MP107
Introdução da Unidade 4. A visão de mundo dos artistas
Objetivos da unidade
Conhecer diferentes artistas que, por meio de suas obras, nos apresentam diversos modos de ver o mundo.
Objetivos dos capítulos
Capítulo 1 – Arte e ciência
Estudar diálogos entre arte e ciência.
Capítulo 2 – Arte e imaginação
Refletir de maneira crítica sobre a representação da Pré-história nas histórias em quadrinhos, desenhos animados e filmes, apreciando-a como ficção; estudar a poética de imagens que falam de um mundo fantástico e são construídas com diferentes técnicas.
Capítulo 3 – Arte e meio ambiente
Conhecer as proposições poéticas do artista imigrante polonês Frans Krajcberg (1921-2017), que, por meio de seu trabalho, discute questões ambientais; refletir e criar com base nas ideias dos artistas sobre arte e meio ambiente.
Capítulo 4 – Podemos transformar o mundo
Estudar como a paisagem natural é alterada pela ação humana; modificar a imagem de uma paisagem; conhecer o trabalho de um grupo de artistas que, por meio de propostas abertas à participação pública, discutem questões importantes para a cidade; planejar uma proposta discutindo um tema significativo para a cidade dos estudantes.
MP108
UNIDADE 4. A visão de mundo dos artistas
LEGENDA: Flash mob Guerra de travesseiros, na Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG). Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivo da unidade
Conhecer diferentes artistas que, por meio de suas obras, nos apresentam diversos modos de ver o mundo.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
O flash mob é um procedimento contemporâneo que mobiliza pessoas para ação conjunta com propósito artístico e social. Informe aos estudantes que ações como o flash mob tornaram-se possíveis no mundo contemporâneo porque as pessoas podem ser contatadas rapidamente via internet e celular.
Trata-se de manifestações de caráter político e social que destacam um tema que mobiliza muita gente e propõem ações coletivas com a justificativa crítica de tomada de consciência para transformar os fatos da realidade.
Essas mobilizações rápidas (em inglês, flash mobs) geralmente acontecem nas cidades com a intenção de provocar uma reflexão ou crítica sobre questões sociais da atualidade. Hoje, vários grupos organizam flash mobs, de um grande número de pessoas, com caráter lúdico ou de protesto. Quem participa costuma combinar as ações anteriormente pela internet ou celular.
Movimentos ambientalistas, como o Greenpeace, costumam acionar manifestações similares a essas com o objetivo de divulgar a necessidade de preservação do meio ambiente. Em geral, essas ações são exibidas pelas redes de televisão e pela internet.
Pergunte aos estudantes a respeito das imagens apresentadas:
- Vocês imaginam qual poderia ser a justificativa para um flash mob que propõe como ação aos participantes uma guerra de travesseiros em uma cidade à luz do dia?
- Por que será que essa guerra de travesseiros foi proposta para acontecer em várias cidades do mundo ao mesmo tempo?
(Respostas pessoais.)
MP109
LEGENDA: Flash mobs em Xangai, China (acima), e em Londres, Inglaterra. Fotos de 2011. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Observe essas imagens de mobilizações rápidas (em inglês, flash mobs) realizadas em cidades do Brasil, da China e da Inglaterra. A cada ano, no mesmo dia, é feita uma mobilização mundial com a proposta de promover gigantescas guerras de travesseiro!
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Como estão as expressões no rosto dos participantes?
- Você gostaria de participar de um desses encontros? Por quê?
- Consegue imaginar o que os motivou a combinar uma mobilização assim?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Em relação à pergunta sobre como os participantes do flash mob estão reagindo, oriente os estudantes a observar que aparentam estar se divertindo. Talvez surjam referências ao aspecto lúdico do encontro, que também é parte de sua motivação.
Boxe complementar:
Para sua informação
Essa guerra de travesseiros foi proposta para que as pessoas aproveitem a cidade de forma lúdica. Entre as regras determinadas pelo grupo de participantes do evento, é recomendado evitar travesseiros com espumas duras ou fronhas com zíper, pois podem machucar, e nunca usar seus travesseiros em quem está no local, mas não participa do flash mob.
Fim do complemento.
MP110
1. Arte e ciência
Artistas e cientistas geralmente cultivam em seu trabalho diferentes maneiras de ver o mundo, mas há momentos em que podem combinar seus olhares. Por exemplo, para nos apresentar como seriam os dinossauros que viveram no Brasil.
As imagens a seguir são de titanossauros, espécie de dinossauro que viveu no Brasil há milhões de anos. Cientistas paleontólogos encontraram seus ossos em Minas Gerais e os reuniram em um museu.
LEGENDA: Modelo de cabeça do Uberabatitan ribeiroi, um dos maiores dinossauros brasileiros. Seu nome significa “Titã de Uberaba”, homenagem ao geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, que o descobriu. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vértebras de um titanossauro são exibidas no Museu de Ciências da Terra, Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
A ilustração científica abaixo mostra seu tamanho em relação a um ser humano adulto.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivo do capítulo
Estudar diálogos entre arte e ciência.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidade destacada
- Para avaliar (EF15AR04), observe o Livro do Estudante e registre em seu diário se eles usaram os materiais com adequação e como expressaram seu mundo imaginário.
- Objeto de conhecimento: Materialidades (Artes visuais).
- Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
A habilidade acima está relacionada às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: escultura de dinossauro; bicho e arte; e fantasia de astronauta.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes ampliaram o vocabulário com a palavra titanossauro e se compreenderam as orientações da atividade Você vai viajar para Marte!, localizando e tirando informação explícita do texto.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As imagens do capítulo permitem ao professor falar da época em que viveram os dinossauros, iniciando o diálogo com os estudantes sobre suas noções a respeito do período anterior à existência do ser humano.
Nessa conversa, relacionada à criação do mundo e à origem da humanidade, é provável que surjam questões ou posicionamentos de natureza religiosa. Recomendamos cuidado em criar um ambiente de respeito às diversas crenças dos estudantes sobre o assunto.
Em diversos estados do Brasil, existem sítios arqueológicos e museus de Paleontologia ou Arqueologia. Procure investigar se existem em sua região locais em que seus estudantes possam conhecer testemunhos do período anterior à existência do ser humano ou da época anterior ao surgimento da escrita, como fósseis e artefatos da Antiguidade.
A área de Ciências da Natureza pode contribuir para a investigação de questões relacionadas ao meio ambiente. Proponha aos estudantes que pesquisem as respostas a estas perguntas:
- O que é extinção?
- Por que não existem mais dinossauros?
