MP030
O QUE EU JÁ SEI?
Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 3º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.
- Sobre design.
-
Designer é o nome do profissional que desenha os objetos, como uma mesa ou uma cadeira. A forma e a função desses objetos são igualmente importantes? Por quê?
_____
Resposta pessoal que vai denotar o conhecimento do aluno sobre a forma (ligada à beleza, à estética ou aos aspectos artísticos do objeto) e sua indissociabilidade com a função (que se refere à sua utilidade).
- Você já viu um objeto projetado por um designer com a intenção de preservar o meio ambiente? De que material era feito? Qual sua utilidade?
_____
Resposta pessoal, que vai depender da experiência do aluno.
- Sobre materiais usados para fazer arte.
- A arte pode ser feita com brinquedos ou sucatas? Escreva sobre isso.
_____
Resposta pessoal que denota o repertório do aluno sobre essas possibilidades de trabalho em arte. O aluno pode também manifestar livremente opiniões favoráveis ou desfavoráveis a esse uso.
- Você conhece algum trabalho de arte feito a partir de uma obra criada por outro artista?
_____
Resposta pessoal que denota o repertório do aluno sobre a possibilidade de realização de trabalhos artísticos inspirados por outros artistas.
- A arte pode ser feita com brinquedos ou sucatas? Escreva sobre isso.
-
Designer é o nome do profissional que desenha os objetos, como uma mesa ou uma cadeira. A forma e a função desses objetos são igualmente importantes? Por quê?
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações específicas
Avaliação diagnóstica
Esta avaliação diagnóstica abrange aprendizagens dos anos anteriores e servirá de base à assimilação dos conhecimentos dos capítulos do 3º ano, que por sua vez estão associados às habilidades e competências do mesmo livro e em correspondência com os objetivos das unidades e dos capítulos.
Caso algum estudante ainda não saiba o que está sendo perguntado, oriente-o a retomar a exploração desses conhecimentos. Os temas aqui orientados configuram-se na perspectiva da avaliação formativa, delineada com a intenção de determinar o percurso de aprendizagem já percorrido pelo estudante e aquele que vai percorrer, e tem como propósito as intervenções didáticas que vão aperfeiçoar os processos de aprendizagem no componente Arte (Perrenoud, 1999). Desse modo, os conhecimentos aqui avaliados servirão de base às suas orientações do ensino no 3º ano.
Intenções da avaliação diagnóstica
A intenção formativa da atividade 1 é promover aprendizagem sobre a profissão de designer, profissional que projeta diferentes objetos e pode dedicar-se ao uso sustentável de materiais, visando à preservação do meio ambiente, tema presente em atividades do 3º ano.
A intenção formativa da atividade 2 é promover aprendizagem sobre a possibilidade de trabalhos artísticos serem criados com objetos encontrados no cotidiano, tais como brinquedos ou sucatas. Além disso, promove a aprendizagem sobre a arte poder ter como ponto de partida uma obra já existente criada por outro artista, tema presente em atividades do 3º ano.
A intenção formativa da atividade 3 é promover aprendizagem sobre a existência de artistas imigrantes que vieram para o Brasil e criaram suas obras aqui e sobre o fato de Lina Bo Bardi também ser designer, temas presentes em atividades do 3º ano.
A intenção formativa da atividade 4 é promover aprendizagem sobre artistas que criam associando texto com imagem e, ainda, a respeito de artistas que trabalham com diversas modalidades de arte, como o canto, a escrita de poesias e a música, temas presentes nas atividades do 3º ano.
MP031
- Sobre artistas imigrantes.
- Artistas nascidos em outros países que moram e trabalham no Brasil são:
( ) Artistas imigrantes.
( ) Artistas famosos.
PROFESSOR
Resposta: Artistas imigrantes. - A arquiteta Lina Bo Bardi criou uma cadeira inspirada em uma rede. Desse modo, além de arquiteta ela é:
( ) Mestre de obras.
( ) Designer.
( ) Expressionista.
PROFESSOR
Resposta: Designer.
- Sobre artistas que trabalham com texto e imagem.
- Existem artistas que em seu trabalho
integram
o texto escrito e a imagem. Você já viu algum trabalho feito assim, andando na rua, em um desenho animado, livro ou gibi?
_____
Resposta reflexiva pessoal que depende da experiência do aluno e denota sua percepção de trabalhos de arte que usam as duas linguagens: a imagética e a escrita. Podem se referir a HQs, cartazes de rua, desenhos animados, gibis etc.
- Faça um desenho com palavras e imagens integradas.
_____
Resposta pessoal na qual desenho e texto estabelecem alguma relação.
- Um artista pode ser cantor, músico e escritor de poesia?
( ) Sim, um artista pode trabalhar com muitas formas de criação.
( ) Não, ou ele(a) cria em uma modalidade artística ou em outra.
PROFESSOR
Resposta: Sim, um artista pode trabalhar com muitas formas de criação.
- Existem artistas que em seu trabalho
integram
o texto escrito e a imagem. Você já viu algum trabalho feito assim, andando na rua, em um desenho animado, livro ou gibi?
- Artistas nascidos em outros países que moram e trabalham no Brasil são:
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Para os estudantes que não se aproximaram das respostas esperadas, sugerimos as seguintes atividades.
- Oriente os estudantes a refletir sobre a pergunta: “Imagine que você é um designer, profissional que desenha as coisas que usamos no dia a dia, e resolveu criar uma vassoura reciclando materiais para ajudar a preservar o meio ambiente. Quais materiais você escolheria para fazer sua vassoura?”.
- Pergunte aos estudantes quais brinquedos usariam para criar um trabalho de arte e peça a eles que façam um desenho a partir de suas ideias. Proponha também que escolham um trabalho de arte que conheçam e o modifiquem, alterando ou acrescentando detalhes.
- Oriente os estudantes a pesquisar na internet o trabalho da arquiteta e designer Lina Bo Bardi, artista imigrante que veio da Itália e decidiu morar e trabalhar no Brasil. Peça a eles que recontem a seus familiares o que descobriram sobre a artista e que perguntem a eles se conhecem outro artista imigrante.
