MP111
Introdução da Unidade 4. Teatro e animação
Objetivos da unidade
Conhecer e trabalhar com diferentes manifestações do universo do teatro, como o teatro de sombras e o de fantoches. Estudar os desenhos animados, conhecer diversas etapas de sua criação e experimentar fazer animações.
Objetivos dos capítulos
Capítulo 1 – Teatro de sombras
Saber como é realizado o teatro de sombras. Observar imagens de apresentações desse tipo de espetáculo. Trabalhar com técnicas do teatro de sombras ao experimentar criar cenas com as próprias sombras.
Capítulo 2 – Teatro de bonecos
Conhecer o uso de bonecos em teatro e sua diversidade regional no Brasil. Aprender a trabalhar com bonecos em teatro ao criar fantoches e uma história para a ação teatral com eles.
Capítulo 3 – A invenção do desenho animado
Investigar a história da invenção do desenho animado, criar um taumatrópio e animações em flip book.
Capítulo 4 – Como animar objetos
Saber como é feita uma animação de objetos em stop motion. Planejar e executar uma animação.
MP112
UNIDADE 4. Teatro e animação
LEGENDA: Fotograma do filme mudo de animação de silhuetas As aventuras do príncipe Achmed, de 1926, da diretora Lotte Reiniger e do roteirista Carl Koch. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos da unidade
Conhecer e trabalhar com diferentes manifestações do universo do teatro, como o teatro de sombras e o de fantoches. Estudar os desenhos animados, conhecer diversas etapas de sua criação e experimentar fazer animações.
Fim do complemento.
Orientações didáticas
As manifestações teatrais que serão estudadas nos três capítulos iniciais oferecem ao estudante a oportunidade de familiarizar-se com o espaço cênico e com os princípios da criação de personagens e cenas que ele poderá incorporar a suas propostas de animação.
Ao longo da unidade, os estudantes perceberão que aprender a linguagem teatral pode ser algo divertido e muito próximo da realidade em que vivem. Vários elementos dessa linguagem fazem parte de brincadeiras e jogos que realizam espontaneamente no cotidiano.
Diversos aspectos contribuem para a realização da cena teatral, como:
- o estudo e a construção das personagens pelos atores, trabalhando com gestos, expressões fisionômicas e entonação da fala;
- a produção de cenários;
- a iluminação;
- o som;
- a interação com o público.
Os desenhos animados hoje são reconhecidos por seu valor expressivo e pelo potencial de comunicação. Trabalhar com animação na escola é uma maneira de mobilizar a curiosidade dos estudantes em torno de linguagens que já apreciam no cotidiano. O estudo do processo de criação de animações permite trabalhar com interações entre texto e imagens necessárias a seu planejamento e também com o tema da percepção, investigando os mecanismos que possibilitam criar a ilusão do movimento nas produções para vídeo e cinema.
MP113
Boxe complementar:
Primeiros contatos
A artista Lotte Reiniger criou animações trabalhando com o mesmo tipo de silhuetas recortadas em papel que o teatro de sombras utiliza há mais de mil anos!
As sombras dos próprios artistas ou as de objetos e bonecos que eles manipulam podem servir para realizar apresentações teatrais.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Você costuma observar as sombras?
- Já brincou com a sua sombra?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Apresentamos na abertura desta unidade uma imagem da animação As aventuras do príncipe Achmed (1926), criada por Lotte Reiniger.
Aprecie a imagem com os estudantes e inicie um diálogo sobre o que já sabem a respeito de animação e de teatro de sombras. Peça a eles que a observem e comentem o que estão vendo. Você pode fazer perguntas como:
- O que vocês observam nessa imagem?
- Quem seriam estes personagens?
- Imaginam o que poderia estar acontecendo
nessa
cena?
(Respostas pessoais.)
Boxe complementar:
Para sua informação
Charlotte “Lotte” Reiniger (Berlim, 2 de junho de 1899 – Dettenhausen, 19 de junho de 1981) foi diretora de cinema e pioneira da animação. Inspirada na tradição do teatro de sombras, especializou-se no uso de silhuetas de figuras recortadas em papel e manipuladas para criar animações cinematográficas. Sua obra As aventuras do príncipe Achmed (1926), com cerca de 65 minutos de duração, é um dos mais antigo longas-metragens de animação.
Fim do complemento.
MP114
1. Teatro de sombras
Luz e sombra são recursos que podem oferecer resultados fantásticos ao teatro. A mesma cena teatral pode se transformar aos olhos do público quando iluminada de diferentes maneiras.
Observe nas imagens desta página como as sombras de corpo inteiro dos atores do Grupo Lumbra/Clube da Sombra combinam com as dos recortes e objetos que manipulam. Repare que até mesmo o cenário é criado pelas projeções.
LEGENDA: Cenas de apresentações do Grupo Lumbra/Clube da Sombra. Na primeira foto, o espetáculo Vivência no Teatro de Sombras, do Projeto Palco Giratório/Sesc. Foto de 2007. Na segunda foto, o espetáculo Valores do Sul, no Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo, Rio Grande do Sul (RS). Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Saber como é realizado o teatro de sombras. Observar imagens de apresentações desse tipo de espetáculo. Trabalhar com técnicas do teatro de sombras ao experimentar criar cenas com as próprias sombras.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR20), observe e faça registros em vídeo da atividade e anote em seu diário para verificar como os estudantes experimentaram o trabalho colaborativo, coletivo e autoral explorando a teatralidade dos gestos.
- Para avaliar (EF15AR25), observe as atividades e as interações dos estudantes na leitura sobre os teatros de sombra, grave em áudio ou anote em seu diário para verificar como eles reconheceram e valorizaram o patrimônio imaterial das diferentes culturas.
- Objetos de conhecimento: Processos de criação (Teatro) e Patrimônio cultural (Artes integradas).
- Preencha os itens 1 e 2 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Patrimônio imaterial da humanidade; Teatro, luz e sombra e As mãos e as sombras de animais em movimento.
- Para avaliar alfabetização e literacia verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário com o termo Patrimônio imaterial e se manifestaram fluência na leitura do enunciado da atividade Movimente as sombras dos animais.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 1 (1ª e 2ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Brincar de projetar sombras é algo que quase todos já fizeram algum dia. Esse mesmo procedimento serve de base à tradicional arte de projeção e animação de sombras que denominamos teatro de sombras. Na leitura das imagens da apresentação do grupo Cia. Teatro Lumbra/Clube da Sombra, converse com os estudantes sobre o que imaginam estar acontecendo em cada imagem. Comente que, ao montar uma cena, os atores precisam decidir o que acontece nela e também considerar como a cena vai ser percebida pelo público. Uma apresentação teatral é realizada para quem a assiste da plateia.
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O teatro de sombras é uma tradição cultural viva em vários países, como a China e a Turquia.
Há mais de mil anos os chineses manipulam marionetes para contar histórias projetando suas sombras. Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu essa arte tradicional chinesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
LEGENDA: Na primeira imagem, bonecos tradicionais de teatro de sombras chinês. Na segunda, bonecos turcos. Fotos de 2014. FIM DA LEGENDA.
Observe nas imagens a seguir um manipulador de bonecos tradicionais turcos e como as sombras aparecem para quem assiste na plateia.
LEGENDA: Apresentação de teatro de sombras tradicional turco em Istambul, Turquia. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cena de teatro de sombras turco em Istambul, Turquia. Foto de 1986. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Aprecie as imagens dos bonecos tradicionais do teatro de sombras da China e da Turquia. Comente que também há manifestações artísticas brasileiras que integram a lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, elaborada pela Unesco.
Para explicar como acontece o processo de projeção de sombras sobre uma superfície utilizando um foco de luz, recomendamos consultar os professores da área de Ciências de sua escola ou ler textos sobre ótica, como o que indicaremos adiante.
A iluminação necessária para criar as sombras pode ser feita com uma lanterna ou outro foco de luz mais forte disponível na escola. Se for necessário trabalhar usando um lampião ou uma vela com anteparo de vidro como fonte de luz, redobre a atenção para evitar situações de risco. Aproveite para orientar os estudantes sobre os cuidados necessários para prevenir incêndio, como evitar a proximidade de velas com materiais inflamáveis e ter certeza de que foram apagadas quando terminarem de usá-las.
Boxe complementar:
Para sua leitura
Saiba mais sobre ótica lendo os textos didáticos elaborados pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física (GREF), do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Disponíveis em: http://fdnc.io/f5W. Acesso em: 26 jun. 2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de sites e vídeo
- Mais informações sobre a Cia. Teatro Lumbra/Clube da Sombra podem ser obtidas no site do grupo. Disponível em: http://fdnc.io/f5X. Acesso em: 26 jun. 2021.
- Informe-se mais sobre a tradição do teatro de sombras chinês lendo a matéria Sombras para a eternidade, disponível em: http://fdnc.io/f5Y. Acesso em: 26 jun. 2021.
- Se possível, aprecie com os estudantes o vídeo Chinese shadow puppetry (em inglês), disponibilizado pela Unesco na internet em:
http://fdnc.io/f5Z. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
MP116
Boxe complementar:
Movimente as sombras dos animais
Em grupos de seis colegas, experimentem criar sombras de animais a partir das referências ilustradas nesta página e na página a seguir.
Projetem as sombras formadas pelas suas mãos em um lençol e descubram como elas podem se mover formando animais. Esses bichos podem se encontrar em uma floresta de teatro de sombras!
- Vocês conseguem fazer esse elefante mexer a tromba? E as orelhas?
PROFESSOR
Resposta: Para mexer a “tromba”, basta mover o dedo médio. Nessa proposição, não há “orelhas”. - O caracol é pequeno e se desloca devagarinho. Vocês sabem como mexer os
olhos
dele?
PROFESSOR
Resposta: Basta mover os dedos que estão fazendo os tentáculos da cabeça. - O que vocês vão dar para seu cavalo comer?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que citem capim ou outro alimento que esses animais comem. Fim da observação. - Como os caranguejos andam? Para a frente? Para trás? De lado?
PROFESSOR
Resposta: A movimentação das patas desses animais é mais eficiente para as laterais, mas também são capazes de andar para a frente.
MANUAL DO PROFESSOR
Na realização da atividade Movimente as sombras dos animais, com base na brincadeira inicial, pergunte aos estudantes:
- Vocês imaginam mais alguma coisa que seus bichos possam fazer?
- Que tal inventar outros modos de eles se mexerem?
(Respostas pessoais.)
Os estudantes poderão aproveitar suas descobertas para decidir como seus animais vão se comportar ao se encontrarem na floresta. Converse com eles sobre o que vai acontecer quando seus bichos estiverem juntos na floresta.
- Como vocês farão as sombras da floresta?
- Quais as qualidades e os defeitos das suas personagens?
(Respostas pessoais.)
Você pode pedir aos estudantes que escrevam um pequeno roteiro indicando a ordem em que os animais aparecem e o que cada um deles vai fazer. Uma das formas de trabalhar a criação de um roteiro bem adequado à área de Arte é tratá-lo como uma história em quadrinhos.
Os estudantes podem fazer desenhos nesse formato correspondentes aos diversos momentos da história que inventarem. Em cada quadro, desenhos simplificados e anotações escritas indicarão o que cada bicho está fazendo.
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- Como as
lebres
andam: com passinhos pequenos ou aos saltos?
PROFESSOR
Resposta: Esses animais se deslocam aos saltos. - Para criar a língua dessa serpente, usem tirinhas de papel. Vocês sabem por que a serpente vive colocando a língua para fora?
PROFESSOR
Resposta: A serpente põe a língua bífida (dividida em duas pontas) para fora para capturar partículas do ar e, dentro da boca, analisa essas partículas. A língua tem para ela função parecida com a do nosso olfato. - Como algumas aves conseguem voar?
PROFESSOR
Resposta: As aves que voam têm várias adaptações naturais que lhes permitem voar ao bater as asas, como ossos leves, penas aerodinâmicas e musculatura peitoral forte. - A girafa é um animal alto, com mais de 4 metros de altura. Como ela faz para beber água?
PROFESSOR
Resposta: A girafa abre as pernas da frente para poder inclinar o pescoço até que sua boca toque a água. - Os camelos costumam andar devagar pelos desertos. Será que eles conseguem correr?
PROFESSOR
Resposta: Os camelos atingem 65 km/h em corridas curtas. - O pato é uma ave capaz de andar, voar e nadar. De que modo ele se
move
mais rápido?
PROFESSOR
Resposta: Voando. Em migração ao Sul, para escapar do inverno, o pato atinge a velocidade de 76 km/h.
Fim do complemento.
MP118
2. Teatro de bonecos
O teatro de fantoches é um espetáculo feito com bonecos manipulados. Alguns são vestidos como luvas, outros são movimentados por varetas ou cordas. Dependendo da região do Brasil, eles têm nomes diferentes.
Em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, são chamados de briguela ou joão-minhoca. Na Paraíba e em alguns locais de Pernambuco, são os babaus ou beneditos. Em outras localidades de Pernambuco e nos demais estados do Nordeste, são conhecidos como mamulengos.
No Nordeste do Brasil, os mamulengos e suas histórias são muito apreciados e valorizados. Em Olinda, Pernambuco, o Museu do Mamulengo preserva a cultura tradicional da região.
LEGENDA: Mamulengo manipulado por cordas. Artesanato de Pernambuco. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mamulengos da série Casa de farinha (detalhe), cerca de 1994. Antônio Elias da Silva, Mestre Saúba. Madeira policromada, tecido, palha, alumínio, cordão, molas e tinta, altura: 69 cm. Museu do Mamulengo, Pernambuco, Brasil. FIM DA LEGENDA.
Observe na imagem do grupo Bagagem Cia. de Bonecos a relação entre os atores, os bonecos e a plateia em uma apresentação de fantoches.
LEGENDA: Foto do espetáculo O Novo Mundo, apresentado pelo grupo Bagagem Cia. de Bonecos, no Distrito Federal, em 2010. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Conhecer o uso de bonecos em teatro e sua diversidade regional no Brasil. Aprender a trabalhar com bonecos em teatro ao criar fantoches e uma história para a ação teatral desses fantoches.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR18) e (EF15AR23), anote em seu diário, fotografe e registre em vídeo as atividades dos estudantes na apresentação teatral para verificar como eles reconheceram e experimentaram as relações entre artes visuais, música e teatro cultivando o imaginário e a capacidade de simbolizar.
- Objetos de conhecimento: Contextos e práticas (Teatro) e Processos de criação (Artes integradas).
- Preencha os itens 3 e 4 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Teatro de fantoches; Mamulengo e Museu do mamulengo.
- Para avaliar alfabetização e literacia verifique se os estudantes exercitaram com propriedade a escrita de texto na atividade Vamos fazer um mamulengo! e se localizaram e retiraram informações nos textos do passo a passo da referida tarefa.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 2 (3ª e 4ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
O teatro de mamulengos é uma manifestação tradicional do teatro popular brasileiro. Informe aos estudantes que a palavra mamulengo tem como origem a expressão “mão molenga”, uma referência à flexibilidade e agilidade da movimentação das mãos dos atores que manipulam os mamulengos nas apresentações de teatro desses bonecos.
Converse com os estudantes sobre as diferentes formas de contar histórias que eles conhecem, como: ler, falar, cantar, dramatizar com bonecos ou coisas, atuar, escrever, desenhar etc.
Você pode promover uma discussão sobre preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Para isso, comece com perguntas simples, relacionadas ao Museu do Mamulengo, como:
- Vocês gostariam de visitar um lugar assim?
- Qual é a importância de preservar mamulengos como esses em um museu?
(Respostas pessoais.)
MP119
Boxe complementar:
Vamos fazer um mamulengo!
Para esta atividade, você precisará de:
- Copo de plástico.
- Tirinhas de jornal retorcidas.
- Tiras largas de jornal.
- Fitas coloridas largas ou retalhos de tecido cortados em tiras largas.
- Cola branca.
- Tinta guache.
- Recipiente plástico para colocar a cola diluída em água.
- Recipiente plástico com água.
Para dar volume à cabeça, torça as tirinhas de jornal. Mergulhe-as em cola e remova o excesso.
Cole as tirinhas em cima do copo para formar a cabeça.
Mergulhe tiras de jornal mais largas em cola diluída com um pouco de água.
Cole essas tiras de jornal (sem torcer) na cabeça e no corpo do boneco para dar acabamento.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Para sua informação
Inaugurado em 14 de dezembro de 1994, o Museu do Mamulengo é o primeiro e mais significativo museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, recebendo visitas diárias de centenas de estudantes e de turistas brasileiros e estrangeiros. O Museu é também um espaço de investigação, pois, além do acervo de bonecos, possui uma pequena biblioteca especializada e algumas informações acerca dos bonequeiros da região. O nome Espaço Tiridá é uma referência ao um dos personagens do Mamulengo do Mestre Ginú (Professor Tiridá), um negro esperto e inteligente, representante da sabedoria popular.
Disponível em: http://fdnc.io/5GL. Acesso em: 26 jun. 2021.
Fim do complemento.
Antes de desenvolver a atividade Vamos fazer um mamulengo! com os estudantes, experimente fazer um mamulengo você mesmo. Estude especialmente as maneiras de ligar a cabeça e o corpo para poder orientar a classe durante a confecção dos bonecos. Primeiro, desenhe como será o seu mamulengo.
Como material alternativo ao copo de plástico, podem ser usados para fazer o corpo do mamulengo tubos de papelão, como aqueles em que é enrolado o papel higiênico ou o papel toalha. Se for essa a sua opção, peça antecipadamente aos estudantes para trazer um ou mais tubos para a aula.
Atividade complementar
Palco para fantoches
Se tiver tempo para ampliar o percurso educativo sugerido, você pode propor aos estudantes que desenhem em grupo um palco especial para os fantoches que vão criar.
A estrutura do palco pode ser de madeira ou mesmo de caixas de papelão, do tipo usado para transportar alimentos e mercadorias.
Boxe complementar:
Para sua leitura
Conheça melhor esta tradição brasileira lendo a Revista Mamulengo nᵒ 15. Disponível em: http://fdnc.io/f61. Acesso em: 26 jun. 2021.
Fim do complemento.
MP120
Antes que seque, cole em volta da cabeça do boneco as fitas coloridas largas ou os retalhos de tecido.
Espere secar e passe uma demão de guache sobre a cabeça para que pareça a pele do boneco.
Espere secar e pinte os detalhes do rosto do boneco.
Você também pode fazer os cabelos com pedaços de lã, tiras de tecido, palha etc.
- Agora só falta dar nome, personalidade e voz ao mamulengo. Enfim, dar-lhe vida! Quem ele vai ser?
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta de acordo com a escolha do aluno. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
A proposta deste capítulo estabelece uma relação entre três linguagens da Arte: Artes visuais, Música e Teatro. Com base na construção de um boneco (mamulengo) pelo estudante, empregando recursos da linguagem das Artes visuais, ele poderá estudar o manejo do fantoche e estruturar uma cena de teatro de bonecos com a participação de sua personagem e das personagens criadas pelos colegas de grupo. A seleção de uma música, a atribuição de um nome às personagens e a definição das características de sua voz completa sua caracterização na cena, a ser composta em interação com as personagens e as músicas dos colegas.
Você pode propor aos estudantes que façam fichas para cada fantoche. Nelas, eles vão desenhar um pequeno retrato e escrever:
- o nome do mamulengo;
- quem o criou;
- o que o boneco gosta de fazer;
- como é a voz dele;
- a música que gostariam que
fosse
usada quando ele aparece.
(Respostas de acordo com a criatividade do estudante.)
MP121
- Com seus colegas, inventem uma história da qual todos os bonecos participem.
- Escolham músicas que combinem com eles, pensando em qual usarão em cada cena. A música e a
entonação
de vozes podem ser recursos importantes para uma apresentação teatral!
Observação:
Palavra destacada no glossário: entonação.
Fim da observação.
- Depois, encenem a história que inventaram.
- No espaço a seguir, desenhe duas cenas da história que criaram e anote ao lado informações, como falas e músicas escolhidas.
PROFESSOR
Atenção professor: Respostas de acordo com as escolhas do aluno. Fim da observação._____
Anotações
_____
Músicas
_____
_____
Anotações
_____
Músicas
_____
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhe os grupos durante os ensaios conversando e ajudando-os a decidir qual é a melhor forma de fazer a apresentação. Oriente os estudantes a usar as músicas conforme os recursos disponíveis em sua escola. Para trabalhar com diversas músicas numa mesma apresentação, o ideal é editá-las numa gravação. Outra opção é você ou um estudante trocar as músicas acompanhando as mudanças de cenas.
Se dispuser de mais tempo para a atividade, peça aos estudantes que escrevam toda a história inventada, procurando destacar as diferentes cenas e atribuir um número a cada uma delas. Em seguida, eles podem fazer uma lista indicando a correspondência entre o que acontece em cada cena e as músicas (ou a música) escolhidas.
Para que os estudantes percebam melhor qual música pode compor cada cena, você pode apresentar vários CDs e eles também podem trazê-los de casa. Sugira que escolham diferentes tipos de músicas: cantadas, instrumentais, lentas, rápidas etc.
A história pode ser criada pelo grupo como um improviso, tomando como base as fichas criadas para seus fantoches e as músicas que escolherem. Se perceber que os estudantes acham a escolha de muitas músicas algo muito complexo, peça que escolham apenas uma música para cada apresentação. Se trabalharem assim, cada apresentação será diferente. Comente que esse procedimento improvisado é comum também em várias formas de teatro realizadas em diversas comunidades.
MP122
O QUE EU APRENDI?
- Pesquise em casa,
sozinho
ou com seus familiares, e responda: No que um Patrimônio Imaterial da Humanidade se diferencia de um Patrimônio Material da Humanidade?
_____
Resposta pessoal que diferencia os dois tipos de Patrimônio por meio da pesquisa realizada sozinho ou com os familiares.
- Nas cenas teatrais com atores como personagens, a iluminação é importante, assim como a maquiagem. No teatro de sombras feito com bonecos, qual é a função da luz e a da sombra?
_____
Resposta pessoal e reflexiva, respondida por meio das experiências de criação e das atividades do Livro do Estudante, descrevendo a luz como recurso para gerar sombras projetadas e movimentadas na criação da cena teatral.
- Você já aprendeu a criar animais em movimento por meio das sombras de suas mãos. Se
fosse
preparar um espaço para fazer isso na casa de um amigo, do que você precisaria?
_____
Resposta pessoal relacionada aos objetos e às personagens a serem criados pelo aluno, e que liste os materiais e recursos necessários, por exemplo: fonte de luz, tecido ou parede para projeção.
- A afirmação: “O teatro de bonecos tem o mesmo nome nas diferentes regiões do Brasil” é verdadeira ou falsa? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Falsa, pois, conforme o local do Brasil, os bonecos são chamados de maneiras diferentes: briguela, joão-minhoca, babaus, beneditos e mamulengos..
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As avaliações processuais realizadas ao término de cada unidade referem-se às oito semanas trabalhadas, duas a cada capítulo, elas colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da avaliação final do 5ᵒ ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre.
Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere a Competência geral da BNCC 5.
- No item 11, a Competência específica de Linguagens 2.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 2, 5 e 9.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi?, relativa a cada capítulo, e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17 as aprendizagens de alfabetização e literacia, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo. As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP123
- Descreva como você “daria vida” a um mamulengo que criou?
_____
Resposta pessoal. O aluno pode descrever diversos procedimentos de ação realizados para animar um mamulengo, como movimentá-lo, acrescentar voz e música e definir as características da personagem.
- Complete a frase:
O Museu do Mamulengo é importante porque _____.
Resposta pessoal e reflexiva que discorra sobre a necessidade de valorização da produção artística dos mamulengos e sua representatividade cultural..
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base nisso, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Esta ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir para conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes demonstrem dificuldade em indicar as diferenças entre Patrimônio Imaterial da Humanidade e Patrimônio Material da Humanidade, retome o conteúdo no Livro do Estudante.
- Brincadeiras com lanterna e mãos podem auxiliar os estudantes que apresentarem dificuldade em compreender a luz como recurso fundamental para se criar um teatro de sombras.
- No caso de algum estudante apresentar dúvida em listar materiais e recursos necessários para montar um teatro de sombras, proponha que a atividade seja feita oralmente.
- Retomar os conteúdos dos textos e imagens do Livro do Estudante pode ser uma boa estratégia para os estudantes que apresentarem dificuldade em responder que a afirmação é falsa e justificar sua resposta apontando as diferentes nomenclaturas para o teatro de bonecos no Brasil.
- Caso algum estudante tenha apresentado dificuldade em escrever ações necessárias para movimentar e dar vida a um mamulengo, peça que ele responda oralmente.
- No caso de algum estudante apresentar dificuldade em reconhecer o Museu do Mamulengo como espaço de valorização da produção artística dos mamulengos e sua representatividade cultural, peça que ele
reveja
o conteúdo no Livro do Estudante.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP124
3. A invenção do desenho animado
Vamos estudar como são feitos os desenhos animados e descobrir como é possível conseguir que as imagens nos deem a ilusão de movimento.
Os princípios da animação são os mesmos do cinema!
Vamos conhecer algumas das primeiras formas de cinema de animação e fazer experiências para compreender essa técnica. Observe esta antiga invenção e tente descobrir como funciona. Seu nome é taumatrópio.
LEGENDA: Taumatrópio, cerca de 1825, com tronco de duas árvores e texto. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Outro lado do mesmo taumatrópio, com folhagem das árvores e texto. FIM DA LEGENDA.
Observe agora como funciona um taumatrópio.
Ao puxar e soltar o barbante, o taumatrópio é girado rapidamente. Assim, vemos a figura que está desenhada no verso dele e a que está na frente combinadas em um só desenho.
O movimento das imagens é tão veloz que nosso cérebro percebe os dois lados do taumatrópio como se fossem apenas um.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Investigar a história da invenção do desenho animado, criar um taumatrópio e animações em flip book.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR04), observe as atividades, grave em vídeo, fotografe ou anote em seu diário para verificar como os estudantes experimentaram e se expressaram fazendo uso adequado dos materiais e técnicas.
- Objeto de conhecimento: Materialidades (Artes visuais).
- Preencha os itens 5 e 6 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Desenhos animados; Flip books e Taumatrópio.
- Para avaliar alfabetização e literacia verifique se os estudantes desenvolveram o vocabulário com a palavra taumatrópio e se leram em voz alta com fluência o enunciado da atividade Parece mágica!
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 3 (5ª e 6ª semanas).
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Ao iniciar a conversa a respeito da invenção da animação, procure apresentar alguns exemplos de imagens que provoquem ilusões de ótica e converse com os estudantes sobre nossa percepção visual, preparando-os para entender como a movimentação do taumatrópio cria a ilusão da fusão das duas imagens desenhadas nos dois lados do disco.
Converse sobre como o desenvolvimento de mecanismos como esse está associado ao início da história da animação e proponha que façam uma pesquisa sobre o tema..
Boxe complementar:
Para sua leitura
- RAMOS, Maria. Luz, câmera, ação! Disponível em:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=864&sid=7
. Acesso em: 26
jun.
2021
Fim do complemento.
MP125
Boxe complementar:
Parece mágica!
Você pode fazer um taumatrópio com seus próprios desenhos ou palavras.
Para isso, vai precisar de:
- Papel-cartão.
- Fita adesiva dupla face ou cola.
- Barbante ou fio grosso.
- Tesoura com pontas arredondadas.
É importante planejar bem, pensando no resultado final. Siga as orientações passo a passo para a montagem.
Você vai recortar dois círculos de papel-cartão de 5 cm de diâmetro.
Desenhe no caderno os estudos de sua ideia. O que você vai desenhar na frente para se misturar ao desenho do verso do taumatrópio?
Agora, desenhe a ideia final no papel-cartão.
Para montar o taumatrópio, prenda a linha grossa entre as partes usando a fita adesiva dupla face ou a cola.
Cole as duas partes. Para o taumatrópio funcionar bem, o encaixe tem de ser perfeito.
Espere secar. Depois, experimente girar e anime seus desenhos!
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Na atividade Parece mágica!, os estudantes podem inicialmente desenhar a lápis suas ideias nos círculos em branco, sobrepô-los e olhá-los contra a luz para verificar como os desenhos ficarão quando acionarem seus taumatrópios. Após essa verificação, se estiverem satisfeitos, eles poderão continuar com o trabalho.
Oriente os estudantes a fixar a linha bem no meio do círculo, passando pelos dois cantos opostos, para que a movimentação do taumatrópio aconteça de maneira adequada.
Peça que reparem, no momento de prender os dois lados com a fita adesiva, como um desenho deve ficar de ponta-cabeça em relação ao outro. Só assim os dois estarão virados para cima quando o taumatrópio for movimentado.
Depois, organize uma roda para que todos conheçam e experimentem os diversos taumatrópios criados pela classe.
MP126
A técnica básica de todo filme de animação de imagens pode parecer uma brincadeira, como a criação do taumatrópio. Mas, para fazer um desenho animado longo, são necessários muitos desenhos, até mesmo milhares deles!
A ilusão do movimento surge com o auxílio de mecanismos que trocam as imagens em alta velocidade.
Repare na imagem abaixo: o animador está virando rapidamente as páginas de um caderno para ter noção do movimento que vai dar a uma personagem. Esse tipo de animação é chamado em inglês de flip book.
LEGENDA: Ollie Johnston, animador da Disney, movimentando um flip book com seus desenhos. Foto de 1990. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Pesquise flip book s
Existe na internet muito material sobre flip books. Com a orientação de seu professor, pesquise alguns sites sobre flip books e compartilhe com seus colegas.
Você pode construir um flip book com diversos desenhos. Siga as dicas:
- Faça desenhos simples.
- Escolha um papel que tenha um pouco de transparência e permita enxergar o desenho da folha de baixo. Isso facilita continuar o movimento quadro a quadro.
- Blocos de notas, vendidos em papelarias, são ideais para
este
trabalho, mas você também pode aproveitar o canto das páginas de algum caderno.
E ainda existem outras formas de fazer uma animação.
LEGENDA: Para ver sua animação, segure as folhas como nessa ilustração e solte-as gradualmente. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Comente com os estudantes que os animadores profissionais fazem milhares de desenhos como esses para criar suas animações. Para desenhá-los, eles costumam usar uma mesa de luz que ilumina os desenhos por trás, facilitando copiar desenhos em papéis sobrepostos com pequenas alterações que nos dão a ilusão de movimento. Fazer um flip book em um bloco de papel com alguma transparência tem a mesma função: garantir a continuidade dos desenhos na animação.
Em alguns programas de animação por computador, há uma simulação do efeito criado pelas mesas de luz, permitindo vislumbrar um determinado número de desenhos adiante ou atrás do que está sendo feito pelo animador. Essa técnica é chamada de onion skin (em inglês, significa casca de cebola, referência à transparência que permite ver atenuados os outros desenhos).
Boxe complementar:
Dica de site
- O flip book Pinguim Imperador pode ser mostrado como referência para seus estudantes. Disponível em:
http://fdnc.io/f62. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de vídeo
- Pesquise na internet vídeos com orientações para a criação de um flip book. Indicamos duas alternativas, narradas em inglês, disponíveis em:
http://fdnc.io/f63 e http://fdnc.io/f64. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
MP127
Boxe complementar:
Anime seu desenho!
Aprenda uma técnica simples para animar desenhos, utilizando apenas duas folhas. Basta acompanhar as instruções com atenção.
Dobre e corte ao meio uma folha de papel branco.
Dobre novamente ao meio uma das partes, mas não a corte.
Na folha de baixo, trace um desenho.
Na folha de cima, copie o mesmo desenho fazendo uma pequena modificação no todo ou em algum detalhe.
Enrole a folha com um lápis ou caneta, usando-os para movimentar a folha.
Pronto! Agora é só observar sua animação.
Fim do complemento.
Reconte a um adulto de sua convivência o que você aprendeu sobre animação e façam juntos um taumatrópio. Depois traga sua criação para a escola e compartilhe com os colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Na atividade Anime seu desenho!, oriente os estudantes a seguir as instruções do livro. O desenho animado é apresentado neste capítulo por meio de uma técnica simples, para que o estudante possa perceber a necessidade de desenhar quadro a quadro com pequenas modificações, para que a passagem de um quadro a outro, ao mover a folha, dê ao observador a ilusão de movimento. Assim, o princípio básico da animação está exposto na atividade proposta no Livro do Estudante.
Após os estudantes terminarem suas animações, reserve um momento para conversarem sobre os trabalhos criados pelos colegas e apreciarem.
MP128
4. Como animar objetos
As imagens desta página são do primeiro filme longo de animação stop motion de bonecos feito no Brasil. Minhocas, dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes, foi lançado em 2013 e tem 82 minutos de duração.
LEGENDA: Cenas do filme Minhocas. Nelas aparecem as personagens principais e alguns dos vilões do filme. FIM DA LEGENDA.
A animação conta a história de Júnior, uma minhoca pré-adolescente de 11 anos. Ao tentar exibir-se para os colegas, Júnior é capturado e levado a um lugar distante controlado pelo tatu-bola Big Wig, o vilão que quer dominar o mundo. Com os amigos Nico e Linda, Júnior vive muitas aventuras para derrotar Big Wig e voltar para casa.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Objetivos do capítulo
Saber como é feita uma animação de objetos em stop motion, planejar e executar uma animação.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Habilidades destacadas
- Para avaliar (EF15AR26), observe o processo de planejamento e a apresentação da animação, fotografe, grave um vídeo ou anote em seu diário para verificar como os estudantes exploraram as tecnologias e os recursos digitais nas suas animações.
- Objetos de conhecimento: Arte e tecnologia (Artes integradas).
- Preencha os itens 7 e 8 da Ficha de avaliação processual bimestral do professor deste Manual.
As habilidades acima estão relacionadas às seguintes aprendizagens de Arte, que podem ser avaliadas a partir dos seus registros e na leitura da seção O que eu aprendi? do Livro do Estudante: Stop motion, Câmera fotográfica e Animação.
- Para avaliar alfabetização e literacia verifique se os estudantes exercitaram com propriedade a atividade de escrita na atividade Anote aqui sua ideia para usar as personagens minhocas e se desenvolveram o vocabulário com as palavras stop motion.
- Preencha a Ficha de avaliação processual bimestral do professor do capítulo 4 (7ª e 8ª semanas)
Fim do complemento.
Orientações didáticas
Promova a leitura compartilhada dos textos e das imagens do Livro do Estudante para garantir a compreensão da possibilidade de realização de uma animação por meio da técnica de stop motion.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Recomendamos a leitura da dissertação de mestrado de Sergio Henrique Carvalho Vilaça, Inclusão audiovisual através do cinema de animação, apresentada à Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em:
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-73GJ4G/1/disserta__o_sergio_vilaca.pdf
. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
MP129
Para criar esse filme foram desenhados muitos estudos. Observe abaixo a arte elaborada para o filme Minhocas e responda às questões.
LEGENDA: Ilustração mostrando, da esquerda para a direita, as personagens Linda, Nico e Júnior, 2008. Fábio Cobiaco. Guache sobre papel texturizado, 50 × 65 cm. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.
- O que você pode dizer de cada personagem a partir dessa cena?
Resposta pessoal.
- Quais aspectos da imagem levaram você a pensar assim?
Resposta pessoal.
As personagens de Minhocas foram criadas para serem aproveitadas também em outras situações. Por exemplo: um jogo de corrida criado com os protagonistas do filme, em que os jogadores dirigem as personagens em pistas baseadas nos ambientes da animação; séries de animação, como Sub News: O jornal do mundo das minhocas, que mostra como seria o telejornal das minhocas; e animações longas, como Jack Worm, o espião que esquecia demais: nela uma velha minhoca descobre que foi o maior espião de todos os tempos!
- Anote aqui sua
ideia
para usar as personagens minhocas:
_____
Resposta pessoal.
- Você já assistiu a um desenho animado feito com bonecos de massinha?
Resposta pessoal.
- Já pensou como os animadores fazem para que os bonecos pareçam se mover?
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Dica de site
- Saiba mais sobre a animação Minhocas visitando:
http://fdnc.io/f65. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Dica de vídeo
-
Minhocas – Entrevista. Disponível em:
http://fdnc.io/f66. Acesso em: 26
jun.
2021.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Para sua leitura
- Recomendamos: WERNECK, Daniel Leal. Estratégias digitais para o cinema de animação independente. (Dissertação de Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFMG). Disponível em:
http://fdnc.io/f67. Acesso em: 26
jun.
2021
Fim do complemento.
MP130
Os animadores fizeram bonecos de cada personagem para usarem na filmagem da animação.
Observe as imagens do modelo tridimensional do tatu-bola Zap. Elas foram criadas em um programa de computador para estudar suas características antes de produzirem um boneco real do Zap.
LEGENDA: Imagens 3D (tridimensionais) de Zap criadas em computador permitiram aos animadores observar a personagem de diferentes pontos de vista e mover partes de seu corpo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boneco real (mockup ) da personagem Zap montada em várias poses e expressões. FIM DA LEGENDA.
Observação:
Palavras destacadas no glossário: 3D; mockup.
Fim da observação.
LEGENDA: Estudos de poses e expressões da personagem Zap em animação gráfica. Foram criadas 1.400 expressões de boca para cada personagem! FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Pesquise na internet como fazer uma gravação em stop motion. É possível encontrar diversos tutoriais em vídeo com instruções para sua criação no celular ou no computador.
Atividades complementares
Visita a um estúdio de animação
Se possível, organize uma visita de sua classe a um estúdio de criação de desenhos animados de sua região.
Criar animações na internet
É possível usar programas para fazer animações on-line em sites da internet. Experimente fazer uma antes de propor aos estudantes que realizem uma animação, para saber como orientá-los. Por exemplo: o site Toonator oferece um programa simples para criar animações na internet com orientações em inglês e uma interface que possibilita um uso bem intuitivo.
MP131
O nome da técnica de animação stop motion vem das palavras inglesas stop, que significa “parar”, e motion, “movimento”.
A partir de um ponto de vista fixo, o animador faz uma sequência de fotografias de um objeto; a cada nova foto, ele é deslocado levemente ou algum pequeno detalhe nele é alterado. O objeto aparenta mover-se continuamente quando as imagens são apresentadas numa velocidade acima de 12 fotos por segundo.
Em Minhocas, 24 fotografias foram usadas para produzir cada segundo de filme. No total, usaram mais de 600 mil fotos!
Os bonecos articulados das personagens usados na filmagem podem movimentar várias partes do corpo e mudar de expressão. Observe o do vilão Big Wig.
LEGENDA: Boneco de Big Wig, o vilão da trama. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cenários bem iluminados são utilizados para a realização das fotografias. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: De uma foto para outra, o animador altera levemente a pose da personagem e sua posição no cenário. Foto de 2011. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Esta atividade permite trabalhar conteúdos das Artes visuais, Artes audiovisuais e Música. Nesse percurso didático, os estudantes poderão perceber que os objetos se tornam animados em uma produção audiovisual de stop motion por meio de um processo planejado para articular fotografia digital, música, vozes de personagens e efeitos sonoros, resultando na construção de um vídeo.
Ao finalizar a atividade Que tal fazer uma animação? proponha aos estudantes que compartilhem suas propostas e conversem com a turma sobre suas ideias. Se houver recursos na escola, recomendamos dar continuidade às animações planejadas, seguindo as orientações da atividade complementar sugerida a seguir.
Criar uma animação em stop motion
Você pode planejar uma atividade de criação de animação em stop motion na sala de informática de sua escola. O computador é um instrumento que pode ser usado para criar animações, basta familiarizar-se com os programas disponíveis. Peça ajuda aos técnicos do setor de informática ou aos colegas que já tenham trabalhado com essas ferramentas para saber como utilizá-las.
Se não tiver em sua escola nenhum programa de vídeo adequado à realização de stop motion, há programas gratuitos disponíveis na internet. Um programa simples, com interface em inglês, é o Monkey Jam, recomendado pela rede de televisão inglesa BBC para atividades educativas. Pode ser usado com uma webcam ou importando fotos feitas com câmera digital comum ou celular. O programa está disponível para download em: http://fdnc.io/f68. Acesso em: 26 jun. 2021.
Depois, organize uma mostra das realizações dos estudantes.
MP132
Os recursos mínimos necessários para fazer uma animação stop motion são uma câmera fotográfica digital, iluminação adequada e um computador com programa de edição de vídeo. São necessárias pelo menos 12 fotos para produzir no programa do computador 1 segundo de animação.
Criar um storyboard facilita planejar a filmagem.
Fixar a câmera num tripé reduz o risco de movimentá-la sem querer.
É necessário planejar a iluminação de cada cena. A posição das personagens deve ser ajustada a cada foto.
As vozes das personagens, as músicas e os efeitos sonoros podem ser acrescentados no computador.
Boxe complementar:
Que tal fazer uma animação?
Você vai se reunir com um grupo de colegas para planejar uma animação stop motion. As personagens podem ser objetos comuns, bonecos de brinquedo ou feitos com massa de modelar.
Escrevam uma história curta para suas personagens, pensando no cenário onde cada cena acontece.
Depois, criem em folhas de papel um storyboard, que é um roteiro visual com desenhos e anotações de como será a movimentação das personagens em cada cena. Indiquem também quais músicas ou efeitos sonoros vão usar.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Painel visual de palavras usadas em Arte
Peça aos estudantes que tragam para o painel visual da classe imagens associadas a algumas das palavras do vocabulário de teatro e animação estudados. Por exemplo: mamulengo, taumatrópio e storyboard. Promova uma roda de conversa sobre o conjunto de palavras e imagens que eles já reuniram nesse painel desde o início de sua criação.
MP133
O QUE EU APRENDI?
- Nos desenhos animados as imagens:
( ) parecem estar em movimento.
( ) se movimentam apenas porque você se mexe.
( ) nenhuma das respostas anteriores está correta.
PROFESSOR
Resposta: parecem estar em movimento.
- Como podemos fazer as imagens se movimentarem em um flip book?
_____
Resposta pessoal. O aluno descreverá a técnica por meio de sua experiência em aula de construir um flip book.
- Complete a frase:
_____
Ao puxar e soltar o barbante, o _____ é girado rapidamente. Assim, vemos a figura que está desenhada no verso dele e a que está na frente dele combinadas em um só desenho.
PROFESSOR
Resposta: taumatrópio.
- Explique com suas palavras como é possível filmar objetos e bonecos de modo que pareçam estar em movimento, como feito no filme Minhocas.
_____
Resposta reflexiva e pessoal que delineie a compreensão do aluno a respeito das possibilidades de animação por meio do registro fotográfico de bonecos e objetos em diferentes posições e da reprodução em sequência dessas imagens por meio de edição de vídeo.
- Quais tipos de câmera fotográfica você conhece?
_____
Resposta pessoal. De acordo com a experiência, os alunos podem citar por exemplo: celulares, máquinas fotográficas, câmeras digitais, pin hole etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação processual do bimestre
As avaliações processuais realizadas ao término de cada unidade referem-se às oito semanas trabalhadas, duas a cada capítulo, elas colaboram com o acompanhamento das aprendizagens, melhorando os resultados da avaliação final do 5ᵒ ano.
Avaliação das competências trabalhadas no bimestre
A serem preenchidas na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Os itens de 1 a 8 referem-se às aprendizagens do papel de estudante no componente Arte. Consulte os apontamentos a cada capítulo.
O item 9 refere-se à aprendizagem das habilidades do bimestre, que podem ser registradas a cada capítulo.
Os itens 10, 11, 12 referem-se às competências trabalhadas no bimestre. Para preenchê-los, reflita com base em seus registros que trazem a memória das atividades do bimestre:
- No item 10, considere a Competência geral da BNCC 5.
- No item 11, a Competência específica de Linguagens 2.
- No item 12, as Competências específicas de Arte 2, 5 e 9.
Para avaliar as aprendizagens de Arte, consulte as respostas dos estudantes na seção O que eu aprendi? relativa a cada capítulo e preencha:
- No item 13, as aprendizagens de Arte a cada capítulo do bimestre.
- Nos itens 14, 15, 16 e 17 as aprendizagens de alfabetização e literacia, consulte seus registros e apontamentos ao longo dos capítulos.
As habilidades destacadas neste bimestre são indicadas neste livro, a cada capítulo, por seu código ou numeração. As habilidades, para que sejam aprendidas, estão associadas aos Objetos de conhecimento e às aprendizagens de Arte. A aprendizagem das habilidades leva ao desenvolvimento das Competências.
As aprendizagens de Arte e os Objetos de conhecimento podem ser encontrados em sequência à descrição das habilidades destacadas para cada capítulo.
As Habilidades, os Objetos de conhecimento, as Competências e as aprendizagens de Arte também podem ser consultados na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte.
MP134
- Comente o que sabe sobre a técnica de animação stop motion. Lembre-se de que esse nome costuma ser escrito em inglês e se traduz para o português assim: stop (parado) e motion (movimento).
_____
Resposta pessoal. O aluno pode indicar que nessa técnica são feitas muitas fotos de objetos parados, movidos gradualmente a cada registro, de modo que quando reproduzidas em continuidade essas fotos gerem a ilusão de imagens em movimento.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Ficha de autoavaliação mensal |
|||
---|---|---|---|
Respostas pessoais. |
Sim |
Não |
Às vezes |
Participo das aulas com interesse e gosto pelos trabalhos. |
_____. |
_____. |
_____. |
Peço ajuda aos professores e colegas quando preciso ou sou solicitado. |
_____. |
_____. |
_____. |
Participo das aulas falando, lendo e escrevendo sobre minhas ideias. |
_____. |
_____. |
_____. |
Comentários: _____. |
Nestes dois capítulos do livro, o que mais gostei de aprender foi _____ porque _____.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades para retomada de conhecimentos
Analise os resultados para ter ciência do conhecimento dos estudantes e de suas dificuldades. Com base nisso, planeje intervenções específicas para retomar as questões (em pequenos grupos ou duplas, considerando a heterogeneidade dos saberes) e retome individualmente com os estudantes com dificuldade em um assunto ou em responder alguma das questões, a fim de proporcionar oportunidades de se manifestarem. Esta ação também propicia que, posteriormente, esses estudantes possam contribuir para conversas, atividades diversas e leituras de imagens.
- Caso os estudantes tenham dúvida em responder a esta atividade, apresente vídeos de making off que mostram bastidores de filmagens de desenhos animados. Este é um excelente recurso para que percebam que nos desenhos animados as imagens apenas parecem estar em movimento.
- Pode-se recuperar oralmente a produção do flip book, caso alguns estudantes demonstrem dificuldade em descrever essa técnica.
- Caso algum estudante manifeste dificuldade em indicar o taumatrópio como recurso para visualizar o princípio de um desenho animado, proponha que faça isso oralmente.
- Peça que façam oralmente a reflexão sobre o procedimento de animação de objetos e bonecos, caso alguns estudantes apresentem dificuldade.
- Caso alguns estudantes apresentem dificuldade em citar tipos de câmera fotográfica e reconhecer a diversidade desta ferramenta, peça que retomem as imagens no Livro do Estudante.
- Uma roda de conversa em grupo pode auxiliar os estudantes que apresentarem dificuldade em indicar as principais estratégias de realização de um stop motion.
Ficha de autoavaliação mensal
A autoavaliação é importante para que o estudante pense sobre seu processo de aprendizagem e, progressivamente, desenvolva seu papel de estudante. Consolida-se como mais uma situação de aprendizagem. Apoie os estudantes, se necessário, sem conduzir o que devem assinalar e escrever, pois, por vezes, eles precisam realizar a tarefa com sua ajuda para entender o que está sendo pedido ou para ler e escrever os comentários na ficha. Tente garantir o máximo de autonomia a eles nesse preenchimento.
MP135
Comentários para o professor:
Conclusão
Retome a Ficha de avaliação processual bimestral do professor relativa a esta unidade. Ela registra a avaliação formativa desenvolvida nas oito semanas do bimestre, ao longo da realização das atividades propostas a cada capítulo, e das avaliações processuais realizadas pelos estudantes a cada dois capítulos.
Lembramos que as Habilidades e as Competências destacadas para serem avaliadas neste bimestre são indicadas no início de cada capítulo do livro por seu código ou numeração e podem ser consultadas na íntegra no texto Orientações gerais do livro de Arte, no início deste Manual.
Procure identificar como os principais objetivos de aprendizagem previstos na unidade foram alcançados, considerando a progressão de cada estudante durante o período observado, individualmente e em relação ao grupo. Observe com cuidado suas reflexões de autoavaliação.
Nesta unidade, a avaliação do estudante e da turma se relaciona ao cumprimento dos objetivos de Arte a seguir.
- Saber como é realizado o teatro de sombras ao observar imagens de apresentações desse tipo de espetáculo.
- Trabalhar com técnicas do teatro de sombras ao experimentar criar cenas com as próprias sombras.
- Conhecer o uso de bonecos em teatro e sua diversidade regional no Brasil.
- Aprender a trabalhar com bonecos em teatro ao criar fantoches e uma história para a ação teatral desses fantoches.
- Investigar a história da invenção do desenho animado.
- Criar um taumatrópio e animações em flip book.
- Saber como é feita uma animação de objetos em stop motion.
- Planejar e executar uma animação.
Procure reconhecer eventuais defasagens na construção dos conhecimentos ao longo da realização das atividades do bimestre, retomando imediatamente com os estudantes os objetivos de aprendizagem em que manifestem alguma dificuldade.
Avalie também o que pode alterar em suas aulas para obter melhor resultado, registre suas ideias e converse sobre elas com seus pares e orientadores.
MP136
Conclusão do volume
Fichas de avaliação processual bimestral do professor
O conjunto de quatro Fichas de avaliação processual bimestral do professor do 5ᵒ ano, relativo a cada aluno, registra uma avaliação processual construída por meio de seu acompanhamento do estudante nas diferentes aprendizagens propostas ao longo dos capítulos do livro.
Ao acompanhar os alunos neste processo de aprendizagem integrado à experiência constante e contínua de avaliação formativa, é importante que você considere todas as propostas de avaliação como situações de aprendizagem que lhe permitem retomar e aperfeiçoar aprendizagens junto aos estudantes.
Avaliação final
A avaliação final do 5ᵒ ano, a ser realizada a seguir, perpassa os diversos assuntos tratados ao longo do período e espelha as diferentes aprendizagens que os alunos puderam concretizar.
Ela pode ser contrastada com a avaliação diagnóstica realizada pelos estudantes no início do ano letivo. Na sistematização dos conhecimentos construídos é possível retomar os conhecimentos prévios dos alunos e propor que eles mesmos identifiquem o que mudou, consolidando sua percepção dos conhecimentos apreendidos.
MP137
AVALIAÇÃO FINAL
- Responda:
_____
- Quem é e qual a profissão de Niède Guidon?
Resposta pessoal que leve em consideração as informações sobre a arqueóloga do Livro do Estudante.
- Comente a pintura pré-histórica existente no Brasil.
_____
Resposta pessoal que leve em consideração as informações sobre pintura pré-histórica do Livro do Estudante.
- Quem é e qual a profissão de Niède Guidon?
- Uma flauta muito antiga feita com um osso de abutre foi encontrada coberta de
terra
e estava quebrada em dois pedaços. O que foi preciso fazer para que pudesse ser tocada novamente?
( ) Queimação.
( ) Restauração.
( ) Instalação.
PROFESSOR
Resposta: Restauração.
- Quando dançamos precisamos mobilizar as articulações do corpo. Cite algumas.
_____
Resposta reflexiva. Entre as articulações citadas podem surgir: cotovelos, joelhos, braços, mãos e pés.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação final
A Avaliação processual do estudante foi construída por meio de seu acompanhamento e registro das diferentes aprendizagens ao longo dos capítulos de cada unidade na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Isso permitiu que você acompanhasse as aprendizagens de competências, habilidades, aprendizagens de Arte e itens de avaliação da postura do estudante ao longo dos processos de aprendizagem.
Desse modo, a avaliação diagnóstica do início do ano teve como objetivo preparar os estudantes para dar início ao 5ᵒ ano, já a avaliação processual permitiu que você, além de avaliar as aprendizagens, as retomasse quando foi preciso aperfeiçoá-las junto a alguns estudantes.
Todas as propostas de avaliação acima referidas funcionam para o estudante como novas situações de aprendizagem.
Para a prática da avaliação da aprendizagem, deverão ser coletados os dados que lhe sejam essenciais, relevantes, significativos. À semelhança do que ocorre na prática científica, a avaliação da aprendizagem não pode assentar-se sobre dados secundários do ensino-aprendizagem, mas apenas sobre os que efetivamente configuram a conduta que cabe ao educador ensinar e ao educando aprender. No caso da aprendizagem, dados essenciais são os que estão definidos no projeto pedagógico e no planejamento do ensino. (LUCKESI, 2011, p. 281).
A avaliação final do 5ᵒ ano perpassará os assuntos tratados ao longo do ano, nela o estudante colocará em jogo o que aprendeu sobre o que foi ensinado.
A aprendizagem de cada assunto demandou conhecimentos nos âmbitos enunciados e sintetizados na Ficha de avaliação processual bimestral do professor.
Portanto, ter avaliado os referidos conhecimentos processualmente, ao longo do ano, retomando os pontos frágeis das aprendizagens para recuperá-los junto aos estudantes que demandaram este trabalho do professor, possibilitou finalizar o percurso do ano letivo nessa avaliação final, que rastreia os temas estudados. Essa é a melhor forma de avaliar o que foi aprendido durante o ano letivo, pois, nos referidos assuntos todas as intenções didáticas estão representadas, e a avaliação final espelha as diferentes aprendizagens que os estudantes puderam concretizar.
MP138
- Ao dançar podemos usar diferentes partes do corpo como apoio. Cite alguns desses apoios.
_____
Resposta pessoal. Entre os apoios citados podem surgir: pés, costas, nádegas e, até mesmo, a cabeça (caso o aluno imagine alguém que se equilibra em posição invertida).
- Imagine um ator que representou duas personagens muito diferentes em uma peça teatral contemporânea. Quais poderiam ser as mudanças necessárias para isso acontecer? Escolha uma entre as duas respostas abaixo e justifique-a.
- Mudar o figurino e a maquiagem.
_____
Resposta pessoal e reflexiva. As duas escolhas são possíveis. É importante que o aluno apresente uma justificativa coerente com os conteúdos estudados no Livro do Estudante. Cada personagem pode ter figurino e maquiagem diferenciados para compor e caracterizar essa mudança.
- Mudar o nome da personagem e sua voz.
_____
Resposta pessoal e reflexiva. As duas escolhas são possíveis. É importante que o aluno apresente uma justificativa coerente com os conteúdos estudados no Livro do Estudante. A escolha do nome caracteriza cada uma das personagens, assim como o timbre de sua voz, o que vai diferenciá-las, mesmo que um só ator as represente.
- Mudar o figurino e a maquiagem.
- Complete a frase:
A arte que está nas ruas de uma cidade é importante porque _____.
Resposta pessoal, reflexiva, que se aproxime de uma ou de algumas das afirmações a seguir: é acessível às pessoas que se deslocam nas ruas e a outras que queiram observá-la; torna a cidade um lugar mais bonito e cuidado; pode envolver as pessoas das comunidades.
MP139
- Imagine que você decidiu gravar sons para representar a paisagem sonora de um zoológico.
- Anote o nome de três bichos que você escolheria para gravar seus sons.
- Registre como representaria esses sons por meio de desenhos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome do bicho |
Desenho que representa o som desse bicho |
---|---|
_____. |
Respostas: cada desenho tentará representar de maneira pessoal o som do animal correspondente. |
_____. |
_____. |
_____. |
_____. |
- Escreva sobre as diferenças entre o teatro de sombras e o de bonecos.
_____
Resposta pessoal que se apoie nos conteúdos do Livro do Estudante, e que pode se aproximar de: no teatro de bonecos as personagens aparecem diretamente para o público, enquanto no de sombras as imagens de pessoas e os objetos (coisas, bonecos criados, cenários) têm sua silhueta projetada por meio da luz, na forma de sombra.
- Para quem assiste a um desenho animado, o movimento das personagens:
( ) dá a impressão de que está realmente acontecendo.
( ) dá a impressão de que é falso.
( ) não é percebido.
PROFESSOR
Resposta: dá a impressão de que está realmente acontecendo.