78
UNIDADE 4. Texto e imagem fazem arte
LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.
79
Boxe complementar:
Primeiros contatos
A artista brasileira Elida Tessler criou seu trabalho com palavras escritas em objetos comuns do cotidiano: pregadores.
- Você já pensou em escrever em um pregador? Qual palavra escolheria?
- Por que será que ela colocou essas palavras nessa ordem?
- Será que podemos mudar os pregadores de lugar?
- O que você pensa de a artista instalar esse trabalho em diferentes lugares?
Fim do complemento.
80
1. Escrever, cortar e colar
Muitos artistas escrevem nas obras apenas sua assinatura. Outros incorporam textos como parte importante do sentido da obra.
- Você já desenhou em um texto ou
escreveu
em um objeto?
A arte contemporânea por vezes trabalha com objetos encontrados no cotidiano, já prontos, e os modifica ao colocá-los em outro lugar, fazendo arte com eles. Assim, passam a ter outros significados.
LEGENDA: A artista Elida Tessler fotografada em frente a uma de suas instalações. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as diferenças entre pregadores comuns usados em varais de roupas e estes apresentados por Elida Tessler em exposições de arte?
81
A artista escreveu em seu site sobre a origem desse trabalho. Leia o texto em voz alta com os colegas.
“[...] iniciado em 1994. Este projeto desenvolveu-se a partir de uma conversa com um motorista de táxi, em Macapá. Na ocasião, o condutor informou que o prefeito da cidade havia sido preso por “faltar com a palavra”. [...] A associação entre a prisão do político e a função de um “prendedor de roupas” promoveu a escolha deste objeto doméstico como elemento de trabalho.
O processo consiste em solicitar às mais diversas pessoas que escrevam uma palavra de sua escolha sobre um prendedor de roupas de madeira. Todos os prendedores estão fixados em único fio de varal. À medida que o tempo passa, aumenta o número de prendedores de roupa, como uma espécie de calendário. A cada instalação, o fio de varal é fixado de modo diferente, sempre mantendo a sua unidade linear. [...] este trabalho deverá ser continuado infinitamente. [...] já foi apresentado em diferentes cidades e países [...]”.
Disponível em: http://fdnc.io/f1U. Acesso em: 19 jan. 2021.
LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.
82
Boxe complementar:
Seus objetos e suas palavras
Encontre um objeto do cotidiano e descreva-o aqui:
_____
Escolha a palavra que vai escrever nele.
_____
Pense em um conjunto do mesmo objeto, defina quantos serão e quais são as palavras que você escreverá neles. Agora, você pode desenhar aqui seus objetos com as palavras escolhidas!
_____
Fim do complemento.
83
Boxe complementar:
Vocês nos dão suas palavras?
Converse com a classe sobre a ideia de criarem juntos um varal de pregadores com palavras escolhidas por vocês. Cada aluno escolhe uma.
- Escrevam em seus pregadores as palavras escolhidas.
- Combinem a ordem em que serão colocados no fio de varal.
- Decidam em que local gostariam de expor o varal de palavras.
- Quando cada
colega
for colocar seu pregador, deverá cantar em voz alta a palavra escolhida e dançar movimentando o corpo como se
fosse
escrever com ele essa palavra!
Você pode fazer um desenho ou fotografia registrando o trabalho que criaram juntos e colar sua imagem nesse espaço.
_____
Fim do complemento.
84
2. Poesia visual
O artista brasileiro Rubens Gerchman criou, na década de 1970, as obras que você pode ver nesta página. Nelas, a palavra ar, escrita em um dos trabalhos em inglês (air) e no outro em português, é trabalhada como uma forma de poesia visual.
LEGENDA: Air, 1970. Rubens Gerchman. Metal, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Leia a definição de poesia visual dada pela artista brasileira Lenora de Barros:
Poesia visual, para mim, é poder falar visualmente, transcender os limites da minha língua, das nossas línguas. Ver com a boca é falar com o olho.
Disponível em: http://fdnc.io/f1W. Acesso em: 19 jan. 2021.
LEGENDA: Ar, 1970. Rubens Gerchman. Acrílico e algodão, 60 x 110 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
85
Arnaldo Antunes, além de artista visual, é músico, compositor e cantor. Nasceu em São Paulo, em 1960.
Ele também é poeta, faz vídeos e performances . Enquanto canta nos seus shows, podemos perceber como valoriza a expressão corporal. O canto e sua movimentação, integrados, formam sua arte.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Performance.
Fim da observação.
LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Cabeça Dinossauro. Foto de 1986. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Iê Iê Iê. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Pelo modo de colocar as palavras no papel, muitos de seus trabalhos são considerados poesia visual.
Arnaldo Antunes organiza as palavras como desenhos, comunicando ideias, sensações e sentidos ao leitor.
86
LEGENDA: Instante 1, 2003. Arnaldo Antunes. Série Caligrafia. Tinta sobre papel, sem dimensões. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.
