48

Unidade 3. Investigando os objetos

Imagem: Esquema. Ilustração de lápis, botões, pincéis, tinta emoldurando duas fotos. Primeira foto é de um creme com duas escovas de dente e uma toalha se moldando em forma de um caracol sobre uma pia.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARACOL FEITO COM TOALHA, EMBALAGEM DE CREME HIDRATANTE E ESCOVAS DE DENTES. FIM DA LEGENDA.

49

Imagem: Fotografia. Segunda foto, um barco formado com papéis pequenos e lápis. Fim da imagem.

LEGENDA: BARCO DE BRINQUEDO FEITO DE PAPEL E LÁPIS. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. LISTE OS OBJETOS QUE APARECEM NAS FOTOGRAFIAS.
  1. COMO ELES COSTUMAM SER UTILIZADOS PELAS PESSOAS?
  1. VOCÊ JÁ MODIFICOU O USO DE UM OBJETO COMO FOI FEITO NESSAS IMAGENS? SE SIM, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

50

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 5 E 6.

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI INVESTIGAR CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES MATERIAIS E COMPARAR SEUS USOS NO DIA A DIA.

COMO PODEMOS INVESTIGAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS? E COMO COMUNICAR NOSSAS CONCLUSÕES?

CAPÍTULO 5. INVESTIGANDO OS OBJETIVOS

NO DIA A DIA, ESTAMOS EM CONTATO COM VÁRIOS OBJETOS. ESSES OBJETOS PODEM TER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Fotografia. Uma colher. Fotografia. Um clip azul. Fotografia. Uma bexiga roxa. Fotografia. Um lápis. Fotografia. Uma borracha vermelha e azul. Fotografia. Uma garrafa plástica. Fotografia. Uma chave.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

51

ATIVIDADE PRÁTICA

SERÁ QUE TODOS OS OBJETOS FLUTUAM?

VOCÊ VAI REALIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA VERIFICAR OUTRA CARACTERÍSTICA DOS OBJETOS: A CAPACIDADE DE FLUTUAR QUANDO COLOCADOS NA ÁGUA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECE QUANDO ELES SÃO COLOCADOS EM UMA TIGELA COM ÁGUA?
  1. PENSE NISSO E ASSINALE COM UM X A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA CORRETA.
Imagem: 1. Ilustração. Molho de chaves. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 2. Ilustração. Lápis verde e amarelo. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 3. Ilustração. Borracha vermelha e azul. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 4. Ilustração. Tampas de garrafa verde, vermelha e azul. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 5. Ilustração. Clipes cinza. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 6. Ilustração. Colher. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA.   Fim da imagem.

AGORA, VAMOS VER O QUE ACONTECE QUANDO ESSES OBJETOS SÃO COLOCADOS NA ÁGUA?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA REALIZAR A ATIVIDADE.

52

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM UM OBJETO POR VEZ NA TIGELA COM ÁGUA.
  1. OBSERVEM SE O OBJETO FLUTUA OU AFUNDA.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. DESENHE NA IMAGEM ABAIXO O QUE VOCÊS OBSERVARAM AO REALIZAR A ATIVIDADE.
Imagem: Ilustração. Vasilha de vidro com água no interior.  Fim da imagem.

53

VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE A TAMPA DE GARRAFA PET NÃO AFUNDOU.

UMA CRIANÇA PENSOU EM OUTROS TESTES PARA FAZER COM QUE A TAMPINHA AFUNDASSE. OBSERVE AS IMAGENS.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 1: há algodão na tampa.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR ALGODÃO DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 2: há massinha azul de modelar na tampa. Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR BASTANTE MASSA DE MODELAR DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 3: há lenço de papel sobre a tampa. Fim da imagem.

LEGENDA: EMBRULHAR A TAMPA COM UM LENÇO DE PAPEL. FIM DA LEGENDA.

VAMOS EXPERIMENTAR ESSES TESTES TAMBÉM?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. PROVIDENCIEM O MATERIAL NECESSÁRIO E REALIZEM CADA UMA DAS SUGESTÕES ACIMA.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

54

DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?

OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?

  1. PESQUISE OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E QUE SÃO FEITOS DE METAL, DE MADEIRA E DE PLÁSTICO. EM UMA FOLHA À PARTE, ESCREVA UMA LISTA COM O NOME DOS OBJETOS PESQUISADOS.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS OBJETOS QUE VOCÊ PESQUISOU E ESCOLHAM JUNTOS ALGUNS EXEMPLOS PARA DESENHAR NO QUADRO ABAIXO.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OBJETOS DE METAL

OBJETOS DE MADEIRA

OBJETOS DE PLÁSTICO

FECHO DE ZÍPER

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Fotografia. Fecho de zíper prata. Fim da imagem.

