MP030
O QUE EU JÁ SEI?
Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 4º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.
- Com linhas você pode desenhar muitas coisas.
- O que desenharia com linhas retas?
_____
Resposta pessoal.
- E com linhas curvas?
_____
Resposta pessoal.
- O que desenharia com linhas retas?
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
Esta avaliação diagnóstica abrange aprendizagens dos anos anteriores e servirá de base à assimilação dos conhecimentos dos capítulos do 4º ano, que por sua vez estão associados às habilidades e às competências do mesmo livro e às em correspondência com os objetivos das unidades e dos capítulos.
Caso algum estudante ainda não saiba o que está sendo perguntado, será orientado a retomar a exploração destes conhecimentos. Os temas aqui orientados configuram-se na perspectiva da avaliação formativa, delineada com a intenção de determinar o percurso de aprendizagem já percorrido pelo estudante e aquele que vai percorrer, e tem como propósito as intervenções didáticas que vão aperfeiçoar os processos de aprendizagem no componente Arte (Perrenoud, 1999). Desse modo, os conhecimentos aqui avaliados servirão de base às suas orientações do ensino no 4º ano.
Intenções da avaliação diagnóstica
A intenção formativa da atividade 1 é promover aprendizagem sobre linhas e formas no âmbito da percepção e da nomeação delas em imagens de objetos, obras e corpos presentes em atividades de leitura de imagens do 4º ano.
A intenção formativa da atividade 2 é que a escrita de texto contribua com a alfabetização e a literacia. Já a escrita dos nomes das formas colabora com a expansão do vocabulário em Língua Portuguesa.
A intenção formativa da atividade 3 é promover aprendizagem sobre procedimentos e conhecimentos da arte contemporânea presentes em atividades no Livro do 4º ano, como as fantasias que criarão a partir de roupas preexistentes.
A intenção formativa da atividade 4 é promover aprendizagem sobre a adequação dos materiais em abrigos ou construções artísticas, presentes no tema arte e ambiente no 4º ano.
MP031
- Encontrou algumas formas geométricas nos desenhos que criou ao responder a atividade 1? Escreva os nomes dessas formas nas linhas a seguir.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno escreva nomes de formas como círculos, triângulos, retângulos etc. Fim da observação.
- Um artista pode criar sua arte com base em objetos que já existem? Você conhece um(a) artista que trabalha assim?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno responda que sim e, entre as respostas esperadas, deverão ser citados artistas que usam objetos encontrados e os ressignificam em suas obras. O conceito de trabalho artístico com objetos existentes é um procedimento que faz parte do mundo da arte desde o início do século XX. Fim da observação.
- As moradias dos bichos são diferentes de um iglu, habitação construída pelos inuítes. Você pode escrever aqui a respeito dos materiais utilizados nesses diferentes tipos de casa?
_____
Resposta pessoal que pode se aproximar de: Os iglus são feitos de gelo e as moradias dos animais são feitas de diferentes materiais que fazem parte de seu corpo ou que selecionam da natureza.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Para os estudantes que não se aproximaram das respostas esperadas, sugerimos as seguintes atividades.
- Oriente os estudantes a observar objetos da casa deles. Podem ser brinquedos, móveis, cadernos, livros etc. Peça que procurem encontrar neles, usando o tato de suas mãos, linhas retas. A seguir, peça que os desenhem em uma
folha
de papel avulsa.
Proponha que, em seguida, observem objetos da casa deles e procurem, com o tato das mãos, encontrar neles linhas curvas. Depois, peça que os desenhem em uma folha de papel avulsa.
- Desenhe na lousa imagens de formas geométricas à
esquerda
e, a seguir, coloque os nomes das formas à direita, em posições não correspondentes às imagens. Proponha aos estudantes ligar os pontos das formas e seus nomes.
- Oriente os estudantes a pesquisar, com ajuda de seus responsáveis, artistas contemporâneos que trabalham incorporando em suas criações objetos do cotidiano, por exemplo: Pablo Picasso (assemblage),
Marcel
Duchamp (ready-made), Bispo do Rosário e Nelson Leirner.
Peça ao estudante que, com base em sua pesquisa, escreva em uma folha de papel avulsa um pequeno texto comentando como um objeto do cotidiano escolhido por um desses artistas mudou de significado ao tornar-se parte de sua obra.
- Uma obra de arte contemporânea, por vezes, precisa ter garantida certa duração no tempo, porque o público vai interagir com ela. O iglu é uma construção da arquitetura inuíte que, assim como o casco de uma tartaruga, que a protege das intempéries, tem como função proteger seus construtores. Nesses casos, a escolha das formas e dos materiais adequados contribuem para que elas cumpram sua função. Pergunte ao estudante: quais materiais e forma você escolheria para construir uma casa para um cachorro? Em seguida proponha que ele a desenhe em uma folha de papel avulsa.
MP032
Comentários para o professor:
Orientações para o professor:
Introdução
As sequências didáticas deste livro estão organizadas em quatro unidades, cada uma delas composta de quatro capítulos. Cada unidade é organizada com base em temas relacionados a objetos de conhecimento, habilidades e competências referenciados na BNCC.
Neste manual é indicada, nas orientações do início de cada capítulo, uma sugestão de distribuição dos conteúdos ao longo das semanas do ano letivo.
Além das avaliações das atividades propostas a cada capítulo, propõem-se aos estudantes diversos momentos específicos de avaliação do aprendizado: uma avaliação diagnóstica no início do livro, avaliações processuais a cada dois capítulos e uma avaliação final ao concluir o livro.
A introdução de cada unidade apresenta resumidamente os objetivos pedagógicos, conteúdos e atividades a serem abordados, delineando para o professor como estes se inter-relacionam e se distribuem no livro.
A conclusão de cada unidade orienta o professor a retomar a avaliação formativa desenvolvida no decorrer do bimestre para monitorar a aprendizagem dos objetivos pedagógicos trabalhados. Nesse sentido, o preenchimento regular da Ficha de avaliação processual bimestral do professor é uma referência essencial para o professor observar e registrar a trajetória de cada estudante, a fim de evidenciar sua progressão durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo.
MP033
Introdução da Unidade 1. Tradições do Brasil
Objetivos da unidade
Conhecer e valorizar festas e lendas tradicionais da cultura brasileira, apreciar obras de artistas que se inspiraram nelas, produzir textos e desenhos, experimentar parâmetros do som por meio de jogos e brincadeiras, organizar um baile de Carnaval.
Objetivos dos capítulos
Capítulo 1 – A festa do boi
Reconhecer e valorizar a festa do Bumba meu boi como uma manifestação tradicional da cultura brasileira e apreciar obras sobre o tema. Conhecer a potencial musicalidade da voz.
Capítulo 2 – A tradição da argila
Conhecer a tradição do trabalho com argila e cerâmica ao apreciar obras de Manuel Eudócio Rodrigues (1931-2016). Trabalhar com os procedimentos de reprodução de imagem por meio da argilogravura.
