MP107

Introdução da Unidade 4. Texto e imagem fazem arte

Objetivos da unidade

Estudar o trabalho de artistas contemporâneos que vivem ou viveram no Brasil e usam texto e imagem nas suas obras.

Objetivos dos capítulos

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 1 – Escrever, cortar e colar

Conhecer arte contemporânea brasileira que usa objetos encontrados no cotidiano como material para sua arte e trabalha com texto escrito em suas superfícies.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 2 – Poesia visual

Conhecer objetos criados por Rubens Gerchman; fazer esculturas com palavras; conhecer o músico e artista visual Arnaldo Antunes; escrever uma poesia visual.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 3 – Arte com texto nas paredes

Conhecer instalações da artista Laura Vinci; criar trabalhos com texto em relevo em uma parede.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 4 – Receita de arte e chão de artista

Conhecer uma proposta de arte realizada como texto distribuído em performance ; criar um texto com uma receita impossível; conhecer calçada criada por artista brasileira; fotografar-se em calçada que projetou.

MP108

UNIDADE 4. Texto e imagem fazem arte

Imagem: Fotografia. Pregadores de madeira pendurados em um varal e com palavras escritas na base: respeito, saúde, sinceridade, prosperidade, honestidade, liberdade, amor, paz, saudade, carinho, diálogo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivo da unidade

Estudar o trabalho de artistas contemporâneos que vivem ou viveram no Brasil e usam texto e imagem em suas obras.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

O procedimento de criar obras de arte com texto e imagem é antigo na História da Arte. A situação mais frequente é que um assuma posição secundária em relação ao outro. Já nas propostas de diversos artistas contemporâneos, há muitos exemplos em que o texto e a imagem participam com igual importância na construção da forma e do sentido do trabalho.

MP109

Boxe complementar:

Primeiros contatos

A artista brasileira Elida Tessler criou seu trabalho com palavras escritas em objetos comuns do cotidiano: pregadores.

PROFESSOR Respostas pessoais.
  • Você já pensou em escrever em um pregador? Qual palavra escolheria?
  • Por que será que ela colocou essas palavras nessa ordem?
  • Será que podemos mudar os pregadores de lugar?
  • O que você pensa de a artista instalar esse trabalho em diferentes lugares?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Diferentes perguntas podem ser suscitadas pela leitura de imagem da obra apresentada nesta abertura de unidade. Oriente os estudantes a ler as palavras escritas nos pregadores e a observar a imagem para responder às questões do livro.

Em Você me dá a sua palavra?, Elida Tessler cria uma aproximação entre arte e vida cotidiana em função dos materiais usados. Entretanto, os pregadores com diferentes palavras escritas nos levam além da visualidade do pregador e queremos compreender o sentido criado pela artista nesta instalação. Peça aos estudantes que observem as palavras de cada pregador, discorram sobre o sentido do conjunto e concluam sobre a forma como as palavras e a imagem dos pregadores se integram. Para isso, faça aos estudantes algumas perguntas, como:

  • Por que estas palavras foram reunidas pela artista?
  • Os pregadores teriam o mesmo significado sem incluir nenhuma palavra?
  • E as palavras teriam o mesmo significado se apresentadas escritas em outro suporte?

    (Respostas pessoais.)

MP110

1. Escrever, cortar e colar

Muitos artistas escrevem nas obras apenas sua assinatura. Outros incorporam textos como parte importante do sentido da obra.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Elida, mulher com cabelo encaracolado e comprido, óculos e blusa preta está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Elida Tessler fotografada em frente a uma de suas instalações. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pregadores de madeira pendurados em um varal e com palavras escritas na base: carinho, feliz, paz, fé, amizade, fortaleza, joia, plenitude, paz, fé e viver.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivo do capítulo

Conhecer arte contemporânea brasileira que usa objetos encontrados no cotidiano como material para sua arte e trabalha com texto escrito em suas superfícies.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidade destacada

  • Para avaliar (EF15AR06), consulte seus registros e verifique como os estudantes experimentaram o trabalho coletivo e se dialogaram com os colegas expandindo os significados da proposta, alcançando sentidos plurais na atividade Vocês nos dão suas palavras?
  • Objeto de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais).
  • Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

    A habilidade acima está relacionada às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: arte e objetos encontrados no cotidiano; instalação com participação do público e varal de formatos variados.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário e o expandiram com a expressão objetos do cotidiano e se manifestaram fluência oral durante a atividade Vocês nos dão suas palavras?.
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Siga com os estudantes a leitura e a realização das atividades propostas no livro, abrindo espaço para questionamentos caso eles tenham alguma dúvida, para que possam realizar plenamente o percurso didático proposto.

MP111

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

A artista escreveu em seu site sobre a origem desse trabalho. Leia o texto em voz alta com os colegas.

“[...] iniciado em 1994. Este projeto desenvolveu-se a partir de uma conversa com um motorista de táxi, em Macapá. Na ocasião, o condutor informou que o prefeito da cidade havia sido preso por “faltar com a palavra”. [...] A associação entre a prisão do político e a função de um “prendedor de roupas” promoveu a escolha deste objeto doméstico como elemento de trabalho.

O processo consiste em solicitar às mais diversas pessoas que escrevam uma palavra de sua escolha sobre um prendedor de roupas de madeira. Todos os prendedores estão fixados em único fio de varal. À medida que o tempo passa, aumenta o número de prendedores de roupa, como uma espécie de calendário. A cada instalação, o fio de varal é fixado de modo diferente, sempre mantendo a sua unidade linear. [...] este trabalho deverá ser continuado infinitamente. [...] já foi apresentado em diferentes cidades e países [...]”.

Disponível em: http://fdnc.io/f1U. Acesso em: 19 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira em varais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira com palavras escritas na base.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Proponha aos estudantes uma leitura conjunta e em voz alta do texto apresentado. Depois, questione o entendimento da turma sobre a frase “Este trabalho deverá ser continuado infinitamente.”, promovendo uma roda de conversa para que todos compartilhem suas ideias.