- Oriente os estudantes a ler uma história em quadrinhos e a refletir sobre esse gênero, que já conhecem. Peça a eles que observem como os autores integram texto e imagem ao construir os sentidos das HQs. Por fim, proponha aos estudantes que pesquisem, perguntando aos familiares ou investigando na internet, a possibilidade de um mesmo artista trabalhar com diferentes tipos de arte, por exemplo: cantando, escrevendo poesia e tocando um instrumento.
MP032
Comentários para o professor:
Introdução
As sequências didáticas deste livro estão organizadas em quatro unidades, cada uma delas composta por quatro capítulos. Cada unidade é organizada com base em temas relacionados a objetos de conhecimento, habilidades e competências referenciados na BNCC.
Neste Manual é indicado, nas orientações do início de cada capítulo, uma sugestão de distribuição dos conteúdos ao longo das semanas do ano letivo.
Além de avaliações das atividades propostas a cada capítulo, aos estudantes são propostos diversos momentos específicos de avaliação do aprendizado: uma avaliação diagnóstica no início do livro, avaliações processuais a cada dois capítulos e uma avaliação final ao concluir o livro.
A introdução de cada unidade apresenta resumidamente os objetivos pedagógicos, os conteúdos e as atividades a serem abordados, delineando como estes se inter-relacionam e se distribuem no livro.
A conclusão de cada unidade orienta o professor a retomar a avaliação formativa desenvolvida no decorrer do bimestre de modo a monitorar a aprendizagem dos objetivos pedagógicos trabalhados. Nesse sentido, o preenchimento regular da Ficha de avaliação processual bimestral do professor é uma referência essencial para o professor observar e registrar a trajetória de cada um, de modo a evidenciar a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo.
MP033
Introdução da Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos?
Objetivos da unidade
Investigar objetos utilizados no cotidiano e conhecer diversos aspectos da produção de designers que trabalham com a criação de vários tipos de objeto, como brinquedos, cadeiras, joias e roupas.
Objetivos dos capítulos
Capítulo 1 – Desenhar objetos
Observar as formas de vários tipos de cadeira e refletir sobre sua função; estudar por meio de desenhos, gravações em vídeos, fotos e texto escrito modelos de cadeiras existentes na escola.
Capítulo 2 – Desenhar pensando na Ecologia
Aprender que o design dos objetos pode ser realizado pensando na preservação da ecologia; refletir sobre como criar objetos de acordo com esse conceito.
Capítulo 3 – Pensar desenhando e escrevendo
Conhecer projetos de invenções feitos por Leonardo da Vinci; aprender que desenhar pode ser uma maneira de pensar e projetar. Imaginar inventos que os estudantes possam realizar modificando objetos já existentes; projetar esses inventos e construí-los usando sucatas e materiais diversos.
Capítulo 4 – Desenhar moda
Conhecer o trabalho de designer de roupas; criar estampas para tecido, adornos e acessórios.
MP034
UNIDADE 1. Quem desenha as coisas que usamos?
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2008. Chico Bicalho. Metal e plástico, 16,5 x 8 x 8 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2001. Chico Bicalho. Metal e plástico, 5,7 x 12,2 x 7,6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2005. Chico Bicalho. Metal e plástico, 8,9 x 8,9 x 8,9 cm. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivo da unidade
Investigar objetos utilizados no cotidiano e conhecer diversos aspectos da produção de designers que trabalham com a criação de vários tipos de objeto, como brinquedos, cadeiras, joias e roupas.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
A relação entre forma e função é um dos aspectos pensados por quem se dedica ao design.
Na leitura de imagem das criaturas mecânicas de Chico Bicalho, converse com os estudantes sobre as formas de cada brinquedo e sobre sua função. Pergunte:
- Esses brinquedos se parecem com algo que vocês conhecem?
- Qual deles vocês escolheriam para brincar? Como brincariam?
- Como imaginam que eles se moveriam ao
serem
acionados?
(Respostas pessoais.)
Boxe complementar:
Dica de vídeo
• Para os estudantes apreciarem os movimentos reais dessas criaturas, mostre a eles alguns dos vídeos publicados por Chico Bicalho no Vimeo. Disponíveis em: http://fdnc.io/f1r. Acesso em: 12 jul. 2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Leia a entrevista de Chico Bicalho à
PUC-RJ
e adapte à compreensão de seus estudantes as informações sobre o trabalho do designer. A entrevista faz parte do texto “O design de brinquedos e a atividade de projetar brinquedos no Brasil”, que está disponível em:
http://fdnc.io/f1s. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua informação
Chico Bicalho
[...] O artista acredita em ter uma vida espiritualizada, em liberdade e em paz. Sustenta a teoria de que a Terra é algo vivo e sente que os seres humanos devem entender a natureza, conviver com a natureza e serem iguais à natureza. Estudou escultura na Rhode Island School of Design e fez mestrado em fotografia na New York University. Desde 1995, trabalha com um grupo de amigos em projetos de reflorestamento, replantando espécies de árvores nativas da Mata Atlântica. [...]
Fonte: Trecho traduzido do site do artista pelos autores.
Fim do complemento.
MP035
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 2009. Chico Bicalho. Metal e plástico, 10 x 10 x 10 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, 1998. Chico Bicalho. Metal e plástico, 6,3 x 6,1 x 6,6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Brinquedo mecânico, sem data. Chico Bicalho. Metal e plástico, 32,9 x 19,9 x 50 cm. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Todos os objetos que usamos no dia a dia foram criados por alguém.
Chico Bicalho concebeu esses brinquedos pensando nos movimentos que fariam e em como seriam produzidos. Escolheu os materiais de que são feitos, suas formas, tamanhos e cores.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Qual deles você achou mais interessante? Por quê?
- Você conhece alguém que cria objetos?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Desenhar criaturas
Proponha aos estudantes inventar e desenhar suas próprias criaturas.
Peça a eles que representem em seus desenhos a maneira como elas vão se mover.
Boxe complementar:
Dica de site
- Chico Bicalho contribui para uma ação de reflorestamento em Petrópolis, o Projeto Mil Folhas, doando recursos recebidos com a venda de um de seus brinquedos. Disponível em:
http://fdnc.io/f1t. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua informação
Depoimento de Chico Bicalho
Eu acho que a minha fonte de criatividade vem de um amor imenso que eu tenho pela natureza. Sempre gostei de bicho, vejo aquele insetozinho na mesa e não vejo um bicho feio, e sim um bicho simpático, engraçado, inteligente e charmoso. Qualquer bichinho que eu vejo, eu fico encantado. [...]
