3
CRIANÇA TEM QUE TER NOME
CRIANÇA TEM QUE TER LAR
TER SAÚDE E NÃO FOME
TER SEGURANÇA E ESTUDAR.
RUTH ROCHA. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 201 4.
4
SEU LIVRO É ASSIM
ESTE É SEU LIVRO DE CIÊNCIAS.
CONHEÇA COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA IDENTIFICAR APRENDIZAGENS ESSENCIAIS.
ABERTURA DE UNIDADE
VOCÊ VAI SE APROXIMAR DO TEMA QUE SERÁ TRABALHADO NA UNIDADE, ANALISANDO AS IMAGENS E CONVERSANDO COM OS COLEGAS.
PRIMEIROS CONTATOS
VOCÊ VAI TROCAR IDEIAS COM OS COLEGAS SOBRE O QUE JÁ SABE ACERCA DO TEMA E O QUE GOSTARIA DE SABER.
DESAFIO À VISTA!
VOCÊ VAI ELABORAR HIPÓTESES SOBRE ASSUNTOS QUE SERÃO TRABALHADOS NOS CAPÍTULOS.
QUERO SABER!
VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO.
FIQUE POR DENTRO
VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE LIVROS, FILMES E SITES PARA APROFUNDAR CADA ASSUNTO ESTUDADO.
ATIVIDADE PRÁTICA
VOCÊ VAI FAZER EXPERIMENTOS, CRIAR MODELOS E DESCOBRIR MUITO MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE ESTIVER ESTUDANDO.
5
LIGANDO OS PONTOS
AQUI VOCÊ VAI RETOMAR O DESAFIO E ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE PROCESSO.
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
AQUI VOCÊ VAI TRABALHAR COM DIFERENTES TEXTOS QUE RELACIONAM OS TEMAS ESTUDADOS NA UNIDADE.
VAMOS RETOMAR
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES QUE RETOMAM O QUE FOI ESTUDADO NA UNIDADE.
MÃO NA MASSA
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR PROPOSTAS PARA COMPLEMENTAR OU APROFUNDAR OS TEMAS ESTUDADOS.
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA AVALIAR O QUE ESTUDOU NESTE VOLUME.
SUGESTÕES DE VISITAÇÃO
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, ORGANIZADAS POR REGIÕES DO BRASIL.
ÍCONES
NESTE LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES QUE VÃO ORIENTAR A FORMA COMO VOCÊ DEVE FAZER AS ATIVIDADES. SÃO ELES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
CONVERSE COM SEU COLEGA
DESENHO
6
SUMÁRIO
• AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, P. 8
UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO, P. 12
• DESAFIO À VISTA!, P. 14
1. HIGIENE, P. 14
2. COMER BEM, P. 22
• LIGANDO OS PONTOS, P. 25
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 27
• MÃO NA MASSA, P. 29
UNIDADE 2. SERES VIVOS, P. 30
• DESAFIO À VISTA!, P. 32
3. CUIDANDO DAS PLANTAS, P. 32
4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS, P. 38
• LIGANDO OS PONTOS, P. 43
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 44
• MÃO NA MASSA, P. 46
7
UNIDADE 3. INVESTIGANDO OS OBJETO, P. 48
• DESAFIO À VISTA!, P. 50
5. INVESTIGANDO OS OBJETOS, P. 50
6. CONSTRUINDO COM OBJETOS, P. 56
• LIGANDO OS PONTOS, P. 61
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 62
• MÃO NA MASSA, P. 64
UNIDADE 4. CORPO HUMANO, P. 66
• DESAFIO À VISTA!, P. 68
7. NOSSO CORPO, P. 68
8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS, P. 74
• LIGANDO OS PONTOS, P. 78
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 79
• MÃO NA MASSA, P. 81
• AVALIAÇÃO DE RESULTADO, P. 83
• SUGESTÕES DE VISITAÇÃO, P. 87
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, P. 88
8
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
TERRA E UNIVERSO
- QUAIS DAS ATIVIDADES A SEGUIR SÃO REALIZADAS DE DIA E QUAIS SÃO REALIZADAS À NOITE?
LEGENDA: DORMIR. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: BRINCAR. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: IR À ESCOLA. FIM DA LEGENDA.
_____
- ESCREVA NO QUADRO UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA EM SUA MORADIA EM CADA DIA DA SEMANA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SEGUNDA-FEIRA |
_____ |
---|---|
TERÇA-FEIRA |
_____ |
QUARTA-FEIRA |
_____ |
QUINTA-FEIRA |
_____ |
SEXTA-FEIRA |
_____ |
SÁBADO |
_____ |
DOMINGO |
_____ |
9
MATÉRIA E ENERGIA
- MARQUE COM UM X OS BRINQUEDOS QUE SÃO FEITOS DE PLÁSTICO.
VIDA E EVOLUÇÃO
- COMPLETE O DESENHO ABAIXO REPRESENTANDO SEU ROSTO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.
10
- OBSERVE AS PESSOAS DA IMAGEM E, USANDO UM LÁPIS, CIRCULE AS CRIANÇAS.
• CITE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS DA IMAGEM.
_____
- OBSERVE ALGUNS HÁBITOS IMPORTANTES DE HIGIENE. CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ REALIZA TODOS OS DIAS.
11
- LIGUE O QUE PERCEBEMOS COM CADA PARTE DO CORPO QUE APARECE NAS IMAGENS.
Coluna 1:
OS CHEIROS
O GOSTO DOS ALIMENTOS
AS CORES DE UM OBJETO
OS SONS
Coluna 2