8
O QUE EU JÁ SEI?
Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 3º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.
- Sobre design.
-
Designer é o nome do profissional que desenha os objetos, como uma mesa ou uma cadeira. A forma e a função desses objetos são igualmente importantes? Por quê?
_____
- Você já viu um objeto projetado por um designer com a intenção de preservar o meio ambiente? De que material era feito? Qual sua utilidade?
_____
- Sobre materiais usados para fazer arte.
- A arte pode ser feita com brinquedos ou sucatas? Escreva sobre isso.
_____
- Você conhece algum trabalho de arte feito a partir de uma obra criada por outro artista?
_____
- A arte pode ser feita com brinquedos ou sucatas? Escreva sobre isso.
-
Designer é o nome do profissional que desenha os objetos, como uma mesa ou uma cadeira. A forma e a função desses objetos são igualmente importantes? Por quê?
9
- Sobre artistas imigrantes.
- Artistas nascidos em outros países que moram e trabalham no Brasil são:
( ) Artistas imigrantes.
( ) Artistas famosos.
- A arquiteta Lina Bo Bardi criou uma cadeira inspirada em uma rede. Desse modo, além de arquiteta ela é:
( ) Mestre de obras.
( ) Designer.
( ) Expressionista.
- Sobre artistas que trabalham com texto e imagem.
- Existem artistas que em seu trabalho
integram
o texto escrito e a imagem. Você já viu algum trabalho feito assim, andando na rua, em um desenho animado, livro ou gibi?
_____
- Faça um desenho com palavras e imagens integradas.
_____
- Um artista pode ser cantor, músico e escritor de poesia?
( ) Sim, um artista pode trabalhar com muitas formas de criação.
( ) Não, ou ele(a) cria em uma modalidade artística ou em outra.
- Existem artistas que em seu trabalho
integram
o texto escrito e a imagem. Você já viu algum trabalho feito assim, andando na rua, em um desenho animado, livro ou gibi?
- Artistas nascidos em outros países que moram e trabalham no Brasil são:
10
UNIDADE 1. Quem desenha as coisas que usamos?
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2008. Chico Bicalho. Metal e plástico, 16,5 x 8 x 8 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2001. Chico Bicalho. Metal e plástico, 5,7 x 12,2 x 7,6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2005. Chico Bicalho. Metal e plástico, 8,9 x 8,9 x 8,9 cm. FIM DA LEGENDA.
11
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2009. Chico Bicalho. Metal e plástico, 10 x 10 x 10 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 1998. Chico Bicalho. Metal e plástico, 6,3 x 6,1 x 6,6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, sem data. Chico Bicalho. Metal e plástico, 32,9 x 19,9 x 50 cm. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Todos os objetos que usamos no dia a dia foram criados por alguém.
Chico Bicalho concebeu esses brinquedos pensando nos movimentos que fariam e em como seriam produzidos. Escolheu os materiais de que são feitos, suas formas, tamanhos e cores.
- Qual deles você achou mais interessante? Por quê?
- Você conhece alguém que cria objetos?
Fim do complemento.
12
1. Desenhar objetos
Os telefones celulares atuais podem fotografar, filmar, gravar sons, ser usados para jogar, enviar mensagens escritas ou fazer pesquisas. Não existiam aparelhos assim quando seus avós eram crianças.
Uma das profissões necessárias à criação de objetos é a de designer. Esse profissional cria outras formas para os objetos e as coisas que usamos no cotidiano, cuidando do equilíbrio entre suas funções e sua qualidade estética .
Observação:
Palavra destacada no glossário: Estética.
Fim da observação.
LEGENDA: Mulher ajuda a filha a usar o celular. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Desenhe um objeto que admira
Você já teve ou admirou algum objeto, um brinquedo, uma caneca, uma roupa ou um móvel que tenha um visual incrível ou alguma qualidade especial?
_____
Fim do complemento.
13
Você já reparou quantos tipos diferentes de cadeira existem no mundo?
Todas as cadeiras servem para sentar, mas suas formas e os materiais de que são feitas podem variar muito por questões ligadas a seu uso ou produção: as necessidades de quem as encomendou, a tecnologia disponível, o custo etc.
