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UNIDADE 4. Espaço das artes e quadrinhos

Imagem: Fotografia. Um menino ruivo com camiseta azul e calça cinza está sentado e lendo uma revista em quadrinhos, que está em cima de uma mesa. Em volta dele há várias revistas empilhadas. Fim da imagem.

LEGENDA: A gibiteca Instituto dos Quadrinhos, em São Paulo, é um local onde frequentadores de todas as idades podem ler, emprestar e fazer cursos gratuitos de HQ e fanzine. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

Existem lugares especializados em arquivar e estudar HQs e desenhos animados. As gibitecas reúnem os gibis, e as cinematecas, os filmes, incluindo os de animação.

  • Você já pensou como poderia criar, junto com seus colegas, uma gibiteca na escola?
  • Conhece algum espaço dedicado especialmente a apreciar artes ou quadrinhos?

Fim do complemento.

82

1. Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística

Todo artista quer mostrar seus trabalhos ao público.

Há espaços construídos especialmente para apresentações de música, dança, cinema e teatro.

Imagem: Fotografia. Construção com paredes brancas e formato de pirâmide. No meio há uma entrada e no topo, uma forma ondulada e vermelha. Em volta há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Auditório Ibirapuera, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em São Paulo (SP). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção grande com colunas altas, janelas grandes e duas abóbodas verdes nas laterais. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma arena grande com formato de octógono. Em volta há arquibancadas vermelhas e azuis. Ao redor há árvores e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes (Bumbódromo), em Parintins (AM). Foto de 2010. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

83

Os museus de arte são espaços onde são expostos vários trabalhos artísticos. Neles, as obras de arte são estudadas, cuidadas, conservadas e restauradas. Nesses museus, cada obra tem documentos que registram seu tamanho, peso, quem a fez e onde, quando e como foi feita.

Há diversos tipos de museu de arte no Brasil: de esculturas, de pinturas, de obras de arte religiosa, de diferentes povos e também os dedicados às obras de um único artista.

Imagem: Fotografia. Construção com dois andares, paredes bege com detalhes brancos. Janelas e porta marrons. Em volta há casas e carros. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu de Arte Sacra da Boa Morte, em Goiás Velho (GO). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção grande com colunas em zigue-zague na frente. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior, construção com formato circular e base fina. Em seguida, o mar e ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Construção grande com colunas na diagonal na parte inferior. Ao lado, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu Afro Brasil, em São Paulo (SP). Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

O Museu de Arte Sacra da Boa Morte está instalado em uma igreja antiga.

A Fundação Iberê Camargo foi criada especialmente para guardar a maioria das obras desse artista.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, conhecido no mundo todo!

O Museu Afro Brasil ocupa um projeto mais antigo de Niemeyer, um espaço antes utilizado pela prefeitura.

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Que tal conhecer alguns dos profissionais que trabalham em museus?

Imagem: Fotografia. Uma mulher com roupa preta está segurando a foto de um quadro com a mão esquerda e na frente dela, o mesmo quadro está em cima de uma mesa. Ao fundo, quadros pendurados em uma parede.   Fim da imagem.

LEGENDA: Nos museus de arte, o curador é o responsável pelo planejamento das exposições. Ele escolhe quais artistas e obras vão participar e decide como serão expostas. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com óculos de aumento na cabeça está segurando um pincel pequeno sobre um quadro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Os restauradores cuidam das obras de arte. São eles que as conservam, para que não se danifiquem com o tempo. É graças ao trabalho deles que uma escultura quebrada ou um quadro rasgado podem ser recuperados. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Alunos observam uma mulher que gesticula e olha para uma escultura ao seu lado. Atrás dela há vários quadros pendurados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os arte-educadores ensinam sobre as obras para diferentes públicos, dialogando com eles. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Arte na escola!

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • Existem museus ou outros espaços dedicados à arte na cidade em que você mora? Você os conhece?

    _____

  • Onde os artistas de sua cidade mostram a arte que fazem?

    _____

  • Escreva um texto com o título a seguir:

    Minha ideia para apresentar arte em minha escola.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Converse com os colegas sobre as ideias que tiveram!

Fim do complemento.

