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O QUE EU JÁ SEI?

Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 3º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.

  1. Sobre design.
    • Designer é o nome do profissional que desenha os objetos, como uma mesa ou uma cadeira. A forma e a função desses objetos são igualmente importantes? Por quê?

      _____

    • Você já viu um objeto projetado por um designer com a intenção de preservar o meio ambiente? De que material era feito? Qual sua utilidade?

      _____

    1. Sobre materiais usados para fazer arte.
      • A arte pode ser feita com brinquedos ou sucatas? Escreva sobre isso.

        _____

      • Você conhece algum trabalho de arte feito a partir de uma obra criada por outro artista?

        _____

9

  1. Sobre artistas imigrantes.
    • Artistas nascidos em outros países que moram e trabalham no Brasil são:

      ( ) Artistas imigrantes.

      ( ) Artistas famosos.

    • A arquiteta Lina Bo Bardi criou uma cadeira inspirada em uma rede. Desse modo, além de arquiteta ela é:

      ( ) Mestre de obras.

      ( ) Designer.

      ( ) Expressionista.

    1. Sobre artistas que trabalham com texto e imagem.
      • Existem artistas que em seu trabalho integram o texto escrito e a imagem. Você já viu algum trabalho feito assim, andando na rua, em um desenho animado, livro ou gibi?

        _____

      • Faça um desenho com palavras e imagens integradas.

        _____

      • Um artista pode ser cantor, músico e escritor de poesia?

        ( ) Sim, um artista pode trabalhar com muitas formas de criação.

        ( ) Não, ou ele(a) cria em uma modalidade artística ou em outra.

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UNIDADE 1. Quem desenha as coisas que usamos?

Imagem: Fotografia. Brinquedo com formato de inseto verde. No centro há uma estrutura verde com engrenagens dentro e nas laterais há patas compridas, feitas de arame. Na cabeça há dois arames longos, formando as antenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2008. Chico Bicalho. Metal e plástico, 16,5 x 8 x 8 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Brinquedo com formato de inseto. No centro há uma estrutura comprida de metal prateado e na parte de trás há metais curvos. Nas laterais há patas azuis e uma flor verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2001. Chico Bicalho. Metal e plástico, 5,7 x 12,2 x 7,6 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Brinquedo com formato de inseto. No centro há uma estrutura comprida de metal prateado e acima há uma esfera rosa com dois aros rosa nas laterais. Abaixo há patas compridas e pretas. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2005. Chico Bicalho. Metal e plástico, 8,9 x 8,9 x 8,9 cm. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Brinquedo feito de metal com engrenagens dentro. Na frente há uma hélice pequena de pernas brancas e atrás, um tubo de espiral e uma hélice grande de pernas azuis. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2009. Chico Bicalho. Metal e plástico, 10 x 10 x 10 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Brinquedo de metal pequeno com uma chave vermelha na parte superior e pernas azuis na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, 1998. Chico Bicalho. Metal e plástico, 6,3 x 6,1 x 6,6 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Brinquedo pequeno de metal com uma chave rosa na parte superior e pernas compridas e finas na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo mecânico, sem data. Chico Bicalho. Metal e plástico, 32,9 x 19,9 x 50 cm. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

Todos os objetos que usamos no dia a dia foram criados por alguém.

Chico Bicalho concebeu esses brinquedos pensando nos movimentos que fariam e em como seriam produzidos. Escolheu os materiais de que são feitos, suas formas, tamanhos e cores.

  • Qual deles você achou mais interessante? Por quê?
  • Você conhece alguém que cria objetos?

Fim do complemento.

12

1. Desenhar objetos

Os telefones celulares atuais podem fotografar, filmar, gravar sons, ser usados para jogar, enviar mensagens escritas ou fazer pesquisas. Não existiam aparelhos assim quando seus avós eram crianças.

Uma das profissões necessárias à criação de objetos é a de designer. Esse profissional cria outras formas para os objetos e as coisas que usamos no cotidiano, cuidando do equilíbrio entre suas funções e sua qualidade estética .

Observação:

Palavra destacada no glossário: Estética.

Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso e camiseta rosa está sorrindo e com os braços em volta de uma menina com cabelo encaracolado e camiseta xadrez. A menina está mexendo em um aparelho eletrônico e a mulher está ajudando. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher ajuda a filha a usar o celular. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Desenhe um objeto que admira

Você já teve ou admirou algum objeto, um brinquedo, uma caneca, uma roupa ou um móvel que tenha um visual incrível ou alguma qualidade especial?