Boxe complementar:

Para sua informação

Elida Tessler nasceu em 1961 na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A artista teve muitas participações na arte contemporânea e na linguagem das Artes Visuais. Além de artista, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos artísticos e de pesquisa de sua autoria versam sobre as relações entre a arte e a literatura e as interações da palavra escrita com a imagem.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Dica de site

  • Visite o site de Elida Tessler para conhecer mais sobre seus textos e participações artísticas. Disponível em: http://fdnc.io/f1U. Acesso em: 27 maio 2021.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    Para sua leitura

    Leia o catálogo da exposição Gramática intuitiva, de Elida Tessler. Disponível em: http://fdnc.io/f1V. Acesso em: 27 maio 2021.

    Fim do complemento.

MP112

Boxe complementar:

Seus objetos e suas palavras

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Encontre um objeto do cotidiano e descreva-o aqui:

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.

Escolha a palavra que vai escrever nele.

_____

Pense em um conjunto do mesmo objeto, defina quantos serão e quais são as palavras que você escreverá neles. Agora, você pode desenhar aqui seus objetos com as palavras escolhidas!

_____

PROFESSOR Atenção professor: Desenho de acordo com a criatividade do aluno. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Você pode convidar os estudantes a pensar sobre objetos do cotidiano com os quais poderiam fazer uma instalação, além de pregadores. Para isso, levante questões sobre o tipo de material dos pregadores usados pela artista, questionando-os se conhecem pregadores de outros materiais e se poderiam escrever em suas superfícies. É importante instigá-los a refletir sobre os procedimentos da artista, para que descubram que a seleção de materiais não é arbitrária e está intrinsecamente associada àquilo que moveu a criação. Assim, há pistas para perceber o que ocorre com os artistas no ato de criação.

MP113

Boxe complementar:

Vocês nos dão suas palavras?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Converse com a classe sobre a ideia de criarem juntos um varal de pregadores com palavras escolhidas por vocês. Cada aluno escolhe uma.

  1. Escrevam em seus pregadores as palavras escolhidas.
  1. Combinem a ordem em que serão colocados no fio de varal.
  1. Decidam em que local gostariam de expor o varal de palavras.
  1. Quando cada colega for colocar seu pregador, deverá cantar em voz alta a palavra escolhida e dançar movimentando o corpo como se fosse escrever com ele essa palavra!

    Você pode fazer um desenho ou fotografia registrando o trabalho que criaram juntos e colar sua imagem nesse espaço.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Desenho ou colagem de foto de acordo com o trabalho desenvolvido pelos alunos. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A criação coletiva de uma proposta como esta é uma oportunidade para trabalhar com os estudantes as formas de interação em grupo. É importante criar um ambiente em que todos se percebam capazes de dialogar e de contribuir à sua maneira no planejamento e na construção da proposta.

MP114

2. Poesia visual

O artista brasileiro Rubens Gerchman criou, na década de 1970, as obras que você pode ver nesta página. Nelas, a palavra ar, escrita em um dos trabalhos em inglês (air) e no outro em português, é trabalhada como uma forma de poesia visual.

Imagem: Fotografia. Fios de metal formando a palavra AIR.  Fim da imagem.

LEGENDA: Air, 1970. Rubens Gerchman. Metal, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia a definição de poesia visual dada pela artista brasileira Lenora de Barros:

Poesia visual, para mim, é poder falar visualmente, transcender os limites da minha língua, das nossas línguas. Ver com a boca é falar com o olho.

Disponível em: http://fdnc.io/f1W. Acesso em: 19 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. A palavra AR vazada e ao fundo, nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ar, 1970. Rubens Gerchman. Acrílico e algodão, 60 x 110 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Conhecer objetos criados por Rubens Gerchman; fazer esculturas com palavras; conhecer o músico e artista visual Arnaldo Antunes; escrever um poema visual.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR06), observe no Livro do Estudante e em seus registros no diário, em áudio ou em vídeo como, nas atividades de leitura e de reflexão e na proposta de criar uma escultura com palavras, os estudantes apreenderam aspectos da arte contemporânea e como dialogaram sobre suas criações com os colegas.
  • Para avaliar (EF15AR21), observe em seus registros como os estudantes experimentaram o lugar do outro ao comporem a postura corporal de Arnaldo Antunes na leitura de imagem.
  • Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Processos de criação Artes visuais e Processos de criação (Teatro).
  • Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudantes: poesia visual; performance e um artista que é músico, compositor e cantor.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes escreveram com propriedade o texto da atividade Localizem, na poesia de Arnaldo Antunes acima, algumas palavras e escrevam-nas nestas linhas, e se analisaram e avaliaram conteúdos e elementos textuais na atividade Leia a definição de poesia visual dada pela artista brasileira Lenora de Barros.
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do Capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Na poesia visual, o significado das palavras é associado à forma como elas compõem um trabalho de arte visual. Nesse sentido, o texto escrito funciona como um desenho. A poesia visual ordena-se pelos princípios dos códigos da linguagem visual: composição das formas das letras e palavras, tamanho, cor etc.

    Depois de ler com os estudantes o texto sobre Gerchman, instigue-os a refletir sobre a afirmação de Lenora de Barros sobre poesia visual.

    Peça aos estudantes que observem as imagens dos trabalhos de Gerchman, Ar e Air, e tentem definir oralmente poesia visual. Anote as falas deles na lousa.

MP115

Arnaldo Antunes, além de artista visual, é músico, compositor e cantor. Nasceu em São Paulo, em 1960.

Ele também é poeta, faz vídeos e performances . Enquanto canta nos seus shows, podemos perceber como valoriza a expressão corporal. O canto e sua movimentação, integrados, formam sua arte.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Performance.

Fim da observação.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem com blusa e calça está em pé com os braços para frente sobre um palco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Cabeça Dinossauro. Foto de 1986. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem com óculos escuros, terno azul-claro com a manga esquerda vermelha está com os joelhos dobrados. Ao fundo, camisetas coloridas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Arnaldo Antunes no show Iê Iê Iê. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

Pelo modo de colocar as palavras no papel, muitos de seus trabalhos são considerados poesia visual.

Arnaldo Antunes organiza as palavras como desenhos, comunicando ideias, sensações e sentidos ao leitor.

