78
UNIDADE 4. A visão de mundo dos artistas
LEGENDA: Flash mob Guerra de travesseiros, na Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG). Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
79
LEGENDA: Flash mobs em Xangai, China (acima), e em Londres, Inglaterra. Fotos de 2011. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Observe essas imagens de mobilizações rápidas (em inglês, flash mobs) realizadas em cidades do Brasil, da China e da Inglaterra. A cada ano, no mesmo dia, é feita uma mobilização mundial com a proposta de promover gigantescas guerras de travesseiro!
- Como estão as expressões no rosto dos participantes?
- Você gostaria de participar de um desses encontros? Por quê?
- Consegue imaginar o que os motivou a combinar uma mobilização assim?
Fim do complemento.
80
1. Arte e ciência
Artistas e cientistas geralmente cultivam em seu trabalho diferentes maneiras de ver o mundo, mas há momentos em que podem combinar seus olhares. Por exemplo, para nos apresentar como seriam os dinossauros que viveram no Brasil.
As imagens a seguir são de titanossauros, espécie de dinossauro que viveu no Brasil há milhões de anos. Cientistas paleontólogos encontraram seus ossos em Minas Gerais e os reuniram em um museu.
LEGENDA: Modelo de cabeça do Uberabatitan ribeiroi, um dos maiores dinossauros brasileiros. Seu nome significa “Titã de Uberaba”, homenagem ao geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, que o descobriu. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vértebras de um titanossauro são exibidas no Museu de Ciências da Terra, Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
A ilustração científica abaixo mostra seu tamanho em relação a um ser humano adulto.
81
O artista Norton Fenerich fez uma réplica de um deles, em tamanho natural, para ser exposta em frente ao Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais.
LEGENDA: Réplica do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, exposta em Uberaba (MG). Foto de 2010. FIM DA LEGENDA.
O ilustrador Rodolfo Nogueira criou a imagem que mostra como essa espécie de dinossauro brasileiro teria vivido em seu ambiente natural.
LEGENDA: Imagem que representa um grupo de titanossauros na Terra há mais de 65 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
82
Assim como a arte pode trabalhar com base nas informações da ciência, a ciência também pode inspirar-se na arte ao imaginar seus projetos.
Em 1902, no filme Viagem à Lua, baseado no livro do escritor francês Júlio Verne, o cineasta francês Georges Méliès apresentou pela primeira vez no cinema como os seres humanos poderiam chegar à Lua. A primeira viagem real à Lua só aconteceu em 1969!
LEGENDA: Fotograma de cena do filme de Georges Méliès em que uma espaçonave atinge o olho da Lua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O astronauta Edwin E. Aldrin anda na Lua. Foto de 1969. FIM DA LEGENDA.
A possibilidade de viagens espaciais para Marte e de os seres humanos realmente habitarem esse planeta é um dos temas atualmente estudados por artistas e cientistas.
LEGENDA: Projeto de um tipo de habitação desenhada para seres humanos permanecerem em Marte. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
83
Boxe complementar:
Você vai viajar para Marte!
Desenhe como você imagina que seria o lugar em que moraria no planeta Marte.
_____
Fim do complemento.
84
2. Arte e imaginação
Vários artistas dão mais importância a representar em seus trabalhos o que imaginam do que a registrar a realidade. Por exemplo, observe as imagens a seguir.
LEGENDA: Piteco é um típico caçador e pescador de sua época. FIM DA LEGENDA.
Piteco, personagem de histórias em quadrinhos criada pelo brasileiro Mauricio de Sousa, é um dos primeiros seres humanos a habitar a Terra. Nessa paisagem com vulcões, ele aparece perseguindo um pequeno dinossauro.
LEGENDA: As personagens Betty, Barney, Bam-Bam e Hoppy, o bicho de estimação da família, em momento de confraternização. Fotograma de 1966. FIM DA LEGENDA.
As personagens do desenho animado Os Flintstones foram criadas pelo estúdio norte-americano Hanna Barbera. Repare que eles tinham um dinossauro de estimação!
LEGENDA: Cena do filme Parque dos Dinossauros, de 1993, na qual um filhote de dinossauro sai do ovo, por uma façanha da ciência, que recria o animal. FIM DA LEGENDA.
Apesar do que mostram essas imagens, dinossauros nunca conviveram com seres humanos. Histórias que mostram pessoas convivendo com dinossauros foram inventadas apenas para nos divertir.
85
Um artista pode criar imagens muito diferentes das que costumamos observar no dia a dia. Elas podem parecer estranhas ou até mesmo engraçadas.
Observe nas imagens a seguir dois exemplos.
LEGENDA: Salvador Dalí como Mona Lisa, 1954. Salvador Dalí. Foto de Philippe Halsman. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mão com esfera refletora (Autorretrato), 1935. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Museu Gemeente, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.
O artista Salvador Dalí quis ser representado no papel de uma das pinturas mais famosas do mundo, a Mona Lisa, criada por Leonardo da Vinci. Seu rosto com bigodes aparece no lugar original do rosto da modelo!