55

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DEPOIS DE PREENCHER O QUADRO, OBSERVE COM O COLEGA OS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA.
    • QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA?

      _____

Imagem: Ilustração. Lápis amarelo com borracha azul acoplada por um ferro. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE INFORMAÇÕES SOBRE O METAL, A MADEIRA E O PLÁSTICO UTILIZADOS PARA FAZER BRINQUEDOS. ESCREVA O QUE VOCÊ DESCOBRIU.

    _____

Boxe complementar:

FIQUE POR DENTRO

SHOW DA LUNA: AFUNDA OU FLUTUA

DISCOVERY KIDS. EPISÓDIO 26, TEMPORADA 1. DURAÇÃO: 12 MINUTOS.

NESSE EPISÓDIO, LUNA INVESTIGA POR QUE ALGUNS OBJETOS AFUNDAM E OUTROS FLUTUAM.

Fim do complemento.

56

CAPÍTULO 6. CONSTRUINDO COM OBJETOS

BARQUINHO DE PAPEL

SE ESTÁ CHOVENDO, VOU COLOCAR

O MEU BARQUINHO DE PAPEL

PRA ENXURRADA LEVAR

NÃO SEI PRA ONDE VAI

NEM QUANDO VAI PARAR

TALVEZ PARE ALI

TALVEZ CHEGUE AO MAR.

Imagem: Ilustração. Ondas do mar em camadas com barcos de papel. Fim da imagem.

VOCÊ JÁ CONHECEU DE QUE MATERIAL SÃO FEITOS VÁRIOS OBJETOS. TAMBÉM INVESTIGOU OBJETOS QUE FLUTUAM E OUTROS QUE AFUNDAM. COM O PAPEL, É POSSÍVEL FAZER UM BARQUINHO QUE FLUTUA NA ÁGUA.

  1. VOCÊ JÁ FEZ UM BARQUINHO DE PAPEL? SIGA ESTAS ETAPAS, FAÇA SEU BARQUINHO E COLOQUE-O PARA FLUTUAR NA ÁGUA.
Imagem: Esquema. Fotografia em onze passos instruindo a fazer uma dobradura de papel de um barco verde. Fim da imagem.

57

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUINDO UM SUBMARINO

VOCÊS OBSERVARAM O BARQUINHO FLUTUANDO NA ÁGUA. AGORA, O QUE VOCÊS ACHAM DE CONSTRUIR UM SUBMARINO E OBSERVAR O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE ELE FLUTUE OU AFUNDE NA ÁGUA?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A TURMA EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM O BALÃO DE BORRACHA NA PONTA DA MANGUEIRA E PRENDAM-NO COM FITA ADESIVA.
  1. EM SEGUIDA, COLOQUEM O BALÃO DENTRO DA GARRAFA PET. MERGULHEM A GARRAFA NA ÁGUA, COMO MOSTRA A IMAGEM ABAIXO, E OBSERVEM.
  1. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PROFESSOR VAI ASSOPRAR PELA MANGUEIRA PARA ENCHER O BALÃO.
  1. OBSERVEM NOVAMENTE O QUE ACONTECE.
Imagem: Fotografia. Recipiente de plástico retangular cheio de água com uma garrafa ao fundo. Nesta garrafa há uma bexiga em seu interior ligado por um cano que vai até o exterior. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

58

O PROFESSOR VAI LER PARA A TURMA O QUE UM ESTUDANTE ESCREVEU SOBRE A ATIVIDADE COM O SUBMARINO.

Imagem: Ilustração. Bilhete de papel com o recado “Dentro do submarino tem espaços que podem ficar cheios de água, então ele afunda. Quando a água é retirada do submarino, esses espaços ficam com ar, e ele flutua. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. AGORA É SUA VEZ. OBSERVE AS IMAGENS E CONTE O QUE FEZ OS OBJETOS AFUNDAREM OU FLUTUAREM EM CADA CASO. O PROFESSOR VAI ESCREVER NA LOUSA A CONCLUSÃO DA TURMA.
Imagem: Fotografia. Tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a com massinha azul de modelar no interior. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Duas crianças observando um papel em formato de barco sobre uma vasilha de água. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Ao lado, menina de cabelo cacheado castanho e faixa vermelha, vestindo camiseta amarela. Fim da imagem.

_____

59

Boxe Complementar

QUERO SABER!

POR QUE DEVEMOS TER CUIDADO COM OS MATERIAIS QUE DESCARTAMOS?