_____

Fim do complemento.

13

Você já reparou quantos tipos diferentes de cadeira existem no mundo?

Todas as cadeiras servem para sentar, mas suas formas e os materiais de que são feitas podem variar muito por questões ligadas a seu uso ou produção: as necessidades de quem as encomendou, a tecnologia disponível, o custo etc.

Boxe complementar:

Desenhando cadeiras

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Façam uma lista de tipos de cadeira que vocês conhecem e preencham o quadro abaixo seguindo o exemplo:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Tipos de cadeira

Forma/Material

Função

1. Cadeirão de nenê

Alto.

Firme.

Adequado ao tamanho dos bebês.

Pode ser feito de madeira, de alumínio, de plástico etc.

Para o bebê ser alimentado na altura de quem o alimenta ou para comer sozinho.

Para o bebê não cair enquanto come.

Para ser de fácil limpeza.

Para ser adaptado em cadeiras.

2. _____.

_____.

_____.

3. _____.

_____.

_____.

14

Imagem: Fotografia. Banco de madeira com formato de um animal com quatro patas, rabo médio, orelhas pequenas e focinho longo. Fim da imagem.

LEGENDA: Banco de madeira zoomórfico do povo Meinaco, Mato Grosso (MT). Foto de 2005. FIM DA LEGENDA.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Zoomórfico.

Fim da observação.

Este banco foi feito pelos indígenas Meinaco, de Mato Grosso.

  • Como você se sentaria nele?

    _____

  • Ele parece ter forma de quê?

    _____

    Imagem: Fotografia. Cadeira de madeira com quatro pernas e encosto baixo. Fim da imagem.

    LEGENDA: Cadeira Cimo, década de 1920. Madeira e ferro, 88 x 54 x 55 cm. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

    Esta cadeira com design brasileiro foi projetada em 1920 e produzida industrialmente em Santa Catarina.

  • Em que lugar você a colocaria? Por quê?

    _____

    Imagem: Fotografia. Cadeira de madeira com quatro pernas finas e encosto de arame com formato circular e faixas de couro. Fim da imagem.

    LEGENDA: Cadeira FDC1, 1939, projetada por Flávio de Carvalho. Aço carbono e couro natural, 80 x 81 x 71 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

    O artista brasileiro Flávio de Carvalho projetou a cadeira acima.

  • Que diferenças você nota em relação às cadeiras comuns?

    _____

  • Onde você colocaria essa cadeira? Por quê?

    _____

Fim do complemento.

15

Boxe complementar:

Pesquisar desenhando

Passeie pelo espaço da escola para observar diferentes tipos de cadeira, desenhando ou anotando as características delas. Verifique se as diferenças têm relação com suas funções, com o local onde elas estão ou com quem as usa.

Faça aqui pequenos desenhos de todas as cadeiras que você observar.

_____

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Escreva um breve relatório sobre as diferenças que observou.

_____

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Peça ajuda a um adulto de sua convivência para gravar em vídeo ou fotografar cadeiras do lugar onde mora. Traga o vídeo ou as fotos para compartilhá-los em uma roda de conversa na sala de aula.

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2. Desenhar pensando na Ecologia

Hoje, muitos designers criam objetos pensando em contribuir para preservar o meio ambiente.

O ecodesign trabalha com materiais e tecnologias que não devastem a natureza; propõe reduzir o lixo reaproveitando resíduos industriais.

Vamos conhecer alguns exemplos de design ecológico.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma mulher com cabelo preso, regata cinza, calça jeans e sapatos pretos está com as mãos sobre um objeto cilíndrico de madeira. No meio do objeto há um corte e nas extremidades há buracos pequenos. No centro, destaque para as mãos da mulher levantando a parte superior do cilindro. À direita, destaque para uma cadeira de madeira com a base em formato de cilindro vazado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cadeiras gêmeas, 2007. Eugénio Gargioni e Paola Traversa. Madeira em multicamadas, 42 x 42 x 99 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Uma empresa italiana projetou essas cadeiras ecologicamente corretas aproveitando restos de madeira. Elas são feitas com casca de carvalho, uma espécie de árvore.

Repare que foram projetadas para se encaixarem uma na outra e ocuparem menos espaço. Além disso, o interior oco permite guardar coisas embaixo do assento.

