48
Unidade 3. Investigando os objetos
LEGENDA: CARACOL FEITO COM TOALHA, EMBALAGEM DE CREME HIDRATANTE E ESCOVAS DE DENTES. FIM DA LEGENDA.
49
LEGENDA: BARCO DE BRINQUEDO FEITO DE PAPEL E LÁPIS. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- LISTE OS OBJETOS QUE APARECEM NAS FOTOGRAFIAS.
- COMO ELES COSTUMAM SER UTILIZADOS PELAS PESSOAS?
- VOCÊ JÁ MODIFICOU O USO DE UM OBJETO COMO FOI FEITO NESSAS IMAGENS? SE SIM, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Fim do complemento.
50
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 5 E 6.
NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI INVESTIGAR CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES MATERIAIS E COMPARAR SEUS USOS NO DIA A DIA.
COMO PODEMOS INVESTIGAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS? E COMO COMUNICAR NOSSAS CONCLUSÕES?
CAPÍTULO 5. INVESTIGANDO OS OBJETIVOS
NO DIA A DIA, ESTAMOS EM CONTATO COM VÁRIOS OBJETOS. ESSES OBJETOS PODEM TER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS.
- OBSERVE AS IMAGENS.
- INDIQUE UMA CARACTERÍSTICA DE CADA OBJETO.
O TAMANHO, A FORMA E A COR SÃO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS.
51
ATIVIDADE PRÁTICA
SERÁ QUE TODOS OS OBJETOS FLUTUAM?
VOCÊ VAI REALIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA VERIFICAR OUTRA CARACTERÍSTICA DOS OBJETOS: A CAPACIDADE DE FLUTUAR QUANDO COLOCADOS NA ÁGUA.
- OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECE QUANDO ELES SÃO COLOCADOS EM UMA TIGELA COM ÁGUA?
- PENSE NISSO E ASSINALE COM UM X A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA CORRETA.
AGORA, VAMOS VER O QUE ACONTECE QUANDO ESSES OBJETOS SÃO COLOCADOS NA ÁGUA?
ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA REALIZAR A ATIVIDADE.
52
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- TIGELA COM ÁGUA
- CLIPE DE METAL
- LÁPIS
- TAMPA DE GARRAFA PET
- BORRACHA
- CHAVE
- COLHER DE METAL
COMO FAZER
- COLOQUEM UM OBJETO POR VEZ NA TIGELA COM ÁGUA.
- OBSERVEM SE O OBJETO FLUTUA OU AFUNDA.
- DESENHE NA IMAGEM ABAIXO O QUE VOCÊS OBSERVARAM AO REALIZAR A ATIVIDADE.
- QUAIS OBJETOS AFUNDARAM?
_____
- QUAIS OBJETOS FLUTUARAM?
_____
53
VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE A TAMPA DE GARRAFA PET NÃO AFUNDOU.
UMA CRIANÇA PENSOU EM OUTROS TESTES PARA FAZER COM QUE A TAMPINHA AFUNDASSE. OBSERVE AS IMAGENS.
LEGENDA: COLOCAR ALGODÃO DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COLOCAR BASTANTE MASSA DE MODELAR DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: EMBRULHAR A TAMPA COM UM LENÇO DE PAPEL. FIM DA LEGENDA.
VAMOS EXPERIMENTAR ESSES TESTES TAMBÉM?
- PROVIDENCIEM O MATERIAL NECESSÁRIO E REALIZEM CADA UMA DAS SUGESTÕES ACIMA.
- QUAL FOI A MELHOR IDEIA PARA AFUNDAR A TAMPA? DESENHE E EXPLIQUE O QUE ACONTECEU.
_____
54
DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?
OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?
- PESQUISE OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E QUE SÃO FEITOS DE METAL, DE MADEIRA E DE PLÁSTICO. EM UMA FOLHA À PARTE, ESCREVA UMA LISTA COM O NOME DOS OBJETOS PESQUISADOS.
- CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS OBJETOS QUE VOCÊ PESQUISOU E ESCOLHAM JUNTOS ALGUNS EXEMPLOS PARA DESENHAR NO QUADRO ABAIXO.
Tabela: equivalente textual a seguir.
OBJETOS DE METAL |
OBJETOS DE MADEIRA |
OBJETOS DE PLÁSTICO |
---|---|---|
FECHO DE ZÍPER |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
55
- DEPOIS DE PREENCHER O QUADRO, OBSERVE COM O COLEGA OS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA.
- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA?
_____
- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA?
- E SEUS BRINQUEDOS, DE QUE ELES SÃO FEITOS?
_____
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE INFORMAÇÕES SOBRE O METAL, A MADEIRA E O PLÁSTICO UTILIZADOS PARA FAZER BRINQUEDOS. ESCREVA O QUE VOCÊ DESCOBRIU.
_____
Boxe complementar:
FIQUE POR DENTRO
SHOW DA LUNA: AFUNDA OU FLUTUA
DISCOVERY KIDS. EPISÓDIO 26, TEMPORADA 1. DURAÇÃO: 12 MINUTOS.
NESSE EPISÓDIO, LUNA INVESTIGA POR QUE ALGUNS OBJETOS AFUNDAM E OUTROS FLUTUAM.
Fim do complemento.
56
CAPÍTULO 6. CONSTRUINDO COM OBJETOS
BARQUINHO DE PAPEL
SE ESTÁ CHOVENDO, VOU COLOCAR
O MEU BARQUINHO DE PAPEL
PRA ENXURRADA LEVAR
NÃO SEI PRA ONDE VAI
NEM QUANDO VAI PARAR
TALVEZ PARE ALI
TALVEZ CHEGUE AO MAR.
VOCÊ JÁ CONHECEU DE QUE MATERIAL SÃO FEITOS VÁRIOS OBJETOS. TAMBÉM INVESTIGOU OBJETOS QUE FLUTUAM E OUTROS QUE AFUNDAM. COM O PAPEL, É POSSÍVEL FAZER UM BARQUINHO QUE FLUTUA NA ÁGUA.
- VOCÊ JÁ FEZ UM BARQUINHO DE PAPEL? SIGA ESTAS ETAPAS, FAÇA SEU BARQUINHO E COLOQUE-O PARA FLUTUAR NA ÁGUA.
57
ATIVIDADE PRÁTICA
CONSTRUINDO UM SUBMARINO
VOCÊS OBSERVARAM O BARQUINHO FLUTUANDO NA ÁGUA. AGORA, O QUE VOCÊS ACHAM DE CONSTRUIR UM SUBMARINO E OBSERVAR O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE ELE FLUTUE OU AFUNDE NA ÁGUA?
O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A TURMA EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR
- UMA GARRAFA PET PEQUENA
- UM PEDAÇO DE MANGUEIRA DE PLÁSTICO OU DE BORRACHA (APROXIMADAMENTE 1 METRO)
- UM BALÃO DE BORRACHA
- UM RECIPIENTE COM ÁGUA NO QUAL CAIBA A GARRAFA
PET
COMO FAZER
- COLOQUEM O BALÃO DE BORRACHA NA PONTA DA MANGUEIRA E PRENDAM-NO COM FITA ADESIVA.
- EM SEGUIDA, COLOQUEM O BALÃO DENTRO DA GARRAFA PET. MERGULHEM A GARRAFA NA ÁGUA, COMO MOSTRA A IMAGEM ABAIXO, E OBSERVEM.
- DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PROFESSOR VAI ASSOPRAR PELA MANGUEIRA PARA ENCHER O BALÃO.
- OBSERVEM NOVAMENTE O QUE ACONTECE.
- POR QUE VOCÊ ACHA QUE ISSO ACONTECEU?
58
O PROFESSOR VAI LER PARA A TURMA O QUE UM ESTUDANTE ESCREVEU SOBRE A ATIVIDADE COM O SUBMARINO.
- AGORA É SUA VEZ. OBSERVE AS IMAGENS E CONTE O QUE FEZ OS OBJETOS AFUNDAREM OU FLUTUAREM EM CADA CASO. O PROFESSOR VAI ESCREVER NA LOUSA A CONCLUSÃO DA TURMA.
_____
_____
59
Boxe Complementar
QUERO SABER!
POR QUE DEVEMOS TER CUIDADO COM OS MATERIAIS QUE DESCARTAMOS?
ALGUNS MATERIAIS DESCARTADOS NOS MARES PODEM FICAR FLUTUANDO, COMO ACONTECE COM AS EMBALAGENS PLÁSTICAS. OUTROS MATERIAIS, COMO PNEUS E RESTOS DE CONSTRUÇÃO, PODEM AFUNDAR. TODOS ESSES MATERIAIS OFERECEM RISCOS AOS ANIMAIS MARINHOS, QUE PODEM ENGOLIR OBJETOS, CONFUNDINDO-OS COM ALIMENTOS.
