56
UNIDADE 3. Arte que se multiplica
LEGENDA: Menina usando óculos persiana, impresso em 3D, observa sua impressora 3D imprimindo um rinoceronte. FIM DA LEGENDA.
57
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Atualmente é possível fazer várias cópias de um mesmo objeto usando impressoras 3D como a que a menina está observando nesta imagem. Elas permitem imprimir ferramentas, objetos decorativos ou utilitários e até mesmo brinquedos!
- Qual objeto você gostaria de imprimir numa impressora como esta?
- Como um artista poderia usar uma impressora 3D para criar arte?
Fim do complemento.
58
1. Frotagens
Você já ouviu falar em frotagem?
Frotagem é uma técnica que permite capturar no papel a textura de uma superfície. Pode ser usada para copiar a textura de um pequeno objeto, como uma moeda, ou de uma superfície com textura irregular maior, como uma lixa de parede.
Para fazer frotagem, basta colocar uma folha de papel liso sobre a textura escolhida e esfregar nela um lápis de cera, decalcando assim a textura.
LEGENDA: Criança fazendo frotagem em tronco de árvore. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.
59
O artista alemão Max Ernst fez várias obras usando a técnica da frotagem. Assim, transferia a textura das superfícies escolhidas para o papel em que trabalhava.
LEGENDA: Max Ernst trabalhando em seu estúdio, em Paris, França. Foto de1961. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A floresta petrificada, 1929. Max Ernst. Frotagem em lápis sobre papel, 74 x 98 cm. Centro Georges Pompidou, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
- O que você pensa do título que o artista deu à sua obra?
60
Boxe complementar:
Vamos fazer frotagens!
- Primeiro, escolha as texturas que deseja decalcar: casca de árvore, parede, piso, moeda, botão, lixa, carpete, sola de tênis, folha de planta etc.
- Passe a mão sobre cada uma delas para sentir e comparar suas texturas.
- Pegue uma folha de papel branco e um lápis de cera.
- Segure o papel sobre as superfícies escolhidas e esfregue o lápis de cera, deitado ou em pé, criando sua frotagem.
- Experimente fazer movimentos usando mais e menos pressão no lápis de cera.
61
- Cole aqui a frotagem de que mais gostou! E, se quiser, desenhe sobre ela.
_____
- Crie um título para o seu trabalho.
_____
Fim do complemento.
62
2. Carimbos e moldes
Carimbos servem para repetir formas quando você os passa na tinta e os pressiona sobre uma superfície.
- Você conhece carimbos, não conhece?
- Já usou um carimbo?
- Você ou alguém de sua família têm carimbos?
- O que está desenhado ou escrito neles?
- Quais são as cores de tinta usadas nos carimbos abaixo?
63
Boxe complementar:
Carimbo de rolinho!
É isso mesmo! O rolinho de papel higiênico pode virar um carimbo. Vocês vão se divertir com esta atividade.
Como fazer um carimbo com rolinho de papel higiênico?
Primeiro, dobrem as bordas do rolinho para ver quais desenhos se formam.
Finalizando, colem a fita-crepe em volta do rolinho para manter a forma escolhida.
Mergulhem em tinta guache bem grossa a borda que será carimbada.
Experimentem carimbar o rolinho entintado num papel.
Observem que é possível utilizar os dois lados de um mesmo rolinho.
Com a tesoura, recortem e dobrem a outra borda do rolinho. Descubram outras formas.
- Antes de começar, façam experiências em uma folha de papel. Vocês podem cortar, dobrar ou vincar e prender com fita-crepe o rolinho de papel higiênico.
- Se não gostarem do resultado, experimentem de novo, colocando mais ou menos tinta no rolinho.
- Se quiserem mudar de cor ou melhorar a carimbada, enxuguem a
borda
do rolinho com papel toalha ou pano e carimbem outras vezes.
64
- Carimbem aqui!
_____
Fim do complemento.
65
Para copiar várias vezes uma forma, diversos objetos podem ser utilizados como molde. Experimente usar papel recortado.
Pode não parecer, mas estas figuras da ilustração abaixo foram feitas com papel recortado.
