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O QUE EU JÁ SEI?

Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 2º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.

  1. A respeito de onde a arte é feita.
    • Você sabe onde os artistas fazem arte? Se souber, escreva alguns exemplos.

      _____.

    • Você já viu um artista fazendo arte na rua? O que ele fazia? Onde estava?
    1. Sobre artes e artistas de diversos países.

      _____.

      • Existe arte feita com areia colorida. Você conhece algum trabalho artístico feito com esse material? Escreva nas linhas a seguir sobre ele.
      • Você conhece algum artista que mora em outro país? Se conhece, escreva o nome dele e o que sabe sobre suas criações artísticas.

        _____.

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  1. Sobre maneiras de repetir imagens.
    • Por que você consegue repetir o mesmo desenho usando um carimbo?

      _____

    • Você sabe repetir um mesmo desenho sem usar um carimbo? Explique.

      _____

    1. Sobre animadores e escultores.
      • As personagens dos desenhos animados são criadas por gente com muita imaginação. Geralmente quem cria tais personagens são:

        ( ) crianças.

        ( ) adultos.

        ( ) máquinas.

      • Se um artista esculpir um bicho em pedra e colocá-lo em praça pública, a obra será:

        ( ) uma escultura.

        ( ) apenas um pedaço de pedra.

        ( ) transformada em um bicho vivo.

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UNIDADE 1. Quem faz arte é artista!

Imagem: Fotografia. No centro, pessoas com roupas coloridas e máscaras nos olhos estão dançando e algumas estão segurando instrumentos musicais. Entre elas há cubos coloridos e empilhados. Em volta, pessoas observam sentadas em uma arquibancada circular. Ao fundo, árvores e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo Teatro Construção apresentando-se durante o XVIII Festival de Artes Cênicas, o FACE, que ocorreu em Conselheiro Lafaiete (MG). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

A apresentação do Grupo Teatro Construção registrada nesta imagem aconteceu ao ar livre, no Teatro Arena de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A arte pode ser criada e apreciada nos lugares mais diversos, até mesmo nas praças e nas ruas!

  • Quais tipos de artista você conhece?
  • Você sabe onde eles trabalham?
  • Você já viu um artista trabalhando? Onde?

Fim do complemento.

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1. Onde se faz arte

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Um homem com cabelo curto e grisalho, camiseta preta, macacão cinza e sapatos marrons está segurando um papel. Em volta dele há várias ferramentas penduradas em paredes e em armários. Ao lado, uma mesa com um papel em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: O artista Luiz Paulo Baravelli em seu ateliê, na Granja Viana, em São Paulo (SP). Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Uma mulher com roupa e sapatos pretos está segurando uma ferramenta na frente de uma mesa. Atrás dela há uma prateleira grande com caixas e objetos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Acima e abaixo, a artista Laura Vinci trabalhando em seu ateliê em São Paulo (SP). Fotos de 2008. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. A mulher está sentada e na frente dela há uma mesa grande com papéis, canetas e objetos em cima.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Os artistas também podem trabalhar nas ruas.

Hoje é comum encontrar, nas grandes cidades, artistas de rua que se fazem de estátuas vivas.

Alguns deles imitam celebridades ou seres mitológicos, como faunos, bruxas e fadas.

Quando alguém oferece uma moeda, cada estátua viva agradece de forma diferente, reagindo lentamente e depois retornando à postura parada.

Imagem: Fotografia. Escultura de um soldado ajoelhado com a mão esquerda no peito e a direita na cintura. Atrás dele, escultura de uma mulher com vestido e lenço na cabeça. Ela está com o corpo inclinado para frente e segurando um pedaço de madeira com as duas mãos. Entre eles há um jarro no chão e na frente deles, um tecido vermelho.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dupla de estátuas vivas em Esmirna, Turquia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma pessoa com o corpo todo pintado em tinta prata está com o corpo apoiado na perna direita e segurando uma raquete com uma bola presa. À direita, várias pessoas observam. Ao fundo, lojas e postes dourados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estátua viva em Málaga, Espanha. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com o corpo todo pintado de branco está inclinada para frente com a mão direita virada para cima. Ao fundo, carros em uma avenida.   Fim da imagem.