MP111
O artista Norton Fenerich fez uma réplica de um deles, em tamanho natural, para ser exposta em frente ao Museu dos Dinossauros, em Uberaba, Minas Gerais.
LEGENDA: Réplica do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, exposta em Uberaba (MG). Foto de 2010. FIM DA LEGENDA.
O ilustrador Rodolfo Nogueira criou a imagem que mostra como essa espécie de dinossauro brasileiro teria vivido em seu ambiente natural.
LEGENDA: Imagem que representa um grupo de titanossauros na Terra há mais de 65 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
O esqueleto fossilizado do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, encontrado em Peirópolis, bairro de Uberaba, pertence ao acervo do Museu dos Dinossauros e do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Price.
Comente com os estudantes que esse animal viveu há cerca de 70 milhões de anos e é o maior dinossauro brasileiro já descoberto. Peça a eles que comparem o tamanho da réplica do dinossauro com o da casa ao fundo e observem a ilustração que mostra a proporção de um homem perto de seu esqueleto.
Obras como a réplica em tamanho natural do titanossauro, criada por Northon Fenerich, têm uma finalidade científica. Por isso, o artista deve trabalhar seguindo as referências descobertas nas investigações dos paleontologistas.
Rodolfo Nogueira é autor das ilustrações que mostram como seria a vida do dinossauro Uberabatitan ribeiroi e a proporção de seu esqueleto em relação a um ser humano. A citação a seguir é de um artigo de que o ilustrador é coautor. O tema é a criação de imagens de animais já extintos com base em dados científicos das pesquisas de paleontologia:
Representar visualmente a aparência externa de um animal extinto exige uma boa compilação e ordenação das conclusões científicas sobre os achados fósseis, para que esta reconstituição seja razoavelmente informativa e realística.
GHILARDI, Renato Pirani; RIBEIRO, Rodolfo Nogueira. The briefing in paleodesign: selection and arrangement of data for the reconstitution of paleovertebrates. In : Brazilian Geographical Journal : Geosciences and Humanities Research Medium. Universidade Federal de Uberlândia, 2010, nº 1, p. 1.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- RODRIGUES, Rosicler Martins. O homem na Pré-história. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Desafios .)
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de sites
Diversas instituições voltadas ao estudo de Arqueologia ou Paleontologia podem ser visitadas pela internet.
- Para saber mais sobre o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, visite o site. Disponível em: http://fdnc.io/eUN. Acesso em: 27 maio 2021.
- Saiba mais sobre o trabalho dos paleontólogos, a formação dos fósseis e os dinossauros brasileiros pesquisando o artigo Tapuiassauro, o novo
dinossauro
do Brasil, no jornal O Estado de S. Paulo.
Fim do complemento.
MP112
Assim como a arte pode trabalhar com base nas informações da ciência, a ciência também pode inspirar-se na arte ao imaginar seus projetos.
Em 1902, no filme Viagem à Lua, baseado no livro do escritor francês Júlio Verne, o cineasta francês Georges Méliès apresentou pela primeira vez no cinema como os seres humanos poderiam chegar à Lua. A primeira viagem real à Lua só aconteceu em 1969!
LEGENDA: Fotograma de cena do filme de Georges Méliès em que uma espaçonave atinge o olho da Lua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O astronauta Edwin E. Aldrin anda na Lua. Foto de 1969. FIM DA LEGENDA.
A possibilidade de viagens espaciais para Marte e de os seres humanos realmente habitarem esse planeta é um dos temas atualmente estudados por artistas e cientistas.
LEGENDA: Projeto de um tipo de habitação desenhada para seres humanos permanecerem em Marte. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Assista com os estudantes a alguns dos vídeos a respeito de viagens espaciais indicados em Dicas de vídeos. Peça que eles observem e conversem sobre as diferenças entre os vídeos realizados em diferentes épocas, como a cor, a qualidade de som e o uso de animações.
Proponha também que comparem o filme sobre a viagem à Lua, imaginada por Georges Méliès, e os registros da viagem realizada pela Apolo 11, comentando suas observações.
Boxe complementar:
Dica de vídeos
- O filme Viagem à Lua ( Le voyage dans la Lune), criado pelo diretor francês George Méliès em 1902, está disponível em: http://fdnc.io/eUP. Acesso em: 27 maio 2021.
- Pequenos vídeos da viagem da Apolo 11 à Lua, com o som original em inglês, estão disponíveis em: http://fdnc.io/eUQ. Acesso em: 27 maio 2021.
- A NASA, agência norte-americana dedicada à exploração do espaço, apresenta em seu site uma série de vídeos (em inglês) relacionados ao planejamento de viagens a Marte, disponível em:
http://fdnc.io/eUR. Acesso em: 27 maio 2021.
Fim do complemento.
Promova uma atividade de leitura em voz alta do texto do Livro do Estudante, conversando sobre os diálogos entre cinema e ciência.
Em seguida, peça aos estudantes que façam a leitura das imagens concentrando-se na identificação deles com as cenas apresentadas. Pergunte:
- Por que os astronautas precisam usar roupas espaciais?
- Você gostaria de vestir uma roupa igual a essa?
- Você já assistiu a um filme ou a um desenho animado sobre outros lugares do universo além do nosso planeta?
(Respostas pessoais.)
MP113
Boxe complementar:
Você vai viajar para Marte!
Desenhe como você imagina que seria o lugar em que moraria no planeta Marte.
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PROFESSOR
Atenção professor: Desenho de acordo com a imaginação do aluno. Fim da observação.Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Para orientar a atividade de desenho de imaginação, você pode pedir aos estudantes, inicialmente, que fechem os olhos e se imaginem no lugar onde morariam no planeta Marte, e que, em seguida, desenhem o que imaginaram. O desenho de imaginação é uma possibilidade criativa que caminha lado a lado com desenhos de observação e de memória.
Peça aos estudantes que formem duplas e escrevam uma lista com objetos e pessoas que gostariam de levar em uma viagem a Marte.
MP114
2. Arte e imaginação
Vários artistas dão mais importância a representar em seus trabalhos o que imaginam do que a registrar a realidade. Por exemplo, observe as imagens a seguir.
LEGENDA: Piteco é um típico caçador e pescador de sua época. FIM DA LEGENDA.
Piteco, personagem de histórias em quadrinhos criada pelo brasileiro Mauricio de Sousa, é um dos primeiros seres humanos a habitar a Terra. Nessa paisagem com vulcões, ele aparece perseguindo um pequeno dinossauro.
LEGENDA: As personagens Betty, Barney, Bam-Bam e Hoppy, o bicho de estimação da família, em momento de confraternização. Fotograma de 1966. FIM DA LEGENDA.