MANUAL DO PROFESSOR

Pergunte aos estudantes:

  • Qual sensação você tem ao olhar para este trabalho feito com a palavra Ar?
  • Um trabalho parecido foi feito com a palavra ar em inglês, Air. No que eles diferem?
  • Qual palavra você escolheria para fazer um trabalho a ser instalado em uma praia? Por quê?
  • E no alto de um prédio? Por quê?

    (Respostas pessoais.)Arnaldo Antunes é um artista que atua em muitas frentes; além de cantor e compositor, escreve poesias e faz performances . Ao assistir a um show de música do artista, observa-se como a movimentação do corpo e a gestualidade são elementos importantes da cena cantada. Pode-se dizer que o artista combina teatro, música, dança e canto em seus shows, o que nos leva a dizer que são performances .

    Informe aos estudantes que as imagens desta página são fotos de Arnaldo Antunes em duas épocas diferentes. A do show Cabeça Dinossauro, de 1986, é da época em que ele ainda integrava o grupo Titãs. Iê Iê Iê, de 2009, é um show de sua carreira solo. Pergunte:

  • O que mais chama sua atenção nessas fotografias?
  • Como é a postura corporal de Arnaldo Antunes em cada imagem? Para onde ele parece estar olhando? Como ele está movimentando suas mãos?
  • Você pode imitar as duas posturas do artista com seu corpo?

    (Respostas pessoais.)

    Boxe complementar:

    Dica de site

  • Mais informações sobre Rubens Gerchman podem ser obtidas buscando por seu nome na Enciclopédia de Artes visuais do Itaú Cultural, que pode ser consultada pela internet em: http://fdnc.io/f1X. Acesso em: 27 maio 2021.

    Fim do complemento.

MP116

Imagem: Pintura. Palavras escritas em preto, verde e vermelho sobrepostas sobre fundo branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Instante 1, 2003. Arnaldo Antunes. Série Caligrafia. Tinta sobre papel, sem dimensões. Coleção do artista. FIM DA LEGENDA.

Nesse trabalho, que podemos classificar como poesia visual, Arnaldo Antunes ao mesmo tempo escreve e desenha com as letras.

Ele usa várias cores para traçar letras de diversos tamanhos, dispostas de maneira diferente da habitualmente usada na escrita.

Em uma poesia visual, o modo como as palavras são escritas é tão importante quanto seu significado.

Ver e ler se completa na ideia do artista.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que aprendeu sobre poesia visual. Depois, façam uma poesia visual, escolhendo as cores e as palavras que vão escrever à mão em uma folha avulsa. Essa poesia fará parte de um mural na sala de aula.

MANUAL DO PROFESSOR

Para introduzir o trabalho de leitura da poesia de Arnaldo Antunes, destaque aos estudantes como o artista escreve e desenha ao mesmo tempo.

Promova a leitura coletiva do texto sobre o trabalho do artista no Livro do Estudante.

Ao propor a leitura da imagem, pergunte:

  • Qual é o caminho que seu olhar segue ao ler essa imagem?
  • Quantas palavras diferentes você consegue identificar?
  • Quantas cores o artista usou?

    (Respostas pessoais.)

    Informe aos estudantes que caligrafia é a escrita à mão. Peça a eles que tentem imitar com a ponta do dedo os movimentos realizados pelo artista para “caligrafar”. Depois, pergunte:

  • Que outras formas de escrever você conhece?

    (Respostas pessoais.)

    Para realizar a atividade de escrita proposta no Livro do Estudante, oriente-os a ler de forma autônoma a imagem Instante 1, de Arnaldo Antunes. Depois, retome com eles, oralmente, as palavras que escreveram. Você pode registrá-las em um quadro ou um painel de papel.

    As crianças e os jovens costumam gostar muito do trabalho de Arnaldo Antunes, pois o tema de algumas canções parece ter sido orientado para esse público.

    Pesquise e leve para os estudantes canções na voz do compositor e peça a eles que identifiquem se a voz do artista tem características regionais, urbanas ou rurais.

    Proponha a eles cantar a canção Cultura. Depois, peça que escolham uma das frases e experimentem escrevê-la usando diferentes cores, variando o tamanho das letras e sua disposição no papel.

    Boxe complementar:

    Dica de site

  • Conheça alguns dos poemas visuais de Arnaldo Antunes em seu site: http://fdnc.io/f1Y. Acesso em: 27 maio 2021.

    Fim do complemento.

MP117

Boxe complementar:

Vamos fazer escultura com palavras!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúna-se com três colegas e escolham a(s) palavra(s) com que vão trabalhar, conversando sobre o sentido que ela(s) tem(têm) para cada um e como vão fazer a escultura.

Vocês podem usar papelão, tubos de rolo de papel higiênico, copos plásticos e outros tipos de sucata.

Imagem: Ilustração. No centro, uma menina com cabelo encaracolado e preso e camiseta azul-escuro está sorrindo. Na frente dela há latas, garrafas e copos colados, formando a palavra “ARTE”. Atrás dela, cinco crianças estão em volta de mesas e colando garrafas e rolos de papelão.  Fim da imagem.

Depois, montem uma pequena exposição na sala de aula para que todos possam apreciar os trabalhos.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Diga aos estudantes que é a vez deles de construir uma escultura com palavras, isto é, uma poesia visual tridimensional.

Siga as orientações do Livro do Estudante e destaque a importância de pensarem na relação entre o(s) sentido(s) da palavra escolhida e a forma da escultura.

Boxe complementar:

Para sua leitura

• MAGALHÃES, Fabio. Rubens Gerchman. São Paulo: Lazuli/Companhia Editora Nacional, 2006.

Esse livro trata da vida e da obra de Rubens Gerchman, trazendo algumas de suas obras e uma entrevista com o artista.

Fim do complemento.

MP118

O QUE EU APRENDI?

  1. A artista brasileira contemporânea Elida Tessler cria instalações com palavras escritas em pregadores, objetos que são encontrados no cotidiano. Imagine que ela coletou estas palavras: cinema, televisão, rádio, guarda-chuva, elefante e banana.
    • Em qual ordem você as colocaria no varal? Escreva-as nos seis pregadores na ordem escolhida.
Imagem: Fotografia. Seis pregadores de madeira em tons de marrom com números ao lado. Fim da imagem.
  1. Você vai criar um pacote de pregadores para pendurar roupa na sua casa escrevendo neles palavras a respeito de cuidados com o meio ambiente. Escolha seis palavras e escreva-as aqui!