LEGENDA: Artista que representa uma estátua viva agradece a um transeunte na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com roupa de cangaceiro está com o corpo todo pintado de prata e parado sobre um suporte. Na frente, uma menina observa e ao fundo há pessoas, barracas e bandeiras coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estátua viva de Lampião durante festa junina do parque do povo, em Campina Grande (PB). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. A pessoa com tinta branca no corpo está sorrindo com as mãos unidas. Ao fundo, carros e ônibus.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estátua viva se apresentando na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Peça ajuda a um adulto de sua convivência para pesquisar anúncios ou matérias sobre exposições e espetáculos de arte para compor um mural na classe.

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Boxe complementar:

Vamos montar um “museu de estátuas vivas”!

Algumas dicas para você compor a sua estátua viva:

  • Escolha uma fantasia que cubra boa parte do corpo.
  • É melhor esconder o cabelo com uma faixa, um lenço ou um chapéu.
  • Acessórios como bengala, guarda-chuva ou vassoura podem ajudar a caracterizar melhor sua personagem.
  • É importante escolher uma posição em que você consiga ficar parado por algum tempo sem se cansar.

    Agora, desenhe sua ideia para se tornar uma estátua viva.

    _____

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Depois que todos se aprontarem, vocês vão se exibir juntos como estátuas vivas.

Primeiro, metade da classe se apresenta e os demais serão o público; depois, trocam de função.

Combinem como as estátuas vão se distribuir no espaço disponível. Alguns colegas podem até combinar poses em conjunto!

O público depositará uma moedinha para cada estátua, que vai então se mover lentamente agradecendo...

Imagem: Ilustração. À esquerda, um jovem com capa está ajoelhado, segurando um globo terrestre e uma régua. Atrás dele, um jovem com cachecol está sorrindo e segurando um guarda-chuva sobre a cabeça. Ao lado, uma jovem com cartola vermelha e vestido verde está segurando uma flor com a mão estendida. Em seguida, um jovem com chapéu e roupa oriental está segurando uma bandeira vermelha e um cesto. Ao lado, um jovem com chapéu de coco, bigode retangular, camisa e calça está com a mão direita apoiada em uma bengala e segurando um jornal com a mão esquerda. Em seguida, uma jovem com vestido cinza está segurando uma vassoura com a mão esquerda levanta e um livro com a mão direita. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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2. Onde se canta

As apresentações musicais podem acontecer em diversos locais, como palcos ou ao ar livre.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. À esquerda, duas mulheres com vestidos coloridos e um homem com chapéu pontudo estão cantando. À direita, três homens estão tocando instrumentos musicais. Ao fundo, mais instrumentos musicais.    Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação da dupla Palavra Cantada. Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.

Os criadores da dupla, Paulo Tatit e Sandra Peres, também se tornaram personagens de desenhos animados!

Imagem: Fotografia. Uma mulher ruiva e um homem com cabelo curto estão um de costas para o outro e com as mãos abertas na frente do nariz.   Fim da imagem.

LEGENDA: Sandra Peres e Paulo Tatit. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias crianças estão em um palco e atrás delas há luzes coloridas. Na frente, uma multidão observa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Show do coral Palavra Cantada em São Paulo (SP). Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher ruiva com roupa listrada e colorida está segurando um teclado. À direita, um homem com cabelo roxo, roupa listrada e colorida está segurando um violão. Fim da imagem.

LEGENDA: Sandreca e Pauleco são versões da dupla desenhadas. FIM DA LEGENDA.

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Você vai conhecer uma canção do grupo Palavra Cantada!

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Aniversário

Hoje eu sinto que cresci bastante

Hoje eu sinto que estou muito grande

Sinto mesmo que sou um gigante

Do tamanho de um elefante

É que hoje é meu aniversário

E quando chega meu aniversário

Eu me sinto bem maior, bem maior

Bem maior, bem maior

Do que eu era antes

Palavra Cantada. CD Canções de Brincar . Paulo Tatit e Luiz Tatit. Gravadora: Eldorado, 1996.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino muito grande com cabelo encaracolado, chapéu de festa e roupa azul está sorrindo com as mãos atrás das costas. Na frente dele, uma menina pequena está sorrindo e segurando um presente com as mãos levantadas. Atrás dela há crianças pequenas comendo e sorrindo. Na frente delas há uma mesa e acima há um presente, dois copos, um prato com brigadeiros e um bolo.  Fim da imagem.

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O trabalho do grupo Tiquequê é dedicado especialmente às crianças. Além das próprias músicas, o grupo também apresenta canções da tradição popular.

