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UNIDADE 3. Artistas imigrantes

Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  
1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  
2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 
3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  
4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  
5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé. 
 Fim da imagem.

Fonte: Atlas geográfico escolar. 3“ ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lina Bo Bardi adolescente, nos anos 1930. Instituto Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi. São Paulo (SP). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Maria Helena Vieira da Silva, no dia de seu segundo aniversário, 1910. Arquivo Fotográfico da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Lisboa, Portugal. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

Muitos artistas nascidos em outros países se encantaram com o Brasil e decidiram viver e trabalhar aqui. Esses artistas imigrantes trouxeram modos e formas de fazer arte que aprenderam em suas culturas.

  • Na sua família existem imigrantes?
  • Qual ou quais são os países de origem deles?

Fim do complemento.

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Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lasar Segall (ao centro, com roupa clara) quando criança, com sua família em Vilna, Lituânia, em 1896. Acervo do Museu Lasar Segall-Ibram/MinC, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: O artista Samson Flexor na adolescência, com os pais, cerca de 1920. Arquivo da família Flexor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Infográfico. Na parte inferior, mapa-múndi com destaque para o Brasil (laranja), M. H. Vieira da Silva - Portugal (vermelho), Lina Bo Bardi - Itália (verde). Lasar Segall - Lituânia (azul), Samson Flexor - Romênia (marrom), Manabu Mabe - Japão (verde-escuro). Abaixo, a rosa dos ventos e a escala. Em volta, fotografias em preto e branco com bordas coloridas:  1) Vermelho - Foto de uma criança com chapéu, vestido e sapatos em pé.  2) Verde - Foto de mulher sorrindo e segurando um navio sobre a cabeça. 3) Azul - Foto de um casal sentado. Entre eles há duas crianças e atrás, três jovens.  4) Marrom - Foto de um homem e um jovem com ternos e uma mulher com chapéu.  5) Verde-escuro - Foto de uma mulher oriental sentada. Em volta dela há cinco crianças e ao lado, um homem oriental está em pé.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manabu Mabe quando criança (à esquerda da mãe), em 1934. Arquivo da família Mabe – Instituto Manabu Mabe. São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

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1. Lasar Segall

O artista Lasar Segall, antes de viver no Brasil, morou na Lituânia e na Alemanha. Talvez por isso o tema da imigração apareça em muitas de suas obras.

Imagem: Pintura. Vista aérea de um navio gigante. Dentro há várias pessoas e crianças aglomeradas e sentadas entre caixas e tecidos. Ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Navio de emigrantes, 1939-1941. Lasar Segall. Óleo com areia sobre tela, 230 x 270 cm. Museu Lasar Segall-Ibram/MinC, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Veja duas obras que mostram o trabalho de Lasar Segall antes e depois de vir morar no Brasil.

Obra pintada na Alemanha.

Imagem: Pintura abstrata. À esquerda, uma mulher está sentada com um bebê no colo. À direita, um homem está sentado ao lado de uma mesa com um balde em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indigentes, 1920. Lasar Segall. Óleo sobre tela, 85 × 70 cm. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Obra pintada no Brasil.

Imagem: Pintura. Um homem com chapéu e terno marrom e gravata preta está segurando as mãos de uma mulher ruiva com cabelo curto, maquiagem e blusa azul. Ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Encontro, 1924. Lasar Segall. Óleo sobre tela, 66 x 54 cm. Museu Lasar Segall-Ibram/MinC, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Compare as duas obras acima e discuta com os colegas:

60

Nas obras expressionistas, vemos figuras distorcidas e deformadas, traços que expressam sentimentos, cores fortes ou, então, cores escuras com muito contraste.

O contato com a luz tropical do Brasil expandiu o uso das cores na pintura de Lasar Segall, como vimos em Encontro.

Observe, nesta página, imagens de obras criadas por outros artistas expressionistas.

Imagem: Pintura. Uma mulher com cabelo preto e curto e blusa amarela está sentada em uma cadeira e olhando para cima. Ao fundo, manchas verdes e azuis. Fim da imagem.

LEGENDA: A boba, 1915-1916. Anita Malfatti. Óleo sobre tela, 61 x 50,6 cm. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. No centro, uma pessoa careca com roupa preta está em uma ponte com os olhos arregalados, a boca aberta e as mãos no rosto. Ao fundo, um rio sinuoso e o céu em tons de laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: O grito, 1893. Edvard Munch. Óleo, têmpera e pastel sobre cartão, 91 x 73,5 cm. Museu Munch, Oslo, Noruega. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Desenho em preto e branco. No centro, uma pessoa careca com roupa preta está em uma ponte com os olhos arregalados, a boca aberta e as mãos no rosto. Ao fundo, um rio sinuoso e nuvens no céu. Fim da imagem.