86

2. Performances, happenings e ambiente

Performance é um trabalho que o artista realiza misturando as linguagens de teatro, artes visuais e música. O happening é um tipo de performance que conta com a participação do público.

Em 2006, a artista brasileira Lucia Koch doou ao Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), em Recife, uma instalação que batizou de Clube Internacional do Recife. O museu fica em um prédio histórico do século XIX, onde já funcionou um clube no qual aconteciam bailes.

A artista instalou na claraboia do museu luzes que acendem e apagam de acordo com uma programação digital. As 14 séries de efeitos piscam em silêncio, mas, no dia da abertura, Lucia Koch convidou amigos DJs para fazer o público dançar. Ela registrou tudo em vídeos que podem ser vistos pela internet.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas no topo de uma escada. Atrás delas há uma janela e acima, um teto com desenhos de flores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Performance Clube Internacional do Recife, de Lucia Koch, realizada no Mamam de Recife. Foto de 2006. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está com os braços apoiados em uma grade e olhando para baixo. Atrás dela há uma porta e acima, um teto de vidro com desenhos de flores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Claraboia iluminada na instalação no Mamam de Recife (PE). Foto de 2006. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Observem o trabalho de Lucia Koch e respondam:

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Página de revista:

ENTREVISTA COM A ARTISTA LUCIA KOCH

Imagem: Fotografia. Lucia, mulher com cabelo preto e preso, olhos escuros, nariz fino e boca pequena. Ela está segurando uma caneca e olhando para o lado. Fim da imagem.

Como surgiu a ideia do trabalho?

Pesquisando sobre o lugar, a história do prédio onde fica hoje o museu. Até 1924, era chamado Clube Internacional do Recife (por isso o título do trabalho). Era um clube de regatas, para atletas do remo, e também era o local dos grandes bailes da cidade.

Então pensei em reativar este espaço de festa, de música e de dança. Criei uma espécie de piso de pista de dança no teto do museu, colocando uns filtros coloridos e lâmpadas atrás da claraboia. Era como se o lugar estivesse de cabeça para baixo. As lâmpadas apagavam e acendiam na ordem que eu inventei, programadas numa mesa digital.

No dia da abertura da exposição fizemos uma grande festa, nosso happening para inaugurar o trabalho. Eu comandava as lâmpadas ao vivo, de acordo com a música, e quem tocava era o DJ Surpresinha. DJ Surpresinha é na verdade o nome de um grupo de artistas que adoram música, do qual eu faço parte. Não somos DJs profissionais, e como também convidamos amigos diferentes para tocar em cada festa, pensamos no nome Surpresinha. Em Recife, as pessoas ficaram tão animadas dançando, que o piso de madeira do museu, que é muito antigo, começou a tremer...

Como planejou sua realização?

Primeiro, eu visitei o lugar, porque é daí que aparecem as ideias para os trabalhos: quando eu vejo como as coisas funcionam ali, as pessoas que frequentam, o desenho do espaço (arquitetura)... Fico prestando muita atenção na luz dos ambientes, porque eu acho que o jeito que a gente se sente no lugar tem a ver com a luz, se ele é claro ou escuro, se tem sol etc.

Depois, tive que estudar que lâmpadas e que gelatinas (filtros coloridos que são como um celofane mais duro e liso, e têm mais cores) colocar atrás dos vidros da claraboia. Depois de instaladas, comecei a programar como acenderiam e apagariam as lâmpadas, como um roteiro, umas “frases de luz” para tocarem em sequência.

FONTE: Entrevista com Lucia Koch realizada pelos autores deste livro, em 2012.

Imagem: Fotografias de pessoas pulando e abaixo, fotografias de uma claraboia escura com luz no topo. Fim da imagem.

LEGENDA: Registros da performance Clube Internacional do Recife, de Lucia Koch, realizada no Mamam de Recife, 2006. FIM DA LEGENDA.

Fim da página de revista.

88

O artista brasileiro Hélio Oiticica criou obras nas quais os visitantes eram convidados a entrar.

Em cada ambiente, ele usou materiais, texturas, cores, sons e cheiros diferentes.

