32
UNIDADE 2. Arte feita com muitas coisas
LEGENDA: Imagens da série Crianças de açúcar, de Vik Muniz, criada em 1996. FIM DA LEGENDA.
33
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Essas duas imagens são reproduções de uma série criada em 1996 pelo artista brasileiro Vik Muniz.
Elas retratam crianças caribenhas de famílias pobres que vivem de cortar cana-de-açúcar nas plantações.
O material que o artista usou para desenhá-las foi o açúcar!
- O que as imagens lhe contam a respeito dessas crianças?
- Você imagina um motivo para o artista criar essas imagens usando açúcar?
- Vik Muniz fotografou as obras para preservar e divulgar sua arte. Além da fotografia, você imagina outra maneira de conseguir isso?
Fim do complemento.
34
1. O reúso de materiais em arte
Pablo Picasso, artista de origem espanhola, criou em 1914 esta natureza-morta usando objetos que encontrou.
Quando um artista reúne objetos em uma obra de arte, como na imagem abaixo, faz uma assemblage .
Observação:
Palavras destacadas no glossário: Natureza-morta ; Assemblage.
Fim da observação.
LEGENDA: Natureza morta, 1914. Pablo Picasso. Madeira pintada e franja de estofamento, 25,4 x 45,7 x 9,2 cm. Galeria Tate Britain, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.
- Circule os materiais que Picasso utilizou nessa obra:
- escova de dentes usada;
- pedaços de madeira;
- franja de estofamento;
- CD quebrado.
35
O artista também criou obras coletando objetos descartados e apropriando-se deles para criar esculturas.
Observação:
Palavras destacadas no glossário: Apropriação.
Fim da observação.
Em 1942, Picasso uniu um selim e um guidão de bicicleta criando uma cabeça de touro. O artista criou diversas obras dessa maneira. Observe como sua pequena coruja incorporou pregos e outros pedaços de metal.
LEGENDA: Cabeça de touro, 1942. Pablo Picasso. Guidão e selim de bicicleta, 33,5 x 43,5 x 19 cm. Museu Picasso, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pequena coruja, 1951-1953. Pablo Picasso. Gesso, cerâmica, metal e goma laca, 33,5 x 22,5 x 19 cm. Museu Kröller-Müller, Otterlo, Holanda. FIM DA LEGENDA.
- Que nome você daria à escultura que aparece ao lado do artista na foto abaixo?
LEGENDA: Pablo Picasso, fotografado em 1954. FIM DA LEGENDA.
36
Boxe complementar:
Construa o que quiser!
Vamos fazer uma assemblage com sucatas?
Veja algumas sucatas e objetos que você pode juntar na sua casa:
LEGENDA: Pedaços de lã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Botões. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Potes vazios. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jornais e revistas usados. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caixas de leite ou de suco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Miolo de rolo de papel higiênico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedos fora de uso. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Garrafas plásticas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tecidos coloridos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CDs fora de uso. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bandejas de isopor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caixas de papelão. FIM DA LEGENDA.
Faça uma lista das sucatas e objetos que vai usar, disponíveis em sua casa. Você pode conversar com seus colegas e trocar informações e materiais.
_____
37
Faça aqui um esboço para pensar como será a sua assemblage.
_____
Fim do complemento.
38
2. Pegar e transformar imagens
A colagem é uma técnica pela qual se criam formas colando e ordenando elementos em uma superfície. Além de papel, alguns artistas colam coisas bem diferentes em seus trabalhos, como tecidos, cordas, plásticos e até mesmo objetos.
O artista italiano Mimmo Rotella fazia suas colagens de forma diferente.
Primeiro, ele coletava vários cartazes, colava um em cima do outro e esperava secar.
Depois, rasgava e arrancava pedaços das partes que queria tirar.
Ele inventou uma técnica de descolagem!
LEGENDA: Mimmo Rotella trabalhando em Mainz, Alemanha, 2000. FIM DA LEGENDA.
39
LEGENDA: O grande campeão, 2003. Mimmo Rotella. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- Quantos cartazes de cinema você imagina que Rotella coletou, colou e depois rasgou para construir esse trabalho?
- Na região em que você mora, são colados cartazes?
40
O artista Vik Muniz nasceu no Brasil e viveu muitos anos nos Estados Unidos. Em seus trabalhos, ele se apropria de imagens de obras de arte famosas e as recria com materiais muito diferentes.
A seguir, você pode observar como ele se apropriou da imagem da Mona Lisa, famosa pintura de Leonardo da Vinci, e a transformou para construir sua obra. Veja como ficou!