LEGENDA: O grito, 1893. Edvard Munch. Litografia, 35,5 x 25,4 cm. Galeria Nacional, Oslo, Noruega. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

61

Boxe complementar:

Que tal desenhar como um expressionista?

Experimente fazer seu desenho com os recursos usados pelos expressionistas: exagere as formas, distorça as figuras e use cores fortes ou contrastantes!

_____

Fim do complemento.

62

2. Samson Flexor e Manabu Mabe

Samson Flexor foi outro artista que viajou, viajou, viajou e se fixou no Brasil. Antes morou na Romênia, na Bélgica e na França.

A obra desse artista esteve fortemente associada a um movimento artístico: o abstracionismo geométrico. Como o nome indica, as obras desse movimento são abstratas, ou seja, nelas o artista não está preocupado em representar o mundo como o vemos, mas, sim, em criar um “mundo” na superfície da pintura, organizando cores e formas que por si sós já expressam muita coisa.

Imagem: Pintura. Linhas em tons de azul formando figuras geométricas. Fim da imagem.

LEGENDA: Geométrico, 1956. Samson Flexor. Óleo sobre tela, 53 x 53 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Triângulos e polímeros preto, branco e cinza sobre fundo marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Composição, sem data. Samson Flexor. Óleo sobre tela, 35 x 50 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Segundo sua leitura, essas imagens criadas por Flexor:

63

O termo arte abstrata é utilizado para indicar obras que não representam objetos reconhecíveis.

Observação:

Palavras destacadas no glossário: Arte abstrata.

Fim da observação.

O pintor e teórico da arte Wassily Kandinsky foi o primeiro artista a fazer uma pintura inteiramente abstrata. Para ele, os artistas deveriam dedicar-se a pintar o mundo interior e os sentimentos.

Veja abaixo uma obra do artista.

Imagem: Pintura. Formas geométricas coloridas sobre fundo bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Laranja, 1923. Wassily Kandinsky. Litografia, 40,5 x 38,4 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Você vai fazer um trabalho geométrico!

Você pode usar régua, esquadro, transferidor e compasso ou obter formas geométricas contornando objetos, como moedas. Pense na composição das cores e em sua relação com as formas.

_____

Fim do complemento.

64

Vamos conhecer outro artista imigrante que trabalhou a abstração de uma maneira distinta da de Flexor.

Manabu Mabe nasceu em 14 de setembro de 1924, na província de Kumamoto, no Japão. Ele veio com a família para o Brasil para trabalhar em uma lavoura de café no interior do estado de São Paulo.

Na fazenda, ele aproveitava os dias de chuva e os domingos (quando não trabalhava) para pintar.

Manabu Mabe, vigoroso e brilhante mestre das cores e do estilo abstrato, morreu em São Paulo, em outubro de 1997, aos 73 anos.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Manabu, homem oriental com cabelo penteado para trás, olhos amendoados, nariz largo e lábios finos está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: O artista Manabu Mabe. Arquivo da Família Mabe – Instituto Manabu Mabe, São Paulo (SP). Foto sem data. FIM DA LEGENDA.

Em suas pinturas abstratas, é possível identificar gestos rápidos que lembram os gestos que são feitos para escrever ideogramas japoneses.

O ideograma japonês abaixo significa “árvore”. Experimente desenhar esse ideograma no espaço ao lado dele.

Imagem: Pintura. No centro há ideogramas em preto. Atrás há manchas em tons de amarelo sobre fundo vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: O grito, 1958. Manabu Mabe. Laca sobre tela, 130 x 162 cm. Instituto Manabu Mabe, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. À esquerda, ideograma japonês de “árvore”. À direita, quadro em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Ideograma japonês que significa “árvore”. FIM DA LEGENDA.

65

Observe reproduções de duas obras de Manabu Mabe.

Imagem: Pintura. No centro, figura circular preta e ao lado, uma faixa branca sobre fundo marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Outono tardio, 1973. Manabu Mabe. Laca sobre tela, 130 x 162 cm. Instituto Manabu Mabe, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. À direita, retângulo em tons de azul. No centro, faixa vermelha e figura circular preta. À esquerda, círculo em tons e azul e manchas amarelas sobre fundo verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Brincadeira da água, 1978. Manabu Mabe. Laca sobre tela, sem dimensões. Instituto Manabu Mabe, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Agora, responda às questões:

66

O QUE EU APRENDI ?