As personagens do desenho animado Os Flintstones foram criadas pelo estúdio norte-americano Hanna Barbera. Repare que eles tinham um dinossauro de estimação!
LEGENDA: Cena do filme Parque dos Dinossauros, de 1993, na qual um filhote de dinossauro sai do ovo, por uma façanha da ciência, que recria o animal. FIM DA LEGENDA.
Apesar do que mostram essas imagens, dinossauros nunca conviveram com seres humanos. Histórias que mostram pessoas convivendo com dinossauros foram inventadas apenas para nos divertir.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Refletir de maneira crítica sobre a representação da Pré-história nas histórias em quadrinhos, desenhos animados e filmes, apreciando-a como ficção; estudar a poética de imagens que tratam sobre um mundo fantástico e são construídas com diferentes técnicas.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR20) e (EF15AR21), grave em vídeo ou anote em seu diário como realizaram a atividade de improvisação teatral.
- Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR04), observe e registre em seu diário como realizaram as leituras de imagem e a atividade de criação proposta.
- Objetos de conhecimento: Processos de criação (Teatro); Contexto e práticas (Artes visuais) e Materialidades (Artes visuais).
- Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir de seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: imagem espelhada; dinossauros e seres humanos e um rosto imaginado para a Mona Lisa.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes escreveram com propriedade e adequação o texto da atividade Qual das duas imagens você considera mais interessante? Por quê? e se manifestaram fluência oral nas respostas da atividade O que há de diferente neste lugar?.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Os criadores das histórias em quadrinhos, desenhos animados e filmes apresentados neste capítulo não representaram a realidade ao mostrar seres humanos convivendo com dinossauros. A intenção foi apenas criar histórias de ficção que divertissem o público.
A apreciação crítica das informações apresentadas nessas imagens é um aprendizado importante para os estudantes. Em um mundo no qual a comunicação por meio de imagens é cada vez mais presente, é oportuno perceberem que nem tudo que é apresentado por esse meio é verdadeiro.
Durante a leitura das imagens, converse com seus estudantes sobre o que está acontecendo em cada imagem, se já conheciam essas personagens e se conhecem outras personagens de animação ou de quadrinhos que vivem na Pré-história.
MP115
Um artista pode criar imagens muito diferentes das que costumamos observar no dia a dia. Elas podem parecer estranhas ou até mesmo engraçadas.
Observe nas imagens a seguir dois exemplos.
LEGENDA: Salvador Dalí como Mona Lisa, 1954. Salvador Dalí. Foto de Philippe Halsman. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mão com esfera refletora (Autorretrato), 1935. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Museu Gemeente, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.
O artista Salvador Dalí quis ser representado no papel de uma das pinturas mais famosas do mundo, a Mona Lisa, criada por Leonardo da Vinci. Seu rosto com bigodes aparece no lugar original do rosto da modelo!
O artista holandês Maurits Cornelis Escher desenhou sua mão segurando uma esfera espelhada, na qual aparece seu reflexo.
- Qual das duas imagens você considera mais interessante? Por quê?
_____
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Na leitura da imagem da obra de Escher, pergunte:
- Em que lugar foi feito o retrato? Como você concluiu isso?
- Como imagina que o artista criou essa imagem?
- De quem é a mão que segura a esfera?
- Será que o artista observou um espelho de verdade ao fazer esse autorretrato ou usou a imaginação?
(Respostas pessoais.)
Peça aos estudantes que, se puderem, tragam de casa colheres de sopa com a superfície bem espelhada para experimentarem observar-se em uma superfície convexa. Oriente-os a segurá-la olhando a parte convexa (a de trás) e a aproximar bem a colher do rosto até o reflexo ocupar toda a superfície. Comente que há parques de diversão com “espelhos mágicos” de diferentes curvaturas capazes de alterar o reflexo de quem se olha neles, tornando-os mais magros, mais gordos, mais altos, mais baixos, de cabeça para baixo...
Pergunte aos estudantes o que acontece com o rosto deles observado no reflexo da colher, se parece maior ou menor em relação ao reflexo num espelho comum. Provavelmente eles vão responder que parece ter ficado maior. Então, peça que experimentem modificar a voz conforme as mudanças de rosto e falem seus nomes com suas novas vozes. Deixe que cada um diga o nome com a voz criada para todos ouvirem, isso vai ser muito divertido para eles.
Ao final, proponha que os estudantes imaginem viver na Pré-história e sair para caçar dinossauros. Cada um imaginará ter o rosto refletido na colher e falará com a nova voz criada. Organize o espaço da sala ou use outros espaços da escola para que possam experimentar essa improvisação teatral coletiva.
Boxe complementar:
Para sua informação
O bigode de Dalí
Philippe Halsman (1906-1979), fotojornalista e fotógrafo experimental, foi um dos principais fotógrafos retratistas de sua época. Em 1954, ele criou junto com o famoso pintor surrealista Salvador Dalí (1904-1989) uma série de trabalhos publicados no livro Dali’s Mustache. O retrato de Dalí como Mona Lisa é uma referência surreal a uma das mais conhecidas pinturas do famoso artista renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519).
Fim do complemento.
MP116
Escher criou em suas obras muitas imagens fantásticas.
Respostas pessoais.
Observe a imagem abaixo e responda:
- O que há de diferente neste lugar?
- Será que as pessoas vão cair das escadas?
- Um lugar assim pode existir de verdade?
LEGENDA: Relatividade, 1953. M. C. Escher. Litografia, 31,8 x 21,3 cm. Fundação Escher, Haia, Holanda. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Observar o trabalho de Escher é um verdadeiro jogo para o olhar e intrigará os estudantes. Incentive-os a perceber esse jogo no exercício de leitura da imagem.
As perguntas a seguir podem ser usadas para complementar a leitura da imagem de Escher:
- Quantas pessoas estão subindo e quantas estão descendo as escadas?
- Há corrimão nos dois lados das escadas?
Boxe complementar:
Para sua informação
Maurits Cornelis Escher (1898-1972)
A percepção visual e a ilusão na pintura são conceitos relativos à arte presentes nas imagens do artista holandês Escher. Ele trabalhou exaustivamente com a questão da ilusão visual e associou a geometria a suas criações.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- O catálogo da exposição O Mundo Mágico de Escher está disponível em:
http://fdnc.io/eUS. Acesso em: 27 maio 2021.
Fim do complementar:
Boxe complementar:
Dica de site
- Para saber mais sobre Escher, consulte o site:
http://fdnc.io/eUT. Acesso em: 27 maio 2021.
Fim do complemento.