[...] Então, quando eu crio esses objetos, eu acho que é muito dessa coisa de transformar o inseto que as pessoas consideram como uma criatura repugnante. Você vê a aranha parada, aquela coisa estática, sem nenhuma graça, aí você começa a dar corda, aí começa a dar aqueles pulinhos e ganha uma forma. Eu tenho esse carinho com qualquer bicho.
O design de brinquedos e a atividade de projetar brinquedos no Brasil . Disponível em: http://fdnc.io/f1s. Acesso em: 12 jul. 2021.
Fim do complemento.
MP036
1. Desenhar objetos
Os telefones celulares atuais podem fotografar, filmar, gravar sons, ser usados para jogar, enviar mensagens escritas ou fazer pesquisas. Não existiam aparelhos assim quando seus avós eram crianças.
Uma das profissões necessárias à criação de objetos é a de designer. Esse profissional cria outras formas para os objetos e as coisas que usamos no cotidiano, cuidando do equilíbrio entre suas funções e sua qualidade estética .
Observação:
Palavra destacada no glossário: Estética.
Fim da observação.
LEGENDA: Mulher ajuda a filha a usar o celular. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Desenhe um objeto que admira
Você já teve ou admirou algum objeto, um brinquedo, uma caneca, uma roupa ou um móvel que tenha um visual incrível ou alguma qualidade especial?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Observar as formas de vários tipos de cadeira e refletir sobre sua função; estudar por meio de desenhos, gravações em vídeos, fotos e texto escrito modelos de cadeiras existentes na escola.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR23), verifique se nas fotos ou gravações de vídeo dos objetos os estudantes levaram em consideração a captação do design dos objetos.
- Para avaliar (EF15AR25), anote em seu diário ou grave em vídeo a atividade de leitura da imagem do banco feito pelos indígenas Meinacos, verificando se os estudantes atribuem valor a um objeto feito por esse povo indígena brasileiro.
- Objetos de conhecimento: Processos de criação (Artes integradas); Patrimônio cultural (Artes integradas).
- Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: a profissão de designer; forma dos objetos do design ; função nos objetos do design.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário e o expandiram com a palavra designer ; se realizaram com adequação a produção escrita na atividade Pesquisar desenhando e como recontaram o texto dessa mesma atividade, inicialmente lida pelo professor.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
A atividade propõe aos estudantes observar de uma maneira diferente os objetos do seu cotidiano, atentando para suas formas, funções e modos de produção.
Essa percepção permite uma compreensão melhor do que é a profissão de designer. A maioria dos objetos apresentados nesta unidade foi criada por designers.
MP037
Você já reparou quantos tipos diferentes de cadeira existem no mundo?
Todas as cadeiras servem para sentar, mas suas formas e os materiais de que são feitas podem variar muito por questões ligadas a seu uso ou produção: as necessidades de quem as encomendou, a tecnologia disponível, o custo etc.
Boxe complementar:
Desenhando cadeiras
Façam uma lista de tipos de cadeira que vocês conhecem e preencham o quadro abaixo seguindo o exemplo:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tipos de cadeira |
Forma/Material |
Função |
---|---|---|
1. Cadeirão de nenê |
Alto. Firme. Adequado ao tamanho dos bebês. Pode ser feito de madeira, de alumínio, de plástico etc. |
Para o bebê ser alimentado na altura de quem o alimenta ou para comer sozinho. Para o bebê não cair enquanto come. Para ser de fácil limpeza. Para ser adaptado em cadeiras. |
2. _____. PROFESSORRespostas pessoais. |
_____. |
_____. |
3. _____. |
_____. |
_____. |
MANUAL DO PROFESSOR
Ao iniciar a atividade de escrita em dupla, leia e converse com os estudantes a respeito do primeiro exemplo da lista, o cadeirão de nenê. Assim, eles terão uma referência clara do que devem fazer: com apoio do colega, escolher mais dois tipos de cadeira para essa lista e escrever a respeito de suas formas, dos materiais de que são feitas e de suas funções.
Na roda de conversa sobre a atividade, procure dialogar com eles a respeito das relações que perceberam entre os diferentes aspectos das cadeiras que escolheram para suas listas.
Atividade complementar
Pesquisar cadeiras
Peça aos estudantes que coletem e tragam para a escola diversas imagens de cadeira reproduzidas em jornais e revistas.
Com base nessa pesquisa, eles podem fazer um quadro de análise sobre a relação entre forma, materiais utilizados e função de cada uma das cadeiras.
Combine com a classe uma maneira de estruturar a lista, como a criação de cartazes ou de um livro-catálogo. Lembre-os de que as imagens que trouxerem de casa são fotos, inicialmente feitas por um fotógrafo e depois impressas no jornal ou na revista.
MP038
LEGENDA: Banco de madeira zoomórfico do povo Meinaco, Mato Grosso (MT). Foto de 2005. FIM DA LEGENDA.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Zoomórfico.
Fim da observação.
Este banco foi feito pelos indígenas Meinaco, de Mato Grosso.
- Como você se sentaria nele?
_____
Resposta pessoal.
- Ele parece ter forma de quê?
_____
Resposta pessoal.
LEGENDA: Cadeira Cimo, década de 1920. Madeira e ferro, 88 x 54 x 55 cm. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Esta cadeira com design brasileiro foi projetada em 1920 e produzida industrialmente em Santa Catarina.
- Em que lugar você a colocaria? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.LEGENDA: Cadeira FDC1, 1939, projetada por Flávio de Carvalho. Aço carbono e couro natural, 80 x 81 x 71 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
O artista brasileiro Flávio de Carvalho projetou a cadeira acima.
- Que diferenças você nota em relação às cadeiras comuns?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. - Onde você colocaria essa cadeira? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
A apreciação da imagem de banco indígena permite conversar com os estudantes sobre objetos criados em contextos culturais diferentes, em que não existe a profissão de designer. As formas e os processos de construção de bancos indígenas costumam ser elaborados coletivamente ao longo do tempo pelos diferentes povos.
Boxe complementar:
Para sua informação
Flávio de Carvalho (1899-1973) é um artista brasileiro que participou do Modernismo. Foi arquiteto, designer, pintor, desenhista e cenógrafo.
