32

UNIDADE 2. Retratos e danças

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso, tiara, vestido e sapatilhas de bailarina está nas pontas dos pés e com os braços abertos. Atrás dela, sombra de seus movimentos. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da exposição Balance, que ocorreu em comemoração dos vinte anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e sua Cia. Jovem. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

33

Boxe complementar:

Primeiros contatos

A fotógrafa Alinne Volpato retratou Beatriz Cavalcanti, bailarina do Bolshoi, de modo a registrar o caminho do movimento de seu corpo até chegar à pose destacada na imagem. A foto retrata a bailarina e seu dançar.

É comum pessoas escolherem ser retratadas fazendo algo de que gostam muito e as caracteriza.

  • Qual movimento seu você escolheria para ser retratado fazendo algo de que gosta?

Fim do complemento.

34

1. O que é um retrato?

Retratos são imagens que representam uma ou mais pessoas. Podem ser criados de diversas maneiras, por exemplo, por meio de fotografia, pintura, desenho, escultura e gravura.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Mário, homem calvo com óculos redondos, nariz e boca grandes está sorrindo e segurando um cachorro. Ao fundo, plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Foto de Mário de Andrade: “Em casa de Cascudo”. Natal (RN), 1929. Tirada por Carlos Augusto de Andrade Camargo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Homem calvo com cabelo preto, óculos redondo, nariz e boca grandes e terno preto. Atrás, bolinhas azuis e amarelas sobre fundo azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Retrato de Mário de Andrade, 1922. Tarsila do Amaral. Óleo sobre tela, 54 x 46 cm. Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

35

Boxe complementar:

O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Observe as imagens das duas obras a seguir. Elas retratam a mesma pessoa.

Imagem: Pintura. Menina com cabelo castanho, encaracolado e comprido, pano branco na cabeça, olhos grandes, nariz pequeno, lábios finos e vestido branco está segurando uma sacola verde com a mão esquerda e com a mão direita dentro da sacola, que está em cima de uma mesa. Fim da imagem.

LEGENDA: A senhorita Brongniart, 1788. Élisabeth Louise Vigée-Le Brun. Óleo sobre madeira, 65 x 53,3 cm. Galeria Nacional, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Escultura. Busto de menina com cabelo encaracolado e preso, olhos grandes, nariz pequeno e lábios finos. Fim da imagem.

LEGENDA: Louise Brongniart, 1777. Jean-Antoine Houdon. Terracota, 34 x 19 x 13 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Imagine como seria essa menina e escreva uma pequena carta a respeito dela para um colega. Ele também escreverá uma carta como essa para você.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Depois, leiam em voz alta suas cartas e troquem ideias sobre o que escreveram com base nas imagens.

Fim do complemento.

36

Autorretrato é um retrato que uma pessoa faz de si mesma e pode ser um registro de sua história.

Observe as imagens dos autorretratos que o artista holandês Rembrandt van Rijn pintou. Elas representam momentos diferentes da vida dele.

Imagem: Pintura. Homem com cabelo encaracolado na altura dos ombros, olhos claros, nariz grande e boca pequena está com metade do rosto no escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato com gola (aos 23 anos), c. 1629. Rembrandt van Rijn. Óleo sobre madeira, 38,2 x 31 cm. Museu Nacional de Nuremberg, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Homem com chapéu grande e preto, cabelo encaracolado e curto, olhos escuros, nariz grande, bigode volumoso e boca pequena está olhando para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato com chapéu de aba larga (aos 36 anos), 1642. Rembrandt van Rijn. Óleo sobre madeira, 70,3 x 58,8 cm. Coleção da família real inglesa, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

37

Boxe complementar:

Perguntas e respostas

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Escreva perguntas e respostas sobre os autorretratos.

Observe que as perguntas devem começar com as palavras indicadas em letras maiúsculas.

  • Pergunta sobre a imagem de 1629:
  • QUEM

    _____

  • RESPOSTA

    _____

  • Pergunta sobre a imagem de 1642:
  • QUANTOS

    _____

  • RESPOSTA

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Leia suas perguntas e respostas e compartilhe-as com seus colegas.

Fim do complemento.

38

2. O retrato pode ser inventado

As fotografias que retratam você ainda pequeno permitem que saiba mais a respeito de si mesmo e das outras pessoas com quem conviveu na época.

Antes da invenção da máquina fotográfica, as lembranças das pessoas eram pintadas, desenhadas ou esculpidas. Até recortes em papel serviam para representá-las.

A imagem da foto abaixo é um retrato de alguém que realmente existiu.