Capítulo 3 – Cantando e brincando
Trabalhar com jogos e brincadeiras associados à música e conhecer alguns parâmetros sonoros, tais como timbre e intensidade.
Capítulo 4 – O Carnaval
Trabalhar temas ligados à dança na comemoração do Carnaval: fantasias, desfile de blocos e cordão.
MP034
UNIDADE 1. Tradições do Brasil
LEGENDA: O Bumba meu boi aquece as ruas de São Luís (MA). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos da unidade
Conhecer e valorizar festas e lendas tradicionais da cultura brasileira, apreciar obras de artistas que se inspiraram nelas; produzir textos e desenhos; experimentar parâmetros do som por meio de jogos e brincadeiras; organizar um desfile de Carnaval.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Anote as respostas dos estudantes às questões propostas em Primeiros contatos, listando na lousa o que sabem sobre a festa do Bumba meu boi, festas populares e lendas brasileiras. Esta conversa inicial trará o panorama dos conhecimentos do grupo de estudantes a respeito dos temas a serem estudados na unidade e pode orientar suas interações nas atividades. Trata-se de uma avaliação inicial dos saberes do grupo.
Durante a leitura da imagem das páginas de abertura, é importante que os estudantes se concentrem na apreciação e no diálogo, de maneira a observar e comentar a imagem sem pressa. É fundamental garantir que estabeleçam um ambiente de respeito e atenção aos comentários dos colegas. Pergunte:
- O que vocês observam nesta imagem?
- Quantas pessoas aparecem nela? (Verifique se perceberam que o boi é uma pessoa fantasiada.)
- Em que tipo de lugar eles estão?
- O que será que eles estão fazendo?
MP035
Boxe complementar:
Primeiros contatos
O Brasil é um país rico em festas populares, como a representada nesta imagem. O Bumba meu boi é uma festa baseada em uma lenda, uma história tradicional contada pelo povo.
- Você já esteve em alguma festa popular?
- Conhece alguma lenda? Qual?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Pesquisar festas e lendas regionais
Retome a lista de respostas sobre a festa do Bumba meu boi e os nomes de festas e lendas conhecidas pelos estudantes, escritas na lousa ao responderem às perguntas propostas em Primeiros contatos. Organize uma roda de conversa a respeito do que sabem dos itens da lista. Você também pode propor que organizem grupos e procurem reunir mais informações e imagens sobre as lendas e festas da lista que considerarem interessantes.
Há uma grande quantidade de festas e lendas brasileiras que você pode trabalhar com os estudantes. Amplie o percurso educativo proposto nesta unidade estudando com eles festas e lendas típicas de sua região.
MP036
1. A festa do boi
O Bumba meu boi é uma festa popular brasileira que conta a história do roubo de um boi muito bonito. É festejado com representações, músicas e danças. Suas personagens são retratadas por artistas brasileiros, como o gravurista J. Borges e o ceramista Manuel Eudócio Rodrigues.
LEGENDA: Bumba meu boi, década de 1990. J. Borges. Xilogravura, 66 x 48 cm. Memorial J. Borges, Pernambuco, Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cavalo-marinho e boi (do conjunto do Bumba meu boi), sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Cerâmica policromada, altura: 19 e 24 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Ao receber orientação de seu professor, leia o texto a seguir com os colegas em voz alta.
Conta a lenda que um rico fazendeiro tinha um boi que, além de ser muito bonito, sabia dançar. Na fazenda dele, havia muitos trabalhadores, entre eles Pai Chico, que era casado com Catirina.
Certo dia, Catirina, que estava grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi dançarino e Pai Chico raptou o animal. Mas o fazendeiro sentiu falta dele e mandou os vaqueiros da fazenda procurarem por ele.
Quando encontraram o boi, ele estava doente. O fazendeiro chamou, então, uma rezadeira para tentar curá-lo.
Depois de muitas rezas, o boi afinal ficou bom e o fazendeiro, ao saber do motivo de ele ter sido raptado, perdoou Pai Chico e Catirina e deu uma grande festa para comemorar sua cura.
Fonte: Texto especialmente escrito para esta edição pelos autores, 2020.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Reconhecer e valorizar a festa do Bumba meu boi como uma manifestação tradicional da cultura brasileira e apreciar obras sobre o tema. Conhecer a potencial musicalidade da voz.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
• Para avaliar (EF15AR03) e (EF15AR23), observe ou grave em vídeo a atividade de leitura de texto e imagens e anote em seu diário como os estudantes perceberam matrizes estéticas culturais e reconheceram os processos de criação entre música e dança na festa do boi.
• Para avaliar (EF15AR14), observe ou grave, em vídeo ou áudio, a atividade A voz também é um instrumento e anote em seu diário como os estudantes perceberam e exploraram os elementos da linguagem da música nas falas ou cantos dos colegas.
• Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
• Objetos de conhecimento: Matrizes estéticas culturais (Artes visuais); Processos de criação (Artes integradas) e Elementos da linguagem (Música).
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: a festa do boi e suas personagens, as matrizes estéticas e culturais brasileiras nas vestimentas das personagens e a música, a dança, os instrumentos e o canto na festa do boi.
• Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se na leitura do texto com os colegas e o professor o estudante interpretou e relacionou ideias e informações demostrando fluência oral e se, a seu pedido, recontou-o para os adultos com quem convive. Observe se na leitura da imagem do Bumba meu boi o estudante realizou a produção escrita com adequação.
• Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As festas populares fazem parte de uma tradição cultural viva que se atualiza ao ser realizada a cada ano por novas gerações de brasileiros, como o Bumba meu boi e a celebração do Carnaval.
Comente que festas como essa, quando preservadas e valorizadas pela comunidade, podem adquirir a importância de atração turística. Assim, mobilizam a economia e a criatividade local de diversas formas.
MP037
- Reconte a um adulto com quem você convive o texto lido na página anterior sobre o Bumba meu boi e façam juntos um desenho sobre o tema para compartilharem em sala de aula, se possível em um mural.
Observe a imagem do Bumba meu boi feita pelo artista brasileiro Candido Portinari.
LEGENDA: Bumba meu boi, 1959. Candido Portinari. Óleo sobre madeira, 32,5 x 32,5 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- Você encontra nela alguma das personagens mencionadas no texto da página anterior?
_____
Resposta pessoal. Acate as respostas que forem coerentes, como: o boi, Pai Chico, o fazendeiro e Catirina (a personagem feminina em segundo plano na tela).
MANUAL DO PROFESSOR
Organize a leitura do texto com os estudantes e conversem a respeito do tema da festa e de suas personagens. Observe a compreensão que tiveram do texto nas conversas, consciente de que nas leituras realizadas sua participação promove a fluência oral.
O Bumba meu boi é uma celebração que ocorre em diversos estados brasileiros. Procure saber se ela acontece em sua região. Em caso afirmativo, pesquise com os estudantes as características locais da festa.
