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UNIDADE 2. Arte feita com muitas coisas

Imagem: Pintura em preto e branco composta por grãos em tons de preto. Rosto de um jovem com cabelo curto, olhos e nariz grandes e lábios grossos. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagens da série Crianças de açúcar, de Vik Muniz, criada em 1996. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Pintura em preto e branco composta por grãos em tons de preto. Rosto de uma jovem com tranças, olhos grandes, nariz largo e lábios finos.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

Essas duas imagens são reproduções de uma série criada em 1996 pelo artista brasileiro Vik Muniz.

Elas retratam crianças caribenhas de famílias pobres que vivem de cortar cana-de-açúcar nas plantações.

O material que o artista usou para desenhá-las foi o açúcar!

  • O que as imagens lhe contam a respeito dessas crianças?
  • Você imagina um motivo para o artista criar essas imagens usando açúcar?
  • Vik Muniz fotografou as obras para preservar e divulgar sua arte. Além da fotografia, você imagina outra maneira de conseguir isso?

Fim do complemento.

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1. O reúso de materiais em arte

Pablo Picasso, artista de origem espanhola, criou em 1914 esta natureza-morta usando objetos que encontrou.

Quando um artista reúne objetos em uma obra de arte, como na imagem abaixo, faz uma assemblage .

Observação:

Palavras destacadas no glossário: Natureza-morta ; Assemblage.

Fim da observação.

Imagem: Escultura. Na parte superior, um retângulo de madeira cinza e ao lado há uma faixa de madeira azul. Na parte inferior há um semicírculo com estofamento azul e franjas douradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Natureza morta, 1914. Pablo Picasso. Madeira pintada e franja de estofamento, 25,4 x 45,7 x 9,2 cm. Galeria Tate Britain, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  1. escova de dentes usada;
  1. pedaços de madeira;
  1. franja de estofamento;
  1. CD quebrado.

35

O artista também criou obras coletando objetos descartados e apropriando-se deles para criar esculturas.

Observação:

Palavras destacadas no glossário: Apropriação.

Fim da observação.

Em 1942, Picasso uniu um selim e um guidão de bicicleta criando uma cabeça de touro. O artista criou diversas obras dessa maneira. Observe como sua pequena coruja incorporou pregos e outros pedaços de metal.

Imagem: Escultura. Um guidão sobre um assento de bicicleta, formando a cabeça de um touro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cabeça de touro, 1942. Pablo Picasso. Guidão e selim de bicicleta, 33,5 x 43,5 x 19 cm. Museu Picasso, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Escultura. Madeiras e cola formando uma coruja sobre um suporte. Fim da imagem.

LEGENDA: Pequena coruja, 1951-1953. Pablo Picasso. Gesso, cerâmica, metal e goma laca, 33,5 x 22,5 x 19 cm. Museu Kröller-Müller, Otterlo, Holanda. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia em preto e branco. À direita, Pablo Picasso, homem calvo com olhos grandes, nariz largo e lábios finos. Ele está com a mão direita apoiada no rosto. À esquerda, esculturas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pablo Picasso, fotografado em 1954. FIM DA LEGENDA.

36

Boxe complementar:

Construa o que quiser!

Vamos fazer uma assemblage com sucatas?

Veja algumas sucatas e objetos que você pode juntar na sua casa:

Imagem: Fotografia. Um novelo de lã azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pedaços de lã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários botões coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Botões. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Potes de plástico coloridos e empilhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Potes vazios. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários jornais e revistas empilhados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jornais e revistas usados. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma caixa retangular azul com o desenho de uma gota branca escorrendo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caixas de leite ou de suco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois rolos de papel higiênico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Miolo de rolo de papel higiênico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Brinquedos fora de uso. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quatro garrafas de plástico com tampas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garrafas plásticas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tecidos coloridos e empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Tecidos coloridos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários CDs empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: CDs fora de uso. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma bandeja de isopor. Fim da imagem.

LEGENDA: Bandejas de isopor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma caixa de papelão. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixas de papelão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Faça uma lista das sucatas e objetos que vai usar, disponíveis em sua casa. Você pode conversar com seus colegas e trocar informações e materiais.

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37

Faça aqui um esboço para pensar como será a sua assemblage.