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O designer uruguaio Juan Muzzi, que vive no Brasil, criou uma bicicleta com o quadro feito de garrafas PET recicladas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Um homem com cabelo dividido no meio, camiseta clara e calça azul está sorrindo com a mão esquerda no bolso da calça e a mão direita apoiada em um suporte azul. Ao seu lado há estruturas de plástico cinza e ao fundo, máquinas. Fim da imagem.

LEGENDA: Juan Muzzi e vários quadros da bicicleta urbana ecologicamente correta, produzida com garrafas PET recicladas. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bicicleta cinza com rodas pretas. Ao fundo, uma construção de madeira com plantas em volta e no centro há objetos expostos em uma vitrine. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma bicicleta preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Modelos da bicicleta ecologicamente correta. Essa opção evita a extração de matéria-prima da natureza. Fotos de 2016. FIM DA LEGENDA.

18

Observe alguns objetos feitos com materiais reciclados.

Imagem: Fotografia. Um foguete feito com rolo de papelão e papel azul. Ao lado, papéis cortados e ao fundo, desenho de um foguete pendurado na parede. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedo reciclado para crianças, feito com tubo de papelão e sobras de papel. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pneu está pendurado no galho de uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Balanço de pneu. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma vassoura feita de garrafa PET verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Vassoura de tiras de garrafas PET. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Pesquisar

Vocês conhecem outros objetos feitos com materiais reciclados? Pesquisem alguns exemplos e apresentem aos colegas.

Fim do complemento.

19

Boxe complementar:

Invente e recicle!

Já pensou em ter uma cortina feita de sacos de batata, um balanço feito de pneu ou uma vassoura feita de garrafas plásticas?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Reúna-se com quatro colegas e discutam o projeto de um objeto feito com materiais reciclados.

  • Proposta:

    _____

  • Materiais necessários:

    _____

  • Desenhe aqui sua versão do objeto que o grupo decidiu fazer.

    _____

Fim do complemento.

20

O QUE EU APRENDI?

  1. Imagine que você é um designer convidado a projetar uma cama do futuro. Descreva como ela seria diferente das atuais e desenhe a cama do futuro que criou.
  1. Convide seus familiares para realizarem esta atividade com você. Associem os objetos feitos por designers às suas funções escrevendo nos espaços em branco as letras correspondentes.

    Coluna 1

    1. Fogão.
    1. Talher.
    1. Lápis.

      Coluna 2

      ( ) Comer.

      ( ) Escrever ou desenhar.

      ( ) Cozinhar.

  1. Escreva o nome de um objeto e descreva sua função.

    Objeto: _____.

    Função: _____.

  1. O ecodesign não devasta:

    ( ) O meio ambiente.

    ( ) A indústria.

    ( ) O comércio.

21

  1. Você vai fazer uma bicicleta ecologicamente correta. Descreva um dos materiais que usará e explique por que o escolheu.

    _____

  1. A reciclagem de objetos existentes permite que os materiais de que são feitos sejam usados novamente. Na sua opinião, quais são as vantagens desse reúso?

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. Pensar desenhando e escrevendo

Leia com os colegas:

O artista e cientista Leonardo da Vinci viveu há mais de 500 anos. Ele desenhava muito. Desenhar era seu meio de descobrir o funcionamento das coisas e de fazer projetos de cidades, igrejas, pinturas e máquinas.

Suas criações ainda hoje inspiram arquitetos, artistas e cientistas.

Observe na imagem abaixo uma das ideias de Da Vinci. Repare que seu desenho está acompanhado de anotações escritas.

Imagem: Desenho em tons de marrom-claro. Rosto de um homem com cabelo e barba compridos, sobrancelhas grossas, olhos e nariz grandes e lábios grossos. Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato, cerca de 1512. Leonardo da Vinci. Sanguina e pedra preta sobre papel, 33,3 x 21,3 cm. Biblioteca Real, Turim, Itália. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Desenho marrom sobre papel amarelo. No centro há um objeto triangular e no topo há uma estrutura espiral e circular. Em volta há textos. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de desenho de máquina voadora, cerca de 1489. Leonardo da Vinci. Códice Atlântico, manuscrito B, página 83 verso. Biblioteca Ambrosiana, Milão, Itália. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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O trabalho de Leonardo da Vinci integra arte e ciência e é considerado um marco da Renascença .