Para sentir o chão onde pisavam, as pessoas precisavam tirar os sapatos.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma estrutura de madeira sobre areia e com duas cortinas, uma vermelha e uma florida. À direita, uma caixa de madeira aberta com plástico transparente na parte superior e na parte de cima da porta. Em volta há plantas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tropicália, ambiente labiríntico formado pelos Penetrável 2 e Penetrável 3, 1967. Hélio Oiticica. Parte de instalação, dimensões variáveis, madeira, tecido, areia, pedrisco. Projeto Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de caixas de madeira cobertas com tecido, plástico e palha. Em volta há plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Éden, 1969. Hélio Oiticica. Parte de instalação, dimensões variáveis, madeira, tecido, palha, plástico. Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur), Pará, Brasil. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos fazer um happening!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Vocês vão planejar um happening com três músicas em sua sala de aula. Sigam as etapas do roteiro abaixo. Podem acrescentar outras que acharem necessárias:

  1. Pensem em um tema relacionado à sua escola e expliquem por que escolheram essa ideia.
  1. Decidam quais as modificações que farão no lugar e façam uma lista dos materiais necessários para realizá-las.
  2. Quanto tempo o evento vai durar?
  3. O que cada um fará durante esse tempo?
  4. Escolham as músicas que usarão. Qual será a ordem? Serão apresentadas inteiras ou apenas trechos?

    Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  1. Vão fotografar ou filmar o happening com um celular?

    _____

Fim do complemento.

90

O QUE EU APRENDI?

  1. Cite três tipos diferentes de Museus de Arte existentes no Brasil.

    _____

  1. O que fazem o curador e o restaurador, profissionais de museus?

    _____

  1. Um artista que você conhece vai se apresentar no espaço de um auditório. Cite três tipos de arte que ele poderia apresentar.

    _____

  1. Que tipo de trabalho de arte é uma performance ?

    _____

91

  1. O que é um happening?

    _____

  1. Comente duas coisas que aprendeu sobre a obra Clube Internacional do Recife, da artista contemporânea Lucia Koch.

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. Ler e estudar quadrinhos

HQ é o nome abreviado de história em quadrinhos. Lendo HQ, você conhece diferentes personagens, suas ações e o mundo criado por seus autores. Sabendo como é feita, você também poderá fazer as suas!

Há diversos modos de fazer quadrinhos; tanto o texto como o desenho podem ser trabalhados de maneiras bem diferentes. Observe os exemplos:

TURMA DO PERERÊ

Ziraldo Alves Pinto

Imagem: História em quadrinhos composta por nove quadros.  Quadro um: Ambiente escuro. Alguém grita: EI... ALLAN!!! ESPERA! ESPERA!!! À esquerda, outra pessoa pensa: CHIII, MEU DEUS... EU SOU UM PORCARIA PRA PROCURAR AS COISAS NO CLARO, IMAGINE AGORA, NESTA ESCURIDÃO.  Quadro dois: Ambiente escuro. A pessoa continua pensando: OUTRO DIA, LÁ EM CASA, EU PROCUREI COM O MAIOR SOL, O MEU CARRINHO DE DESCER BARRANCO...  Quadro três: Ambiente escuro. No centro, a pessoa pensa: NÃO ACHEI. É VERDADE QUE EU NÃO PODIA ACHAR ELE LÁ EM CIMA DA MANGUEIRA...  Quadro quatro: Ambiente escuro. À direita, a pessoa continua pensando: EU ME ESQUECI QUE O PEDRO VIEIRA E O GALILEU, OUTRO DIA, BRIGARAM POR CAUSA DO MEU CARRINHO...  Quadro cinco: Ambiente escuro. No centro, ela continua pensando: ... AH! AH! E O GALILEU DISSE QUE, SE ELE NÃO PUDESSE ANDAR NO CARRINHO, O PEDRO VIEIRA TAMBÉM NÃO ANDAVA...  Quadro seis: Ambiente escuro. À esquerda, ela pensa: AÍ, O GALILEU ESCONDEU ELE. COMO É QUE EU IA ACHAR... NÃO É? Ao fundo, alguém grita: EI! GERALDINHO!! Quadro sete: Ambiente escuro. A pessoa continua gritando: VOCÊ VEM OU NÃO VEM PEGAR A GENTE!!! À esquerda, a pessoa pensa: NOSSA! ME ESQUECI!  Quadro oito: Ambiente escuro. À esquerda, Geraldinho fala: AQUI VOU EU. PREPAREM-SE!!!  Quatro nove: Ambiente escuro e o som alto: TUM!  Fim da imagem.

