MP057

Introdução da Unidade 2. Retratos e danças

Objetivos da unidade

Estudar a diversidade de tipos de retrato, explorar relações entre texto e imagem, reconhecer o potencial expressivo do corpo humano ao conhecer a profissão de dançarino, e também investigar e trabalhar seus próprios movimentos ao dançar.

Objetivos dos capítulos

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 1 – Retrato e autorretrato

Distinguir diferentes maneiras de realizar um retrato. Usar o texto como registro de observação. Estudar e escrever a respeito de autorretratos de um artista.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 2 – O retrato pode ser inventado

Observar aspectos imaginativos do retrato, valorizando a imagem que cria realidades.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 3 – Gente que dança

Apresentar a dança como profissão, identificar e interpretar movimentos em imagens dos passos do frevo e do break, pesquisar e escrever sobre as danças presentes no local onde os estudantes vivem.

Imagem: Ilustração. Página do livro com imagens e textos. Fim da imagem.

Capítulo 4 – Inventando uma dança

Investigar possibilidades expressivas de movimentação, registrar sequências de movimentos do corpo por meio de desenho e de texto para criar uma coreografia.

MP058

UNIDADE 2. Retratos e danças

Imagem: Fotografia. Uma mulher com cabelo preso, tiara, vestido e sapatilhas de bailarina está nas pontas dos pés e com os braços abertos. Atrás dela, sombra de seus movimentos. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da exposição Balance, que ocorreu em comemoração dos vinte anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e sua Cia. Jovem. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos da unidade

Estudar a diversidade de tipos de retrato. Explorar relações entre texto e imagem; reconhecer o potencial expressivo do corpo humano ao conhecer a profissão de dançarino; e investigar e trabalhar seus próprios movimentos ao dançar.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

A imagem escolhida para esta abertura permite iniciar com os estudantes uma conversa a respeito do conceito de retrato, profundamente associado à maneira como nos percebemos e como apreciamos os outros.

Esse diálogo possibilita abordar com os estudantes temas relacionados à sua autoimagem, à autoestima e à capacidade de olhar as diferenças dos outros sem preconceitos, cultivando uma atitude de respeito. Essa é uma discussão especialmente importante num momento em que as redes sociais estabelecidas na internet promoveram um crescimento sem precedentes da quantidade de retratos que registramos, exibimos e apreciamos.

MP059

Boxe complementar:

Primeiros contatos

A fotógrafa Alinne Volpato retratou Beatriz Cavalcanti, bailarina do Bolshoi, de modo a registrar o caminho do movimento de seu corpo até chegar à pose destacada na imagem. A foto retrata a bailarina e seu dançar.

É comum pessoas escolherem ser retratadas fazendo algo de que gostam muito e as caracteriza.

  • Qual movimento seu você escolheria para ser retratado fazendo algo de que gosta?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A imagem apresentada nesta abertura faz parte de uma série criada por Alinne Volpato para a exposição Balance, em 2019, com suas fotos de estudantes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A fotógrafa, que estudou balé, explorou nessa exposição o conceito de equilíbrio e harmonia em cena, fatores que aprecia tanto na dança como na fotografia. Em depoimento aos autores deste livro, ela informa que nessas fotos pensou em combinar um pouco do tema dos grandes ballets de repertório do Bolshoi, técnicas de fotografia, cores e movimento. A foto retrata uma parte da coreografia do ballet Quebra Nozes, em que a bailarina faz uma sequência de movimentos na diagonal. O rastro de luz formado é o movimento original executado pela bailarina, trazendo ao observador a ideia de como se construiu a beleza que se vê no palco.

Boxe complementar:

Para sua informação

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Instalada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, desde março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tem o propósito de levar a arte para as pessoas e fomentar a dança no Brasil. É a única extensão da escola russa de bailarinos do Teatro Bolshoi no mundo. Seus formandos brasileiros já trabalham em diferentes países, como Estados Unidos, Alemanha, Áustria, Espanha, Argentina e Uruguai.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Dica de sites

  • Conheça o trabalho da fotógrafa Alinne Volpato visitando seu site. Disponível em: http://fdnc.io/f28. Acesso em: 9 abr. 2021.
  • Mais informações a respeito da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil podem ser obtidas no site da instituição. Disponível em: http://fdnc.io/f29. Acesso em: 9 abr. 2021.

    Fim do complemento.

MP060

1. O que é um retrato?

Retratos são imagens que representam uma ou mais pessoas. Podem ser criados de diversas maneiras, por exemplo, por meio de fotografia, pintura, desenho, escultura e gravura.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Mário, homem calvo com óculos redondos, nariz e boca grandes está sorrindo e segurando um cachorro. Ao fundo, plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Foto de Mário de Andrade: “Em casa de Cascudo”. Natal (RN), 1929. Tirada por Carlos Augusto de Andrade Camargo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Homem calvo com cabelo preto, óculos redondo, nariz e boca grandes e terno preto. Atrás, bolinhas azuis e amarelas sobre fundo azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Retrato de Mário de Andrade, 1922. Tarsila do Amaral. Óleo sobre tela, 54 x 46 cm. Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, Brasil. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Distinguir diferentes maneiras de realizar um retrato. Usar o texto como registro de observação. Estudar e escrever a respeito de diferentes autorretratos de um mesmo artista.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR01) e (EF15AR04), observe, fotografe ou grave em vídeo a atividade e anote em seu diário como, na leitura das imagens de foto e de pintura, os estudantes fruíram o gênero retrato e se expressaram oralmente com fluência.
  • Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
  • Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Materialidades (Artes visuais); Processos de criação (Artes integradas).
  1. As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Retrato; Autorretrato; Diferenças entre Pintura e Fotografia.
    • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se, nas leituras em voz alta dos textos dos estudantes na atividade O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato, eles demonstraram fluência na leitura oral e adequação na escrita do texto da carta.
    • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).

      Fim do complemento.

      Orientações didáticas

      A leitura de imagem dos retratos do escritor brasileiro Mário de Andrade (1893-1945) possibilita conversar com os estudantes a respeito das linguagens da pintura e da fotografia e dos diferentes aspectos da personalidade de uma pessoa que elas permitem representar.

      Com a invenção da fotografia, a pintura foi superada na função de representar a realidade e passou a afirmar-se como linguagem expressiva. Muitos pintores começaram a usar fotos como base de seus trabalhos. Elas abriram novas perspectivas de observação da luz e do movimento dos corpos no espaço, alimentando novas possibilidades de olhar. Pintores e fotógrafos sempre incorporam valores e pontos de vista em suas obras, sejam elas figurativas ou próximas da abstração. Você pode explorar o retrato como um dos gêneros pictóricos, apoiando-se na leitura de imagens que retratam as mesmas pessoas por meio da pintura e da fotografia.

      Converse com os estudantes procurando levantar em que aspectos as pinturas são semelhantes ou diferentes das fotos e esculturas.

MP061

Boxe complementar:

O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Observe as imagens das duas obras a seguir. Elas retratam a mesma pessoa.

Imagem: Pintura. Menina com cabelo castanho, encaracolado e comprido, pano branco na cabeça, olhos grandes, nariz pequeno, lábios finos e vestido branco está segurando uma sacola verde com a mão esquerda e com a mão direita dentro da sacola, que está em cima de uma mesa. Fim da imagem.

LEGENDA: A senhorita Brongniart, 1788. Élisabeth Louise Vigée-Le Brun. Óleo sobre madeira, 65 x 53,3 cm. Galeria Nacional, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Escultura. Busto de menina com cabelo encaracolado e preso, olhos grandes, nariz pequeno e lábios finos. Fim da imagem.

LEGENDA: Louise Brongniart, 1777. Jean-Antoine Houdon. Terracota, 34 x 19 x 13 cm. Museu do Louvre, Paris, França. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Imagine como seria essa menina e escreva uma pequena carta a respeito dela para um colega. Ele também escreverá uma carta como essa para você.

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Depois, leiam em voz alta suas cartas e troquem ideias sobre o que escreveram com base nas imagens.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A natureza-morta refere-se a imagens de coisas que podem ser oriundas do mundo natural, como frutas, legumes etc., ou a imagens de objetos criados pelo ser humano, como garrafas, copos, jarras etc.