Observação:

Palavra destacada no glossário: Renascença.

Fim da observação.

Para manter em segredo suas ideias, Da Vinci criou uma forma inusitada de escrever, conhecida como escrita espelhada. Repare que o texto que acompanha o desenho da máquina voadora foi escrito assim.

Muitos estudiosos acreditam que Leonardo da Vinci era ambidestro, capaz de escrever igualmente com as duas mãos.

Veja abaixo um exemplo de escrita espelhada. Leia com maior facilidade usando papel espelhado ou um espelho grande preso a uma parede.

Imagem: Ilustração. Texto espelhado: Do mesmo modo que comer sem apetite faz mal à saúde, o estudo, quando feito sem vontade, desgasta a memória e não produz nada que ela possa reter. Leonardo da Vinci.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Para ser capaz de criar objetos novos e inusitados, um designer precisa: conhecer diversos tipos de materiais; investigar as maneiras de produzir e utilizar os objetos que despertam seu interesse; realizar muitos estudos e desenhos para aperfeiçoar os primeiros esboços de suas ideias.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Vamos projetar e construir!

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • Escolham uma das suas ideias para novos objetos e façam um desenho com anotações sobre seu funcionamento.

    Nome da invenção: _____.

    Desenho: _____.

25

Após o primeiro estudo do projeto, procurem os materiais de que vão precisar para construir sua invenção.

Vocês podem usar diversos tipos de material:

  • Sucatas em geral
  • Jornal
  • Madeiras reaproveitadas
  • Papel vegetal
  • Papéis coloridos
  • Papelão
  • Isopor
  • Cola
  • Fita adesiva etc.
  • Quando terminarem o trabalho, vocês podem expô-lo junto ao trabalho de seus colegas!

    Imagem: Fotografia. Duas meninas com camiseta branca estão sentadas atrás de uma mesa e sorrindo. À esquerda, uma delas está segurando um carrinho feito de papel. À direita, a outra está segurando uma flor colorida de papel. Sobre a mesa há vários objetos. Fim da imagem.

    LEGENDA: Crianças construindo seus inventos. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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4. Desenhar moda

Você já pensou que cada estampa, cada novo modelo de calça e camiseta foram desenhados e projetados a partir de uma ideia?

O nome do designer de moda é estilista. Para seguir essa profissão, é necessário dominar vários conhecimentos e habilidades, que podem ser aprendidos em uma faculdade de moda.

Imagem: Fotografia. Manequim com vestido listrado, vermelho e branco. O vestido não tem mangas e há dois bolsos na parte inferior. Fim da imagem.

LEGENDA: Peça produzida por Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.

Leia a entrevista de Tatiana Spindel e Luna Sokol. Essas duas jovens estilistas vivem na cidade de São Paulo e desenvolvem projetos para a própria confecção.

Entrevista

Como vocês começaram a fazer este trabalho?

Tati e Luna : Estudamos juntas desde os 13 anos e sempre tivemos interesse por moda em geral. Terminamos o colégio e esse interesse nos direcionou para cursos na área de moda. Aos poucos, fomos fazendo algumas peças para vender em bazar, até que surgiu a oportunidade de ter uma loja.

Como vocês desenvolvem as ideias para suas roupas?

Tati e Luna : As ideias partem do universo que nos ronda, desde a revista de moda que lemos até a música que ouvimos, tudo pode ser inspirador. Fazemos uma junção do que nos encanta e transformamos em formas, texturas e cores, para dar a cara da coleção.

Quantas peças de cada modelo vocês produzem?

Tati e Luna : A cada estação produzimos em média trinta peças de cada modelo. Ficamos observando se a peça foi muito vendida; então, produzimos mais.

Como dividem o trabalho?

Tati e Luna : Fazemos a pesquisa de tecidos juntas, decidimos os modelos juntas, a Tati faz os desenhos, a Luna faz os moldes que são necessários para o corte dos modelos nos tecidos. Primeiro, fazemos uma peça de teste, que é chamada de peça-piloto, que, quando aprovada, mandamos os tecidos e os moldes para o cortador, e do cortador vai para a costureira.

Para qual público vocês orientam as peças?

Tati e Luna : Nós orientamos nossas peças para o público feminino em geral. Atingimos uma média de idade grande, desde meninas de 16 anos até mulheres de 60. Na verdade, queremos atingir quem se identifique com as nossas roupas e saia da loja se sentindo bonita.