    Resposta pessoal que se refere a palavras ligadas a cuidados com o meio ambiente.

    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
    1. _____
  1. O que é uma poesia visual?

    _____

    Resposta relacionada à compreensão do tema do capítulo pelo estudante e que pode se aproximar de: Poesia visual é poder falar visualmente.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação processual do bimestre

As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 3º ano.

Avaliação das competências trabalhadas no bimestre

A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.

O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.

Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:

  • No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 1, 4, 5 e 10.
  • No item 11, as Competências específicas de Linguagens 2 e 3.
  • No item 12, as Competências específicas de Arte 2, 4, 5 e 8.

    Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:

  • No item 13, as Aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
  • Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia ; consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.

    As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.

    As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.

    As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.

MP119

  1. Desenhe uma poesia visual na qual apareçam as palavras amor e dor.

    _____

    Resposta pessoal e inventiva.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Respostas pessoais.

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividades para retomada de conhecimentos

Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes), e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Esta ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.

  1. Caso algum estudante encontre dificuldade em ordenar as palavras propostas no enunciado e justificar sua escolha, pode-se propor fazer isso oralmente.
  1. Organizar os estudantes em pequenos grupos é uma boa estratégia para que aqueles que apresentam dificuldade consigam listar seis palavras que remetem à ideia de respeito e cuidado com o meio ambiente.
  1. Caso algum estudante apresente dificuldade em descrever o conceito de poesia visual, pode-se propor retomar o conteúdo do Livro do Estudante.
  1. Caso algum estudante apresente dificuldade em desenhar um poema visual considerando as palavras propostas no enunciado, pode-se organizar duplas de trabalho.

    Ficha de autoavaliação mensal

    A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.

MP120

3. Arte com texto nas paredes

Laura Vinci é uma artista contemporânea que mora na cidade de São Paulo.

Imagem: Fotografia. Uma parede branca com o texto:  NO GESSO SE MOLDA  NA ÁGUA FORTE CAI  NA IMAGINAÇÃO PODE  VEM NA ESPUMA DO MAR  LUZ EM LEITE DERRAMA  COR CALMA DE CHUMBO  DE CAL EXTINTA FINDA.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista parcial da instalação Parede palavra, 2006. Laura Vinci. Texto gravado na parede, água e mármore, dimensões variadas. Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Esse tipo de trabalho chama-se instalação . A artista faz uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nele para experienciá-la. A instalação de Laura Vinci foi feita especialmente para essa exposição.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Instalação.

Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Conhecer instalações da artista Laura Vinci; criar trabalhos com texto em relevo em uma parede.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidade destacada

  • Para avaliar (EF15AR05), fotografe ou grave em vídeo o trabalho dos estudantes na atividade de criação em Artes visuais e observe se trabalharam de modo coletivo e colaborativo.
  • Objeto de conhecimento: Processos de criação (Artes visuais).
  • Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: instalação; arte e texto; letras congeladas.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário com a palavra instalação e escreveram com propriedade as letras e as palavras na atividade Vamos escrever em relevo em uma parede?
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do Capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    O conceito de instalação passou a fazer parte do vocabulário sobre arte na década de 1970. Ao fazer um trabalho de instalação para uma exposição, a artista criou um espaço em que se entra para viver a obra.

    Nessa obra de Laura, as palavras escavadas na superfície da parede compõem um texto que ambienta sua instalação. Entrar nesse lugar é ter contato com as paredes e as palavras nelas escritas.

    A obra de Laura Vinci, de 2005, chama-se Parede palavra e nela está escrito:

    No gesso se molda

    Na água forte cai

    Na imaginação pode

    Vem na espuma do mar

    Luz em leite derrama

    Cor calma de chumbo

    Na cal extinta finda

    Amplie o texto em um painel ou no quadro de giz para os estudantes lerem e pergunte-lhes o significado que o texto e sua exposição na parede têm para eles.

MP121

Laura também faz instalações nas quais escreve com gelo.

Imagem: Fotografia. Duas placas brancas com palavras em relevo estão conectadas a um teto branco por cabos em uma parede branca. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cinco placas brancas com palavras em relevo estão conectadas a um teto branco por cabos em uma parede branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Vistas parciais da instalação Estados, 2002. Laura Vinci. Caixas metálicas, tubos de cobre, sistema de refrigeração, gelo e piso plástico, dimensões variadas. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Converse com os estudantes sobre a diferença entre escrever um texto em uma parede e fazer uma instalação que usa uma parede como parte do trabalho de arte.

A questão a ser pensada e aprofundada com essa reflexão é sobre o papel do espaço e do ambiente que se cria intencionalmente em uma instalação para que o espectador interaja.

Pergunte aos estudantes quais diferenças eles percebem entre um trabalho como esse e uma parede escolhida aleatoriamente para se colocar um anúncio.

É importante que eles escutem uns aos outros, esperando o tempo certo para cada um falar sobre o texto lido.

A instalação Estados, de Laura Vinci, traz texto escrito com palavras de gelo. A artista trabalha com outros profissionais que dominam as questões técnicas necessárias à execução de seu trabalho para realizá-lo.

Leia para os estudantes a poesia que compõe a instalação:

O branco do rio passa

passado o líquido rio, volta

aguado de rio, dobra a volta

revolta a água do rio, volta

passada de vento que sopra

em fios de rio molha a água

em gotas largas de brilho prata

de água frio

Promova um diálogo com a classe sobre os significados que eles atribuem ao poema e à sua posição na instalação.

Atividade complementar

Esculturas de gelo

Congele a água em cubinhos de gelo na geladeira da escola. Anilina de bolo pode ser usada para tingir o gelo de cada fôrma com cores diferentes. Forre as mesas com pano e providencie pratos ou vasilhas com certa profundidade, que contenham a água proveniente do gelo ao derreter.