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo encaracolado e curto está sem camisa, sorrindo com os olhos fechados e com a mão esquerda levantada. Ao lado há uma pipa pequena, verde e amarela amarrada na mão. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino papagaio, 1986. Foto de Luiz Braga. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, mesmo com a possibilidade de fotografar, os artistas ainda fazem pinturas retratando pessoas. A pintura permite inventar cores, formas e situações incomuns e fazer retratos expressivos, abstratos ou imaginários.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Pintura. Um menino com cabelo castanho, camiseta laranja e bermuda vermelha está descalço, sentado no chão, segurando um papel azul com as mãos e olhando para baixo. Atrás dele, um bezerro cinza está deitado e observando. Ao fundo, morros e o sol azul-claro no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino com pipa, 1954. Candido Portinari. Óleo sobre tela, 60 x 73 cm. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre, Brasil. FIM DA LEGENDA.

39

Observe a imagem abaixo. Portinari pintou um menino com cabeça, braços e pé na cor azul.

Imagem: Pintura. Um menino em tons de azul com camiseta amarela e calça escura está descalço, agachado no chão e com as mãos em volta de um carneiro branco, que está deitado no chão. Ao fundo, morros e o céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino com carneiro, 1954. Candido Portinari. Óleo sobre tela, 44 x 53,5 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda com seus colegas:

40

A palavra escrita é um elemento importante na pintura do artista paulistano José Roberto Aguilar. Observe a imagem abaixo.

Imagem: Pintura. À esquerda, uma mulher amarela com cabelo vermelho, vestido azul, olhos grandes, nariz fino e boca grande está sorrindo de perfil. À direita, um pássaro amarelo com olhos grandes, bico laranja e corpo rosa está de perfil. Entre eles há uma tabela com rabiscos coloridos e triângulos vermelhos um dentro do outro. Em volta há várias palavras em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: A conversa, 1974. José Roberto Aguilar. Óleo sobre tela, 160 x 170 cm. Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda:

41

[...] Antes de começar a pintar ele escrevia e se interessava muito pela produção literária. Começou a pintar como completo autodidata , sem absolutamente nenhum preparo técnico. Os seus primeiros trabalhos eram de conteúdo simbólico . Ele mesmo sentia a sua pintura como expressão mística . Usava intensos coloridos, principalmente vermelhos e amarelos [...].

Observação:

Palavras destacadas no glossário: autodidata, simbólico, mística

Fim da observação.

Fonte: SPANUDIS, Theon. A pintura de José Roberto Aguilar. Revista Habitat. São Paulo, n. 83, p. 62-63, maio/jun. 1965.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um homem com camiseta azul e calça bege. Ele está sorrindo, deitado em vários quadros coloridos e grandes e com a mão sobre um cachorro preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: José Roberto Aguilar em seu ateliê. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

No retrato ao lado, José Roberto Aguilar foi fotografado de uma maneira diferente, entre suas obras e com sua cadela de estimação chamada Nina.

Boxe complementar:

Invente um retrato diferente!

Experimente desenhar com lápis de cor o retrato de uma pessoa conhecida de um jeito que ela não é, fazendo algo que nunca faz!

_____

Fim do complemento.

42

O QUE EU APRENDI?

  1. O retrato de uma pessoa pode ser feito como uma pintura. Como você poderia obter um retrato de outra maneira?

    _____

  1. Autorretrato é um retrato que alguém faz de si mesmo. Como você faria para realizar o seu? Assinale as duas respostas pertinentes.

    ( ) Usaria um espelho.

    ( ) Pediria para alguém fazer.

    ( ) Desenharia a partir de uma foto sua.

  1. Uma pintura é diferente de uma fotografia porque meios diferentes são usados em sua realização. Ligue os meios usados para cada uma.

    Coluna 1

    Pintura

    Fotografia

    Coluna 2

    Tinta

    Câmera fotográfica

    Câmera de celular

    Pincel

  1. Desenhe um retrato inventado de um bicho que você gosta.

    _____

43

  1. Você estudou duas obras do pintor brasileiro Candido Portinari que retratam meninos; nas duas imagens eles estavam:

    ( ) em pé.

    ( ) sentados.

    ( ) deitados.

  1. Imagine que você foi convidado a escolher duas personagens para retratar em uma pintura, e elas praticam o mesmo esporte. Qual seria esse esporte? Descreva como elas seriam e o que estariam fazendo na sua pintura.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

44

3. Gente que dança

No Brasil, há muitos tipos de dança.

Além das danças tradicionais das festas populares, existem diversos grupos e profissionais dedicados à dança.

