78

UNIDADE 4. A visão de mundo dos artistas

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão em uma praça e batendo travesseiros umas nas outras. Em volta há muitas penas brancas e ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Flash mob Guerra de travesseiros, na Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG). Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.

79

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão batendo travesseiros umas nas outras. Em volta há muitas penas brancas e ao fundo, construções.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão batendo travesseiros umas nas outras. No centro, destaque para um menino sorrindo e abraçando um travesseiro. Em volta há muitas penas brancas e ao fundo, construções.  Fim da imagem.

LEGENDA: Flash mobs em Xangai, China (acima), e em Londres, Inglaterra. Fotos de 2011. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

Observe essas imagens de mobilizações rápidas (em inglês, flash mobs) realizadas em cidades do Brasil, da China e da Inglaterra. A cada ano, no mesmo dia, é feita uma mobilização mundial com a proposta de promover gigantescas guerras de travesseiro!

  • Como estão as expressões no rosto dos participantes?
  • Você gostaria de participar de um desses encontros? Por quê?
  • Consegue imaginar o que os motivou a combinar uma mobilização assim?

Fim do complemento.

80

1. Arte e ciência

Artistas e cientistas geralmente cultivam em seu trabalho diferentes maneiras de ver o mundo, mas há momentos em que podem combinar seus olhares. Por exemplo, para nos apresentar como seriam os dinossauros que viveram no Brasil.

As imagens a seguir são de titanossauros, espécie de dinossauro que viveu no Brasil há milhões de anos. Cientistas paleontólogos encontraram seus ossos em Minas Gerais e os reuniram em um museu.

Imagem: Fotografia. Crânio de um dinossauro com dentes pequenos e afiados.    Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de cabeça do Uberabatitan ribeiroi, um dos maiores dinossauros brasileiros. Seu nome significa “Titã de Uberaba”, homenagem ao geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, que o descobriu. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ossos de dinossauros sobre uma superfície preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vértebras de um titanossauro são exibidas no Museu de Ciências da Terra, Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

A ilustração científica abaixo mostra seu tamanho em relação a um ser humano adulto.

Imagem: Ilustração. Esqueleto de um dinossauro com pescoço e rabo compridos. Ao lado, as informações: 6 m de altura e 25 m de comprimento. Na parte superior, o nome: Uberabatitan ribeiroi.  Fim da imagem.

81

O artista Norton Fenerich fez uma réplica de um deles, em tamanho natural, para ser exposta em frente ao Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais.

Imagem: Fotografia. Réplica de um dinossauro com pescoço e rabo compridos. Em volta há muitas árvores e ao fundo, uma casa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, exposta em Uberaba (MG). Foto de 2010. FIM DA LEGENDA.

O ilustrador Rodolfo Nogueira criou a imagem que mostra como essa espécie de dinossauro brasileiro teria vivido em seu ambiente natural.

Imagem: Ilustração. Vários dinossauros com pescoços e rabos compridos. Em volta deles há várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem que representa um grupo de titanossauros na Terra há mais de 65 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.

82

Assim como a arte pode trabalhar com base nas informações da ciência, a ciência também pode inspirar-se na arte ao imaginar seus projetos.

Em 1902, no filme Viagem à Lua, baseado no livro do escritor francês Júlio Verne, o cineasta francês Georges Méliès apresentou pela primeira vez no cinema como os seres humanos poderiam chegar à Lua. A primeira viagem real à Lua só aconteceu em 1969!

Imagem: Fotografia em preto e branco. Lua com formato de rosto humano. Acima do olho direito há uma espaçonave.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fotograma de cena do filme de Georges Méliès em que uma espaçonave atinge o olho da Lua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um astronauta está andando sobre a Lua.   Fim da imagem.

LEGENDA: O astronauta Edwin E. Aldrin anda na Lua. Foto de 1969. FIM DA LEGENDA.

