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Apresentação

Você está convidado a entrar no mundo da arte. Ela está mais presente em sua vida do que você pensa. A arte pode ser encontrada nos museus, nos teatros, nos livros e também em nosso cotidiano: nas músicas de que gosta, nos filmes a que assiste, nas revistas de histórias em quadrinhos que lê, nas suas brincadeiras com os amigos, na rua onde mora e até na sua casa!

Neste livro, sugerimos alguns caminhos para que você aprecie, conheça e produza arte. Nas aulas de Arte, você poderá aprender ao desfrutar da produção dos artistas, ao investigar seus processos de criação e também ao criar trabalhos que conversam com a arte que está no mundo.

Desejamos que você viva seus desafios com entusiasmo e realize grandes descobertas!

Os autores.

Imagem: Ilustração. Cinco jovens com roupas coloridas estão segurando papéis sobre uma parede e pintando com tinta. Nos papéis há formas de desenhos vazados. No centro há baldes e pincéis sobre jornais no chão. Fim da imagem.

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Seu livro é assim

Este é o seu livro de Arte.

Conheça a organização dele.

O que eu já sei?

Nesta seção inicial, você vai descobrir que sabe muitas coisas sobre Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu já sei. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Primeiros contatos

Você vai perceber o que sabe sobre o assunto.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Abertura de capítulo

Você vai entrar em contato com temas ligados à Arte.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de capítulo. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Você vai aplicar os conhecimentos estudados, elaborando diversos tipos de trabalhos artísticos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será página de conteúdo do livro. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

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O que eu aprendi?

Você vai avaliar o que foi estudado ao longo de alguns capítulos e refletir sobre a sua aprendizagem e sua convivência em sala de aula.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção O que eu aprendi. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação final

Nesta seção final, você vai avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação final. Página composta por textos. Fim da imagem.

Glossário

Você vai ampliar seu vocabulário ao verificar o significado das palavras indicadas aqui.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Glossário. Página composta por textos Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você vai encontrar ícones que indicarão a forma como serão realizadas as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Tarefa de casa, composto pela ilustração de uma casa branca dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Tarefa de casa

Imagem: Ícone: Atividade escrita, composto pela ilustração de uma folha e um lápis dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade escrita

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Sumário

O que eu já sei?, p. 8

Unidade 1. Origens da pintura e da música, p. 10

1. Arte rupestre, p. 12

Vamos desenhar em uma pedra!, p. 13

Imagine você brincando há 17 mil anos!, p. 14

Veja como é fácil fazer tinta com terra, p. 16

Vamos pintar usando tintas de terra!, p. 17

2. Origens da música, p. 18

Vamos fazer percussão corporal?, p. 21

O que eu aprendi?, p. 22

3. Instrumentos musicais, p. 24

Projete e construa seu instrumento musical, p. 26

4. Uma maneira diferente de fazer música, p. 28

Vamos tocar garrafas plásticas?, p. 31

O que eu aprendi?, p. 32

Imagem: Fotografia. Pinturas rupestres em uma pedra. Fim da imagem.

Unidade 2. Dança e Teatro, p. 34

1. Articulações e apoios do corpo?, p. 36

Que tal brincar de boneco e mestre?, p. 36

Dançando como robôs, p. 37

Cruzar a roda, p. 39

2. Observar e fazer mímica, p. 40

Vamos inventar e copiar movimentos!, p. 43

O que eu aprendi?, p. 44

3. Maquiagem e figurino, p. 46

Vamos maquiar rostos, p. 48

Já pensou em ser figurinista?, p. 49

4. Máscaras, p. 50

Aprenda a fazer máscaras, p. 52

Hora de contar histórias!, p. 54

O que eu aprendi?, p. 56

Imagem: Fotografia. Quatro mulheres estão andando com os braços abertos. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

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Unidade 3. A paisagem e a arte na cidade, p. 58

1. Pontos de vista, p. 60

Veja tudo por outro lado!, p. 61

Invente um cartão-postal, p. 63

2. A paisagem sonora, p. 64

Os sons de sua escola, p. 65

O que eu aprendi?, p. 66

3. Arte e comunidade, p. 68

Como fazer um estêncil?, p. 71

4. Arte nas ruas, p. 72

Vamos grafitar!, p. 79

O que eu aprendi?, p. 80

Imagem: Fotografia. Um muro pintado de verde. No centro, a palavra “VERACIDADE”. Fim da imagem.

Unidade 4. Teatro e animação, p. 82

1. Teatro de sombras, p. 84

Movimente as sombras dos animais, p. 86

2. Teatro de bonecos, p. 88

Vamos fazer um mamulengo!, p. 89

O que eu aprendi?, p. 92

3. A invenção do desenho animado, p. 94

Parece mágica!, p. 95

Pesquise flip books, p. 96

Anime seu desenho!, p. 97

4. Como animar objetos, p. 98

Que tal fazer uma animação?, p. 102

O que eu aprendi?, p. 103

Imagem: Ilustração. Silhueta de dois seres com forma humana, asas e caudas. À esquerda, um deles está em pé, sobre um morro e à direita, o outro está voando. Ao fundo, um lago e árvores. Fim da imagem.

Avaliação final, p. 105

Glossário, p. 108

Indicações de leitura para os estudantes, p. 109

Referências bibliográficas comentadas, p. 111