Oriente os estudantes a tirar os cubinhos das fôrmas e empilhar ou agrupar para fazer uma escultura de breve duração. Peça que fotografem ou desenhem o resultado. O registro do trabalho pode ser socializado na parede da sala ou pelo computador.

MP122

Boxe complementar:

Vamos escrever em relevo em uma parede?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Reúna-se com cinco colegas e façam muitos rolinhos de folhas de jornal. Sigam as instruções abaixo.

Imagem: Ilustração 1. Um menino com cabelo encaracolado e camiseta branca está com as mãos sobre um jornal. Ao seu lado, uma menina loira com cabelo preso e blusa roxa está segurando um jornal e observando.  Fim da imagem.

Peguem uma folha de jornal.

Imagem: Ilustração 2. O menino e a menina estão enrolando os jornais em palitos sobre uma mesa. Fim da imagem.

Enrolem-na com a ajuda de um palito comprido na direção diagonal, fazendo um tubo fino e bem apertado.

Imagem: Ilustração 3. O menino está colocando uma fita adesiva no jornal enrolado em volta do palito. Ao lado, a menina está segurando dois tubos de jornal. Na frente deles há uma fita adesiva e um tubo de jornal sobre a mesa. Fim da imagem.

Prendam as pontas e o meio do tubo com fita adesiva ou fita-crepe.

Imagem: Ilustração 4. Cinco tubos de jornais ao lado da fita adesiva. Fim da imagem.

Agora, seu grupo pode projetar o que vai escrever na parede. Cortem os tubinhos nos tamanhos adequados para formar as letras e as palavras e juntem as partes com a fita-crepe.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• Que tal ler o que todos os grupos escreveram?

MANUAL DO PROFESSOR

Na orientação para a construção de instalação em grupo, reforce que os estudantes devem primeiro planejar a instalação e depois fazer os rolinhos. O que vai ser escrito pode ser planejado pelos grupos; podem-se fazer vários projetos de instalações antes de eleger o que vai ser realmente desenvolvido.

A confecção dos rolinhos é um processo de preparação de material para uso coletivo. Todos podem colaborar. O importante é que os rolinhos fiquem bem apertados e colados para, depois, resistirem ao uso como material da escrita em relevo.

O texto pode ser primeiro escrito na parede a lápis. Depois, os rolinhos podem ser colados e cortados no tamanho necessário à cobertura das formas e linhas das letras.

Os trabalhos finais também podem ser feitos em papel kraft (pardo e encorpado) no chão e depois colados em diferentes paredes da escola.

Boxe complementar:

Para sua leitura

• VINCI, Laura. Laura Vinci. Coleção Artistas da USP . São Paulo: Edusp, 2010.

Fim do complemento.

MP123

Imagem: Ilustração. Uma menina está segurando um cartaz com as palavras: LIBERDADE FANTASIA. Ao seu lado, uma menina está sentada no chão e entregando um tubo de jornal para um menino, que está colando os tubos na parede e formando as palavras: LIBERDADE, FANTASIA. Ao lado dela há um cesto com vários tubos de jornal. Em seguida, um menino está sentado e cortando um tubo de jornal e uma menina está em pé e segurando fitas adesivas cortadas. Na frente deles, um menino está sorrindo e tirando uma foto. Ao seu lado há uma mesa com objetos em cima. Fim da imagem.

Pronto, só falta colar na parede. Pequenos anéis de fita-crepe podem ser usados para isso.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

É importante que a leitura das instalações produzidas seja feita por todos.

Cada grupo deve falar de seu processo e intenções poéticas, ou seja, do significado do que fez.

MP124

4. Receita de arte e chão de artista

A artista na foto abaixo chama-se Regina Silveira.

Em 1977, ela decidiu criar uma obra com palavras: inventou uma receita de pudim impossível de ser realizada e distribuiu no metrô de São Paulo.

Esse trabalho da artista mostra como, às vezes, a arte pode ser feita a partir de uma ideia, de um conceito ou apenas de palavras.

Imagem: Fotografia. Regina, mulher com cabelo castanho e curto, óculos e blusa azul está olhando para cima. Atrás dela há várias marcas de pés em uma parede. Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Regina Silveira com uma de suas obras. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Leia com os colegas e o professor a receita criada por Regina. Repare nos ingredientes e no modo de preparo.

Imagem: Ilustração de um papel com o texto:  Pudim Arte Brasileira.  2 xícaras de olhar retrospectivo.  3 xícaras de ideologia.  1 colher, de sopa, de École de Paris.  1 lata de definição temática, gelada e sem soro.  1 pitada de exacerbação da cor.  1 indio, pequeno, ralado.  Com o olhar retrospectivo e a ideologia prepare uma calda e quando grossa junte-lhe a École de Paris, sem mexer. Deixe amornar, bata um pouco a definição temática, junte os demais ingredientes e leve ao fogo em banho-maria em forma acaramelada.  Cobertura para Pudim Arte Brasileira.  Misture 1 ½ xícara de função social com 5 colheres, de sopa, de vitalidade formal e leve ao fogo até dourar; retire do fogo, junte mais duas colheres, de sopa, de jogada mercadológica e sacuda um pouco a frigideira para misturar tudo bem; não se deve mexer com a colher. Deixe esfriar, cubra o pudim e sirva gelado. Regina Silveira 77.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pudim Arte Brasileira, 1977. Regina Silveira. Acervo da artista. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Conhecer uma proposta de arte realizada como texto distribuído em performance ; criar um texto com uma receita impossível; conhecer calçada criada por artista brasileira; fotografar-se em calçada que projetou.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR23), anote em seu diário ou registre em vídeo a performance da distribuição das receitas e observe como articularam nela aspectos como escolha de figurinos, interpretações e cantos falados.
  • Para avaliar (EF15AR26), observe no Livro do Estudante as imagens feitas sobre a calçada verificando como exploraram a fotografia para se inserirem na imagem junto ao chão escolhido ou transformado.
  • Objetos de conhecimento: Processos de criação (Artes integradas) e (Artes integradas) Arte e tecnologia.
  • Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e da leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: receita de arte brasileira; obra na calçada e a palavra biblioteca em diferentes línguas.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se os estudantes foram fluentes na leitura realizada com os colegas do texto Pudim arte brasileir a e como descreveram em suas mensagens as calçadas da artista.
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do Capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Regina Silveira nasceu em Porto Alegre. Graduada em pintura e desenho, além de atuar como artista, trabalhou como professora. Em suas propostas – apresentadas de diversas maneiras, como fotomontagens, gravuras, vídeos e instalações–, com frequência apropria-se de imagens para realizar trabalhos que brincam com nossa percepção cotidiana da vida e do espaço.