LEGENDA: Ziraldo. Página da história “O cabra cega”. Turma do Pererê, 1999. FIM DA LEGENDA.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: História em quadrinhos composta por três quadros. Apresenta Cascão, menino com cabelo preto, encaracolado e curto, bochechas sujas, camiseta amarela, bermuda vermelha e quadrada e suspensórios vermelhos. E Marina, menina com cabelo castanho e ondulado, camiseta amarela, bermuda e tênis rosa. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: Cascão corre, chuta uma bola de futebol e fala: HÁ, HÁ, HÁ! NINGUÉM PODE COMIGO!  Quadro dois: Marina sorri e chuta a bola por cima de Cascão, que observa com os olhos arregalados e a boca virada para baixo.  Quadro três: Cascão olha para o lado com as mãos na cintura e fala: ACHO QUE, ALÉM DE DONA DA RUA... AGORA, TEMOS UMA DONA DO CAMPO TAMBÉM! Ao fundo, silhueta de uma casa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mauricio de Sousa. Tira do Cascão, 2016. FIM DA LEGENDA.

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Compare a história do Pererê com a do Cascão.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

TURMA DO PERERÊ

Ziraldo Alves Pinto

Imagem: Ilustração. No centro, Pererê, jovem negro com gorro vermelho e apenas a perna esquerda. Ele está sentado com os braços cruzados e com um cachimbo na boca. Ao seu lado há crianças sentadas: uma menina negra com vestido e sapatos vermelhos, uma menina indígena com vestido e sapatilhas azuis e um menino indígena com bermuda preta e adereços nos braços e pernas. Atrás deles há mais personagens: uma onça branca com manchas marrons, um macaco marrom, um coelho vermelho, duas tartarugas, um homem com camiseta vermelha, um homem com chapéu e camisa branca e uma mulher com pano na cabeça, vestido e avental. Ao fundo, uma coruja e dois pássaros pousados em uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ziraldo. Turma do Pererê, 2010. FIM DA LEGENDA.

As personagens da Turma da Mônica, criadas pelo brasileiro Mauricio de Sousa, também têm suas próprias revistas com histórias de várias páginas. A tirinha da página anterior conta uma história em poucos quadrinhos.

Tira ou tirinha é o nome dos quadrinhos em formato horizontal publicados nos jornais diários, em página com tiras de diversos autores. Cada tira costuma ter até quatro quadrinhos.

TURMA DA MÔNICA

Mauricio de Sousa

Imagem: Ilustração. À esquerda, Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons. Em seguida, Mônica, menina com dentes superiores salientes e vestido vermelho. Ao lado, Cascão, menino com cabelo encaracolado e curto, sujeira nas bochechas, camiseta amarela, bermuda e suspensórios vermelhos. E à direita, Magali, menina com fios de cabelo finos e vestido amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mauricio de Sousa. Turma da Mônica, 2020. FIM DA LEGENDA.

94

A quadrinista Laerte criou a HQ abaixo para publicar na revista Zá!, depois reuniu as histórias da personagem em um livro. Observe-a.

CAROL

Laerte

Imagem: História em quadrinhos composta por seis quadros. Apresenta Carol, menina com cabelo preto e comprido, preso em trança, regata branca com manchas coloridas, bermuda rosa e sapatos laranja. A fala está dentro de um balão. Na parte superior, as informações: CAROL – O GRITO!!  Quadro 1: Carol está sentada em um vaso sanitário com um lápis pendurado na orelha direita, a bermuda abaixada e olhando para frente. Ao seu lado, um rolo de papel higiênico, um bidê e uma pia.  Quadro 2: Carol olha para o papel higiênico.  Quadro 3: Carol puxa o papel e desenha nele.  Quadro 4: Carol continua desenhando no papel.  Quadro 5: Carol segura o papel higiênico e olha para o rolo vazio ao seu lado. Do outro lado, os papéis desenhados estão espalhados no chão. Quadro 6: Carol segura o lápis e o papel, olha para o lado e grita: MÃE! ACABOU O PAPEL!!   Fim da imagem.

