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UNIDADE 4. Teatro e animação

Imagem: Fotograma. Silhueta de dois seres com forma humana, asas e caudas. À esquerda, um deles está em pé, sobre um morro e à direita, o outro está voando. Ao fundo, um lago e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Fotograma do filme mudo de animação de silhuetas As aventuras do príncipe Achmed, de 1926, da diretora Lotte Reiniger e do roteirista Carl Koch. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

A artista Lotte Reiniger criou animações trabalhando com o mesmo tipo de silhuetas recortadas em papel que o teatro de sombras utiliza há mais de mil anos!

As sombras dos próprios artistas ou as de objetos e bonecos que eles manipulam podem servir para realizar apresentações teatrais.

  • Você costuma observar as sombras?
  • Já brincou com a sua sombra?

Fim do complemento.

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1. Teatro de sombras

Luz e sombra são recursos que podem oferecer resultados fantásticos ao teatro. A mesma cena teatral pode se transformar aos olhos do público quando iluminada de diferentes maneiras.

Observe nas imagens desta página como as sombras de corpo inteiro dos atores do Grupo Lumbra/Clube da Sombra combinam com as dos recortes e objetos que manipulam. Repare que até mesmo o cenário é criado pelas projeções.

Imagem: Fotografia. Ambiente escuro com um tecido esticado e no centro há um foco de luz com a sombra de uma caravela. Em volta há quatro mãos segurando o objeto. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. À esquerda, uma maquete de uma cidade feita de papel. No centro, um homem com chapéu está com a mão próxima da cabeça. À direita, sombra da cidade grande e do homem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cenas de apresentações do Grupo Lumbra/Clube da Sombra. Na primeira foto, o espetáculo Vivência no Teatro de Sombras, do Projeto Palco Giratório/Sesc. Foto de 2007. Na segunda foto, o espetáculo Valores do Sul, no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, Rio Grande do Sul (RS). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

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O teatro de sombras é uma tradição cultural viva em vários países, como a China e a Turquia.

Há mais de mil anos os chineses manipulam marionetes para contar histórias projetando suas sombras. Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu essa arte tradicional chinesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Imagem: Fotografia. À esquerda, quatro bonecos com roupas e chapéus coloridos. À direita, um boneco com chapéu amarelo e roupa vermelha está ajoelhado. Abaixo da mão de cada um há cordas. Fotografia. Dois bonecos com chapéus e roupas coloridas. Atrás deles há uma haste.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na primeira imagem, bonecos tradicionais de teatro de sombras chinês. Na segunda, bonecos turcos. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.

Observe nas imagens a seguir um manipulador de bonecos tradicionais turcos e como as sombras aparecem para quem assiste na plateia.

Imagem: Fotografia. Um homem com camisa xadrez está segurando duas hastes, que estão coladas em duas silhuetas de bonecos. Ao lado há um papel branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de teatro de sombras tradicional turco em Istambul, Turquia. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Cena de teatro de sombras turco em Istambul, Turquia. Foto de 1986. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Movimente as sombras dos animais

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupos de seis colegas, experimentem criar sombras de animais a partir das referências ilustradas nesta página e na página a seguir.

Projetem as sombras formadas pelas suas mãos em um lençol e descubram como elas podem se mover formando animais. Esses bichos podem se encontrar em uma floresta de teatro de sombras!

  • Vocês conseguem fazer esse elefante mexer a tromba? E as orelhas?

  • O caracol é pequeno e se desloca devagarinho. Vocês sabem como mexer os olhos dele?

  • O que vocês vão dar para seu cavalo comer?

  • Como os caranguejos andam? Para a frente? Para trás? De lado?

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  • Como as lebres andam: com passinhos pequenos ou aos saltos?

  • Para criar a língua dessa serpente, usem tirinhas de papel. Vocês sabem por que a serpente vive colocando a língua para fora?

  • Como algumas aves conseguem voar?