  1. Se você fosse um passageiro da pintura Navio de emigrantes, de Lasar Segall, quais as três coisas que levaria na bagagem ao sair do seu país de origem? Por quê?
  1. Você desenhou como um artista expressionista, portanto usou alguns dos recursos a seguir:

    ( ) Desenhou as expressões habituais do dia a dia dos seus colegas.

    ( ) Exagerou nas formas, distorceu as figuras e usou cores contrastantes.

    ( ) Fotografou uma pessoa na paisagem e tentou representar a foto que tirou.

  1. A obra do artista Samson Flexor foi fortemente associada ao movimento:

    ( ) Cubismo.

    ( ) Abstracionismo geométrico.

    ( ) Impressionismo.

  1. Desenhe no ar gestos rápidos como Manabu Mabe fez em suas pinturas.
    • Agora, desenhe usando movimentos semelhantes aos que ele fez.

      _____

67

  1. Você já estudou um ideograma japonês que significa “árvore”. Crie o seu ideograma para a palavra pássaro.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. Lina Bo Bardi

Vocês já viram o edifício abaixo em algum cartão-postal de São Paulo?

Esse edifício de concreto abriga o Museu de Arte de São Paulo (Masp), um dos museus de arte mais conhecidos da cidade de São Paulo. Ele tem um enorme vão livre de 74 metros entre os pilares vermelhos.

Foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, uma das artistas estrangeiras que vieram para ficar no Brasil. Lina Bo Bardi nasceu em Roma, em 5 de dezembro de 1914, e faleceu em São Paulo, em março de 1992. Seu primeiro nome era Achillina, mas ficou conhecida apenas como Lina.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano, carros em uma avenida. Em segundo plano, o Masp, construção retangular e extensa com duas colunas vermelhas nas laterais. Ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista lateral do Masp. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um espaço amplo embaixo do Masp. Ao fundo, as duas colunas vermelhas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do vão livre do Masp. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (SP). Foto de 2007. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de árvores ao lado de uma avenida. Do outro lado, o Masp e mais prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do Masp. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (SP). Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas atravessando uma faixa de pedestres. Atrás, lateral do Masp e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista lateral do Masp. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo (SP). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

69

No mundo moderno, muitos museus de arte apresentam uma arquitetura diferente e ousada e podem ser considerados obras de arte.

Veja fotos de sedes de outros museus de arte.

Imagem: Fotografia. Prédio circular com paredes brancas. Em volta há várias pessoas e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada do Museu Guggenheim, Nova York, Estados Unidos. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de construção grande com paredes prateadas e telhado com formas curvas. Ao lado, um rio e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Museu Guggenheim, em Bilbao, Espanha. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

70

Lina Bo Bardi também era designer de objetos: criou peças de mobiliário com ousadia e funcionalidade.

Veja o exemplo abaixo: você já se sentou em uma cadeira de três pés sem cair?

Essa cadeira, projetada por Lina Bo Bardi e mais dois arquitetos, é muito leve e pode ser dobrada.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preto e comprido, camisa azul, calça preta e sapato marrom está sentada em um sofá de madeira com almofadas pretas. Atrás dela há mais sofás iguais em um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: A designer e arquiteta Lina Bo Bardi sentada no sofá de um dos galpões do Sesc Pompeia, em São Paulo, que foi projetado por ela. Foto de 1982. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cadeira dobrável de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Cadeira dobrável Frei Egídio, 1986. Lina Bo Bardi. Madeira e metal, 84 x 44 x 50 cm. Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia o texto em voz alta com seus colegas:

[...] Lina pesquisou intensamente a cultura popular brasileira e buscou nela inspiração para seu trabalho. Sua cadeira Tripé, de 1948, por exemplo, nasceu da rede, que considerava um dos mais perfeitos instrumentos de repouso, por sua aderência perfeita à forma do corpo.

Na foto, a cadeira Frei Egídio, que projetou em conjunto com os arquitetos Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. O desenho deriva da cadeira franciscana do século XV. A construção foi simplificada e reduziram-se os elementos estruturais a apenas três peças. Assim, a cadeira pesa apenas 4 kg; dobrável, tem fácil transporte e armazenamento.

Fonte: Os mestres do desenho mobiliário, Revista da Madeira , 92, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/f1Q. Acesso em: 27 maio 2021.

71

Boxe complementar:

Que tal bolar uma cadeira de três pés?

Crie uma maquete com papelão, fita-crepe e sucatas.

Não se esqueça, a sua cadeira não pode cair!