Um retrato refere-se à representação de alguém; também pode ser semelhante ao modelo ou muito transformado pelo artista. A fotografia, a pintura, o desenho e a escultura são alguns dos procedimentos utilizados para fazer um retrato. Observação, memória e imaginação estarão presentes em sua feitura, associadas ou separadas.

O retrato é um gênero na arte, assim como a paisagem. A paisagem costuma representar um espaço externo que destaca elementos do mundo natural. Um elemento frequente nelas é a linha do horizonte, na qual o céu e a terra se encontram. Há muitas modalidades de paisagem. Pinturas tradicionais costumam apresentar um primeiro plano, um plano intermediário e um plano de fundo. A cena apresentada em uma paisagem indica o lugar de onde foi vista pelo artista, ou seja, o ponto de vista a partir do qual foi representada. Uma paisagem pode ser real ou totalmente concebida pelo artista a partir de um lugar imaginário ou, ainda, feita de memória.

Na atividade O que podemos descobrir sobre alguém em um retrato?, não ofereça antecipadamente aos estudantes mais informações a respeito da menina ou dos artistas; priorize a capacidade deles de observar e imaginar quem seria a personagem retratada.

Após escreverem a carta a um colega, como proposto no Livro do Estudante, a leitura dela em voz alta ou mesmo a troca de livros para leitura entre pares fechará a sequência de atividades deste capítulo.

Terminada a atividade, comente que a pintora Élisabeth Louise Vigée-Le Brun e o escultor Jean-Antoine Houdon, artistas neoclássicos, retrataram a menina Louise Brongniart por encomenda de seu pai, um próspero arquiteto francês. Na época em que foram feitos esses retratos, poucas pessoas tinham recursos para serem retratadas assim.

Atividade complementar

Desenhe seus colegas

O desenho de observação enriquece muito a percepção e a competência desenhista dos estudantes. Se dispuser de tempo extra, neste capítulo e ao longo de toda esta unidade, pode-se propor aos estudantes a realização de desenho de observação dos colegas, com eles sentados em duplas, frente a frente, com lápis e borracha.

MP062

Autorretrato é um retrato que uma pessoa faz de si mesma e pode ser um registro de sua história.

Observe as imagens dos autorretratos que o artista holandês Rembrandt van Rijn pintou. Elas representam momentos diferentes da vida dele.

Imagem: Pintura. Homem com cabelo encaracolado na altura dos ombros, olhos claros, nariz grande e boca pequena está com metade do rosto no escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato com gola (aos 23 anos), c. 1629. Rembrandt van Rijn. Óleo sobre madeira, 38,2 x 31 cm. Museu Nacional de Nuremberg, Alemanha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Homem com chapéu grande e preto, cabelo encaracolado e curto, olhos escuros, nariz grande, bigode volumoso e boca pequena está olhando para frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Autorretrato com chapéu de aba larga (aos 36 anos), 1642. Rembrandt van Rijn. Óleo sobre madeira, 70,3 x 58,8 cm. Coleção da família real inglesa, Londres, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Selecionamos dois autorretratos de Rembrandt van Rijn, feitos em momentos diferentes da vida do pintor. Promova a reflexão e a discussão com os estudantes sobre o valor dos autorretratos como imagens carregadas da visão do artista sobre si mesmo.

Como a fotografia foi inventada posteriormente, as primeiras poses para retratos aconteceram em situações de desenho ou pintura. Pergunte:

  • Quais são as diferenças entre posar para uma fotografia e para uma pintura?

    (Acolha as respostas coerentes e anote-as na lousa antes de introduzir novas informações sobre o tema. Posar significa ficar parado em uma posição para ser retratado. Pose é um termo que vale tanto para um retrato pintado quanto para um fotografado. O tempo necessário para posar para uma pintura ou um desenho geralmente é mais longo. As primeiras fotografias também exigiam que os retratados ficassem imóveis por um longo tempo, hoje reduzido a frações de segundo. Há pessoas que se dedicam à profissão de posar para artistas como modelos.)

    O autorretrato se popularizou na atualidade por meio das selfies, gênero de fotografia extremamente popular nas redes sociais da internet. Pergunte aos estudantes:

  • Como os artistas conseguiam posar para realizar seus autorretrato por meio do desenho ou da pintura antes da invenção da fotografia?

    (Acolha as respostas coerentes e anote-as na lousa; se a ideia não surgir espontaneamente nas falas dos estudantes, mencione a necessidade de um espelho.)

    Atividade complementar

    Ditado de imagem

    Proponha um ditado de imagem:

  1. Selecione um autorretrato e leve-o para a sala de aula. Apresentamos como alternativa a imagem de um autorretrato de Albrecht Dürer.
  1. Não mostre a imagem aos estudantes.
  1. Solicite a um voluntário que vá até sua mesa e descreva minuciosamente o retrato para os colegas.

    Imagem: Desenho em preto e branco. Criança com gorro, cabelo liso e comprido, olhos e nariz grandes e boca pequena está com as sobrancelhas franzidas e o dedo indicador direito apontado para frente. Fim da imagem.

    LEGENDA: Autorretrato aos 13 anos (detalhe), 1484. Albrecht Dürer (1471-1528). Ponta de prata sobre papel, 27,5 x 19,6 cm. Graphische Sammlung Albertina, Viena, Áustria. FIM DA LEGENDA.

MP063

Boxe complementar:

Perguntas e respostas

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Escreva perguntas e respostas sobre os autorretratos.

Observe que as perguntas devem começar com as palavras indicadas em letras maiúsculas.

PROFESSOR Atenção professor: Perguntas e respostas pessoais, de acordo com a imaginação dos alunos. Fim da observação.
  • Pergunta sobre a imagem de 1629:
  • QUEM

    _____

  • RESPOSTA

    _____

  • Pergunta sobre a imagem de 1642:
  • QUANTOS

    _____

  • RESPOSTA

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Leia suas perguntas e respostas e compartilhe-as com seus colegas.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  1. Os estudantes devem desenhar a imagem enquanto é descrita pelo colega.
  1. Depois que terminarem os desenhos, mostre a imagem original para os estudantes.
  1. Converse com eles sobre as relações que percebem entre a descrição verbal e seus desenhos. Aproveite para comentar que é natural que cada um tenha criado uma imagem diferente, porque a linguagem oral não dá conta da imagem visual e porque, ao desenharem, fizeram uma interpretação pessoal da descrição efetuada pelo colega.
  1. A atividade pode ser repetida com outras imagens e outros estudantes assumindo a função de descrever a imagem. Ela permite aos estudantes reconhecer alcances e limites das linguagens visual e escrita.

    Ao realizar a atividade Perguntas e respostas, com base na leitura das imagens dos autorretratos de Rembrandt, proponha aos estudantes que realizem uma leitura em voz alta. Você pode anotar algumas das falas na lousa para que possam compartilhar as perguntas e as respostas dos colegas.

    Boxe complementar:

    Para sua informação

    Rembrandt van Rijn

    Rembrandt van Rijn (1606-1669) foi um artista holandês que se tornou famoso em vida como pintor de retratos, individuais e em grupo, e obras de arte sacras. Além dos retratos de seus contemporâneos, é reconhecido pela qualidade autobiográfica de seus autorretratos.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    Para sua leitura

    • Para mais informações sobre pintura e fotografia no Brasil, recomendamos a leitura do artigo: As relações entre pintura e fotografia no Brasil do século XIX: considerações acerca do álbum “Brasil pitoresco” de Charles Ribeyrolles e Victor Frond. Maria Antonia Couto da Silva. Fênix, n. 4, 2007. Disponível em: http://fdnc.io/f2a. Acesso em: 19 jul. 2020.

      Fim do complemento.

MP064

2. O retrato pode ser inventado

As fotografias que retratam você ainda pequeno permitem que saiba mais a respeito de si mesmo e das outras pessoas com quem conviveu na época.

Antes da invenção da máquina fotográfica, as lembranças das pessoas eram pintadas, desenhadas ou esculpidas. Até recortes em papel serviam para representá-las.

A imagem da foto abaixo é um retrato de alguém que realmente existiu.