MP125

Na imagem abaixo, a artista Regina Silveira aparece em cima da obra Paraler, criada por ela nas calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da cidade de São Paulo. Repare como as palavras que ela escreveu parecem ter sido bordadas com uma agulha em um tecido.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de Regina em pé, sobre uma calçada. No chão há quadrados em tons de cinza formando palavras.  Fim da imagem.

LEGENDA: A artista Regina Silveira e sua obra na calçada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um prédio grande com árvores e postes em volta. Ao lado há uma rua e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista lateral da calçada criada por Regina Silveira em frente à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Bibliotecas são lugares onde livros, jornais e revistas podem ser lidos gratuitamente no local ou emprestados.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Para sua informação

Em 1978, depois da inauguração da estação Sé do Metrô de São Paulo e da implantação de um Jardim de Esculturas de artistas contemporâneos, na praça e nas galerias internas da estação, decidi distribuir a receita do Pudim Arte Brasileira (1977) na saída da estação, junto às escadas rolantes. [...]

Imprimi umas poucas centenas de fotocópias da receita de Pudim Arte Brasileira em papel cortado pela metade do tamanho A4 e simplesmente fui até a estação, sozinha, para distribuir o folheto. Não fui fotografada e não fotografei – naqueles anos considerava mais importante a distribuição [...] que o registro e a memória da ação. Agora, será preciso acreditar...

Disponível em: http://fdnc.io/f1Z. Acesso em: 27 maio 2021.

Fim do complemento.

Proponha aos estudantes criar coletivamente em grupos uma “receita impossível”. Para que compreendam o jogo simbólico a ser realizado, o professor pode propor um exemplo: Receita de jogador de futebol brasileiro: Samba no pé picadinho; Uma pitada de ousadia; Rodelas finas de agilidade.

Depois da escrita das receitas, você pode propor que sejam copiadas e distribuídas na porta da escola pelos estudantes. Peça que discutam como será feita a performance da distribuição. Pergunte:

• Acontecerá algo diferente nesse momento?

• Como estarão vestidos?

• Como se movimentarão?

• Qual será o canto falado para chamar o público?

(Respostas pessoais.)

Boxe complementar:

Dica de site

• Visite o site oficial da artista. Disponível em: http://fdnc.io/7mz. Acesso em: 27 maio 2021.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Para sua informação

Nunca me considerei gravadora, porque me incomoda a ideia de especialização em um único meio expressivo. [...] Artista é uma especialista em linguagens visuais. Gravura é apenas um dos meios no qual essas linguagens podem ser exercidas. A História da Arte está aí para nos lembrar que os grandes gravadores também foram desenhistas e pintores. Minha postura multimídia se baseia nas possibilidades de construção de algo a partir de imagens gráficas de diferentes origens, nos mais diversos procedimentos gráficos. [...]

Fonte: SILVEIRA, Regina. Pedagogia do traço: entrevista a Angélica de Moraes. In : MORAES, Angélica de (org.). Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Edusp, 1996. p. 92.

Fim do complemento.

MP126

Para criar a obra Paraler, Regina Silveira primeiro pesquisou como a palavra biblioteca é escrita em diferentes línguas.

Imagem: Ilustração. Quadros com palavras em várias línguas e em tons de preto. Abaixo há quadros pequenos em tons de cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração do projeto gráfico feito por Eduardo Verderrame para a obra de Regina Silveira para as calçadas da Biblioteca Mário de Andrade. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Depois, ela estudou como dispor as palavras nas calçadas em torno da Biblioteca Mário de Andrade. Sua obra convive com outros elementos tradicionais das calçadas, como postes, bueiros, canteiros de plantas e linhas amarelas para guiar deficientes visuais.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma calçada na esquina com várias palavras em vários idiomas. Ao lado há duas faixas de pedestres e acima da calçada há um piso tátil. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta das calçadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Proponha a leitura da obra Paraler, de Regina Silveira, e converse sobre ela com os estudantes. Aproveite e realize uma roda de conversa sobre os hábitos e gostos de leitura que possuem, introduzindo o tema sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência visual no planejamento do espaço público e de bibliotecas. Remeta essa discussão ao espaço da escola.

Boxe complementar:

Para sua leitura

• Paraler A nova calçada da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. São Paulo (SP), 2015. Regina Silveira. Disponível em: http://fdnc.io/f21. Acesso em: 27 maio 2021.

Fim do complemento.

Boxe compementar:

Dica de vídeo

• Assista aos vídeos da artista, disponíveis em: http://fdnc.io/f22. Acesso em: 27 maio 2021.

Fim do complemento.

MP127

Imagem: Fotografia. Uma mão sobre um azulejo verde e branco.  Fotografia. Um homem está agachado e alisando um piso com cimento.  Fotografia. Duas pessoas estão agachadas e colando azulejos sobre o cimento.   Fim da imagem.

LEGENDA: Etapas da composição dos desenhos da calçada. Fotos de 2015. FIM DA LEGENDA.

Com base no estudo da artista, operários cortaram pedaços de porcelanato para compor o desenho de cada palavra. Depois, essas peças foram cimentadas nas calçadas.

Observe um detalhe da calçada pronta na imagem a seguir.

Imagem: Fotografia. Uma calçada com várias palavras em vários idiomas, composto por vários quadrados. Ao fundo, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe da calçada que permite perceber os desenhos criados pela artista Regina Silveira. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda:

MANUAL DO PROFESSOR

Converse com os estudantes sobre a parceria fundamental, no caso da obra Paraler, entre a artista e os operários ou trabalhadores que montaram a calçada. Pergunte aos estudantes:

  • Vocês consideram que os conhecimentos destes profissionais são tão relevantes quanto os da artista? Justifiquem suas respostas.

