3

Imagem: Fotografia. Crianças diversas, sendo três meninos e três meninas com roupas coloridas. Estão correndo em um gramado em direção à câmera. Fim da imagem.

CRIANÇA TEM QUE TER NOME

CRIANÇA TEM QUE TER LAR

TER SAÚDE E NÃO FOME

TER SEGURANÇA E ESTUDAR.

RUTH ROCHA. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 201 4.

4

SEU LIVRO É ASSIM

ESTE É SEU LIVRO DE CIÊNCIAS.

CONHEÇA COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA IDENTIFICAR APRENDIZAGENS ESSENCIAIS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta de textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DE UNIDADE

VOCÊ VAI SE APROXIMAR DO TEMA QUE SERÁ TRABALHADO NA UNIDADE, ANALISANDO AS IMAGENS E CONVERSANDO COM OS COLEGAS.

PRIMEIROS CONTATOS

VOCÊ VAI TROCAR IDEIAS COM OS COLEGAS SOBRE O QUE JÁ SABE ACERCA DO TEMA E O QUE GOSTARIA DE SABER.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

DESAFIO À VISTA!

VOCÊ VAI ELABORAR HIPÓTESES SOBRE ASSUNTOS QUE SERÃO TRABALHADOS NOS CAPÍTULOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

QUERO SABER!

VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber!. Página composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE LIVROS, FILMES E SITES PARA APROFUNDAR CADA ASSUNTO ESTUDADO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

ATIVIDADE PRÁTICA

VOCÊ VAI FAZER EXPERIMENTOS, CRIAR MODELOS E DESCOBRIR MUITO MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE ESTIVER ESTUDANDO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

5

LIGANDO OS PONTOS

AQUI VOCÊ VAI RETOMAR O DESAFIO E ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE PROCESSO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

AQUI VOCÊ VAI TRABALHAR COM DIFERENTES TEXTOS QUE RELACIONAM OS TEMAS ESTUDADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

VAMOS RETOMAR

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES QUE RETOMAM O QUE FOI ESTUDADO NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

MÃO NA MASSA

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR PROPOSTAS PARA COMPLEMENTAR OU APROFUNDAR OS TEMAS ESTUDADOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA AVALIAR O QUE ESTUDOU NESTE VOLUME.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

SUGESTÕES DE VISITAÇÃO

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, ORGANIZADAS POR REGIÕES DO BRASIL.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta de textos. Fim da imagem.

ÍCONES

NESTE LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES QUE VÃO ORIENTAR A FORMA COMO VOCÊ DEVE FAZER AS ATIVIDADES. SÃO ELES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de quatro silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

CONVERSE COM SEU COLEGA

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO

6

SUMÁRIO

• AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, P. 8

UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO, P. 12

• DESAFIO À VISTA!, P. 14

1. HIGIENE, P. 14

2. COMER BEM, P. 22

• LIGANDO OS PONTOS, P. 25

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 27

• MÃO NA MASSA, P. 29

Imagem: Ilustração. Cinco crianças fazendo atividades diversas com água. Menina de cabelo longo castanho cacheado, ela está tomando banho. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta laranja, está lavando as mãos em uma bacia. Menina de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta rosa, está lavando as mãos em uma torneira sobre um muro. Menino de cabelo curto ruivo e par de óculos arredondado, vestindo camiseta verde, está lavando as mãos em uma pia. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Está sentado com as pernas cruzadas, em frente a uma bacia de água.  Ilustração. Escova de dente. Ilustração. Caixa de pasta de dente. Ilustração. Sabonete. Ilustração. Frasco de shampoo.  Fim da imagem.

UNIDADE 2. SERES VIVOS, P. 30

• DESAFIO À VISTA!, P. 32

3. CUIDANDO DAS PLANTAS, P. 32

4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS, P. 38

• LIGANDO OS PONTOS, P. 43

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 44

• MÃO NA MASSA, P. 46

Imagem: Ilustração. Flor amarela com pétalas brancas e caramujo preto com casco azul.  Ilustração. Pinturas em bolinhas coloridas formando as imagens de árvore, flor, pássaro, formiga, tartaruga e borboleta. Fim da imagem.

7

UNIDADE 3. INVESTIGANDO OS OBJETO, P. 48

• DESAFIO À VISTA!, P. 50

5. INVESTIGANDO OS OBJETOS, P. 50

6. CONSTRUINDO COM OBJETOS, P. 56

• LIGANDO OS PONTOS, P. 61

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 62

• MÃO NA MASSA, P. 64

Imagem: Ilustração. Recortes em ilustração formando camadas do mar com barcos de papel branco. Fim da imagem.