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo encaracolado e curto está sem camisa, sorrindo com os olhos fechados e com a mão esquerda levantada. Ao lado há uma pipa pequena, verde e amarela amarrada na mão. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino papagaio, 1986. Foto de Luiz Braga. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, mesmo com a possibilidade de fotografar, os artistas ainda fazem pinturas retratando pessoas. A pintura permite inventar cores, formas e situações incomuns e fazer retratos expressivos, abstratos ou imaginários.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Pintura. Um menino com cabelo castanho, camiseta laranja e bermuda vermelha está descalço, sentado no chão, segurando um papel azul com as mãos e olhando para baixo. Atrás dele, um bezerro cinza está deitado e observando. Ao fundo, morros e o sol azul-claro no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino com pipa, 1954. Candido Portinari. Óleo sobre tela, 60 x 73 cm. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre, Brasil. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivo do capítulo

Observar aspectos imaginativos do retrato, valorizando a imagem que cria realidades.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR01), observe as criações dos retratos inventados e verifique se os estudantes se expressaram adequadamente por meio do desenho.
  • Para avaliar (EF15AR07) e (EF15AR12), observe ou grave em vídeo ou áudio a atividade e anote em seu diário como eles compreenderam o texto do crítico de arte e perceberam o papel dele em relação ao trabalho do artista. Discutam também, com respeito e sem preconceito, as experiências do exercício dançado, promovendo que usem vocabulários e repertórios próprios da dança.
  • Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
  • Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Artes visuais); Sistemas da linguagem (Artes visuais); Processos de criação (Dança).

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Retrato inventado; Obras do pintor brasileiro Candido Portinari; Personagens retratadas.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se nas respostas orais sobre as pinturas de Candido Portinari o estudante expandiu seu vocabulário com a palavra imaginária e se compreendeu os textos das perguntas das atividades de leitura das imagens do artista em questão.
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Estudando arte contemporânea, podemos conhecer artistas que realizam retratos de maneiras muito diversas, explorando diferentes técnicas e concepções de retrato. Esta unidade apresenta aos estudantes algumas dessas maneiras. Introduza o tema deste capítulo perguntando o que eles acham da possibilidade de um retrato ser inventado. Proponha-lhes que comparem as duas imagens apresentadas nesta página, de dois meninos com uma pipa ou um papagaio nas mãos. Peça que descrevam, com base no que observarem em cada imagem, como imaginam que cada menino seria.

MP065

Observe a imagem abaixo. Portinari pintou um menino com cabeça, braços e pé na cor azul.

Imagem: Pintura. Um menino em tons de azul com camiseta amarela e calça escura está descalço, agachado no chão e com as mãos em volta de um carneiro branco, que está deitado no chão. Ao fundo, morros e o céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino com carneiro, 1954. Candido Portinari. Óleo sobre tela, 44 x 53,5 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda com seus colegas:

MANUAL DO PROFESSOR

Analise com os estudantes a obra Menino com carneiro, de Candido Portinari. Fazer as perguntas do Livro do Estudante e pedir a eles que contem o sonho que fantasiam que os faria acordar com o corpo inteiro azul é uma excelente maneira de exercitarem a imaginação com base em uma obra de arte. Lembre que eles já conheceram uma tela do artista no capítulo 1 da unidade 1 deste livro.

Comente com os estudantes que fazer retratos oferece a possibilidade de representar pessoas em situações imaginárias, de transformá-las da maneira que quisermos.

Na primeira atividade da página, espera-se que os estudantes observem o formato, o tamanho e algum sentimento. Na segunda, acolha as respostas coerentes, mesmo que não diretamente ligadas à imagem física registrada na tela.

Boxe complementar:

Para sua informação

A arte dos retratos

Desde tempos imemoriais o homem é fascinado por sua própria imagem e pela de seus semelhantes.

Na Antiguidade, os egípcios retratavam os faraós e seu séquito em pinturas impressionantes nas paredes das sepulturas da realeza. Bustos, medalhões e moedas eram uma forma popular de pintura entre os romanos, em geral extremamente natural, que davam uma boa ideia de como as pessoas retratadas eram na vida real. [...]

A Renascença marcou o início de uma era completamente nova da civilização. Na Idade Média, a expressão artística concentrou-se quase que exclusivamente na celebração da divindade e na relação do homem com Deus; com a Renascença, o próprio homem era o centro do universo – e, em termos artísticos, o retrato tornou-se a expressão natural dessa nova ênfase.

Como na Antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo passou a incluir os novos-ricos […] e dali em diante o mundo das artes foi povoado por uma multidão de novos rostos, alguns muito famosos, que viriam a fazer parte da história, e outros menos conhecidos, ligados ao dia a dia, porém igualmente irresistíveis.

Grandes pintores começaram a se especializar em retratos, que durante os séculos XVI e XVII serviam aos interesses de famílias, de parentes e também às ambições. O retrato era, de forma geral, considerado um símbolo de status , uma expressão de realização pessoal e uma forma de assegurar um lugar na posteridade. [...]

A arte dos retratos . Helen Dore. Tradução de Bázan. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996. p. 5.

Fim do complemento.

MP066

A palavra escrita é um elemento importante na pintura do artista paulistano José Roberto Aguilar. Observe a imagem abaixo.

Imagem: Pintura. À esquerda, uma mulher amarela com cabelo vermelho, vestido azul, olhos grandes, nariz fino e boca grande está sorrindo de perfil. À direita, um pássaro amarelo com olhos grandes, bico laranja e corpo rosa está de perfil. Entre eles há uma tabela com rabiscos coloridos e triângulos vermelhos um dentro do outro. Em volta há várias palavras em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: A conversa, 1974. José Roberto Aguilar. Óleo sobre tela, 160 x 170 cm. Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Responda:

Respostas pessoais.

MANUAL DO PROFESSOR

Na leitura da imagem da obra de José Roberto Aguilar (1941), além das perguntas do Livro do Estudante, acrescente as seguintes:

  • Como José Roberto Aguilar combina texto e imagem nessa pintura?
  • Você consegue ler algo?
  • Entre as duas figuras que parecem conversar, podem ser vistos desenhos diferentes. O que seriam?
  • Quem você imagina que são as figuras criadas pelo artista?
  • Tampe uma das personagens com a mão e imagine o que você colocaria na frente dela. Depois faça o mesmo com a outra figura.

    (Respostas pessoais.)

    Boxe complementar:

    Para sua leitura

  • Conheça melhor o trabalho de Aguilar lendo 3 óperas de José Roberto Aguilar e algumas referências da arte conceitual dos anos 1970, de Lucila C. J. Meirelles. Disponível em: http://fdnc.io/f2b. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

    O estudo da obra de Aguilar permite realizar uma proposta de aprendizagem interdisciplinar entre Língua Portuguesa – leitura de texto de Theon Spanudis, do gênero resenha crítica, sobre o artista estudado, ou seja, trecho de crítica de arte publicado em revista – e Artes visuais – atividade de leitura de imagem do artista em questão. Essa e outras propostas deste livro foram planejadas para ensinar sobre o sistema da arte, uma temática retomada ao longo das unidades. Do sistema da arte, participam diferentes profissionais, além dos artistas, nesse caso o crítico de arte; em outras propostas interdisciplinares do Livro do Estudante, incluímos o curador, o estilista, o arqueólogo, o cenógrafo, o músico etc.

    Atividade complementar

    Retrato de memória

    O retrato de memória pode ser feito como tarefa de casa com base em um encaminhamento simples: pedir a um adulto que apresente a imagem de uma pessoa retratada e retirá-la em seguida para que os estudantes desenhem o que ficou retido na memória.

    Com o apoio da experiência visual recente, o desenho de memória é um exercício dinâmico, porque, depois de pronto, a imagem inicial pode ser reapresentada aos estudantes com a solicitação de que refaçam detalhes com base na nova observação. Esse vaivém entre observação do modelo, desenho de memória e reconstrução dele com base na nova observação promove sobremaneira a aquisição da linguagem do desenho e o desenvolvimento da percepção.

MP067

[...] Antes de começar a pintar ele escrevia e se interessava muito pela produção literária. Começou a pintar como completo autodidata , sem absolutamente nenhum preparo técnico. Os seus primeiros trabalhos eram de conteúdo simbólico . Ele mesmo sentia a sua pintura como expressão mística . Usava intensos coloridos, principalmente vermelhos e amarelos [...].