Candido Portinari (1903-1962) nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Brodowski. Criou mais de 4 mil telas. Realizou trabalhos importantes fora do Brasil, como os painéis Guerra e paz, para a sede da ONU, em Nova York.
Na leitura de imagem da pintura de Portinari, você pode usar perguntas como:
- Quantas personagens há nesta imagem?
- O que estão fazendo?
Na produção escrita a respeito da imagem, você pode verificar a adequação do texto em relação aos conteúdos da imagem e da escrita.
Boxe complementar:
Dica de site
- Para saber mais sobre Portinari, recomendamos visitar o site dedicado ao artista. Disponível em:
http://fdnc.io/YC. Acesso em: 18
jul.
2020.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- CASCUDO, Luís da Câmara. Lendas brasileiras. São Paulo: Global, 2001.
- REBOULET, Laura Bitarelli. A festa e a magia nas xilogravuras de J. Borges. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 9,
nº
2, p. 91-105,
nov.
2012. Disponível em:
http://fdnc.io/f23. Acesso em: 18 maio 2021.
Fim do complemento.
MP038
Observe a imagem do Bumba meu boi criada pelo gravurista brasileiro Airton Marinho.
LEGENDA: Cazumbá, 2009. Airton Marinho. Xilogravura, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
O artista destacou em primeiro plano a figura do boi e a do homem com uma borboleta bordada na roupa.
- Quem você acha que é a figura principal? Por quê?
PROFESSOR
Resposta: Como as duas figuras estão em primeiro plano, ambas tiveram o mesmo tratamento por parte do artista. No entanto, acate as respostas cuja justificativa seja coerente. - Repare nas roupas das personagens. Como são os desenhos delas?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que citem as cores e os elementos que as decoram, como: flores, folhas e galhos, borboleta, pássaros, igreja etc. Fim da observação. - Na imagem, alguém está vestido de boi? Como será a
postura
do corpo dessa pessoa dentro da fantasia?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que respondam que sim. Em relação à postura do corpo, acate as respostas que forem coerentes. Fim da observação. - Você pode representar com seu corpo essa postura?
Resposta pessoal.
LEGENDA: O gravurista Airton Marinho imprime uma de suas obras. Foto sem data. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Peça aos estudantes que observem as linhas em branco na imagem da obra de Airton Marinho (1952). Elas correspondem aos sulcos feitos pelo artista ao entalhar a matriz da gravura. As áreas coloridas ou pretas correspondem à região da matriz em relevo, não entalhada pelo artista, que recebeu a tinta para a impressão da gravura. O xilogravurista maranhense elabora suas obras com detalhes minuciosos, entalhados com paciência.
O processo de impressão é parecido com o uso de um carimbo, e seu resultado é também uma imagem espelhada em relação à matriz. Demonstre esse processo e o espelhamento em relação à matriz mostrando carimbos reais com palavras escritas e o resultado de carimbá-los em um papel.
A xilogravura é uma técnica de reprodução de imagens que pode ser realizada a um custo relativamente baixo. Isso facilitou a popularização desse método de reprodução de imagens muito utilizado pelos criadores de cordel no Nordeste do Brasil. Você pode pesquisar e mostrar algumas imagens de gravuras de cordel aos estudantes para que tenham outras referências ao criarem seus trabalhos.
Assumir as posições das personagens retratadas em uma imagem para representar uma cena nela registrada é um recurso diferente para propiciar a leitura de imagens. Você pode utilizá-lo para ler outras imagens sempre que considerar pertinente. A situação é vivida de maneira distinta por quem fica na posição das personagens e por quem observa os que assumiram a pose. Assim, em algumas leituras desse tipo, pode ser interessante dividir a classe em dois ou mais grupos e propor que alternem os papéis.
Boxe complementar:
Dica de site
- Conheça outras obras de Airton Marinho. Disponível em:
http://fdnc.io/f24. Acesso em: 18
jul.
2020.
Fim do complemento.
Atividades complementares
Levantar as preferências musicais dos estudantes
A diversidade cultural brasileira manifesta-se também em nossa música, que mistura heranças africanas, europeias e indígenas. Em uma mesma região do Brasil, podemos encontrar diversos gêneros musicais que adotam diferentes instrumentos musicais e maneiras de cantar. Nossas tradições são representadas por gêneros musicais variados: sertanejo, baião, carimbó, samba, choro, vanerão, bossa-nova e rock. As pessoas formam gradualmente um repertório de músicas conectadas à sua história de vida.
Peça aos estudantes que respondam:
- Qual é o gênero de música mais ouvido e apreciado na sua região?
MP039
Além das roupas coloridas, enfeitadas com fitas e miçangas, a música é outro elemento importante no Bumba meu boi. Os instrumentos mais usados para acompanhar o canto dos participantes são os pandeiros, as matracas, os tambores e as zabumbas. Alguns grupos de Bumba meu boi também fazem uso de outros instrumentos, como clarinetas e trombones.
LEGENDA: Matracas do Maranhão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pandeirão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tambor de onça. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trombone. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Zabumba. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Clarineta. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
A voz também é um instrumento
Cada instrumento musical tem um som próprio característico.
- Você conhece o som dos instrumentos citados no texto acima?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Nossas vozes também têm sua identidade: cada um fala e canta de maneira pessoal.
- Vamos falar e ouvir como os outros falam ou cantam? Escolha uma frase de um texto ou de uma canção que você aprecia e fale ou cante para os colegas!
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta de acordo com a escolha do aluno. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Quais são as canções, cantoras e cantores ou grupos musicais que preferem ouvir?
Depois, oriente-os a compartilhar as respostas e construir uma tabela com os gêneros musicais, os títulos de canções, grupos, as cantoras e os cantores que apareceram nas respostas da turma. Peça que copiem o modelo a seguir deixando espaço suficiente para escreverem as informações.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Gêneros musicais
Títulos das canções
Grupos
Cantoras
Cantores
Proponha aos estudantes que organizem uma audição das músicas preferidas pela turma. Conhecer o gosto musical de seus colegas e ouvir as músicas que apreciam pode ser uma forma de diluir preconceitos.
Inicie a atividade A voz também é um instrumento apresentando aos estudantes os sons característicos de alguns dos instrumentos citados no texto que leram. Se possível, leve alguns à sala de aula.
Depois, oriente-os a inventar ou escolher uma frase de um texto ou canção que apreciem para apresentar à turma. Destaque a necessidade de respeitarem os outros como esperam ser respeitados, especialmente se houver em seu grupo estudantes com algum distúrbio da fala.
Atividade complementar
Levantar as preferências musicais dos adultos com quem convivem
Proponha aos estudantes relatar a dois adultos com quem convivem o seu aprendizado na escola a respeito das preferências musicais dos colegas e entrevistá-los sobre o tema, pedindo que respondam por escrito às mesmas questões perguntadas aos colegas na atividade anterior. Peça que construam uma tabela como a da parte inferior desta página, indicando os gêneros musicais, os títulos de canções, os grupos, as cantoras e os cantores que apareceram nas respostas, e compartilhem os resultados da pesquisa em aula numa roda de conversa.