O modelo de cadeira apreciado pelos estudantes neste exercício ainda é produzido e vendido no Brasil e no exterior.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de site
- A Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural apresenta a biografia de Flávio de Carvalho. Disponível em:
http://fdnc.io/f1u. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- O Museu de Arte Contemporânea da
USP
(MAC-USP) apresenta um roteiro de visita ao acervo de Flávio de Carvalho. Disponível em:
http://fdnc.io/f1v. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP039
Boxe complementar:
Pesquisar desenhando
Passeie pelo espaço da escola para observar diferentes tipos de cadeira, desenhando ou anotando as características delas. Verifique se as diferenças têm relação com suas funções, com o local onde elas estão ou com quem as usa.
Faça aqui pequenos desenhos de todas as cadeiras que você observar.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Desenhos pessoais. Fim da observação.
Escreva um breve relatório sobre as diferenças que observou.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta de acordo com as observações do aluno. Fim da observação.Fim do complemento.
Peça ajuda a um adulto de sua convivência para gravar em vídeo ou fotografar cadeiras do lugar onde mora. Traga o vídeo ou as fotos para compartilhá-los em uma roda de conversa na sala de aula.
MANUAL DO PROFESSOR
Trabalhar simultaneamente a escrita e o desenho como métodos de registro de observações pode ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar de maneira criativa as duas linguagens.
Oriente-os a trabalhar os desenhos das cadeiras que observarem na escola como anotações, registros rápidos que não precisam ser muito detalhados ou bem-acabados.
Além de estudar, por meio de desenhos e texto escrito, os diferentes modelos de cadeira existentes na escola, se houver recursos, peça aos estudantes que façam pequenas gravações em vídeo ou fotografia de cadeiras da escola ou de casa e tragam para a sala de aula a fim de compartilharem suas observações em uma roda de conversa.
MP040
2. Desenhar pensando na Ecologia
Hoje, muitos designers criam objetos pensando em contribuir para preservar o meio ambiente.
O ecodesign trabalha com materiais e tecnologias que não devastem a natureza; propõe reduzir o lixo reaproveitando resíduos industriais.
Vamos conhecer alguns exemplos de design ecológico.
LEGENDA: Cadeiras gêmeas, 2007. Eugénio Gargioni e Paola Traversa. Madeira em multicamadas, 42 x 42 x 99 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Uma empresa italiana projetou essas cadeiras ecologicamente corretas aproveitando restos de madeira. Elas são feitas com casca de carvalho, uma espécie de árvore.
Repare que foram projetadas para se encaixarem uma na outra e ocuparem menos espaço. Além disso, o interior oco permite guardar coisas embaixo do assento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Aprender que o design dos objetos pode ser realizado pensando na preservação da ecologia; refletir sobre como criar objetos de acordo com esse conceito.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR05) e (EF15AR20), registre em seu diário e/ou grave em vídeo os estudantes em atividade; observe se fizeram um trabalho colaborativo, coletivo e autoral no processo criativo de construção da narrativa e na realização da cena de apresentação de suas invenções; observe também como pensaram em explorar diferentes espaços da escola e da comunidade.
- Objetos de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais); Processos de criação (Teatro).
- Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: ecodesign; bicicleta ecologicamente correta; reciclagem.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes interpretaram e relacionaram ideias e informações ao ler o texto, se discutiram sobre o depoimento do designer Juan Muzzi e se manifestaram fluência oral ao ler o depoimento.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
A necessidade de empenho na preservação do ecossistema mobiliza designers a pensar em maneiras de criar objetos, preservando o ecossistema.
Suas ideias se referem tanto à escolha de materiais quanto aos processos de produção dos objetos. Assim, as atividades propostas neste capítulo permitem aprofundar conceitos associados à ecologia e à preservação do meio ambiente.
Converse com os estudantes sobre essas cadeiras, os materiais de que são feitas e sua relação com o ecodesign. Pergunte:
- Vocês gostariam de ter cadeiras como essas em casa?
- Conhecem outros objetos que possam estar relacionados ao ecodesign?
- Conhecem objetos que se encaixam? Quais?
(Respostas pessoais.)
MP041
O designer uruguaio Juan Muzzi, que vive no Brasil, criou uma bicicleta com o quadro feito de garrafas PET recicladas.
- Leia o depoimento e, a seguir, discuta com os colegas.
Há uma economia de 96% de energia na fabricação deste modelo ecológico. Além disso, evita-se a extração de matéria-prima da natureza, como minério.
Teresa Orrú. A arte de transformar embalagens plásticas em bicicletas ecológicas. Jornal de Jundiaí , 22 jan. 2013.
LEGENDA: Juan Muzzi e vários quadros da bicicleta urbana ecologicamente correta, produzida com garrafas PET recicladas. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Modelos da bicicleta ecologicamente correta. Essa opção evita a extração de matéria-prima da natureza. Fotos de 2016. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Promova a leitura coletiva e a discussão do depoimento do designer Juan Muzzi (1949), listando na lousa e conversando sobre os aspectos de seu projeto que foram pensados para beneficiar o meio ambiente: reaproveitar o plástico, evitar extrair outros recursos da natureza e economizar energia em sua fabricação.
Boxe complementar:
Para sua leitura
• Para saber mais sobre esses modelos de bicicleta, leia o artigo “Bicicleta de lixo”, de Deborah Giannini, publicado na revista Inovação. Disponível em: http://fdnc.io/f1w. Acesso em: 12 jul. 2021.
Converse com os estudantes procurando identificar os elementos que podem compor uma bicicleta, como: quadro, rodas, pedais, correias, marcha, guidão, banco, buzina e farol.
Fim do complemento.
MP042
Observe alguns objetos feitos com materiais reciclados.
LEGENDA: Brinquedo reciclado para crianças, feito com tubo de papelão e sobras de papel. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Balanço de pneu. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vassoura de tiras de garrafas PET. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Pesquisar
Vocês conhecem outros objetos feitos com materiais reciclados? Pesquisem alguns exemplos e apresentem aos colegas.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Oriente a leitura das imagens tematizando as relações entre a arte e os cuidados com o meio ambiente. Pergunte:
- Vocês gostariam de ter ou usar algum desses objetos? Por qual motivo?
- Como a reciclagem e o ecodesign beneficiam o mundo?
(Respostas pessoais.)
MP043
Boxe complementar:
Invente e recicle!
