30

UNIDADE 2. SERES VIVOS

Imagem: Fotografia complementar das páginas 30 e 31. Vista de um lago com ampla área de vegetação ao redor e campo aberto. Sobre o lago há patos, sobre o gramado há meninos espalhados. Fim da imagem.

LEGENDA: PESSOAS E OUTROS ANIMAIS PRÓXIMOS A LAGO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA

31

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO OS SERES VIVOS QUE VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?
  1. VOCÊ SABE DO QUE ELES PRECISAM PARA SOBREVIVER?

Fim do complemento.

32

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DE SERES VIVOS QUE EXISTEM EM NOSSO ENTORNO E COMO ELES SE DESENVOLVEM COM O PASSAR DO TEMPO.

COMO SÃO OS ANIMAIS E AS PLANTAS DE UM JARDIM?

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DAS PLANTAS

PODEMOS ENCONTRAR PLANTAS EM ALGUMAS MORADIAS. CUIDAR DAS PLANTAS INCLUI VÁRIAS AÇÕES. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.

POMAR

BANANA, BANANEIRA

GOIABA, GOIABEIRA

LARANJA, LARANJEIRA

MAÇÃ, MACIEIRA

MAMÃO, MAMOEIRO

ABACATE, ABACATEIRO

LIMÃO, LIMOEIRO

TOMATE, TOMATEIRO

CAJU, CAJUEIRO

UMBU, UMBUZEIRO

MANGA, MANGUEIRA

PERA, PEREIRA

AMORA, AMOREIRA

PITANGA, PITANGUEIRA

FIGO, FIGUEIRA

MEXERICA, MEXERIQUEIRA

AÇAÍ, AÇAIZEIRO

SAPOTI, SAPOTIZEIRO

MANGABA, MANGABEIRA

UVA, PARREIRA

COCO, COQUEIRO

INGÁ, INGAZEIRO

JAMBO, JAMBEIRO

JABUTICABA, JABUTICABEIRA

PAULO TATIT; EDITH DERDYK. POMAR. EM: CANÇÕES DE BRINCAR : 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 199 6. 1 CD. COLEÇÃO PALAVRA CANTADA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. VOCÊ JÁ COMEU ALGUMA DAS FRUTAS MENCIONADAS NESSA CANÇÃO? SE SIM, QUAIS?

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONTORNE NO TEXTO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ CONHECE. DEPOIS, DESENHE ALGUMAS DELAS NAS LATERAIS DO TEXTO.

33

AS FRUTAS E AS VAGENS SÃO ALIMENTOS COLHIDOS DAS PLANTAS.

Observação:

ATENÇÃO

UTILIZE TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS E PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO.

Fim da observação.

  1. PESQUISE, EM JORNAIS, REVISTAS OU NA INTERNET, IMAGENS DE OUTROS ALIMENTOS QUE SÃO COLHIDOS DAS PLANTAS.
    • RECORTE E COLE ESSAS IMAGENS NO ESPAÇO ABAIXO.
    • ESCREVA AO LADO DE CADA IMAGEM O NOME DO ALIMENTO QUE APARECE NELA.
Imagem: Fotografia. Frasco de líquido indicando cola. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Tesoura com pontas arredondadas e base laranja. Fim da imagem.

Boxe complementar:

FIQUE POR DENTRO

O PÉ DE FEIJÃO

O DIÁRIO DE MIKA. DURAÇÃO: 8 MINUTOS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6m. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1.

O EPISÓDIO MOSTRA COMO AS PLANTAS CRESCEM A PARTIR DO PLANTIO DE UM GRÃO DE FEIJÃO.

Fim do complemento.

34

  1. AGORA, VOCÊ VAI VISITAR UM JARDIM. PODE SER DE UMA PRAÇA, DE UM PARQUE, DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA OU DA ESCOLA.
    • OBSERVE COMO SÃO AS PLANTAS DESSE JARDIM.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • ESCOLHA DUAS PLANTAS. FAÇA UM DESENHO DELAS NO ESPAÇO ABAIXO.
    • UTILIZE LÁPIS DE COR PARA DEIXAR O DESENHO BEM PARECIDO COM AS PLANTAS QUE VOCÊ VIU.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.
  1. DO QUE AS PLANTAS QUE VOCÊ DESENHOU PRECISAM PARA SOBREVIVER?