Observe nas imagens desta página como a bailarina e coreógrafa brasileira Juliana Moraes usa movimentos e roupas do cotidiano em suas apresentações.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com camisa cinza e calça preta está sentada em uma pilha de livros e com uma revista na frente do rosto. Na revista, rosto de uma mulher com a mão esquerda na frente do olho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Juliana Moraes no espetáculo Um corpo do qual se desconfia. Foto de Paulo César Lima, 2007. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com vestido amarelo e uma mulher com vestido preto estão sentados em um sofá branco. O homem está com a cabeça encostada no braço do sofá e a mulher está com a cabeça nas pernas do homem. Fim da imagem.

LEGENDA: Juliana Moraes e Anderson Gouvêa no espetáculo 2 e 1/2 . Foto de Márcia de Moraes, 2006. FIM DA LEGENDA.

45

Entrevista

Quer conhecer mais da vida de uma bailarina? Leia a entrevista de Juliana Moraes.

Página de revista:

Imagem: Fotografia de Juliana, mulher com cabelo preto, liso e comprido, franja, olhos grandes e escuros, nariz fino e boca pequena. Fim da imagem.

Desde que idade você dança?

Juliana: Desde os seis anos.

É comum começar tão cedo?

Juliana: É comum, mas há grandes bailarinas e bailarinos que começaram mais tarde, com 15 ou 16 anos. O balé clássico geralmente exige que o treinamento comece cedo; já as danças moderna e contemporânea permitem que se comece a dançar um pouco mais tarde.

Como você começou a gostar de dançar?

Juliana: Gostei logo no início. Ainda me lembro da minha primeira aula de dança e até mesmo da camiseta que eu estava usando!

Quantas horas por dia você ensaia para apresentar um espetáculo?

Juliana: Depende de quanto tempo temos para criar o trabalho. O trabalho mais rápido que já criei teve de ficar pronto em seis semanas. Então ensaiávamos até sete horas por dia. Mas não podemos exagerar, pois o corpo tem seus limites e pode se machucar. Descansar é tão importante quanto ensaiar.

Quais são os cuidados fundamentais que uma bailarina tem de ter com o corpo?

Juliana: Tem de se alimentar muito bem, já que o trabalho físico gasta muita energia. Tem que dormir bem também, ser saudável. Além disso, dançar exige disciplina. São muitas horas de aula para treinar o corpo. É importante tomar cuidado para não se machucar, saber dosar as horas de treinamento e não exagerar.

Quais os passos para se tornar um bailarino ou bailarina?

Juliana: Há muitos caminhos. O mais importante é encontrar professores competentes. E como a dança é uma arte, é fundamental que a bailarina ou o bailarino estude muito, leia muito, para conseguir interpretar os papéis das peças tradicionais e criar seus próprios trabalhos. É muito importante que o bailarino ou bailarina seja uma pessoa muito culta.

Fim da página de revista.

Entrevista realizada pelos autores em 2012.

46

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Podemos nos movimentar no espaço de muitas maneiras diferentes.

Converse com os colegas sobre essas diferenças.

Imagem: Fotografia. Indígenas com cocares coloridos, saias e adereços no corpo estão enfileirados. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo Dança e Cântico Kamaihye, de indígenas da etnia Paresi, se apresentando nos Jogos dos Povos Indígenas, Cuiabá (MT). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulheres com camiseta e sandália brancas e saia vermelha estão em roda e segurando fitas com as mãos levantadas. Entre elas há um poste, onde as fitas estão se entrelaçando. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de trança-fitas do grupo Reizado Maria Jacinta, em Santa Maria da Boa Vista (PE). Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Meninas com vestidos coloridos estão de mãos dadas e formando uma roda. No meio há vários meninos com chapéus e camisetas coloridas sentados. Acima deles há várias bandeiras coloridas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de quadrilha no evento Arraial Arte na Rua, em Pirapora do Bom Jesus (SP). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma banda sobre um palco e na frente deles, várias pessoas estão dançando. Fim da imagem.

LEGENDA: Dançarinos de forró no Forró da Dona Amélia, praia de Jericoacoara (CE). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

47

Boxe complementar:

Vamos pesquisar!

Na escola

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Faça uma pesquisa sobre dança entrevistando dois colegas. Pergunte:

  • Qual é o estilo de dança que você conhece ou de que gosta mais?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Você saberia ensinar os passos de alguma dança para um colega seu?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Em quais ocasiões e onde você costuma dançar?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

    Fora da escola

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

    Depois, escolha para entrevistar duas pessoas de fora da escola. Podem ser seus pais ou responsáveis ou pessoas de sua família. Pergunte:

  • Gosta de dançar? Qual tipo de dança?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Costuma dançar quantas vezes por mês?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Conhece algum passo que poderia ensinar?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

    Caso você tenha um celular, peça ao entrevistado que mostre o passo que conhece e grave um vídeo.