Eles sempre estudam a maneira de cantar e dançar juntos cada canção. Também pensam em como vão se vestir e em todos os objetos que aparecem com eles no palco.

Imagem: Fotografia. No centro, um homem está com o dedo indicador na frente da boca. Nas laterais, duas mulheres estão sorrindo com as bocas abertas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo Tiquequê: Bel, Wem e Diana Tatit. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Caranguejo

Caranguejo não é peixe

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é peixe

Na enchente da maré.

Palma, palma, palma

Pé, pé, pé

Roda, roda, roda

Caranguejo peixe é...

Da tradição popular.

Imagem: Fotografia. Um peixe amarelo com listras brancas está nadando na água azul.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um caranguejo amarelo está na areia da praia. Ao fundo, o mar.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Vamos aprender alguns movimentos do Tiquequê!

Observe as diferentes formas de bater palmas usadas pelo grupo Tiquequê ao apresentar a canção Caranguejo.

Inicie e termine cada movimento com as palmas nos cotovelos.

Experimente as quatro variações e depois use os movimentos ao cantar a canção com a classe.

Imagem: Fotografia. Duas mulheres e um homem com camisetas coloridas estão com os braços na frente do corpo. Os braços estão cruzados e as mãos em cima dos cotovelos.    Fim da imagem.

  1. Erguer e soltar as mãos, batendo as palmas nos cotovelos.

    Imagem: Fotografia. Os três estão com os braços cruzados, formando um X. 
Fotografia. Os três estão com os braços cruzados e com as mãos sobre os ombros. 
 Fim da imagem.

  1. Erguer e bater as costas das mãos.

    Imagem: Fotografia. Os três estão com os braços cruzados e com as mãos sobre os cotovelos. Fotografia. Os três estão com os pulsos cruzados e as costas das mãos unidas.   Fim da imagem.

  1. Erguer e soltar as mãos, batendo as palmas nos ombros.

    Imagem: Fotografia. Os três estão com os braços cruzados, formando um X. 
Fotografia. Os três estão com os braços cruzados e com as mãos sobre os ombros. 
 Fim da imagem.

    4. Esticar os braços para a frente e bater palma com palma.

    Imagem: Fotografia. Os três estão com os pulsos cruzados e as costas das mãos unidas. Fotografia. Os três estão com os braços esticados, as mãos cruzadas e unidas.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

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O QUE EU APRENDI?

  1. O ateliê de um artista plástico é o local de criação de sua arte. No espaço do ateliê ficam seus materiais e móveis de trabalho para que:
  1. Imagine que você é um artista e uma pessoa vai visitar o seu ateliê para conhecer suas obras. Descreva e desenhe o que essa pessoa vai encontrar.

    _____

  1. Uma estátua viva costuma ficar parada e se mexe discretamente quando:

    ( ) alguém lhe oferece dinheiro.

    ( ) alguém pergunta por que ela não se mexe.

    ( ) ela quiser.

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  1. Na letra da canção Aniversário, de Paulo Tatit e Luiz Tatit, o aniversariante sentiu que era um gigante. Escolha entre as frases abaixo a que não corresponde aos sentimentos expressos na letra da música.

    ( ) Eu me sinto bem maior do que eu era antes.

    ( ) Eu sinto que vou ganhar muitos presentes.

    ( ) Eu me sinto como um gigante.

  1. Você estudou como o grupo Tiquequê utiliza movimentos corporais na canção:

    ( ) Sambalelê.

    ( ) Caranguejo.

    ( ) A casa.

  1. Os artistas que criam arte para crianças:

    ( ) não são artistas.

    ( ) são artistas como os demais.

    ( ) precisam ser artistas mirins.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. Onde se faz música

Quando queremos escutar músicas e não temos músicos presentes, podemos ouvir gravações musicais em diferentes aparelhos, como celulares, computadores, tocadores de CD, rádios ou televisões.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina está deitada com fones de ouvido na cabeça e segurando uma capa de CD. Atrás dela, os fones estão conectados em um rádio. No centro, um menino está andando de skate e segurando um rádio sobre o ombro. Em seguida, uma menina está sentada atrás de um notebook e com fones nos ouvidos. Em volta deles há notas musicais. À direita, uma menina está segurando um aparelho eletrônico conectado a fones de ouvidos. Em seguida, um menino está sentado e olhando para uma televisão. Na tela, um homem está tocando guitarra e cantando.  Fim da imagem.