Observação:

Palavras destacadas no glossário: autodidata, simbólico, mística

Fim da observação.

Fonte: SPANUDIS, Theon. A pintura de José Roberto Aguilar. Revista Habitat. São Paulo, n. 83, p. 62-63, maio/jun. 1965.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um homem com camiseta azul e calça bege. Ele está sorrindo, deitado em vários quadros coloridos e grandes e com a mão sobre um cachorro preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: José Roberto Aguilar em seu ateliê. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

No retrato ao lado, José Roberto Aguilar foi fotografado de uma maneira diferente, entre suas obras e com sua cadela de estimação chamada Nina.

Boxe complementar:

Invente um retrato diferente!

Experimente desenhar com lápis de cor o retrato de uma pessoa conhecida de um jeito que ela não é, fazendo algo que nunca faz!

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Em outras unidades, ainda, contemplamos, do sistema da arte, espaços de exibição, criação e documentação: os teatros, os museus, as ruas, os estúdios de criação de animação etc.

Assim, essa perspectiva interdisciplinar assume contornos abrangentes, contextualiza a arte e o sistema que rege sua produção e dá acesso a diferentes tempos e lugares, envolvendo no estudo e na criação dos estudantes os conteúdos artísticos e a formação estética em seus contornos, em sua especificidade e com interseções com as fronteiras de outros componentes curriculares além da Arte.

Na observação da foto de Aguilar, comente como o próprio artista está posando de maneira inusitada em meio a suas obras, com um gesto e uma expressão bem-humorados.

Um exercício dançado com caretas e posturas do corpo exageradas pode preparar os estudantes para verem os outros como não são. Com base nesse exercício preliminar, efetue a atividade de desenho do boxe Invente um retrato diferente! proposta no Livro do Estudante.

Solicite aos estudantes que escrevam um título para o desenho elaborado e, se tiver tempo, faça uma roda de leitura para que eles mostrem e comentem os desenhos.

Atividade para o professor

Professor, desenhe você também em uma folha de papel avulsa um retrato imaginário para exercitar sua capacidade criativa no gênero.

Painel visual de palavras usadas em arte

Retome com os estudantes a proposta de criação de um painel visual na classe, dedicado especialmente a palavras usadas em arte, iniciada na unidade 1 deste livro.

Marque uma data para que tragam exemplos de retrato, autorretrato e diferentes tipos de dança para o painel da classe. Reserve parte de uma aula para a montagem do painel.

MP068

O QUE EU APRENDI?

  1. O retrato de uma pessoa pode ser feito como uma pintura. Como você poderia obter um retrato de outra maneira?

    _____

    Respostas pessoais, entre outras possibilidades: fotografando com máquina fotográfica ou com celular.

  1. Autorretrato é um retrato que alguém faz de si mesmo. Como você faria para realizar o seu? Assinale as duas respostas pertinentes.

    ( ) Usaria um espelho.

    ( ) Pediria para alguém fazer.

    ( ) Desenharia a partir de uma foto sua.

    Respostas: Usaria um espelho; Desenharia a partir de uma foto sua.

  1. Uma pintura é diferente de uma fotografia porque meios diferentes são usados em sua realização. Ligue os meios usados para cada uma.

    Coluna 1

    Pintura

    Fotografia

    Coluna 2

    Tinta

    PROFESSOR Resposta: Pintura.

    Câmera fotográfica

    PROFESSOR Resposta: Fotografia.

    Câmera de celular

    PROFESSOR Resposta: Fotografia.

    Pincel

    PROFESSOR Resposta: Pintura.
  1. Desenhe um retrato inventado de um bicho que você gosta.

    _____

    Resposta pessoal, o desenho de criação não depende de observação do animal, pois será inventado.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação processual do bimestre

As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 4º ano.

Avaliação das competências trabalhadas no bimestre

A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Os itens 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.

O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.

Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, apoie-se em base em suas anotações e na memória das atividades do bimestre:

  • No item 10, considere as Competências Gerais da BNCC 2, 4, 8 e 10.
  • No item 11, considere as Competências Específicas de Linguagens 4 e 5.
  • No item 12, considere as Competências Específicas de Arte 1, 3, 5, 6 e 8.

    Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu Aprendi?, relativa a cada capítulo e preencha:

  • No item 13, as Aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
  • Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia. Consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.

    As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens em Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.

    As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.

    As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as aprendizagens em Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.

MP069

  1. Você estudou duas obras do pintor brasileiro Candido Portinari que retratam meninos; nas duas imagens eles estavam:

    ( ) em pé.

    ( ) sentados.

    ( ) deitados.

    PROFESSOR Resposta: sentados.
  1. Imagine que você foi convidado a escolher duas personagens para retratar em uma pintura, e elas praticam o mesmo esporte. Qual seria esse esporte? Descreva como elas seriam e o que estariam fazendo na sua pintura.

    _____

    Resposta pessoal em coerência com o enunciado.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Respostas pessoais.

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividades para retomada de conhecimentos

Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base nesses resultados, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.

  1. Uma roda de conversa em grupo pode ser uma boa estratégia caso os estudantes apresentem dificuldade em identificar as diversas possibilidades artísticas de retratar uma pessoa.
  1. Se algum estudante apresentar dificuldade em reconhecer estratégias para realizar um autorretrato, proponha uma retomada das imagens e conteúdos do Livro do Estudante.
  1. Retomar atividades que envolvem fotografia e pintura é uma boa estratégia caso os estudantes apresentem dificuldades em relacionar meios (instrumentos) com procedimentos.
  1. Caso algum estudante apresente dificuldade em criar o retrato inventado de um animal, pode-se sugerir que ele o faça oralmente.
  1. Jogos corporais são indicados caso os estudantes apresentem dúvidas quanto a identificar postura corporal nas duas imagens de Portinari.
  1. Vídeos ou fotos são recursos interessantes caso os estudantes apresentem dificuldade em descrever duas personagens esportistas e suas posturas corporais.

    Ficha de autoavaliação mensal

    A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.

MP070

3. Gente que dança

No Brasil, há muitos tipos de dança.

Além das danças tradicionais das festas populares, existem diversos grupos e profissionais dedicados à dança.

Observe nas imagens desta página como a bailarina e coreógrafa brasileira Juliana Moraes usa movimentos e roupas do cotidiano em suas apresentações.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com camisa cinza e calça preta está sentada em uma pilha de livros e com uma revista na frente do rosto. Na revista, rosto de uma mulher com a mão esquerda na frente do olho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Juliana Moraes no espetáculo Um corpo do qual se desconfia. Foto de Paulo César Lima, 2007. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com vestido amarelo e uma mulher com vestido preto estão sentados em um sofá branco. O homem está com a cabeça encostada no braço do sofá e a mulher está com a cabeça nas pernas do homem. Fim da imagem.

LEGENDA: Juliana Moraes e Anderson Gouvêa no espetáculo 2 e 1/2 . Foto de Márcia de Moraes, 2006. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Apresentar a dança como profissão; identificar e interpretar movimentos em imagens dos passos do frevo e do break ; pesquisar e escrever sobre as danças presentes no local onde os estudantes vivem.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR08), observe, fotografe ou grave em vídeo a atividade e anote em seu diário como os estudantes apreciaram aspectos da dança contemporânea brasileira em sua diversidade de contextos e formas e expandiram o repertório corporal.
  • Para avaliar (EF15AR09) e (EF15AR24), recorra a seus registros e verifique como os estudantes construíram e experimentaram as partes e o todo do corpo nos movimentos dançados ao dançar diferentes matrizes estéticas e culturais.
  • Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
  • Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Dança); Elementos da linguagem (Dança); Matrizes estéticas e culturais (Artes integradas).

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Bailarina; Break ; Frevo, dança brasileira.

  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se, na leitura da entrevista da bailarina, o estudante localizou no texto e retirou dele informação explícita e se recontou para você com fluência e ritmo. Verifique se, na escrita da atividade Vamos pesquisar!, executou com propriedade a escrita dos textos.
  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Para introduzir o tema deste capítulo, pergunte aos estudantes quais são os tipos de dança que eles conhecem e se já foram a uma apresentação de dança.

