8

O QUE EU JÁ SEI?

Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 4º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.

  1. Com linhas você pode desenhar muitas coisas.
    • O que desenharia com linhas retas?

      _____

    • E com linhas curvas?

      _____

9

  1. Encontrou algumas formas geométricas nos desenhos que criou ao responder a atividade 1? Escreva os nomes dessas formas nas linhas a seguir.

    _____

  1. Um artista pode criar sua arte com base em objetos que já existem? Você conhece um(a) artista que trabalha assim?

    _____

  1. As moradias dos bichos são diferentes de um iglu, habitação construída pelos inuítes. Você pode escrever aqui a respeito dos materiais utilizados nesses diferentes tipos de casa?

    _____

10

UNIDADE 1. Tradições do Brasil

Imagem: Fotografia. À direita, um bumba meu boi preto com desenhos coloridos, a palavra LIBERDADE na lateral e saia vermelha. À esquerda, pessoa com máscara preta no rosto. Na máscara, boca grande e vermelha e olhos grandes e brancos. A pessoa está com vestido em tons de laranja. Ao fundo, pessoas e bandeirinhas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: O Bumba meu boi aquece as ruas de São Luís (MA). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

11

Boxe complementar:

Primeiros contatos

O Brasil é um país rico em festas populares, como a representada nesta imagem. O Bumba meu boi é uma festa baseada em uma lenda, uma história tradicional contada pelo povo.

  • Você já esteve em alguma festa popular?
  • Conhece alguma lenda? Qual?

Fim do complemento.

12

1. A festa do boi

O Bumba meu boi é uma festa popular brasileira que conta a história do roubo de um boi muito bonito. É festejado com representações, músicas e danças. Suas personagens são retratadas por artistas brasileiros, como o gravurista J. Borges e o ceramista Manuel Eudócio Rodrigues.

Imagem: Xilogravura. No centro, um bumba meu boi colorido. Ao lado, um casal observa com as mãos para cima. Ao fundo, várias pessoas em preto e branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Bumba meu boi, década de 1990. J. Borges. Xilogravura, 66 x 48 cm. Memorial J. Borges, Pernambuco, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À direita, boneco de um homem com chapéu laranja, óculos e terno azul. Em volta dele há um cavalo-marinho colorido. À esquerda, boneco de um bumba meu boi colorido. Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo-marinho e boi (do conjunto do Bumba meu boi), sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Cerâmica policromada, altura: 19 e 24 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Ao receber orientação de seu professor, leia o texto a seguir com os colegas em voz alta.

Conta a lenda que um rico fazendeiro tinha um boi que, além de ser muito bonito, sabia dançar. Na fazenda dele, havia muitos trabalhadores, entre eles Pai Chico, que era casado com Catirina.

Certo dia, Catirina, que estava grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi dançarino e Pai Chico raptou o animal. Mas o fazendeiro sentiu falta dele e mandou os vaqueiros da fazenda procurarem por ele.

Quando encontraram o boi, ele estava doente. O fazendeiro chamou, então, uma rezadeira para tentar curá-lo.

Depois de muitas rezas, o boi afinal ficou bom e o fazendeiro, ao saber do motivo de ele ter sido raptado, perdoou Pai Chico e Catirina e deu uma grande festa para comemorar sua cura.

Fonte: Texto especialmente escrito para esta edição pelos autores, 2020.

13

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Imagem: Pintura abstrata. No centro, pessoa com fantasia de bumba meu boi. Ao lado, uma criança está de costas com os braços levantados. Ao fundo, um homem está tocando flauta e uma pessoa está dançando. Fim da imagem.

LEGENDA: Bumba meu boi, 1959. Candido Portinari. Óleo sobre madeira, 32,5 x 32,5 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

14

Observe a imagem do Bumba meu boi criada pelo gravurista brasileiro Airton Marinho.

Imagem: Xilogravura. No centro, pessoa com chapéu amarelo com flores brancas, camiseta rosa com arabescos e saia azul com uma borboleta colorida. Ao lado, um boi azul-escuro e dentro dele há flores, uma árvore e uma igreja azul. Em volta, quatro pessoas com chapéus e roupas coloridas com desenhos de arabescos estão segurando chocalhos. Na parte superior há bandeiras coloridas penduradas e estrelas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Cazumbá, 2009. Airton Marinho. Xilogravura, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

O artista destacou em primeiro plano a figura do boi e a do homem com uma borboleta bordada na roupa.

