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Apresentação
Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!
Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.
Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!
Os autores.
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Seu livro é assim
Este é o seu livro de Arte.
Conheça a organização dele.
O que eu já sei?
Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.
Abertura de unidade
Primeiros contatos
Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.
Abertura de capítulo
Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.
Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.
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O que eu aprendi?
Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.
Avaliação final
Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
Glossário
Você vai ampliar seu vocabulário ao verificar o significado das palavras indicadas aqui.
Ícones
Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Tarefa de casa
Atividade escrita
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Sumário
O que eu já sei?, p. 8
Unidade 1. Origens da pintura e da música, p. 10
1. Arte rupestre, p. 12
Vamos desenhar em uma pedra!, p. 13
Imagine você brincando há 17 mil anos!, p. 14
Veja como é fácil fazer tinta com terra, p. 16
Vamos pintar usando tintas de terra!, p. 17
2. Origens da música, p. 18
Vamos fazer percussão corporal?, p. 21
O que eu aprendi?, p. 22
3. Instrumentos musicais, p. 24
Projete e construa seu instrumento musical, p. 26
4. Uma maneira diferente de fazer música, p. 28
Vamos tocar garrafas plásticas?, p. 31
O que eu aprendi?, p. 32
Unidade 2. Dança e Teatro, p. 34
1. Articulações e apoios do corpo?, p. 36
Que tal brincar de boneco e mestre?, p. 36
Dançando como robôs, p. 37
Cruzar a roda, p. 39
2. Observar e fazer mímica, p. 40
Vamos inventar e copiar movimentos!, p. 43
O que eu aprendi?, p. 44
3. Maquiagem e figurino, p. 46
Vamos maquiar rostos, p. 48
Já pensou em ser figurinista?, p. 49
4. Máscaras, p. 50
Aprenda a fazer máscaras, p. 52
Hora de contar histórias!, p. 54
O que eu aprendi?, p. 56
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Unidade 3. A paisagem e a arte na cidade, p. 58
1. Pontos de vista, p. 60
Veja tudo por outro lado!, p. 61
Invente um cartão-postal, p. 63
2. A paisagem sonora, p. 64
Os sons de sua escola, p. 65
O que eu aprendi?, p. 66
3. Arte e comunidade, p. 68
Como fazer um estêncil?, p. 71
4. Arte nas ruas, p. 72
Vamos grafitar!, p. 79
O que eu aprendi?, p. 80
Unidade 4. Teatro e animação, p. 82
1. Teatro de sombras, p. 84
Movimente as sombras dos animais, p. 86
2. Teatro de bonecos, p. 88
Vamos fazer um mamulengo!, p. 89
O que eu aprendi?, p. 92
3. A invenção do desenho animado, p. 94
Parece mágica!, p. 95
Pesquise flip books, p. 96
Anime seu desenho!, p. 97
4. Como animar objetos, p. 98
Que tal fazer uma animação?, p. 102
O que eu aprendi?, p. 103
Avaliação final, p. 105
Glossário, p. 108
Indicações de leitura para os estudantes, p. 109
Referências bibliográficas comentadas, p. 111