    _____

35

ATIVIDADE PRÁTICA

FAZENDO UMA HORTA

VOCÊS VÃO PLANTAR ALGUMAS SEMENTES DE VERDURAS E VAGENS. DEPOIS, VÃO OBSERVAR DO QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA CRESCER E SE DESENVOLVER.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM UM POUCO DE TERRA NOS POTINHOS OU NAS CAVIDADES DA CAIXA DE OVOS.
  1. COLOQUEM AS SEMENTES E REGUEM DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DO ENVELOPE.
  1. AGUARDEM AS PLANTAS SE DESENVOLVEREM. DEPOIS, TRANSPORTEM AS MUDAS PARA O CANTEIRO DEFINITIVO, FEITO COM AS GARRAFAS PET.
  1. OBSERVE O DESENVOLVIMENTO DAS MUDAS QUE SEU GRUPO PLANTOU.
Imagem: Ilustração. Garrafa pet com um corte na lateral em retangular. Ao lado, uma tesoura. Fim da imagem.

LEGENDA: GARRAFA PLÁSTICA CORTADA E FURADA POR UM ADULTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma caixa de suporte para ovos com 12 lugares e potinhos de iogurte. Eles estão com terra e plantinhas. Fim da imagem.

LEGENDA: POTINHOS COM SEMENTES PLANTADAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Garrafa pet com um corte na lateral em retangular com plantas e terra no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: CANTEIRO DEFINITIVO. (IMAGENS SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA O NOME DA PLANTA QUE VOCÊS ESCOLHERAM.

    NOSSO GRUPO ESCOLHEU PLANTAR

    _____

    .

36

  1. ANOTE AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
    • O DIA DA SEMANA EM QUE A SEMENTE FOI COLOCADA NO POTE: _____.
    • O DIA DA SEMANA DA ÚLTIMA OBSERVAÇÃO: _____.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE VOCÊS OBSERVARAM DEPOIS DE PLANTAR A SEMENTE? DESENHE-AS NOS QUADROS ABAIXO.

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

37

ALGUMAS SEMENTES DEMORAM MAIS TEMPO PARA GERMINAR, OUTRAS DEMORAM MENOS. TODAS AS PLANTAS DEPENDEM DE ÁGUA, DE LUZ E DE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA CRESCER E SE DESENVOLVER!

  1. O QUE PODE ACONTECER SE VOCÊ COLOCAR MUITA ÁGUA NA PLANTA? E SE COLOCAR POUCA ÁGUA?

    _____

  1. PREENCHA A TABELA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES.
    • ESCREVA O NOME DO MÊS E O ANO EM QUE VOCÊ OBSERVOU O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA.
    • CONSULTE UM CALENDÁRIO E PREENCHA A TABELA COM OS DIAS DO MÊS EM QUE A ATIVIDADE FOI REALIZADA. FIQUE ATENTO AOS DIAS DA SEMANA CORRESPONDENTES.
    • CONTORNE DE AZUL O PRIMEIRO DIA DE OBSERVAÇÕES E DE VERMELHO O ÚLTIMO DIA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

MÊS: _____ ANO :_____

DOM

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Fotografia. Montinho de terra com uma pequena planta com quatro folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: MUDA EM DESENVOLVIMENTO. FIM DA LEGENDA.

38

CAPÍTULO 4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS

ASSIM COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS PASSAM POR MUDANÇAS CONFORME SE DESENVOLVEM.

VAMOS OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DAS BORBOLETAS?

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 91 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS.
Imagem: Fotografia. Borboleta sobre um galho. Ela possui asas com o exterior marrom e o interior azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA (CERCA DE 7 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

  1. AS BORBOLETAS COLOCAM SEUS OVOS EM UMA FOLHA.
  1. DO OVO NASCE UMA LAGARTA.
  1. A LAGARTA CRESCE , SE ALIMENTA DE FOLHAS E SE DESENVOLVE.
  1. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, A LAGARTA FORMA UM CASULO.
  1. DENTRO DO CASULO, A LAGARTA SE TRANSFORMA. NO FINAL DA TRANSFORMAÇÃO, DO CASULO SURGE UMA BORBOLETA.
Imagem: Fotografia. Borboleta sobre uma flor rosa. Ela possui asa preta e amarela com as pontas levemente translúcidas. Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA DO MANACÁ (CERCA DE 10 CENTÍMENTROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

39

O TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS PODE SER DIFERENTE. O DESENVOLVIMENTO DELES TAMBÉM NÃO É IGUAL.

ALGUNS ANIMAIS PASSAM POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES, COMO AS BORBOLETAS, E OUTROS NÃO.

  1. LIGUE CADA FILHOTE AOS SEUS PAIS.

COLUNA 1:

Imagem: Fotografia. Dois girinos em um rio. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Zebra filhote. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Filhote de cisne. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo castanho. Fim da imagem.

COLUNA 2:

Imagem: Fotografia. Um par de zebras. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo longo cacheado preto e homem de cabelo cacheado curto preto. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dois sapos em uma vitória régia. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dois cisnes sobre a beira de um rio. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

40

ATIVIDADE PRÁTICA

VAMOS PESQUISAR OS ANIMAIS DO JARDIM?