Já pensou em ter uma cortina feita de sacos de batata, um balanço feito de pneu ou uma vassoura feita de garrafas plásticas?
Reúna-se com quatro colegas e discutam o projeto de um objeto feito com materiais reciclados.
- Proposta:
_____
PROFESSOR
Respostas de acordo com a escolha dos alunos. - Materiais necessários:
_____
- Desenhe aqui sua versão do objeto que o grupo decidiu fazer.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Desenho pessoal. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça aos estudantes que, ao pensarem sobre o objeto que vão criar com os colegas, também considerem os lugares onde serão instalados ou usados, pensando em como podem colaborar para a preservação da natureza. Solicite que avaliem diferentes lugares da escola onde poderiam colocar ou utilizar os objetos inventados.
Para apresentar os trabalhos aos demais colegas da sala, os estudantes podem planejar e concretizar apresentações teatrais curtas em torno da temática do ecodesign. Nelas, imagens ou modelos dos objetos que inventaram podem ser objetos cênicos e pontos de partida de apresentações que giram em torno desse tema.
Essas apresentações, dada a importância do conceito que encerram, também podem ser levadas posteriormente a espaços da comunidade para que mais pessoas possam participar delas. Por exemplo, em uma praça, com acompanhamento dos professores, ou em alguma instituição com um palco ou um espaço que possa acolher a apresentação dos projetos.
MP044
O QUE EU APRENDI?
- Imagine que você é um designer convidado a projetar uma cama do futuro. Descreva como ela seria diferente das atuais e desenhe a cama do futuro que criou.
Resposta pessoal reflexiva e imaginativa e desenho livre que relaciona a descrição à cama desenhada.
- Convide seus familiares para realizarem
esta
atividade com você. Associem os objetos feitos por designers às suas funções escrevendo nos espaços em branco as letras correspondentes.
Coluna 1
- Fogão.
- Talher.
- Lápis.
Coluna 2
( ) Comer.
PROFESSOR
Resposta: B.( ) Escrever ou desenhar.
PROFESSOR
Resposta: C.( ) Cozinhar.
PROFESSOR
Resposta: A.
- Escreva o nome de um objeto e descreva sua função.
Objeto: _____.
Resposta de acordo com a escolha do objeto.
Função: _____.
Resposta pessoal que associe o objeto a uma função.
- O ecodesign não devasta:
( ) O meio ambiente.
( ) A indústria.
( ) O comércio.
PROFESSOR
Resposta: O meio ambiente.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 3º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 3 e 7.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 3 e 4.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 4 e 8.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia ; consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às Aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP045
- Você vai fazer uma bicicleta ecologicamente correta. Descreva um dos materiais que usará e explique por que o escolheu.
_____
Resposta pessoal coerente com a proposta de uso de material que não devasta o meio ambiente.
- A reciclagem de objetos existentes permite que os materiais de que são feitos sejam usados novamente. Na sua opinião, quais são as vantagens desse reúso?
_____
Resposta pessoal e reflexiva que justifica o reaproveitamento de objetos para não poluir a natureza, por exemplo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes), e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir em conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em imaginar, justificar e refletir sobre as características de uma cama do futuro, proponha que essa atividade seja realizada em duplas para proporcionar a troca de ideias.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em relacionar os objetos às suas funções, proponha a realização oral dessa atividade.
- Se os estudantes demonstrarem dificuldade em escrever o nome de um objeto e exemplificar sua função, faça essa atividade oralmente.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em concluir que o ecodesing não devasta o meio ambiente, discuta essa questão oralmente e em grupo.
- Se os estudantes apresentarem dificuldade em citar materiais que podem ser usados para a construção de uma bicicleta ecologicamente correta, proponha a realização da atividade em grupos ou em duplas, realizando ao final uma roda de conversa com a turma.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em explicar a vantagem do reaproveitamento de materiais no design, proponha uma discussão oral em pequenos grupos.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP046
3. Pensar desenhando e escrevendo
Leia com os colegas:
O artista e cientista Leonardo da Vinci viveu há mais de 500 anos. Ele desenhava muito. Desenhar era seu meio de descobrir o funcionamento das coisas e de fazer projetos de cidades, igrejas, pinturas e máquinas.
Suas criações ainda hoje inspiram arquitetos, artistas e cientistas.
Observe na imagem abaixo uma das ideias de Da Vinci. Repare que seu desenho está acompanhado de anotações escritas.
LEGENDA: Autorretrato, cerca de 1512. Leonardo da Vinci. Sanguina e pedra preta sobre papel, 33,3 x 21,3 cm. Biblioteca Real, Turim, Itália. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Detalhe de desenho de máquina voadora, cerca de 1489. Leonardo da Vinci. Códice Atlântico, manuscrito B, página 83 verso. Biblioteca Ambrosiana, Milão, Itália. FIM DA LEGENDA.
- Vocês conseguem relacionar o desenho a algo que já viram?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer projetos de invenções feitos por Leonardo da Vinci; aprender que desenhar pode ser uma maneira de pensar e projetar; imaginar inventos que podem realizar modificando objetos já existentes; projetar esses inventos e construí-los usando sucatas e materiais diversos.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR08), (EF15AR09) e (EF15AR10), registre no diário ou grave um vídeo para observar como, ao dançar, os estudantes experimentaram simbolizar, articular movimentos das partes e de todo o corpo e explorar diferentes formas e ritmos de deslocamento no espaço.
- Para avaliar (EF15AR05), registre no diário, fotografe ou grave em vídeo momentos significativos do processo de trabalho dos estudantes para observar se as duplas experimentaram criar de modo colaborativo e como participaram da organização da mostra coletiva dos trabalhos.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Dança); Elementos da linguagem (Dança) e Processos de criação (Artes visuais).
- Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: A escrita espelhada de Leonardo da Vinci; Objetos imaginários transformados e Exposição de trabalhos de arte na escola.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se, na leitura em voz alta do texto sobre Da Vinci e na expressão oral sobre o texto, os estudantes conseguiram localizar e retirar informações explícitas e analisaram e avaliaram seus conteúdos na atividade oral Vocês conseguiram relacionar o desenho a algo que já viram?.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Oriente os estudantes a lerem, em voz alta, o texto sobre Leonardo da Vinci (1452-1519). A capacidade de criação dele em áreas tão diversas, como a pintura e a engenharia, está registrada nos cadernos com anotações e desenhos (códices) que produziu. Oriente-os a pesquisar outras criações de Da Vinci. Ao conhecê-las, eles poderão reconhecer como escrita e desenho, linguagens com especificidades próprias, podem contribuir para a elaboração de um projeto.