_____

Fim do complemento.

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2. Pegar e transformar imagens

A colagem é uma técnica pela qual se criam formas colando e ordenando elementos em uma superfície. Além de papel, alguns artistas colam coisas bem diferentes em seus trabalhos, como tecidos, cordas, plásticos e até mesmo objetos.

O artista italiano Mimmo Rotella fazia suas colagens de forma diferente.

Primeiro, ele coletava vários cartazes, colava um em cima do outro e esperava secar.

Depois, rasgava e arrancava pedaços das partes que queria tirar.

Ele inventou uma técnica de descolagem!

Imagem: Fotografia. Um homem calvo com cabelo grisalho e camisa cinza está sentado e segurando um pincel sobre uma pintura colorida. Fim da imagem.

LEGENDA: Mimmo Rotella trabalhando em Mainz, Alemanha, 2000. FIM DA LEGENDA.

39

Imagem: Cartaz rasgado. Na parte superior, um homem sem camisa com luvas de boxe e bermuda vermelha está em posição de luta. Atrás dele, imagem em preto e branco de um casal se beijando. Na parte inferior, textos. Fim da imagem.

LEGENDA: O grande campeão, 2003. Mimmo Rotella. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

40

O artista Vik Muniz nasceu no Brasil e viveu muitos anos nos Estados Unidos. Em seus trabalhos, ele se apropria de imagens de obras de arte famosas e as recria com materiais muito diferentes.

A seguir, você pode observar como ele se apropriou da imagem da Mona Lisa, famosa pintura de Leonardo da Vinci, e a transformou para construir sua obra. Veja como ficou!

Imagem: Pinturas. Mona Lisa, mulher com cabelo liso e comprido está sorrindo. À esquerda, a pintura é feita de geleia vermelha e à direita, pasta de amendoim. Fim da imagem.

LEGENDA: Mona Lisa dupla, 1999. Vik Muniz. Manteiga de amendoim e geleia. Cópia fotográfica por oxidação de corantes, 100 x 80 cm cada imagem. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Observe e compare a imagem da obra de Vik Muniz com a de Leonardo da Vinci.

Imagem: Pintura. Mona Lisa, mulher com cabelo liso e comprido está sorrindo com as mãos unidas na frente do corpo. Ao fundo, um rio sinuoso e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Mona Lisa, cerca de 1503-1519. Leonardo da Vinci. Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

41

Vik Muniz criou diversas imagens usando materiais perecíveis. Para conhecermos esses trabalhos, dependemos das fotografias que ele fez para registrá-los.

Ele recriou a Medusa, pintada com tinta a óleo pelo artista italiano Michelangelo Caravaggio, usando um prato de macarrão com molho!

Imagem: Pintura. Cabeça de uma pessoa com cobras no lugar dos cabelos. Ela está com os olhos arregalados e a boca aberta e abaixo do pescoço há sangue jorrando. Fim da imagem.

LEGENDA: Medusa, cerca de 1595-1598. Michelangelo Caravaggio. Óleo sobre tela, 60 x 55 cm. Galeria Uffizi, Florença, Itália. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um prato com molho vermelho. No centro, rosto de uma pessoa com os olhos arregalados e a boca aberta. O cabelo é composto por macarrão. Fim da imagem.

LEGENDA: Medusa Marinara, 1997. Vik Muniz. Cópia fotográfica por oxidação de corantes, 53,2 x 52,7 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

A pintura Medusa, de Caravaggio, é preservada em coleções de arte há centenas de anos. A obra de Vik Muniz estragaria em pouco tempo se ele não tivesse fotografado sua criação.

42

Em parceria com os catadores de materiais recicláveis do aterro do Jardim Gramacho (hoje desativado), no Rio de Janeiro, Vik Muniz criou uma Medusa bem maior, inspirada também na obra de Caravaggio.

Observe como nesta obra o artista conseguiu um resultado bem diferente.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de vários objetos formando a cabeça de uma pessoa com cobras no lugar dos cabelos. Ela está com os olhos arregalados e a boca aberta e abaixo do pescoço há sangue jorrando. Em volta há um círculo verde e vários objetos. Fim da imagem.

