66
UNIDADE 4. CORPO HUMANO
LEGENDA: Crianças brincando na praia. Aracy, óleo sobre tela, 50 centímetros x 40 centímetros. FIM DA LEGENDA.
67
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Observe a imagem.
- O que você vê nela?
- O que você pensa sobre o que está vendo na imagem?
- O que você gostaria de perguntar sobre essa imagem?
- Escolha uma brincadeira representada na imagem e indique:
- O nome dessa brincadeira.
- As partes do corpo mais envolvidas nela.
Fim do complemento.
68
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Nestes capítulos, você vai identificar as partes do corpo humano, refletir sobre as funções de cada uma delas e discutir sobre o respeito às diferenças.
Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarmos uns aos outros?
CAPÍTULO 7. NOSSO CORPO
O corpo humano é constituído de várias partes e cada uma delas tem sua função. Por meio do nosso corpo, nós nos relacionamos com outras pessoas e com o ambiente que nos cerca.
- Para pensar sobre isso, leia em voz alta a
letra
da canção. Depois, cante com os colegas indicando, em seu corpo, cada parte citada na canção.
Cabeça, ombro, joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.
Olhos, orelhas, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.
Versos da tradição popular.
- Indique na imagem abaixo as partes do corpo que aparecem no título da canção.
69
- Escreva o nome das partes do corpo que você indicou na atividade anterior.
_____
4. Quais são as partes do corpo que aparecem na imagem e não foram indicadas? Escreva o nome delas.
_____
5. A seguir, leia o nome de algumas partes do corpo humano. Ligue o nome de cada uma à parte correspondente na imagem.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Corpo humano
São Paulo: Ciranda Cultural, 201 7.
O livro traz detalhes e curiosidades sobre o corpo humano.
Fim do complemento.
70
- Agora, pense em algumas brincadeiras que movimentam várias partes do corpo.
- Diga o nome dessas brincadeiras. O professor irá escrever esses nomes na lousa.
- Conte aos colegas de qual dessas brincadeiras você mais gosta.
- Escreva o nome das três brincadeiras mais citadas pela turma.
_____
- Desenhe você e os colegas participando de uma dessas brincadeiras.
- Diga o nome dessas brincadeiras. O professor irá escrever esses nomes na lousa.
• Na brincadeira que você escolheu, em quais momentos é preciso movimentar:
- a cabeça?
- o tronco?
- os membros inferiores?
- os membros superiores?
7. Converse com os colegas e o professor sobre a importância de movimentar o corpo.
71
- As imagens abaixo mostram alguns momentos de um jogo de futebol. Explique o que aconteceu em cada situação, usando as palavras abaixo.
cabeça
tronco
membros superiores
membros inferiores
_____
_____
_____
_____
72
Atividade prática
O que faz cada parte do corpo?
Além das partes do corpo que já estudamos, há estruturas internas, como o cérebro, o estômago e o coração. Vamos pesquisar a função de algumas das estruturas do corpo?
O professor vai organizar a turma em duplas para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- folhas de papel
- canetas hidrocor
- dispositivo com acesso à internet (smartphone, tablet ou computador)
- livros sobre o corpo humano
Como fazer
- Escolham uma estrutura do corpo para ser pesquisada.
- Preencha os quadros com o desenho, o nome e a função da estrutura escolhida por sua dupla.
Desenho da estrutura
_____
73
Nome da estrutura
______
Função da estrutura
______
- Para refletirmos sobre as características do corpo humano, responda.
- Quais são as estruturas comuns a todas as pessoas?
______
- Será que todas as pessoas têm as mesmas características corporais?
______
- Quais são as estruturas comuns a todas as pessoas?
74
CAPÍTULO 8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
- Acompanhe a leitura do poema que será feita em voz alta pelo professor e responda.
Identidade
Às vezes nem eu mesmo sei quem sou.
às vezes sou “o meu queridinho”
às vezes sou “moleque malcriado”.
Para mim tem vezes que eu sou rei,
herói voador, caubói lutador, jogador campeão.
às vezes sou pulga, sou mosca também,
que voa e se esconde de medo e vergonha.
Às vezes sou Hércules, Sansão vencedor,
peito de aço, goleador!
Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris . 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
- Como é a personagem do poema?
- E você, como é?
- Às vezes, eu sou…
- Tem vezes que eu sou…
- O que você acha de fazer a leitura desse poema para sua família? Aproveite para complementar com um trecho que fale sobre como você é! Sugira a seus familiares que também comentem como eles são.
75
Você já conheceu algumas características do corpo humano. Agora, pense nas suas características físicas.
- Desenhe-se no espaço abaixo. Procure colocar todas as suas características no seu desenho.
