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Apresentação

Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!

Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.

Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!

Os autores.

Imagem: Ilustração. No centro, uma menina com cabelo encaracolado e preso e camiseta azul-escuro está sorrindo. Na frente dela há latas, garrafas e copos colados, formando a palavra “ARTE”. Atrás dela, cinco crianças estão em volta de mesas e colando garrafas e rolos de papelão.  Fim da imagem.

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Seu livro é assim

Este é o seu livro de Arte.

Conheça a organização dele.

O que eu já sei?

Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Primeiros contatos

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Abertura de capítulo

Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

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O que eu aprendi?

Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação final

Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página dupla composta por textos. Fim da imagem.

Glossário

Você vai ampliar seu vocabulário ao verificar o significado das palavras indicadas aqui.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Glossário. Página composta por textos. Fim da imagem.

Indicações de leitura para os estudantes

Você vai ampliar seus conhecimentos e se entreter com os livros indicados nessa seção.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Tarefa de casa

Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade escrita

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Sumário

O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos?, p. 10

1. Desenhar objetos, p. 12

Desenhe um objeto que admira, p. 12

Desenhando cadeiras, p. 13

Pesquisar desenhando, p. 15

2. Desenhar pensando na Ecologia, p. 16

Pesquisar, p. 18

Invente e recicle!, p. 19

O que eu aprendi?, p. 20

3. Pensar desenhando e escrevendo, p. 22

Vamos projetar e construir!, p. 24

4. Desenhar moda, p. 26

Crie uma estampa!, p. 27

Faça seu chapéu!, p. 29

O que eu aprendi?, p. 30

Imagem: Fotografia. Uma cadeira dobrável de madeira. Fim da imagem.

Unidade 2. Arte feita com muitas coisas, p. 32

1. O reúso de materiais em arte, p. 34

Construa o que quiser!, p. 36

2. Pegar e transformar imagens, p. 38

Recrie uma imagem usando pedaços de outras!, p. 43

O que eu aprendi?, p. 44

3. Arthur artista, p. 46

Crie organizando objetos!, p. 49

4. Brinquedo, comida e arte, p. 50

Vamos ler e refletir, p. 52

Transforme a imagem do copo de leite!, p. 53

O que eu aprendi?, p. 54

Imagem: Fotografia. Quadrados de madeira empilhados. No centro, buraco com formato de corpo humano deitado. Fim da imagem.

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Unidade 3. Artistas imigrantes, p. 56

1. Lasar Segall, p. 58

Que tal desenhar como um expressionista?, p. 61

2. Samson Flexor e Manabu Mabe, p. 62

Você vai fazer um trabalho geométrico!, p. 63

O que eu aprendi?, p. 66

3. Lina Bo Bardi, p. 68

Que tal bolar uma cadeira de três pés?, p. 71

4. Vieira da Silva, p. 72

Como é ser imigrante?, p. 74

Desenhar e imaginar, p. 75

O que eu aprendi?, p. 76

Imagem: Pintura. No centro, uma pessoa careca com roupa preta está em uma ponte com os olhos arregalados, a boca aberta e as mãos no rosto. Ao fundo, um rio sinuoso e o céu em tons de laranja. Fim da imagem.

Unidade 4. Texto e imagem fazem arte, p. 78

1. Escrever, cortar e colar, p. 80

Seus objetos e suas palavras, p. 82

Vocês nos dão suas palavras?, p. 83

2. Poesia visual, p. 84

Vamos fazer escultura com palavras!, p. 87

O que eu aprendi?, p. 88

3. Arte com texto nas paredes, p. 90

Vamos escrever em relevo em uma parede?, p. 92

4. Receita de arte e chão de artista, p. 94

Registre você pisando em um chão diferente!, p. 99

O que eu aprendi?, p. 100

Imagem: Fotografia. Pregadores de madeira pendurados em um varal e com palavras escritas na base: fortaleza, joia, plenitude, paz, fé, viver. Fim da imagem.

Avaliação final, p. 102

Glossário, p. 104

Indicações de leitura para os estudantes, p. 105

Referências bibliográficas comentadas, p. 110