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Apresentação
Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!
Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.
Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!
Os autores.
![Imagem: Ilustração. Seis crianças estão fantasiadas, sorrindo e dançando em roda. Em volta delas há confetes coloridos. Fim da imagem.](../resources/images/image_2124.png)
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Seu livro é assim
Este é o seu livro de Arte.
Conheça a organização dele.
O que eu já sei?
Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_4269.png)
Abertura de unidade
Primeiros contatos
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_4277.png)
Abertura de capítulo
Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_2291.png)
Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_4291.png)
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O que eu aprendi?
Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_4299.png)
Avaliação final
Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página dupla composta por textos. Fim da imagem.](../resources/images/image_2314.png)
Glossário
Você vai ampliar seu vocabulário ao verificar o significado das palavras indicadas aqui.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Glossário. Página composta por textos. Fim da imagem.](../resources/images/image_2235.png)
Indicações de leitura para os estudantes
Você vai ampliar seus conhecimentos e se entreter com os livros indicados nessa seção.
![Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.](../resources/images/image_2569.png)
Ícones
Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:
![Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_2404.png)
Atividade oral
![Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_2431.png)
Atividade em dupla
![Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_2459.png)
Atividade em grupo
![Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_2532.png)
Tarefa de casa
![Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.](../resources/images/image_2557.png)
Atividade escrita
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Sumário
O que eu já sei?, p. 8
Unidade 1. Tradições do Brasil, p. 10
1. A festa do boi, p. 12
A voz também é um instrumento, p. 15
2. A tradição da argila, p. 16
Desenhe o que vai acontecer!, p. 17
Que tal fazer uma argilogravura?, p. 18
O que eu aprendi?, p. 20
3. Cantando e brincando, p. 22
Vamos jogar com música?, p. 22
4. O Carnaval, p. 25
Como é o seu Carnaval?, p. 27
Vamos fazer um baile de Carnaval?, p. 28
O que eu aprendi?, p. 30
![Imagem: Fotografia. À direita, um bumba meu boi preto com desenhos coloridos, a palavra LIBERDADE na lateral e saia vermelha. À esquerda, pessoa com máscara preta no rosto. Na máscara, boca grande e vermelha e olhos grandes e brancos. A pessoa está com vestido em tons de laranja. Ao fundo, pessoas e bandeirinhas penduradas. Fim da imagem.](../resources/images/image_3428.png)
Unidade 2. Retratos e danças, p. 32
1. O que é um retrato?, p. 34
O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato?, p. 35
Perguntas e respostas, p. 37
2. O retrato pode ser inventado, p. 38
Invente um retrato diferente!, p. 41
O que eu aprendi?, p. 42
3. Gente que dança, p. 44
Entrevista, p. 45
Vamos pesquisar!, p. 47
Aprenda o top rock, um passo básico do break, p. 48
Seguindo os passos do frevo, p. 49
4. Inventando uma dança, p. 50
Vamos coreografar!, p. 53
O que eu aprendi?, p. 54
![Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso, tiara, vestido e sapatilhas de bailarina está nas pontas dos pés e com os braços abertos. Atrás dela, sombra de seus movimentos. Fim da imagem.](../resources/images/image_2918.png)
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Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira, p. 56
1. Arte plumária, p. 58
A aldeia cabe no cocar, p. 59
A floresta, p. 59
Você vai fazer um cocar!, p. 61
2. A cerâmica da Amazônia, p. 62
Que tal trabalhar com argila?, p. 65
O que eu aprendi?, p. 66
3. A cultura afro-brasileira, p. 68
Vamos projetar uma escultura!, p. 70
Crie suas estampas!, p. 72
Aplique suas estampas!, p. 73
4. Inspirações na cultura afro-brasileira, p. 74
Ler para ilustrar!, p. 76
Ilustre o texto, p. 77
O que eu aprendi?, p. 78
![Imagem: Fotografia. Duas crianças indígenas com tecido colorido em volta da cintura e chinelos estão andando com um objeto muito comprido na frente da boca. Ao fundo, uma oca de palha. Fim da imagem.](../resources/images/image_2954.png)
Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos, p. 80
1. Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística, p. 82
Arte na escola!, p. 85
2. Performances, happenings e ambiente, p. 86
Vamos fazer um happening !, p. 89
O que eu aprendi?, p. 90
3. Ler e estudar quadrinhos, p. 92
Jogo das onomatopeias, p. 96
4. Escrever e desenhar quadrinhos, p. 97
Vamos criar uma tirinha de três quadros!, p. 99
O que eu aprendi?, p. 100
![Imagem: Fotografia. Um menino ruivo com camiseta azul e calça cinza está sentado e lendo uma revista em quadrinhos, que está em cima de uma mesa. Fim da imagem.](../resources/images/image_2989.png)
Avaliação final, p. 102
Glossário, p. 106
Indicações de leitura para os estudantes, p. 107
Referências bibliográficas comentadas, p. 110