76
As pessoas têm outras características além das físicas, como as coisas de que gostam e a maneira de se comportar, como você ouviu no poema de Pedro Bandeira.
- Pesquise em revistas imagens que mostrem algumas das suas preferências. Recorte e cole-as no espaço abaixo.
- Há outras características mais
difíceis
de representar por meio de imagens, como a alegria ou a tristeza. Converse com os colegas e o professor sobre o assunto e responda.
- O que deixa você feliz?
- O que faz você ficar triste e o que você pode fazer para lidar com esses momentos?
77
Atividade prática
Conversando sobre propostas de convivência
A tristeza, a alegria, o medo e a coragem não são fáceis de representar por meio de imagens. Vamos conversar sobre esses sentimentos e elaborar propostas para convivermos bem na escola, respeitando a diversidade de sentimentos?
O professor vai organizar a turma em grupos para a realização da atividade.
Do que vocês vão precisar
- pedaços de papel
- cartolina (pode ser reaproveitado o verso de cartolinas usadas)
- canetas coloridas e lápis de cor
Como fazer
- Escreva em um pedaço de papel duas coisas que acontecem com você na escola e das quais você não gosta.
- Troquem os papéis entre os integrantes do grupo para ler o que os colegas escreveram.
- Juntos, proponham soluções para essas situações.
- Cada grupo vai contar para a turma as soluções que discutiu.
- A turma toda vai votar na melhor solução para cada situação.
- Verifiquem qual foi a proposta do grupo escolhida pela turma.
- Todas as propostas selecionadas deverão ser representadas em cartazes que ficarão expostos na sala de aula.
78
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 7 e 8
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Grupo de crianças. FIM DA LEGENDA.
- Olhando para a imagem, você percebeu que existem diferenças entre as características físicas de cada criança? Quais são essas características?
_____
- Resposta: Comprimento, cor e tipo do cabelo, cor da pele e dos olhos, presença dos dentes de leite, entre outras.
- Agora, escreva uma semelhança física existente entre você e as crianças da imagem.
_____
- Em sua opinião, as semelhanças ou as diferenças físicas entre as pessoas refletem o modo de pensar ou os gostos delas? Por quê?
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não, que a semelhança física entre as pessoas não quer dizer que elas gostem das mesmas coisas. Fim da observação.
- No dia a dia, como você reage quando os colegas pensam de forma diferente da sua?
79
Ciências em contexto
Acompanhe a leitura que será feita pelo professor e responda.
O que é que eu vou ser?
Bete quer ser bailarina,
Zé quer ser aviador.
Carlos vai plantar batata,
Juca quer ser um ator.
Camila gosta de música.
Patricia quer desenhar.
Uma vai pegando o lápis,
a outra põe-se a cantar.
Mas eu não sei se vou ser
poeta, doutora ou atriz.
Hoje eu só sei uma coisa:
quero ser muito feliz!
Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno . São Paulo: Moderna, 199 4.
- O que as crianças do poema querem ser? E você, o que deseja ser?
- Compare sua resposta com a dos colegas da turma. Você encontrou algum colega que tem o mesmo desejo que você?
VAMOS RETOMAR
- Desenhe o corpo humano e escreva o nome das partes que estudamos nesses capítulos.
80
- Observe as imagens. As legendas descrevem o que cada criança quer ser quando crescer.
LEGENDA: Cauã – médico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ayana – advogada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cibele – professora. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as características físicas que você observa nas crianças das fotos?
- A forma de pensar das crianças não é a mesma. Em sua opinião, como podemos apoiar todas as crianças para que sejam respeitadas e possam realizar os sonhos delas?
_____
81
Mão na massa
Criando uma campanha
Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarem umas às outras?
- Leia a tirinha e responda.
- Uma pessoa riu das crianças da tirinha. Converse com os colegas e o professor sobre os motivos que levaram a pessoa a rir das crianças. O que você pensa sobre essa atitude?
- O que você entende do comentário da menina no último quadrinho? Explique e troque ideias com os colegas e com o professor.
- Converse com os colegas: na escola também acontecem situações parecidas com a da tirinha? O que fazer para evitar que isso ocorra?
- Escolham uma das ideias apresentadas pela turma e pensem em uma campanha sobre o respeito a todas as pessoas. Com a ajuda do professor, anotem o que não pode faltar
nessa
campanha.
_____
82
Agora é hora de mostrar os resultados!
Com a ajuda do professor, organizem uma forma de divulgar as ideias da campanha que vocês criaram.
- Qual das ideias da campanha da turma mais chamou a sua atenção? Faça um desenho sobre ela.
- Por que essa
ideia
chamou a sua atenção? Converse com os colegas e o professor.
- Discutam as questões.
- O que vocês aprenderam com as ideias propostas nessa campanha?
- O que vocês mudariam nessa campanha?