78

UNIDADE 4. Texto e imagem fazem arte

Imagem: Fotografia. Pregadores de madeira pendurados em um varal e com palavras escritas na base: respeito, saúde, sinceridade, prosperidade, honestidade, liberdade, amor, paz, saudade, carinho, diálogo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

A artista brasileira Elida Tessler criou seu trabalho com palavras escritas em objetos comuns do cotidiano: pregadores.

  • Você já pensou em escrever em um pregador? Qual palavra escolheria?
  • Por que será que ela colocou essas palavras nessa ordem?
  • Será que podemos mudar os pregadores de lugar?
  • O que você pensa de a artista instalar esse trabalho em diferentes lugares?

Fim do complemento.

80

1. Escrever, cortar e colar

Muitos artistas escrevem nas obras apenas sua assinatura. Outros incorporam textos como parte importante do sentido da obra.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Elida, mulher com cabelo encaracolado e comprido, óculos e blusa preta está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Elida Tessler fotografada em frente a uma de suas instalações. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pregadores de madeira pendurados em um varal e com palavras escritas na base: carinho, feliz, paz, fé, amizade, fortaleza, joia, plenitude, paz, fé e viver.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

A artista escreveu em seu site sobre a origem desse trabalho. Leia o texto em voz alta com os colegas.

“[...] iniciado em 1994. Este projeto desenvolveu-se a partir de uma conversa com um motorista de táxi, em Macapá. Na ocasião, o condutor informou que o prefeito da cidade havia sido preso por “faltar com a palavra”. [...] A associação entre a prisão do político e a função de um “prendedor de roupas” promoveu a escolha deste objeto doméstico como elemento de trabalho.

O processo consiste em solicitar às mais diversas pessoas que escrevam uma palavra de sua escolha sobre um prendedor de roupas de madeira. Todos os prendedores estão fixados em único fio de varal. À medida que o tempo passa, aumenta o número de prendedores de roupa, como uma espécie de calendário. A cada instalação, o fio de varal é fixado de modo diferente, sempre mantendo a sua unidade linear. [...] este trabalho deverá ser continuado infinitamente. [...] já foi apresentado em diferentes cidades e países [...]”.

Disponível em: http://fdnc.io/f1U. Acesso em: 19 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira em varais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira com palavras escritas na base.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Seus objetos e suas palavras

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Encontre um objeto do cotidiano e descreva-o aqui:

_____

Escolha a palavra que vai escrever nele.

_____

Pense em um conjunto do mesmo objeto, defina quantos serão e quais são as palavras que você escreverá neles. Agora, você pode desenhar aqui seus objetos com as palavras escolhidas!

_____

Fim do complemento.

83

Boxe complementar:

Vocês nos dão suas palavras?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Converse com a classe sobre a ideia de criarem juntos um varal de pregadores com palavras escolhidas por vocês. Cada aluno escolhe uma.

  1. Escrevam em seus pregadores as palavras escolhidas.
  1. Combinem a ordem em que serão colocados no fio de varal.
  1. Decidam em que local gostariam de expor o varal de palavras.
  1. Quando cada colega for colocar seu pregador, deverá cantar em voz alta a palavra escolhida e dançar movimentando o corpo como se fosse escrever com ele essa palavra!

    Você pode fazer um desenho ou fotografia registrando o trabalho que criaram juntos e colar sua imagem nesse espaço.

    _____

Fim do complemento.

84

2. Poesia visual

O artista brasileiro Rubens Gerchman criou, na década de 1970, as obras que você pode ver nesta página. Nelas, a palavra ar, escrita em um dos trabalhos em inglês (air) e no outro em português, é trabalhada como uma forma de poesia visual.

Imagem: Fotografia. Fios de metal formando a palavra AIR.  Fim da imagem.

LEGENDA: Air, 1970. Rubens Gerchman. Metal, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia a definição de poesia visual dada pela artista brasileira Lenora de Barros:

Poesia visual, para mim, é poder falar visualmente, transcender os limites da minha língua, das nossas línguas. Ver com a boca é falar com o olho.

Disponível em: http://fdnc.io/f1W. Acesso em: 19 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. A palavra AR vazada e ao fundo, nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ar, 1970. Rubens Gerchman. Acrílico e algodão, 60 x 110 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

85

Arnaldo Antunes, além de artista visual, é músico, compositor e cantor. Nasceu em São Paulo, em 1960.

Ele também é poeta, faz vídeos e performances . Enquanto canta nos seus shows, podemos perceber como valoriza a expressão corporal. O canto e sua movimentação, integrados, formam sua arte.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Performance.