MP117
Boxe complementar:
Faça uma imagem fantástica!
Desenhe ou faça uma colagem de algo que pense ser impossível existir!
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Reveja a obra em que Dalí retratou-se como Mona Lisa e proponha um jogo de imaginação oral que comece com a frase: “ Se eu fosse... ”, que pode ser acrescida do nome de um bicho, um objeto, uma personagem lendária ou de histórias em quadrinhos etc.
É um bom aquecimento para depois desenharem uma imagem fantástica.
Escanear as imagens produzidas pelos estudantes e montar uma apresentação de slides para projetar na classe é uma alternativa de socialização das imagens de todos. Outra possibilidade é propor que eles troquem de livro uns com os outros.
MP118
O QUE EU APRENDI?
- Você vai dar um nome ao
dinossauro
da escultura do artista Norton Fenerich e explicar por que escolheu esse nome.
_____
Respostas pessoais.
- Agora, você vai imaginar e desenhar um bicho para uma escultura que ficará perto da sua casa!
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.
- Você vai criar uma fantasia de astronauta para ir a um baile de Carnaval! Escreva o que compõe sua fantasia.
_____
Resposta pessoal que enumere as partes da fantasia, por exemplo, capacete, calça, botas, luvas, tubo de oxigênio, entre outras possibilidades.
- Você sabia que seu rosto pode ser refletido em uma colher? Experimente usar uma colher como espelho. Escreva aqui o que aconteceu com sua imagem ao ser vista de um lado e de outro da colher.
_____
Resposta pessoal que deve explicar a imagem vista pelo aluno ao se ver espelhado pelos lados côncavo e convexo de uma colher.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 2º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 3 e 9.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 1.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 7 e 8.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:
- No item 13, as Aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia ; consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP119
- O artista Salvador Dalí colocou o próprio rosto na imagem da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Agora é a sua vez de desenhar nela o rosto que quiser.
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.
LEGENDA: Detalhe do quadro Mona Lisa, cerca de 1503-1519. Leonardo da Vinci. Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
PROFESSORRespostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em criar e justificar a escolha de um nome para a escultura do artista Norton Fenerich, promova com a turma uma roda de conversa em grupos com sugestões de diferentes nomes.
- Se os estudantes demonstrarem dificuldade em criar um desenho para uma escultura imaginária de um animal, retome a questão individualmente e pergunte a eles sobre os animais de sua preferência.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em criar e listar os elementos de uma fantasia de astronauta, estimule a imaginação da turma, promovendo uma conversa em roda com o grupo.
- Se os estudantes apresentarem dificuldade em registrar as descobertas sobre o que acontece com a própria imagem ao ser vista de um lado e do outro da colher, proponha uma roda de conversa entre pequenos grupos.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em criar um rosto novo para a personagem Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, proponha a realização da atividade em duplas, para que possa trocar ideias e trabalhar de forma colaborativa.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP120
3. Arte e meio ambiente
Leia o texto e comente com seus colegas.
Frans Krajcberg foi um imigrante judeu polonês. Após sofrer com a Segunda Guerra Mundial, radicou-se no Brasil decidido a viver em paz, mas sem se calar a respeito do que considerava injusto, como a destruição da natureza.
Uma das séries de trabalhos mais conhecidas de Krajcberg inclui as esculturas feitas com restos de plantas atingidas por queimadas nas florestas. Nelas, o artista usava os restos de madeira queimada com a intenção poética de denunciar a devastação do meio ambiente.
Krajcberg pintava suas obras com pigmentos naturais, retirados de minerais triturados, de folhas ou raízes. Ele costumava registrar seu trabalho em fotos.
LEGENDA: Frans Krajcberg colhendo plantas próximo à sua residência. Nova Viçosa, Bahia. Foto de 1989. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Conjunto de esculturas da série Cipós, sem data. Frans Krajcberg. Cipó e troncos de árvores, altura: cerca de 3 m. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer as proposições poéticas do artista imigrante polonês Frans Krajcberg (1921-2017), que, por meio de seu trabalho, discute questões ambientais; refletir e criar com base nas ideias dos artistas sobre arte e meio ambiente.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR02), registre em seu diário as atividades de leitura de texto e de imagens observando como reconheceram os elementos constitutivos das Artes visuais, forma e cor.
- Para avaliar (EF15AR04), observe o Livro do Estudante e seus registros em diário ou vídeo da atividade de colagem e avalie como usaram os materiais ao se expressarem.
- Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem (Artes visuais) e Materialidades (Artes visuais).
- Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: a casa de Frans Krajcberg em Nova Viçosa, na Bahia; o artista e a preservação da floresta e materiais das esculturas de Krajcberg.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes manifestaram fluência oral e ritmo na leitura do texto da declaração de Krajcberg e se escreveram com adequação o texto da atividade Por que Krajcberg afirmava que não copiava a natureza?.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
A obra do artista Frans Krajcberg trata da questão da destruição do meio ambiente pelo homem. As queimadas foram tema recorrente de suas esculturas, feitas com restos de árvores carbonizadas. O artista denunciava com sua obra os incêndios provocados pela exploração predatória dos recursos naturais. Em seguida, proponha a leitura das imagens. Pergunte: (Respostas pessoais.)
- Observe o conjunto de esculturas do artista. Que diferenças você observa entre suas formas?
- Quais são as cores escolhidas pelo artista para estas obras?
- Em que ambiente o artista as colocou? Isso tem um significado para você?
- Se coubesse a você dar um título a cada uma delas, quais títulos escolheria?
- Como você imagina que esses restos de árvores queimadas foram transportados?
MP121
Krajcberg morou durante mais de 40 anos em um sítio no sul da Bahia, em Nova Viçosa, em uma casa construída no alto do tronco de uma árvore.
LEGENDA: Imagem da casa de Frans Krajcberg. Nova Viçosa, Bahia. Acervo do artista. Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
- Vocês já viram alguma casa parecida com essa em algum lugar, em um filme ou em um desenho animado?
Resposta pessoal.
- Já subiram em uma árvore?
Resposta pessoal.
- Conhecem algum bicho que faz casa em árvore?
Resposta pessoal. Os alunos podem citar, por exemplo, aves e insetos diversos.
Leiam esta declaração de Krajcberg:
“[...] A minha preocupação é penetrar mais na natureza. Há artistas que se aproximam da máquina; eu quero a natureza, quero dominar a natureza. Criar com a natureza, assim como outros estão querendo criar com a mecânica. Não procuro a paisagem, mas o material. Não copio a natureza”.
Disponível em: http://fdnc.io/eUU. Acesso em: abr. 2021.