    Boxe complementar:

    Dica de vídeo

  • Para conhecer melhor o trabalho de dança de Juliana Moraes, assista a alguns dos vídeos postados em seu canal oficial. Disponível em: http://fdnc.io/f2c. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

MP071

Entrevista

Quer conhecer mais da vida de uma bailarina? Leia a entrevista de Juliana Moraes.

Página de revista:

Imagem: Fotografia de Juliana, mulher com cabelo preto, liso e comprido, franja, olhos grandes e escuros, nariz fino e boca pequena. Fim da imagem.

Desde que idade você dança?

Juliana: Desde os seis anos.

É comum começar tão cedo?

Juliana: É comum, mas há grandes bailarinas e bailarinos que começaram mais tarde, com 15 ou 16 anos. O balé clássico geralmente exige que o treinamento comece cedo; já as danças moderna e contemporânea permitem que se comece a dançar um pouco mais tarde.

Como você começou a gostar de dançar?

Juliana: Gostei logo no início. Ainda me lembro da minha primeira aula de dança e até mesmo da camiseta que eu estava usando!

Quantas horas por dia você ensaia para apresentar um espetáculo?

Juliana: Depende de quanto tempo temos para criar o trabalho. O trabalho mais rápido que já criei teve de ficar pronto em seis semanas. Então ensaiávamos até sete horas por dia. Mas não podemos exagerar, pois o corpo tem seus limites e pode se machucar. Descansar é tão importante quanto ensaiar.

Quais são os cuidados fundamentais que uma bailarina tem de ter com o corpo?

Juliana: Tem de se alimentar muito bem, já que o trabalho físico gasta muita energia. Tem que dormir bem também, ser saudável. Além disso, dançar exige disciplina. São muitas horas de aula para treinar o corpo. É importante tomar cuidado para não se machucar, saber dosar as horas de treinamento e não exagerar.

Quais os passos para se tornar um bailarino ou bailarina?

Juliana: Há muitos caminhos. O mais importante é encontrar professores competentes. E como a dança é uma arte, é fundamental que a bailarina ou o bailarino estude muito, leia muito, para conseguir interpretar os papéis das peças tradicionais e criar seus próprios trabalhos. É muito importante que o bailarino ou bailarina seja uma pessoa muito culta.

Fim da página de revista.

Entrevista realizada pelos autores em 2012.

MANUAL DO PROFESSOR

Comente que, no meio da dança, são usados os termos bailarino e dançarino para se referir aos profissionais de dança. O termo bailarino costuma ser associado à tradição de dança ocidental, consolidada no balé clássico. Dançarino é um termo mais abrangente, que pode ser aplicado também às manifestações de dança contemporânea e às tradições de dança de outras culturas.

O estudo do texto do gênero entrevista possibilita trabalhar relações entre Dança e Língua Portuguesa. Pergunte aos estudantes se já leram alguma entrevista antes e comente o formato, que destaca uma pergunta do entrevistador seguida pela resposta do entrevistado. Organize a leitura em voz alta da entrevista com Juliana Moraes, dando oportunidade a vários estudantes de participar dela. Depois, converse com os estudantes sobre o que aprenderam da profissão de dança lendo esse texto, pedindo que recontem os trechos que consideraram mais interessantes.

Se possível, após a leitura compartilhada da entrevista, aprecie e promova uma conversa a respeito de um dos vídeos de dança de Juliana Moraes com os estudantes.

Com base na leitura da entrevista, é possível destacar alguns dos aspectos comentados por ela e que também são relevantes no aprendizado de outras linguagens artísticas:

  • envolvimento pessoal;
  • dedicação ao que gosta de fazer;
  • respeito aos próprios limites;
  • convívio e aprendizado com outras pessoas ligadas à mesma área.

    Esses temas são relacionados ao aprendizado num sentido mais amplo e podem ser retomados com os estudantes no final da avaliação do percurso educativo proposto nesta unidade.

    Boxe complementar:

    Para sua leitura

    • Sensorimemórias: um processo de criação da Companhia Perdida é um e-book de Juliana Moraes sobre o processo de criação da série coreográfica Peças curtas para desesquecer (2012), disponível em: http://fdnc.io/f2d. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

MP072

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Podemos nos movimentar no espaço de muitas maneiras diferentes.

Converse com os colegas sobre essas diferenças.

Respostas pessoais.

Imagem: Fotografia. Indígenas com cocares coloridos, saias e adereços no corpo estão enfileirados. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo Dança e Cântico Kamaihye, de indígenas da etnia Paresi, se apresentando nos Jogos dos Povos Indígenas, Cuiabá (MT). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulheres com camiseta e sandália brancas e saia vermelha estão em roda e segurando fitas com as mãos levantadas. Entre elas há um poste, onde as fitas estão se entrelaçando. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de trança-fitas do grupo Reizado Maria Jacinta, em Santa Maria da Boa Vista (PE). Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Meninas com vestidos coloridos estão de mãos dadas e formando uma roda. No meio há vários meninos com chapéus e camisetas coloridas sentados. Acima deles há várias bandeiras coloridas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de quadrilha no evento Arraial Arte na Rua, em Pirapora do Bom Jesus (SP). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma banda sobre um palco e na frente deles, várias pessoas estão dançando. Fim da imagem.

LEGENDA: Dançarinos de forró no Forró da Dona Amélia, praia de Jericoacoara (CE). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

A leitura das imagens pode ser realizada oralmente ou integrada a movimentos. Para realizar essa segunda opção, proponha aos estudantes que assumam posturas similares às dos diferentes dançarinos e movimentem-se por um minuto da maneira que imaginam como eles estejam dançando.

Um dia da vida de um dançarino

Proponha aos estudantes imaginar um dia da vida de um dançarino ou dançarina – pode ser de frevo ou de qualquer outro estilo. Peça que escrevam em casa um texto de no máximo 10 linhas, incluindo ao menos seis destas palavras: feijão, água, farinha, refrigerante, macarrão, sucos de fruta, batatas fritas, equilíbrio, imitando, comida enlatada, sorvete, rápido, mãos, pesado, leve, ritmo, frutas, diferente, coreografia e apoio. A história pode tratar do mundo real ou ser imaginária e absurda, desde que aborde o cotidiano de um dançarino, incluindo suas refeições, e que seja iniciada com as palavras: Hoje eu acordei... Depois, peça aos estudantes que as leiam em sala de aula em voz alta.

Com base nas respostas dos estudantes, converse com eles a respeito dos temas relacionados à alimentação saudável, como: a necessidade de estabelecer horários e manter a regularidade das refeições; a importância de beber água para manter a hidratação; e o controle da ingestão de guloseimas, salgadinhos e fast food como forma de evitar a obesidade.

Na atividade de pesquisa a ser realizada fora da escola, sobre se os entrevistados gostam de dançar ou se conhecem algum passo que poderiam ensinar, você pode sugerir que passos assim sejam gravados em vídeo, caso os estudantes disponham de um celular que possibilite a gravação. As respostas serão de acordo com a pessoa entrevistada.

Proponha aos estudantes que compartilhem suas descobertas e conversem sobre elas, comentando com a classe como se deram as entrevistas e se aprenderam algum passo de dança. Anote na lousa as diferentes respostas.

MP073

Boxe complementar:

Vamos pesquisar!

Na escola

PROFESSOR Atenção professor: Respostas de acordo com o aluno entrevistado. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

Faça uma pesquisa sobre dança entrevistando dois colegas. Pergunte:

  • Qual é o estilo de dança que você conhece ou de que gosta mais?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Você saberia ensinar os passos de alguma dança para um colega seu?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Em quais ocasiões e onde você costuma dançar?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

    Fora da escola

    PROFESSOR Atenção professor: Respostas de acordo com a pessoa entrevistada. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

    Depois, escolha para entrevistar duas pessoas de fora da escola. Podem ser seus pais ou responsáveis ou pessoas de sua família. Pergunte:

  • Gosta de dançar? Qual tipo de dança?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Costuma dançar quantas vezes por mês?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

  • Conhece algum passo que poderia ensinar?

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Entrevistado 1

    _____

    Entrevistado 2

    _____

    Caso você tenha um celular, peça ao entrevistado que mostre o passo que conhece e grave um vídeo.