Fim da observação.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem com blusa e calça está em pé com os braços para frente sobre um palco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Cabeça Dinossauro. Foto de 1986. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem com óculos escuros, terno azul-claro com a manga esquerda vermelha está com os joelhos dobrados. Ao fundo, camisetas coloridas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Iê Iê Iê. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

Pelo modo de colocar as palavras no papel, muitos de seus trabalhos são considerados poesia visual.

Arnaldo Antunes organiza as palavras como desenhos, comunicando ideias, sensações e sentidos ao leitor.

86

Imagem: Pintura. Palavras escritas em preto, verde e vermelho sobrepostas sobre fundo branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Instante 1, 2003. Arnaldo Antunes. Série Caligrafia. Tinta sobre papel, sem dimensões. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.

Nesse trabalho, que podemos classificar como poesia visual, Arnaldo Antunes ao mesmo tempo escreve e desenha com as letras.

Ele usa várias cores para traçar letras de diversos tamanhos, dispostas de maneira diferente da habitualmente usada na escrita.

Em uma poesia visual, o modo como as palavras são escritas é tão importante quanto seu significado.

Ver e ler se completa na ideia do artista.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre poesia visual. Depois, façam uma poesia visual, escolhendo as cores e as palavras que vão escrever à mão em uma folha avulsa. Essa poesia fará parte de um mural na sala de aula.

87

Boxe complementar:

Vamos fazer escultura com palavras!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúna-se com três colegas e escolham a(s) palavra(s) com que vão trabalhar, conversando sobre o sentido que ela(s) tem(têm) para cada um e como vão fazer a escultura.

Vocês podem usar papelão, tubos de rolo de papel higiênico, copos plásticos e outros tipos de sucata.

Imagem: Ilustração. No centro, uma menina com cabelo encaracolado e preso e camiseta azul-escuro está sorrindo. Na frente dela há latas, garrafas e copos colados, formando a palavra “ARTE”. Atrás dela, cinco crianças estão em volta de mesas e colando garrafas e rolos de papelão.  Fim da imagem.

Depois, montem uma pequena exposição na sala de aula para que todos possam apreciar os trabalhos.

Fim do complemento.

88

O QUE EU APRENDI?

  1. A artista brasileira contemporânea Elida Tessler cria instalações com palavras escritas em pregadores, objetos que são encontrados no cotidiano. Imagine que ela coletou estas palavras: cinema, televisão, rádio, guarda-chuva, elefante e banana.
    • Em qual ordem você as colocaria no varal? Escreva-as nos seis pregadores na ordem escolhida.
Imagem: Fotografia. Seis pregadores de madeira em tons de marrom com números ao lado. Fim da imagem.
  1. Você vai criar um pacote de pregadores para pendurar roupa na sua casa escrevendo neles palavras a respeito de cuidados com o meio ambiente. Escolha seis palavras e escreva-as aqui!
    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
  1. O que é uma poesia visual?

    _____

89

  1. Desenhe uma poesia visual na qual apareçam as palavras amor e dor.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

90

3. Arte com texto nas paredes

Laura Vinci é uma artista contemporânea que mora na cidade de São Paulo.

Imagem: Fotografia. Uma parede branca com o texto:  NO GESSO SE MOLDA  NA ÁGUA FORTE CAI  NA IMAGINAÇÃO PODE  VEM NA ESPUMA DO MAR  LUZ EM LEITE DERRAMA  COR CALMA DE CHUMBO  DE CAL EXTINTA FINDA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista parcial da instalação Parede palavra, 2006. Laura Vinci. Texto gravado na parede, água e mármore, dimensões variadas. Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Esse tipo de trabalho chama-se instalação . A artista faz uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nele para experienciá-la. A instalação de Laura Vinci foi feita especialmente para essa exposição.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Instalação.

Fim da observação.

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Laura também faz instalações nas quais escreve com gelo.

Imagem: Fotografia. Duas placas brancas com palavras em relevo estão conectadas a um teto branco por cabos em uma parede branca. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cinco placas brancas com palavras em relevo estão conectadas a um teto branco por cabos em uma parede branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Vistas parciais da instalação Estados, 2002. Laura Vinci. Caixas metálicas, tubos de cobre, sistema de refrigeração, gelo e piso plástico, dimensões variadas. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos escrever em relevo em uma parede?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúna-se com cinco colegas e façam muitos rolinhos de folhas de jornal. Sigam as instruções abaixo.

Imagem: Ilustração 1. Um menino com cabelo encaracolado e camiseta branca está com as mãos sobre um jornal. Ao seu lado, uma menina loira com cabelo preso e blusa roxa está segurando um jornal e observando.  Fim da imagem.

Peguem uma folha de jornal.