A possibilidade de viagens espaciais para Marte e de os seres humanos realmente habitarem esse planeta é um dos temas atualmente estudados por artistas e cientistas.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de construções circulares conectadas por tubos. Ao lado há um automóvel pequeno.  Fim da imagem.

LEGENDA: Projeto de um tipo de habitação desenhada para seres humanos permanecerem em Marte. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

83

Boxe complementar:

Você vai viajar para Marte!

Desenhe como você imagina que seria o lugar em que moraria no planeta Marte.

_____

Fim do complemento.

84

2. Arte e imaginação

Vários artistas dão mais importância a representar em seus trabalhos o que imaginam do que a registrar a realidade. Por exemplo, observe as imagens a seguir.

Imagem: Ilustração. Piteco, homem com cabelo e barba pretos e roupa vermelha com bolinhas pretas está correndo e segurando um porrete com a mão levantada. Na frente dele, um dinossauro pequeno e verde está correndo, olhando para trás com os olhos fechados e a língua para fora. Ao fundo, vulcões e um dinossauro roxo voando.   Fim da imagem.

LEGENDA: Piteco é um típico caçador e pescador de sua época. FIM DA LEGENDA.

Piteco, personagem de histórias em quadrinhos criada pelo brasileiro Mauricio de Sousa, é um dos primeiros seres humanos a habitar a Terra. Nessa paisagem com vulcões, ele aparece perseguindo um pequeno dinossauro.

Imagem: Ilustração. No centro, Barney, homem loiro com roupa marrom está com os braços levantados. Na frente dele, Hoppy, dinossauro verde com orelhas compridas e coleira vermelha está sorrindo e pulando. Ao lado, Betty, mulher com cabelo preto e vestido azul está sorrindo. Do outro lado, Bam-Bam, menino com cabelo branco, chapéu e roupa amarela com bolinhas pretas está segurando um porrete sobre o ombro. Ao fundo, paredes de pedra.   Fim da imagem.

LEGENDA: As personagens Betty, Barney, Bam-Bam e Hoppy, o bicho de estimação da família, em momento de confraternização. Fotograma de 1966. FIM DA LEGENDA.

As personagens do desenho animado Os Flintstones foram criadas pelo estúdio norte-americano Hanna Barbera. Repare que eles tinham um dinossauro de estimação!

Imagem: Fotografia. Duas mãos com luvas sobre uma réplica de filhote de dinossauro dentro de um ovo. Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme Parque dos Dinossauros, de 1993, na qual um filhote de dinossauro sai do ovo, por uma façanha da ciência, que recria o animal. FIM DA LEGENDA.

Apesar do que mostram essas imagens, dinossauros nunca conviveram com seres humanos. Histórias que mostram pessoas convivendo com dinossauros foram inventadas apenas para nos divertir.

85

Um artista pode criar imagens muito diferentes das que costumamos observar no dia a dia. Elas podem parecer estranhas ou até mesmo engraçadas.

Observe nas imagens a seguir dois exemplos.

Imagem: Pintura em preto e branco. Mona Lisa, mulher com cabelo liso e comprido e vestido está sentada com as mãos unidas na frente do corpo. Ela está com um bigode fino no rosto e os olhos arregalados. Ao fundo, morros e um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Salvador Dalí como Mona Lisa, 1954. Salvador Dalí. Foto de Philippe Halsman. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura em preto e branco. Mão de uma pessoa segurando uma esfera, que reflete a imagem de um homem com bigode, barba e terno. Atrás dele há livros em uma estante e poltronas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Mão com esfera refletora (Autorretrato), 1935. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Museu Gemeente, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.

O artista Salvador Dalí quis ser representado no papel de uma das pinturas mais famosas do mundo, a Mona Lisa, criada por Leonardo da Vinci. Seu rosto com bigodes aparece no lugar original do rosto da modelo!