LEGENDA: Mona Lisa dupla, 1999. Vik Muniz. Manteiga de amendoim e geleia. Cópia fotográfica por oxidação de corantes, 100 x 80 cm cada imagem. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Observe e compare a imagem da obra de Vik Muniz com a de Leonardo da Vinci.
LEGENDA: Mona Lisa, cerca de 1503-1519. Leonardo da Vinci. Óleo sobre madeira, 77 x 53 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.
- Quais materiais comestíveis você escolheria para recriar a Mona Lisa?
- Quantas imagens da Mona Lisa você faria?
- O que você pensa do trabalho de Vik Muniz?
41
Vik Muniz criou diversas imagens usando materiais perecíveis. Para conhecermos esses trabalhos, dependemos das fotografias que ele fez para registrá-los.
Ele recriou a Medusa, pintada com tinta a óleo pelo artista italiano Michelangelo Caravaggio, usando um prato de macarrão com molho!
LEGENDA: Medusa, cerca de 1595-1598. Michelangelo Caravaggio. Óleo sobre tela, 60 x 55 cm. Galeria Uffizi, Florença, Itália. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Medusa Marinara, 1997. Vik Muniz. Cópia fotográfica por oxidação de corantes, 53,2 x 52,7 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
A pintura Medusa, de Caravaggio, é preservada em coleções de arte há centenas de anos. A obra de Vik Muniz estragaria em pouco tempo se ele não tivesse fotografado sua criação.
42
Em parceria com os catadores de materiais recicláveis do aterro do Jardim Gramacho (hoje desativado), no Rio de Janeiro, Vik Muniz criou uma Medusa bem maior, inspirada também na obra de Caravaggio.
Observe como nesta obra o artista conseguiu um resultado bem diferente.
LEGENDA: Medusa, a partir de Caravaggio, 2009. Vik Muniz. Cópia cromogênica digital, 128,3 x 101,6 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- Quais objetos e materiais recicláveis você reconhece nessa imagem da Medusa composta sob a orientação de Vik Muniz?
43
Boxe complementar:
Recrie uma imagem usando pedaços de outras!
Você pode recriar uma imagem de uma obra de arte ou de uma imagem qualquer de jornal ou revista.
Recorte e cole aqui pedaços de outras imagens, recriando a imagem que você escolheu.
_____
Fim do complemento.
44
O QUE EU APRENDI?
-
Assemblage é o nome que se dá a trabalhos de arte:
( ) realizados reunindo diversos objetos.
( ) criados apenas com materiais novos.
( ) utilizados em apresentações de dança.
- Você possui cinco
potes
de sorvete vazios em casa e vai fazer reúso deles em uma obra de arte. Escreva as três primeiras ideias que teve para isso:
A. _____.
B. _____.
C. _____.
- Escreva sobre as diferenças entre colagem e descolagem.
_____
45
- Em um cartaz de cinema está escrito: Arte Comestível. Desenhe aqui a imagem que acompanharia esse título de filme.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
46
3. Arthur artista
Arthur Bispo do Rosário viveu muitos anos internado em um hospital psiquiátrico, onde começou a fazer arte com os objetos que encontrava.
Ele coletava esses objetos, pensava em como organizá-los, de acordo com as formas e as cores, e atribuía a eles novos significados.
LEGENDA: Arthur Bispo do Rosário com uma de suas obras. Foto de 1989. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vinte garrafas, vinte conteúdos, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, plástico, metal, papel, grãos, vidro e fio elétrico, 110 x 48 x 15 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Observe a reprodução da obra Vinte garrafas, vinte conteúdos, de Bispo do Rosário, e repare nos materiais que ele utilizou.
- O que está guardado dentro das garrafas?
- Por que Bispo agrupou suas garrafas assim?
- Que significado essas garrafas, amarradas e cheias de conteúdos diferentes, têm para você?
- Você arruma as suas coisas de modo particular?
47
Arthur Bispo do Rosário criou suas obras em um local bem diferente do comum para a maioria dos artistas. Apesar das dificuldades, o valor de seu trabalho foi reconhecido e recebeu diversas homenagens.
O trabalho da doutora Nise da Silveira, dedicada à recuperação da dignidade dos internos por meio da arte, foi fundamental para o reconhecimento desse artista.
LEGENDA: Doutora Nise da Silveira. Foto de 1995. FIM DA LEGENDA.
Suas obras são preservadas no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, no bairro da Taquara, localizado no mesmo lugar ocupado pelo hospital psiquiátrico em que viveu.