Para ouvir músicas ao vivo, precisamos estar presentes nas apresentações dos músicos.

Imagem: Fotografia. No centro, um homem está em pé e segurando um microfone na frente da boca. Atrás dele, três homens estão sentados e tocando guitarras. Entre eles, um homem está sentado e tocando bateria.   Fim da imagem.

LEGENDA: Show no Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Procure o músico Jonas Tatit na foto do show acima. Ele aparece tocando violão.

Além de apresentar-se com outros músicos, ele é compositor e tem um estúdio musical, um espaço especialmente planejado para trabalhar com gravações de som.

Imagem: Fotografia. Jonas, homem com cabelo encaracolado e curto, óculos, barba e bigode está sorrindo e segurando um violão.  Fim da imagem.

LEGENDA: O músico Jonas Tatit. Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.

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No estúdio de Jonas Tatit, existem três salas preparadas para melhorar a qualidade do som e equipamentos para gravação.

O espaço é usado também por outros músicos para gravar e editar CDs e DVDs.

Imagem: Fotografia. Um microfone no meio de um estúdio branco com luzes acesas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Área de gravação do estúdio de Jonas Tatit. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está sentado atrás de uma bateria em um estúdio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sergio Reze é baterista, está entre os músicos convidados a participar das gravações no estúdio. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

No estúdio, Jonas também faz trilhas sonoras para cinema, desenho animado e dança.

As trilhas das animações brasileiras Escola pra cachorro e Peixonauta foram criadas nesse estúdio!

Imagem: Ilustração. Cinco cachorros coloridos com tamanhos variados estão sorrindo. Ao fundo, um pôster de um cachorro pendurado na parede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Personagens da série Escola pra cachorro, produzida de 2009 a 2011. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um peixe amarelo com roupa de astronauta e tanque com água na cabeça está sorrindo. Atrás dele, uma menina, dois meninos e um macaco estão sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do desenho animado Peixonauta. Sem data. FIM DA LEGENDA.

Nos desenhos animados, o som é tão importante quanto a imagem. Para parecerem naturais, a trilha sonora e as falas das personagens devem estar em perfeita sincronia com os desenhos.

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Em um estúdio de som, convivem instrumentos tradicionais, como violão, e equipamentos modernos, como computadores, gravadores e microfones especiais.

Imagem: Fotografia. Destaque para as cordas de um violão marrom.  Fotografia em preto e branco. Um notebook aberto sobre um aparelho eletrônico com vários botões. Fotografia. Aparelho eletrônico com vários botões e no meio há um medidor com ponteiro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Instrumentos e aparelhos eletrônicos fazem parte dos estúdios de gravação. FIM DA LEGENDA.

Os músicos costumam anotar suas composições em partituras musicais. Assim, podem se lembrar exatamente de uma melodia e convidar outros músicos a tocá-la.

Imagem: Ilustração. À direita, um jovem com cabelo azul, terno roxo, colete vermelho, bermuda e tênis azul está segurando uma batuta com a mão direita levantada. À esquerda, uma partitura com notas musicais e a letra da música: ESCRAVOS DE JÓ. ES-CRA-VOS DE JÓ JO-GA-VAM CA-XAN-GÁ.  TI-RA PÕ-E DEI-XA-FI-CAR.   Fim da imagem.

Nos programas de edição de áudio pelo computador, as vozes e os instrumentos musicais costumam ser representados por ondas sonoras. Na edição das gravações, é possível cortar, colar, sobrepor e alterar os sons!

Imagem: Fotografia. Tela com botões e no centro há linhas horizontais com ondas de frequência.   Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de arquivo de áudio representado por ondas em processo de edição em programa de computador. FIM DA LEGENDA.

27

Boxe complementar:

Dance suas músicas preferidas!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Você vai trabalhar em grupo com mais cinco colegas.

  • Cada um vai dizer qual é a sua música preferida. Anote quais foram as escolhidas e decidam qual é a melhor ordem para tocar um pedacinho de cada uma.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
  1. _____.
    • Com um gravador ou com um celular, gravem a sequência musical que escolheram para dançar.
    • Experimentem dançar juntos as músicas escolhidas pelo grupo.
    • Cada um pode inventar os movimentos de dança que quiser. Você também pode experimentar imitar do seu modo os movimentos dos colegas!
    • Depois, convidem a turma toda para dançar ao som de sua gravação e dancem com os outros grupos as gravações que eles criaram.