LEGENDA: Laerte. Carol. São Paulo: Noovha América, 2010. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Vamos investigar e conhecer alguns dos elementos usados para construir uma HQ.

Imagem: Ilustração. Desenhos de balões de fala e pensamento. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Palavras com tipos de letras diferentes e coloridas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Palavras coloridas: BUM!, TUM!, TOIN!, CHUÁÁÁ, HAHAHA!, SOC!, SMAC!, AI! UI!, BLAM!, BUÁÁÁ, TICTAC. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três quadros empilhados com desenhos e textos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadros coloridos com textos. Fim da imagem.

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Conheça a seguir um pouco mais do processo de produção de HQs.

Imagem: Fotografia. Revistas em quadrinhos aglomeradas. Ao fundo, mesas e prateleiras com revistas. Fim da imagem.

LEGENDA: Nas gibitecas, além das HQs, os usuários podem encontrar revistas e livros especializados em quadrinhos. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Jogo das onomatopeias

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupos de 5 ou 6 alunos, escrevam em uma folha de papel avulsa cinco onomatopeias diferentes. Podem ser as que já leram em HQ ou novas que acabaram de inventar.

Anotem ao lado de cada som a origem dele. Entreguem sua folha ao professor e recebam uma com as onomatopeias criadas por outro grupo.

Vocês vão inventar e apresentar aos colegas uma cena na qual os cinco sons fazem parte da história. Usem a criatividade na montagem da cena e surpreendam seus colegas.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma menina oriental sorri e fala: TIC-TAC, TIC-TAC, TIC-TAC, TIC-TAC, TIC-TAC, TIC-TAC. No centro, um menino ruivo está com os braços abertos e ele grita: BUM! À direita, três crianças estão com os olhos arregalados, as bocas abertas e os corpos inclinados para trás. Todos estão com camiseta branca e azul. Fim da imagem.

Fim do complemento.

97

4. Escrever e desenhar quadrinhos

Muitos profissionais colaboram na criação das histórias em quadrinhos. É comum a divisão de tarefas na criação de revistas; além do desenhista e do roteirista, há letristas, coloristas etc.

Roteiro de quadrinhos é o texto feito para planejar a sequência das cenas de uma HQ. Descreve, página a página, o que acontece, o que é dito e outros detalhes importantes.

Os criadores de histórias em quadrinhos esboçam desenhos para pensar como vão diagramar as ideias definidas no roteiro. Costumam chamar esses esboços pelo nome inglês layout .

A quadrinista brasileira Chantal Herskovic vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela começou a publicar suas histórias em quadrinhos em jornais impressos com apenas 13 anos. As tiras de Chantal já foram divulgadas no formato de revista também pela internet.

Observe abaixo o layout e a arte-final da mesma página de uma de suas HQs.

Imagem: Ilustração. Esboço de história em quadrinhos com traços em azul e as falas em preto. Composta por seis quadros. Apresenta um menino com camiseta, calça e tênis. As falas estão dentro de balões. Quadro um: O menino corre com uma mochila cheia de livros nas costas. Ele fala: DIZEM QUE DEVEMOS LER SEMPRE! Ao fundo, plantas.  Quadro dois: O menino está sentado com os braços abertos. Ele sorri e diz: LER! ESTUDAR! TER CONHECIMENTOS GERAIS! Ao seu lado há duas pilhas de livros e na frente dele há um livro e um notebook abertos.  Quadro três: O menino está com um lápis na boca e segurando papéis. Ele diz: MAS, AO MESMO TEMPO EM QUE FALAM TUDO ISSO, QUASE NÃO SOBRA TEMPO PARA ESSAS COISAS! Ao seu lado, o notebook aberto e as pilhas de livros.  Quadro quatro: O menino segura um livro aberto na frente do rosto com os olhos arregalados. Ele continua: COMO IREMOS LER “MOBY DICK”, O “ROMANCE INTERMINÁVEL”, E AINDA FAZER UM TRABALHO SOBRE ELE?! Quadro cinco: O menino está sentado, segurando o livro aberto e de costas para a mesa. Ele está tonto e fala: ESTOU SÓ NO INÍCIO E JÁ ESTOU MAREADO! Ao fundo, uma pessoa grita: PARA DE RECLAMAR E FAZ O DEVER!!! Quadro seis: O menino está apoiado na mesa e com o livro aberto sobre a cabeça. Ele levanta o dedo indicador esquerdo e diz: TALVEZ DEVESSE SAIR RUMO A ALGUMA AVENTURA NO MAR! COM UM ARPÃO, E ACOMPANHADO DO BRAVO QUEEQUEES E DE SUAS CABEÇAS ENCOLHIDAS!  Fim da imagem.