Boxe complementar:
Vamos desenhar com recortes!
- Dobrem um pedaço de papel colorido formando um quadrado que caiba no espaço em branco a seguir.
- Desenhem uma forma a lápis no quadrado que está por cima, mantendo o desenho à vista.
- Com a tesoura de pontas arredondadas, recortem contornando o seu desenho, cortando as duas partes da folha dobrada ao mesmo tempo.
- Vocês recortaram duas figuras iguais. Colem-nas no espaço a seguir.
Observem
o trabalho dos colegas.
_____
Fim do complemento.
66
O QUE EU APRENDI?
- Você vai fazer uma frotagem, liste os materiais de que vai precisar.
_____
- Imagine que o som do lápis frotando no papel uma casca de árvore foi gravado. Ao ouvi-lo, você pode cantar junto? Por quê?
_____
- A imagem de uma frotagem pode ser o ponto de partida para a criação de uma cena, que pode ser feita:
( ) individual ou coletivamente.
( ) apenas individualmente.
( ) não se pode fazer uma cena a partir de uma frotagem.
- Imagine que você vai criar o desenho de um pássaro para fazer um carimbo. Primeiro, escreva uma palavra que vai acompanhar a imagem do pássaro no carimbo. Depois, desenhe o pássaro.
_____
67
- Você sabe fazer um
molde
para criar formas geométricas, como:
( ) gatos, cachorros e sapos.
( ) quadrados, retângulos e círculos.
( ) sapato, mochila e avião.
- A repetição das formas pode ser obtida:
( ) com carimbos e moldes.
( ) apenas com moldes.
( ) apenas com carimbos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
68
3. Gravuras feitas com linhas
Antes de começar a fazer gravuras, vamos conhecer um artista que trabalhava com linhas de um modo muito interessante. Saul Steinberg aparece nesta imagem usando como máscara um de seus desenhos!
LEGENDA: Saul Steinberg usando uma de suas máscaras, fotografado por Inge Morath. Foto de 1959. FIM DA LEGENDA.
Trabalhar com linhas contínuas pode produzir resultados interessantes. Observe este desenho de Saul Steinberg.
LEGENDA: Sem título, 1948. Saul Steinberg. Tinta sobre papel, 36,2 x 28,6 cm. Biblioteca Beinecke de Livros e Manuscritos Raros, Universidade de Yale, Connecticut, Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.
Steinberg desenhou uma linha contínua para traçar a maior parte do desenho.
- Que caminho ele fez para desenhar?
Para você descobrir, tente refazer o caminho, nessa reprodução do desenho, usando um lápis colorido.
69
A técnica da cologravura é parecida com a do carimbo, pois também serve para copiar uma mesma imagem várias vezes com uma única matriz.
A palavra matriz vem da palavra mãe, porque ela gera imagens parecidas consigo.
Boxe complementar:
Vamos cologravurar!
Vamos aprender sobre a cologravura fazendo uma? Sigam as etapas indicadas.
Reúnam o seguinte material: folha ou bandeja de isopor, barbante, cola branca, tinta guache e pincel.
Façam um desenho com a cola formando uma linha contínua, sem interromper. Pode ser com o dedo, um pincel ou o próprio tubo de cola.
Agora, colem o barbante sobre a linha de cola na placa de isopor e esperem secar.
70
Enquanto esperam secar, preparem o guache, o pincel e algumas folhas de papel branco.
Pintem apenas sobre o barbante, usando várias cores de guache para entintar a matriz.
Em seguida, façam a cologravura pressionando a matriz entintada sobre o papel.
Sempre que precisarem, renovem a tinta sobre o barbante.
71
- Escolham a cópia de que mais gostaram e colem-na aqui.
_____
Fim do complemento.
72
4. Músicas e objetos também se multiplicam
Você já aprendeu várias técnicas de repetir imagens. Será que as músicas também podem ser reproduzidas? E as esculturas?
Música para ouvir a qualquer hora
- Você gosta de ouvir músicas?
- Sabia que antigamente só era possível ouvir uma música se alguém a executasse em sua presença?
A criação de linguagens próprias para anotar as composições musicais permite executá-las em lugares e épocas distantes de sua criação.