    Em sala, compartilhe suas descobertas, comentando com os colegas como se deram as entrevistas e se aprenderam algum passo de dança.

Fim do complemento.

48

O break é um estilo de dança que explora diversos tipos de movimento. Os primeiros dançarinos de break dançavam nas ruas, inventavam e aprendiam passos uns com os outros. Os movimentos mais difíceis precisam de muito treino para serem realizados sem se machucar.

Imagem: Fotografia. Um jovem com gorro azul, camiseta cinza, calça jeans e tênis preto está com o corpo apoiado nas mãos, que estão no chão e com as pernas para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovem dançando break ; esse passo exige força física, equilíbrio, concentração e muito treino. FIM DA LEGENDA.

Aprenda o top rock , um passo básico do break

O passo top rock é muito usado por dançarinos de break. Que tal tentar aprender a sequência de movimentos para dançá-lo?

Imagem: Fotografia 1. Uma menina com cabelo liso e comprido, camiseta branca, saia rosa e tênis dourado está sorrindo.    Fim da imagem.

Comece com os pés paralelos e os braços relaxados ao lado do corpo. Durante a movimentação, balance os braços para manter o equilíbrio.

Imagem: Fotografia 2. A menina cruza o pé direito na frente do esquerdo.  Fim da imagem.

Avance uma das pernas na diagonal, cruzando a de trás. A perna da frente fica esticada, com o pé apoiado por inteiro no chão.

Imagem: Fotografia 3. Destaque para os pés da menina, lado a lado e nas pontas.   Fim da imagem.

Volte a perna e mantenha os dois pés paralelos. Nesse momento, você pode ficar um pouco na ponta dos pés para ter mais agilidade.

Imagem: Fotografia 4. A menina cruza o pé esquerdo na frente do direito.  Fim da imagem.

Cruze a outra perna, avançando o passo na outra diagonal.

Imagem: Fotografia 5. A menina está com os pés lado a lado e sorrindo. Fim da imagem.

Retorne à posição inicial e repita o passo do break mais uma vez.

49

Seguindo os passos do frevo

O frevo é um ritmo típico da cultura brasileira que costuma ser dançado nas ruas do Nordeste, principalmente em Pernambuco. Os dançarinos costumam dançar segurando uma sombrinha! Observe as imagens e leia as instruções para saber como realizar alguns passos dessa dança.

Tesoura

  1. Cruze as pernas, colocando primeiro a direita atrás e a esquerda na frente.
  1. Use a esquerda como apoio e abra a direita com o pé apoiado no calcanhar.
  1. Faça o mesmo movimento do outro lado, movendo os braços e a sombrinha.
Imagem: Sequência.  Fotografia 1. Uma menina com blusinha vermelha, saia colorida e sapatilhas bege está sorrindo e segurando uma sombrinha pequena e colorida com a mão direita. Ela está com a perna direita atrás da esquerda. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé direito para cima.  Fotografia 3. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé esquerdo para cima.  Fim da imagem.

Pontilhar com o calcanhar

  1. Erga e dobre a perna na altura do joelho.
  1. Depois, leve o pé para o lado até o calcanhar tocar o chão.
  1. Agora, repita do outro lado. Pule balançando a sombrinha.
Imagem: Sequência.  Fotografia 1. A menina está segurando a sombrinha com a mão esquerda, o braço direito aberto e a perna direita dobrada e levantada. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha com a mão esquerda e está com a ponta do pé direito para cima. Fotografia 3. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé esquerdo para cima.  Fim da imagem.

Passa-passa embaixo

  1. Abaixe-se apoiado nas pontas dos pés.
  1. Erga-se e, com a mão esquerda, passe a sombrinha por baixo da perna direita.
  1. Repita as etapas 1 e 2, só que passando a sombrinha por baixo da perna esquerda.
Imagem: Sequência. Fotografia 1. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está agachada nas pontas dos pés. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha embaixo da perna direita, que está dobrada e erguida. Fotografia 3. A menina segura a sombrinha embaixo da perna esquerda, que está dobrada e erguida.  Fim da imagem.

50

4. Inventando uma dança

Os grupos de dança costumam ensaiar muitas vezes suas coreografias para estudar a melhor maneira de apresentar sua arte. Além disso, também precisam pensar no figurino, nos cenários, nas músicas e na iluminação. Observe as imagens de apresentações de dança a seguir.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma mulher com vestido branco está com a perna esquerda atrás da direita, que está dobrada. À direita, uma mulher com vestido preto e branco está com o corpo inclinado para frente e os braços esticados para o lado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Duas mulheres com os corpos apoiados nas pernas direita e com as pernas esquerdas dobradas para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Espetáculo Dormienti, da Companhia Artesãos do Corpo, de São Paulo. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Por meio da dança, podemos experimentar movimentos que não fazemos no dia a dia.