    Em sala, compartilhe suas descobertas, comentando com os colegas como se deram as entrevistas e se aprenderam algum passo de dança.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A proposta do boxe Vamos pesquisar! objetiva compartilhar os gostos e o repertório de dança que os estudantes conhecem. Na pesquisa dos diferentes tipos de dança, é importante garantir o respeito à diversidade dessas práticas. Nessa atividade, propicie que todos compartilhem sem constrangimentos seus conhecimentos e suas preferências sobre as danças existentes no local onde vivem.

Ao entrevistar e registrar por escrito as respostas de dois colegas e de duas pessoas de fora da escola, os estudantes podem, com base em conteúdos da linguagem da dança, estabelecer relações entre Dança e Língua Portuguesa.

Atividades complementares

Apresentações de dança na escola

É importante propiciar ocasiões em que os estudantes possam apreciar ao vivo e com música os estilos de dança que estão estudando.

Se possível, procure organizar uma visita de um grupo de dança break da região à escola para se apresentar. Organize também a visita à escola de um grupo de dança da região que possa apresentar o frevo aos estudantes.

Alimentação saudável

Organize uma roda de conversa com os estudantes sobre os alimentos que ingerem; a alimentação é muito importante para a manutenção da saúde e está vinculada à consciência corporal. Essa conversa pode ser continuada pela proposta de desenharem em folhas de papel avulsas os alimentos que cada um consome em seu dia a dia. Em roda em torno dos desenhos produzidos, pode ser ampliada a discussão sobre alimentação e saúde. A atividade possibilita interdisciplinaridade com Ciências no estudo do que pode ser considerado uma alimentação saudável.

Boxe complementar:

Para sua leitura

  • Informe-se para abordar o tema saúde e alimentação: Ligia Amparo da Silva Santos, em seu artigo Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis, ressalta que, para que o brasileiro possa ter melhor preparo para escolher quais alimentos deve comprar, a educação alimentar deve ser trabalhada em todos os espaços educativos. Disponível em: http://fdnc.io/f2e. Acesso em: 19 jul. 2020.
  • Política Nacional de Alimentação e Nutrição (2012) é uma publicação do Ministério da Saúde, disponível em: http://fdnc.io/f2f. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

MP074

O break é um estilo de dança que explora diversos tipos de movimento. Os primeiros dançarinos de break dançavam nas ruas, inventavam e aprendiam passos uns com os outros. Os movimentos mais difíceis precisam de muito treino para serem realizados sem se machucar.

Imagem: Fotografia. Um jovem com gorro azul, camiseta cinza, calça jeans e tênis preto está com o corpo apoiado nas mãos, que estão no chão e com as pernas para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovem dançando break ; esse passo exige força física, equilíbrio, concentração e muito treino. FIM DA LEGENDA.

Aprenda o top rock , um passo básico do break

O passo top rock é muito usado por dançarinos de break. Que tal tentar aprender a sequência de movimentos para dançá-lo?

Imagem: Fotografia 1. Uma menina com cabelo liso e comprido, camiseta branca, saia rosa e tênis dourado está sorrindo.    Fim da imagem.

Comece com os pés paralelos e os braços relaxados ao lado do corpo. Durante a movimentação, balance os braços para manter o equilíbrio.

Imagem: Fotografia 2. A menina cruza o pé direito na frente do esquerdo.  Fim da imagem.

Avance uma das pernas na diagonal, cruzando a de trás. A perna da frente fica esticada, com o pé apoiado por inteiro no chão.

Imagem: Fotografia 3. Destaque para os pés da menina, lado a lado e nas pontas.   Fim da imagem.

Volte a perna e mantenha os dois pés paralelos. Nesse momento, você pode ficar um pouco na ponta dos pés para ter mais agilidade.

Imagem: Fotografia 4. A menina cruza o pé esquerdo na frente do direito.  Fim da imagem.

Cruze a outra perna, avançando o passo na outra diagonal.

Imagem: Fotografia 5. A menina está com os pés lado a lado e sorrindo. Fim da imagem.

Retorne à posição inicial e repita o passo do break mais uma vez.

MANUAL DO PROFESSOR

Ao realizar a atividade Aprenda o top rock , um passo básico do break, sugerimos que, além das imagens do livro, pesquise com os estudantes outras referências sobre esse tipo de dança, como músicas ou vídeos.

Boxe complementar:

Para sua informação

Há diversos sites brasileiros dedicados à divulgação e preservação da cultura hip-hop . No Dança de Rua há tutoriais de dança em vídeo e orientações sobre os cuidados necessários para o iniciante evitar acidentes durante os treinos.

A falta de aquecimento e alongamentos nos treinos são os maiores fatores que contribuem para provocar acidentes nos treinos. Sabemos que a falta dos alongamentos pode contribuir para provocar lesões e fadiga muscular; além disso a falta de alongamentos e aquecimentos pode resultar em movimentos menos precisos e ocasionar menor consciência corporal, deixando assim o bboy com menos coordenação e agilidade para evitar tais acidentes. Consideravelmente, os aquecimentos seguidos de alongamentos têm sua contribuição para atalhar acidentes em seus treinos.

Além de evitar acidentes os alongamentos, quando feitos de maneira adequada, trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem as lesões; preparam o corpo para atividades físicas; e ativam a circulação. [...]

Disponível em: http://fdnc.io/f2g. Acesso em: 19 jul. 2020.

Fim do complemento.

A dança break costuma ser associada por seus praticantes a outros aspectos da cultura hip-hop: o DJ ( disc jockey); o MC (mestre de cerimônia); a música rap ; o beatbox ; e o grafite.

Você pode usar as questões propostas no Livro do Estudante para ampliar a capacidade deles de observação dos movimentos realizados em sua presença ou representados em imagens ou vídeos. Se o tempo de aula for suficiente, proponha aos estudantes que também respondam por meio de movimentos o que pensam dessas questões, por exemplo, demonstrando modos diferentes de fazer uma mesma coisa.

MP075

Seguindo os passos do frevo

O frevo é um ritmo típico da cultura brasileira que costuma ser dançado nas ruas do Nordeste, principalmente em Pernambuco. Os dançarinos costumam dançar segurando uma sombrinha! Observe as imagens e leia as instruções para saber como realizar alguns passos dessa dança.

Tesoura

  1. Cruze as pernas, colocando primeiro a direita atrás e a esquerda na frente.
  1. Use a esquerda como apoio e abra a direita com o pé apoiado no calcanhar.
  1. Faça o mesmo movimento do outro lado, movendo os braços e a sombrinha.
Imagem: Sequência.  Fotografia 1. Uma menina com blusinha vermelha, saia colorida e sapatilhas bege está sorrindo e segurando uma sombrinha pequena e colorida com a mão direita. Ela está com a perna direita atrás da esquerda. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé direito para cima.  Fotografia 3. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé esquerdo para cima.  Fim da imagem.

Pontilhar com o calcanhar

  1. Erga e dobre a perna na altura do joelho.
  1. Depois, leve o pé para o lado até o calcanhar tocar o chão.
  1. Agora, repita do outro lado. Pule balançando a sombrinha.
Imagem: Sequência.  Fotografia 1. A menina está segurando a sombrinha com a mão esquerda, o braço direito aberto e a perna direita dobrada e levantada. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha com a mão esquerda e está com a ponta do pé direito para cima. Fotografia 3. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está com a ponta do pé esquerdo para cima.  Fim da imagem.

Passa-passa embaixo

  1. Abaixe-se apoiado nas pontas dos pés.
  1. Erga-se e, com a mão esquerda, passe a sombrinha por baixo da perna direita.
  1. Repita as etapas 1 e 2, só que passando a sombrinha por baixo da perna esquerda.
Imagem: Sequência. Fotografia 1. A menina segura a sombrinha com a mão direita e está agachada nas pontas dos pés. Fotografia 2. A menina segura a sombrinha embaixo da perna direita, que está dobrada e erguida. Fotografia 3. A menina segura a sombrinha embaixo da perna esquerda, que está dobrada e erguida.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Para a atividade Seguindo os passos do frevo, é interessante que você experimente dançar alguns passos dessa dança. Se ainda não conhece esse tipo de dança, procure músicas nesse estilo ou gênero, vídeos que permitam observar o ritmo da movimentação e conhecidos que possam ensinar alguns passos. Lembre-se de que dançar não é aprender passos, mas, ao aprendê-los, cada estudante poderá colocar sua marca expressiva na dança e até transformar ou inventar alguns passos.

