30
UNIDADE 2. SERES VIVOS

LEGENDA: PESSOAS E OUTROS ANIMAIS PRÓXIMOS A LAGO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA
31
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUAIS SÃO OS SERES VIVOS QUE VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?
- VOCÊ SABE DO QUE ELES PRECISAM PARA SOBREVIVER?
Fim do complemento.
32
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 3 E 4
NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DE SERES VIVOS QUE EXISTEM EM NOSSO ENTORNO E COMO ELES SE DESENVOLVEM COM O PASSAR DO TEMPO.
COMO SÃO OS ANIMAIS E AS PLANTAS DE UM JARDIM?
CAPÍTULO 3. CUIDANDO DAS PLANTAS
PODEMOS ENCONTRAR PLANTAS EM ALGUMAS MORADIAS. CUIDAR DAS PLANTAS INCLUI VÁRIAS AÇÕES. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.
POMAR
BANANA, BANANEIRA
GOIABA, GOIABEIRA
LARANJA, LARANJEIRA
MAÇÃ, MACIEIRA
MAMÃO, MAMOEIRO
ABACATE, ABACATEIRO
LIMÃO, LIMOEIRO
TOMATE, TOMATEIRO
CAJU, CAJUEIRO
UMBU, UMBUZEIRO
MANGA, MANGUEIRA
PERA, PEREIRA
AMORA, AMOREIRA
PITANGA, PITANGUEIRA
FIGO, FIGUEIRA
MEXERICA, MEXERIQUEIRA
AÇAÍ, AÇAIZEIRO
SAPOTI, SAPOTIZEIRO
MANGABA, MANGABEIRA
UVA, PARREIRA
COCO, COQUEIRO
INGÁ, INGAZEIRO
JAMBO, JAMBEIRO
JABUTICABA, JABUTICABEIRA
PAULO TATIT; EDITH DERDYK. POMAR. EM: CANÇÕES DE BRINCAR : 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 199 6. 1 CD. COLEÇÃO PALAVRA CANTADA.

- VOCÊ JÁ COMEU ALGUMA DAS FRUTAS MENCIONADAS NESSA CANÇÃO? SE SIM, QUAIS?
- CONTORNE NO TEXTO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ CONHECE. DEPOIS, DESENHE ALGUMAS DELAS NAS LATERAIS DO TEXTO.
33
AS FRUTAS E AS VAGENS SÃO ALIMENTOS COLHIDOS DAS PLANTAS.
Observação:
ATENÇÃO
UTILIZE TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS E PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO.
Fim da observação.
- PESQUISE, EM JORNAIS, REVISTAS OU NA INTERNET, IMAGENS DE OUTROS ALIMENTOS QUE SÃO COLHIDOS DAS PLANTAS.
- RECORTE E COLE ESSAS IMAGENS NO ESPAÇO ABAIXO.
- ESCREVA AO LADO DE CADA IMAGEM O NOME DO ALIMENTO QUE APARECE NELA.


Boxe complementar:
FIQUE POR DENTRO
O PÉ DE FEIJÃO
O DIÁRIO DE MIKA. DURAÇÃO: 8 MINUTOS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6m. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1.
O EPISÓDIO MOSTRA COMO AS PLANTAS CRESCEM A PARTIR DO PLANTIO DE UM GRÃO DE FEIJÃO.
Fim do complemento.
34
- AGORA, VOCÊ VAI VISITAR UM JARDIM. PODE SER DE UMA PRAÇA, DE UM PARQUE, DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA OU DA ESCOLA.
- OBSERVE COMO SÃO AS PLANTAS DESSE JARDIM.
- ESCOLHA DUAS PLANTAS. FAÇA UM DESENHO DELAS NO ESPAÇO ABAIXO.
- UTILIZE LÁPIS DE COR PARA DEIXAR O DESENHO BEM PARECIDO COM AS PLANTAS QUE VOCÊ VIU.
- OBSERVE COMO SÃO AS PLANTAS DESSE JARDIM.