Experimente girar o nariz, a orelha, o dedão do pé, juntar os braços ao longo do corpo e girar. Faça movimentos circulares com todas as partes do corpo: perna, punho, quadril.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

51

Coreografia é o nome dado à arte de compor sequências de movimentos para criar uma dança.

Observe as ilustrações abaixo. Anotações desenhadas dos movimentos podem ser uma forma de planejar e memorizar as etapas de uma dança.

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo preto, camiseta azul-claro, calça e tênis brancos e uma jovem ruiva com cabelo na altura dos ombros, camiseta listrada, calça e sapatos brancos. À esquerda, o jovem está com os braços ao lado do corpo e virando a cabeça para os lados. Em seguida, ele está sentado com as pernas cruzadas e balançando a cabeça para os lados. Abaixo, ele está deitado com os joelhos dobrados e girando as pernas. À direita, a jovem está em pé e unindo as mãos em cima da cabeça. Em seguida, ela está sentada com os joelhos dobrados e movimentando as pernas para cima e para baixo. Abaixo, ela está deitada com as mãos atrás da cabeça e subindo e descendo as pernas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Os dois jovens estão com as testas unidas. Em seguida, ele a segura, que está com cabeça inclinada para trás e levantando a perna esquerda. Abaixo, ele está ajoelhado e segurando ela, que está com a mão direita levantada, a esquerda esticada para o lado e a cabeça inclinada para trás. Ao lado há números e textos. Fim da imagem.

LEGENDA: Anotações para uma coreografia. FIM DA LEGENDA.

52

Uma coreografia não precisa ser executada necessariamente em um palco. Hoje, existem muitas companhias de dança que aproveitam espaços comuns, como uma casa, um jardim ou mesmo uma rua, para dançar. Um exemplo disso são os trabalhos do grupo brasileiro Lagartixa na Janela, da bailarina Uxa Xavier.

Observe as imagens de apresentações desse grupo.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão segurando tecidos esticados e inclinado os corpos para trás. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Quatro pessoas estão segurando tecidos esticados com as mãos esquerdas e com os braços direitos abertos. Ao fundo, carros em uma avenida e prédios. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Quatro pessoas estão com os joelhos dobrados, as mãos esquerdas esticadas para baixo e segurando cordas com as mãos esquerdas. Na ponta das cordas há bexigas coloridas. Ao fundo, um prédio e plantas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cinco pessoas estão andando em uma ponte com os braços abertos. Ao fundo, pessoas, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Fotos de apresentações do grupo Lagartixa na Janela. Performances em São Paulo, no parque Trianon, na avenida Paulista e no elevado Presidente Costa e Silva (atual elevado Presidente João Goulart). Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

53

Boxe complementar:

Vamos coreografar!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Você vai se reunir com seis colegas para criar uma coreografia incluindo movimentos circulares e outros que desejar. Sigam o roteiro abaixo ao planejar o trabalho.

  1. Cada um pode propor um ou dois movimentos para compor a sequência coreográfica. Registre aqui suas ideias.

    _____

  1. Decidam como combinar os movimentos que escolheram para formar uma sequência curta, com começo, meio e fim. Ela pode ser repetida várias vezes.
  1. Anotem os movimentos no papel por meio de desenhos e de escrita.
  1. Escolham sons ou trechos de música para acompanhar os movimentos.
  1. Memorizem a coreografia e experimentem repeti-la em diferentes velocidades: bem rápida e bem lenta. Decidam qual é a velocidade mais adequada para apresentar cada movimento.
  1. Apresentem a coreografia a seus colegas e assistam às criadas por eles!

Fim do complemento.

54

O QUE EU APRENDI?

  1. Por que uma bailarina precisa se alimentar bem?

    _____

  1. O frevo é uma dança da cultura brasileira que costuma ser dançada no:

    ( ) Nordeste.

    ( ) Sul.

    ( ) Norte.

  1. Desenhe neste prato quais os alimentos saudáveis que você escolheria para um dançarino ou uma dançarina.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de um prato circular e branco. Fim da imagem.
  1. Qual é o trabalho de criação de um(a) coreógrafo(a)?

    _____

55

  1. Qual é a diferença entre o movimento de um corpo que dança e de outro que corre?

    _____

  1. Escreva esta palavra de trás para a frente: AIFARGOEROC.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.