MP047
O trabalho de Leonardo da Vinci integra arte e ciência e é considerado um marco da Renascença .
Observação:
Palavra destacada no glossário: Renascença.
Fim da observação.
Para manter em segredo suas ideias, Da Vinci criou uma forma inusitada de escrever, conhecida como escrita espelhada. Repare que o texto que acompanha o desenho da máquina voadora foi escrito assim.
Muitos estudiosos acreditam que Leonardo da Vinci era ambidestro, capaz de escrever igualmente com as duas mãos.
Veja abaixo um exemplo de escrita espelhada. Leia com maior facilidade usando papel espelhado ou um espelho grande preso a uma parede.
- Você já tentou escrever espelhado?
Se for destro, experimente usar a mão esquerda. Se for canhoto, use a mão direita.
_____
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Após a leitura da frase espelhada escrita por Da Vinci, proponha aos estudantes discutir o seu significado: “Do mesmo modo que comer sem apetite faz mal à saúde, o estudo, quando feito sem vontade, desgasta a memória e não produz nada que ela possa reter”.
A curiosidade dos estudantes sobre a possibilidade de criar mensagens secretas, como fez Da Vinci, permite que inicie uma conversa sobre a escrita e o desenho como códigos e linguagens.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Para aprofundar o estudo de códigos e linguagens, uma referência é o documento Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias, volume 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. As páginas 167 a 209 são dedicadas à Arte. Disponível em:
http://fdnc.io/f1x. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de sites
- Faça um passeio virtual por algumas das criações de Leonardo da Vinci. Disponível em: http://fdnc.io/f1y. Acesso em: 12 jul. 2021.
- No site do Museu Leonardo da
Vinci
(em inglês e italiano), há diversas imagens de modelos de suas invenções em exposição. Disponível em:
http://fdnc.io/f1z. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar.
Para sua leitura
- Fayga Ostrower (1920-2001) escreve sobre Leonardo da Vinci em A sensibilidade do intelecto, publicado pela Editora Campus em 1998 e vencedor do Prêmio Jabuti em 1999.
- Leia também Fayga Ostrower: uma vida aberta à sensibilidade e ao intelecto, de Carla Almeida. Disponível em:
http://fdnc.io/f1A. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP048
Para ser capaz de criar objetos novos e inusitados, um designer precisa: conhecer diversos tipos de materiais; investigar as maneiras de produzir e utilizar os objetos que despertam seu interesse; realizar muitos estudos e desenhos para aperfeiçoar os primeiros esboços de suas ideias.
- Você já imaginou como seria ter um sapato voador ou uma mochila musical?
Respostas pessoais.
- Há algum objeto que você gostaria que fosse transformado? Como poderia ser a nova versão?
Boxe complementar:
Vamos projetar e construir!
- Escolham uma das suas ideias para novos objetos e façam um desenho com anotações sobre seu funcionamento.
Nome da invenção: _____.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Desenho: _____.
MANUAL DO PROFESSOR
Observar objetos do cotidiano e pensar em maneiras de transformá-los é uma forma prática de os estudantes entenderem como os designers realizam seu trabalho.
Trabalhe com eles o conceito de projeto. Procure apresentar outros exemplos de como texto e imagens podem ser combinados para desenvolver uma ideia. Revistas de design e de arquitetura podem ser fontes de diversos exemplos.
Oriente os estudantes durante o desenvolvimento e a realização de seus projetos, procurando responder às dificuldades que surgirem nesse percurso. Ofereça o apoio necessário e incentive-os a buscar suas próprias soluções.
Comente que é natural que o primeiro esboço da ideia que tiverem talvez precise ser alterado ao longo da construção de suas invenções.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Para conhecer um pouco mais do design moderno no Brasil, leia Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil, de Andre Stolarski, publicado pela Cosac Naify em 2005.
Fim do complemento.
Visite com seus estudantes museus que tenham em seu acervo objetos de diferentes épocas. Compará-los com objetos atuais pode ser uma maneira interessante de investigar como o design dos objetos muda com o passar do tempo.
Se não for possível realizar uma visita, faça com os estudantes uma lista com alguns tipos de objeto pelos quais se interessam e dos quais conhecem diferentes modelos, como carros, telefones, televisores, brinquedos, roupas.
Anote a lista de objetos na lousa e, depois, peça que pesquisem pela internet imagens de modelos de diferentes épocas.
MP049
Após o primeiro estudo do projeto, procurem os materiais de que vão precisar para construir sua invenção.
Vocês podem usar diversos tipos de material:
- Sucatas em geral
- Jornal
- Madeiras reaproveitadas
- Papel vegetal
- Papéis coloridos
- Papelão
- Isopor
- Cola
- Fita adesiva etc.
- Quando terminarem o trabalho, vocês podem expô-lo junto ao trabalho de seus colegas!
LEGENDA: Crianças construindo seus inventos. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Ao planejar o tempo para o desenvolvimento de sua aula, considere que a atividade de desenho antecede uma atividade de dança.
Após terminarem os desenhos dos objetos inventados, proponha aos estudantes que dancem, cada dupla imaginando ser o seu objeto e que ele permite que voem. Enquanto dançam, oriente-os com comandos de voz a se deslocarem pelo espaço em diferentes planos e direções, com ritmos de movimento alternados. Por exemplo:
- Agora é voo lento, bem baixo e em direção à porta da sala.
- Agora é moderado, numa altura média e voltando ao centro da sala.
- Agora é rápido, bem alto e
descendo
até
aterrissar
no chão.
Você também pode combinar de bater palmas para marcar a mudança de ritmo do movimento.
Depois, proponha que reflitam e comentem como perceberam as relações entre partes do corpo e o corpo todo nos movimentos dançados de voos.
Faça a proposta de exposição no espaço da escola para socializar os trabalhos com outros estudantes. Oriente-os a escolher, com seu apoio, um espaço adequado da escola para realizarem a mostra coletiva dos trabalhos das duplas. É importante que os autores sejam identificados ao lado de seus trabalhos. Uma possibilidade é colocar uma etiqueta que identifique o nome dos dois autores de cada criação.