- COMPLETE A FRASE A SEGUIR COM A DATA EM QUE VOCÊ VISITOU ESSE JARDIM.
VISITA FEITA AO JARDIM NO DIA _____
AS PLANTAS RETIRAM DO AMBIENTE TUDO DE QUE PRECISAM PARA SOBREVIVER.
- DO QUE AS PLANTAS QUE VOCÊ DESENHOU PRECISAM PARA SOBREVIVER?
_____
35
ATIVIDADE PRÁTICA
FAZENDO UMA HORTA
VOCÊS VÃO PLANTAR ALGUMAS SEMENTES DE VERDURAS E VAGENS. DEPOIS, VÃO OBSERVAR DO QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA CRESCER E SE DESENVOLVER.
ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- POTINHOS DE IOGURTE OU CAIXAS DE OVOS VAZIOS
- GARRAFAS PET CORTADAS E FURADAS POR UM ADULTO, COMO NO MODELO ABAIXO
- TERRA DE JARDIM
- ENVELOPES DE SEMENTES DE VERDURAS E VAGENS ESCOLHIDAS PELO GRUPO PARA A ATIVIDADE
COMO FAZER
- COLOQUEM UM POUCO DE TERRA NOS POTINHOS OU NAS CAVIDADES DA CAIXA DE OVOS.
- COLOQUEM AS SEMENTES E REGUEM DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DO ENVELOPE.
- AGUARDEM AS PLANTAS SE DESENVOLVEREM. DEPOIS, TRANSPORTEM AS MUDAS PARA O CANTEIRO DEFINITIVO, FEITO COM AS GARRAFAS PET.
- OBSERVE O DESENVOLVIMENTO DAS MUDAS QUE SEU GRUPO PLANTOU.

LEGENDA: GARRAFA PLÁSTICA CORTADA E FURADA POR UM ADULTO. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: POTINHOS COM SEMENTES PLANTADAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CANTEIRO DEFINITIVO. (IMAGENS SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.
- ESCREVA O NOME DA PLANTA QUE VOCÊS ESCOLHERAM.
NOSSO GRUPO ESCOLHEU PLANTAR
_____
.
36
- ANOTE AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
- O DIA DA SEMANA EM QUE A SEMENTE FOI COLOCADA NO POTE: _____.
- O DIA DA SEMANA DA ÚLTIMA OBSERVAÇÃO: _____.
- QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE VOCÊS OBSERVARAM DEPOIS DE PLANTAR A SEMENTE? DESENHE-AS NOS QUADROS ABAIXO.
DATA:_____/_____
O QUE OBSERVEI:
_____
DATA:_____/_____
O QUE OBSERVEI:
_____
DATA:_____/_____
O QUE OBSERVEI:
_____
DATA:_____/_____
O QUE OBSERVEI:
_____
37
ALGUMAS SEMENTES DEMORAM MAIS TEMPO PARA GERMINAR, OUTRAS DEMORAM MENOS. TODAS AS PLANTAS DEPENDEM DE ÁGUA, DE LUZ E DE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA CRESCER E SE DESENVOLVER!
- O QUE PODE ACONTECER SE VOCÊ COLOCAR MUITA ÁGUA NA PLANTA? E SE COLOCAR POUCA ÁGUA?
_____
- PREENCHA A TABELA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES.
- ESCREVA O NOME DO MÊS E O ANO EM QUE VOCÊ OBSERVOU O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA.
- CONSULTE UM CALENDÁRIO E PREENCHA A TABELA COM OS DIAS DO MÊS EM QUE A ATIVIDADE FOI REALIZADA. FIQUE ATENTO AOS DIAS DA SEMANA CORRESPONDENTES.
- CONTORNE DE AZUL O PRIMEIRO DIA DE OBSERVAÇÕES E DE VERMELHO O ÚLTIMO DIA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
MÊS: _____ ANO :_____ |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
DOM |
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
SÁB |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |

LEGENDA: MUDA EM DESENVOLVIMENTO. FIM DA LEGENDA.
38
CAPÍTULO 4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS
ASSIM COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS PASSAM POR MUDANÇAS CONFORME SE DESENVOLVEM.
VAMOS OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DAS BORBOLETAS?
- COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 91 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS.

LEGENDA: BORBOLETA (CERCA DE 7 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
- AS BORBOLETAS COLOCAM SEUS OVOS EM UMA FOLHA.
- DO OVO NASCE UMA LAGARTA.
- A LAGARTA CRESCE , SE ALIMENTA DE FOLHAS E SE DESENVOLVE.
- DEPOIS DE ALGUM TEMPO, A LAGARTA FORMA UM CASULO.
- DENTRO DO CASULO, A LAGARTA SE TRANSFORMA. NO FINAL DA TRANSFORMAÇÃO, DO CASULO SURGE UMA BORBOLETA.