ALGUNS MATERIAIS DESCARTADOS NOS MARES PODEM FICAR FLUTUANDO, COMO ACONTECE COM AS EMBALAGENS PLÁSTICAS. OUTROS MATERIAIS, COMO PNEUS E RESTOS DE CONSTRUÇÃO, PODEM AFUNDAR. TODOS ESSES MATERIAIS OFERECEM RISCOS AOS ANIMAIS MARINHOS, QUE PODEM ENGOLIR OBJETOS, CONFUNDINDO-OS COM ALIMENTOS.

SEMPRE QUE PRECISAMOS JOGAR FORA UM OBJETO, DEVEMOS LEVÁ-LO ATÉ UMA LIXEIRA OU OUTRO LOCAL APROPRIADO!

Imagem: Fotografia. Vista de lago com resíduos flutuando sobre a superfície. Em segundo plano, casas e barcos sobre a margem. Fim da imagem.

LEGENDA: RESÍDUOS PLÁSTICOS FLUTUANDO NA ÁGUA DO MAR (SALVADOR, BAHIA, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fundo do mar com pneus, barris e cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: PNEUS ENCONTRADOS NO FUNDO DO OCEANO (ILHA DE TASOS, GRÉCIA, 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Areia da praia com lixo e resíduos diversos por toda a praia. Fim da imagem.

LEGENDA: LIXO PLÁSTICO ACUMULADO EM PRAIA (OLINDA, PERNAMBUCO, 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tartaruga marinha no fundo do mar com uma sacola plástica à frente. Fim da imagem.

LEGENDA: OS ANIMAIS PODEM CONFUNDIR O LIXO COM ALIMENTOS. FIM DA LEGENDA

Fim do complemento

60

ATIVIDADE PRÁTICA

CRIANDO OBJETOS

VOCÊ CONHECEU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E APRENDEU QUE ELES NÃO DEVEM SER JOGADOS EM QUALQUER LOCAL, POIS POLUEM AS ÁGUAS E PREJUDICAM A SAÚDE DOS ANIMAIS. AGORA, VAMOS CRIAR ALGUNS OBJETOS REUTILIZANDO O QUE SERIA DESCARTADO COMO LIXO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

COMO FAZER

  1. EM DUPLAS, ENTREVISTEM PESSOAS DA ESCOLA PARA DESCOBRIR SE ELAS USARIAM ALGUM OBJETO PRODUZIDO COM MATERIAL REUTILIZADO PARA FACILITAR O DIA A DIA DELAS.
  1. CONVERSEM COM OS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊS PODERIAM CRIAR.
  1. CONVERSEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSE OBJETO.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão segurando um microfone de brinquedo amarelo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. EM UMA FOLHA À PARTE:
    • FAÇAM UM DESENHO DO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA GOSTARIAM DE CRIAR.
    • FAÇAM UMA LISTA DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA PRODUZIR ESSE OBJETO.

      AGORA É HORA DE PRODUZIR O OBJETO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DEPOIS DE PRODUZIREM O OBJETO, VOCÊ E O COLEGA, COM A AJUDA DO PROFESSOR, PODEM USAR O COMPUTADOR PARA CRIAR UMA FICHA COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE.
    • NOME DA INVENÇÃO;
    • O QUE É O OBJETO CRIADO POR VOCÊS E PARA QUE ELE SERVE;
    • QUAIS FORAM OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA PRODUZI-LO E POR QUE ELES FORAM ESCOLHIDOS.

61

LIGANDO OS PONTOS

CAPÍTULOS 5 E 6

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. DESENHE DOIS OBJETOS QUE FORAM PRODUZIDOS PELOS COLEGAS NA ATIVIDADE PRÁTICA. ESCREVA NA LEGENDA OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ESSES OBJETOS.
Imagem: Ilustração: Retângulo vazio. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração: Retângulo vazio. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE ALGUM DESSES OBJETOS PODERIA SER UTILIZADO PARA AJUDAR AS PESSOAS DA ESCOLA OU DA COMUNIDADE NO DIA A DIA? SE SIM, QUAL OBJETO E COMO ELE SERIA UTILIZADO?
  1. VOCÊ MODIFICARIA ALGO NO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA CRIARAM PARA QUE ELE PUDESSE SER UTILIZADO PELAS PESSOAS? SE SIM, O QUE FARIA?

    _____

62

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.

PAREDE DE GARRAFA PET

AS PAREDES FEITAS COM GARRAFAS PET SÃO UMA POSSIBILIDADE DE GERAR CASAS PRÉ-FABRICADAS POR MEIO DA RECICLAGEM E SÃO UMA SOLUÇÃO BARATA E SUSTENTÁVEL. AS GARRAFAS PET SÃO UTILIZADAS NO LUGAR DOS TIJOLOS E ATÉ COMO ESTRUTURA. SÃO PREENCHIDAS COM AREIA, TERRA, PEDRAS OU ÁGUA PARA AUMENTAR A SUA RESISTÊNCIA.