SEMPRE QUE PRECISAMOS JOGAR FORA UM OBJETO, DEVEMOS LEVÁ-LO ATÉ UMA LIXEIRA OU OUTRO LOCAL APROPRIADO!
LEGENDA: RESÍDUOS PLÁSTICOS FLUTUANDO NA ÁGUA DO MAR (SALVADOR, BAHIA, 2020). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PNEUS ENCONTRADOS NO FUNDO DO OCEANO (ILHA DE TASOS, GRÉCIA, 2018). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIXO PLÁSTICO ACUMULADO EM PRAIA (OLINDA, PERNAMBUCO, 2019). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: OS ANIMAIS PODEM CONFUNDIR O LIXO COM ALIMENTOS. FIM DA LEGENDA
Fim do complemento
60
ATIVIDADE PRÁTICA
CRIANDO OBJETOS
VOCÊ CONHECEU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E APRENDEU QUE ELES NÃO DEVEM SER JOGADOS EM QUALQUER LOCAL, POIS POLUEM AS ÁGUAS E PREJUDICAM A SAÚDE DOS ANIMAIS. AGORA, VAMOS CRIAR ALGUNS OBJETOS REUTILIZANDO O QUE SERIA DESCARTADO COMO LIXO.
COMO FAZER
- EM DUPLAS, ENTREVISTEM PESSOAS DA ESCOLA PARA DESCOBRIR SE ELAS USARIAM ALGUM OBJETO PRODUZIDO COM MATERIAL REUTILIZADO PARA FACILITAR O DIA A DIA DELAS.
- CONVERSEM COM OS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊS PODERIAM CRIAR.
- CONVERSEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSE OBJETO.
- EM UMA FOLHA À PARTE:
- FAÇAM UM DESENHO DO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA GOSTARIAM DE CRIAR.
- FAÇAM UMA LISTA DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA PRODUZIR ESSE OBJETO.
AGORA É HORA DE PRODUZIR O OBJETO.
- DEPOIS DE PRODUZIREM O OBJETO, VOCÊ E O COLEGA, COM A AJUDA DO PROFESSOR, PODEM USAR O COMPUTADOR PARA CRIAR UMA FICHA COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE.
- NOME DA INVENÇÃO;
- O QUE É O OBJETO CRIADO POR VOCÊS E PARA QUE ELE SERVE;
- QUAIS FORAM OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA PRODUZI-LO E POR QUE ELES FORAM ESCOLHIDOS.
61
LIGANDO OS PONTOS
CAPÍTULOS 5 E 6
- DESENHE DOIS OBJETOS QUE FORAM PRODUZIDOS PELOS COLEGAS NA ATIVIDADE PRÁTICA. ESCREVA NA LEGENDA OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ESSES OBJETOS.
_____
_____
- VOCÊ ACHA QUE ALGUM DESSES OBJETOS PODERIA SER UTILIZADO PARA AJUDAR AS PESSOAS DA ESCOLA OU DA COMUNIDADE NO DIA A DIA? SE SIM, QUAL OBJETO E COMO ELE SERIA UTILIZADO?
- VOCÊ MODIFICARIA ALGO NO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA CRIARAM PARA QUE ELE PUDESSE SER UTILIZADO PELAS PESSOAS? SE SIM, O QUE FARIA?
_____
62
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.
PAREDE DE GARRAFA PET
AS PAREDES FEITAS COM GARRAFAS PET SÃO UMA POSSIBILIDADE DE GERAR CASAS PRÉ-FABRICADAS POR MEIO DA RECICLAGEM E SÃO UMA SOLUÇÃO BARATA E SUSTENTÁVEL. AS GARRAFAS PET SÃO UTILIZADAS NO LUGAR DOS TIJOLOS E ATÉ COMO ESTRUTURA. SÃO PREENCHIDAS COM AREIA, TERRA, PEDRAS OU ÁGUA PARA AUMENTAR A SUA RESISTÊNCIA.
PODEM SER UTILIZADOS TODOS OS TIPOS DE GARRAFAS, INCLUSIVE AS DE VIDRO.