Boxe complementar:
Desenhando cadeiras
Façam uma lista de tipos de cadeira que vocês conhecem e preencham o quadro abaixo seguindo o exemplo:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tipos de cadeira |
Forma/Material |
Função |
---|---|---|
1. Cadeirão de nenê |
Alto. Firme. Adequado ao tamanho dos bebês. Pode ser feito de madeira, de alumínio, de plástico etc. |
Para o bebê ser alimentado na altura de quem o alimenta ou para comer sozinho. Para o bebê não cair enquanto come. Para ser de fácil limpeza. Para ser adaptado em cadeiras. |
2. _____. |
_____. |
_____. |
3. _____. |
_____. |
_____. |
14
LEGENDA: Banco de madeira zoomórfico do povo Meinaco, Mato Grosso (MT). Foto de 2005. FIM DA LEGENDA.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Zoomórfico.
Fim da observação.
Este banco foi feito pelos indígenas Meinaco, de Mato Grosso.
- Como você se sentaria nele?
_____
- Ele parece ter forma de quê?
_____
LEGENDA: Cadeira Cimo, década de 1920. Madeira e ferro, 88 x 54 x 55 cm. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Esta cadeira com design brasileiro foi projetada em 1920 e produzida industrialmente em Santa Catarina.
- Em que lugar você a colocaria? Por quê?
_____
LEGENDA: Cadeira FDC1, 1939, projetada por Flávio de Carvalho. Aço carbono e couro natural, 80 x 81 x 71 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
O artista brasileiro Flávio de Carvalho projetou a cadeira acima.
- Que diferenças você nota em relação às cadeiras comuns?
_____
- Onde você colocaria essa cadeira? Por quê?
_____
Fim do complemento.
15
Boxe complementar:
Pesquisar desenhando
Passeie pelo espaço da escola para observar diferentes tipos de cadeira, desenhando ou anotando as características delas. Verifique se as diferenças têm relação com suas funções, com o local onde elas estão ou com quem as usa.
Faça aqui pequenos desenhos de todas as cadeiras que você observar.
_____
Escreva um breve relatório sobre as diferenças que observou.
_____
Fim do complemento.
Peça ajuda a um adulto de sua convivência para gravar em vídeo ou fotografar cadeiras do lugar onde mora. Traga o vídeo ou as fotos para compartilhá-los em uma roda de conversa na sala de aula.
16
2. Desenhar pensando na Ecologia
Hoje, muitos designers criam objetos pensando em contribuir para preservar o meio ambiente.
O ecodesign trabalha com materiais e tecnologias que não devastem a natureza; propõe reduzir o lixo reaproveitando resíduos industriais.
Vamos conhecer alguns exemplos de design ecológico.
LEGENDA: Cadeiras gêmeas, 2007. Eugénio Gargioni e Paola Traversa. Madeira em multicamadas, 42 x 42 x 99 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Uma empresa italiana projetou essas cadeiras ecologicamente corretas aproveitando restos de madeira. Elas são feitas com casca de carvalho, uma espécie de árvore.
Repare que foram projetadas para se encaixarem uma na outra e ocuparem menos espaço. Além disso, o interior oco permite guardar coisas embaixo do assento.
17
O designer uruguaio Juan Muzzi, que vive no Brasil, criou uma bicicleta com o quadro feito de garrafas PET recicladas.
- Leia o depoimento e, a seguir, discuta com os colegas.
Há uma economia de 96% de energia na fabricação deste modelo ecológico. Além disso, evita-se a extração de matéria-prima da natureza, como minério.
Teresa Orrú. A arte de transformar embalagens plásticas em bicicletas ecológicas. Jornal de Jundiaí , 22 jan. 2013.
LEGENDA: Juan Muzzi e vários quadros da bicicleta urbana ecologicamente correta, produzida com garrafas PET recicladas. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Modelos da bicicleta ecologicamente correta. Essa opção evita a extração de matéria-prima da natureza. Fotos de 2016. FIM DA LEGENDA.
18
Observe alguns objetos feitos com materiais reciclados.
LEGENDA: Brinquedo reciclado para crianças, feito com tubo de papelão e sobras de papel. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Balanço de pneu. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vassoura de tiras de garrafas PET. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Pesquisar
Vocês conhecem outros objetos feitos com materiais reciclados? Pesquisem alguns exemplos e apresentem aos colegas.
Fim do complemento.
19
Boxe complementar:
Invente e recicle!
Já pensou em ter uma cortina feita de sacos de batata, um balanço feito de pneu ou uma vassoura feita de garrafas plásticas?
Reúna-se com quatro colegas e discutam o projeto de um objeto feito com materiais reciclados.
- Proposta:
_____
- Materiais necessários:
_____
- Desenhe aqui sua versão do objeto que o grupo decidiu fazer.
_____
Fim do complemento.
20
O QUE EU APRENDI?