MP040
2. A tradição da argila
A argila é um material de uso tradicional em diversas culturas.
É usada há séculos para produzir figuras e objetos utilitários de cerâmica, resultado da queima de peças de argila em fornos.
LEGENDA: Vasos de argila. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Forno com peças de argila sendo queimadas. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
Por suas esculturas em argila, Manuel Eudócio Rodrigues recebeu o título de Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco.
Ele começou, ainda criança, criando figuras de animais de barro para brincar. Aos 17 anos, reparou nas peças vendidas na feira por figureiros do Nordeste brasileiro e decidiu viver desse trabalho.
Observe a imagem do artista modelando.
Observação:
Palavras destacadas no glossário: figureiro; artista
Fim da observação.
LEGENDA: Manuel Eudócio Rodrigues modelando peça em argila. Caruaru (PE). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer a tradição do trabalho com argila e cerâmica ao apreciar obras de Manuel Eudócio Rodrigues (1931-2016). Trabalhar com os procedimentos de reprodução de imagem por meio da argilogravura.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR03) e (EF15AR25), observe ou grave, em vídeo ou áudio, as atividades e anote em seu diário como nas narrativas criadas com base na leitura da imagem, a partir de suas intervenções, os estudantes perceberam as matrizes estéticas e culturais e se conheceram e valorizaram o patrimônio cultural brasileiro.
- Para avaliar (EF15AR04) observe se no fazer da argilogravura usaram com adequação e de modo sustentável os materiais, os instrumentos e a técnica, e se observaram a materialidade da própria criação.
- Para avaliar (EF15AR22), observe ou grave, em vídeo ou áudio, a atividade e anote em seu diário como, na cena desenvolvida com base na imagem, experimentaram as possibilidades criativas do corpo e da voz, discutindo estereótipos, se necessário.
- Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
- Objetos de conhecimento: Matrizes estética e culturais (Arte visuais); Patrimônio cultural (Artes integradas); Processos de criação (Teatro) e Materialidade: (Artes visuais). As habilidades acima estão relacionados às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base nos seus registros e na leitura do O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Conhecimento de ceramista brasileiro; Escultura em Argila; Construção de cena teatral a partir de imagem de escultura.
- Para avaliar alfabetização e literacia verifique se na leitura dos enunciados na seção Que tal fazer uma argilogravura o estudante localizou e retirou informação explícita dos textos que indicam os passos da argilogravura. E se expandiu o vocabulário assimilando a palavra figureiros, do universo das artes visuais.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do Capítulo 2 (3ª e 4ª semanas) deste Manual.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Converse com os estudantes sobre os objetos de cerâmica que conhecem. Pergunte se já trabalharam com argila antes. Informe-se a respeito do trabalho de ceramista e sobre Manuel Eudócio. Compartilhe com a turma as informações que considerar mais significativas.
MP041
Observe as imagens de duas obras de Manuel Eudócio Rodrigues.
Essas figuras parecem participar de cenas de histórias que ainda não terminaram.
LEGENDA: Manicure, sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Barro cozido, 13 cm de altura. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ninho, sem data. Manuel Eudócio Rodrigues. Cerâmica, 24 cm de altura. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Desenhe o que vai acontecer!
Desenhe o que você imagina que vai acontecer com as personagens de uma das peças acima depois do momento registrado pelo ceramista.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Proponha aos estudantes que realizem uma leitura de imagem, remontando corporal e oralmente uma cena que terá como ponto de partida a imagem da obra Manicure, do artista Manuel Eudócio. Oriente-os a trabalhar em duplas, mas abra a possibilidade para outras construções da cena pelas observações em relação à imagem.
Acompanhe os estudos e as apresentações, garantindo que experimentem as possibilidades criativas do corpo e da voz, discutindo estereótipos, se surgirem, na apreciação do trabalho do artista ou na construção de suas cenas.
Boxe complementar:
Para sua leitura
O barro da vida: 100 anos do Mestre Vitalino, patrimônio cultural do Brasil/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Recife: Fundarpe, 2009. Disponível em: http://fdnc.io/f25. Acesso em: 14 jun. 2021.
Fim do complemento.
Antes de realizarem o desenho proposto na atividade Desenhe o que vai acontecer!, proponha aos estudantes que pensem em uma narrativa, a ser exposta oralmente, sobre acontecimentos que poderiam ocorrer na situação apresentada na imagem Ninho. Isso vai colaborar no desenvolvimento da oralidade e do vocabulário dos estudantes.
MP042
Boxe complementar:
Que tal fazer uma argilogravura?
O nome argilogravura vem da união das palavras argila e gravura.
Para a impressão, a placa de argila sulcada recebe tinta apenas nas partes altas. Os desenhos e as cores passarão à imagem impressa no papel.
Que tal criar uma imagem com pelo menos duas personagens?
Você pode começar fazendo um desenho para pensar como será a sua argilogravura.
Prepare a placa de argila em uma mesa forrada com jornal; bata a argila para eliminar as bolhas de ar.
Coloque a argila batida entre duas ripas de madeira e passe um rolo de macarrão até obter uma placa reta e lisa da altura das ripas.
Sulque seu desenho na placa usando um palito de madeira ou a ponta de um lápis.
MANUAL DO PROFESSOR
Ao iniciar a atividade Que tal fazer uma argilogravura?, os estudantes podem utilizar um lápis bem apontado ou palitos de madeira para efetuar os desenhos na argila. Alerte-os para que usem seus instrumentos com muito cuidado e atenção para evitar acidentes e desperdício, fazendo uso sustentável dos materiais. Siga a sequência do Livro do Estudante para dar orientação sobre a técnica.
Oriente os estudantes a considerar seus desenhos iniciais em papel apenas como esboços e incentive que as personagens podem ser criadas com base em lendas brasileiras. As linhas gerais podem ser alteradas ou detalhadas ao trabalhar na argila. Lembre-os de que o resultado de impressão da argilogravura será invertido.
Demonstre aos estudantes como podem sulcar um desenho na argila sem dar modelo, apenas fazendo movimentos com as mãos sobre uma placa. Explique-lhes que a vantagem do desenho na argila é que ele pode ser modificado ou detalhado porque é fácil apagá-lo usando os dedos e um pouco de água. Comente que é normal o resultado dos sulcos sobre a argila ser diferente do desenho sobre papel, pois trabalhar com um palito sobre argila é bastante diferente de usar um lápis no papel.
Recomendamos que, antes de propor aos estudantes fazer argilogravuras, experimente todo o processo, desde o desenho nas placas até a impressão das cópias, e adapte-o aos recursos disponíveis na escola.
MP043
Aplique cada cor passando a tinta guache na placa com rolinho ou pincel. Ela não deve entrar nos sulcos.