LEGENDA: Capa do livro Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto, de Luciana Hidalgo, da editora Rocco, 1996. Na imagem, o artista está com o Manto da apresentação. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manto da apresentação (avesso da frente), sem data. Arthur Bispo do Rosário. Tecido, linha, papel e metal, 118,5 x 141,2 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Vários livros foram escritos sobre o artista. Em 2010, foi exibido pela primeira vez um filme sobre a vida dele: O senhor do labirinto.
Obras como os mantos que Bispo do Rosário produziu para uso pessoal já foram apreciadas em exposições realizadas em diversos museus de arte.
48
Repare como o artista organizou estes objetos de modos bem diferentes:
LEGENDA: Moedas I , sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, cal, metal, plástico e papel, 61 x 35 x 16 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vinte e um veleiros, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, PVA, metal, plástico, tecido e linha, 90 x 60 x 36 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrossel, sem data. Arthur Bispo do Rosário. Madeira, borracha, plástico, tecido, linha e metal, 58 x 54 cm. Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.
49
Boxe complementar:
Crie organizando objetos!
Desenhe diversas vezes um mesmo tipo de objeto que tenha um sentido especial para você. Por exemplo, brinquedos ou talheres, e organize-os de modo que construa um trabalho seu. Se quiser, você pode acrescentar desenhos e palavras escritas ou, ainda, fazer o trabalho com objetos de verdade; depois, fotografar, imprimir e colar aqui.
_____
Fim do complemento.
50
4. Brinquedo, comida e arte
Em uma exposição na cidade de São Paulo, a artista brasileira Lia Chaia mostrou a obra Rodopio. Esse trabalho é uma intervenção que modifica a arquitetura do local.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Intervenção.
Fim da observação.
A artista recobriu uma coluna retangular da sala onde expôs e refez essa coluna com a forma circular usando centenas de bambolês, um brinquedo muito conhecido.
- Com quais brinquedos você gostaria de fazer um trabalho de arte?
LEGENDA: Rodopio, 2008. Lia Chaia. Bambolês, 55 x 55 x 3,6 m. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
51
O escultor e desenhista inglês Antony Gormley criou o trabalho intitulado Cama entre 1980 e 1981. Como material, ele utilizou 8.640 fatias de pão de fôrma!
Gormley comeu pedaços de várias fatias para construir as imagens dos corpos humanos. Para o trabalho durar mais tempo, ele cobriu cada uma das fatias com parafina.
- Você consegue reconhecer as formas dos corpos nesse trabalho?
LEGENDA: Cama, 1980-1981. Antony Gormley. Pão e parafina sobre painel de alumínio, 28 x 220 x 168 cm. Galeria Tate Britain, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o significado do pão para você?
_____
- Por que será que o artista decidiu fazer essa obra com pão?
_____
52
Boxe complementar:
Vamos ler e refletir
Para muitas pessoas, o uso de alimentos em obras de arte pode causar indignação. Um dos motivos dessa reação é a noção de desperdício de alimentos. Muitos países, entre eles o Brasil, não conseguiram ainda acabar com problemas de desnutrição e fome.
Por outro lado, ao utilizar a comida como material, artistas como Gormley podem nos ajudar a refletir sobre a nossa vida. Você gostou de conhecer o trabalho desse artista?
- O que você pensa do uso de alimentos para criar arte?
_____
Fim do complemento.
53
Boxe complementar:
Transforme a imagem do copo de leite!
Pense em uma maneira interessante de transformar a imagem do copo de leite abaixo desenhando ou fazendo uma colagem.
Fim do complemento.
Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre o valor do alimento e o da arte. Pergunte o que ele pensa sobre esse tema e conte a resposta dele aos colegas.
54
O QUE EU APRENDI?
- Converse com seus familiares, mostre a eles as obras de Arthur Bispo do Rosário de seu livro e pergunte com quais objetos do dia a dia de sua casa vocês poderiam construir um trabalho de arte. Escreva o nome desses objetos a seguir.
_____
- Você vai preencher cinco garrafas
PET
para fazer uma obra de arte. Escolha cinco materiais diferentes daqueles usados por Arthur Bispo do Rosário e conte por que os escolheu.
_____
- Bispo do Rosário bordou em um manto muitos nomes. Imagine que você vai fazer um manto para vestir e homenagear seus familiares. Quais nomes vai bordar nele? Escreva aqui cada nome com a cor que preferir para a homenagem.
_____
55
- O artista Antony Gormley fez um trabalho de arte usando fatias de pão. Essa atitude causou discussões. Marque a resposta que preferir e justifique-a ou, então, crie uma resposta.
( ) Não é adequado porque muita gente não tem acesso a alimentos no mundo.
_____.
( ) Não tem tanta importância porque o artista comeu parte do pão.
_____.
( ) _____.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.