- Imagine que você é um designer convidado a projetar uma cama do futuro. Descreva como ela seria diferente das atuais e desenhe a cama do futuro que criou.
- Convide seus familiares para realizarem
esta
atividade com você. Associem os objetos feitos por designers às suas funções escrevendo nos espaços em branco as letras correspondentes.
Coluna 1
- Fogão.
- Talher.
- Lápis.
Coluna 2
( ) Comer.
( ) Escrever ou desenhar.
( ) Cozinhar.
- Escreva o nome de um objeto e descreva sua função.
Objeto: _____.
Função: _____.
- O ecodesign não devasta:
( ) O meio ambiente.
( ) A indústria.
( ) O comércio.
21
- Você vai fazer uma bicicleta ecologicamente correta. Descreva um dos materiais que usará e explique por que o escolheu.
_____
- A reciclagem de objetos existentes permite que os materiais de que são feitos sejam usados novamente. Na sua opinião, quais são as vantagens desse reúso?
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
22
3. Pensar desenhando e escrevendo
Leia com os colegas:
O artista e cientista Leonardo da Vinci viveu há mais de 500 anos. Ele desenhava muito. Desenhar era seu meio de descobrir o funcionamento das coisas e de fazer projetos de cidades, igrejas, pinturas e máquinas.
Suas criações ainda hoje inspiram arquitetos, artistas e cientistas.
Observe na imagem abaixo uma das ideias de Da Vinci. Repare que seu desenho está acompanhado de anotações escritas.
LEGENDA: Autorretrato, cerca de 1512. Leonardo da Vinci. Sanguina e pedra preta sobre papel, 33,3 x 21,3 cm. Biblioteca Real, Turim, Itália. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Detalhe de desenho de máquina voadora, cerca de 1489. Leonardo da Vinci. Códice Atlântico, manuscrito B, página 83 verso. Biblioteca Ambrosiana, Milão, Itália. FIM DA LEGENDA.
- Vocês conseguem relacionar o desenho a algo que já viram?
23
O trabalho de Leonardo da Vinci integra arte e ciência e é considerado um marco da Renascença .
Observação:
Palavra destacada no glossário: Renascença.
Fim da observação.
Para manter em segredo suas ideias, Da Vinci criou uma forma inusitada de escrever, conhecida como escrita espelhada. Repare que o texto que acompanha o desenho da máquina voadora foi escrito assim.
Muitos estudiosos acreditam que Leonardo da Vinci era ambidestro, capaz de escrever igualmente com as duas mãos.
Veja abaixo um exemplo de escrita espelhada. Leia com maior facilidade usando papel espelhado ou um espelho grande preso a uma parede.
- Você já tentou escrever espelhado?
Se for destro, experimente usar a mão esquerda. Se for canhoto, use a mão direita.
_____
24
Para ser capaz de criar objetos novos e inusitados, um designer precisa: conhecer diversos tipos de materiais; investigar as maneiras de produzir e utilizar os objetos que despertam seu interesse; realizar muitos estudos e desenhos para aperfeiçoar os primeiros esboços de suas ideias.
- Você já imaginou como seria ter um sapato voador ou uma mochila musical?
- Há algum objeto que você gostaria que fosse transformado? Como poderia ser a nova versão?
Boxe complementar:
Vamos projetar e construir!
- Escolham uma das suas ideias para novos objetos e façam um desenho com anotações sobre seu funcionamento.
Nome da invenção: _____.
Desenho: _____.
25
Após o primeiro estudo do projeto, procurem os materiais de que vão precisar para construir sua invenção.
Vocês podem usar diversos tipos de material:
- Sucatas em geral
- Jornal
- Madeiras reaproveitadas
- Papel vegetal
- Papéis coloridos
- Papelão
- Isopor
- Cola
- Fita adesiva etc.
- Quando terminarem o trabalho, vocês podem expô-lo junto ao trabalho de seus colegas!
LEGENDA: Crianças construindo seus inventos. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
26
4. Desenhar moda
Você já pensou que cada estampa, cada novo modelo de calça e camiseta foram desenhados e projetados a partir de uma ideia?
O nome do designer de moda é estilista. Para seguir essa profissão, é necessário dominar vários conhecimentos e habilidades, que podem ser aprendidos em uma faculdade de moda.
LEGENDA: Peça produzida por Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.
Leia a entrevista de Tatiana Spindel e Luna Sokol. Essas duas jovens estilistas vivem na cidade de São Paulo e desenvolvem projetos para a própria confecção.
Entrevista
Como vocês começaram a fazer este trabalho?