    (Resposta pessoal.)

MP128

Repare como a calçada criada pela artista participa da paisagem da cidade. Ela a criou para que durasse muito tempo; até reservou um estoque de peças extras para garantir sua manutenção quando houver necessidade de algum reparo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma calçada em tons de cinza na frente de uma construção grande com árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da calçada central da Biblioteca Mário de Andrade retratando a calçada e a rua, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea do prédio grande e a calçada com palavras em vários idiomas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da Biblioteca Mário de Andrade com destaque para a calçada da frente do prédio, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima da calçada em tons de cinza com palavras em vários idiomas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea parcial aproximada da calçada da Biblioteca Mário de Andrade mostrando as palavras no chão, em São Paulo (SP). Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Oriente os estudantes a produzir uma mensagem, estruturada como carta, na qual descrevem as calçadas da artista para alguém que não as viu.

Destaque que a linguagem visual das imagens é diferente da escrita e que cada uma dessas formas possui seus limites e suas possibilidades.

MP129

Boxe complementar:

Registre você pisando em um chão diferente!

Você vai fazer uma foto na qual você apareça pisando em um chão diferente do comum. Pode ser um chão que descobriu ou um que alterou usando giz ou outros recursos.

Depois, cole neste espaço sua fotografia.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Colagem de fotografia produzida pelo aluno. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Na realização da atividade Registre você pisando em um chão diferente!, o estudante vai fazer uma foto pisando em um chão diferente do comum.

Converse com a classe sobre as ideias de chão sobre as quais pensaram e oriente os estudantes falando sobre a necessidade de a foto demarcar bem dois aspectos: a visualidade da calçada e o estudante posicionado sobre ela. Portanto, eles precisam enquadrar a imagem para que quem vai lê-la possa identificar os dois componentes da imagem.

Consulte os estudantes sobre como pretendem registrar a imagem. Discuta a respeito de como farão essa foto, se conseguirão se fotografar sozinhos ou se precisarão da ajuda de alguém. Caso algum deles não tenha acesso a uma câmera de celular ou fotográfica, promova a cooperação entre os colegas para que compartilhem equipamentos.

A escola também pode ser um espaço de criação de chãos diferentes se você planejar o uso do espaço e dos equipamentos com sua equipe. Próximos à escola, eles poderão fazer isso com seu apoio.

Esta atividade também pode ser realizada pelos estudantes como tarefa de casa, fora da escola. Nesse caso, a imagem será trazida e colada no caderno. Diga aos estudantes que a impressão da imagem pode ser feita no computador sem a necessidade de revelação da foto.

Organize uma roda de leitura das fotos dos cadernos, para que os estudantes possam apreciá-las e conversar sobre as distintas soluções de criações das calçadas e registro deles no local.

MP130

O QUE EU APRENDI?

  1. A artista Laura Vinci fez uma obra em um espaço e as pessoas podem entrar nela para experienciá-la. Essa forma de arte chama-se:

    ( ) pintura.

    ( ) instalação.

    ( ) escultura.

    PROFESSOR Resposta: instalação.
  1. Você vai fazer Arte escrevendo e pintando um texto na parede do lado de fora da sua casa. Escreva a frase que gostaria de escrever e pintar e justifique sua escolha.

    _____

    Resposta pessoal.

  1. Você ganhou uma sacola térmica com sete letras feitas de gelo: A A A L Ç C D. Quais palavras congeladas você vai escrever? Consegue escrever uma usando todas as sete letras?

    _____

    Resposta pessoal, entre outras possibilidades: CALÇADA, CALÇA, ALÇA, CALDA, ALA.

  1. A artista Regina Silveira escreveu uma Receita de Arte Brasileira e você vai escrever aqui uma Receita para a chuva parar, acompanhada de um desenho.

    _____

    _____

    Resposta pessoal e desenho inventivo que se referem à parada da chuva.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação processual do bimestre

As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 3º ano.

Avaliação das competências trabalhadas no bimestre

A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.

O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.

Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:

  • No item 10, considere as Competências gerais da BNCC 1, 4, 5 e 10.
  • No item 11, as Competências específicas de Linguagens 2 e 3.
  • No item 12, as Competências específicas de Arte 2, 4, 5 e 8.

    Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:

  • No item 13, as Aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
  • Nos itens 14, 15, 16 e 17 as aprendizagens de alfabetização e literacia ; consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.

    As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.

    As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.

    As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.

MP131

  1. Imagine você no futuro indo a Marte para fazer uma obra de arte com palavras ou frases no chão do planeta! Que palavras ou frases vai escrever? Explique por que as escolheu.

    _____

    Resposta pessoal e inventiva.

  1. Regina Silveira escreveu a palavra biblioteca em diferentes línguas no chão da calçada de uma importante biblioteca da cidade de São Paulo. Você vai escolher e escrever aqui outras seis palavras, em língua portuguesa, relacionadas à biblioteca.

    Resposta pessoal que se refere a palavras ligadas ao contexto de uma biblioteca.

    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.
    1. _____.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Respostas pessoais.

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividades para retomada de conhecimentos

Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base neles, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes), e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Esta ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.

  1. Caso algum estudante apresente dificuldade em identificar o conceito de instalação na arte, pode-se retomar o conteúdo no Livro do Estudante.
  1. Caso os estudantes demonstrem dificuldade em escrever e justificar a escolha de uma frase para pintar na parede externa de sua casa, pode-se propor a realização da atividade oralmente em roda de conversa.
  1. Caso apresentem dúvidas, pode-se sugerir a realização da atividade coletivamente anotando as palavras na lousa.
  1. Se apresentarem dificuldade em criar uma receita sobre o tema proposto no enunciado, pode-se realizar essa atividade oralmente e depois realizar a ilustração em duplas.
  1. Imaginar um trabalho de arte com palavras ou frases para ser realizado no chão do planeta Marte é uma proposta que, caso os estudantes demonstrem dificuldade em realizar, pode ser desenvolvida em grupo durante uma roda de conversa.
  1. Caso os estudantes demonstrem dificuldade em listar palavras relacionadas à palavra ao contexto de uma biblioteca, pode-se propor fazer uma lista coletiva e anotar as palavras na lousa.