VOCÊ VISITOU UM JARDIM PARA OBSERVAR AS PLANTAS. AGORA, VAMOS ESTUDAR OS ANIMAIS QUE VIVEM NELE.

OBSERVE AS IMAGENS. ELAS MOSTRAM DOIS ANIMAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM. PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DAS LEGENDAS QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.

Imagem: Fotografia. Lesma marrom longa sobre uma folha verde. Fim da imagem.

LEGENDA: LESMA (CERCA DE 10 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A LESMA SE ALIMENTA DE FOLHAS. EM ALGUNS LOCAIS, ESSES ANIMAIS SÃO CONSIDERADOS UMA PRAGA, PORQUE PODEM COMER MUITAS FOLHAS E MATAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Minhoca saindo da terra. Fim da imagem.

LEGENDA: MINHOCA (CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A MINHOCA CAVA TÚNEIS E É MUITO IMPORTANTE PARA FERTILIZAR O SOLO DO JARDIM. ELA SE ALIMENTA DE FOLHAS E DE PEQUENOS ANIMAIS. FIM DA LEGENDA.

AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ VAI PESQUISAR INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

41

COMO FAZER

  1. PESQUISE UMA IMAGEM DE OUTRO ANIMAL DO JARDIM QUE VOCÊ QUEIRA CONHECER E COLE A FIGURA ABAIXO.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE E ESCREVA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ANIMAL.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. JUNTE-SE A UM COLEGA E DISCUTAM: QUANTO TEMPO VOCÊS ACHAM QUE VIVEM, EM MÉDIA, OS ANIMAIS PESQUISADOS? ANOTE A RESPOSTA.

    _____

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE O TEMPO MÉDIO DE VIDA DOS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM. ANOTE O RESULTADO DESSA PESQUISA.

    _____

42

Boxe complementar:

QUERO SABER!

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.

ALGUNS ANIMAIS VIVEM MAIS QUE OS SERES HUMANOS?

TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (175 ANOS)

A GIGANTE PODE CHEGAR AOS 400 QUILOS E A QUASE DOIS METROS DE COMPRIMENTO. CALCULA-SE QUE, QUANDO FOI DESCOBERTA, A ESPÉCIE CONTAVA COM 250 MIL INDIVÍDUOS, MAS HOJE HÁ APENAS TRÊS MIL EXEMPLARES.

Imagem: Fotografia. Tartaruga grande marrom sobre um campo. Fim da imagem.

LEGENDA: TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (CERCA DE 1,5 METRO DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (200 ANOS)

ESTA É UMA ESPÉCIE DE OURIÇO-DO-MAR QUE VIVE NO NORDESTE DO OCEANO PACÍFICO. [...] SUA ALIMENTAÇÃO SE BASEIA EM SEMENTES MARINHAS (FASES JOVENS DE OSTRAS E CAMARÕES, POR EXEMPLO) E ALGAS.

Imagem: Fotografia. Ouriço-do-mar-vermelho, tem formato circular com espinhos longos por todo o corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (ESPINHOS COM CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (210 ANOS)

A ESPÉCIE É CONSIDERADA A QUE MAIS VIVE DENTRE OS MAMÍFEROS, PODENDO CHEGAR A CERCA DE 210 ANOS. ESSES “BICHINHOS” VIVEM NAS ÁGUAS GELADAS DO HEMISFÉRIO NORTE.

Imagem: Fotografia. Baleia gigante pulando para fora do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (CERCA DE 16 METROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

FONTE: 13 ANIMAIS QUE VIVEM MAIS QUE OS HUMANOS. GALILEU , 27 JUN. 201 7. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6s. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1. (TEXTO ADAPTADO.)

Fim do complemento.

43

LIGANDO OS PONTOS

CAPÍTULOS 3 E 4

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. EM UMA FOLHA À PARTE, REPRESENTE UM JARDIM COM DIFERENTES SERES VIVOS. VOCÊ VAI USAR TINTA E A PONTA DOS DEDOS PARA DESENHAR ANIMAIS E PLANTAS COMO OS DA ILUSTRAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. PARA CONHECER DIFERENTES SERES VIVOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM, CONVIDE UM COLEGA PARA O “JOGO DOS PARES”.

COMO JOGAR

Imagem: Ilustração. Pinturas em bolinhas coloridas formando as imagens de árvore, flor, pássaro, formiga, tartaruga e borboleta. Fim da imagem.

44

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS AO LONGO DO DIA

O DIA É UMA UNIDADE DE TEMPO COM 24 HORAS DE DURAÇÃO. CADA DIA TEM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE. A NOITE CORRESPONDE AO PERÍODO ESCURO.