Imagem: Fotografia em sépia. Um homem com cabelo curto, óculos e camiseta está segurando um papel grande com desenhos sobre uma mesa. Ao fundo, quadros pendurados em uma parede. Fim da imagem.

LEGENDA: O gravurista Airton Marinho imprime uma de suas obras. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.

15

Além das roupas coloridas, enfeitadas com fitas e miçangas, a música é outro elemento importante no Bumba meu boi. Os instrumentos mais usados para acompanhar o canto dos participantes são os pandeiros, as matracas, os tambores e as zabumbas. Alguns grupos de Bumba meu boi também fazem uso de outros instrumentos, como clarinetas e trombones.

Imagem: Fotografia. Dois retângulos de madeira conectados por um fio. Fim da imagem.

LEGENDA: Matracas do Maranhão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pandeiro branco com base marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pandeirão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tambor colorido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tambor de onça. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um trombone dourado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trombone. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tambor marrom com duas baquetas em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Zabumba. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma clarineta preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Clarineta. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

A voz também é um instrumento

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Cada instrumento musical tem um som próprio característico.

  • Você conhece o som dos instrumentos citados no texto acima?

    Nossas vozes também têm sua identidade: cada um fala e canta de maneira pessoal.

  • Vamos falar e ouvir como os outros falam ou cantam? Escolha uma frase de um texto ou de uma canção que você aprecia e fale ou cante para os colegas!

Fim do complemento.

16

2. A tradição da argila

A argila é um material de uso tradicional em diversas culturas.

É usada há séculos para produzir figuras e objetos utilitários de cerâmica, resultado da queima de peças de argila em fornos.

Imagem: Fotografia. Vários vasos pequenos de argila empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Vasos de argila. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Peças de argila cinza dentro de um forno. Fim da imagem.

LEGENDA: Forno com peças de argila sendo queimadas. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Por suas esculturas em argila, Manuel Eudócio Rodrigues recebeu o título de Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco.

Ele começou, ainda criança, criando figuras de animais de barro para brincar. Aos 17 anos, reparou nas peças vendidas na feira por figureiros do Nordeste brasileiro e decidiu viver desse trabalho.

Observe a imagem do artista modelando.

Observação:

Palavras destacadas no glossário: figureiro; artista

Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Um homem com cabelo penteado para trás, óculos e camiseta listrada está sentado e moldando um boneco de argila. Fim da imagem.

LEGENDA: Manuel Eudócio Rodrigues modelando peça em argila. Caruaru (PE). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.

17

Observe as imagens de duas obras de Manuel Eudócio Rodrigues.

Essas figuras parecem participar de cenas de histórias que ainda não terminaram.

Imagem: Fotografia. Boneco de uma mulher com cabelo preso e vestido marrom com bolinhas amarelas. Ela está sentada, segurando o pé de um homem e com a outra mão, ela segura um palito. Na frente dela, o homem está sem camisa com calça azul e sentado com a mão direita sobre a cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: Manicure, sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Barro cozido, 13 cm de altura. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Boneco de um homem com boné, camiseta amarela, calça azul e sapatos pretos. Ele está segurando uma vara e olhando para cima. Ao seu lado, um cachorro preto com manchas brancas está sentado e olhando para cima. Na frente deles há uma árvore e no topo, um boi branco com manchas pretas está sentado em um ninho verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Ninho, sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Cerâmica, 24 cm de altura. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Desenhe o que vai acontecer!

Desenhe o que você imagina que vai acontecer com as personagens de uma das peças acima depois do momento registrado pelo ceramista.

_____

Fim do complemento.

18

Boxe complementar:

Que tal fazer uma argilogravura?

O nome argilogravura vem da união das palavras argila e gravura.

Para a impressão, a placa de argila sulcada recebe tinta apenas nas partes altas. Os desenhos e as cores passarão à imagem impressa no papel.

Que tal criar uma imagem com pelo menos duas personagens?

Imagem: Ilustração 1. Mão esquerda de uma criança sobre um papel, que está em cima de um jornal. A mão direita segura um lápis e desenha um pássaro no papel. Abaixo da ave há um carro. Fim da imagem.