PODEM SER UTILIZADOS TODOS OS TIPOS DE GARRAFAS, INCLUSIVE AS DE VIDRO.

AS PAREDES PODEM SER LEVANTADAS COM AS PRÓPRIAS GARRAFAS OU PODEM SER FEITOS PAINÉIS COM GARRAFAS E CONCRETO PRIMEIRO, MONTANDO AS PAREDES DEPOIS.

ESSA PRÁTICA ESTIMULA A COLETA SELETIVA E DIMINUI A PRESENÇA DE MAIS GARRAFAS EM LIXÕES E ATERROS SANITÁRIOS.

PAREDE DE GARRAFA PET. PORTAL VIRTUHAB , UFSC. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6A. ACESSO EM: 11 JUN. 2021. (TEXTO ADAPTADO.)

Imagem: Fotografia. Destaque de duas paredes construídas com garrafas pet e barro. Eles formam o muro. No centro, há uma janela de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: PAREDES FEITAS DE GARRAFA PET EM TINDUFE, NA ARGÉLIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUAL É O ASSUNTO DA REPORTAGEM?
  1. COPIE O TRECHO QUE EXPLICA COMO AS GARRAFAS SÃO USADAS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.

    _____

63

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO REAPROVEITAMENTO DAS GARRAFAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA O AMBIENTE E PARA AS PESSOAS?
  1. COM O PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET QUE OUTROS MATERIAIS PODEM SER REAPROVEITADOS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS. FAÇA UMA LISTA DESSES MATERIAIS.

    _____

VAMOS RETOMAR

  1. OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA.
Imagem: Fotografia. Lata de metal sem rótulo aberta com ervilhas no interior. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Saco de papel. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Trem de madeira com três vagões. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.

64

MÃO NA MASSA

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM OBJETOS

VOCÊ ESTUDOU QUE OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS. OS MATERIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM A ELES TER DIFERENTES FUNÇÕES. AGORA, VAMOS PENSAR NAS CARACTERÍSTICAS QUE OS MATERIAIS PRECISAM TER PARA FAZER PARTE DE BRINQUEDOS?

ANTES DE INICIAR, ACOMPANHEM A LEITURA DO TEXTO, OBSERVEM AS IMAGENS E SUAS LEGENDAS.

BRINCAR DE QUÊ?

ANDA FALA E DANÇA,

SEU JEITINHO É BEM SAPECA,

FECHA OS OLHOS QUANDO DEITA

PARA TIRAR UMA SONECA,

NÃO É GENTE DE VERDADE!

É A BONECA DE REBECA.

CHUTE VEM, CHUTE VAI,

NO CAMPO E ATÉ NO CÉU!

É PAIXÃO QUE NÃO SE ACABA.

GIRA COMO CARROSSEL,

PULA, QUICA, RALA E ROLA,

A BOLA DE GABRIEL.

[…]

NA PISTA ELE CORRE, CORRE

DEVAGAR OU LIGEIRINHO,

ANDA SOBRE QUATRO RODAS

FAZENDO BARULHINHO.

ATENÇÃO NA DIREÇÃO

DO CARRINHO DE CARLINHOS.

Imagem: Fotografia. Boneca reciclável com rolo de papel higiênico e papeis coloridos, camiseta roxa e saia rosa com bolinhas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA FEITA DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E PAPÉIS COLORIDOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrinho de caixa de fósforo com papel branco e rodas de tampa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: CARRINHO FEITO DE CAIXA DE PAPEL, PEDAÇO DE ROLHA E TAMPINHAS DE GARRAFA PET. FIM DA LEGENDA.

65

TEM PENA PARA TODO LADO!

PULA NA PALMA DA MÃO,

DE CORES BEM DIFERENTES

É LEVE COMO ALGODÃO,

NÃO É PÁSSARO, NEM PIPOCA,

A PETECA DE JOÃO.

[…]

SE ME FALTA UM BRINQUEDO,

USO A IMAGINAÇÃO,

[…].

FRANCISCO DE ASSIS ALVES. BRINCAR DE QUÊ? FORTALEZA: SEDUC, 201 2.

Imagem: Fotografia. Peteca de papel vermelho com pequenas colagens de papéis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: PETECA FEITA DE PAPEL.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COMO FAZER

  1. ESCOLHAM O BRINQUEDO QUE O GRUPO VAI PRODUZIR.
  1. LISTEM OS OBJETOS QUE SERÃO UTILIZADOS OU REAPROVEITADOS PARA CRIAR O BRINQUEDO.

    _____

  1. SEPAREM O MATERIAL NECESSÁRIO EM CASA OU NA ESCOLA.
  1. AGORA, USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR O BRINQUEDO.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO DO BRINQUEDO CRIADO PELO GRUPO.