Imagem: Ilustração. No centro, o texto:  Como vocês começaram a fazer este trabalho?  Tati e Luna: Estudamos juntas desde os 13 anos e sempre tivemos interesse por moda em geral. Terminamos o colégio e esse interesse nos direcionou para cursos na área de moda. Aos poucos, fomos fazendo algumas peças para vender em bazar, até que surgiu a oportunidade de ter uma loja.  Como vocês desenvolvem as ideias para suas roupas?  Tati e Luna: As ideias partem do universo que nos ronda, desde a revista de moda que lemos até a música que ouvimos, tudo pode ser inspirador. Fazemos uma junção do que nos encanta e transformamos em formas, texturas e cores, para dar a cara da coleção.  Quantas peças de cada modelo vocês produzem?  Tati e Luna: A cada estação produzimos em média trinta peças de cada modelo. Ficamos observando se a peça foi muito vendida; então, produzimos mais.  Como dividem o trabalho?  Tati e Luna: Fazemos a pesquisa de tecidos juntas, decidimos os modelos juntas, a Tati faz os desenhos, a Luna faz os moldes que são necessários para o corte dos modelos nos tecidos. Primeiro, fazemos uma peça de teste, que é chamada de peça-piloto, que, quando aprovada, mandamos os tecidos e os moldes para o cortador, e do cortador vai para a costureira.  Para qual público vocês orientam as peças?  Tati e Luna: Nós orientamos nossas peças para o público feminino em geral. Atingimos uma média de idade grande, desde meninas de 16 anos até mulheres de 60. Na verdade, queremos atingir quem se identifique com as nossas roupas e saia da loja se sentindo bonita.  No canto superior esquerdo, ilustração de uma jovem com cabelo castanho e vestido marrom sem mangas com dois bolsos na parte inferior. No canto inferior direito, ilustração em preto e branco de uma mulher com adereço na cabeça e vestido com mangas compridas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. No centro, o texto:  Como vocês começaram a fazer este trabalho?  Tati e Luna: Estudamos juntas desde os 13 anos e sempre tivemos interesse por moda em geral. Terminamos o colégio e esse interesse nos direcionou para cursos na área de moda. Aos poucos, fomos fazendo algumas peças para vender em bazar, até que surgiu a oportunidade de ter uma loja.  Como vocês desenvolvem as ideias para suas roupas?  Tati e Luna: As ideias partem do universo que nos ronda, desde a revista de moda que lemos até a música que ouvimos, tudo pode ser inspirador. Fazemos uma junção do que nos encanta e transformamos em formas, texturas e cores, para dar a cara da coleção.  Quantas peças de cada modelo vocês produzem?  Tati e Luna: A cada estação produzimos em média trinta peças de cada modelo. Ficamos observando se a peça foi muito vendida; então, produzimos mais.  Como dividem o trabalho?  Tati e Luna: Fazemos a pesquisa de tecidos juntas, decidimos os modelos juntas, a Tati faz os desenhos, a Luna faz os moldes que são necessários para o corte dos modelos nos tecidos. Primeiro, fazemos uma peça de teste, que é chamada de peça-piloto, que, quando aprovada, mandamos os tecidos e os moldes para o cortador, e do cortador vai para a costureira.  Para qual público vocês orientam as peças?  Tati e Luna: Nós orientamos nossas peças para o público feminino em geral. Atingimos uma média de idade grande, desde meninas de 16 anos até mulheres de 60. Na verdade, queremos atingir quem se identifique com as nossas roupas e saia da loja se sentindo bonita.  No canto superior esquerdo, ilustração de uma jovem com cabelo castanho e vestido marrom sem mangas com dois bolsos na parte inferior. No canto inferior direito, ilustração em preto e branco de uma mulher com adereço na cabeça e vestido com mangas compridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desenhos do trabalho de Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.

FONTE: ENTREVISTA FEITA PELOS AUTORES ESPECIALMENTE PARA ESTE LIVRO EM 2009.

27

Imagem: Fotografia. Mulher com cabelo preso e regata branca com desenhos em preto está sentada e desenhando em uma prancheta. Em volta dela há várias revistas abertas e ao fundo, caixas e tecidos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Mulher com cabelo comprido e regata preta está sentada e recortando um papelão. Ao fundo, manequins e um quadro com fotografias penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: As estilistas Tatiana Spindel e Luna Sokol no ambiente de trabalho. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Crie uma estampa!