LEGENDA: Frans Krajcberg ao lado de uma de suas obras. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.
- Por que Krajcberg afirmava que não copiava a natureza?
_____
Resposta pessoal. Krajcberg não tinha a intenção de copiar, mas de usar materiais da natureza para sua arte.
MANUAL DO PROFESSOR
Explore com seus estudantes o tema da casa de Krajcberg em cima de uma árvore em Nova Viçosa, propondo a eles as perguntas do Livro do Estudante.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- VENTRELLA, Roseli; BORTOLOZZO, Silvia. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006.
O livro Frans Krajcberg, da Editora Moderna, escrito por Silvia Bortolozzo e Roseli Ventrella, apresenta a poética do artista, grande escultor de nosso tempo. Solidário com as grandes causas que envolvem o destino do ser humano no planeta, Krajcberg coloca sua arte a favor das relações estéticas e éticas que permeiam a cultura e a natureza. De suas esculturas monumentais e singulares ecoam gritos de revolta, de denúncia por um equilíbrio ambiental e pelo fim da dizimação de nossas florestas.
Fim do complemento.
MP122
Krajcberg fotografava e expunha a devastação causada pelas queimadas com a intenção de despertar nossa atenção para a necessidade de preservar a natureza.
Os trabalhos do artista foram criados com o material que ele coletava após as queimadas. Revividos como arte, denunciavam o abuso sofrido pelo meio ambiente.
LEGENDA DAS IMAGENS: Nesta página apresentamos imagens de fotos de Krajcberg. Fotos sem local e data. FIM DA LEGENDA.
O renascimento após a queimada também é tema das fotografias de Krajcberg. Suas denúncias foram feitas com a esperança de provocar uma mudança de atitude que possibilitasse a preservação das florestas.
MANUAL DO PROFESSOR
Assim como as esculturas de Krajcberg, a música também pode ser um meio de discutir questões ecológicas e divulgar a necessidade de preservar a natureza.
Se possível, leia e cante com seus estudantes a canção “Passaredo”, composta por Chico Buarque e Francis Hime. Chico a lançou em seu disco Meus caros amigos, de 1976. Em 1977, Francis Hime divulgou-a no disco Passaredo.
Depois de cantarem a canção “Passaredo”, discuta com os estudantes seu significado, considerando as questões relativas à preservação do meio ambiente.
Boxe complementar:
Para sua informação
Depois de tantos anos viajando, Frans Krajcberg decide fixar residência no Brasil. E o local escolhido foi a cidade de Nova Viçosa, no sul da Bahia. O artista construiu sua casa em uma reserva natural [...]. A casa na árvore está suspensa a 12 metros do chão, ao redor de um grande tronco, que foi transportado com muito esforço de um local a 100 quilômetros do sítio. Atualmente, os moradores da região são, em sua maioria, pescadores, porém Nova Viçosa é uma antiga aldeia indígena.
VENTRELLA, Roseli; BORTOLOZZO, Silvia. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. p. 40.
Fim do complemento.
MP123
Trezentas mil pessoas visitaram a exposição Imagens do fogo, realizada por Krajcberg durante a Eco-92, Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O artista generosamente doou muitas de suas obras a instituições culturais para serem expostas e estudadas em programas de educação ambiental.
LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido como Oca, em São Paulo. Parte da exposição MAM 60 anos, do Museu de Arte Moderna (MAM). Foto de 2008. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Obras de Frans Krajcberg expostas no sítio do artista em Nova Viçosa, Bahia. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre arte e meio ambiente e faça com ele um desenho sobre o tema para levar à escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Para sua leitura
-
Código de ética do observador de aves.
ICMBio
– CEMAVE, 2021. Disponível em:
http://fdnc.io/eUV. Acesso em: 27 maio 2021.
Fim do complemento.
MP124
LEGENDA: Flor do mangue, cerca de 1973. Frans Krajcberg. Escultura em madeira, 3 x 9 x 5 m. Coleção do Artista. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto a seguir, que trata da relação do trabalho de Krajcberg com o meio ambiente.
“Uma das propostas de Krajcberg é produzir mudanças na consciência e na ação humana, nas atitudes e nos valores individuais e coletivos, mudanças essas que provoquem uma nova forma de pensar para assegurar o equilíbrio da nossa morada, o planeta Terra.”
BORTOLOZZO, Silvia; VENTRELLA, Roseli. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. p. 52.
- Escreva, com um colega, um texto curto com comentários sobre a atitude do artista.
_____
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
O texto sobre Krajcberg, apresentado no Livro do Estudante, pode ser complexo para os estudantes. Por isso, se necessário, faça a mediação. O artista trata da necessidade de cada um participar da preservação do planeta com responsabilidade no cotidiano. Nesse caso, pode-se discutir o que cada estudante poderia realizar no próprio dia a dia, cumprindo esses propósitos.
Você pode promover uma reflexão e discussão para saber o que os estudantes pensam sobre como a obra de Krajcberg ajuda a melhorar a preservação do meio ambiente. Ao mostrar, em suas obras, a destruição provocada pelas queimadas, o artista expõe a realidade da relação do homem que destrói as florestas em vez de tratá-las como fonte de vida do planeta, uma atitude que ameaça a sobrevivência da Terra.
Proponha que escrevam os textos em duplas e depois os socializem pela leitura em voz alta.
Boxe complementar:
Para sua informação
A ação predatória sobre os recursos naturais inicia-se com o aparecimento da espécie humana sobre a Terra. Na Pré-história, o ser humano ainda não sabia fazer instrumentos apropriados para desmatamentos; usava apenas os recursos naturais necessários para sua sobrevivência [...].
A vida em equilíbrio com o ambiente era importante e garantia novas colheitas para a manutenção da vida.
Nesse período, o fogo já era conhecido e utilizado, mas só mesmo como recurso para aquecer, cozer os alimentos ou abrir pequenas clareiras. No entanto, o meio ambiente já sofria um pequeno desequilíbrio pela presença da ação humana, mas ainda com poucas consequências. Quando percebia que os recursos para a sobrevivência escasseavam, o homem migrava em busca de outras terras, dando oportunidade ao ambiente de se regenerar.
VENTRELLA, Roseli; BORTOLOZZO, Silvia. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. p. 54.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua informação
Sobre o uso de materiais e cores naturais, Krajcberg afirmou:
Todas as minhas cores vêm de Minas e tenho uma grande reserva em Nova Viçosa. São terras que apanho no chão ou pedras que quebro com martelo e as trituro mais ou menos finas de acordo com o que quero produzir.