Um convite pode ser enviado aos demais estudantes por meio digital ou por um cartaz. Discuta com eles como podem fazer a comunicação e a difusão do trabalho. Aproveite para tematizar a existência das etapas de produção, difusão e exibição de trabalhos na vida profissional de muitos artistas.
Boxe complementar:
Dica de sites
- Você pode assistir ao documentário Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil na página de seus realizadores. Disponível em: http://fdnc.io/f1B. Acesso em: 12 jul. 2021.
- O Museu da Casa Brasileira (MCB), de São Paulo, tem um acervo voltado para a história dos móveis e utensílios brasileiros. Disponível em: http://fdnc.io/eS9. Acesso em: 12 jul. 2021.
- O Museu do Design e da Moda (Mude) é uma instituição que fica em Lisboa, Portugal. Conheça seu site. Disponível em:
http://fdnc.io/f1C. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP050
4. Desenhar moda
Você já pensou que cada estampa, cada novo modelo de calça e camiseta foram desenhados e projetados a partir de uma ideia?
O nome do designer de moda é estilista. Para seguir essa profissão, é necessário dominar vários conhecimentos e habilidades, que podem ser aprendidos em uma faculdade de moda.
LEGENDA: Peça produzida por Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.
Leia a entrevista de Tatiana Spindel e Luna Sokol. Essas duas jovens estilistas vivem na cidade de São Paulo e desenvolvem projetos para a própria confecção.
Entrevista
Como vocês começaram a fazer este trabalho?
Tati e Luna : Estudamos juntas desde os 13 anos e sempre tivemos interesse por moda em geral. Terminamos o colégio e esse interesse nos direcionou para cursos na área de moda. Aos poucos, fomos fazendo algumas peças para vender em bazar, até que surgiu a oportunidade de ter uma loja.
Como vocês desenvolvem as ideias para suas roupas?
Tati e Luna : As ideias partem do universo que nos ronda, desde a revista de moda que lemos até a música que ouvimos, tudo pode ser inspirador. Fazemos uma junção do que nos encanta e transformamos em formas, texturas e cores, para dar a cara da coleção.
Quantas peças de cada modelo vocês produzem?
Tati e Luna : A cada estação produzimos em média trinta peças de cada modelo. Ficamos observando se a peça foi muito vendida; então, produzimos mais.
Como dividem o trabalho?
Tati e Luna : Fazemos a pesquisa de tecidos juntas, decidimos os modelos juntas, a Tati faz os desenhos, a Luna faz os moldes que são necessários para o corte dos modelos nos tecidos. Primeiro, fazemos uma peça de teste, que é chamada de peça-piloto, que, quando aprovada, mandamos os tecidos e os moldes para o cortador, e do cortador vai para a costureira.
Para qual público vocês orientam as peças?
Tati e Luna : Nós orientamos nossas peças para o público feminino em geral. Atingimos uma média de idade grande, desde meninas de 16 anos até mulheres de 60. Na verdade, queremos atingir quem se identifique com as nossas roupas e saia da loja se sentindo bonita.
LEGENDA: Desenhos do trabalho de Luna Sokol e Tatiana Spindel. FIM DA LEGENDA.
FONTE: ENTREVISTA FEITA PELOS AUTORES ESPECIALMENTE PARA ESTE LIVRO EM 2009.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer o trabalho de designer de roupas; criar estampas para tecido, adornos e acessórios.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR07), anote em seu diário, grave em áudio ou fotografe a síntese que os estudantes realizaram sobre o processo, verificando se reconheceram o designer como artista na área da Moda.
- Para avaliar (EF15AR06), grave em áudio ou observe e anote em seu diário se nas falas dos estudantes, posterior à atividade de criação de estampa, houve diálogo entre os estudantes e troca de repertório para alcançarem sentidos plurais.
- Objetos de conhecimento: Sistemas da linguagem (Artes visuais); Processos de criação (Artes visuais).
- Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: entrevista com estilistas; estampa e modelo; designer de joias.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se, na leitura da entrevista das estilistas Tati e Luna, os estudantes compreenderam o texto realizando inferências diretas na discussão com os colegas.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Organize com os estudantes uma leitura coletiva do texto da entrevista, pedindo que leiam juntos a entrevista em voz alta e a discutam com os colegas.
Proponha a eles que anotem as diversas etapas de trabalho das estilistas e, depois, os apoie na construção de uma síntese do processo na lousa.
Ao final da atividade de criação de estampa, proponha a todos que falem sobre sua criação e observem as produções dos colegas.
MP051
LEGENDA: As estilistas Tatiana Spindel e Luna Sokol no ambiente de trabalho. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Crie uma estampa!
Observe a estampa do vestido abaixo, criado por Tatiana e Luna.
Inspirado nele, você vai colaborar com as estilistas criando uma estampa diferente para o modelo em branco abaixo.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Faça uma leitura das imagens destas duas páginas, observando com os estudantes as características do espaço de trabalho de Tatiana Spindel e de Luna Sokol, procurando estabelecer relações entre as imagens e o que leram no texto.
Boxe complementar:
Dica de site
- Para saber mais sobre a criação de moda, leia Qual a diferença entre Estilista e Modelista?. Disponível em:
http://fdnc.io/f1D. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- A influência da moda sustentável no consumo de acessórios femininos de origem não animal, publicado no JNT – Facit Business and Technology Journal, v. 1,
nº
2 (2017). Disponível em:
http://fdnc.io/f1E. Acesso em: 12
jul.
2021.
Fim do complemento.
MP052
Veja que interessante: na família Spindel, existem várias pessoas ligadas à área da moda.
Satya, irmã mais velha da estilista de moda Tatiana, seguiu a profissão da mãe, que é designer de joias.
O material que Satya Spindel mais usa em suas produções é a prata. Pulseiras, anéis, colares e brincos ganham a marca de seu design ousado.
Você reparou que, nas imagens dos pingentes abaixo, há um que parece uma planta?
LEGENDA: Brincos de prata. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pingentes de prata. Fotos de 2009. FIM DA LEGENDA.
- Que forma você escolheria para colocar em um acessório
pessoal
se
fosse
criar um pingente, um bóton ou um chapéu?
_____
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
A área de atuação do designer é muito ampla. Vamos estudar mais alguns exemplos desse tipo de trabalho investigando a criação de outros tipos de objeto.