O TEMPO PODE SER MARCADO POR MEIO DOS RELÓGIOS.

OS RELÓGIOS SÃO USADOS PARA MEDIR OS SEGUNDOS, OS MINUTOS, AS HORAS E ASSIM CONTAR O TEMPO AO LONGO DE UM DIA.

Imagem: Fotografia. Relógio de pulso preto com display prata indicando 10:10.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Relógio digital retangular indicando 6:42. Fim da imagem.

LEGENDA: ALGUNS RELÓGIOS TÊM PONTEIROS QUE MOSTRAM AS HORAS, OS MINUTOS E OS SEGUNDOS. OUTROS RELÓGIOS MOSTRAM AS HORAS E OS MINUTOS EM UMA TELA DIGITAL. FIM DA LEGENDA.

NÓS E OS OUTROS ANIMAIS REALIZAMOS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.

OS ANIMAIS QUE REALIZAM ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. JÁ OS ANIMAIS NOTURNOS SÃO AQUELES QUE REALIZAM SUAS ATIVIDADES DURANTE A NOITE.

Imagem: Fotografia. Coruja marrom com olhos amarelos sobre um galho. Fim da imagem.

LEGENDA: A CORUJINHA-DO-MATO (CERCA DE 25 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO NOTURNO. ELA VOA, BUSCA ALIMENTOS E SE REPRODUZ À NOITE. DURANTE A MAIOR PARTE DO DIA, ESSA AVE PERMANECE DENTRO DA TOCA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Galinha laranja sobre um gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: A GALINHA (CERCA DE 30 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO DIURNO. ELA SE ALIMENTA, SE REPRODUZ E REALIZA OUTRAS ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA. FIM DA LEGENDA.

45

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS ANIMAIS DE HÁBITO DIURNO E OS DE HÁBITO NOTURNO?

VAMOS RETOMAR

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO CLARO DO DIA?

    _____

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO ESCURO DO DIA?

    _____

    • COMO É CHAMADO O PERÍODO ESCURO DO DIA?

      _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM SUAS RESPOSTAS, CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR E RESPONDA.
    • A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES OCORRE EM QUE PERÍODO DO DIA: DIURNO OU NOTURNO?

46

MÃO NA MASSA

EXPOSIÇÃO DE ARTE

VOCÊ JÁ VISITOU UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE? NELA, SÃO APRESENTADAS OBRAS DE UM OU DE DIVERSOS ARTISTAS. ESSAS OBRAS PODEM CONTAR ALGO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UM LUGAR, SOBRE A CULTURA DE UMA POPULAÇÃO E SOBRE DIVERSOS OUTROS TEMAS.

Imagem: Ilustração. Pintura colorida de uma floresta com árvores diversas à beira de um rio. Sobre a floresta há os pássaros voando, flamingos, tucanos, arara-azul. Há dois papagaios sobre um galho e uma garça sobre uma vitória-régia. Sobre a flores há onça-pintada, raposa, tamanduá, anta e cobra. Fim da imagem.

LEGENDA: PANTANAL BRASILEIRO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2013. ÓLEO SOBRE TELA. 60 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de tucano e três papagaios verdes sobre galhos e flores coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: T UCANO E PAPAGAIOS, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2016. ÓLEO SOBRE TELA. 30 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

47

AS PINTURAS APRESENTADAS SÃO DO ARTISTA BRASILEIRO ANTONIO MILITÃO DOS SANTOS. ELE PRODUZ ARTE NAÏF, UM TIPO DE ARTE POPULAR E ESPONTÂNEA.

QUE TAL SE INSPIRAR NESSAS OBRAS E PRODUZIR ALGUMAS PINTURAS PARA EXPOR NA ESCOLA?

O TEMA DA EXPOSIÇÃO SERÁ “ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS”.

Imagem: Ilustração. Pintura colorida de pássaros diversos sobre uma floresta e beira do rio. Arara, garça, cisne, pavões e borboleta. Sobre o rio há um boto.  Fim da imagem.

LEGENDA: O QUINTO DIA DA CRIAÇÃO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 201 3. ÓLEO SOBRE TELA. 40 CENTÍMETROS × 60 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS DIURNOS E ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS NOTURNOS. DEVEM SER ANIMAIS DIFERENTES DOS QUE APARECERAM NESTA UNIDADE.
  1. ESCOLHA OS ANIMAIS QUE SERÃO RETRATADOS NO CENÁRIO DE SUA PINTURA.
  1. AGORA É SÓ CRIAR A SUA OBRA. USE A CARTOLINA OU A FOLHA DE PAPEL SULFITE PARA SERVIR DE TELA E A TINTA GUACHE OU OS LÁPIS COLORIDOS PARA PINTAR.