LEGENDA: Layout de uma página de HQ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: História em quadrinhos composta por seis quadros. Apresenta um menino com cabelo preto, camiseta branca e preta, calça azul e tênis vermelho. As falas estão dentro de balões. Quadro um: O menino corre com uma mochila cheia de livros nas costas. Ele fala: DIZEM QUE DEVEMOS LER SEMPRE! Ao fundo, plantas.  Quadro dois: O menino está sentado com os braços abertos. Ele sorri e diz: LER! ESTUDAR! TER CONHECIMENTOS GERAIS! Ao seu lado há duas pilhas de livros e na frente dele há um livro e um notebook abertos.  Quadro três: O menino está com um lápis na boca e segurando papéis. Ele diz: MAS, AO MESMO TEMPO EM QUE FALAM TUDO ISSO, QUASE NÃO SOBRA TEMPO PARA ESSAS COISAS! Ao seu lado, o notebook aberto e as pilhas de livros.  Quadro quatro: O menino segura um livro aberto na frente do rosto com os olhos arregalados. Ele continua: COMO IREMOS LER “MOBY DICK”, O “ROMANCE INTERMINÁVEL”, E AINDA FAZER UM TRABALHO SOBRE ELE?! Quadro cinco: O menino está sentado, segurando o livro aberto e de costas para a mesa. Ele está tonto e fala: ESTOU SÓ NO INÍCIO E JÁ ESTOU MAREADO! Ao fundo, uma pessoa grita: PARA DE RECLAMAR E FAZ O DEVER!!! Quadro seis: O menino está apoiado na mesa e com o livro aberto sobre a cabeça. Ele levanta o dedo indicador esquerdo e diz: TALVEZ DEVESSE SAIR RUMO A ALGUMA AVENTURA NO MAR! COM UM ARPÃO, E ACOMPANHADO DO BRAVO QUEEQUEES E DE SUAS CABEÇAS ENCOLHIDAS!  Fim da imagem.

LEGENDA: Mesma página de HQ com a arte-final pronta. FIM DA LEGENDA.

98

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Observe a mesa de trabalho de Chantal em seu estúdio de histórias em quadrinhos. Grande, não é?

Imagem: Fotografia. Chantal, mulher com cabelo liso e preso, olhos escuros, nariz grande e lábios finos está sentada e segurando uma caneta sobre uma mesa digitalizadora. Na frente dela há um monitor grande com desenhos de personagens e fala. Ao lado, uma impressora, vários lápis e canetas sobre uma mesa. Fim da imagem.

LEGENDA: Chantal Herskovic em seu estúdio, em Belo Horizonte (MG). Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Observe o trabalho da artista.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

TIRA DA SÉRIE JUVENTUDE

Chantal Herskovic

Imagem: História em quadrinhos composta por três quadros. Apresenta um menino com cabelo preto, camiseta branca e preta, calça azul e meias brancas. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: O menino está deitado na cama com a cabeça encostada em um travesseiro e lendo uma revista em quadrinhos. Ele fala: HUM... ESTOU MESMO LENDO BASTANTE NESSAS FÉRIAS! Ao seu lado há mais revistas sobre a cama e mais travesseiros.  Quadro dois: O menino sorri com a mão sobre uma pilha de revistas e fala: SE DER TEMPO...  Quadro três: Ele senta na cama, abre outra revista e continua: VOU CONSEGUIR LER TODA A MINHA COLEÇÃO DO HOMEM-ARANHA!   Fim da imagem.

