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Apresentação

Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!

Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.

Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!

Os autores.

Imagem: Ilustração. Seis crianças estão fantasiadas, sorrindo e dançando em roda. Em volta delas há confetes coloridos. Fim da imagem.

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Seu livro é assim

Este é o seu livro de Arte.

Conheça a organização dele.

O que eu já sei?

Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Primeiros contatos

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Abertura de capítulo

Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

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O que eu aprendi?

Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação final

Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página dupla composta por textos. Fim da imagem.

Glossário

Você vai ampliar seu vocabulário ao verificar o significado das palavras indicadas aqui.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Glossário. Página composta por textos. Fim da imagem.

Indicações de leitura para os estudantes

Você vai ampliar seus conhecimentos e se entreter com os livros indicados nessa seção.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Indicação de leitura para os estudantes. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Tarefa de casa

Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade escrita

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Sumário

O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. Tradições do Brasil, p. 10

1. A festa do boi, p. 12

A voz também é um instrumento, p. 15

2. A tradição da argila, p. 16

Desenhe o que vai acontecer!, p. 17

Que tal fazer uma argilogravura?, p. 18

O que eu aprendi?, p. 20

3. Cantando e brincando, p. 22

Vamos jogar com música?, p. 22

4. O Carnaval, p. 25

Como é o seu Carnaval?, p. 27

Vamos fazer um baile de Carnaval?, p. 28

O que eu aprendi?, p. 30

Imagem: Fotografia. À direita, um bumba meu boi preto com desenhos coloridos, a palavra LIBERDADE na lateral e saia vermelha. À esquerda, pessoa com máscara preta no rosto. Na máscara, boca grande e vermelha e olhos grandes e brancos. A pessoa está com vestido em tons de laranja. Ao fundo, pessoas e bandeirinhas penduradas. Fim da imagem.

Unidade 2. Retratos e danças, p. 32

1. O que é um retrato?, p. 34

O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato?, p. 35

Perguntas e respostas, p. 37

2. O retrato pode ser inventado, p. 38

Invente um retrato diferente!, p. 41

O que eu aprendi?, p. 42

3. Gente que dança, p. 44

Entrevista, p. 45

Vamos pesquisar!, p. 47

Aprenda o top rock, um passo básico do break, p. 48

Seguindo os passos do frevo, p. 49

4. Inventando uma dança, p. 50

Vamos coreografar!, p. 53

O que eu aprendi?, p. 54

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso, tiara, vestido e sapatilhas de bailarina está nas pontas dos pés e com os braços abertos. Atrás dela, sombra de seus movimentos. Fim da imagem.

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Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira, p. 56

1. Arte plumária, p. 58

A aldeia cabe no cocar, p. 59

A floresta, p. 59

Você vai fazer um cocar!, p. 61

2. A cerâmica da Amazônia, p. 62

Que tal trabalhar com argila?, p. 65

O que eu aprendi?, p. 66

3. A cultura afro-brasileira, p. 68

Vamos projetar uma escultura!, p. 70

Crie suas estampas!, p. 72

Aplique suas estampas!, p. 73

4. Inspirações na cultura afro-brasileira, p. 74

Ler para ilustrar!, p. 76

Ilustre o texto, p. 77

O que eu aprendi?, p. 78

Imagem: Fotografia. Duas crianças indígenas com tecido colorido em volta da cintura e chinelos estão andando com um objeto muito comprido na frente da boca. Ao fundo, uma oca de palha. Fim da imagem.

Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos, p. 80

1. Museus, instituições culturais, teatros e espaços de apresentação artística, p. 82

Arte na escola!, p. 85

2. Performances, happenings e ambiente, p. 86

Vamos fazer um happening !, p. 89

O que eu aprendi?, p. 90

3. Ler e estudar quadrinhos, p. 92

Jogo das onomatopeias, p. 96

4. Escrever e desenhar quadrinhos, p. 97

Vamos criar uma tirinha de três quadros!, p. 99

O que eu aprendi?, p. 100

Imagem: Fotografia. Um menino ruivo com camiseta azul e calça cinza está sentado e lendo uma revista em quadrinhos, que está em cima de uma mesa. Fim da imagem.

Avaliação final, p. 102

Glossário, p. 106

Indicações de leitura para os estudantes, p. 107

Referências bibliográficas comentadas, p. 110