Observe os cortes da placa antes e depois de passar a tinta. Ao imprimir, as linhas sulcadas na argila ficarão da cor do papel.
Pressione uma folha de papel sobre a placa usando a mão ou uma colher de madeira.
Retire a cópia com cuidado. Para fazer outras, passe tinta na placa novamente.
Coloque suas cópias para secar.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O processo de cópia da argilogravura não é mecânico, e as cópias não vão ficar todas idênticas. As cores escolhidas para entintar a matriz e a maneira como os estudantes passam a mão ou a colher para imprimi-la permitem que criem variações da mesma imagem.
A experiência de realizar uma argilogravura em vários aspectos é similar à xilogravura (gravura feita em madeira). No entanto, a argila é um material mais macio e fácil de trabalhar com os estudantes do que a madeira.
Converse com eles sobre o que acharam da experiência de criar uma argilogravura. Comente a importância de experimentarem diversos procedimentos em Arte para descobrir com quais deles mais se identificam.
Atividade complementar
Exposição de placas de argila
A placa de argila quando seca fica rija e pode ser exposta nas paredes ou em murais. Para expô-la, você pode propor que façam um orifício de cada lado das extremidades, na parte superior da placa, no final do trabalho. Assim, poderão pendurar as placas de argila, depois de secas e pintadas, em uma parede ou no mural da sala.
MP044
O QUE EU APRENDI?
- O que você sabe sobre a festa do boi e seus personagens?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno discorra sobre essa festa contando que é baseada em uma lenda e cite algumas das personagens mais conhecidas, como o boi, o fazendeiro, Pai Chico e sua esposa Catirina. Fim da observação.
- Desenhe elementos característicos das vestimentas das personagens do Bumba meu boi.
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Resposta pessoal.
- O que você sabe sobre a música, a dança, os instrumentos e o canto na festa do boi?
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PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno cite que a música e a dança são elementos importantes nessa festa e anote alguns dos instrumentos mais usados, como pandeiros, matracas, tambores e zabumbas. Fim da observação.
- O que você sabe sobre a obra do ceramista brasileiro Manuel Eudócio Rodrigues?
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PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno cite que Manuel Eudócio Rodrigues foi um importante figureiro pernambucano (recebeu o título de Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco). Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 4º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de Avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte.
Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, apoie-se em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências Gerais da BNCC 3, 6, 8 e 9.
- No item 11, as Competências Específicas de Linguagens 1, 2 e 5.
- No item 12, as Competências Específicas de Arte 1, 3, 8 e 9.
Para avaliar as aprendizagens em Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada bimestre, e preencha-o.
- No item 13, as Aprendizagens de Arte do bimestre a cada capítulo.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia do bimestre, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens em Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP045
- Escreva o que sabe sobre a construção de uma cena teatral a partir da imagem de uma escultura.
_____
Resposta pessoal.
- Escreva o que você sabe sobre o uso sustentável de materiais para fazer uma argilogravura.
_____
Resposta pessoal.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
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Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base nesses resultados, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso alguns estudantes apresentem dificuldades em identificar a festa como uma manifestação cultural e em reconhecer que é baseada em uma lenda com personagens específicas, retome os conteúdos do Livro do Estudante.
- Se algum estudante apresentar dificuldade em registrar alguns elementos característicos das vestimentas das personagens do Bumba meu boi, retome as imagens da festa.
- Se os estudantes encontrarem dificuldade em reconhecer a música e a dança como elementos relacionados à festa ou em citar alguns dos instrumentos mais usados nela, sugerimos assistir a alguns vídeos sobre essa manifestação.
- Retome as informações do Livro do Estudante com os estudantes que apresentarem dificuldade em citar e reconhecer o artista como importante figureiro pernambucano.
- Uma roda de conversa pode ser uma boa estratégia para os estudantes que demonstrarem dificuldade em reconhecer que uma cena teatral pode partir de uma imagem.
- Caso os estudantes
tenham
dificuldade em relacionar a argilogravura com o uso sustentável de materiais,
promova
uma roda de conversa sobre sustentabilidade.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP046
3. Cantando e brincando
Você já reparou que a música faz parte de muitas brincadeiras e jogos? Já brincou assim? Qual foi a brincadeira?
Respostas pessoais.
Boxe complementar:
Vamos jogar com música?
Forme uma roda com seus colegas e sigam as instruções para os quatro jogos musicais a seguir.
O jogo da intensidade
- Um colega deve sair da sala por um instante: ele fará o papel de “detetive”!
- Todos da roda devem decidir quem vai esconder uma bola de papel no bolso da roupa.
- Para ajudar o detetive, combinem de cantar uma música e mudar a intensidade do canto quando ele estiver “quente” (perto de quem esconde a bola de papel) ou “frio” (longe de quem esconde a bola). Quanto mais perto ele estiver, mais forte cantarão.
- Chamem o detetive de volta para a sala, expliquem o combinado e peçam que ande bem devagar em volta da roda até descobrir com quem está a bola de papel.
- Prestem atenção para dar as dicas certas para o “detetive”.
CRÉDITO: LENINHA LACERDA
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Trabalhar com jogos e brincadeiras associados à música e conhecer alguns parâmetros sonoros, tais como timbre e intensidade.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR13), (EF15AR14) e (EF15AR15), observe ou grave, em vídeo ou áudio, a atividade e anote em seu diário se, nos jogos propostos, os estudantes perceberam e exploraram sons corporais, o timbre e a intensidade da voz ao cantar e identificaram criticamente o contexto do jogo na prática musical.
- Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
- Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem (Música); Materialidades (Música) e Contexto e Práticas (Música).
- As habilidades acima estão relacionadas às seguintes Aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura do O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Identificação de diferentes timbres e intensidades no som; participação em jogos com música.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se na leitura do enunciado e da sequência das ações do jogo do timbre o estudante leu com fluência e ritmo, e se expandiu o vocabulário assimilando a palavra timbre do universo da música.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Na atividade Vamos jogar com música?, destacamos a necessidade de considerar as diferenças entre o jogar espontâneo, feito fora da sala de aula, e o jogar com regras, proposto no livro. Nos jogos deste livro, as regras devem ser claramente explicadas e, antes de iniciar o jogo, você pode fazer um teste, um ensaio. Em turmas maiores, oriente os estudantes a formar uma roda menor inserida em uma roda maior.
No jogo da intensidade, reforce aos estudantes, ao alterar o volume da voz, a percepção da intensidade como uma característica do som.
MP047
O jogo do silêncio
- Combinem de cantar uma música.
- Enquanto cantam, passem uma bola de papel (ou outro objeto) de mão em mão pela roda, seguindo a música.
- Qualquer colega pode parar a bola por menos de um minuto; então, todos devem interromper o canto e fazer silêncio até que ele(a) resolva colocar a bola novamente em movimento.
- Para não errar, todo mundo
deve
estar atento ao movimento da bola.