LEGENDA: Tirinha da cartunista Chantal. Caderno de Cultura de O Estado de Minas. FIM DA LEGENDA.

TIRA DA SÉRIE JUVENTUDE

Chantal Herskovic

Imagem: História em quadrinhos composta por dois quadros. Apresenta um menino com cabelo preto, camiseta branca e preta, calça azul e tênis vermelho. As falas estão dentro de balões.  Quadro um: O menino está dançando, pulando e gritando: IIARRUU!!! YEAH! Em volta dele há notas musicais.  Quadro dois: O menino coloca um par de óculos escuros no rosto, mexe das pernas e fala: ALGUMAS VEZES TEMOS APENAS QUE NOS DESLIGAR E SEGUIR O RITMO DA MÚSICA! Ao seu lado há uma caixa de sol e notas musicais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tirinha da cartunista Chantal. Caderno de Cultura de O Estado de Minas. FIM DA LEGENDA.

99

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Vamos criar uma tirinha de três quadros!

  • Estude como serão suas personagens e o lugar onde acontecerá a história no espaço abaixo.

    _____

  • Desenhe sua história nos três quadrinhos a seguir.

    _____

Fim do complemento.

100

O QUE EU APRENDI?

  1. Sobre diferentes quadrinistas brasileiros?

    _____

  1. Sobre a possibilidade de usar elementos da linguagem dos quadrinhos como ponto de partida para uma cena teatral?

    _____

  1. Comente sua experiência de escrever uma mensagem a um amigo contando o que aconteceu com a personagem da HQ O grito.

    _____

  1. O que é roteiro de HQ? Cite duas funções de um roteiro.

    _____

101

  1. A personagem de HQ que você criou para sua tirinha se parece com alguém?

    _____

  1. Os quadrinistas costumam trabalhar em:

    ( ) estúdio.

    ( ) consultório.

    ( ) escritório.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

102

AVALIAÇÃO FINAL

  1. Continue a contar, com suas próprias palavras, a história da festa do boi que você estudou:

    Conta a lenda que um rico fazendeiro _____.

  1. No Carnaval, as marchinhas são muito cantadas. Você sabe qual foi a primeira marchinha? Quem compôs sua letra e música?

    _____

  1. No que uma fotografia se diferencia de uma pintura da mesma pessoa no trabalho do artista e nas ações da pessoa retratada ou pintada?

    _____

103

  1. Qual é o nome que identifica a(o) artista que dança? Escreva os nomes das danças cujos passos você aprendeu no 4º ano.

    _____

  1. Você conhece alguns padrões naturais que podem ser encontrados nas matas brasileiras e que inspiram a criação das superfícies de peças de cerâmica? Descreva-os aqui.

    _____

    Escolha uma forma da natureza, inspire-se nela e desenhe na superfície do círculo.

    _____

Imagem: Ilustração. Um círculo. Fim da imagem.

104

  1. A estilista e artista plástica Goya Lopes cria estampas inspiradas na cultura _____. Você saberia criar aqui uma estampa inspirada nos materiais e nas cores da arte plumária dos povos indígenas brasileiros? Qual nome vai dar à sua estampa? Por quê?

    _____

105

  1. Aprendemos este ano como as onomatopeias, elementos da linguagem das HQs, podem ser o ponto de partida da construção de uma cena teatral. Aqui vamos fazer o inverso: crie uma cena planejada para uma apresentação solo, na qual apenas você estará na cena e que terá a duração de cinco minutos. Descreva a cena a seguir e sublinhe no texto qual é a onomatopeia e em qual momento ela participará da cena.

    _____

  1. Para reflexão com base em seus conhecimentos. Observe a imagem, leia o texto e responda:

    _____

Imagem: Fotografia. Na parte superior, pessoas pulando e dançando. Na parte inferior, fotografias de uma claraboia escura com luz no topo. Fim da imagem.

A artista Lucia Koch instalou na claraboia de um museu luzes que acendem e apagam de acordo com uma programação digital. Ela registrou a participação dos convidados nesta proposta por meio de vídeos que podem ser vistos na internet. Qual será o papel dos vídeos quando a obra for desmontada?

_____