66

UNIDADE 4. CORPO HUMANO

Imagem: Ilustração complementar das páginas 66 e 67. Muitas crianças brincam na areia, à beira do mar. Há duas traves de gol, rede de vôlei instalada, corda, pipas e crianças formando roda. No mar há barcos pequenos. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando na praia. Aracy, óleo sobre tela, 50 centímetros x 40 centímetros. FIM DA LEGENDA.

67

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Observe a imagem.
    • O que você vê nela?
    • O que você pensa sobre o que está vendo na imagem?
    • O que você gostaria de perguntar sobre essa imagem?
    1. Escolha uma brincadeira representada na imagem e indique:
      • O nome dessa brincadeira.
      • As partes do corpo mais envolvidas nela.

Fim do complemento.

68

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Nestes capítulos, você vai identificar as partes do corpo humano, refletir sobre as funções de cada uma delas e discutir sobre o respeito às diferenças.

Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarmos uns aos outros?

CAPÍTULO 7. NOSSO CORPO

O corpo humano é constituído de várias partes e cada uma delas tem sua função. Por meio do nosso corpo, nós nos relacionamos com outras pessoas e com o ambiente que nos cerca.

  1. Para pensar sobre isso, leia em voz alta a letra da canção. Depois, cante com os colegas indicando, em seu corpo, cada parte citada na canção.

    Cabeça, ombro, joelho e pé

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Olhos, orelhas, boca e nariz.

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Versos da tradição popular.

  1. Indique na imagem abaixo as partes do corpo que aparecem no título da canção.
Imagem: Ilustração. Sombra de um corpo de uma criança no gramado. Círculos indicam a cabeça, os ombros, os joelhos e os pés. Fim da imagem.

69

  1. Escreva o nome das partes do corpo que você indicou na atividade anterior.

    _____

    4. Quais são as partes do corpo que aparecem na imagem e não foram indicadas? Escreva o nome delas.

    _____

    5. A seguir, leia o nome de algumas partes do corpo humano. Ligue o nome de cada uma à parte correspondente na imagem.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo crespo black power. Veste camiseta azul e calça azul, com meia branca. Está destacando por linhas ligadas à palavras: Cabeça; Pescoço; Tronco; Membros superiores; Membros inferiores. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Corpo humano

São Paulo: Ciranda Cultural, 201 7.

O livro traz detalhes e curiosidades sobre o corpo humano.

Fim do complemento.

70

  1. Agora, pense em algumas brincadeiras que movimentam várias partes do corpo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Diga o nome dessas brincadeiras. O professor irá escrever esses nomes na lousa.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Conte aos colegas de qual dessas brincadeiras você mais gosta.
    • Escreva o nome das três brincadeiras mais citadas pela turma.

      _____

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • Desenhe você e os colegas participando de uma dessas brincadeiras.
Imagem: Ilustração. Esfera azul com bolinhas verdes. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Na brincadeira que você escolheu, em quais momentos é preciso movimentar:

71

  1. As imagens abaixo mostram alguns momentos de um jogo de futebol. Explique o que aconteceu em cada situação, usando as palavras abaixo.

cabeça

tronco

membros superiores

membros inferiores

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo preso loiro, vestindo camiseta vermelha e bermuda branca. Está com uma bola em movimento na direção do pé. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo preso em um boné, vestindo camiseta e bermuda preta. Está em frente a um gol, segurando uma bola com as mãos. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo preso preto, vestindo camiseta vermelha e bermuda preta. Está com uma bola em movimento na direção da cabeça. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo curto loiro, vestindo colete e bermuda azul. Está com uma bola em movimento na direção do tronco. Fim da imagem.

_____

72

Atividade prática

O que faz cada parte do corpo?

Além das partes do corpo que já estudamos, há estruturas internas, como o cérebro, o estômago e o coração. Vamos pesquisar a função de algumas das estruturas do corpo?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

O professor vai organizar a turma em duplas para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Escolham uma estrutura do corpo para ser pesquisada.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Preencha os quadros com o desenho, o nome e a função da estrutura escolhida por sua dupla.
Imagem: Ilustração. Dois meninos sentados em frente a um computador. Menino de cabelo curto cacheado preto com par de óculos retangular. Ao lado, menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha, sentado em uma cadeira de rodas, está segurando um mouse.  Fim da imagem.

Desenho da estrutura

_____

73

Nome da estrutura

______

Função da estrutura

______

  1. Para refletirmos sobre as características do corpo humano, responda.
    • Quais são as estruturas comuns a todas as pessoas?

      ______

    • Será que todas as pessoas têm as mesmas características corporais?

      ______

74

CAPÍTULO 8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

  1. Acompanhe a leitura do poema que será feita em voz alta pelo professor e responda.

    Identidade

    Às vezes nem eu mesmo sei quem sou.

    às vezes sou “o meu queridinho”

    às vezes sou “moleque malcriado”.

    Para mim tem vezes que eu sou rei,

    herói voador, caubói lutador, jogador campeão.

    às vezes sou pulga, sou mosca também,

    que voa e se esconde de medo e vergonha.

    Às vezes sou Hércules, Sansão vencedor,

    peito de aço, goleador!

    Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris . 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

Imagem: Ilustração. Ilustração em formato de massinha. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta roxa. Acima, balões com o menino em diferentes fantasias, sendo elas, jogador de futebol, rei, super-herói, cowboy e uma mosca.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

75

Você já conheceu algumas características do corpo humano. Agora, pense nas suas características físicas.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe-se no espaço abaixo. Procure colocar todas as suas características no seu desenho.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.