  • A girafa é um animal alto, com mais de 4 metros de altura. Como ela faz para beber água?

  • Os camelos costumam andar devagar pelos desertos. Será que eles conseguem correr?

  • O pato é uma ave capaz de andar, voar e nadar. De que modo ele se move mais rápido?

Fim do complemento.

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2. Teatro de bonecos

O teatro de fantoches é um espetáculo feito com bonecos manipulados. Alguns são vestidos como luvas, outros são movimentados por varetas ou cordas. Dependendo da região do Brasil, eles têm nomes diferentes.

Em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, são chamados de briguela ou joão-minhoca. Na Paraíba e em alguns locais de Pernambuco, são os babaus ou beneditos. Em outras localidades de Pernambuco e nos demais estados do Nordeste, são conhecidos como mamulengos.

No Nordeste do Brasil, os mamulengos e suas histórias são muito apreciados e valorizados. Em Olinda, Pernambuco, o Museu do Mamulengo preserva a cultura tradicional da região.

LEGENDA: Mamulengo manipulado por cordas. Artesanato de Pernambuco. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Mamulengos da série Casa de farinha (detalhe), cerca de 1994. Antônio Elias da Silva, Mestre Saúba. Madeira policromada, tecido, palha, alumínio, cordão, molas e tinta, altura: 69 cm. Museu do Mamulengo, Pernambuco, Brasil. FIM DA LEGENDA.

Observe na imagem do grupo Bagagem Cia. de Bonecos a relação entre os atores, os bonecos e a plateia em uma apresentação de fantoches.

LEGENDA: Foto do espetáculo O Novo Mundo, apresentado pelo grupo Bagagem Cia. de Bonecos, no Distrito Federal, em 2010. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos fazer um mamulengo!

Para esta atividade, você precisará de:

  • Copo de plástico.
  • Tirinhas de jornal retorcidas.
  • Tiras largas de jornal.
  • Fitas coloridas largas ou retalhos de tecido cortados em tiras largas.
  • Cola branca.
  • Tinta guache.
  • Recipiente plástico para colocar a cola diluída em água.
  • Recipiente plástico com água.

    Para dar volume à cabeça, torça as tirinhas de jornal. Mergulhe-as em cola e remova o excesso.

    Cole as tirinhas em cima do copo para formar a cabeça.

    Mergulhe tiras de jornal mais largas em cola diluída com um pouco de água.

    Cole essas tiras de jornal (sem torcer) na cabeça e no corpo do boneco para dar acabamento.

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Antes que seque, cole em volta da cabeça do boneco as fitas coloridas largas ou os retalhos de tecido.

Espere secar e passe uma demão de guache sobre a cabeça para que pareça a pele do boneco.

Espere secar e pinte os detalhes do rosto do boneco.

Você também pode fazer os cabelos com pedaços de lã, tiras de tecido, palha etc.

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

  • Agora só falta dar nome, personalidade e voz ao mamulengo. Enfim, dar-lhe vida! Quem ele vai ser?

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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O QUE EU APRENDI?

  1. Pesquise em casa, sozinho ou com seus familiares, e responda: No que um Patrimônio Imaterial da Humanidade se diferencia de um Patrimônio Material da Humanidade?

    _____

  1. Nas cenas teatrais com atores como personagens, a iluminação é importante, assim como a maquiagem. No teatro de sombras feito com bonecos, qual é a função da luz e a da sombra?

    _____

  1. Você já aprendeu a criar animais em movimento por meio das sombras de suas mãos. Se fosse preparar um espaço para fazer isso na casa de um amigo, do que você precisaria?

    _____

  1. A afirmação: “O teatro de bonecos tem o mesmo nome nas diferentes regiões do Brasil” é verdadeira ou falsa? Por quê?

    _____

93

  1. Descreva como você “daria vida” a um mamulengo que criou?

    _____

  1. Complete a frase:

    O Museu do Mamulengo é importante porque _____.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

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3. A invenção do desenho animado

Vamos estudar como são feitos os desenhos animados e descobrir como é possível conseguir que as imagens nos deem a ilusão de movimento.