VENTRELLA, Roseli; BORTOLOZZO, Silvia. Frans Krajcberg. São Paulo: Moderna, 2006. p. 6.
Fim do complemento.
MP125
Boxe complementar:
Vamos fazer colagem!
Reúna-se com mais quatro colegas para fazer um relevo a partir da colagem de elementos da natureza.
Para evitar danos ao meio ambiente, coletem apenas materiais já caídos no chão: folhas, flores, sementes, galhos de árvores. A coleta pode ser individual. Reúnam o material na sala de aula e decidam como fazer sua colagem em uma grande folha de papel.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
A afirmação de Krajcberg, na qual reitera que usa material da natureza, mas não quer representar a paisagem, afasta de suas esculturas qualquer caráter figurativo. Nesse sentido, suas esculturas podem ser compreendidas como formas abstratas.
Para trabalhar esses conceitos de modo diferenciado, você pode recorrer a esculturas criadas com a intenção de representação e colocá-las em contraste com as de Krajcberg. Muitas esculturas visam à representação de pessoas, personagens míticas ou bíblicas – estas podem ilustrar o caráter representativo, ao contrário de outras que produzem formas abstratas.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Alfred Martinet publicou em 1847 o livro O Brasil pittoresco, histórico e monumental. Disponível em:
http://fdnc.io/eUW. Acesso em: 27 maio 2021.
As colagens feitas com elementos coletados da natureza podem ser expostas na sala de aula. O estudante pode convidar colegas de outras classes a fim de expor para eles os trabalhos, destacando as relações entre arte e meio ambiente tratadas em suas criações e também contar aos demais pares o que aprenderam sobre o artista Frans Krajcberg.
Essa atividade vai valorizar e dar mais sentido à mostra de colagens, como também servirá para que tenham mais uma oportunidade de aprendizagem ao elaborarem uma fala para outros colegas.
Fim do complemento.
MP126
4. Podemos transformar o mundo
- Você já imaginou como pode ter sido a paisagem do lugar onde vive antes de qualquer pessoa habitá-lo?
Resposta pessoal.
Observe nas imagens abaixo, criadas a partir do mesmo ponto de vista, a cidade do Rio de Janeiro em 1849 e em 2011.
LEGENDA: Vista da Baía de Guanabara a partir do Corcovado, 1849. Alfred Martinet. Gravura, 37,9 x 63,8 cm. Museus Castro Maya, Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pão de Açúcar visto do Corcovado. Foto de Almir Reis, 2011. FIM DA LEGENDA.
- Você preferiria viver próximo à natureza ou em uma cidade grande?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Estudar como a paisagem natural é alterada pela ação humana; modificar a imagem de uma paisagem; conhecer o trabalho de um grupo de artistas que, por meio de propostas abertas à participação pública, discutem questões importantes para a cidade; planejar uma proposta discutindo um tema significativo para a cidade.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF01AR06), observe no Livro do Estudante o resultado da atividade e registre em seu diário participações na roda de conversa após apreciarem a diversidade de soluções apresentadas pelos trabalhos dos colegas.
- Para avaliar (EF15AR04), verifique no Livro do Estudante a atividade e anote em seu diário como usaram os materiais ao se expressar artisticamente.
- Objetos de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais) e Materialidades (Artes visuais).
- Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: mudanças na paisagem; coletivo Bijari; arte e temas para a população.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes manifestaram fluência oral na atividade Você preferiria viver próximo à natureza ou em uma cidade grande? e se escreveram com adequação o texto da atividade Envie sua mensagem!.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Com base na leitura das imagens, questione os estudantes sobre suas experiências com as paisagens naturais e as alteradas pelos seres humanos: (Respostas pessoais.)
- Vocês conhecem exemplos de paisagem natural conservada na região onde vivem?
- Como seria viver em um lugar assim?
- Alguém já visitou ou morou em um sítio ou fazenda?
- Como a paisagem da área rural é diferente da urbana?
- Quem já viu uma casa ou um prédio sendo construído?
Quanto à pergunta sobre como seria a paisagem do local em que se vive antes de qualquer pessoa habitá-lo, o professor pode situar as atividades das áreas de Arquitetura e de Urbanismo entre as Artes visuais.
MP127
A Avenida Paulista, um símbolo da cidade de São Paulo, também mudou muito desde sua inauguração. Observe e compare as imagens.
LEGENDA: Avenida Paulista no dia de sua inauguração, 1891. Jules Martin. Aquarela sobre papel, 80 x 59 cm. Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Paulista, São Paulo (SP). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você pode decidir como esta paisagem vai ser!
Decida como quer transformá-la e depois assine seu trabalho.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Diga aos estudantes que eles têm liberdade de intervir e modificar a imagem inicial acrescentando outros elementos conforme desejarem. Depois, eles podem comentar como imaginam que seria viver no espaço que modificaram.
Recomendamos pesquisar e levar à sala de aula imagens da região onde leciona em diferentes épocas, mostrando como as paisagens que os estudantes conhecem pessoalmente se modificaram.
No fechamento da atividade Você pode decidir como esta paisagem vai ser!, faça uma roda de leitura e conversa sobre os trabalhos para que possam observar a diversidade de soluções dos colegas.
O tema deste capítulo favorece o estudo de relações entre o meio ambiente e a saúde. A conservação da natureza depende de decisões da sociedade que afetam diretamente a saúde da população. Decidir preservar áreas verdes e manter reservas ecológicas permite que a fauna, a flora e a paisagem natural de uma região sejam resguardadas.
É necessário investir nessas zonas, cuidando, por exemplo, de sua fiscalização, do tratamento do esgoto, da coleta do lixo e da eliminação dos resíduos da produção industrial.
O currículo das escolas pode promover atitudes positivas na interação com o meio ambiente – patrimônio básico para a vida humana. A discussão desse tema deve ser associada às diversas áreas de conhecimento, com o objetivo de diminuir os danos que a falta de cuidados com o entorno ambiental causa à saúde e à vida. Assim, os estudantes podem refletir sobre a importância da participação de cada um em sua preservação, sentindo-se responsáveis pelo mundo em que vivem.
Boxe complementar:
Para sua informação
Jules Martin
Jules Martin (1832-1906) nasceu na França. Em 1868, aos 36 anos, mudou-se para o Brasil.
Pintor e arquiteto, passou a lecionar no Liceu de Artes e Ofícios em São Paulo. Nessa cidade, projetou o Viaduto do Chá e as Galerias de Cristal do Largo do Paissandu, inaugurados em 1892.
Fim do complemento.
MP128
Observe como este trabalho coletivo do Bijari, grupo de artistas e arquitetos de São Paulo, é diferente.