O artista holandês Maurits Cornelis Escher desenhou sua mão segurando uma esfera espelhada, na qual aparece seu reflexo.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

86

Escher criou em suas obras muitas imagens fantásticas.

Observe a imagem abaixo e responda:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Pintura em preto e branco. No centro há escadas interligadas e algumas de ponta cabeça com várias pessoas andando. Ao fundo, portas, paredes e mais pessoas. Fim da imagem.

LEGENDA: Relatividade, 1953. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Fundação Escher, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.

87

Boxe complementar:

Faça uma imagem fantástica!

Desenhe ou faça uma colagem de algo que pense ser impossível existir!

Imagem: Ilustração. Retângulo branco. As bordas são em tons de azul com estrelas e bolinhas coloridas. Fim da imagem.

Fim do complemento.

88

O QUE EU APRENDI?

  1. Você vai dar um nome ao dinossauro da escultura do artista Norton Fenerich e explicar por que escolheu esse nome.

    _____

Imagem: Fotografia. Réplica de um dinossauro com pescoço e rabo compridos. Em volta há muitas árvores e ao fundo, uma casa. Fim da imagem.
  1. Agora, você vai imaginar e desenhar um bicho para uma escultura que ficará perto da sua casa!

    _____

  1. Você vai criar uma fantasia de astronauta para ir a um baile de Carnaval! Escreva o que compõe sua fantasia.

    _____

  1. Você sabia que seu rosto pode ser refletido em uma colher? Experimente usar uma colher como espelho. Escreva aqui o que aconteceu com sua imagem ao ser vista de um lado e de outro da colher.

    _____

89

  1. O artista Salvador Dalí colocou o próprio rosto na imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Agora é a sua vez de desenhar nela o rosto que quiser.
Imagem: Pintura. Mona Lisa, mulher com cabelo liso e comprido e vestido está sentada com as mãos unidas na frente do corpo. No rosto há uma mancha branca. Ao fundo, morros e um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe do quadro Mona Lisa, cerca de 1503-1519. Leonardo da Vinci. Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

90

3. Arte e meio ambiente

Leia o texto e comente com seus colegas.

Frans Krajcberg foi um imigrante judeu polonês. Após sofrer com a Segunda Guerra Mundial, radicou-se no Brasil decidido a viver em paz, mas sem se calar a respeito do que considerava injusto, como a destruição da natureza.

Uma das séries de trabalhos mais conhecidas de Krajcberg inclui as esculturas feitas com restos de plantas atingidas por queimadas nas florestas. Nelas, o artista usava os restos de madeira queimada com a intenção poética de denunciar a devastação do meio ambiente.

Krajcberg pintava suas obras com pigmentos naturais, retirados de minerais triturados, de folhas ou raízes. Ele costumava registrar seu trabalho em fotos.

Imagem: Fotografia. Um senhor com chapéu bege, barba e bigode grisalhos e camisa azul está atrás de flores pequenas, circulares e brancas em galhos compridos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Frans Krajcberg colhendo plantas próximo à sua residência. Nova Viçosa, Bahia. Foto de 1989. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esculturas de troncos de árvores e cipós compridos e enrolados. Ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Conjunto de esculturas da série Cipós, sem data. Frans Krajcberg. Cipó e troncos de árvores, altura: cerca de 3 m. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.

91

Krajcberg morou durante mais de 40 anos em um sítio no sul da Bahia, em Nova Viçosa, em uma casa construída no alto do tronco de uma árvore.

Imagem: Fotografia. Parte de um tronco de árvore com uma casa no topo. Em volta há árvores e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da casa de Frans Krajcberg. Nova Viçosa, Bahia. Acervo do artista. Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Um senhor com boné, camisa cinza, calça bege e sapatos está com as mãos em uma escultura grande com formato de flores vermelhas com galhos pretos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frans Krajcberg ao lado de uma de suas obras. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

92

Krajcberg fotografava e expunha a devastação causada pelas queimadas com a intenção de despertar nossa atenção para a necessidade de preservar a natureza.