UNIDADE 4. CORPO HUMANO, P. 66

• DESAFIO À VISTA!, P. 68

7. NOSSO CORPO, P. 68

8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS, P. 74

• LIGANDO OS PONTOS, P. 78

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 79

• MÃO NA MASSA, P. 81

Imagem: Ilustração. Dois meninos sentados em frente a um computador. Menino de cabelo curto cacheado preto com par de óculos retangular. Ao lado, menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha, sentado em uma cadeira de rodas, está segurando um mouse.  Fim da imagem.

• AVALIAÇÃO DE RESULTADO, P. 83

• SUGESTÕES DE VISITAÇÃO, P. 87

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, P. 88

8

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

TERRA E UNIVERSO

  1. QUAIS DAS ATIVIDADES A SEGUIR SÃO REALIZADAS DE DIA E QUAIS SÃO REALIZADAS À NOITE?
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo crespo, vestindo camiseta branca. Está deitada em uma cama, dormindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: DORMIR. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Três crianças na beira do mar brincando com uma bola grande colorida. Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCAR. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Crianças descendo uma escada de uniforme com mochilas. Fim da imagem.

LEGENDA: IR À ESCOLA. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. ESCREVA NO QUADRO UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA EM SUA MORADIA EM CADA DIA DA SEMANA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SEGUNDA-FEIRA

_____

TERÇA-FEIRA

_____

QUARTA-FEIRA

_____

QUINTA-FEIRA

_____

SEXTA-FEIRA

_____

SÁBADO

_____

DOMINGO

_____

9

MATÉRIA E ENERGIA

  1. MARQUE COM UM X OS BRINQUEDOS QUE SÃO FEITOS DE PLÁSTICO.
Imagem: 1. Fotografia. Balde com ferramentas de plástico coloridas. Fim da imagem.
Imagem: 2. Fotografia. Barco de papel branco.  Fim da imagem.
Imagem: 3. Fotografia. Peças de lego de plástico coloridas. Fim da imagem.
Imagem: 4. Fotografia. Caminhão de madeira marrom. Fim da imagem.
Imagem: 5. Fotografia. Carrinho de brinquedo de plástico verde com rodas vermelhas. Fim da imagem.
Imagem: 6. Fotografia. Boneca de pano. Fim da imagem.

VIDA E EVOLUÇÃO

  1. COMPLETE O DESENHO ABAIXO REPRESENTANDO SEU ROSTO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.
Imagem: Ilustração. Contorno de um rosto arredondado com duas orelhas desenhadas. Fim da imagem.

10

  1. OBSERVE AS PESSOAS DA IMAGEM E, USANDO UM LÁPIS, CIRCULE AS CRIANÇAS.
Imagem: Fotografia. Multidão de pessoas diversas reunidas. Há oito crianças destacadas pela imagem, sendo elas: Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e bermuda azul; Menina de cabelo longo loiro, sorrindo, vestindo camiseta rosa; Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja e bermuda azul; Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde com listras brancas; Menina de cabelo curto loiro, vestindo vestido amarelo; Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta laranja com listras azuis e pretas; Menina de cabelo longo trançado loiro, vestindo camiseta branca; Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul com faixas brancas. Fim da imagem.

CITE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS DA IMAGEM.

_____

  1. OBSERVE ALGUNS HÁBITOS IMPORTANTES DE HIGIENE. CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ REALIZA TODOS OS DIAS.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde. Está escovando os dentes. Fotografia. Menina de cabelo preto, está tomando banho. Fotografia. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e rosa, está penteando o cabelo. Fotografia. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta cinza e calça azul. Ao lado, menina de cabelo preso cacheado, vestindo camiseta rosa e calça roxa. Ambas estão sentadas em um sofá enquanto a mulher corta a unha da menina.  Fim da imagem.

11

  1. LIGUE O QUE PERCEBEMOS COM CADA PARTE DO CORPO QUE APARECE NAS IMAGENS.

Coluna 1:

OS CHEIROS

O GOSTO DOS ALIMENTOS

AS CORES DE UM OBJETO

OS SONS

Coluna 2

Imagem: Fotografia. Destaque para a boca de uma criança com a língua para fora. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque para a orelha de uma criança. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque para um nariz. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque para um olho. Fim da imagem.