Você pode começar fazendo um desenho para pensar como será a sua argilogravura.

Imagem: Ilustração 2. As mãos da criança estão fechadas e amassando um pedaço de argila, que está em cima do jornal. Fim da imagem.

Prepare a placa de argila em uma mesa forrada com jornal; bata a argila para eliminar as bolhas de ar.

Imagem: Ilustração 3. As mãos estão segurando um rolo sobre a argila, que está entre duas ripas de madeira e sobre o jornal. Fim da imagem.

Coloque a argila batida entre duas ripas de madeira e passe um rolo de macarrão até obter uma placa reta e lisa da altura das ripas.

Imagem: Ilustração 4. Mão esquerda da criança sobre a argila em formato de quadrado. A mão direita está segurando um palito e desenhando um carro sobre a argila.  Fim da imagem.

Sulque seu desenho na placa usando um palito de madeira ou a ponta de um lápis.

19

Imagem: Ilustração 5. Mão direita segurando um rolo de pincel pequeno e pintando a argila com desenho de carro de azul. Ao lado há um pincel com tinta azul sobre o jornal. Fim da imagem.

Aplique cada cor passando a tinta guache na placa com rolinho ou pincel. Ela não deve entrar nos sulcos.

Imagem: Ilustração 6. Dois pedaços de argila com formato retangular e com cortes na parte superior, sobre um jornal. Em uma delas há manchas de tintas coloridas. Fim da imagem.

Observe os cortes da placa antes e depois de passar a tinta. Ao imprimir, as linhas sulcadas na argila ficarão da cor do papel.

Imagem: Ilustração 7. Mão esquerda sobre um papel em branco, que está em cima do jornal. A mão direita está segurando uma colher de madeira sobre o papel.  Fim da imagem.

Pressione uma folha de papel sobre a placa usando a mão ou uma colher de madeira.

Imagem: Ilustração 8. As mãos estão puxando o papel, que está com o desenho do carro impresso nele. Abaixo, o quadrado de argila com o desenho de carro. Ao lado, o rolo e o pincel com tinta azul sobre um suporte e um papel com o desenho do carro. Fim da imagem.

Retire a cópia com cuidado. Para fazer outras, passe tinta na placa novamente.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho e comprido está de costas e pendurando um desenho em um varal. Ao lado há mais pessoas pendurando desenhos no varal. Fim da imagem.

Coloque suas cópias para secar.

Fim do complemento.

20

O QUE EU APRENDI?

  1. O que você sabe sobre a festa do boi e seus personagens?

    _____

  1. Desenhe elementos característicos das vestimentas das personagens do Bumba meu boi.

    _____

  1. O que você sabe sobre a música, a dança, os instrumentos e o canto na festa do boi?

    _____

  1. O que você sabe sobre a obra do ceramista brasileiro Manuel Eudócio Rodrigues?

    _____

21

  1. Escreva o que sabe sobre a construção de uma cena teatral a partir da imagem de uma escultura.

    _____

  1. Escreva o que você sabe sobre o uso sustentável de materiais para fazer uma argilogravura.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

22

3. Cantando e brincando

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Você já reparou que a música faz parte de muitas brincadeiras e jogos? Já brincou assim? Qual foi a brincadeira?

Boxe complementar:

Vamos jogar com música?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Forme uma roda com seus colegas e sigam as instruções para os quatro jogos musicais a seguir.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

O jogo da intensidade

  1. Um colega deve sair da sala por um instante: ele fará o papel de “detetive”!
  1. Todos da roda devem decidir quem vai esconder uma bola de papel no bolso da roupa.
  2. Para ajudar o detetive, combinem de cantar uma música e mudar a intensidade do canto quando ele estiver “quente” (perto de quem esconde a bola de papel) ou “frio” (longe de quem esconde a bola). Quanto mais perto ele estiver, mais forte cantarão.
  3. Chamem o detetive de volta para a sala, expliquem o combinado e peçam que ande bem devagar em volta da roda até descobrir com quem está a bola de papel.
  4. Prestem atenção para dar as dicas certas para o “detetive”.

    Imagem: Ilustração. Várias crianças com roupas coloridas estão em pé, formando uma roda e com as mãos atrás das costas. Ao lado, uma menina está andando em volta da roda. Fim da imagem.