Imagem: Fotografia. Uma menina com presilhas de borboleta na cabeça e camiseta branca está segurando uma cadeira pequena feita com CD e papelão.  Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. A menina está sorrindo e segurando um berço pequeno feito de caixa de isopor. Na frente dela há uma mesa com vários objetos em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Nas fotos, menina manipula “maquetes” de cadeira feitas com papelão e sucata. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

72

4. Vieira da Silva

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia com os colegas:

Vieira da Silva foi casada com Arpad Szenes, um artista judeu húngaro. Eles viviam em Portugal, mas devido à perseguição nazista ao povo judeu ela perdeu sua nacionalidade portuguesa. Assim, o casal ficou sem pátria: tornou-se apátrida. Viveram no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Regressaram à França em 1947 e obtiveram nacionalidade francesa em 1956.

Observe a seguir a imagem de uma das obras que a artista criou no Brasil.

Imagem: Pintura. No centro, um barco com várias pessoas dentro está em cima de uma onda colorida com silhuetas de pessoas. Ao fundo, o mar e o céu escuros. Fim da imagem.

LEGENDA: História trágico-marítima ou naufrágio, 1944. Maria Helena Vieira da Silva. Óleo sobre tela, 81,5 x 100 cm. Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma criança com chapéu, vestido e sapatos está em pé. Fim da imagem.

LEGENDA: Maria Helena Vieira da Silva, aos 2 anos, em 1910. Arquivo fotográfico da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa, Portugal. FIM DA LEGENDA.

A foto acima, de Vieira da Silva, é do início do século XX.

[...] Maria Helena Vieira da Silva [...], pintora de origem portuguesa, nasceu em Lisboa, no seio de uma família que cedo estimulou o seu interesse pela pintura, pela leitura e pela música, [...].

Disponível em: http://fdnc.io/f1R. Acesso em: 27 maio 2021.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

73

Observe nas imagens desta página um autorretrato de Vieira da Silva e uma foto da artista. Nelas você pode notar a diferença entre a pintura e a fotografia e a maneira como apresentam os traços característicos de seu rosto.

Imagem: Pintura. Mulher com cabelo preto e curto, sobrancelhas escuras, olhos grandes, nariz fino e lábios pequenos está com blusa preta e olhando para frente. Ao fundo, uma mesa vermelha e uma bolsa preta sobre um banco azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato, 1930. Vieira da Silva. Óleo sobre tela, 54 x 46 cm. Coleção do Comitê Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa, Portugal. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vieira, mulher com cabelo curto, olhos grandes, nariz fino e boca pequena está com as mãos sobre uma mesa e olhando para frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Vieira da Silva em sua casa de campo, em Loiret, França. Foto de 1968. Arquivo Fotográfico da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa, Portugal. FIM DA LEGENDA. FIM DA LEGENDA.

Vieira da Silva foi modelo para a própria pintura.

Discuta com os colegas:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

74

Como é ser imigrante?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Converse com seus colegas sobre as questões:

75

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre artistas imigrantes. Peça a ajuda dele para pesquisar outro artista imigrante que tenha vivido no Brasil.

Boxe complementar:

Desenhar e imaginar

Imagine que sua classe vai viajar para algum lugar distante.

  • Que lugar será esse? Que meio de transporte usarão? Qual será o objetivo dessa viagem?

    Faça seu desenho!

    _____

Fim do complemento.

76

O QUE EU APRENDI ?

  1. Imagine que você vai fazer duas maquetes de arquitetura, uma de uma casa de praia e outra de uma casa no campo. Assinale os elementos necessários a cada uma das maquetes; use um P para marcar os da praia e um C para os do campo.

    ( ) Guarda-sol.

    ( ) Plantação.

    ( ) Areias.

    ( ) Barcos.

    ( ) Trator.

    ( ) Boi.

    ( ) Redes de pesca.

    ( ) Cavalo.

  1. A arquiteta Lina Bo Bardi criou, com mais dois arquitetos, uma cadeira inspirada em uma rede. Conte no que gostaria de se inspirar para criar uma cadeira e justifique sua resposta.

    _____

  1. Qual dos museus a seguir foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e representa a cidade de São Paulo em muitos cartões-postais?

    ( ) Museu do Estado do Pará.

    ( ) Museu da cidade de Olinda.

    ( ) Museu de Arte de São Paulo.

  1. Você foi convidado para ilustrar a história de uma criança que viveu na época dos seus avós. Leia esta proposta para seus familiares e peça a eles alguma dica da época dos seus avós para fazer seu desenho. Podem ser fotos, coisas que eles contam etc.

    _____

77

  1. Vieira da Silva foi uma artista que viveu um período de sua vida no Brasil, mas nasceu em:

    ( ) Recife.

    ( ) Porto Alegre.

    ( ) Portugal.

  1. Você vai viajar para um lugar distante e quer trazer imagens de lá para guardar de recordação. O que precisa levar para registrar essas imagens?

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.