O jogo da repetição
- Para esse jogo, é importante escolher um líder, que ficará no centro da roda. O líder fará diferentes combinações, misturando:
- bater o pé no chão;
- bater as mãos;
- estalar os dedos.
- Todo o grupo precisa repetir igualzinho, e quem errar deve sentar e assistir!
- Quem acertar os movimentos até o final vai para o centro da roda, e a brincadeira recomeça.
MANUAL DO PROFESSOR
Como a maioria dos jogos se apoia na ação de cantar, é importante que os estudantes compartilhem uma canção; pode ser qualquer uma. Sugerimos, pela popularidade, Escravos de Jó. Escreva a letra na lousa e cante com os estudantes para que memorizem.
Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Fonte: Da tradição popular.
É possível que no jogo do silêncio, inicialmente, os estudantes fiquem mais em silêncio do que cantem. Não há problema: deixe os estudantes em silêncio. Você pode propor a regra que, ao quebrar o silêncio imposto pela bola parada, o estudante deverá sair da roda.
Em relação ao item 3, para manter os estudantes atentos ao jogo, você deve garantir que a bola não fique parada por tempo maior que 1 minuto.
Boxe complementar:
Para sua leitura
Música na educação básica. Porto Alegre: Associação Brasileira de Educação Musical v. 1, n. 1, 2009.
Fim do complemento.
MP048
O jogo do timbre de voz
- Uma dupla deve ficar no centro da roda com os olhos vendados.
- Cantem uma música conhecida por todos da roda (por exemplo, “Escravos de Jó”).
- Após cantar uma vez a canção, apontem dois colegas para cantarem sozinhos.
- Quem estiver no centro da roda e de olhos vendados deve adivinhar pelo timbre das vozes quem está cantando a música. Não vale tentar mudar a voz!
- Se adivinharem, a dupla de
olhos
vendados marca um ponto. Os colegas que estavam cantando vão para o centro da roda para a próxima rodada!
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Para sua informação
Sobre timbre
[...] Depois do ritmo, da melodia e da harmonia, vem o timbre, ou colorido tonal. Assim como é impossível ouvir uma voz que não tenha o seu timbre específico, assim também a música só pode existir através de um determinado colorido sonoro. O timbre, na música, é análogo à cor na pintura. É um elemento fascinante, não só devido aos vastos recursos que já foram explorados como às suas ilimitadas possibilidades futuras.
[…] O colorido tonal, na música, é a qualidade do som produzido por um determinado instrumento. Esta é uma definição formal de algo que é perfeitamente familiar a todo mundo. Assim como a maioria dos mortais conhece a diferença entre o branco e o verde, assim o reconhecimento das diferenças no colorido tonal é uma qualidade inata com que quase todos nós fomos contemplados. [...]
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música . Trad. Luis Paulo Horta. São Paulo: É Realizações, 2013.
Fim do complemento.
Painel visual de palavras usadas em Arte
Propomos que inicie com a classe uma atividade a ser realizada ao longo do 4º ano do Ensino Fundamental e retomada no 5º. Peça aos estudantes que tragam, para o painel visual da classe, imagens associadas a algumas das palavras do vocabulário de arte estudadas em cada unidade.
Desenvolver essa atividade ao longo do trabalho com as unidades deste livro permitirá aos estudantes que estruturem um glossário coletivo de termos relacionados à Arte. Por exemplo, nesta unidade, pode-se pedir que tragam imagens relacionadas às palavras xilogravura e timbre.
MP049
4. O Carnaval
O Carnaval é comemorado com diferentes tipos de dança nas várias regiões do Brasil. Observe os exemplos nas imagens a seguir.
LEGENDA: Passistas de frevo no Carnaval de rua de Recife (PE). Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bloco de Carnaval de rua Cordão do Boitatá no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bloco de Carnaval em rua da cidade de São Paulo (SP). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ala da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro (RJ). Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Trabalhar temas ligados à dança na comemoração do Carnaval: fantasias, desfile de blocos e cordões.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR08) e (EF15AR10), observe, fotografe ou grave em vídeo a atividade e anote em seu diário como os estudantes dançaram cultivando o repertório corporal e experimentando diferentes ritmos e direções na construção do movimento.
- Para avaliar (EF15AR11), consulte seus registros e verifique como eles improvisaram os movimentos dançados.
- Para avaliar (EF15AR23), verifique, na atividade Como é seu Carnaval, se o estudante reconheceu e experimentou, as relações processuais entre as diversas linguagens artísticas.
- Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Dança); Elementos da linguagem (Dança); Processos de criação (Dança e Artes integradas).
- As habilidades acima estão relacionadas às seguintes Aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas com base em seus registros e na leitura do O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Carnaval festa brasileira; músicas e danças brasileiras de Carnaval; fantasias, instrumentos musicais e outros objetos do Carnaval.
- Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se na leitura do enunciado que antecede as letras das músicas A jardineira e Ó abre alas o estudante o interpretou e relacionou ideias e informação. Na leitura das letras das músicas, verifique se o estudante expandiu o vocabulário assimilando a palavra jardineira.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As atividades de Arte não precisam ficar vinculadas ao calendário de datas comemorativas do ano para serem significativas. O fundamental é que elas tenham uma coerência interna, desde sua proposição até a avaliação final do percurso educativo. Assim, uma atividade com o tema Carnaval não precisa necessariamente ser realizada no mesmo período em que acontece essa festa.
Observar imagens da comemoração do Carnaval em diferentes lugares do Brasil e do mundo permite que os estudantes percebam a celebração como uma manifestação cultural viva, em contínua transformação.
MP050
A música é um elemento importante na comemoração do Carnaval.
No Brasil, as marchinhas estão entre as canções mais cantadas na festa. Receberam esse nome por terem o ritmo parecido com o das marchas militares. As letras divertidas e fáceis de lembrar contribuíram para sua popularidade.
“Ó abre alas”, a primeira marchinha de Carnaval, foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1899 para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Repare como a letra da canção é simples; as frases são repetidas para enfatizar a mensagem.
Ó abre alas
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira , não posso negar
Eu sou da lira, não posso negar
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Observação:
Palavras destacadas no glossário: sou da lira
Fim da observação.
Fonte: Letra e música de Chiquinha Gonzaga, 1899. Canção em domínio público.
LEGENDA: Francisca Edwiges Neves Gonzaga tornou-se conhecida como Chiquinha Gonzaga. Compositora e pianista, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Foto de 1886. FIM DA LEGENDA.
- No lugar em que você vive, quais canções são cantadas para comemorar o Carnaval?
Resposta pessoal.
Vamos cantar juntos uma marchinha!
A jardineira
Ó jardineira por que estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu.
Vem jardineira, vem, meu amor!
Não fiques triste que este mundo é
[todo teu!
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu!
Fonte: Benedito Lacerda e Humberto Porto. © 1936 by Mangione, Filhos & Cia. Ltda.