AS PAREDES PODEM SER LEVANTADAS COM AS PRÓPRIAS GARRAFAS OU PODEM SER FEITOS PAINÉIS COM GARRAFAS E CONCRETO PRIMEIRO, MONTANDO AS PAREDES DEPOIS.
ESSA PRÁTICA ESTIMULA A COLETA SELETIVA E DIMINUI A PRESENÇA DE MAIS GARRAFAS EM LIXÕES E ATERROS SANITÁRIOS.
PAREDE DE GARRAFA PET. PORTAL VIRTUHAB , UFSC. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6A. ACESSO EM: 11 JUN. 2021. (TEXTO ADAPTADO.)
LEGENDA: PAREDES FEITAS DE GARRAFA PET EM TINDUFE, NA ARGÉLIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- QUAL É O ASSUNTO DA REPORTAGEM?
- COPIE O TRECHO QUE EXPLICA COMO AS GARRAFAS SÃO USADAS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.
_____
63
- QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO REAPROVEITAMENTO DAS GARRAFAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA O AMBIENTE E PARA AS PESSOAS?
- COM O PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET QUE OUTROS MATERIAIS PODEM SER REAPROVEITADOS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS. FAÇA UMA LISTA DESSES MATERIAIS.
_____
VAMOS RETOMAR
- OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA.
LEGENDA DAS IMAGENS: OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.
- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSES OBJETOS?
_____
- DE QUE OUTRO MATERIAL ESSES OBJETOS PODEM SER FEITOS?
_____
- O QUE DEVE SER FEITO COM ESSES OBJETOS DEPOIS DE SEREM UTILIZADOS?
64
MÃO NA MASSA
CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM OBJETOS
VOCÊ ESTUDOU QUE OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS. OS MATERIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM A ELES TER DIFERENTES FUNÇÕES. AGORA, VAMOS PENSAR NAS CARACTERÍSTICAS QUE OS MATERIAIS PRECISAM TER PARA FAZER PARTE DE BRINQUEDOS?
ANTES DE INICIAR, ACOMPANHEM A LEITURA DO TEXTO, OBSERVEM AS IMAGENS E SUAS LEGENDAS.
BRINCAR DE QUÊ?
ANDA FALA E DANÇA,
SEU JEITINHO É BEM SAPECA,
FECHA OS OLHOS QUANDO DEITA
PARA TIRAR UMA SONECA,
NÃO É GENTE DE VERDADE!
É A BONECA DE REBECA.
CHUTE VEM, CHUTE VAI,
NO CAMPO E ATÉ NO CÉU!
É PAIXÃO QUE NÃO SE ACABA.
GIRA COMO CARROSSEL,
PULA, QUICA, RALA E ROLA,
A BOLA DE GABRIEL.
[…]
NA PISTA ELE CORRE, CORRE
DEVAGAR OU LIGEIRINHO,
ANDA SOBRE QUATRO RODAS
FAZENDO BARULHINHO.
ATENÇÃO NA DIREÇÃO
DO CARRINHO DE CARLINHOS.
LEGENDA: BONECA FEITA DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E PAPÉIS COLORIDOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARRINHO FEITO DE CAIXA DE PAPEL, PEDAÇO DE ROLHA E TAMPINHAS DE GARRAFA PET. FIM DA LEGENDA.
65
TEM PENA PARA TODO LADO!
PULA NA PALMA DA MÃO,
DE CORES BEM DIFERENTES
É LEVE COMO ALGODÃO,
NÃO É PÁSSARO, NEM PIPOCA,
A PETECA DE JOÃO.
[…]
SE ME FALTA UM BRINQUEDO,
USO A IMAGINAÇÃO,
[…].
FRANCISCO DE ASSIS ALVES. BRINCAR DE QUÊ? FORTALEZA: SEDUC, 201 2.
LEGENDA: PETECA FEITA DE PAPEL.FIM DA LEGENDA.
COMO FAZER
- ESCOLHAM O BRINQUEDO QUE O GRUPO VAI PRODUZIR.
- LISTEM OS OBJETOS QUE SERÃO UTILIZADOS OU REAPROVEITADOS PARA CRIAR O BRINQUEDO.
_____
- SEPAREM O MATERIAL NECESSÁRIO EM CASA OU NA ESCOLA.
- AGORA, USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR O BRINQUEDO.
- FAÇA UM DESENHO DO BRINQUEDO CRIADO PELO GRUPO.