LEGENDA: Medusa, a partir de Caravaggio, 2009. Vik Muniz. Cópia cromogênica digital, 128,3 x 101,6 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

43

Boxe complementar:

Recrie uma imagem usando pedaços de outras!

Você pode recriar uma imagem de uma obra de arte ou de uma imagem qualquer de jornal ou revista.

Recorte e cole aqui pedaços de outras imagens, recriando a imagem que você escolheu.

_____

Fim do complemento.

44

O QUE EU APRENDI?

  1. Assemblage é o nome que se dá a trabalhos de arte:

    ( ) realizados reunindo diversos objetos.

    ( ) criados apenas com materiais novos.

    ( ) utilizados em apresentações de dança.

  1. Você possui cinco potes de sorvete vazios em casa e vai fazer reúso deles em uma obra de arte. Escreva as três primeiras ideias que teve para isso:

    A. _____.

    B. _____.

    C. _____.

  1. Escreva sobre as diferenças entre colagem e descolagem.

    _____

45

  1. Em um cartaz de cinema está escrito: Arte Comestível. Desenhe aqui a imagem que acompanharia esse título de filme.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. Arthur artista

Arthur Bispo do Rosário viveu muitos anos internado em um hospital psiquiátrico, onde começou a fazer arte com os objetos que encontrava.

Ele coletava esses objetos, pensava em como organizá-los, de acordo com as formas e as cores, e atribuía a eles novos significados.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem com cabelo encaracolado e barba volumosa está com camisa aberta e segurando uma corda com uma lâmpada acesa na ponta. Na frente dele há uma escultura feita de cordas e tecidos. Fim da imagem.

LEGENDA: Arthur Bispo do Rosário com uma de suas obras. Foto de 1989. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Escultura. Prateleira de madeira com garrafas cheias de objetos. Fim da imagem.

LEGENDA: Vinte garrafas, vinte conteúdos, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, plástico, metal, papel, grãos, vidro e fio elétrico, 110 x 48 x 15 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Observe a reprodução da obra Vinte garrafas, vinte conteúdos, de Bispo do Rosário, e repare nos materiais que ele utilizou.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

47

Arthur Bispo do Rosário criou suas obras em um local bem diferente do comum para a maioria dos artistas. Apesar das dificuldades, o valor de seu trabalho foi reconhecido e recebeu diversas homenagens.

O trabalho da doutora Nise da Silveira, dedicada à recuperação da dignidade dos internos por meio da arte, foi fundamental para o reconhecimento desse artista.

Imagem: Fotografia. Nise, senhora com cabelo grisalho, óculos redondos e lábios finos está sentada e sorrindo. Ao fundo, prateleiras com vários livros. Fim da imagem.

LEGENDA: Doutora Nise da Silveira. Foto de 1995. FIM DA LEGENDA.

Suas obras são preservadas no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, no bairro da Taquara, localizado no mesmo lugar ocupado pelo hospital psiquiátrico em que viveu.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior, as informações: ARTHUR BISPO DO ROSARIO – O SENHOR DO LABIRINTO. Na parte inferior, foto de um homem com cabelo encaracolado, barba grisalhada e manto colorido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Capa do livro Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto, de Luciana Hidalgo, da editora Rocco, 1996. Na imagem, o artista está com o Manto da apresentação. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Manto azul com franjas bege. Fim da imagem.

LEGENDA: Manto da apresentação (avesso da frente), sem data. Arthur Bispo do Rosário. Tecido, linha, papel e metal, 118,5 x 141,2 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Vários livros foram escritos sobre o artista. Em 2010, foi exibido pela primeira vez um filme sobre a vida dele: O senhor do labirinto.

Obras como os mantos que Bispo do Rosário produziu para uso pessoal já foram apreciadas em exposições realizadas em diversos museus de arte.

48

Repare como o artista organizou estes objetos de modos bem diferentes:

Imagem: Fotografia. Carrinho feito de madeira. Dentro há várias tampinhas com moedas dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moedas I , sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, cal, metal, plástico e papel, 61 x 35 x 16 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrinho feito de madeira. Dentro há várias bandeiras coloridas com textos. Fim da imagem.