LEGENDA: Camélia vermelha, 1833. Gravura a partir de aquarela de Pierre-Joseph Redouté, sem dimensões. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Apesar de, atualmente, muitos participarem da festa sem associá-la a um contexto religioso, sua origem é vinculada à religião católica. O Carnaval antecede um período de abstinência na preparação para a celebração da Páscoa. Praticantes de outras religiões também participam dessa festa no Brasil. Por exemplo, na Bahia, há vários blocos de Carnaval ligados a religiões afro-brasileiras. Enfatizamos a importância de assegurar um ambiente de respeito às escolhas religiosas dos estudantes durante a realização das atividades de Arte.
Em vários locais do Brasil, o Carnaval tornou-se também um espetáculo para uma plateia presente ou que assiste à festa a distância, pela TV ou internet. Algumas cidades até construíram espaços especiais para os desfiles, que antes aconteciam nas ruas, como os sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para abordar esses aspectos contemporâneos do Carnaval, pergunte aos estudantes:
- Vocês já viram alguma vez desfiles de Carnaval pela televisão?
- Quais as diferenças que percebem entre participar da festa e assistir à festa pela TV?
- O que pensam da separação entre quem participa da festa e quem assiste a ela em locais como os sambódromos? Vocês prefeririam desfilar ou assistir?
Algumas das fantasias mais tradicionais do Carnaval têm como origem personagens características das apresentações de teatro da Commedia dell’arte. Essa forma de teatro popular de improviso, realizada em espaços públicos abertos, foi muito comum nas ruas e praças da Europa entre os séculos XV e XVIII. Graças à popularidade das personagens, as roupas de Arlequim, Pierrô e Colombina se tornaram comuns no Carnaval. Tornaram-se também personagens de músicas brasileiras que você pode pesquisar na internet e apresentar aos estudantes, como a famosa marchinha Pierrô apaixonado, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, e a canção Máscara Negra, sucesso do cantor Zé Kéti.
Cante com os estudantes a marchinha de Chiquinha Gonzaga. Se lembrarem de outras marchinhas de Carnaval, anote as letras no quadro e, depois, incentive-os a cantar.
Boxe complementar:
Dica de site
- Biografia de
Chiquinha
Gonzaga. Disponível em:
http://fdnc.io/f26. Acesso em: 18
jul.
2020.
Fim do complemento.
MP051
Boxe complementar:
Como é o seu Carnaval?
Desenhe de memória como é o Carnaval na sua cidade ou um que já tenha visto na TV, em filmes, revistas...
- Desenhe os instrumentos musicais, as fantasias e outros objetos de que você se lembrar. Você também pode incluir na imagem frases de canções cantadas no Carnaval.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
- Descubra mais sobre o Carnaval de antigamente! Siga o roteiro.
- Relate a um adulto que você conhece o que aprendeu na escola a respeito do Carnaval.
- Depois, entreviste-o sobre como brincava o Carnaval quando era criança e quais eram as canções mais populares. Anote ou grave tudo que ele contar.
- Colete, com o auxílio de um adulto, as canções, os depoimentos e as imagens de época que você conseguir.
- Compartilhe a pesquisa em sala de aula numa roda de conversa.
MANUAL DO PROFESSOR
Na atividade Como é o seu Carnaval?, os estudantes vão desenhar com base nas próprias experiências; incentive-os a incluir no desenho letras das canções que associam ao Carnaval.
Boxe complementar:
Dica de site
- Informe-se a respeito da origem do Carnaval. Disponível em:
http://fdnc.io/f27. Acesso em: 17
jun.
2021.
Fim do complemento.
Pesquisar o Carnaval de antigamente
Pergunte aos estudantes o que sabem sobre o Carnaval de antigamente. Despertando seu interesse a partir da discussão das respostas, proponha que pesquisem o assunto e, em uma data estabelecida por você, eles devem compartilhar a pesquisa em uma roda de conversa.
MP052
Boxe complementar:
Vamos fazer um baile de Carnaval?
Preparem suas fantasias
Para inventar suas fantasias, vocês vão trazer à escola roupas e objetos, como pijamas, chapéus ou lenços. Também podem criar acessórios de cartolina, como leques ou bengalas.
Preparem-se para o baile vestindo a fantasia.
No Carnaval, cada um pode pular sozinho ou brincar com os outros em um bloco ou cordão.
Blocos de Carnaval
Para planejar um desfile de blocos, primeiro reúna um grupo e escolham um nome para o bloco.
Vocês podem desfilar tocando instrumentos e cantando uma música de Carnaval. Escolham com seus colegas de bloco qual será a música: pesquisem em casa músicas antigas de Carnaval, pedindo ajuda a seus pais ou a outros parentes; seu professor também pode mostrar algumas músicas tradicionais.
CRÉDITO: ILUSTRAÇÕES: IVAN COUTINHO
MANUAL DO PROFESSOR
Na atividade Preparem suas fantasias, primeira da série Vamos fazer um baile de Carnaval?, os estudantes devem trazer as roupas para vesti-las somente depois de chegar à escola. Assim, podem fazer empréstimos aos colegas, se quiserem. Organize uma grande roda, em que todos possam ver o que cada um trouxe, trocar ideias e até emprestar peças. Depois dessa conversa, os estudantes podem se vestir e se maquiar. Um espelho grande e alguns biombos feitos de lençol e mesmo outros espaços da escola podem facilitar a tarefa.
Para a atividade do desfile de Blocos de Carnaval, proponha aos estudantes que se reúnam em grupos de cinco ou seis para criar um bloco. Cada bloco participante do desfile pode ter um nome que o diferencie. Por exemplo, Bloco das Corujas, Coruja Sapeca, Coruja Brava etc. Oriente-os a escolher um nome para o bloco e a fazer um desenho que o simbolize. Prepare cartolinas ou papelões para a atividade. Elas podem ser carregadas pelos estudantes. Uma alternativa é fixá-las a ripas de madeira (neste caso, é preciso cuidado para escolher madeiras sem farpas) ou cabos de vassoura.
Oriente os estudantes a fazer uma pesquisa de músicas carnavalescas do passado ou atuais com os familiares antes da aula do desfile de blocos. Se houver músicas carnavalescas características da região onde se situa a escola, é interessante incluí-las na pesquisa. Convide os estudantes que tiverem um CD de Carnaval a levá-lo para a escola, para todos ouvirem. Esse CD pode ser escolhido para animar os desfiles. Outra opção, se tiverem acesso a esse recurso, é criar uma lista de músicas num aplicativo de celular.
Nesse baile de Carnaval, os estudantes também podem usar instrumentos criados por eles ou trazer outros para a sala de aula, se tiverem em casa ou a escola tiver disponíveis.
Atividade complementar
Samba na escola
Se houver alguma escola de samba nos arredores da escola, procure convidar alguns de seus participantes para mostrar seu trabalho aos estudantes e conversar sobre ele. Se possível, organize uma visita dos estudantes ao espaço da escola de samba.