Existe também a possibilidade (a ser realizada em aula extra ou como lição de casa) de criar sombrinhas com garrafas PET e revista, conforme instruções do vídeo disponível em: http://fdnc.io/f2h. Acesso em: 19 jul. 2020.

Boxe complementar:

Dica de site

  • Visite o site Dança de Rua. Disponível em: http://fdnc.io/f2i. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    Para sua leitura

  • Hip-hop: a periferia grita. Mirella Domenich, Patrícia Casseano e Janaína Rocha. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

    Fim do complemento.

MP076

4. Inventando uma dança

Os grupos de dança costumam ensaiar muitas vezes suas coreografias para estudar a melhor maneira de apresentar sua arte. Além disso, também precisam pensar no figurino, nos cenários, nas músicas e na iluminação. Observe as imagens de apresentações de dança a seguir.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma mulher com vestido branco está com a perna esquerda atrás da direita, que está dobrada. À direita, uma mulher com vestido preto e branco está com o corpo inclinado para frente e os braços esticados para o lado.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Duas mulheres com os corpos apoiados nas pernas direita e com as pernas esquerdas dobradas para cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Espetáculo Dormienti, da Companhia Artesãos do Corpo, de São Paulo. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Por meio da dança, podemos experimentar movimentos que não fazemos no dia a dia.

Experimente girar o nariz, a orelha, o dedão do pé, juntar os braços ao longo do corpo e girar. Faça movimentos circulares com todas as partes do corpo: perna, punho, quadril.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Objetivos do capítulo

Investigar possibilidades expressivas de movimentação; registrar sequências de movimentos do corpo por meio de desenho e de texto para criar uma coreografia.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Habilidades destacadas

  • Para avaliar (EF15AR11), observe ou grave em vídeo as atividades e anote em seu diário como os estudantes dançaram, considerando aspectos expressivos dos movimentos.
  • Para avaliar (EF15AR23), observe ou grave em vídeo as atividades e anote em seu diário como, no planejamento e na realização das coreografias dançadas, os estudantes associaram desenho, dança e música.
  • Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
  • Objetos de conhecimento: Processos de criação (Dança); Processos de criação (Artes integradas).

    As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Coreógrafa; Movimentos dançados e outros movimentos corporais; Coreografia.

  • Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas).
  • Para avaliar alfabetização e literacia, verifique se, na resposta oral à pergunta O que você pensa dessas imagens? o estudante demonstrou fluência oral e desenvolveu o vocabulário com a palavra coreografia.

    Fim do complemento.

    Orientações didáticas

    Para criar uma coreografia, é importante que se combinem diferentes movimentos. Esses movimentos podem ser baseados em objetos, em animais ou em sentimentos.

    Realize com os estudantes a leitura de imagem das fotos da apresentação de dança da Companhia Artesãos do Corpo. Antes de iniciar a proposta de movimentos circulares sugerida neste capítulo, pense em um local apropriado para que os estudantes efetuem movimentos amplos sem terem risco de esbarrar em algum móvel. Você pode propor que as cadeiras sejam agrupadas no canto da sala de aula ou, então, que os estudantes trabalhem no pátio ou na quadra da escola. Uma área limpa permite que eles explorem movimentos no chão (plano baixo). Como em toda atividade que solicita aos estudantes que se movimentem, lembre-os de ter cuidado com os colegas ao se deslocarem efetuando os movimentos circulares.

    A dança explora os movimentos corporais e não precisa necessariamente ter música; no entanto, acompanhar a atividade com música pode facilitar a integração dos estudantes.

MP077

Coreografia é o nome dado à arte de compor sequências de movimentos para criar uma dança.

Observe as ilustrações abaixo. Anotações desenhadas dos movimentos podem ser uma forma de planejar e memorizar as etapas de uma dança.

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo preto, camiseta azul-claro, calça e tênis brancos e uma jovem ruiva com cabelo na altura dos ombros, camiseta listrada, calça e sapatos brancos. À esquerda, o jovem está com os braços ao lado do corpo e virando a cabeça para os lados. Em seguida, ele está sentado com as pernas cruzadas e balançando a cabeça para os lados. Abaixo, ele está deitado com os joelhos dobrados e girando as pernas. À direita, a jovem está em pé e unindo as mãos em cima da cabeça. Em seguida, ela está sentada com os joelhos dobrados e movimentando as pernas para cima e para baixo. Abaixo, ela está deitada com as mãos atrás da cabeça e subindo e descendo as pernas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Os dois jovens estão com as testas unidas. Em seguida, ele a segura, que está com cabeça inclinada para trás e levantando a perna esquerda. Abaixo, ele está ajoelhado e segurando ela, que está com a mão direita levantada, a esquerda esticada para o lado e a cabeça inclinada para trás. Ao lado há números e textos. Fim da imagem.

LEGENDA: Anotações para uma coreografia. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Observe com os estudantes as ilustrações de movimentos apresentadas no livro, conversando sobre como o desenhista representou os movimentos de suas personagens. Comente que, se quiserem, os estudantes podem incorporar alguns desses modos de desenhar como recursos para representar as próprias coreografias na próxima atividade.

Atividade complementar

Desenhar no ar com fitas

Você pode propor aos estudantes um exercício de desenhar círculos imaginários no ar utilizando fitas. Se possível, pesquise na internet e mostre a eles um vídeo de apresentação de ginástica rítmica com fitas.

Para essa atividade de dança na escola, não é necessário ter fitas de ginástica rítmica, montadas em bastões. Use fitas coloridas simples, de comprimento entre 1 e 2 metros. Os estudantes vão segurar uma das pontas da fita nas mãos. Oriente-os a ficar distantes uns dos outros quando começarem a se movimentar com suas fitas, explorando os movimentos que conseguirem transmitir a elas. Assim, terão mais controle das fitas para depois conseguirem movimentar-se com mais liberdade com os colegas.

Boxe complementar:

Para sua leitura

  • Saiba mais sobre dança contemporânea lendo o artigo A dança-teatro de Rudolph Laban a Pina Bausch. Disponível em: http://fdnc.io/f2j. Acesso em: 19 jul. 2020.
  • Você pode ler diversas reflexões sobre o ensino de dança em Dança na escola: arte e ensino. Disponível em: http://fdnc.io/f2k. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    Dica de filme

  • O filme Pina (2011), de Wim Wenders, é um documentário dedicado a Pina Bausch. 106 minutos.

    Fim do complemento.

    Atividade complementar

    Pesquisar coreografias

    Após a criação das coreografias, incentive os estudantes a pesquisar coreografias realizadas por bailarinos de diferentes países e períodos históricos. Muitos trechos de coreografias estão disponíveis na internet. Você pode sugerir uma lista de bailarinos, por exemplo:

  • Kurt Jooss (1901-1979): dançarino e coreógrafo alemão que misturava dança com teatro.
  • Édouard Lock (1954): dançarino e coreógrafo canadense, fundador do grupo La La La Human Steps.
  • Pina Bausch (1940-2009): dançarina e coreógrafa alemã.
  • Lu Favoreto: dançarina brasileira que fundou o Estúdio Nova Dança, em São Paulo.

MP078

Uma coreografia não precisa ser executada necessariamente em um palco. Hoje, existem muitas companhias de dança que aproveitam espaços comuns, como uma casa, um jardim ou mesmo uma rua, para dançar. Um exemplo disso são os trabalhos do grupo brasileiro Lagartixa na Janela, da bailarina Uxa Xavier.

Observe as imagens de apresentações desse grupo.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão segurando tecidos esticados e inclinado os corpos para trás. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Quatro pessoas estão segurando tecidos esticados com as mãos esquerdas e com os braços direitos abertos. Ao fundo, carros em uma avenida e prédios. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Quatro pessoas estão com os joelhos dobrados, as mãos esquerdas esticadas para baixo e segurando cordas com as mãos esquerdas. Na ponta das cordas há bexigas coloridas. Ao fundo, um prédio e plantas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Cinco pessoas estão andando em uma ponte com os braços abertos. Ao fundo, pessoas, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Fotos de apresentações do grupo Lagartixa na Janela. Performances em São Paulo, no parque Trianon, na avenida Paulista e no elevado Presidente Costa e Silva (atual elevado Presidente João Goulart). Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Na leitura das imagens do grupo Lagartixa na Janela, pergunte aos estudantes:

  • O que os dançarinos aparentam fazer?
  • São movimentos que vocês conseguiriam repetir?
  • Que sentido esses movimentos aparentam ter nas cenas?
  • Esses movimentos transmitem alguma emoção? Se sim, qual?
  • Qual desses espaços vocês acham mais interessante para dançar? Por quê?

