8
O QUE EU JÁ SEI?
Alguns conhecimentos do mundo da arte podem apoiar suas aprendizagens do 5º ano, por isso, antes de dar início a este livro, queremos avaliar o que você já sabe.
- Quais instrumentos você conhece que são tocados por meio de cordas? E quais precisam ser soprados? Você conhece algum instrumento tocado de outra forma?
- Desenhe aqui alguns dos instrumentos de que se lembrou.
_____
- Desenhe aqui alguns dos instrumentos de que se lembrou.
9
- Você vai se apresentar para seus familiares ou colegas fazendo movimentos que permitam perceber que você:
- está andando de ônibus
- entrou no elevador.
- está cozinhando.
- Depois da apresentação, escreva como foram suas imitações e se eles conseguiram descobrir o que você estava fazendo.
_____
- Depois da apresentação, escreva como foram suas imitações e se eles conseguiram descobrir o que você estava fazendo.
- Você já viu arte no lugar onde você mora ou em outras ruas da cidade? Escreva o que pensa sobre a importância de existir arte nas ruas.
_____
- Há muitas possibilidades de fazer teatro.
- Você já brincou de fazer sombras com suas mãos? Escreva uma lista do que precisaria para brincar com seus colegas assim.
_____
- Você já assistiu a uma apresentação de teatro com bonecos ao vivo ou em vídeo? Se assistiu, escreva o que considerou mais interessante.
_____
- Você já brincou de fazer sombras com suas mãos? Escreva uma lista do que precisaria para brincar com seus colegas assim.
10
UNIDADE 1. Origens da pintura e da música
LEGENDA: Pinturas rupestres criadas com tintas feitas com carvão e pó de rochas coloridas na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
Os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita!
Pinturas e desenhos feitos por povos que viveram há milhares de anos foram descobertos nas paredes rochosas da Serra da Capivara, no Brasil.
- O que mais chama sua atenção nessa pintura?
- Quais são as cores mais usadas nela?
Fim do complemento.
12
1. Arte rupestre
A arqueologia estuda como as pessoas viviam nas sociedades antigas, investigando os locais onde moravam e os objetos que usavam.
A arqueóloga Niède Guidon, nascida em São Paulo, vive no Piauí. A partir de uma expedição realizada na região em 1973, começou a estudar as imagens pintadas nas rochas da Serra da Capivara, confirmando que a arte rupestre brasileira é muito antiga. Ela comenta:
[...] Foram 32 anos de muita dedicação. Neste tempo, foram descobertos vestígios concretos da presença do primeiro homem americano na região, datados com até 57 mil anos. [...]
Disponível em: http://fdnc.io/f5m. Acesso em: 5 mar. 2021.
Observação:
Palavras destacadas no glossário: arqueologia; rupestre.
Fim da observação.
LEGENDA: Niède Guidon na caverna da Toca do Antonião, Serra da Capivara (PI). Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
As descobertas dos arqueólogos motivaram a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara para garantir a preservação e a possibilidade de visita às paredes de rocha cheias de imagens desses povos.
LEGENDA: Pintura rupestre escolhida como símbolo do parque, situada na Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
- A menina observa a pintura. O que será que ela percebe na imagem?
- O que vocês acrescentariam nessa imagem?
13
- Imagine-se vivendo há 50 mil anos, sem livros, energia elétrica, televisão, carro, telefone celular ou computador. Escreva a respeito de seus motivos para fazer arte rupestre e do tema que escolheria.
Boxe complementar:
Vamos desenhar em uma pedra!
Desenhe sobre a imagem desta rocha, aproveitando seu contorno e suas manchas.
Fim do complemento.
Reconte a um adulto de sua convivência o que você aprendeu sobre arte rupestre. Peça a ajuda dele para escolher uma pequena pedra, pinte-a e leve à escola.
14
Boxe complementar:
Imagine você brincando há 17 mil anos!
Você pode apropriar-se de elementos de imagens rupestres para criar um trabalho contemporâneo .
Observação:
Palavras destacadas no glossário: apropriar-se; contemporâneo.
Fim da observação.
Pense em como você brincaria com seu animal preferido se vivesse há 17 mil anos.
- Observe a imagem a seguir.
- Escolha as formas mais interessantes para incluir em seu desenho.
- Você pode modificá-las como quiser.
LEGENDA: Pinturas rupestres no teto da caverna de Lascaux, na França, criadas com tintas feitas com carvão e pó de rochas coloridas. Foto de 2012. FIM DA LEGENDA.
15
- Desenhe sua
ideia
com lápis de cera, lápis de cor ou canetas hidrocor.
- Quando terminar, mostre o resultado aos colegas e observe com atenção o trabalho deles.
Fim do complemento.
16
Para fazer arte, há milhares de anos, as pessoas precisavam criar seus próprios materiais. Se quisessem pintar ou modelar, tinham de usar os recursos naturais disponíveis nos lugares onde habitavam. Os arqueólogos descobriram que, nessa época, as pinturas eram feitas sobre rochas; os pincéis eram feitos de penas e pelos de animais; ossos ocos de animais eram usados para soprar a tinta sobre as rochas e que diversos tipos de plantas, rochas trituradas e terra viravam tinta!
Boxe complementar:
Veja como é fácil fazer tinta com terra!
Nós também podemos criar nossos próprios materiais de pintura.
Pesquisem diferentes tipos de terra e coloquem pequenas amostras em potes de plástico transparentes.
Misturem cada uma das amostras com cola branca e um pouco de água. Mexam com uma colher plástica.
Arrumem os potes de plástico transparentes lado a lado e observem as cores obtidas.
Explorem os diferentes tons e texturas da terra ao pintar. Não se esqueçam de lavar seus pincéis num pote com água antes de mudar de cor.
Fim do complemento.
17
Boxe complementar:
Vamos pintar usando tintas de terra!
Agora, vamos reunir os materiais já coletados por vocês e fazer uma grande pintura usando as tintas de terra que prepararam.
O trabalho pode ser feito em grupos de seis alunos, em folhas grandes de papel kraft esticadas no chão ou sobre mesas ou mesmo fixadas em paredes com fita adesiva.
Para isso, providenciem:
- Potes com tintas.
- Tesoura com pontas arredondadas.
- Folhas de papel kraft.
- Fita adesiva (se necessário) e pincéis.
- Recipiente plástico com água.
- Jornais para forração (se necessário).
LEGENDA: Alunos pintando em papel kraft com as tintas de terra que prepararam. FIM DA LEGENDA.
Esse trabalho será exposto na escola e vocês poderão convidar familiares e alunos de outras classes para visitar a mostra de sua turma.
Quem sabe também possam expor as pinturas em algum lugar público de sua cidade. Se conseguirem um local fora da escola, vale a pena divulgar a mostra com convites, cartazes e outras formas de comunicação, como um anúncio em uma rádio da cidade ou do bairro.
Vocês podem fotografar ou filmar as pessoas ou os colegas apreciando os trabalhos – basta um celular que tenha esses recursos – e postar na internet ou enviar por e-mail a colegas e familiares. As imagens das pessoas visitando as obras também podem ser impressas e fixadas nas paredes ou no mural da escola. Não se esqueçam de escrever legendas para elas.
É bom socializar trabalhos de arte!
Fim do complemento.
18
2. Origens da música
Você já imaginou quais foram os primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade?
Em 2009, uma equipe de arqueólogos publicou um texto sobre flautas produzidas há 35 mil anos descobertas em uma caverna na Alemanha!
Observação:
Palavra destacada no glossário: arqueólogos.
Fim da observação.
LEGENDA: Na primeira foto, a caverna onde a flauta foi descoberta e, na segunda, o local onde os arqueólogos ainda investigam, procurando saber mais dos seres humanos daquela época. Fotos de 2004. FIM DA LEGENDA.
19
Observe as imagens de uma destas flautas. Ela foi encontrada coberta de terra, em dois pedaços. Para ser apresentada ao mundo, foi limpa e montada. A restauração de um objeto arqueológico encontrado em pedaços é importante para compreendermos seu uso.
Observação:
Palavra destacada no glossário: restauração.
Fim da observação.
LEGENDA: Imagens da flauta no lugar onde a encontraram e dela já limpa e restaurada . Fotos de 2004. FIM DA LEGENDA.
Observação:
Palavra destacada no glossário: restaurada.
Fim da observação.
Os cientistas descobriram que essa flauta foi entalhada em um osso de abutre de cerca de 22 centímetros. Os testes comprovaram que ela tem mais de 35 mil anos e pode ser o instrumento musical mais antigo do mundo.
Eles pediram a um músico que tocasse nessa flauta e colocaram a gravação na internet para quem quiser ouvir. Assim, podemos visitar o site e ouvir como era o som do instrumento criado por nossos ancestrais há tanto tempo.
20
Os estudiosos supõem que flautas e tambores estejam entre os primeiros instrumentos musicais feitos pelos seres humanos.
As flautas são conhecidas como instrumentos de sopro porque produzem sons ao serem sopradas.
LEGENDA: As flautas dessas imagens são feitas de metal, madeira e cabaça e resina. Fotos de 2018. FIM DA LEGENDA.
Acredita-se que os primeiros tambores foram troncos de madeira ocos em que se batia com pedaços de pau. Eles são chamados de instrumentos de percussão porque seus sons são obtidos por meio de batidas; a palavra percutir significa bater.
LEGENDA: A parte do tambor que é percutida pode ser feita de material sintético ou de couro de animais. De cima para baixo, fotos de 2018, 2017 e 2014. FIM DA LEGENDA.
A percussão também pode ser feita em diferentes partes de nosso corpo. Por exemplo, ao bater com as mãos na barriga, nas coxas ou nos ombros, conseguimos sons diferentes. É provável que os primeiros seres humanos tenham produzido sons assim.
21
Boxe complementar:
Vamos fazer percussão corporal?
Experimente seu corpo como instrumento musical, investigando os sons que consegue criar.
- Pesquise os sons produzidos com as mãos ao bater palmas, três dedos ou dois.
• Batuque com as mãos no corpo, descendo do peito até a perna. Repare como o som se modifica em cada local.
• Explore os sons obtidos ao bater diferentes partes dos pés no chão.
LEGENDA: Ao percutir o corpo, bata de leve para não se machucar. FIM DA LEGENDA.
Em grupos, organizem os sons que aprenderam a fazer com o corpo em uma composição musical de 2 minutos!
- Explorem a intensidade dos sons (o volume), fortes ou fracos.
- Incluam momentos de silêncio.
- Escolham um integrante como “regente” do grupo. Combinem gestos para: parar a música; abaixar e aumentar a intensidade; e mudar a velocidade de execução, de lenta até bem rápida.
- Ensaiem, repetindo a música, incorporando novas descobertas e melhorando a integração do grupo.
- Apresentem sua composição aos colegas de sala. Assistam aos colegas com a mesma atenção e respeito que esperam receber.
Fim do complemento.
22
O QUE EU APRENDI?
- Existem pinturas rupestres brasileiras nas
rochas
da Serra da Capivara que:
( ) indicam a presença dos primeiros humanos americanos na região.
( ) são muito recentes.
( ) têm pouco valor como patrimônio cultural.
- Qual é a importância do arqueólogo ou da arqueóloga em relação ao patrimônio cultural?
_____
- Alguém pode criar uma dança tendo como ponto de partida uma imagem. Desenhe movimentos corporais de dança baseados na imagem abaixo.
_____
23
- Descreva um exemplo de percussão corporal.
- Uma flauta encontrada por arqueólogos em uma caverna na Alemanha pode ser o instrumento musical mais antigo do mundo. Ela foi feita com:
( ) um chifre de marfim.
( ) um osso de abutre.
( ) um osso de dinossauro.
- Explique por que foi importante a restauração da flauta encontrada na caverna da Alemanha por arqueólogos.
_____
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
24
3. Instrumentos musicais
As diversas culturas criaram muitos tipos de instrumentos musicais tradicionais. Ainda hoje são inventados novos!
Os instrumentos podem ser classificados de acordo com o modo como produzem sons: cordofones, idiofones, membranofones, aerofones e eletrofones.
LEGENDA: O erhu é um instrumento chinês antigo pouco conhecido no Brasil. Foto de 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O atabaque dá o ritmo da dança afro-brasileira no 11º Encontro de Jongueiros no Quilombo São José da Serra, em Valença (RJ). Foto de 2006. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Repare nas bochechas deste menino tocando trompete. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A cantora Maria Gadú toca guitarra em seu show Pelle, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Músico toca uma casaca, variedade de reco-reco com cabeça, em festa do Congo (tradição afro-brasileira) na Barra do Jucu, em Vila Velha (ES). Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.
25
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cordofones |
O som vem das cordas esticadas que são tocadas pelo músico. |
Cavaquinho e erhu são exemplos de cordofones. |
---|---|---|
Idiofones |
O som vem do corpo do instrumento, provocado por meio de vibração, atrito, agitação ou percussão. |
Reco-reco e chocalho são exemplos de idiofones. |
Membranofones |
O som vem de uma membrana esticada e é gerado por percussão, por meio do impacto das mãos do músico ou de baquetas. |
Atabaque e surdo são exemplos de membranofones. |
Aerofones |
O som vem do ar, que é posto em vibração pelo músico ao soprar o bocal de um tubo ou acionar mecanismos que fazem o ar percorrer tubos, como nos órgãos. |
Trompete e acordeão são exemplos de aerofones. |
Eletrofones |
O som é produzido por meio de equipamentos acionados pelo músico, mas que dependem da energia elétrica para funcionar. |
Teclado e guitarra elétricos são exemplos de eletrofones. |
26
Boxe complementar:
Projete e construa seu instrumento musical
Já pensou como pode ser divertido construir instrumentos musicais? Observe alguns exemplos:
LEGENDA: Chocalho feito de um pedaço de madeira, tampinhas metálicas de garrafas e pregos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Xilofone de água feito com garrafas plásticas penduradas em estrutura de madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Flauta de Pã feita de pedaços de tubos de PVC finos fechados com rolhas de cortiça e presos com fita adesiva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Gri-gri feito com caixa de fósforos e palito de sorvete. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tambor feito com galão de água e tocado com pedaço de madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ganzá de latinhas de refrigerante com pedrinhas ou feijões dentro e unidas por fita adesiva. FIM DA LEGENDA.
Você vai precisar de: tampinhas de garrafa, madeira, carretéis vazios, palitos de churrasco e de sorvete, potinhos de iogurte, caixinhas de fósforos vazias, pedrinhas ou feijões, pedaços de tubo de plástico ou de bambu fino e oco, latas de refrigerante lavadas e secas, barbante e elásticos, papel colorido, cola, fita adesiva, material para desenhar etc.
Desenhe, na página seguinte, um projeto do instrumento que você deseja construir. Por exemplo, tubos finos de plástico (PVC) ou bambus podem virar instrumentos de sopro, e latas de metal com pedrinhas ou sementes dentro viram chocalhos. O que você quer fazer? Desenhe e nomeie seu instrumento, liste os materiais de que vai precisar e mãos à obra!
Quando terminar, experimente tocar sozinho. Depois, toque com seus colegas. Você também pode experimentar trocar de instrumento com eles.
Fim do complemento.
27
Página sem conteúdo.
28
4. Uma maneira diferente de fazer música
Ainda criança, o músico brasileiro Hermeto Pascoal começou a explorar os sons:
[...] Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de “jerimum” (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no 8 baixos e no pandeiro. [...]
Hermeto Pascoal: Biografia. Disponível em: http://fdnc.io/f5t. Acesso em: 8 fev. 2021.
Entre os instrumentos que hoje toca, Hermeto lista: teclado, berrante, acordeão 8 baixos, chaleira, copo e garrafa com água!
LEGENDA: O músico alagoano Hermeto Pascoal durante show no Teatro Paulo Autran, Sesc Pinheiros, em São Paulo (SP). Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hermeto Pascoal apresentando-se com garrafa de água no Free Jazz Festival. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro (RJ). Foto de 1998. FIM DA LEGENDA.
29
Hermeto Pascoal faz música com chaleiras e garrafas comuns, mas também toca instrumentos musicais tradicionais, como piano.
LEGENDA: Hermeto Pascoal tocando chaleira em show no Lincoln Center, em Nova York (EUA). Foto de 2010. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hermeto Pascoal ao piano no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
Observe a imagem abaixo.
- Onde está Hermeto?
- O que ele está fazendo?
- Você gostaria de estar no mesmo lugar? O que faria?
Reconte a um adulto de sua convivência o que você aprendeu da infância de Hermeto Pascoal. Escolham um instrumento inusitado, como panelas, e façam uma gravação dos sons que produziram juntos para levar à sala de aula.
30
Desde a infância, Hermeto cultiva uma escuta atenta à musicalidade dos sons cotidianos:
[...] Aos 7 anos de idade descobri que a nossa fala é o nosso canto. O mais natural de todos, pois cada fala é uma melodia. Eu costumava dizer para minha mãe que ela e suas amigas estavam cantando quando conversavam, mas ela dizia: “— Deixe disso, menino! Você está ficando louco?” [...]
“Do canto falado à fala cantada”, p. 5. Disponível em: http://fdnc.io/f5w. Acesso em: 8 fev. 2021.
Hermeto Pascoal sabe anotar as músicas que compõe em partituras musicais tradicionais, mas também as cria como desenhos representando os sons por símbolos que inventa.
LEGENDA: Partitura da melodia “Peixe-boi”, escrita em 2006 por Hermeto em formato tradicional. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ilustração representando partitura desenhada por Hermeto Pascoal. Sem data. FIM DA LEGENDA.
31
Boxe complementar:
Vamos tocar garrafas plásticas?
Um xilofone de água pode ser construído com garrafas plásticas preenchidas com quantidades variadas de água para emitirem diferentes sons ao serem tocadas.
Reúna-se com um colega para afinarem suas sete garrafas plásticas, conforme as orientações do professor, e conhecerem os sons que conseguem obter delas.
Após testarem o instrumento, criem e anotem na tabela abaixo uma sequência de sons. Deixem vazios os momentos de silêncio e usem as sete cores das garrafas plásticas para registrar cada som da sequência.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Troquem de tabela com outra dupla e toquem suas garrafas plásticas seguindo a partitura criada por seus colegas!
Fim do complemento.
32
O QUE EU APRENDI?
- Um cavaquinho é um cordofone porque seu som vem de:
( ) uma membrana esticada.
( ) algumas cordas esticadas.
( ) um rádio.
- Você fez um projeto e construiu um instrumento musical. Comente as ideias que teve e por que decidiu fazer esse instrumento.
_____
- Liste aqui alguns dos materiais utilizados nos instrumentos criados por seus colegas que sejam diferentes dos que você usou para criar o seu.
_____
- Escreva o que é necessário fazer para construir um xilofone de água.
_____
33
- Cite dois instrumentos musicais tradicionais e dois instrumentos não tradicionais tocados pelo músico brasileiro Hermeto Pascoal.
_____
- Muitas partituras criadas por Hermeto Pascoal para registrar suas músicas foram feitas com notas musicais tradicionais, mas você também estudou uma que ele fez com:
( ) letras do alfabeto.
( ) desenhos.
( ) números.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Sim |
Não |
Às vezes |
|
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.