Imagem: Fotografia. Floresta com fogo e fumaça preta em volta.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Terreno queimado com tocos de árvores pretos e fumaça em volta.  Fim da imagem.

Os trabalhos do artista foram criados com o material que ele coletava após as queimadas. Revividos como arte, denunciavam o abuso sofrido pelo meio ambiente.

Imagem: Fotografia. Tronco de árvore queimado com fogo dentro.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma plantinha verde em terreno escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Nesta página apresentamos imagens de fotos de Krajcberg. Fotos sem local e data. FIM DA LEGENDA.

O renascimento após a queimada também é tema das fotografias de Krajcberg. Suas denúncias foram feitas com a esperança de provocar uma mudança de atitude que possibilitasse a preservação das florestas.

93

Trezentas mil pessoas visitaram a exposição Imagens do fogo, realizada por Krajcberg durante a Eco-92, Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O artista generosamente doou muitas de suas obras a instituições culturais para serem expostas e estudadas em programas de educação ambiental.

Imagem: Fotografia. Esculturas em formato de tronco de árvore.   Fim da imagem.

LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido como Oca, em São Paulo. Parte da exposição MAM 60 anos, do Museu de Arte Moderna (MAM). Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias esculturas com formato de tronco de árvore dentro de um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg expostas no sítio do artista em Nova Viçosa, Bahia. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre arte e meio ambiente e faça com ele um desenho sobre o tema para levar à escola.

94

Imagem: Fotografia. Escultura com formato de tronco de árvore e com galhos compridos até o chão. Ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Flor do mangue, cerca de 1973. Frans Krajcberg. Escultura em madeira, 3 x 9 x 5 m. Coleção do Artista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

95

Boxe complementar:

Vamos fazer colagem!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúna-se com mais quatro colegas para fazer um relevo a partir da colagem de elementos da natureza.

Para evitar danos ao meio ambiente, coletem apenas materiais já caídos no chão: folhas, flores, sementes, galhos de árvores. A coleta pode ser individual. Reúnam o material na sala de aula e decidam como fazer sua colagem em uma grande folha de papel.

Imagem: Ilustração. Um menino está segurando uma sacola com a mão direita e um galho com a esquerda. Em volta dele há folhas e galhos caídos no chão e ao redor, árvores e plantas.  Ilustração. Uma menina está agachada e pegando um galho pequeno com frutos do chão. Ao seu lado há uma caixa com flores e folhas dentro. Atrás dela há vasos com plantas e flores.  Ilustração. Um menino está agachado e pegando uma folha seca do chão. Ao seu lado, uma menina observa e em volta deles há folhas secas caindo. Ilustração. Um menino está segurando uma planta, que está caída na calçada. Ao seu lado há uma árvore e ao fundo, prédios.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

96

4. Podemos transformar o mundo

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Pintura. Vista aérea de duas pessoas em uma rocha grande. Ao fundo, uma cidade em volta do mar e ao fundo, morros.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Baía de Guanabara a partir do Corcovado, 1849. Alfred Martinet. Gravura, 37,9 x 63,8 cm. Museus Castro Maya, Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade ao lado do mar e ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Pão de Açúcar visto do Corcovado. Foto de Almir Reis, 2011. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

97

A Avenida Paulista, um símbolo da cidade de São Paulo, também mudou muito desde sua inauguração. Observe e compare as imagens.

Imagem: Pintura. No centro, pessoas e charretes e nas laterais há plantas e árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Paulista no dia de sua inauguração, 1891. Jules Martin. Aquarela sobre papel, 80 x 59 cm. Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há automóveis enfileirados em uma avenida. Nas laterais há prédios e postes.   Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Paulista, São Paulo (SP). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você pode decidir como esta paisagem vai ser!