    Ficha de autoavaliação mensal

    A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.

MP132

Comentários para o professor:

Conclusão

Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e das avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.

Lembramos que as Habilidades e Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte, no início deste Manual.

Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.

Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir.

MP133

Conclusão do volume

Fichas de avaliação processual bimestral do professor

O conjunto de quatro Fichas de avaliação processual bimestral do professor do 3º ano, relativo a cada estudante, registra uma avaliação processual construída por meio de seu acompanhamento nas diferentes aprendizagens propostas ao longo dos capítulos do livro.

Imagem: Ilustração. Página do livro com tabelas e textos. Fim da imagem.

Ao acompanhar os estudantes neste processo de aprendizagem integrado à experiência constante e contínua de avaliação formativa, é importante que você considere todas as propostas de avaliação como situações de aprendizagem que lhe permitem retomar e aperfeiçoar aprendizagens com os estudantes.

Avaliação final

Imagem: Ilustração. Página do livro com textos. Fim da imagem.

A avaliação final do 3º ano, a ser realizada a seguir, perpassa os diversos assuntos tratados ao longo do período e espelha as diferentes aprendizagens que os estudantes puderam concretizar.

Ela pode ser contrastada com a avaliação diagnóstica realizada pelos estudantes no início do ano letivo. Na sistematização dos conhecimentos construídos, é possível retomar os conhecimentos prévios dos estudantes e propor que eles mesmos identifiquem o que mudou, consolidando sua percepção dos conhecimentos apreendidos.

MP134

AVALIAÇÃO FINAL

  1. Qual é o nome da profissão de um artista que desenha um objeto considerando a sua forma e a sua função? O que você conhece desse trabalho?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Designer. Resposta pessoal relacionada ao tema estudado no livro e que pode incluir exemplos de objetos estudados ou referências ao ecodesign.
  1. Você sabe qual é o nome da profissão de quem cria moda? O que conhece desse trabalho?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Estilista ou designer de moda. Resposta pessoal relacionada à leitura da entrevista com as estilistas estudadas no livro.
  1. Complete as frases:
    • Pablo Picasso criou uma cabeça de touro usando um _____ e um _____ de bicicleta.
      PROFESSOR Resposta: selim; guidão.
    • Vik Muniz criou um trabalho de arte com manteiga de amendoim a partir de uma obra de Leonardo da Vinci, a famosa _____.
      PROFESSOR Resposta: Mona Lisa
  2. Você estudou a obra Navio de emigrantes, de Lasar Segall. Escreva aqui a respeito dos detalhes dela que lembrar.

    _____

    Resposta pessoal que pode abranger: navio cheio de pessoas, navio que transportava emigrantes, a cor e a forma do navio, entre outras possibilidades que remetem à imagem da obra.

  3. A designer Lina Bo Bardi se inspirou na cultura popular brasileira para criar objetos.
    • O que ela criou ao se inspirar em uma rede?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Uma cadeira dobrável (não é necessário que a palavra dobrável apareça na resposta).
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação final

A Avaliação processual do estudante foi construída por meio de seu acompanhamento e registro das diferentes aprendizagens ao longo dos capítulos de cada unidade na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Isso permitiu que você acompanhasse as aprendizagens de competências, habilidades, aprendizagens de Arte e itens de avaliação da postura do estudante ao longo dos processos de aprendizagem.

Desse modo, a avaliação diagnóstica do início do ano teve como objetivo preparar os estudantes para dar início ao 3ᵒ ano, já a processual permitiu que você, além de avaliar as aprendizagens, as retomasse quando foi preciso aperfeiçoá-las junto a alguns estudantes.

Todas as propostas de avaliação acima referidas funcionam para o estudante como novas situações de aprendizagem.

Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes, significativos. À semelhança do que ocorre na prática científica, a avaliação da aprendizagem não pode assentar-se sobre dados secundários do ensino-aprendizagem, mas apenas sobre os que efetivamente configuram a conduta que cabe ao educador ensinar e ao educando aprender. No caso da aprendizagem, dados essenciais são os que estão definidos no projeto pedagógico e no planejamento do ensino.

(LUCKESI, 2011, p. 281)

A avaliação final do 3º ano perpassará os assuntos tratados ao longo do ano. Nela, o estudante colocará em jogo o que aprendeu sobre o que foi ensinado.

A aprendizagem de cada assunto demandou conhecimentos nos âmbitos enunciados e sintetizados na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Portanto, ter avaliado os referidos conhecimentos processualmente, ao longo do ano, retomando os pontos frágeis das aprendizagens para recuperá-los junto aos estudantes que demandaram este trabalho do professor, possibilitou finalizar o percurso do ano letivo nessa avaliação final, que rastreia os temas estudados. Essa é a melhor forma de avaliar o que foi aprendido durante o ano letivo, pois, nos referidos assuntos, todas as intenções didáticas estão representadas, e a avaliação final espelha as diferentes aprendizagens que os estudantes puderam concretizar.

MP135

  1. A artista Elida Tessler criou obras com palavras escritas em pregadores de roupa pendurados em varais. Quais diferenças você percebe entre o varal da artista e o varal de uma casa?

    _____

    Resposta pessoal que discorre sobre como o estudante percebe a diferença de função do varal e do pregador: em casa, há um foco utilitário; no contexto artístico adquirem novos sentidos, apropriados pela artista que cria obras com palavras significativas de várias pessoas.

Imagem: Fotografia. Vários pregadores de madeira pendurados em varais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Você me dá a sua palavra?, 2004-2021. Elida Tessler. Instalação com 7.249 prendedores de roupa manuscritos por diversas pessoas. Coleção da artista. FIM DA LEGENDA.

  1. A artista Regina Silveira escreveu a mesma palavra em diferentes línguas para criar a calçada de uma biblioteca.
    • Qual palavra a artista escreveu?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Biblioteca é a palavra escrita pela artista em diversas línguas.
    • Escreva uma mensagem a um amigo comentando essa obra da artista.

      _____

      PROFESSOR Resposta: A mensagem é uma resposta pessoal do aluno fundamentada no estudo da obra no livro.