    CRÉDITO: LENINHA LACERDA

23

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

O jogo do silêncio

  1. Combinem de cantar uma música.
  2. Enquanto cantam, passem uma bola de papel (ou outro objeto) de mão em mão pela roda, seguindo a música.
  3. Qualquer colega pode parar a bola por menos de um minuto; então, todos devem interromper o canto e fazer silêncio até que ele(a) resolva colocar a bola novamente em movimento.
  4. Para não errar, todo mundo deve estar atento ao movimento da bola.

    Imagem: Ilustração. Crianças com uniforme azul e branco estão sentadas e formando uma roda. Uma delas está passando uma bola de papel para outra. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    O jogo da repetição

  1. Para esse jogo, é importante escolher um líder, que ficará no centro da roda. O líder fará diferentes combinações, misturando:
    • bater o pé no chão;
    • bater as mãos;
    • estalar os dedos.
    1. Todo o grupo precisa repetir igualzinho, e quem errar deve sentar e assistir!
    2. Quem acertar os movimentos até o final vai para o centro da roda, e a brincadeira recomeça.

      Imagem: Ilustração. Crianças com camiseta branca e bermuda azul estão em pé e estalando os dedos. Na frente delas, uma menina está batendo palmas. Fim da imagem.

24

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

O jogo do timbre de voz

  1. Uma dupla deve ficar no centro da roda com os olhos vendados.
  2. Cantem uma música conhecida por todos da roda (por exemplo, “Escravos de Jó”).
  3. Após cantar uma vez a canção, apontem dois colegas para cantarem sozinhos.
  4. Quem estiver no centro da roda e de olhos vendados deve adivinhar pelo timbre das vozes quem está cantando a música. Não vale tentar mudar a voz!
  5. Se adivinharem, a dupla de olhos vendados marca um ponto. Os colegas que estavam cantando vão para o centro da roda para a próxima rodada!

    Imagem: Ilustração. Várias crianças com roupas coloridas estão sentadas e formando uma roda. Duas delas estão cantando. No centro, duas crianças estão em pé e com vendas nos olhos. Fim da imagem.

Fim do complemento.

25

4. O Carnaval

O Carnaval é comemorado com diferentes tipos de dança nas várias regiões do Brasil. Observe os exemplos nas imagens a seguir.

Imagem: Fotografia. Um homem com terno preto e branco e máscara nos olhos está segurando um guarda-chuva pequeno e colorido e pulando. Atrás dele há várias pessoas em uma rua e ao fundo, construções e bandeiras coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Passistas de frevo no Carnaval de rua de Recife (PE). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro, duas mulheres estão segurando bandeiras com as mãos levantadas e em volta delas há várias pessoas fantasiadas. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de Carnaval de rua Cordão do Boitatá no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma multidão em volta de um trio elétrico. Nas laterais há árvores e construções.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de Carnaval em rua da cidade de São Paulo (SP). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de carros alegóricos coloridos com várias pessoas fantasiadas em volta. Nas laterais há duas arquibancadas cheias. Fim da imagem.

LEGENDA: Ala da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

26

A música é um elemento importante na comemoração do Carnaval.

No Brasil, as marchinhas estão entre as canções mais cantadas na festa. Receberam esse nome por terem o ritmo parecido com o das marchas militares. As letras divertidas e fáceis de lembrar contribuíram para sua popularidade.

“Ó abre alas”, a primeira marchinha de Carnaval, foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899 para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Repare como a letra da canção é simples; as frases são repetidas para enfatizar a mensagem.

Ó abre alas

Ó abre alas que eu quero passar

Ó abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira , não posso negar

Eu sou da lira, não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar

Ó abre alas que eu quero passar

Rosa de ouro é que vai ganhar

Rosa de ouro é que vai ganhar

Observação:

Palavras destacadas no glossário: sou da lira

Fim da observação.

Fonte: Letra e música de Chiquinha Gonzaga, 1899. Canção em domínio público.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Francisca, mulher com cabelo preso, franja encaracolada e vestido está sentada com a mão direita apoiada no rosto. Fim da imagem.

LEGENDA: Francisca Edwiges Neves Gonzaga tornou-se conhecida como Chiquinha Gonzaga. Compositora e pianista, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Foto de 1886. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

A jardineira

Ó jardineira por que estás tão triste?

Mas o que foi que te aconteceu?