Tati e Luna : Estudamos juntas desde os 13 anos e sempre tivemos interesse por moda em geral. Terminamos o colégio e esse interesse nos direcionou para cursos na área de moda. Aos poucos, fomos fazendo algumas peças para vender em bazar, até que surgiu a oportunidade de ter uma loja.
Como vocês desenvolvem as ideias para suas roupas?
Tati e Luna : As ideias partem do universo que nos ronda, desde a revista de moda que lemos até a música que ouvimos, tudo pode ser inspirador. Fazemos uma junção do que nos encanta e transformamos em formas, texturas e cores, para dar a cara da coleção.
Quantas peças de cada modelo vocês produzem?
Tati e Luna : A cada estação produzimos em média trinta peças de cada modelo. Ficamos observando se a peça foi muito vendida; então, produzimos mais.
Como dividem o trabalho?
Tati e Luna : Fazemos a pesquisa de tecidos juntas, decidimos os modelos juntas, a Tati faz os desenhos, a Luna faz os moldes que são necessários para o corte dos modelos nos tecidos. Primeiro, fazemos uma peça de teste, que é chamada de peça-piloto, que, quando aprovada, mandamos os tecidos e os moldes para o cortador, e do cortador vai para a costureira.
Para qual público vocês orientam as peças?
Tati e Luna : Nós orientamos nossas peças para o público feminino em geral. Atingimos uma média de idade grande, desde meninas de 16 anos até mulheres de 60. Na verdade, queremos atingir quem se identifique com as nossas roupas e saia da loja se sentindo bonita.
LEGENDA: Desenhos do trabalho de Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.
FONTE: ENTREVISTA FEITA PELOS AUTORES ESPECIALMENTE PARA ESTE LIVRO EM 2009.
27
LEGENDA: As estilistas Tatiana Spindel e Luna Sokol no ambiente de trabalho. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Crie uma estampa!
Observe a estampa do vestido abaixo, criado por Tatiana e Luna.
Inspirado nele, você vai colaborar com as estilistas criando uma estampa diferente para o modelo em branco abaixo.
Fim do complemento.
28
Veja que interessante: na família Spindel, existem várias pessoas ligadas à área da moda.
Satya, irmã mais velha da estilista de moda Tatiana, seguiu a profissão da mãe, que é designer de joias.
O material que Satya Spindel mais usa em suas produções é a prata. Pulseiras, anéis, colares e brincos ganham a marca de seu design ousado.
Você reparou que, nas imagens dos pingentes abaixo, há um que parece uma planta?
LEGENDA: Brincos de prata. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pingentes de prata. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.
- Que forma você escolheria para colocar em um acessório
pessoal
se
fosse
criar um pingente, um bóton ou um chapéu?
_____
29
- Se estes chapéus fossem seus, em quais ocasiões você os usaria?
LEGENDA: Chapéu de bobo da corte. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Chapéu de mago. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Faça seu chapéu!
Imagine como será o seu chapéu e depois siga as instruções.
Escolha uma música apropriada para dançar com ele.
Meça o contorno de sua cabeça com uma tira de cartolina.
Prenda bem a tira com fita-crepe.
Depois, cruze mais duas tiras e prenda-as na posição mostrada acima.
A partir dessa estrutura básica, você poderá fazer o chapéu que desejar!
Forre a estrutura com papel jornal embebido em cola branca diluída em água. Espere secar e pinte!
Fim do complemento.
30
O QUE EU APRENDI?
- Um espelho permite ler facilmente as palavras escritas por Leonardo da
Vinci
da direita para a
esquerda
com letras espelhadas. Experimente escrever o seu nome assim e peça a um familiar que o leia com você colocando um pequeno espelho encostado no fim do texto.
_____
- Imagine que um pente se tornou um objeto fantástico que permite a quem o
usa
voar! Ele foi colocado em um lugar onde seus amigos também podem usá-lo. Conte uma pequena história sobre o que aconteceu.
_____
- O que pode ser feito para atrair familiares dos alunos para ver uma exposição de trabalhos de arte da sua classe na escola? Responda escrevendo e desenhando:
_____
- Você foi convidado a entrevistar uma estilista e perguntar o que ela faz em seu trabalho e o que cria. Resuma aqui duas das possíveis respostas que ela deu.
_____
31
- Você ganhou um tecido leve, estampado com flores vermelhas e brancas. Responda escrevendo e desenhando: Qual
modelo
de blusa você desenharia com esse tecido? Quem a usaria? Onde?
_____
- Qual é o trabalho desenvolvido por um designer de joias?
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.