LEGENDA: Vinte e um veleiros, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, PVA, metal, plástico, tecido e linha, 90 x 60 x 36 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrossel feito de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrossel, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, borracha, plástico, tecido, linha e metal, 58 x 54 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

49

Boxe complementar:

Crie organizando objetos!

Desenhe diversas vezes um mesmo tipo de objeto que tenha um sentido especial para você. Por exemplo, brinquedos ou talheres, e organize-os de modo que construa um trabalho seu. Se quiser, você pode acrescentar desenhos e palavras escritas ou, ainda, fazer o trabalho com objetos de verdade; depois, fotografar, imprimir e colar aqui.

_____

Fim do complemento.

50

4. Brinquedo, comida e arte

Em uma exposição na cidade de São Paulo, a artista brasileira Lia Chaia mostrou a obra Rodopio. Esse trabalho é uma intervenção que modifica a arquitetura do local.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Intervenção.

Fim da observação.

A artista recobriu uma coluna retangular da sala onde expôs e refez essa coluna com a forma circular usando centenas de bambolês, um brinquedo muito conhecido.

Imagem: Fotografia. Uma coluna alta com vários bambolês coloridos em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rodopio, 2008. Lia Chaia. Bambolês, 55 x 55 x 3,6 m. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

51

O escultor e desenhista inglês Antony Gormley criou o trabalho intitulado Cama entre 1980 e 1981. Como material, ele utilizou 8.640 fatias de pão de fôrma!

Gormley comeu pedaços de várias fatias para construir as imagens dos corpos humanos. Para o trabalho durar mais tempo, ele cobriu cada uma das fatias com parafina.

Imagem: Fotografia. Duas pilhas de quadrados de madeira. No centro, dois buracos com formatos de corpos humanos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cama, 1980-1981. Antony Gormley. Pão e parafina sobre painel de alumínio, 28 x 220 x 168 cm. Galeria Tate Britain, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

52

Boxe complementar:

Vamos ler e refletir

Para muitas pessoas, o uso de alimentos em obras de arte pode causar indignação. Um dos motivos dessa reação é a noção de desperdício de alimentos. Muitos países, entre eles o Brasil, não conseguiram ainda acabar com problemas de desnutrição e fome.

Por outro lado, ao utilizar a comida como material, artistas como Gormley podem nos ajudar a refletir sobre a nossa vida. Você gostou de conhecer o trabalho desse artista?

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • O que você pensa do uso de alimentos para criar arte?

    _____

    Imagem: Fotografia. Um cesto com pães dentro.  Fim da imagem.

    Imagem: Fotografia. Dois pães circulares.  Fim da imagem.

    Imagem: Fotografia. Um cacho de uvas roxas, três bananas, um cacho de uvas verdes e duas espigas de milho. Fim da imagem.

Fim do complemento.

53

Boxe complementar:

Transforme a imagem do copo de leite!

Pense em uma maneira interessante de transformar a imagem do copo de leite abaixo desenhando ou fazendo uma colagem.

Imagem: Fotografia. Copo com leite dentro. Fim da imagem.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre o valor do alimento e o da arte. Pergunte o que ele pensa sobre esse tema e conte a resposta dele aos colegas.

54

O QUE EU APRENDI?

  1. Converse com seus familiares, mostre a eles as obras de Arthur Bispo do Rosário de seu livro e pergunte com quais objetos do dia a dia de sua casa vocês poderiam construir um trabalho de arte. Escreva o nome desses objetos a seguir.

    _____

  1. Você vai preencher cinco garrafas PET para fazer uma obra de arte. Escolha cinco materiais diferentes daqueles usados por Arthur Bispo do Rosário e conte por que os escolheu.

    _____

  1. Bispo do Rosário bordou em um manto muitos nomes. Imagine que você vai fazer um manto para vestir e homenagear seus familiares. Quais nomes vai bordar nele? Escreva aqui cada nome com a cor que preferir para a homenagem.

    _____

55

  1. O artista Antony Gormley fez um trabalho de arte usando fatias de pão. Essa atitude causou discussões. Marque a resposta que preferir e justifique-a ou, então, crie uma resposta.

    ( ) Não é adequado porque muita gente não tem acesso a alimentos no mundo.

    _____.

    ( ) Não tem tanta importância porque o artista comeu parte do pão.

    _____.

    ( ) _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.