O artista holandês Maurits Cornelis Escher desenhou sua mão segurando uma esfera espelhada, na qual aparece seu reflexo.
- Qual das duas imagens você considera mais interessante? Por quê?
_____
86
Escher criou em suas obras muitas imagens fantásticas.
Observe a imagem abaixo e responda:
- O que há de diferente neste lugar?
- Será que as pessoas vão cair das escadas?
- Um lugar assim pode existir de verdade?
LEGENDA: Relatividade, 1953. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Fundação Escher, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.
87
Boxe complementar:
Faça uma imagem fantástica!
Desenhe ou faça uma colagem de algo que pense ser impossível existir!
Fim do complemento.
88
O QUE EU APRENDI?
- Você vai dar um nome ao
dinossauro
da escultura do artista Norton Fenerich e explicar por que escolheu esse nome.
_____
- Agora, você vai imaginar e desenhar um bicho para uma escultura que ficará perto da sua casa!
_____
- Você vai criar uma fantasia de astronauta para ir a um baile de Carnaval! Escreva o que compõe sua fantasia.
_____
- Você sabia que seu rosto pode ser refletido em uma colher? Experimente usar uma colher como espelho. Escreva aqui o que aconteceu com sua imagem ao ser vista de um lado e de outro da colher.
_____
89
- O artista Salvador Dalí colocou o próprio rosto na imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Agora é a sua vez de desenhar nela o rosto que quiser.
LEGENDA: Detalhe do quadro Mona Lisa, cerca de 1503-1519. Leonardo da Vinci. Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
90
3. Arte e meio ambiente
Leia o texto e comente com seus colegas.
Frans Krajcberg foi um imigrante judeu polonês. Após sofrer com a Segunda Guerra Mundial, radicou-se no Brasil decidido a viver em paz, mas sem se calar a respeito do que considerava injusto, como a destruição da natureza.
Uma das séries de trabalhos mais conhecidas de Krajcberg inclui as esculturas feitas com restos de plantas atingidas por queimadas nas florestas. Nelas, o artista usava os restos de madeira queimada com a intenção poética de denunciar a devastação do meio ambiente.
Krajcberg pintava suas obras com pigmentos naturais, retirados de minerais triturados, de folhas ou raízes. Ele costumava registrar seu trabalho em fotos.
LEGENDA: Frans Krajcberg colhendo plantas próximo à sua residência. Nova Viçosa, Bahia. Foto de 1989. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Conjunto de esculturas da série Cipós, sem data. Frans Krajcberg. Cipó e troncos de árvores, altura: cerca de 3 m. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.
91
Krajcberg morou durante mais de 40 anos em um sítio no sul da Bahia, em Nova Viçosa, em uma casa construída no alto do tronco de uma árvore.
LEGENDA: Imagem da casa de Frans Krajcberg. Nova Viçosa, Bahia. Acervo do artista. Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
- Vocês já viram alguma casa parecida com essa em algum lugar, em um filme ou em um desenho animado?
- Já subiram em uma árvore?
- Conhecem algum bicho que faz casa em árvore?
Leiam esta declaração de Krajcberg:
“[...] A minha preocupação é penetrar mais na natureza. Há artistas que se aproximam da máquina; eu quero a natureza, quero dominar a natureza. Criar com a natureza, assim como outros estão querendo criar com a mecânica. Não procuro a paisagem, mas o material. Não copio a natureza”.
Disponível em: http://fdnc.io/eUU. Acesso em: abr. 2021.
LEGENDA: Frans Krajcberg ao lado de uma de suas obras. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.
- Por que Krajcberg afirmava que não copiava a natureza?
_____
92
Krajcberg fotografava e expunha a devastação causada pelas queimadas com a intenção de despertar nossa atenção para a necessidade de preservar a natureza.
Os trabalhos do artista foram criados com o material que ele coletava após as queimadas. Revividos como arte, denunciavam o abuso sofrido pelo meio ambiente.
LEGENDA DAS IMAGENS: Nesta página apresentamos imagens de fotos de Krajcberg. Fotos sem local e data. FIM DA LEGENDA.
O renascimento após a queimada também é tema das fotografias de Krajcberg. Suas denúncias foram feitas com a esperança de provocar uma mudança de atitude que possibilitasse a preservação das florestas.
93
Trezentas mil pessoas visitaram a exposição Imagens do fogo, realizada por Krajcberg durante a Eco-92, Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O artista generosamente doou muitas de suas obras a instituições culturais para serem expostas e estudadas em programas de educação ambiental.
LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido como Oca, em São Paulo. Parte da exposição MAM 60 anos, do Museu de Arte Moderna (MAM). Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg expostas no sítio do artista em Nova Viçosa, Bahia. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre arte e meio ambiente e faça com ele um desenho sobre o tema para levar à escola.
94
LEGENDA: Flor do mangue, cerca de 1973. Frans Krajcberg. Escultura em madeira, 3 x 9 x 5 m. Coleção do Artista. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto a seguir, que trata da relação do trabalho de Krajcberg com o meio ambiente.