MP053
Depois, façam um cartaz com o nome do bloco para carregá-lo na frente quando forem desfilar.
Inventem um desenho para ser símbolo do bloco.
Seu bloco vai desfilar e também assistir ao desfile dos outros blocos da classe.
Desfile em um cordão de Carnaval!
O primeiro da fila vai “puxar” os outros como uma locomotiva de trem. Os demais seguram no ombro do colega da frente e seguem como se fossem os vagões. Cuidado para não se soltar, senão você vai ter que correr!
Vocês podem formar vários cordões na sala de aula e começar a passear por ela. Depois, podem sair pelo espaço da escola, experimentando diferentes maneiras de andar em cordão, por exemplo, fazendo caminhos em zigue-zague ou espirais.
Quando for a hora de terminar, voltem para a sala de aula.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Criar um símbolo do bloco é um trabalho de comunicação visual, porque os estudantes precisarão projetar uma imagem que o represente. Para tanto, você pode conversar com os estudantes sobre as características de cada bloco e levantar questões sobre quais desenhos ou pinturas poderiam representar aquele bloco.
Exemplifique com marcas conhecidas dos estudantes, existentes no cotidiano, como as de times de futebol, de produtos que eles consomem, de emissoras de TV etc. Eles poderão fazer um esboço antes de passar o símbolo para a placa do bloco.
Essa placa pode ser feita em um papel encorpado, como cartolina, e presa em uma ripa de madeira para ser segurada.
A atividade Desfile em um cordão de Carnaval! pode ser feita depois do desfile dos blocos. Nela, entram todos os estudantes, um com as mãos postas sobre os ombros do outro, e devem seguir em filas, dançando pelo espaço da escola.
O importante em sua orientação é fazer com que não se soltem dos cordões e que os participantes que puxam os cordões mantenham uma velocidade adequada ao grupo, de modo que os demais possam acompanhar e brincar, sempre acompanhando a música de Carnaval. Proponha que explorem os momentos de encontro dos cordões e as diferentes formas assumidas por eles ao percorrer o espaço da escola, andando em zigue-zague, abrindo e fechando espirais etc.
Depois, converse com os estudantes sobre o baile de Carnaval que fizeram. Pergunte se gostariam de fazer algo diferente se fossem fazê-lo de novo.
Boxe complementar:
Dica de músicas
- CD Carnaval Palavra Cantada, de Sandra Peres e Paulo Tatit, de 2008, distribuído pela MCD. O álbum Carnaval – Palavra Cantada traz 13 faixas que passeiam por ritmos como marchinha, samba, caboclinho e frevo.
- CD Furunfunfum no Carnaval, de Marcelo e Paula Zurawski, de 2006, distribuído pela MCD. Um CD alegre e divertido, com as tradicionais marchinhas carnavalescas.
Fim do complemento.
MP054
O QUE EU APRENDI?
- Sobre os diferentes timbres e a intensidade no som.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno responda algo como: Pelo timbre, é possível reconhecer uma melodia ou a voz de quem a está cantando. Fim da observação.
- Escreva quais são as etapas do Jogo do timbre de voz.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que o aluno responda algo como: 1. Alguém fica no centro de uma roda com os olhos vendados. 2. Os participantes cantam uma música conhecida. 3. Dois participantes cantam a mesma música sozinhos. 4. Quem está de olhos vendados deve adivinhar quem está cantando. Fim da observação.
- Sobre cantar e brincar. Escreva e faça um desenho!
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Resposta pessoal.
- Sobre a festa brasileira do Carnaval.
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PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que digam que o Carnaval é uma festa comemorada com diferentes tipos de dança nas várias regiões do Brasil. Fim da observação.
- Sobre as músicas, as danças e as fantasias de Carnaval.
_____
PROFESSOR
Espera-se que digam que a dança e a música são elementos importantes na comemoração do Carnaval.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As duas avaliações processuais da Unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 4º ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de Avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, apoie-se em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere as Competências Gerais da BNCC 3, 6, 8 e 9.
- No item 11, as Competências Específicas de Linguagens 1, 2 e 5.
- No item 12, as Competências Específicas de Arte 1, 3, 8 e 9.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada bimestre, e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia do bimestre, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens em Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de Conhecimento, as Competências e as Aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP055
- Faça um desenho sobre os instrumentos musicais e outros objetos característicos do Carnaval.
_____
Resposta pessoal.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
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Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
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_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
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_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
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_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Após a devolutiva das atividades, identificar (por meio das anotações e das marcações feitas pelos estudantes na autoavaliação) se os objetivos de aprendizagem foram ou não alcançados.
Em caso negativo, sugere-se retomar coletivamente com os estudantes elementos relacionados aos conteúdos trabalhados por meio de jogos, vídeos ou imagens.
- Proponha um jogo na hora do recreio para os estudantes que apresentarem dificuldades em reconhecer que diferentes timbres no som podem identificar um instrumento ou a voz de alguém.
- Uma roda de conversa pode auxiliar os estudantes que apresentarem dificuldades em reconhecer as etapas do jogo do timbre de voz e a estratégia auditiva como recurso de reconhecimento.
- Caso os estudantes apresentem dificuldades em apontar situações de integração entre cantar e brincar, organize uma roda de conversa sobre o assunto.
- Vídeos e reportagens sobre o Carnaval podem ajudar os estudantes que apresentarem dificuldades em reconhecer o Carnaval como uma festa comemorada de diferentes formas no Brasil.
- Caso os estudantes apresentem dificuldades em identificar a música e a dança como elementos expressivos na comemoração do Carnaval, retome os conteúdos do Livro do Estudante.
- Caso algum estudante apresente dificuldade em registrar, por meio de desenho, instrumentos musicais e outros objetos característicos do Carnaval, sugira-lhe que faça isso oralmente.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP056
Comentários para o professor:
Conclusão
Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e as avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.
Lembramos que as Habilidades e Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte, no início deste Manual.
Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.
Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir:
- Conhecer e valorizar festas e lendas tradicionais da cultura brasileira, apreciar obras de artistas que se inspiraram nelas.
- Conhecer a potencial musicalidade da voz.
- Conhecer a tradição do trabalho com argila e cerâmica.
- Trabalhar com os procedimentos de reprodução de imagem por meio da argilogravura.
- Produzir textos e desenhos.
- Experimentar parâmetros do som, como timbre e intensidade, por meio de jogos e brincadeiras.
- Trabalhar temas ligados à dança na comemoração do Carnaval, como fantasias, desfile de blocos e cordão.
- Organizar um baile de Carnaval.
Procure reconhecer eventuais defasagens na construção dos conhecimentos ao longo da realização das atividades do bimestre, retomando imediatamente com os estudantes os objetivos de aprendizagem em que manifestem alguma dificuldade.
Avalie também o que pode alterar em suas aulas para obter melhor resultado, registre suas ideias e converse sobre elas com seus pares e orientadores.