LEGENDA: BORBOLETA DO MANACÁ (CERCA DE 10 CENTÍMENTROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
39
O TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS PODE SER DIFERENTE. O DESENVOLVIMENTO DELES TAMBÉM NÃO É IGUAL.
ALGUNS ANIMAIS PASSAM POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES, COMO AS BORBOLETAS, E OUTROS NÃO.
- LIGUE CADA FILHOTE AOS SEUS PAIS.
COLUNA 1:




COLUNA 2:





- QUAL DESSES ANIMAIS PASSA POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES DURANTE O DESENVOLVIMENTO, ASSIM COMO OCORRE COM A BORBOLETA? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS ANIMAIS COM O PASSAR DO TEMPO?
40
ATIVIDADE PRÁTICA
VAMOS PESQUISAR OS ANIMAIS DO JARDIM?
VOCÊ VISITOU UM JARDIM PARA OBSERVAR AS PLANTAS. AGORA, VAMOS ESTUDAR OS ANIMAIS QUE VIVEM NELE.
OBSERVE AS IMAGENS. ELAS MOSTRAM DOIS ANIMAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM. PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DAS LEGENDAS QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.

LEGENDA: LESMA (CERCA DE 10 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A LESMA SE ALIMENTA DE FOLHAS. EM ALGUNS LOCAIS, ESSES ANIMAIS SÃO CONSIDERADOS UMA PRAGA, PORQUE PODEM COMER MUITAS FOLHAS E MATAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: MINHOCA (CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A MINHOCA CAVA TÚNEIS E É MUITO IMPORTANTE PARA FERTILIZAR O SOLO DO JARDIM. ELA SE ALIMENTA DE FOLHAS E DE PEQUENOS ANIMAIS. FIM DA LEGENDA.
AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ VAI PESQUISAR INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- REVISTAS ANTIGAS
- COMPUTADOR OU TABLET COM ACESSO À INTERNET
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- COLA
41
COMO FAZER
- PESQUISE UMA IMAGEM DE OUTRO ANIMAL DO JARDIM QUE VOCÊ QUEIRA CONHECER E COLE A FIGURA ABAIXO.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE E ESCREVA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ANIMAL.
_____

- JUNTE-SE A UM COLEGA E DISCUTAM: QUANTO TEMPO VOCÊS ACHAM QUE VIVEM, EM MÉDIA, OS ANIMAIS PESQUISADOS? ANOTE A RESPOSTA.
_____
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE O TEMPO MÉDIO DE VIDA DOS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM. ANOTE O RESULTADO DESSA PESQUISA.
_____
42
Boxe complementar:
QUERO SABER!
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.
ALGUNS ANIMAIS VIVEM MAIS QUE OS SERES HUMANOS?
TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (175 ANOS)
A GIGANTE PODE CHEGAR AOS 400 QUILOS E A QUASE DOIS METROS DE COMPRIMENTO. CALCULA-SE QUE, QUANDO FOI DESCOBERTA, A ESPÉCIE CONTAVA COM 250 MIL INDIVÍDUOS, MAS HOJE HÁ APENAS TRÊS MIL EXEMPLARES.
LEGENDA: TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (CERCA DE 1,5 METRO DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (200 ANOS)
ESTA É UMA ESPÉCIE DE OURIÇO-DO-MAR QUE VIVE NO NORDESTE DO OCEANO PACÍFICO. [...] SUA ALIMENTAÇÃO SE BASEIA EM SEMENTES MARINHAS (FASES JOVENS DE OSTRAS E CAMARÕES, POR EXEMPLO) E ALGAS.
LEGENDA: OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (ESPINHOS COM CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (210 ANOS)
A ESPÉCIE É CONSIDERADA A QUE MAIS VIVE DENTRE OS MAMÍFEROS, PODENDO CHEGAR A CERCA DE 210 ANOS. ESSES “BICHINHOS” VIVEM NAS ÁGUAS GELADAS DO HEMISFÉRIO NORTE.
LEGENDA: BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (CERCA DE 16 METROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.
FONTE: 13 ANIMAIS QUE VIVEM MAIS QUE OS HUMANOS. GALILEU , 27 JUN. 201 7. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6s. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1. (TEXTO ADAPTADO.)
Fim do complemento.
43
LIGANDO OS PONTOS
CAPÍTULOS 3 E 4
- EM UMA FOLHA À PARTE, REPRESENTE UM JARDIM COM DIFERENTES SERES VIVOS. VOCÊ VAI USAR TINTA E A PONTA DOS DEDOS PARA DESENHAR ANIMAIS E PLANTAS COMO OS DA ILUSTRAÇÃO.
- PARA CONHECER DIFERENTES SERES VIVOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM, CONVIDE UM COLEGA PARA O “JOGO DOS PARES”.
COMO JOGAR
- COM A AJUDA DE UM ADULTO, USEM UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS CARTAS DAS PÁGINAS 93 E 9 5.
- EMBARALHEM AS CARTAS E DISTRIBUAM METADE PARA UM PARTICIPANTE, METADE PARA O OUTRO.
- PRIMEIRO, CADA PARTICIPANTE DEVE FORMAR OS PARES COM AS CARTAS QUE TEM NAS MÃOS.
- DEPOIS, UM POR VEZ, CADA PARTICIPANTE PEGA UMA CARTA DO COLEGA E VERIFICA SE ELA FORMA UM PAR COM UMA DAS CARTAS QUE TEM NA MÃO.
- GANHA O PARTICIPANTE QUE FORMAR O MAIOR NÚMERO DE PARES.