O cravo brigou com a rosa
A invenção de meios de gravar e reproduzir sons nos possibilitou ouvir uma performance musical a qualquer momento, sem precisarmos da presença de um músico.
LEGENDA: O gramofone, uma das primeiras invenções a tornar popular a possibilidade de ouvir música sem a presença de músicos, foi criado no final da década de 1880. FIM DA LEGENDA.
73
O rádio, a televisão e a internet são meios de se transmitir ao vivo uma apresentação musical para muitos lugares ao mesmo tempo. As gravações das apresentações podem ser ouvidas muitas vezes.
Hoje, temos acesso a tantas músicas diferentes que até fica difícil organizá-las. Foram inventados programas de computador que permitem criar listas musicais segundo vários critérios, como: o nome da música; o nome do cantor; e quanto você gosta dela.
Organize assim as informações das suas músicas preferidas.
Pinte de uma a cinco estrelas para cada música. A sua preferida terá mais estrelas.
Pergunte a dois adultos de sua convivência quais são as diferenças entre como eles escutavam música quando eram criança e agora. Anote as respostas deles e leve à escola.
74
Objetos múltiplos
O artista brasileiro contemporâneo Alex Cerveny criou uma pequena escultura de bronze e a repetiu muitas vezes. Objetos artísticos repetidos assim são chamados de múltiplos.
Observe abaixo a imagem da escultura que Alex repetiu.
LEGENDA: Vera Alice, 2004. Alex Cerveny. Escultura em madeira e tinta dourada, 24 x 13 x 1 cm. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.
Leia quais são as suas dimensões. Será que cabe em sua mão?
Alex conta que fez a escultura porque lembra sua infância. Quando ele era criança, sua irmã tinha uma boneca parecida com esta, com um ímã no coração.
Ele cresceu com o desejo de ter uma boneca como aquela. Então, quando se tornou artista, criou Vera Alice.
Ele pintou e desenhou no corpo da boneca.
- Experimente acompanhar com o dedo o caminho do desenho feito por Alex.
75
Boxe complementar:
Vamos fazer um múltiplo!
Agora é sua vez de criar uma escultura de cartolina que fique em pé. Aliás, em vez de uma, faça duas.
- Recorte duas folhas de cartolina sobrepostas. Cada folha serve para fazer um boneco.
- Pense como fazê-los.
- Seu boneco vai ser um bicho, um atleta ou uma pessoa que você conhece?
- Como você vai fazer o corpo do boneco?
- Lembre-se de fazer um corte na altura do pé do boneco. Depois recorte um pedaço de cartolina para encaixar nesse corte. Assim, seu trabalho ficará em pé.
- Observe na ilustração abaixo como fazer um encaixe para seu boneco ficar equilibrado.
- Uma das esculturas é para você. Dê a outra de presente para um colega da classe. Assim, todos vão ficar com duas, porque todos receberão uma de presente.
- Depois de prontos os bonecos, organize com o professor e com os colegas uma exposição dos trabalhos. Ela pode ser realizada em uma grande mesa ou no chão da sala de aula.
- E se a exposição dos bonecos
fosse
feita num cenário inventado por vocês?
Vai ser divertido!
Fim do complemento.
76
O QUE EU APRENDI?
- Faça um desenho com uma linha, sem tirar o lápis do papel.
_____
- A técnica da cologravura possibilita:
( ) fazer apenas uma cópia de um desenho.
( ) fazer várias cópias do mesmo desenho.
( ) colar uma gravura.
- Imagine que você vai fazer uma máscara para brincar de ser um bicho. Escreva na linha abaixo o nome do bicho que escolheu para sua máscara. Depois, crie o desenho desse bicho.
_____
77
- Para que serve a gravação de uma apresentação de músicos?
_____
- A música ao vivo pode ser transmitida ao mesmo tempo para muitos lugares como:
( ) no CD.
( ) no rádio, na televisão e na internet.
( ) no teatro.
- Um objeto múltiplo é criado por um artista para:
( ) ser reproduzido apenas uma vez.
( ) ser reproduzido apenas três vezes.
( ) ser reproduzido quantas vezes ele quiser.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.