Observe a estampa do vestido abaixo, criado por Tatiana e Luna.

Inspirado nele, você vai colaborar com as estilistas criando uma estampa diferente para o modelo em branco abaixo.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um manequim com vestido preto com listras coloridas. Ele tem mangas curtas e dois bolsos na parte inferior. À direita, desenho do vestido em preto e branco. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um manequim com vestido preto com listras coloridas. Ele tem mangas curtas e dois bolsos na parte inferior. À direita, desenho do vestido em preto e branco. Fim da imagem.

Fim do complemento.

28

Veja que interessante: na família Spindel, existem várias pessoas ligadas à área da moda.

Satya, irmã mais velha da estilista de moda Tatiana, seguiu a profissão da mãe, que é designer de joias.

O material que Satya Spindel mais usa em suas produções é a prata. Pulseiras, anéis, colares e brincos ganham a marca de seu design ousado.

Você reparou que, nas imagens dos pingentes abaixo, há um que parece uma planta?

Imagem: Fotografia. Par de brincos prateados e compridos com linhas curvas vazadas no meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Brincos de prata. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pingente prateado composto por linhas curvas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Pingente prateado com formato de árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Pingentes de prata. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Chapéu com duas pontas, à esquerda, ponta vermelha e à direita, ponta azul. Na base há uma faixa amarela com bolinhas coloridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chapéu de bobo da corte. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Chapéu pontudo e preto com detalhes dourados. Fim da imagem.

LEGENDA: Chapéu de mago. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Faça seu chapéu!

Imagine como será o seu chapéu e depois siga as instruções.

Escolha uma música apropriada para dançar com ele.

Imagem: Ilustração 1. Uma menina com cabelo curto e camiseta branca está sentada e colocando uma faixa de cartolina sobre a testa. Na frente dela há uma mesa e sobre ela há um tubo de cola, um prato, um rolo de fita, uma tesoura e uma cartolina rosa.  Fim da imagem.

Meça o contorno de sua cabeça com uma tira de cartolina.

Imagem: Ilustração 2. Mãos da menina colocando fita adesiva na faixa de cartolina sobre um jornal. Ao seu lado há uma tesoura e o rolo de fita. Fim da imagem.

Prenda bem a tira com fita-crepe.

Imagem: Ilustração 3. Mãos da menina colando mais duas faixas de cartolina sobre a primeira, formando a base de um chapéu. Ao seu lado, o rolo de fita.  Fim da imagem.

Depois, cruze mais duas tiras e prenda-as na posição mostrada acima.

Imagem: Ilustração 4. Rosto da menina sorrindo. Sobre sua cabeça, a base do chapéu.  Fim da imagem.

A partir dessa estrutura básica, você poderá fazer o chapéu que desejar!

Imagem: Ilustração 5. Mãos da menina colocando pedaços de jornal sobre a base do chapéu. Ao seu lado, o prato com água e o tubo de cola. Fim da imagem.

Forre a estrutura com papel jornal embebido em cola branca diluída em água. Espere secar e pinte!

Fim do complemento.

30

O QUE EU APRENDI?

  1. Um espelho permite ler facilmente as palavras escritas por Leonardo da Vinci da direita para a esquerda com letras espelhadas. Experimente escrever o seu nome assim e peça a um familiar que o leia com você colocando um pequeno espelho encostado no fim do texto.

    _____

  1. Imagine que um pente se tornou um objeto fantástico que permite a quem o usa voar! Ele foi colocado em um lugar onde seus amigos também podem usá-lo. Conte uma pequena história sobre o que aconteceu.

    _____

  1. O que pode ser feito para atrair familiares dos alunos para ver uma exposição de trabalhos de arte da sua classe na escola? Responda escrevendo e desenhando:

    _____

  1. Você foi convidado a entrevistar uma estilista e perguntar o que ela faz em seu trabalho e o que cria. Resuma aqui duas das possíveis respostas que ela deu.

    _____

31

  1. Você ganhou um tecido leve, estampado com flores vermelhas e brancas. Responda escrevendo e desenhando: Qual modelo de blusa você desenharia com esse tecido? Quem a usaria? Onde?

    _____

  1. Qual é o trabalho desenvolvido por um designer de joias?

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.