sons!
LEGENDA: Imagem de arquivo de áudio representado por ondas em processo de edição em programa de computador. FIM DA LEGENDA.
27
Boxe complementar:
Dance suas músicas preferidas!
Você vai trabalhar em grupo com mais cinco colegas.
- Cada um vai dizer qual é a sua música preferida. Anote quais foram as escolhidas e decidam qual é a melhor ordem para tocar um pedacinho de cada uma.
- _____.
- _____.
- _____.
- _____.
- _____.
-
_____.
- Com um gravador ou com um celular, gravem a sequência musical que escolheram para dançar.
- Experimentem dançar juntos as músicas escolhidas pelo grupo.
- Cada um pode inventar os movimentos de dança que quiser. Você também pode experimentar imitar do seu modo os movimentos dos colegas!
- Depois, convidem a turma toda para dançar ao som de sua gravação e dancem com os outros grupos as gravações que eles criaram.
Fim do complemento.
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4. Onde se anima
Fazer desenhos animados é uma forma de arte realizada em estúdios de animação. Para planejar sua criação, os desenhistas fazem diversos estudos de cada personagem que participará da história.
Observe nas imagens abaixo como a animadora Mariana Caltabiano, criadora do desenho animado Gui & Estopa, estudou as poses, as expressões e os sentimentos de cada personagem.
LEGENDA: Estudos das personagens Cróquete e Gui, do desenho animado Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.
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Abaixo, observe os estudos da personagem Róquete Spaniel em movimento. Abaixo, no desenho animado, ela aparece em cena com as personagens Gui e Cróquete.
LEGENDA: Personagens da animação Gui & Estopa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudos da personagem Róquete Spaniel, do desenho animado Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.
30
Boxe complementar:
Vamos criar uma personagem!
- Escreva o nome de sua personagem.
_____.
Desenhe estudos dela vista por diversos lados, fazendo vários movimentos e vivendo diferentes emoções.
_____
- Imagine como seria a voz de sua personagem. Tente falar como ela falaria quando está alegre, brava ou triste. Escreva aqui o que ela vai dizer:
_____.
31
Você vai trabalhar em grupo com mais cinco colegas.
- Mostre aos colegas os desenhos de sua personagem e a voz que escolheu para ela.
- Observe os desenhos das personagens dos colegas e escute as suas vozes.
- Pensem em uma cena em que as seis personagens aparecem e fazem algo juntas. Cada participante do grupo fará o papel de sua personagem. Decidam se todos vão falar e como cada um vai se mover. Anote e desenhe abaixo o que combinarem.
_____.
- Depois, apresentem a cena aos colegas e apreciem as cenas criadas por eles.
Fim do complemento.
32
O QUE EU APRENDI?
- Trilhas
sonoras
são importantes nas animações, porque nos desenhos animados a imagem é tão importante quanto:
( ) o som.
( ) a plateia.
( ) as crianças.
- Na edição de gravações, é possível cortar, colar, sobrepor e alterar os sons. Quando se quer retirar parte de um som, é preciso:
( ) sobrepor.
( ) cortar.
( ) colar.
( ) alterar o som.
- Imagine que você foi convidado para gravar músicas para crianças dançarem em um aniversário. Do que você vai precisar?
_____
- Escreva o nome da sua personagem de animação favorita e quais são suas características principais. Depois, faça um desenho
dela
brincando.
_____.
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- Uma personagem de desenho animado pode ter a voz de um bicho? Por quê?
_____.
- Os animadores são profissionais que criam animações. Para criar as personagens, eles fazem:
( ) movimentos rápidos.
( ) passos de dança.
( ) estudos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
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Sim |
Não |
Às vezes |
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Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
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Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
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Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
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Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.