Imagem: Ilustração 2. O menino e a menina estão enrolando os jornais em palitos sobre uma mesa. Fim da imagem.

Enrolem-na com a ajuda de um palito comprido na direção diagonal, fazendo um tubo fino e bem apertado.

Imagem: Ilustração 3. O menino está colocando uma fita adesiva no jornal enrolado em volta do palito. Ao lado, a menina está segurando dois tubos de jornal. Na frente deles há uma fita adesiva e um tubo de jornal sobre a mesa. Fim da imagem.

Prendam as pontas e o meio do tubo com fita adesiva ou fita-crepe.

Imagem: Ilustração 4. Cinco tubos de jornais ao lado da fita adesiva. Fim da imagem.

Agora, seu grupo pode projetar o que vai escrever na parede. Cortem os tubinhos nos tamanhos adequados para formar as letras e as palavras e juntem as partes com a fita-crepe.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• Que tal ler o que todos os grupos escreveram?

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Imagem: Ilustração. Uma menina está segurando um cartaz com as palavras: LIBERDADE FANTASIA. Ao seu lado, uma menina está sentada no chão e entregando um tubo de jornal para um menino, que está colando os tubos na parede e formando as palavras: LIBERDADE, FANTASIA. Ao lado dela há um cesto com vários tubos de jornal. Em seguida, um menino está sentado e cortando um tubo de jornal e uma menina está em pé e segurando fitas adesivas cortadas. Na frente deles, um menino está sorrindo e tirando uma foto. Ao seu lado há uma mesa com objetos em cima. Fim da imagem.

Pronto, só falta colar na parede. Pequenos anéis de fita-crepe podem ser usados para isso.

Fim do complemento.

94

4. Receita de arte e chão de artista

A artista na foto abaixo chama-se Regina Silveira.

Em 1977, ela decidiu criar uma obra com palavras: inventou uma receita de pudim impossível de ser realizada e distribuiu no metrô de São Paulo.

Esse trabalho da artista mostra como, às vezes, a arte pode ser feita a partir de uma ideia, de um conceito ou apenas de palavras.

Imagem: Fotografia. Regina, mulher com cabelo castanho e curto, óculos e blusa azul está olhando para cima. Atrás dela há várias marcas de pés em uma parede. Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Regina Silveira com uma de suas obras. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia com os colegas e o professor a receita criada por Regina. Repare nos ingredientes e no modo de preparo.

Imagem: Ilustração de um papel com o texto:  Pudim Arte Brasileira.  2 xícaras de olhar retrospectivo.  3 xícaras de ideologia.  1 colher, de sopa, de École de Paris.  1 lata de definição temática, gelada e sem soro.  1 pitada de exacerbação da cor.  1 indio, pequeno, ralado.  Com o olhar retrospectivo e a ideologia prepare uma calda e quando grossa junte-lhe a École de Paris, sem mexer. Deixe amornar, bata um pouco a definição temática, junte os demais ingredientes e leve ao fogo em banho-maria em forma acaramelada.  Cobertura para Pudim Arte Brasileira.  Misture 1 ½ xícara de função social com 5 colheres, de sopa, de vitalidade formal e leve ao fogo até dourar; retire do fogo, junte mais duas colheres, de sopa, de jogada mercadológica e sacuda um pouco a frigideira para misturar tudo bem; não se deve mexer com a colher. Deixe esfriar, cubra o pudim e sirva gelado. Regina Silveira 77.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pudim Arte Brasileira, 1977. Regina Silveira. Acervo da artista. FIM DA LEGENDA.

95

Na imagem abaixo, a artista Regina Silveira aparece em cima da obra Paraler, criada por ela nas calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade de São Paulo. Repare como as palavras que ela escreveu parecem ter sido bordadas com uma agulha em um tecido.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de Regina em pé, sobre uma calçada. No chão há quadrados em tons de cinza formando palavras.  Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Regina Silveira e sua obra na calçada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um prédio grande com árvores e postes em volta. Ao lado há uma rua e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista lateral da calçada criada por Regina Silveira em frente à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Bibliotecas são lugares onde livros, jornais e revistas podem ser lidos gratuitamente no local ou emprestados.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

96

Para criar a obra Paraler, Regina Silveira primeiro pesquisou como a palavra biblioteca é escrita em diferentes línguas.