Nesse trabalho, que podemos classificar como poesia visual, Arnaldo Antunes ao mesmo tempo escreve e desenha com as letras.
Ele usa várias cores para traçar letras de diversos tamanhos, dispostas de maneira diferente da habitualmente usada na escrita.
Em uma poesia visual, o modo como as palavras são escritas é tão importante quanto seu significado.
Ver e ler se completa na ideia do artista.
- Localizem, na poesia de Arnaldo Antunes acima, algumas palavras e escrevam-nas
nestas
linhas.
_____
Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre poesia visual. Depois, façam uma poesia visual, escolhendo as cores e as palavras que vão escrever à mão em uma folha avulsa. Essa poesia fará parte de um mural na sala de aula.
87
Boxe complementar:
Vamos fazer escultura com palavras!
Reúna-se com três colegas e escolham a(s) palavra(s) com que vão trabalhar, conversando sobre o sentido que ela(s) tem(têm) para cada um e como vão fazer a escultura.
Vocês podem usar papelão, tubos de rolo de papel higiênico, copos plásticos e outros tipos de sucata.
Depois, montem uma pequena exposição na sala de aula para que todos possam apreciar os trabalhos.
Fim do complemento.
88
O QUE EU APRENDI?
- A artista brasileira contemporânea Elida Tessler cria instalações com palavras escritas em pregadores, objetos que são encontrados no cotidiano. Imagine que ela coletou
estas
palavras: cinema, televisão, rádio, guarda-chuva, elefante e banana.
- Em qual ordem você as colocaria no varal? Escreva-as nos seis pregadores na ordem escolhida.
- Explique por que escolheu essa ordem e não outra.
_____
- Você vai criar um pacote de pregadores para pendurar
roupa
na sua casa escrevendo neles palavras a respeito de cuidados com o meio ambiente. Escolha seis palavras e escreva-as aqui!
- _____
- _____
- _____
- _____
- _____
- _____
- O que é uma poesia visual?
_____
89
- Desenhe uma poesia visual na qual apareçam as palavras amor e dor.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
90
3. Arte com texto nas paredes
Laura Vinci é uma artista contemporânea que mora na cidade de São Paulo.
LEGENDA: Vista parcial da instalação Parede palavra, 2006. Laura Vinci. Texto gravado na parede, água e mármore, dimensões variadas. Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Esse tipo de trabalho chama-se instalação . A artista faz uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nele para experienciá-la. A instalação de Laura Vinci foi feita especialmente para essa exposição.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Instalação.
Fim da observação.
91
Laura também faz instalações nas quais escreve com gelo.
LEGENDA: Vistas parciais da instalação Estados, 2002. Laura Vinci. Caixas metálicas, tubos de cobre, sistema de refrigeração, gelo e piso plástico, dimensões variadas. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
92
Boxe complementar:
Vamos escrever em relevo em uma parede?
Reúna-se com cinco colegas e façam muitos rolinhos de folhas de jornal. Sigam as instruções abaixo.
Peguem uma folha de jornal.
Enrolem-na com a ajuda de um palito comprido na direção diagonal, fazendo um tubo fino e bem apertado.
Prendam as pontas e o meio do tubo com fita adesiva ou fita-crepe.
Agora, seu grupo pode projetar o que vai escrever na parede. Cortem os tubinhos nos tamanhos adequados para formar as letras e as palavras e juntem as partes com a fita-crepe.
• Que tal ler o que todos os grupos escreveram?
93
Pronto, só falta colar na parede. Pequenos anéis de fita-crepe podem ser usados para isso.
Fim do complemento.
94
4. Receita de arte e chão de artista
A artista na foto abaixo chama-se Regina Silveira.
Em 1977, ela decidiu criar uma obra com palavras: inventou uma receita de pudim impossível de ser realizada e distribuiu no metrô de São Paulo.
Esse trabalho da artista mostra como, às vezes, a arte pode ser feita a partir de uma ideia, de um conceito ou apenas de palavras.
LEGENDA: A artista Regina Silveira com uma de suas obras. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
Leia com os colegas e o professor a receita criada por Regina. Repare nos ingredientes e no modo de preparo.
LEGENDA: Pudim Arte Brasileira, 1977. Regina Silveira. Acervo da artista. FIM DA LEGENDA.
95
Na imagem abaixo, a artista Regina Silveira aparece em cima da obra Paraler, criada por ela nas calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade de São Paulo. Repare como as palavras que ela escreveu parecem ter sido bordadas com uma agulha em um tecido.
LEGENDA: A artista Regina Silveira e sua obra na calçada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista lateral da calçada criada por Regina Silveira em frente à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
Bibliotecas são lugares onde livros, jornais e revistas podem ser lidos gratuitamente no local ou emprestados.
- Você já foi a uma biblioteca?
- Costuma ler livros? Tem algum preferido?
96
Para criar a obra Paraler, Regina Silveira primeiro pesquisou como a palavra biblioteca é escrita em diferentes línguas.