Converse com os estudantes sobre os tipos de adorno e acessório que eles costumam usar no dia a dia.
Pergunte se há algum com o qual eles se identificam. Você pode pedir que desenhem os objetos pessoais que consideram mais interessantes.
MP053
- Se estes chapéus fossem seus, em quais ocasiões você os usaria?
Resposta pessoal.
LEGENDA: Chapéu de bobo da corte. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Chapéu de mago. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Faça seu chapéu!
Imagine como será o seu chapéu e depois siga as instruções.
Escolha uma música apropriada para dançar com ele.
Meça o contorno de sua cabeça com uma tira de cartolina.
Prenda bem a tira com fita-crepe.
Depois, cruze mais duas tiras e prenda-as na posição mostrada acima.
A partir dessa estrutura básica, você poderá fazer o chapéu que desejar!
Forre a estrutura com papel jornal embebido em cola branca diluída em água. Espere secar e pinte!
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Na construção do chapéu, recomendamos que as tiras de papel sejam unidas com cola. Oriente os estudantes a aguardar a secagem antes de continuar com a etapa seguinte do trabalho.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Leia o livro Cinquenta chapéus que mudaram o mundo, do Design Museum, publicação da editora Autêntica.
O livro mostra o quanto o design está inserido em nosso cotidiano e lista os cinquenta principais chapéus e adornos de cabeça que tiveram grande impacto no mundo da moda e do design.
Fim do complemento.
Na atividade Faça seu chapéu!, diga aos estudantes que o projeto do chapéu deve levar em consideração a dança que farão com ele. Por isso, em grupos de seis participantes, eles deverão elaborar seus chapéus de acordo com o que intencionam dançar e em que espaço. Essa dança pode ser ensaiada ou improvisada, ocorrer na sala de aula ou fora dela. Incentive-os a pensar e decidir que uso farão do espaço escolhido e como os movimentos de cada um se relacionarão com os dos demais participantes.
Os movimentos da dança podem ser acompanhados de trilha sonora ou não. Se optarem por usar uma trilha sonora, ela poderá ser uma canção cantada pelos colegas que assistem à apresentação de cada grupo ou uma música já gravada.
MP054
O QUE EU APRENDI?
- Um espelho permite ler facilmente as palavras escritas por Leonardo da
Vinci
da direita para a
esquerda
com letras espelhadas. Experimente escrever o seu nome assim e peça a um familiar que o leia com você colocando um pequeno espelho encostado no fim do texto.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Escrita do nome do aluno da esquerda para a direita com as letras espelhadas. Fim da observação.
- Imagine que um pente se tornou um objeto fantástico que permite a quem o
usa
voar! Ele foi colocado em um lugar onde seus amigos também podem usá-lo. Conte uma pequena história sobre o que aconteceu.
_____
PROFESSOR
Resposta: História inventiva, elaborada a partir do enunciado proposto.
- O que pode ser feito para atrair familiares dos alunos para ver uma exposição de trabalhos de arte da sua classe na escola? Responda escrevendo e desenhando:
_____
Resposta aberta e pessoal que pode incluir: criação de convites e cartazes, realização de festa etc.
- Você foi convidado a entrevistar uma estilista e perguntar o que ela faz em seu trabalho e o que cria. Resuma aqui duas das possíveis respostas que ela deu.
_____
Resposta pessoal relacionada a conteúdos similares aos da entrevista com estilistas que o aluno leu em seu livro.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 3º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 3 e 7.
- No item 11, as Competências específicas de Linguagens 3 e 4.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 4 e 8.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às Aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As Aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP055
- Você ganhou um tecido leve, estampado com flores vermelhas e brancas. Responda escrevendo e desenhando: Qual
modelo
de blusa você desenharia com esse tecido? Quem a usaria? Onde?
_____
Resposta pessoal.
- Qual é o trabalho desenvolvido por um designer de joias?
_____
Resposta pessoal que remete à criação de joias.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes), e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir em conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes apresentem dificuldade em compreender a escrita espelhada de Leonardo da Vinci e experimentar essa estratégia, proponha que a atividade seja feita em duplas.
- Se os estudantes tiverem dificuldade em contar uma história inventada, peça a cada um que narre um trecho, de modo que criem juntos uma história coletiva.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em listar as estratégias para convidar familiares a visitarem uma exposição de trabalhos da classe em grupo, oriente-os a realizar uma listagem coletiva, registrando na lousa as ideias da turma.
- Se os estudantes demonstrarem dificuldade em imaginar possíveis respostas para perguntas de uma entrevista, pesquise e selecione previamente alguma entrevista em vídeo com uma estilista e assista com a turma.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em elaborar o desenho de um modelo de blusa com o tecido proposto no enunciado e descrever quem e onde a usaria, proponha uma conversa para que todos troquem ideias.
- Se os estudantes demonstrarem dificuldade em descrever o trabalho de um designer de joias, retome o conteúdo apresentado no Livro do Estudante.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP056
Comentários para o professor:
Conclusão
Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e das avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.
Lembramos que as Habilidades e Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Art e, no início deste Manual.
Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.
Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir.
- Investigar objetos utilizados no cotidiano e conhecer diversos aspectos da produção de designers que trabalham com a criação de vários tipos de objeto, como brinquedos, cadeiras, joias e roupas.
- Observar as formas de vários tipos de cadeira e refletir sobre sua função.
- Estudar por meio de desenhos, gravações em vídeos, fotos e texto escrito modelos de cadeiras existentes na escola.
- Aprender que o design dos objetos pode ser realizado pensando na preservação da ecologia.
- Refletir sobre como criar objetos de acordo com o conceito de ecodesign.
- Conhecer projetos de invenções feitos por Leonardo da Vinci.
- Aprender que desenhar pode ser uma maneira de pensar e projetar.
- Imaginar inventos a realizar modificando objetos já existentes, projetar esses inventos e construí-los usando sucatas e materiais diversos.
- Conhecer o trabalho de designer de roupas.
- Criar estampas para tecidos, adornos e acessórios.
Procure reconhecer eventuais defasagens na construção dos conhecimentos ao longo da realização das atividades do bimestre, retomando imediatamente com os estudantes os objetivos de aprendizagem em que manifestem alguma dificuldade.
Avalie também o que pode alterar em suas aulas para obter melhor resultado, registre suas ideias e converse sobre elas com seus pares e orientadores.