    (Respostas pessoais.).

    Atividade complementar

    Explorar sequências de movimentos

    Proponha aos estudantes formarem grupos de até seis participantes para explorarem sequências de movimentos. Cada um escreverá numa folha de papel avulsa a descrição breve de um movimento diferente, que serão numerados de 1 a 6.

    Peça que ordenem os movimentos em sequências coreográficas sorteando os números (por exemplo, podem retirar papéis numerados de um saquinho ou usar um dado). Os movimentos, adaptados às possibilidades de cada um, serão dançados nessa ordem por todos os integrantes do grupo.

    Depois, peça que realizem novo sorteio e dancem os mesmos movimentos em outra ordem. Promova uma roda de conversa sobre a experiência.

    Boxe complementar:

    Dica de vídeos

  • Assista ao depoimento de Uxa Xavier, do grupo Lagartixa na Janela, e a trechos da oficina do grupo para crianças. Procure o nome do grupo entre os vídeos da página do evento Dança no espaço urbano, disponível em: http://fdnc.io/5Ke. Acesso em: 19 jul. 2020.
  • Assista ao vídeo Lock (2010), de Louise Archambault, no site do National Film Board of Canada, disponível em: http://fdnc.io/f2m. Acesso em: 19 jul. 2020.

    Fim do complemento.

MP079

Boxe complementar:

Vamos coreografar!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Você vai se reunir com seis colegas para criar uma coreografia incluindo movimentos circulares e outros que desejar. Sigam o roteiro abaixo ao planejar o trabalho.

  1. Cada um pode propor um ou dois movimentos para compor a sequência coreográfica. Registre aqui suas ideias.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Decidam como combinar os movimentos que escolheram para formar uma sequência curta, com começo, meio e fim. Ela pode ser repetida várias vezes.
  1. Anotem os movimentos no papel por meio de desenhos e de escrita.
  1. Escolham sons ou trechos de música para acompanhar os movimentos.
  1. Memorizem a coreografia e experimentem repeti-la em diferentes velocidades: bem rápida e bem lenta. Decidam qual é a velocidade mais adequada para apresentar cada movimento.
  1. Apresentem a coreografia a seus colegas e assistam às criadas por eles!

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Para introduzir a proposta de criação de uma coreografia, retome as investigações já realizadas nesse percurso educativo sobre as articulações e os apoios. Diversos movimentos de dança, tradicionais ou contemporâneas, inspiram-se em movimentos do cotidiano. Proponha aos estudantes que experimentem realizar alguns movimentos efetuados pelo corpo cotidianamente, como abrir uma porta, e movimentos que não costumam fazer no dia a dia, como andar para trás.

Oriente os estudantes a trabalhar primeiro com suas memórias de movimentos cotidianos. Por exemplo: subir uma escada, chutar uma bola, passar manteiga no pão, guardar algo na gaveta etc. Proponha que experimentem executá-los imaginando os objetos ou espaços a que estão associados. Durante o trabalho, você pode caminhar entre os estudantes e propor desafios, como:

  • E se um movimento for realizado bem devagar e o outro bem depressa?
  • E se um de vocês permanecer parado enquanto o outro se movimenta?

    Na realização da atividade do boxe Vamos coreografar!, incentive os estudantes a registrar suas ideias escrevendo ou desenhando de forma esquemática no caderno ou em folhas de papel avulsas. Um modo organizado de começar pode ser:

  1. Primeiro, a dupla escolhe um tema.
  1. Cada um dos integrantes cria um ou dois movimentos com base no tema escolhido.
  1. Os integrantes da dupla fazem a junção dos movimentos pensando em qual seria a melhor ordem e velocidade e como vai ser a transição entre os movimentos.
  1. É importante definir se os dois farão os mesmos movimentos juntos ou se cada um fará movimentos diferentes.

    Acompanhe o trabalho de cada grupo solicitando aos estudantes que pensem como vão aproveitar o espaço durante a apresentação do trabalho. Comente a importância de observarem as apresentações dos demais colegas com o mesmo respeito que desejam que tenham com a deles. Com base na realização de uma primeira composição coreográfica, é possível refletir sobre muitos aspectos do corpo: a velocidade do movimento, a utilização de apoios, a transição entre os movimentos, o tônus do corpo, entre outros.

MP080

O QUE EU APRENDI?

  1. Por que uma bailarina precisa se alimentar bem?

    _____

    Resposta pessoal que considera os conteúdos da entrevista da bailarina Juliana Moraes do livro do estudante.

  1. O frevo é uma dança da cultura brasileira que costuma ser dançada no:

    ( ) Nordeste.

    ( ) Sul.

    ( ) Norte.

    PROFESSOR Resposta: Nordeste.
  1. Desenhe neste prato quais os alimentos saudáveis que você escolheria para um dançarino ou uma dançarina.

    Resposta pessoal, desenho de criação livre com alimentos saudáveis.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um prato circular e branco. Fim da imagem.
  1. Qual é o trabalho de criação de um(a) coreógrafo(a)?

    _____

    Resposta pessoal que se aproxima de: Compor sequências de movimentos para criar uma dança.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação processual do bimestre

As duas avaliações processuais da unidade, realizadas ao término de cada dois capítulos, referem-se às oito semanas trabalhadas e colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da Avaliação final do 4º ano.

Avaliação das competências trabalhadas no bimestre

A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.

Os itens 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.

O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem se registradas a cada capítulo.

Os itens 10, 11 e 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, apoie-se em suas anotações e na memória das atividades do bimestre:

  • No item 10, considere as Competências Gerais da BNCC 2, 4, 8 e 10.
  • No item 11, considere as Competências Específicas de Linguagens 4 e 5.
  • No item 12, considere as Competências Específicas de Arte 1, 3, 5, 6 e 8.

    Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo e preencha:

  • No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
  • Nos itens 14, 15, 16 e 17, as aprendizagens de alfabetização e literacia. Consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.

    As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro por seu código ou numeração. Elas podem ser consultadas no texto Orientações gerais do livro de Arte.

    As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens em Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.

    As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.

    As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.

MP081

  1. Qual é a diferença entre o movimento de um corpo que dança e de outro que corre?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal reflexiva que tenta encontrar a diferença entre os dois tipos de movimento.
  1. Escreva esta palavra de trás para a frente: AIFARGOEROC.

    _____

    PROFESSOR Resposta: COREOGRAFIA.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Respostas pessoais.

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividades para retomada de conhecimentos

Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base nesses resultados, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder a alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Essa ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir nas conversas, atividades diversas e leituras de imagens.

  1. Vídeos sobre o assunto podem repertoriar os estudantes que apresentarem dificuldade em reconhecer que o corpo precisa de cuidados e de energia.
  1. Caso algum estudante apresente dificuldade em identificar o frevo como uma dança presente na região Nordeste do Brasil, sugerimos que retome as imagens presentes no Livro do Estudante.
  1. Se os estudantes apresentarem dificuldade em representar com desenho alimentos considerados saudáveis, peça que respondam à atividade oralmente.
  1. Os estudantes que demonstrarem dúvidas em descrever ações que compõem o trabalho do coreógrafo, reconhecendo sua importância na criação de uma dança, poderão retomar os conteúdos no Livro do Estudante.
  1. Jogos e brincadeiras corporais podem repertoriar os estudantes que apresentarem dificuldade em refletir sobre os diferentes movimentos do corpo em situações específicas.
  1. A atividade de reescrever uma palavra da forma correta pode ser realizada em duplas caso os estudantes apresentem dificuldade.

    Ficha de autoavaliação mensal

    A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.

MP082

Comentários para o professor:

Conclusão

Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e as avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.

Lembramos que as Habilidades e Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte, no início deste Manual.

Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.

Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir: