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UNIDADE 2. Dança e Teatro
LEGENDA: O grupo Lagartixa na Janela em performance de dança no Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), São Paulo (SP). Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
O corpo humano possibilita realizar diversos tipos de movimento e ação. Muitos artistas o consideram seu principal instrumento.
Observe a imagem das dançarinas do grupo Lagartixa na Janela.
- Como você comentaria esta cena para um amigo que não viu essa imagem?
- Em quais lugares e situações você costuma ver as pessoas dançando?
Fim do complemento.
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1. Articulações e apoios do corpo
As articulações são elementos da estrutura de nosso corpo que permitem a movimentação. Há diversos tipos de articulação; algumas possibilitam movimentos amplos e outras, movimentos mais restritos. Por exemplo, as possibilidades de movimentação do pulso são diferentes das do cotovelo.
Boxe complementar:
Que tal brincar de boneco e mestre?
Para brincar, forme uma dupla e defina quem vai ser o mestre e quem vai ser o boneco. Depois troquem de papel.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Regras para o mestre |
Regras para o boneco |
---|---|
1. Cuidado para não machucar seu colega ou desequilibrá-lo. Nunca force o corpo dele a fazer um movimento impossível ou que ele não queira! |
1. O seu mestre vai mudar você de posição. Siga as orientações dele, mas sinalize ou fale se ele estiver machucando você ou se não quiser ficar em alguma posição. |
2. Faça de conta que seu colega é um boneco articulado e brinque de movê-lo. |
2. Você deve apenas acompanhar os movimentos sugeridos por seu mestre. |
3. Escolha por onde começar a movimentar seu colega. Por exemplo, pelas mãos ou pelos braços. |
3. Observe como o movimento de cada parte do corpo afeta o seu equilíbrio. |
4. Experimente movimentar o boneco variando a velocidade. Alterne movimentos lentos e rápidos. |
4. Procure acompanhar a variação da velocidade dos movimentos propostos pelo mestre. |
Fim do complemento.
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Podemos brincar de mover nossas articulações de formas muito diferentes. Por exemplo, pense como faria para conseguir imitar bem a movimentação de um boneco ou de um robô. Suas articulações são limitadas e não conseguem reproduzir todos os movimentos naturais do corpo humano.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: boneco de matéria plástica, articulado, em escadaria de blocos de brinquedo; robô de brinquedo articulado; bonecas de tecido com articulações maleáveis; bonecos japoneses de madeira, com articulações de encaixe e pino. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Dançando como robôs
Participem do jogo de imitar robôs. Antes de iniciar o jogo, experimentem mover suas articulações pensando nas seguintes questões:
- Como se movimenta a mão de um robô? E o braço dele? O tronco? As pernas e os pés?
- Como o robô se movimenta quando está faltando lubrificação nas articulações?
- E quando ele tem algum defeito?
Sigam o mestre dos robôs!
Em roda, escolham um colega para ser o mestre dos robôs. Ele fará alguns movimentos para todos imitarem e logo passará a função para outro mestre, e assim por diante.
Adivinhem quem é o mestre dos robôs
Uma dupla de colegas vai sair da sala enquanto os outros combinam quem será o mestre dos robôs. Todos deverão seguir a movimentação dele.
Chamem os colegas de volta e peçam que adivinhem quem é o mestre. Quanto melhor vocês coordenarem seus movimentos, mais difícil será para a dupla identificar o mestre.
Fim do complemento.
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Para nos movimentar precisamos de apoios. Podemos nos apoiar no chão, nas paredes, em móveis, em bengalas, até mesmo em pessoas.
Também podemos usar diferentes partes de nosso corpo para nos apoiar: os pés, para andar ou correr; as mãos, para andar de ponta-cabeça ou fazer alpinismo; as costas, para deitar; ou as nádegas, para sentar.
Nos jogos e brincadeiras podem ser usados ao mesmo tempo várias partes do corpo e diversos tipos de apoio.
- De quantas maneiras diferentes você costuma se apoiar?
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Boxe complementar:
Cruzar a roda
Participe do jogo proposto a seguir para experimentar diferentes tipos de apoio.
- Forme uma roda com seus colegas. Apenas quatro alunos podem atravessar a roda de um lado ao outro por vez. Cuidado quando for cruzar o caminho de seus companheiros.
- Cada um precisa inventar jeitos diferentes de usar os pés e as mãos para fazer esse caminho. Escolha se você quer ser gente ou bicho.
- Uma pessoa idosa pode precisar de três apoios, e um bebê, de quatro! Se escolheu ser um bicho, pense nos apoios que cada espécie de animal utiliza; por exemplo: cobra, jacaré, macaco, sapo, pássaro.
- Gostaram? Então, repitam a brincadeira, mas dessa vez todo mundo vai ser gente. O participante cruza a roda ao som de uma música, que pode ser escolhida e cantada pelo grupo.
- Cada um pode testar várias maneiras de cruzar a roda. Vale copiar as formas de que mais gostaram usadas pelos colegas.
- Converse com os colegas sobre a forma de cruzar a roda de que você mais gostou.
Fim do complemento.
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2. Observar e fazer mímica
Você sabia que o ator é artista?
Cada linguagem da arte tem seus instrumentos característicos. Pincéis, lápis e tintas são alguns dos recursos mais usados pelos artistas plásticos. Violões, pianos e baterias são exemplos de equipamentos usados por músicos.
O próprio corpo é o instrumento mais importante para atores e bailarinos. Mas também pode ser para um músico que faz percussão no próprio corpo.
Observação:
Palavra destacada no glossário: percussão.
Fim da observação.
LEGENDA: Bailarinos do grupo de Deborah Colker se apresentam em festival de balé em Cali, na Colômbia. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
Os atores sabem se “transformar” em animais, soldados, enfermeiros, super-heróis e até em árvores!
Eles observam as pessoas, os lugares e tudo o que acontece à volta deles, pesquisando para criar suas personagens.
LEGENDA: A atriz Paolla Oliveira no papel da policial Jeiza na novela A força do querer, da Rede Globo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rose Brant no papel da Gata na peça Os saltimbancos, dirigida por Carlos Gradim, da Odeon Companhia Teatral (MG). Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
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Desde bebês, aprendemos maneiras de nos movimentar e de fazer expressões observando e copiando outras pessoas.
- Você se lembra de algum movimento que aprendeu a fazer observando outra pessoa?
Imitar os movimentos de pessoas e bichos, como fazem as crianças desde pequenas, é fazer mímica. Os atores também usam a mímica para criar personagens.
LEGENDA: Mãe ensinando a filha, por imitação, a fazer o sinal de silêncio. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Em um gesto espontâneo, criança e mímico de rua tocam as mãos na cidade de Munique, Alemanha. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A dramaturga e atriz Denise Stoklos em cena de Teatro para crianças. Foto de 2007. FIM DA LEGENDA.
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Olhamos no espelho todos os dias: para arrumar o cabelo, escovar os dentes, ajeitar a roupa.
Os espelhos e as imagens que eles refletem nos ajudam a saber como estamos.
LEGENDA: Mulher ao espelho, 1932. Pablo Picasso. Óleo sobre tela, 162,3 x 130,2 cm. Museu de Arte Moderna – MoMA, Nova York, Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.
Observe a imagem acima. Nela, o artista espanhol Pablo Picasso retratou um desses momentos em que apreciamos nosso reflexo.
- Quais partes do corpo dessa mulher podemos ver?
- Para onde ela está olhando?
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Boxe complementar:
Vamos inventar e copiar movimentos!
Que tal brincar de espelhar o movimento dos outros?
Então, ande pela sala de frente e de costas, com cuidado.
Quando o professor bater palma, pare e vire-se na direção do colega mais próximo.
Você formará uma dupla com esse colega. Um seguirá as instruções da Coluna A, e o outro, as da Coluna B.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Coluna A |
Coluna B |
---|---|
1. Você fará gestos esquisitos que serão imitados por seu colega. |
1. Você será o espelho de seu colega. Repita exatamente tudo o que ele fizer. |
2. Faça movimentos bem lentos, cada vez mais vagarosos, até parar. |
2. Continue espelhando seu colega até ele parar. |
3. Agora é a sua vez de ser o espelho de seu colega. Siga os movimentos de seu colega até ele parar. |
3. Você iniciará agora movimentos bem rápidos. Esses movimentos serão espelhados por seu colega. |
Seja criativo e invente gestos bem diferentes para que o colega imite.
- Conversem sobre a brincadeira e as diferenças entre propor e imitar movimentos.
Fim do complemento.
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O QUE EU APRENDI?
- Escreva sobre duas articulações do corpo e as diferenças entre os movimentos que elas realizam.
_____
- Existem muitos apoios do corpo. Cite dois exemplos e diga para que tipo de movimento você os usaria.
_____
- Se você
fosse
jogar um jogo com seus colegas, como explicaria a eles para que servem as regras de jogos?
_____
- Qual é a principal linguagem em uma mímica?
( ) Oral.
( ) Corporal e gestual.
( ) Escrita.
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- Você participou de um jogo de espelhamento com os colegas. O que achou mais difícil de espelhar? E o que foi mais fácil? Por quê?
_____
- Os atores se transformam quando
interpretam
seus papéis. Se você
fosse
interpretar uma tartaruga em uma cena teatral, seus movimentos seriam:
( ) saltitantes.
( ) mais rápidos do que os que costuma fazer ao caminhar.
( ) mais lentos do que os que costuma fazer ao caminhar.
Tabela: equivalente textual a seguir:
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
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3. Maquiagem e figurino
A maquiagem é um recurso importante usado pelo ator para caracterizar-se, assumindo as características que quer dar à personagem.
LEGENDA: Ator (primeira foto) e atriz (segunda foto) chineses se maquiando para uma apresentação de ópera . São Paulo (SP). Fotos de 2010. FIM DA LEGENDA.
Nas companhias e grupos de teatro colaboram diversos profissionais que interagem entre eles: diretor, ator, figurinista , maquiador, iluminador e cenógrafo .
Observação:
Palavras destacadas no glossário: ópera; figurinista; cenógrafo.
Fim da observação.
A personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, foi criada por Monteiro Lobato em seus livros. Ela já foi representada na TV de maneiras bem diferentes. Compare as Emílias das imagens a seguir.
LEGENDA: Lúcia Lambertini, a Emília do Sítio do Picapau Amarelo de 1951 a 1964, na TV Tupi. Foto de 1952. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Isabelle Drummond, a Emília do Sítio do Picapau Amarelo de 2001 a 2006, na TV Globo. Foto de 2001. FIM DA LEGENDA.
Peça a um adulto de sua convivência para escrever um parágrafo sobre a personagem Emília. Você vai contar o que ele escreveu para a classe!
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O ator Jonathan Faria faz na TV o papel de Osório, um garoto que parece adulto.
Inteligente e muito curioso, gosta de tudo que se refere às artes e está sempre desenhando no caderno. Tudo que aprende, ele compartilha com os amigos.
Osório tem cabelo invisível e usa roupas com detalhes assimétricos . O conjunto de roupas e acessórios usados por um ator para compor sua personagem é chamado de figurino.
Observação:
Palavra destacada no glossário: assimétricos.
Fim da observação.
- Compare as imagens das fotos abaixo e anote na tabela as diferenças entre o ator e a personagem que ele representa.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: o ator Jonathan Faria no dia a dia e caracterizado como Osório. Fotos de 2013. FIM DA LEGENDA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Jonathan Faria |
Osório |
|
---|---|---|
Maquiagem |
_____. |
_____. |
Expressão do rosto |
_____. |
_____. |
Roupas |
_____. |
_____. |
Acessórios |
_____. |
_____. |
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Boxe complementar:
Vamos maquiar rostos
Você será o maquiador dos atores que vão atuar em uma peça de teatro. Um deles será um pescador, os outros você decide. Escreva embaixo de cada uma das imagens a seguir qual será o papel de cada um. Você pode usar lápis de cor, canetas hidrográficas ou lápis de cera.
Fim do complemento.
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Boxe complementar:
Já pensou em ser figurinista?
Imagine que você seja o figurinista do ator que maquiou para fazer o papel de pescador.
Pense nas roupas e nos objetos que ele usará para se caracterizar, respondendo às seguintes perguntas:
- Escolha um dos outros atores que você maquiou para a peça e escreva a seguir um diálogo entre ele e o pescador. Antes de cada fala, anote qual personagem está falando.
_____
- Desenhe o figurino do pescador.
_____
Fim do complemento.
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4. Máscaras
Máscaras são usadas no teatro há mais de 2.400 anos!
As máscaras costumam ter aberturas para os olhos, o nariz e a boca. Assim os atores conseguem enxergar e falar com facilidade ao atuar. Observe como as expressões das máscaras podem ser diferentes.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: máscara do teatro romano usada em tragédias, século 5 a.C. Esculpida em pedra, altura: 22 cm. Museu Bonnat, Bayonne, França. Máscara do teatro grego usada em comédias, século 2 a.C. Escultura em terracota, altura: 20 cm. Museu Fitzwilliam, Universidade de Cambridge, Inglaterra. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Da esquerda para a direita: máscara do teatro Nô japonês representando um jovem chamado Kasshiki, século 14. Madeira laqueada, altura: 20 cm. Coleção particular. Máscara do teatro Nô japonês representando um homem cego, século 15. Madeira laqueada, altura: 20 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
As máscaras também são usadas por personagens de cinema e TV. Os atores a seguir precisaram usá-las para interpretar as personagens retratadas nas imagens abaixo.
LEGENDA: De cima para baixo: o ator Tom Holland como Homem-Aranha no filme Guerra Infinita, de 2018, e a atriz Ruby Rose no papel principal do filme Batwoman, de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece outras personagens que usam máscaras?
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As máscaras romana e grega, que você observou na página anterior, eram usadas em apresentações feitas em locais como o da imagem abaixo, chamados de anfiteatro.
LEGENDA: O anfiteatro de Herodes Ático é um dos mais bem preservados em Atenas, Grécia. Foi construído no ano 160 e naquela época era uma estrutura coberta que comportava 5 mil pessoas. Atualmente, ele continua sendo utilizado para exibições de música, teatro e dança. Observe os detalhes da entrada e da arquibancada. Fotos de 2017. FIM DA LEGENDA.
Reparou que ele não tem cobertura?
A arquitetura dos antigos anfiteatros gregos permitia que uma pessoa na última fileira da arquibancada escutasse com perfeição tudo o que os atores falavam no centro da arena. E sem usar microfone!
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Boxe complementar:
Aprenda a fazer máscaras
Junte-se a um colega e reúnam tiras de papelão e de jornal, grampeador, cola, tesoura escolar, elástico ou barbante, fita-crepe e guache. Depois, sigam as instruções.
Com uma tira de papelão, contornem o rosto: ela deve envolver o alto da cabeça e voltar ao queixo.
Tirem-na da cabeça e grampeiem as duas pontas para ter uma alça do tamanho de seu rosto.
Grampeiem na alça de papelão outras tiras em sentido horizontal, deixando-as arredondadas.
Do mesmo modo, grampeiem mais tiras no sentido vertical. Cubram a ponta dos grampos com pedaços de papel com cola ou de fita-crepe.
Mergulhem tiras de jornal em cola branca diluída com um pouco de água. Colem-nas sobre as tiras grampeadas, formando várias camadas.
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Esperem secar. Não se esqueçam de marcar o lugar onde vocês vão recortar os olhos para enxergar, o nariz para respirar e a boca para falar. Coloquem a máscara sobre o rosto para verificar os lugares certos e depois desenhem a face da máscara.
Em seguida, recortem os orifícios marcados. Depois, pintem com guache.
Grampeiem um elástico que permita ajustar a máscara em seu rosto. Cubram os grampos com fita-crepe.
Se quiserem, pintem ou colem pedacinhos de lã, de tecido etc. para fazer bigode, barba e cabelos.
Fim do complemento.
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Boxe complementar:
Hora de contar histórias!
Reúna-se com um grupo de colegas e inventem uma história para representar usando as máscaras que fizeram!
- Para criar a história, reúnam-se e observem suas máscaras. Depois,
conversem
sobre as ideias que surgirem.
- Escrevam um resumo da história aqui:
_____.
- Escolham um espaço adequado para a apresentação.
- Apresentem a história que inventaram e assistam às dos outros grupos.
LEGENDA: Grupo de crianças em dois momentos da apresentação de uma história baseada nas máscaras que criaram. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.
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Responda depois de assistir a todas as apresentações.
- Você mudaria algo se fosse fazer uma nova apresentação? Por quê?
- Que tal anotar e desenhar o que foi mais interessante nas histórias apresentadas pelos outros grupos?
Fim do complemento.
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O QUE EU APRENDI?
- O profissional que faz a maquiagem das personagens é o:
( ) iluminador.
( ) maquiador.
( ) cenógrafo.
- O figurino das personagens é feito pelo figurinista. Será que para fazer um bom trabalho ele precisa saber o que fará o maquiador da mesma personagem? Explique.
_____
- Escreva a respeito de três elementos que você destacaria em uma cena para caracterizar as diferenças entre o papel de uma personagem calma e o de uma personagem muito agitada.
_____
- Das etapas de criação da máscara que você fez, anote aquela que mais gostou de realizar. Escreva também o motivo.
_____
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- Imagine que você vai criar uma máscara para não ser reconhecido na rua. Faça o desenho
dela
abaixo.
_____
- A arquitetura dos antigos teatros gregos possuía certas características, escreva a respeito delas.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.