44
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS AO LONGO DO DIA
O DIA É UMA UNIDADE DE TEMPO COM 24 HORAS DE DURAÇÃO. CADA DIA TEM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE. A NOITE CORRESPONDE AO PERÍODO ESCURO.
O TEMPO PODE SER MARCADO POR MEIO DOS RELÓGIOS.
OS RELÓGIOS SÃO USADOS PARA MEDIR OS SEGUNDOS, OS MINUTOS, AS HORAS E ASSIM CONTAR O TEMPO AO LONGO DE UM DIA.


LEGENDA: ALGUNS RELÓGIOS TÊM PONTEIROS QUE MOSTRAM AS HORAS, OS MINUTOS E OS SEGUNDOS. OUTROS RELÓGIOS MOSTRAM AS HORAS E OS MINUTOS EM UMA TELA DIGITAL. FIM DA LEGENDA.
NÓS E OS OUTROS ANIMAIS REALIZAMOS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.
OS ANIMAIS QUE REALIZAM ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. JÁ OS ANIMAIS NOTURNOS SÃO AQUELES QUE REALIZAM SUAS ATIVIDADES DURANTE A NOITE.

LEGENDA: A CORUJINHA-DO-MATO (CERCA DE 25 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO NOTURNO. ELA VOA, BUSCA ALIMENTOS E SE REPRODUZ À NOITE. DURANTE A MAIOR PARTE DO DIA, ESSA AVE PERMANECE DENTRO DA TOCA. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: A GALINHA (CERCA DE 30 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO DIURNO. ELA SE ALIMENTA, SE REPRODUZ E REALIZA OUTRAS ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA. FIM DA LEGENDA.
45

- DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS ANIMAIS DE HÁBITO DIURNO E OS DE HÁBITO NOTURNO?
VAMOS RETOMAR
- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO CLARO DO DIA?
_____
- CONTORNE DE AZUL AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DE MANHÃ.
- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO ESCURO DO DIA?
_____
- COMO É CHAMADO O PERÍODO ESCURO DO DIA?
_____
- COMO É CHAMADO O PERÍODO ESCURO DO DIA?
- DE ACORDO COM SUAS RESPOSTAS, CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR E RESPONDA.
- A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES OCORRE EM QUE PERÍODO DO DIA: DIURNO OU NOTURNO?
46
MÃO NA MASSA
EXPOSIÇÃO DE ARTE
VOCÊ JÁ VISITOU UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE? NELA, SÃO APRESENTADAS OBRAS DE UM OU DE DIVERSOS ARTISTAS. ESSAS OBRAS PODEM CONTAR ALGO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UM LUGAR, SOBRE A CULTURA DE UMA POPULAÇÃO E SOBRE DIVERSOS OUTROS TEMAS.

LEGENDA: PANTANAL BRASILEIRO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2013. ÓLEO SOBRE TELA. 60 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: T UCANO E PAPAGAIOS, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2016. ÓLEO SOBRE TELA. 30 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
47
AS PINTURAS APRESENTADAS SÃO DO ARTISTA BRASILEIRO ANTONIO MILITÃO DOS SANTOS. ELE PRODUZ ARTE NAÏF, UM TIPO DE ARTE POPULAR E ESPONTÂNEA.
QUE TAL SE INSPIRAR NESSAS OBRAS E PRODUZIR ALGUMAS PINTURAS PARA EXPOR NA ESCOLA?
O TEMA DA EXPOSIÇÃO SERÁ “ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS”.

LEGENDA: O QUINTO DIA DA CRIAÇÃO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 201 3. ÓLEO SOBRE TELA. 40 CENTÍMETROS × 60 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- CARTOLINA OU FOLHA DE PAPEL SULFITE
- TINTA GUACHE OU LÁPIS COLORIDOS
COMO FAZER
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS DIURNOS E ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS NOTURNOS. DEVEM SER ANIMAIS DIFERENTES DOS QUE APARECERAM NESTA UNIDADE.
- ESCOLHA OS ANIMAIS QUE SERÃO RETRATADOS NO CENÁRIO DE SUA PINTURA.
- AGORA É SÓ CRIAR A SUA OBRA. USE A CARTOLINA OU A FOLHA DE PAPEL SULFITE PARA SERVIR DE TELA E A TINTA GUACHE OU OS LÁPIS COLORIDOS PARA PINTAR.