“Uma das propostas de Krajcberg é produzir mudanças na consciência e na ação humana, nas atitudes e nos valores individuais e coletivos, mudanças essas que provoquem uma nova forma de pensar para assegurar o equilíbrio da nossa morada, o planeta Terra.”
BORTOLOZZO, Silvia; VENTRELLA, Roseli. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. p. 52.
- Escreva, com um colega, um texto curto com comentários sobre a atitude do artista.
_____
95
Boxe complementar:
Vamos fazer colagem!
Reúna-se com mais quatro colegas para fazer um relevo a partir da colagem de elementos da natureza.
Para evitar danos ao meio ambiente, coletem apenas materiais já caídos no chão: folhas, flores, sementes, galhos de árvores. A coleta pode ser individual. Reúnam o material na sala de aula e decidam como fazer sua colagem em uma grande folha de papel.
Fim do complemento.
96
4. Podemos transformar o mundo
- Você já imaginou como pode ter sido a paisagem do lugar onde vive antes de qualquer pessoa habitá-lo?
Observe nas imagens abaixo, criadas a partir do mesmo ponto de vista, a cidade do Rio de Janeiro em 1849 e em 2011.
LEGENDA: Vista da Baía de Guanabara a partir do Corcovado, 1849. Alfred Martinet. Gravura, 37,9 x 63,8 cm. Museus Castro Maya, Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pão de Açúcar visto do Corcovado. Foto de Almir Reis, 2011. FIM DA LEGENDA.
- Você preferiria viver próximo à natureza ou em uma cidade grande?
97
A Avenida Paulista, um símbolo da cidade de São Paulo, também mudou muito desde sua inauguração. Observe e compare as imagens.
LEGENDA: Avenida Paulista no dia de sua inauguração, 1891. Jules Martin. Aquarela sobre papel, 80 x 59 cm. Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Paulista, São Paulo (SP). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você pode decidir como esta paisagem vai ser!
Decida como quer transformá-la e depois assine seu trabalho.
Fim do complemento.
98
Observe como este trabalho coletivo do Bijari, grupo de artistas e arquitetos de São Paulo, é diferente.
Eles distribuíram diversas bexigas, com frases escritas, para a população soltar.
Queriam chamar a atenção de todos para promover a discussão pública sobre como as mudanças que a prefeitura faria num bairro da cidade de São Paulo, relacionadas à construção da nova estação de metrô, afetariam quem vivia e trabalhava na região.
LEGENDA: Ação Estão vendendo nosso espaço aéreo, do grupo Bijari, no Largo da Batata, em São Paulo (SP). No detalhe, bexiga com a inscrição da ação promovida pelo grupo. Foto de 2004. FIM DA LEGENDA.
99
Boxe complementar:
Envie sua mensagem!
E se você e seus colegas, como os artistas do grupo Bijari, escrevessem em bexigas? Que tema vocês gostariam de discutir com a população de sua cidade?
- Primeiro, pensem o que gostariam de escrever ou desenhar nas bexigas.
- Depois, pensem como organizariam a distribuição e os melhores dia e hora para colocá-las em algum lugar.
- Testem a cor que vocês acham que fica melhor para escrever ou desenhar nas bexigas.
Fim do complemento.
100
O QUE EU APRENDI?
- A casa do artista plástico Frans Krajcberg em Nova Viçosa, na Bahia, foi construída:
( ) no chão.
( ) em cima de uma árvore.
( ) em um barco.
- O artista Frans Krajcberg defendia:
( ) as queimadas.
( ) a preservação da floresta.
( ) as plantações de eucalipto.
- As esculturas de Frans Krajcberg foram feitas de quais materiais?
_____
- As mudanças nas paisagens de uma cidade podem ocorrer ao longo do tempo. Assinale duas ações que podem transformar uma paisagem.
( ) A construção de um edifício.
( ) Um terremoto.
( ) A fotografia de um lugar.
- Coletivo Bijari é um grupo de:
( ) artistas e arquitetos.
( ) equilibristas e malabaristas.
( ) quadrinistas.
101
- Se você for convidado a enviar uma mensagem com desenhos e palavras, quem escolheria para recebê-la, o que escreveria e o que desenharia?
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
102
AVALIAÇÃO FINAL
- O que um artista faz no ateliê dele?
_____
- Qual é o nome do profissional que trabalha com animação? É necessário fazer estudos para criar uma personagem? Por quê?
_____
- Complete as frases.
- Anish Kapoor usou _____.com pigmentos _____.
- John Mawurndjul desenhou em cascas de _____.
- Desenhos com areia colorida em garrafas são feitos por artesãos brasileiros do _____.
- Como você gravaria uma música para tocar várias vezes no seu aniversário?
_____
103
- Por que se diz que um carimbo é um instrumento de repetição da imagem?
_____
- Como podemos repetir uma imagem ao fazer uma cologravura?
_____
- Qual era a principal
ideia
que o artista Frans Krajcberg queria transmitir por meio de suas obras ao escolher trabalhar com materiais oriundos de queimadas das florestas?
_____
- Explique como você sabe que a personagem Piteco, criada por Maurício de Sousa, é fruto da imaginação do artista.
_____