Os princípios da animação são os mesmos do cinema!

Vamos conhecer algumas das primeiras formas de cinema de animação e fazer experiências para compreender essa técnica. Observe esta antiga invenção e tente descobrir como funciona. Seu nome é taumatrópio.

LEGENDA: Taumatrópio, cerca de 1825, com tronco de duas árvores e texto. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Outro lado do mesmo taumatrópio, com folhagem das árvores e texto. FIM DA LEGENDA.

Observe agora como funciona um taumatrópio.

Ao puxar e soltar o barbante, o taumatrópio é girado rapidamente. Assim, vemos a figura que está desenhada no verso dele e a que está na frente combinadas em um só desenho.

O movimento das imagens é tão veloz que nosso cérebro percebe os dois lados do taumatrópio como se fossem apenas um.

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Boxe complementar:

Parece mágica!

Você pode fazer um taumatrópio com seus próprios desenhos ou palavras.

Para isso, vai precisar de:

  • Papel-cartão.
  • Fita adesiva dupla face ou cola.
  • Barbante ou fio grosso.
  • Tesoura com pontas arredondadas.

    É importante planejar bem, pensando no resultado final. Siga as orientações passo a passo para a montagem.

    Você vai recortar dois círculos de papel-cartão de 5 cm de diâmetro.

    Desenhe no caderno os estudos de sua ideia. O que você vai desenhar na frente para se misturar ao desenho do verso do taumatrópio?

    Agora, desenhe a ideia final no papel-cartão.

    Para montar o taumatrópio, prenda a linha grossa entre as partes usando a fita adesiva dupla face ou a cola.

    Cole as duas partes. Para o taumatrópio funcionar bem, o encaixe tem de ser perfeito.

    Espere secar. Depois, experimente girar e anime seus desenhos!

Fim do complemento.

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A técnica básica de todo filme de animação de imagens pode parecer uma brincadeira, como a criação do taumatrópio. Mas, para fazer um desenho animado longo, são necessários muitos desenhos, até mesmo milhares deles!

A ilusão do movimento surge com o auxílio de mecanismos que trocam as imagens em alta velocidade.

Repare na imagem abaixo: o animador está virando rapidamente as páginas de um caderno para ter noção do movimento que vai dar a uma personagem. Esse tipo de animação é chamado em inglês de flip book.

LEGENDA: Ollie Johnston, animador da Disney, movimentando um flip book com seus desenhos. Foto de 1990. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Pesquise flip book s

Existe na internet muito material sobre flip books. Com a orientação de seu professor, pesquise alguns sites sobre flip books e compartilhe com seus colegas.

Você pode construir um flip book com diversos desenhos. Siga as dicas:

  • Faça desenhos simples.
  • Escolha um papel que tenha um pouco de transparência e permita enxergar o desenho da folha de baixo. Isso facilita continuar o movimento quadro a quadro.
  • Blocos de notas, vendidos em papelarias, são ideais para este trabalho, mas você também pode aproveitar o canto das páginas de algum caderno.

    E ainda existem outras formas de fazer uma animação.

    LEGENDA: Para ver sua animação, segure as folhas como nessa ilustração e solte-as gradualmente. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Boxe complementar:

Anime seu desenho!

Aprenda uma técnica simples para animar desenhos, utilizando apenas duas folhas. Basta acompanhar as instruções com atenção.

Dobre e corte ao meio uma folha de papel branco.

Dobre novamente ao meio uma das partes, mas não a corte.

Na folha de baixo, trace um desenho.

Na folha de cima, copie o mesmo desenho fazendo uma pequena modificação no todo ou em algum detalhe.

Enrole a folha com um lápis ou caneta, usando-os para movimentar a folha.

Pronto! Agora é só observar sua animação.

Fim do complemento.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Reconte a um adulto de sua convivência o que você aprendeu sobre animação e façam juntos um taumatrópio. Depois traga sua criação para a escola e compartilhe com os colegas.

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4. Como animar objetos

As imagens desta página são do primeiro filme longo de animação stop motion de bonecos feito no Brasil. Minhocas, dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes, foi lançado em 2013 e tem 82 minutos de duração.

LEGENDA: Cenas do filme Minhocas. Nelas aparecem as personagens principais e alguns dos vilões do filme. FIM DA LEGENDA.

A animação conta a história de Júnior, uma minhoca pré-adolescente de 11 anos. Ao tentar exibir-se para os colegas, Júnior é capturado e levado a um lugar distante controlado pelo tatu-bola Big Wig, o vilão que quer dominar o mundo. Com os amigos Nico e Linda, Júnior vive muitas aventuras para derrotar Big Wig e voltar para casa.

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Para criar esse filme foram desenhados muitos estudos. Observe abaixo a arte elaborada para o filme Minhocas e responda às questões.

LEGENDA: Ilustração mostrando, da esquerda para a direita, as personagens Linda, Nico e Júnior, 2008. Fábio Cobiaco. Guache sobre papel texturizado, 50 × 65 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

As personagens de Minhocas foram criadas para serem aproveitadas também em outras situações. Por exemplo: um jogo de corrida criado com os protagonistas do filme, em que os jogadores dirigem as personagens em pistas baseadas nos ambientes da animação; séries de animação, como Sub News: O jornal do mundo das minhocas, que mostra como seria o telejornal das minhocas; e animações longas, como Jack Worm, o espião que esquecia demais: nela uma velha minhoca descobre que foi o maior espião de todos os tempos!

Imagem: Ícone: Atividade escrita. Fim da imagem.

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Os animadores fizeram bonecos de cada personagem para usarem na filmagem da animação.

Observe as imagens do modelo tridimensional do tatu-bola Zap. Elas foram criadas em um programa de computador para estudar suas características antes de produzirem um boneco real do Zap.

LEGENDA: Imagens 3D (tridimensionais) de Zap criadas em computador permitiram aos animadores observar a personagem de diferentes pontos de vista e mover partes de seu corpo. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Boneco real ( mockup ) da personagem Zap montada em várias poses e expressões. FIM DA LEGENDA.

Observação:

Palavras destacadas no glossário: 3D; mockup.

Fim da observação.

LEGENDA: Estudos de poses e expressões da personagem Zap em animação gráfica. Foram criadas 1.400 expressões de boca para cada personagem! FIM DA LEGENDA.

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O nome da técnica de animação stop motion vem das palavras inglesas stop, que significa “parar”, e motion, “movimento”.

A partir de um ponto de vista fixo, o animador faz uma sequência de fotografias de um objeto; a cada nova foto, ele é deslocado levemente ou algum pequeno detalhe nele é alterado. O objeto aparenta mover-se continuamente quando as imagens são apresentadas numa velocidade acima de 12 fotos por segundo.

Em Minhocas, 24 fotografias foram usadas para produzir cada segundo de filme. No total, usaram mais de 600 mil fotos!

Os bonecos articulados das personagens usados na filmagem podem movimentar várias partes do corpo e mudar de expressão. Observe o do vilão Big Wig.

LEGENDA: Boneco de Big Wig, o vilão da trama. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Cenários bem iluminados são utilizados para a realização das fotografias. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: De uma foto para outra, o animador altera levemente a pose da personagem e sua posição no cenário. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.

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Os recursos mínimos necessários para fazer uma animação stop motion são uma câmera fotográfica digital, iluminação adequada e um computador com programa de edição de vídeo. São necessárias pelo menos 12 fotos para produzir no programa do computador 1 segundo de animação.