      Imagem: Ilustração. Vários jovens estão dançando em uma sala de aula. No centro há duas caixas de som conectadas a um aparelho eletrônico, que está em cima de uma mesa. Em volta há notas musicais e ao fundo, uma lousa. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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4. Onde se anima

Fazer desenhos animados é uma forma de arte realizada em estúdios de animação. Para planejar sua criação, os desenhistas fazem diversos estudos de cada personagem que participará da história.

Observe nas imagens abaixo como a animadora Mariana Caltabiano, criadora do desenho animado Gui & Estopa, estudou as poses, as expressões e os sentimentos de cada personagem.

Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: GUI E ESTOPA. No centro há vários esboços de uma cachorra com orelhas compridas e laços na cabeça.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: GUI E ESTOPA. No centro há vários esboços de um cachorro com orelhas pequenas e olhos grandes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudos das personagens Cróquete e Gui, do desenho animado Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

29

Abaixo, observe os estudos da personagem Róquete Spaniel em movimento. Abaixo, no desenho animado, ela aparece em cena com as personagens Gui e Cróquete.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina com cabelo lilás, tranças, blusa rosa, calça azul e botas laranja está sorrindo e acenando. Atrás dela, uma cachorra com orelhas compridas, laços amarelos na cabeça, pelo marrom-claro e um coração no pescoço também está sorrindo e acenando. No centro, um cachorro branco com orelhas pequenas e olhos grandes está sorrindo e com as patas dianteiras para cima. Ao seu lado, um cachorro grande e cinza com tênis amarelo nas quatro patas está sorrindo. À direita, um cachorro bege com dentes afiados e coleira de espinhos está com as sobrancelhas franzidas, a pata esquerda na cintura e a direita virada para cima. Atrás dele, uma cachorra ruiva com cabelo comprido, boina e vestido roxo está com as patas dianteiras na cintura. Ao fundo, plantas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Personagens da animação Gui & Estopa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: GUI E ESTOPA. No centro há vários desenhos de uma cachorra ruiva com cabelo comprido, boina e vestido roxo e botas brancas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, a informação: GUI E ESTOPA. No centro há vários esboços de uma cachorra com cabelo comprido, boina, vestido e botas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudos da personagem Róquete Spaniel, do desenho animado Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

30

Boxe complementar:

Vamos criar uma personagem!

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • Escreva o nome de sua personagem.

    _____.

    Desenhe estudos dela vista por diversos lados, fazendo vários movimentos e vivendo diferentes emoções.

    _____

  • Imagine como seria a voz de sua personagem. Tente falar como ela falaria quando está alegre, brava ou triste. Escreva aqui o que ela vai dizer:

    _____.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Você vai trabalhar em grupo com mais cinco colegas.

  • Mostre aos colegas os desenhos de sua personagem e a voz que escolheu para ela.
  • Observe os desenhos das personagens dos colegas e escute as suas vozes.

    Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • Pensem em uma cena em que as seis personagens aparecem e fazem algo juntas. Cada participante do grupo fará o papel de sua personagem. Decidam se todos vão falar e como cada um vai se mover. Anote e desenhe abaixo o que combinarem.

    _____.

  • Depois, apresentem a cena aos colegas e apreciem as cenas criadas por eles.

Fim do complemento.

32

O QUE EU APRENDI?

  1. Trilhas sonoras são importantes nas animações, porque nos desenhos animados a imagem é tão importante quanto:

    ( ) o som.

    ( ) a plateia.

    ( ) as crianças.

  1. Na edição de gravações, é possível cortar, colar, sobrepor e alterar os sons. Quando se quer retirar parte de um som, é preciso:

    ( ) sobrepor.

    ( ) cortar.

    ( ) colar.

    ( ) alterar o som.

  1. Imagine que você foi convidado para gravar músicas para crianças dançarem em um aniversário. Do que você vai precisar?

    _____

  1. Escreva o nome da sua personagem de animação favorita e quais são suas características principais. Depois, faça um desenho dela brincando.

    _____.

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  1. Uma personagem de desenho animado pode ter a voz de um bicho? Por quê?

    _____.

  1. Os animadores são profissionais que criam animações. Para criar as personagens, eles fazem:

    ( ) movimentos rápidos.

    ( ) passos de dança.

    ( ) estudos.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.