Foi a camélia que caiu do galho,

Deu dois suspiros e depois morreu.

Vem jardineira, vem, meu amor!

Não fiques triste que este mundo é

[todo teu!

Tu és muito mais bonita

Que a camélia que morreu!

Fonte: Benedito Lacerda e Humberto Porto. © 1936 by Mangione, Filhos & Cia. Ltda.

Imagem: Gravura. Duas flores vermelhas com folhas verdes em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Camélia vermelha, 1833. Gravura a partir de aquarela de Pierre-Joseph Redouté, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

27

Boxe complementar:

Como é o seu Carnaval?

Desenhe de memória como é o Carnaval na sua cidade ou um que já tenha visto na TV, em filmes, revistas...

  • Desenhe os instrumentos musicais, as fantasias e outros objetos de que você se lembrar. Você também pode incluir na imagem frases de canções cantadas no Carnaval.

    _____

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Relate a um adulto que você conhece o que aprendeu na escola a respeito do Carnaval.
  1. Depois, entreviste-o sobre como brincava o Carnaval quando era criança e quais eram as canções mais populares. Anote ou grave tudo que ele contar.
  2. Colete, com o auxílio de um adulto, as canções, os depoimentos e as imagens de época que você conseguir.
  3. Compartilhe a pesquisa em sala de aula numa roda de conversa.

28

Boxe complementar:

Vamos fazer um baile de Carnaval?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Preparem suas fantasias

Para inventar suas fantasias, vocês vão trazer à escola roupas e objetos, como pijamas, chapéus ou lenços. Também podem criar acessórios de cartolina, como leques ou bengalas.

Preparem-se para o baile vestindo a fantasia.

No Carnaval, cada um pode pular sozinho ou brincar com os outros em um bloco ou cordão.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sorrindo e colocando roupas coloridas. No centro, uma menina está com o corpo inclinado para frente e com as mãos dentro de uma caixa cheia de roupas. Fim da imagem.

Blocos de Carnaval

Para planejar um desfile de blocos, primeiro reúna um grupo e escolham um nome para o bloco.

Vocês podem desfilar tocando instrumentos e cantando uma música de Carnaval. Escolham com seus colegas de bloco qual será a música: pesquisem em casa músicas antigas de Carnaval, pedindo ajuda a seus pais ou a outros parentes; seu professor também pode mostrar algumas músicas tradicionais.

Imagem: Ilustração. Várias crianças estão fantasiadas e formando uma fila. Na frente, uma menina está segurando uma bandeira com a informação: CORUJAS e abaixo há o desenho de uma coruja dançando.v Fim da imagem.

CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: IVAN COUTINHO

29

Imagem: Ilustração. Uma bandeira com a informação: CORUJAS e abaixo há o desenho de uma coruja dançando. Fim da imagem.

Depois, façam um cartaz com o nome do bloco para carregá-lo na frente quando forem desfilar.

Inventem um desenho para ser símbolo do bloco.

Seu bloco vai desfilar e também assistir ao desfile dos outros blocos da classe.

Desfile em um cordão de Carnaval!

O primeiro da fila vai “puxar” os outros como uma locomotiva de trem. Os demais seguram no ombro do colega da frente e seguem como se fossem os vagões. Cuidado para não se soltar, senão você vai ter que correr!

Vocês podem formar vários cordões na sala de aula e começar a passear por ela. Depois, podem sair pelo espaço da escola, experimentando diferentes maneiras de andar em cordão, por exemplo, fazendo caminhos em zigue-zague ou espirais.

Quando for a hora de terminar, voltem para a sala de aula.

Imagem: Ilustração. Crianças com uniforme azul estão sorrindo e formando uma fila. O menino da frente está batendo palmas. Em volta deles há carteiras escolares. Fim da imagem.

Fim do complemento.

30

O QUE EU APRENDI?

  1. Sobre os diferentes timbres e a intensidade no som.

    _____

  1. Escreva quais são as etapas do Jogo do timbre de voz.

    _____

  1. Sobre cantar e brincar. Escreva e faça um desenho!

    _____

  1. Sobre a festa brasileira do Carnaval.

    _____

  1. Sobre as músicas, as danças e as fantasias de Carnaval.

    _____

31

  1. Faça um desenho sobre os instrumentos musicais e outros objetos característicos do Carnaval.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.