Imagem: Ilustração. Quadros com palavras em várias línguas e em tons de preto. Abaixo há quadros pequenos em tons de cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração do projeto gráfico feito por Eduardo Verderrame para a obra de Regina Silveira para as calçadas da Biblioteca Mário de Andrade. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Depois, ela estudou como dispor as palavras nas calçadas em torno da Biblioteca Mário de Andrade. Sua obra convive com outros elementos tradicionais das calçadas, como postes, bueiros, canteiros de plantas e linhas amarelas para guiar deficientes visuais.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma calçada na esquina com várias palavras em vários idiomas. Ao lado há duas faixas de pedestres e acima da calçada há um piso tátil. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta das calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

97

Imagem: Fotografia. Uma mão sobre um azulejo verde e branco.  Fotografia. Um homem está agachado e alisando um piso com cimento.  Fotografia. Duas pessoas estão agachadas e colando azulejos sobre o cimento.   Fim da imagem.

LEGENDA: Etapas da composição dos desenhos da calçada. Fotos de 2015. FIM DA LEGENDA.

Com base no estudo da artista, operários cortaram pedaços de porcelanato para compor o desenho de cada palavra. Depois, essas peças foram cimentadas nas calçadas.

Observe um detalhe da calçada pronta na imagem a seguir.

Imagem: Fotografia. Uma calçada com várias palavras em vários idiomas, composto por vários quadrados. Ao fundo, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe da calçada que permite perceber os desenhos criados pela artista Regina Silveira. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda:

98

Repare como a calçada criada pela artista participa da paisagem da cidade. Ela a criou para que durasse muito tempo; até reservou um estoque de peças extras para garantir sua manutenção quando houver necessidade de algum reparo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma calçada em tons de cinza na frente de uma construção grande com árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da calçada central da Biblioteca Mário de Andrade retratando a calçada e a rua, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea do prédio grande e a calçada com palavras em vários idiomas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da Biblioteca Mário de Andrade com destaque para a calçada da frente do prédio, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima da calçada em tons de cinza com palavras em vários idiomas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea parcial aproximada da calçada da Biblioteca Mário de Andrade mostrando as palavras no chão, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

99

Boxe complementar:

Registre você pisando em um chão diferente!

Você vai fazer uma foto na qual você apareça pisando em um chão diferente do comum. Pode ser um chão que descobriu ou um que alterou usando giz ou outros recursos.

Depois, cole neste espaço sua fotografia.

_____

Fim do complemento.

100

O QUE EU APRENDI?

  1. A artista Laura Vinci fez uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nela para experienciá-la. Essa forma de arte chama-se:

    ( ) pintura.

    ( ) instalação.

    ( ) escultura.

  1. Você vai fazer Arte escrevendo e pintando um texto na parede do lado de fora da sua casa. Escreva a frase que gostaria de escrever e pintar e justifique sua escolha.

    _____

  1. Você ganhou uma sacola térmica com sete letras feitas de gelo: A A A L Ç C D. Quais palavras congeladas você vai escrever? Consegue escrever uma usando todas as sete letras?

    _____

  1. A artista Regina Silveira escreveu uma Receita de Arte Brasileira e você vai escrever aqui uma Receita para a chuva parar, acompanhada de um desenho.

    _____

    _____

101

  1. Imagine você no futuro indo a Marte para fazer uma obra de arte com palavras ou frases no chão do planeta! Que palavras ou frases vai escrever? Explique por que as escolheu.

    _____

  1. Regina Silveira escreveu a palavra biblioteca em diferentes línguas no chão da calçada de uma importante biblioteca da cidade de São Paulo. Você vai escolher e escrever aqui outras seis palavras, em língua portuguesa, relacionadas à biblioteca.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

102

AVALIAÇÃO FINAL

  1. Qual é o nome da profissão de um artista que desenha um objeto considerando a sua forma e a sua função? O que você conhece desse trabalho?

    _____

  1. Você sabe qual é o nome da profissão de quem cria moda? O que conhece desse trabalho?

    _____

  1. Complete as frases:
    • Pablo Picasso criou uma cabeça de touro usando um _____ e um _____ de bicicleta.
    • Vik Muniz criou um trabalho de arte com manteiga de amendoim a partir de uma obra de Leonardo da Vinci, a famosa _____.
  2. Você estudou a obra Navio de emigrantes, de Lasar Segall. Escreva aqui a respeito dos detalhes dela que lembrar.

    _____

  3. A designer Lina Bo Bardi se inspirou na cultura popular brasileira para criar objetos.
    • O que ela criou ao se inspirar em uma rede?

      _____

103

  1. A artista Elida Tessler criou obras com palavras escritas em pregadores de roupa pendurados em varais. Quais diferenças você percebe entre o varal da artista e o varal de uma casa?

    _____

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira pendurados em varais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

  1. A artista Regina Silveira escreveu a mesma palavra em diferentes línguas para criar a calçada de uma biblioteca.
    • Qual palavra a artista escreveu?

      _____

    • Escreva uma mensagem a um amigo comentando essa obra da artista.

      _____