34
UNIDADE 2. Artistas de diferentes lugares do mundo
35
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Vamos conhecer como pessoas de diferentes partes do mundo criam trabalhos artísticos.
- Cada artista se inspira em fontes diferentes, como: animais, formas geométricas presentes na natureza ou em objetos.
- Eles escolhem procedimentos diversos para criar suas obras. Alguns aproveitam materiais típicos da região onde vivem.
Fim do complemento.
36
1. Costa do Marfim: a arte de Frédéric
Frédéric Bruly Bouabré foi um artista da Costa do Marfim, país da África. Esse artista se inspirava em coisas que observava na natureza.
Veja alguns de seus desenhos!
LEGENDA: Frédéric Bruly Bouabré em frente a uma lousa. Foto de 1995. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Conhecimento do mundo, 1991. Frédéric Bruly Bouabré. Lápis colorido, esferográfica e caneta de feltro sobre cartão, 15 x 10 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Museu do olhar africano, 1991. Frédéric Bruly Bouabré. Lápis colorido, esferográfica e caneta de feltro sobre cartão, 15 x 10 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Observe como o artista coloria seus desenhos, pintando em várias direções.
- Que elementos da natureza você identifica nessas imagens?
37
Frédéric criou desenhos para representar cada “coisa do mundo”: uma espécie de alfabeto particular.
LEGENDA: Quest African Alphabet (detalhe do livro), 1982. Frédéric Bruly Bouabré. Páginas manuscritas. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alfa beta, 1990-1991. Frédéric Bruly Bouabré. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
38
Boxe complementar:
Vamos desenhar!
Vocês também podem criar seus próprios desenhos para representar as “coisas do mundo”. Comecem desenhando suas ideias com lápis preto. Podem apagar, se necessário. Depois, acrescentem cores.
Casa _____
Violão _____
Chuva _____
39
Inseto _____
Árvore _____
Ônibus _____
Fim do complemento.
40
2. Areias coloridas da Índia e do Brasil
Você já observou que as areias e terras dos jardins podem ter cores muito variadas?
O artista Anish Kapoor, nascido na Índia, teve a ideia de utilizar areia e pigmentos coloridos para construir estas esculturas, que expôs em um museu.
LEGENDA: 1000 nomes, 1984. Anish Kapoor. Madeira, gesso e pigmento, 250 x 250 x 50 cm. Galeria Lisson, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.
- O que vocês acharam dessas esculturas?
- Como fariam para guardar um trabalho assim?
- Como será que o artista leva seu trabalho de um lugar a outro?
- Circulem as palavras e as expressões que vocês associam a essa obra:
Cores intensas
Provisório
Formas angulosas
Cores suaves
Duradouro
Formas arredondadas
41
Aqui no Brasil, no Rio Grande do Norte e no Ceará, é tradicional o trabalho dos artesãos que criam desenhos dentro de garrafas usando areias coloridas.
FONTE: Atlas geográfico escolar. 3ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.
LEGENDA: Exemplos da produção artesanal com areia colorida na praia de Morro Branco, Beberibe (CE). Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Artesanato com areia colorida, praia de Morro Branco, Beberibe (CE). Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
42
LEGENDA: Monumentos naturais das falésias de Beberibe na praia de Morro Branco, Beberibe (CE). Fotos de 2015. FIM DA LEGENDA.
Na praia de Tibau, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, há 25 variedades de argilas e areias!
Atualmente, também são utilizadas areias tingidas com diferentes pigmentos. Observe como são feitos os desenhos nas garrafas.
LEGENDA: Detalhes da produção de desenhos em garrafas, no Ceará. Fotos de 2011 e 2015. FIM DA LEGENDA.
43
Boxe complementar:
Desenhe em uma garrafa!
Que tal fazer desenhos com camadas de terra de diferentes tonalidades dentro de uma garrafa de plástico transparente?
Siga os passos abaixo para fazer o seu desenho na garrafa:
Separe os diferentes tons de terra que conseguiu reunir.
Deixe a terra secar e peneire para limpá-la de pedras e impurezas.
Decida quantas camadas diferentes você vai colocar e se serão todas paralelas ou não.
Coloque a terra dentro da garrafa com um funil e ajeite com uma espátula.
Observe o resultado.
• Que tal fazer uma exposição de todas as garrafas da classe?
Fim do complemento.
44
O QUE EU APRENDI?
- A inspiração de Frédéric Bruly Bouabré vinha de coisas que ele observava na natureza. Escreva aqui o nome de duas coisas da natureza que poderiam inspirar o artista se ele morasse no Brasil.
_____
- O artista indiano Anish Kapoor criou a escultura 1000 nomes em 1984, usando madeira, gesso e pigmento. Você está convidado a mudar a cor das formas usadas pelo artista. Vai escolher uma ou mais cores? Por quê?