Criar um storyboard facilita planejar a filmagem.

Fixar a câmera num tripé reduz o risco de movimentá-la sem querer.

É necessário planejar a iluminação de cada cena. A posição das personagens deve ser ajustada a cada foto.

As vozes das personagens, as músicas e os efeitos sonoros podem ser acrescentados no computador.

Boxe complementar:

Que tal fazer uma animação?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Você vai se reunir com um grupo de colegas para planejar uma animação stop motion. As personagens podem ser objetos comuns, bonecos de brinquedo ou feitos com massa de modelar.

Escrevam uma história curta para suas personagens, pensando no cenário onde cada cena acontece.

Depois, criem em folhas de papel um storyboard, que é um roteiro visual com desenhos e anotações de como será a movimentação das personagens em cada cena. Indiquem também quais músicas ou efeitos sonoros vão usar.

Fim do complemento.

103

O QUE EU APRENDI?

  1. Nos desenhos animados as imagens:

    ( ) parecem estar em movimento.

    ( ) se movimentam apenas porque você se mexe.

    ( ) nenhuma das respostas anteriores está correta.

  1. Como podemos fazer as imagens se movimentarem em um flip book?

    _____

  1. Complete a frase:

    _____

    Ao puxar e soltar o barbante, o _____ é girado rapidamente. Assim, vemos a figura que está desenhada no verso dele e a que está na frente dele combinadas em um só desenho.

  1. Explique com suas palavras como é possível filmar objetos e bonecos de modo que pareçam estar em movimento, como feito no filme Minhocas.

    _____

  1. Quais tipos de câmera fotográfica você conhece?

    _____

104

  1. Comente o que sabe sobre a técnica de animação stop motion. Lembre-se de que esse nome costuma ser escrito em inglês e se traduz para o português assim: stop (parado) e motion (movimento).

    _____

    Tabela: equivalente textual a seguir.

Ficha de autoavaliação mensal

Sim

Não

Às vezes

Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos.

_____.

_____.

_____.

Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado.

_____.

_____.

_____.

Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias.

_____.

_____.

_____.

Comentários: _____.

Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.

105

AVALIAÇÃO FINAL

  1. Responda:

    _____

    1. Quem é e qual a profissão de Niède Guidon?
    1. Comente a pintura pré-histórica existente no Brasil.

      _____

  1. Uma flauta muito antiga feita com um osso de abutre foi encontrada coberta de terra e estava quebrada em dois pedaços. O que foi preciso fazer para que pudesse ser tocada novamente?

    ( ) Queimação.

    ( ) Restauração.

    ( ) Instalação.

  1. Quando dançamos precisamos mobilizar as articulações do corpo. Cite algumas.

    _____

106

  1. Ao dançar podemos usar diferentes partes do corpo como apoio. Cite alguns desses apoios.

    _____

  1. Imagine um ator que representou duas personagens muito diferentes em uma peça teatral contemporânea. Quais poderiam ser as mudanças necessárias para isso acontecer? Escolha uma entre as duas respostas abaixo e justifique-a.
    1. Mudar o figurino e a maquiagem.

      _____

    1. Mudar o nome da personagem e sua voz.

      _____

  1. Complete a frase:

    A arte que está nas ruas de uma cidade é importante porque _____.

107

  1. Imagine que você decidiu gravar sons para representar a paisagem sonora de um zoológico.
    • Anote o nome de três bichos que você escolheria para gravar seus sons.
    • Registre como representaria esses sons por meio de desenhos.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome do bicho

Desenho que representa o som desse bicho

_____.

_____.

_____.

_____.

_____.

  1. Escreva sobre as diferenças entre o teatro de sombras e o de bonecos.

    _____

  1. Para quem assiste a um desenho animado, o movimento das personagens:

    ( ) dá a impressão de que está realmente acontecendo.

    ( ) dá a impressão de que é falso.

    ( ) não é percebido.