LEGENDA: Ilustração do projeto gráfico feito por Eduardo Verderrame para a obra de Regina Silveira para as calçadas da Biblioteca Mário de Andrade. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
Depois, ela estudou como dispor as palavras nas calçadas em torno da Biblioteca Mário de Andrade. Sua obra convive com outros elementos tradicionais das calçadas, como postes, bueiros, canteiros de plantas e linhas amarelas para guiar deficientes visuais.
LEGENDA: Planta das calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
97
LEGENDA: Etapas da composição dos desenhos da calçada. Fotos de 2015. FIM DA LEGENDA.
Com base no estudo da artista, operários cortaram pedaços de porcelanato para compor o desenho de cada palavra. Depois, essas peças foram cimentadas nas calçadas.
Observe um detalhe da calçada pronta na imagem a seguir.
LEGENDA: Detalhe da calçada que permite perceber os desenhos criados pela artista Regina Silveira. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
Responda:
- Você gostaria de pisar nessa calçada?
- Qual é a sua opinião sobre o trabalho da artista?
- Você já pisou em um chão diferente do comum? Como ele era?
- Você tem alguma ideia para criar uma calçada bem diferente? Onde ela ficaria?
98
Repare como a calçada criada pela artista participa da paisagem da cidade. Ela a criou para que durasse muito tempo; até reservou um estoque de peças extras para garantir sua manutenção quando houver necessidade de algum reparo.
LEGENDA: Vista aérea da calçada central da Biblioteca Mário de Andrade retratando a calçada e a rua, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea da Biblioteca Mário de Andrade com destaque para a calçada da frente do prédio, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea parcial aproximada da calçada da Biblioteca Mário de Andrade mostrando as palavras no chão, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
- Descreva essas calçadas em uma carta para quem nunca as viu.
_____
99
Boxe complementar:
Registre você pisando em um chão diferente!
Você vai fazer uma foto na qual você apareça pisando em um chão diferente do comum. Pode ser um chão que descobriu ou um que alterou usando giz ou outros recursos.
Depois, cole neste espaço sua fotografia.
_____
Fim do complemento.
100
O QUE EU APRENDI?
- A artista Laura
Vinci
fez uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nela para experienciá-la. Essa forma de arte chama-se:
( ) pintura.
( ) instalação.
( ) escultura.
- Você vai fazer Arte escrevendo e pintando um texto na parede do lado de fora da sua casa. Escreva a frase que gostaria de escrever e pintar e justifique sua escolha.
_____
- Você ganhou uma sacola térmica com
sete
letras feitas de gelo: A A A
L
Ç C D. Quais palavras congeladas você vai escrever? Consegue escrever uma usando todas as
sete
letras?
_____
- A artista Regina Silveira
escreveu
uma Receita de Arte Brasileira e você vai escrever aqui uma Receita para a chuva parar, acompanhada de um desenho.
_____
_____
101
- Imagine você no futuro indo a Marte para fazer uma obra de arte com palavras ou frases no chão do planeta! Que palavras ou frases vai escrever? Explique por que as escolheu.
_____
- Regina Silveira
escreveu
a palavra biblioteca em diferentes línguas no chão da calçada de uma importante biblioteca da cidade de São Paulo. Você vai escolher e escrever aqui outras seis palavras, em língua portuguesa, relacionadas à biblioteca.
- _____.
- _____.
- _____.
- _____.
- _____.
-
_____.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
102
AVALIAÇÃO FINAL
- Qual é o nome da profissão de um artista que desenha um objeto considerando a sua forma e a sua função? O que você conhece desse trabalho?
_____
- Você sabe qual é o nome da profissão de quem cria moda? O que conhece desse trabalho?
_____
- Complete as frases:
- Pablo Picasso criou uma cabeça de touro usando um _____ e um _____ de bicicleta.
- Vik Muniz criou um trabalho de arte com manteiga de amendoim a partir de uma obra de Leonardo da Vinci, a famosa _____.
- Você estudou a obra Navio de emigrantes, de Lasar Segall. Escreva aqui a respeito dos detalhes
dela
que lembrar.
_____
- A designer Lina Bo Bardi se inspirou na cultura popular brasileira para criar objetos.
- O que ela criou ao se inspirar em uma rede?
_____
- O que ela criou ao se inspirar em uma rede?
103
- Desenhe sua
ideia
para um objeto inspirado na cultura popular brasileira.
_____
- Escreva o nome do objeto que imaginou e no que se inspirou para criá-lo.
_____
- A artista Elida Tessler criou obras com palavras escritas em pregadores de
roupa
pendurados em varais. Quais diferenças você percebe entre o varal da artista e o varal de uma casa?
_____
LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.
- A artista Regina Silveira
escreveu
a mesma palavra em diferentes línguas para criar a calçada de uma biblioteca.
- Qual palavra a artista escreveu?
_____
- Escreva uma mensagem a um amigo comentando essa obra da artista.
_____
- Qual palavra a artista escreveu?