_____
- Artesãos do Nordeste brasileiro criam garrafas com desenhos feitos com areias coloridas.
Você vai criar e presentear um colega da classe com uma garrafa desse tipo. Desenhe seu projeto na imagem abaixo.
45
- Imagine que em uma exposição de arte na escola serão convidados os familiares para apreciar desenhos com o tema bichos, feitos por todos os estudantes de sua classe. Assinale uma das alternativas e justifique sua resposta.
( ) Todos os desenhos realizados serão expostos.
( ) Apenas alguns serão expostos.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
46
3. África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande
A artista Francina Ndimande começou a pintar quando era criança. Ela usava as cinzas que recolhia no quintal e misturava com água para pintar as paredes do galinheiro de sua casa!
Atualmente, ela pinta grandes paredes com padrões geométricos que lembram muito as roupas, os colares e outros enfeites da cultura Ndebele, à qual ela pertence. Ela trabalha sem fazer planejamento ou estudos prévios.
LEGENDA: A artista Francina Ndimande quando esteve na Bienal de São Paulo (SP). Foto de 1996. FIM DA LEGENDA.
Francina inicia sua pintura sempre desenhando os contornos das formas com linhas grossas em preto.
- Quais são as cores que ela aplicou depois?
47
Observe uma das pinturas de Francina Ndimande:
LEGENDA: Sem título, 1992. Francina Ndimande. Acrílica sobre tela, 126 x 92 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- Localize, entre as formas abaixo, as presentes no mural de Francina:
48
Boxe complementar:
Vamos compor usando formas e cores de Francina!
Lembre-se das formas e cores escolhidas pela artista Francina Ndimande e utilize-as para criar a sua composição!
_____
Fim do complemento.
49
Página sem conteúdo.
50
4. Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul
Você já pensou em desenhar na casca de uma árvore?
John Mawurndjul, um artista da Austrália, utiliza casca de árvore como base para sua pintura.
Ele aprendeu a pintar com seu irmão mais velho, que conhecia essa técnica tradicional dos povos indígenas da região.
- Você identifica o animal que o artista quis representar na imagem abaixo?
- Quantas cores ele usou?
- Como as linhas são?
- Quais são as diferenças entre o desenho da cabeça, do rabo e do corpo?
LEGENDA: O pintor John Mawurndjul junto a uma de suas obras. Foto de 2004. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ngalyod (Serpente do Arco-íris), 1994. John Mawurndjul. Pigmentos naturais, casca de eucalipto, corda de ráfia e madeira, 177 x 81,5 cm. Museu Quai Branly, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
51
Boxe complementar:
Vamos desenhar destacando as linhas!
Desenhe o contorno de um animal e, depois, preencha-o com vários tipos de linha.
Por exemplo, você pode usar: linhas finas, linhas grossas, linhas fracas, linhas fortes, linhas onduladas e linhas retas!
_____
Fim do complemento.
52
Como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes!
Compare os trabalhos de Francina Ndimande e de John Mawurndjul e escreva sobre as diferenças que existem entre ambos.
LEGENDA: Sem título, 1992. Francina Ndimande. Acrílica sobre tela, 126 x 92 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ngalyod ( Serpente do Arco-íris), 1994. John Mawurndjul. Pigmentos naturais, casca de eucalipto, corda de ráfia e madeira, 177 x 81,5 cm. Museu Quai Branly, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
- Diferença entre as formas:
_____
53
- Diferença entre as cores:
_____
- Diferença entre os temas:
_____
- Diferença entre os materiais:
_____
- Você encontrou outras diferenças? Quais?
_____
- De qual trabalho você gostou mais? Por quê?
_____
Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre artistas de diferentes lugares do mundo. Pergunte se ele conhece o trabalho de algum artista de outro país e conte a resposta dele para os colegas.
54
O QUE EU APRENDI?
- Os padrões geométricos na pintura de Francina Ndimande são feitos da seguinte maneira:
( ) ela pinta as cores e depois as contorna.
( ) primeiro ela desenha o contorno das formas com linhas grossas e pretas.
( ) usando réguas e esquadros para desenhar a lápis cada forma.
- A pintura de uma linha ondulada pode ter uma espessura grossa? Explique.
_____
- Você prefere fazer o
contorno
das formas ou pintar as formas primeiro e depois contorná-las? Já experimentou trabalhar das duas maneiras?
_____
- O artista australiano John Mawurndjul cria pinturas usando cascas de árvore como base. Use a casca de árvore da imagem abaixo para fazer a sua pintura.
55
- Imagine que você vai colar um barbante em uma folha, mas antes de colar ele está em linha reta. O que vai fazer para criar com ele uma linha ondulada?
_____
- O artista australiano John Mawurndjul cria obras de arte com cascas de árvore. Qual elemento da natureza você escolheria como suporte para fazer uma pintura? Por quê?
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |