MP025
Apresentação
Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!
Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.
Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!
Os autores.
![Imagem: Ilustração. À esquerda, um jovem com capa está ajoelhado, segurando um globo terrestre e uma régua. Atrás dele, um jovem com cachecol está sorrindo e segurando um guarda-chuva sobre a cabeça. Ao lado, uma jovem com cartola vermelha e vestido verde está segurando uma flor com a mão estendida. Em seguida, um jovem com chapéu e roupa oriental está segurando uma bandeira vermelha e um cesto. Ao lado, um jovem com chapéu de coco, bigode retangular, camisa e calça está com a mão direita apoiada em uma bengala e segurando um jornal com a mão esquerda. Em seguida, uma jovem com vestido cinza está segurando uma vassoura com a mão esquerda levanta e um livro com a mão direita. Fim da imagem.](../resources/images/image_003_I_CA5_U4_M.jpg)
MP026
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Arte.
Conheça a organização dele.
O que eu já sei?
Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_19783.png)
Abertura de unidade
Primeiros contatos
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_19796.png)
Abertura de capítulo
Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_17956.png)
Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_19079.png)
MP027
O que eu aprendi?
Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_19817.png)
Avaliação final
Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página dupla composta por textos. Fim da imagem.](../resources/images/image_17489.png)
Indicações de leitura para os estudantes
Você vai ampliar seus conhecimentos e se entreter com os livros indicados nessa seção.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_19112.png)
Ícones
Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_17554.png)
Atividade oral
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_17583.png)
Atividade em dupla
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_17612.png)
Atividade em grupo
![Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_17717.png)
Tarefa de casa
![Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_17744.png)
Atividade escrita
MP028
Sumário
O que eu já sei?, p. 8
Unidade 1. Quem faz arte é artista!, p. 10
1. Onde se faz arte, p. 12
Vamos montar um “museu de estátuas vivas”!, p. 16
2. Onde se canta, p. 18
Vamos aprender alguns movimentos do Tiquequê!, p. 21
O que eu aprendi?, p. 22
3. Onde se faz música, p. 24
Dance suas músicas preferidas!, p. 27
4. Onde se anima, p. 28
Vamos criar uma personagem!, p. 30
O que eu aprendi?, p. 32
![Imagem: Fotografia. Escultura de um soldado ajoelhado com a mão esquerda no peito e a direita na cintura. Atrás dele, escultura de uma mulher com vestido e lenço na cabeça. Ela está com o corpo inclinado para frente e segurando um pedaço de madeira com as duas mãos. Entre eles há um jarro no chão e na frente deles, um tecido vermelho. Fim da imagem.](../resources/images/image_18925.png)
Unidade 2. Artistas de diferentes lugares do mundo, p. 34
1. Costa do Marfim: a arte de Frédéric, p. 36
Vamos desenhar!, p. 38
2. Areias coloridas da Índia e do Brasil, p. 40
Desenhe em uma garrafa!, p. 43
O que eu aprendi?, p. 44
3. África do Sul: as formas geométricas de Francina Ndimande, p. 46
Vamos compor usando formas e cores de Francina!, p. 48
4. Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul, p. 50
Vamos desenhar destacando as linhas!, p. 51
Como os artistas podem trabalhar de maneiras diferentes!, p. 52
O que eu aprendi?, p. 54
![Imagem: Pintura. Uma cobra comprida e listrada em tons de vermelho. A língua tem formato de trigo. Fim da imagem.](../resources/images/image_18962.png)
MP029
Unidade 3. Arte que se multiplica, p. 56
1. Frotagens, p. 58
Vamos fazer frotagens!, p. 60
2. Carimbos e moldes, p. 62
Carimbo de rolinho!, p. 63
Vamos desenhar com recortes!, p. 65
O que eu aprendi?, p. 66
3. Gravuras feitas com linhas, p. 68
Vamos cologravurar!, p. 69
4. Músicas e objetos também se multiplicam, p. 72
Música para ouvir a qualquer hora, p. 72
Objetos múltiplos, p. 74
Vamos fazer um múltiplo!, p. 75
O que eu aprendi?, p. 76
![Imagem: Fotografia. Um rolo de papelão com a base cortada em pontas com tinta vermelha. Abaixo, carimbo das pontas vermelhas. Fim da imagem.](../resources/images/image_19952.png)
Unidade 4. A visão de mundo dos artistas, p. 78
1. Arte e ciência, p. 80
Você vai viajar para Marte!, p. 83
2. Arte e imaginação, p. 84
Faça uma imagem fantástica!, p. 87
O que eu aprendi?, p. 88
3. Arte e meio ambiente, p. 90
Vamos fazer colagem!, p. 95
4. Podemos transformar o mundo, p. 96
Você pode decidir como esta paisagem vai ser!, p. 97
Envie sua mensagem!, p. 99
O que eu aprendi?, p. 100
![Imagem: Fotografia. Um senhor com boné, camisa cinza, calça bege e sapatos está com as mãos em uma escultura grande com formato de flores vermelhas com galhos pretos. Fim da imagem.](../resources/images/image_19046.png)
Avaliação final, p. 102
Indicações de leitura para os estudantes, p. 104
Referências bibliográficas comentadas, p. 110