Eles distribuíram diversas bexigas, com frases escritas, para a população soltar.
Queriam chamar a atenção de todos para promover a discussão pública sobre como as mudanças que a prefeitura faria num bairro da cidade de São Paulo, relacionadas à construção da nova estação de metrô, afetariam quem vivia e trabalhava na região.
LEGENDA: Ação Estão vendendo nosso espaço aéreo, do grupo Bijari, no Largo da Batata, em São Paulo (SP). No detalhe, bexiga com a inscrição da ação promovida pelo grupo. Foto de 2004. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Os artistas e os arquitetos do grupo Bijari realizam intervenções urbanas em espaços públicos. Nelas, promovem a participação dos transeuntes para mobilizá-los em questionamentos relacionados ao viver na cidade.
Nesta imagem do trabalho dos artistas, eles elegeram como suporte bexigas cor de laranja. Pergunte aos estudantes em que outras situações costumam ser usadas bexigas.
Boxe complementar:
Para sua informação
Na época em que este trabalho do Bijari foi feito, a prefeitura de São Paulo vendia CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) que permitiam aos investidores construir em determinadas áreas da cidade imóveis mais altos que o normalmente autorizado pela legislação urbana. A venda foi realizada para obter recursos que permitissem investir em algumas regiões da cidade, como o Largo da Batata. A frase “Estão vendendo nosso espaço aéreo!” é um questionamento do Bijari aos transeuntes sobre o eventual deslocamento da população mais pobre desse local devido à modernização proposta pela prefeitura.
Fim do complemento.
MP129
Boxe complementar:
Envie sua mensagem!
E se você e seus colegas, como os artistas do grupo Bijari, escrevessem em bexigas? Que tema vocês gostariam de discutir com a população de sua cidade?
- Primeiro, pensem o que gostariam de escrever ou desenhar nas bexigas.
- Depois, pensem como organizariam a distribuição e os melhores dia e hora para colocá-las em algum lugar.
- Testem a cor que vocês acham que fica melhor para escrever ou desenhar nas bexigas.
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta de acordo com as escolhas dos estudantes. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Na orientação desta atividade, vale destacar que, para ela ter sentido, o mais importante é a escolha de um tema a ser discutido com a população que os estudantes considerem significativo.
Se dispuser de tempo de aula, peça que, em um parágrafo, justifiquem o que escreverão ou desenharão nas bexigas.
Comente que a escolha de um lugar para a distribuição das bexigas é importante para alcançarem as pessoas com quem querem discutir o tema relativo à sua cidade. Pergunte:
• Em que lugares elas costumam se reunir? Em que horário?
• Há algum lugar especialmente relacionado ao tema que elegeram?
(Respostas pessoais.)
Atividade complementar
Proponha aos estudantes que realizem em bexigas de verdade as propostas que desenharam nas imagens de bexigas do Livro do Estudante:
- Para escrever nas bexigas, os estudantes necessitarão de canetas especiais, como as que servem para escrever em superfícies plásticas, CDs e acetatos. Oriente-os a pensar em quais cores de tinta são mais adequadas às cores de bexiga disponíveis e às suas propostas de questionamento.
- As bexigas precisam ser cheias de ar antes de receberem o texto ou desenho, para que as letras ou imagens não se deformem com sua expansão.
- Depois, os estudantes podem distribuir as
bexigas
entre os colegas de classe, da escola ou em algum lugar adequado para promover a discussão do tema que decidiram abordar com a população de sua cidade.
As bexigas são apenas parte da proposta do grupo Bijari realizada no Largo da Batata. O projeto integrou uma proposta de intervenção urbana maior, realizada simultaneamente por outros coletivos em outros bairros da cidade. Sua conclusão foi a apresentação dos registros destes trabalhos no Sesc.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Leia a entrevista do Bijari a Denise Mota, disponível em:
http://fdnc.io/eUX. Acesso em: 27 maio 2021.
Fim do complemento.
- Leia a entrevista do Bijari a Denise Mota, disponível em:
http://fdnc.io/eUX. Acesso em: 27 maio 2021.
MP130
O QUE EU APRENDI?
- A casa do artista plástico Frans Krajcberg em Nova Viçosa, na Bahia, foi construída:
( ) no chão.
( ) em cima de uma árvore.
( ) em um barco.
PROFESSOR
Resposta: em cima de uma árvore.
- O artista Frans Krajcberg defendia:
( ) as queimadas.
( ) a preservação da floresta.
( ) as plantações de eucalipto.
PROFESSOR
Resposta: a preservação da floresta.
- As esculturas de Frans Krajcberg foram feitas de quais materiais?
_____
Resposta pessoal que pode se aproximar de: “Restos de elementos da natureza resultantes das queimadas”.
- As mudanças nas paisagens de uma cidade podem ocorrer ao longo do tempo. Assinale duas ações que podem transformar uma paisagem.
( ) A construção de um edifício.
( ) Um terremoto.
( ) A fotografia de um lugar.
PROFESSOR
Resposta: A construção de um edifício; um terremoto.
- Coletivo Bijari é um grupo de:
( ) artistas e arquitetos.
( ) equilibristas e malabaristas.
( ) quadrinistas.
PROFESSOR
Resposta: artistas e arquitetos.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais realizadas ao término de cada dois capítulos referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 2º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 3 e 9.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 1.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 7 e 8.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:
- No item 13, as Aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia ; consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP131
- Se você for convidado a enviar uma mensagem com desenhos e palavras, quem escolheria para recebê-la, o que escreveria e o que desenharia?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Respostas e desenho pessoais. Fim da observação.Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
PROFESSORRespostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Se os estudantes tiverem dificuldade em identificar onde foi construída a casa do artista plástico Frans Krajcberg, retome as imagens referentes a esse conteúdo apresentadas no Livro do Estudante.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em identificar o lema do artista Frans Krajcberg, proponha uma roda de conversa em grupo com imagens de obras do artista.
- Se os estudantes tiverem dificuldade em descrever os materiais utilizados por Frans Krajcberg em suas esculturas, apresente a eles imagens de outras obras de sua autoria e retome a conversa em grupo.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em apontar as ações que podem causar as transformações em uma paisagem, uma possibilidade para repertoriá-los sobre o assunto é apresentar imagens de cidades que se transformaram ao longo dos anos e que mostram alterações significativas.
- Se os estudantes tiverem dificuldade em indicar o Coletivo Bijari como um grupo de artistas e arquitetos, oriente-os a consultar esse conteúdo no Livro do Estudante.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em dizer a quem enviariam a mensagem, sobre o que falariam e o que desenhariam, proponha a realização oral da atividade.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP132
Comentários para o professor:
Conclusão
Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e das avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.