Decida como quer transformá-la e depois assine seu trabalho.

Imagem: Pintura em tons claros. No centro, pessoas e charretes e nas laterais há plantas e árvores.   Fim da imagem.

Fim do complemento.

98

Observe como este trabalho coletivo do Bijari, grupo de artistas e arquitetos de São Paulo, é diferente.

Eles distribuíram diversas bexigas, com frases escritas, para a população soltar.

Queriam chamar a atenção de todos para promover a discussão pública sobre como as mudanças que a prefeitura faria num bairro da cidade de São Paulo, relacionadas à construção da nova estação de metrô, afetariam quem vivia e trabalhava na região.

Imagem: Fotografia. Vários balões laranja voando. Abaixo há pessoas e prédios. No canto superior direito, destaque para um balão laranja com a informação: ESTÃO VENDENDO NOSSO ESPAÇO AÉREO. Fim da imagem.

LEGENDA: Ação Estão vendendo nosso espaço aéreo, do grupo Bijari, no Largo da Batata, em São Paulo (SP). No detalhe, bexiga com a inscrição da ação promovida pelo grupo. Foto de 2004. FIM DA LEGENDA.

99

Boxe complementar:

Envie sua mensagem!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

E se você e seus colegas, como os artistas do grupo Bijari, escrevessem em bexigas? Que tema vocês gostariam de discutir com a população de sua cidade?

  • Primeiro, pensem o que gostariam de escrever ou desenhar nas bexigas.
  • Depois, pensem como organizariam a distribuição e os melhores dia e hora para colocá-las em algum lugar.
  • Testem a cor que vocês acham que fica melhor para escrever ou desenhar nas bexigas.

    Imagem: Ilustração em preto e branco de cinco balões. Fim da imagem.

Fim do complemento.

100

O QUE EU APRENDI?

  1. A casa do artista plástico Frans Krajcberg em Nova Viçosa, na Bahia, foi construída:

    ( ) no chão.

    ( ) em cima de uma árvore.

    ( ) em um barco.

  1. O artista Frans Krajcberg defendia:

    ( ) as queimadas.

    ( ) a preservação da floresta.

    ( ) as plantações de eucalipto.

  1. As esculturas de Frans Krajcberg foram feitas de quais materiais?

    _____

  1. As mudanças nas paisagens de uma cidade podem ocorrer ao longo do tempo. Assinale duas ações que podem transformar uma paisagem.

    ( ) A construção de um edifício.

    ( ) Um terremoto.

    ( ) A fotografia de um lugar.

  1. Coletivo Bijari é um grupo de:

    ( ) artistas e arquitetos.

    ( ) equilibristas e malabaristas.

    ( ) quadrinistas.

101

  1. Se você for convidado a enviar uma mensagem com desenhos e palavras, quem escolheria para recebê-la, o que escreveria e o que desenharia?

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

102

AVALIAÇÃO FINAL

  1. O que um artista faz no ateliê dele?

    _____

  1. Qual é o nome do profissional que trabalha com animação? É necessário fazer estudos para criar uma personagem? Por quê?

    _____

  1. Complete as frases.
    • Anish Kapoor usou _____.com pigmentos _____.
    • John Mawurndjul desenhou em cascas de _____.
    • Desenhos com areia colorida em garrafas são feitos por artesãos brasileiros do _____.
  2. Como você gravaria uma música para tocar várias vezes no seu aniversário?

    _____

103

  1. Por que se diz que um carimbo é um instrumento de repetição da imagem?

    _____

  1. Como podemos repetir uma imagem ao fazer uma cologravura?

    _____

  1. Qual era a principal ideia que o artista Frans Krajcberg queria transmitir por meio de suas obras ao escolher trabalhar com materiais oriundos de queimadas das florestas?

    _____

  1. Explique como você sabe que a personagem Piteco, criada por Maurício de Sousa, é fruto da imaginação do artista.

    _____