Lembramos que as Habilidades e Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte, no início deste Manual.
Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.
Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir.
- Conhecer diferentes artistas que, por meio de suas obras, nos apresentam diversos modos de ver o mundo.
- Estudar diálogos entre arte e ciência.
- Refletir de maneira crítica sobre a representação da Pré-história nas histórias em quadrinhos, desenhos animados e filmes, apreciando-a como ficção.
- Estudar a poética de imagens que tratam de um mundo fantástico e são construídas com diferentes técnicas.
- Conhecer as proposições poéticas do artista imigrante polonês Frans Krajcberg (1921-2017) e discutir questões ambientais.
- Refletir e criar com base nas ideias dos artistas sobre arte e meio ambiente.
- Estudar como a paisagem natural é alterada pela ação humana.
- Modificar a imagem de uma paisagem.
- Conhecer o trabalho de um grupo de artistas que, por meio de propostas abertas à participação pública, discutem questões importantes para a cidade.
- Planejar uma proposta discutindo um tema significativo para a cidade.
Procure reconhecer eventuais defasagens na construção dos conhecimentos ao longo da realização das atividades do bimestre, retomando imediatamente com os estudantes os objetivos de aprendizagem em que manifestem alguma dificuldade.
Avalie também o que pode alterar em suas aulas para obter melhor resultado, registre suas ideias e converse sobre elas com seus pares e orientadores.
MP133
Conclusão do volume
Fichas de avaliação processual bimestral do professor
O conjunto de quatro Fichas de avaliação processual bimestral do professor do 2º ano, relativo a cada estudante, registra uma avaliação processual construída por meio de seu acompanhamento nas diferentes aprendizagens propostas ao longo dos capítulos do livro.
Ao acompanhar os alunos nesse processo de aprendizagem integrado à experiência constante e contínua de avaliação formativa, é importante que você considere todas as propostas de avaliação como situações de aprendizagem que lhe permitem retomar e aperfeiçoar aprendizagens junto aos estudantes.
Avaliação final
A avaliação final do 2º ano, a ser realizada a seguir, perpassa os diversos assuntos tratados ao longo do período e espelha as diferentes aprendizagens que os estudantes puderam concretizar.
Ela pode ser contrastada com a avaliação diagnóstica realizada pelos estudantes no início do ano letivo. Na sistematização dos conhecimentos construídos, é possível retomar os conhecimentos prévios dos estudantes e propor que eles mesmos identifiquem o que mudou, consolidando sua percepção dos conhecimentos apreendidos.
MP134
AVALIAÇÃO FINAL
- O que um artista faz no ateliê dele?
_____
Resposta pessoal que deve se referir ao ateliê como o espaço de trabalho dos artistas.
- Qual é o nome do profissional que trabalha com animação? É necessário fazer estudos para criar uma personagem? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Animador. Respostas pessoais coerentes, como: o animador faz estudos das características das personagens, como elas são por diferentes ângulos, como se movimentam etc.
- Complete as frases.
- Anish Kapoor usou
_____.com
pigmentos
_____.
PROFESSOR
Resposta: areia; coloridos. - John Mawurndjul desenhou em cascas de
_____.
PROFESSOR
Resposta: árvore. - Desenhos com areia colorida em garrafas são feitos por artesãos brasileiros do
_____.
PROFESSOR
Resposta: Nordeste.
- Anish Kapoor usou
_____.com
pigmentos
_____.
- Como você gravaria uma música para tocar várias vezes no seu aniversário?
_____
Resposta pessoal que pode abranger modos de uso de um gravador portátil ou do próprio celular.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação final
A Avaliação final ou Avaliação processual foi construída por meio de seu acompanhamento e registro das diferentes aprendizagens ao longo dos capítulos de cada unidade na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Isso permitiu que você acompanhasse as aprendizagens de competências, habilidades, aprendizagens de Arte e itens de avaliação da postura do estudante ao longo dos processos de aprendizagem. Desse modo, a avaliação diagnóstica do início do ano teve como objetivo preparar os estudantes para dar início ao 2º ano; já a processual permitiu que você, além de avaliar as aprendizagens, as retomasse quando foi preciso aperfeiçoá-las junto a alguns estudantes.
Todas as propostas de avaliação acima referidas funcionam para o estudante como novas situações de aprendizagem.
Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes, significativos.
À semelhança do que ocorre na prática científica, a avaliação da aprendizagem não pode assentar-se sobre dados secundários do ensino-aprendizagem, mas apenas sobre os que efetivamente configuram a conduta que cabe ao educador ensinar e ao educando aprender. No caso da aprendizagem, dados essenciais são os que estão definidos no projeto pedagógico e no planejamento do ensino. (LUCKESI, 2011, p. 281)
A avaliação final do 2º ano perpassará os assuntos tratados ao longo do ano, nela o estudante colocará em jogo o que aprendeu sobre o que foi ensinado.
A aprendizagem de cada assunto demandou conhecimentos nos âmbitos enunciados e sintetizados na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Portanto, ter avaliado os referidos conhecimentos processualmente, ao longo do ano, retomando os pontos frágeis das aprendizagens para recuperá-los junto aos estudantes que demandaram este trabalho do professor, possibilitou finalizar o percurso do ano letivo nessa avaliação final, que rastreia os temas estudados. Essa é a melhor forma de avaliar o que foi aprendido durante o ano letivo, pois, nos referidos assuntos todas as intenções didáticas estão representadas, e a avaliação final espelha as diferentes aprendizagens que os estudantes puderam concretizar.
MP135
- Por que se diz que um carimbo é um instrumento de repetição da imagem?
_____
Resposta pessoal. O aluno pode retomar as ações que experienciou no uso de carimbo de rolinho ou de outros tipos de carimbo.
- Como podemos repetir uma imagem ao fazer uma cologravura?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta que remete à descrição das ações e das etapas de construção e execução de uma cologravura, conforme desenvolvido na atividade proposta no Livro do Estudante. Fim da observação.
- Qual era a principal
ideia
que o artista Frans Krajcberg queria transmitir por meio de suas obras ao escolher trabalhar com materiais oriundos de queimadas das florestas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ele queria passar ideias relacionadas à preservação da vida e do meio ambiente.
- Explique como você sabe que a personagem Piteco, criada por Maurício de Sousa, é fruto da imaginação do artista.
_____
Resposta pessoal que pode referir-se, entre outros argumentos, à inexistência da personagem no mundo real e ao fato de que os seres humanos não conviveram com os dinossauros.