76

As pessoas têm outras características além das físicas, como as coisas de que gostam e a maneira de se comportar, como você ouviu no poema de Pedro Bandeira.

  1. Pesquise em revistas imagens que mostrem algumas das suas preferências. Recorte e cole-as no espaço abaixo.
Imagem: Fotografia. Frasco de líquido indicando cola. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Há outras características mais difíceis de representar por meio de imagens, como a alegria ou a tristeza. Converse com os colegas e o professor sobre o assunto e responda.
    • O que deixa você feliz?
    • O que faz você ficar triste e o que você pode fazer para lidar com esses momentos?

77

Atividade prática

Conversando sobre propostas de convivência

A tristeza, a alegria, o medo e a coragem não são fáceis de representar por meio de imagens. Vamos conversar sobre esses sentimentos e elaborar propostas para convivermos bem na escola, respeitando a diversidade de sentimentos?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai organizar a turma em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa e calça verde. Está ajoelhada no chão, sorrindo. Ao lado, menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta azul e calça vermelha. Está sentada com as pernas abertas. À frente, há um papel com três carinhas em expressões diferentes: sorrindo, tímido e triste. Ao lado, papéis coloridos e lápis. À esquerda da menina loira, um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela e bermuda azul, segurando uma folha de papel. Fim da imagem.

Como fazer

  1. Escreva em um pedaço de papel duas coisas que acontecem com você na escola e das quais você não gosta.
  1. Troquem os papéis entre os integrantes do grupo para ler o que os colegas escreveram.
  1. Juntos, proponham soluções para essas situações.
  1. Cada grupo vai contar para a turma as soluções que discutiu.
  1. A turma toda vai votar na melhor solução para cada situação.
  1. Verifiquem qual foi a proposta do grupo escolhida pela turma.
  1. Todas as propostas selecionadas deverão ser representadas em cartazes que ficarão expostos na sala de aula.

78

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 7 e 8

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Oito crianças lado a lado sorrindo, formando duas fileiras. Na fileira inferior, menino de cabelo curto loiro, olhos castanhos e sem os dois dentes da frente, está vestindo camiseta azul. Menina de cabelo longo cacheado castanho, olhos castanhos e sem dente incisivo, vestindo camiseta rosa. Menina de cabelo longo preto, com olhos pretos e sorrindo com todos os dentes, vestindo camiseta verde. Menino de cabelo curto castanho, com olhos castanhos e sem o dente da frente, vestindo camiseta azul. Acima, fileira com menina de cabelo cacheado castanho, com olhos pretos, vestindo camiseta rosa. Menina de cabelo longo loiro e olhos verdes, sorrindo com todos os dentes, vestindo camiseta cinza. Menino de cabelo curto castanho, olhos pretos, vestindo camiseta cinza e azul. Menino de cabelo cacheado castanho, olhos castanhos e sem os dentes incisivos, vestindo camiseta azul com listras brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de crianças. FIM DA LEGENDA.

  1. Olhando para a imagem, você percebeu que existem diferenças entre as características físicas de cada criança? Quais são essas características?

    _____

  1. Resposta: Comprimento, cor e tipo do cabelo, cor da pele e dos olhos, presença dos dentes de leite, entre outras.
  1. Agora, escreva uma semelhança física existente entre você e as crianças da imagem.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, as semelhanças ou as diferenças físicas entre as pessoas refletem o modo de pensar ou os gostos delas? Por quê?

    Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não, que a semelhança física entre as pessoas não quer dizer que elas gostem das mesmas coisas. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No dia a dia, como você reage quando os colegas pensam de forma diferente da sua?

79

Ciências em contexto

Acompanhe a leitura que será feita pelo professor e responda.

O que é que eu vou ser?

Bete quer ser bailarina,

Zé quer ser aviador.

Carlos vai plantar batata,

Juca quer ser um ator.

Camila gosta de música.

Patricia quer desenhar.

Uma vai pegando o lápis,

a outra põe-se a cantar.

Mas eu não sei se vou ser

poeta, doutora ou atriz.

Hoje eu só sei uma coisa:

quero ser muito feliz!

Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno . São Paulo: Moderna, 199 4.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que as crianças do poema querem ser? E você, o que deseja ser?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare sua resposta com a dos colegas da turma. Você encontrou algum colega que tem o mesmo desejo que você?

VAMOS RETOMAR

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe o corpo humano e escreva o nome das partes que estudamos nesses capítulos.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.

80

  1. Observe as imagens. As legendas descrevem o que cada criança quer ser quando crescer.
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, com o rosto pintado em pinturas indígenas, com cocar amarelo e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Cauã – médico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado castanho, sorrindo. Veste camisa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ayana – advogada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo curto liso castanho, sorrindo. Veste camisa azul com bolinhas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cibele – professora. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

81

Mão na massa

Criando uma campanha

Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarem umas às outras?

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Está de óculos de armação arredondada e mochila verde. Menino de cabelo curto preto e orelhas proeminentes, vestindo camiseta verde e bermuda azul. Menino de cabelo curto azul, vestindo camiseta laranja e bermuda azul. Quadro 1: Menina diz “Ele riu de mim só porque uso óculos!”. Quadro 2: Menino de cabelo preto diz “de mim por causa das orelhas!”.  E o menino de cabelo azul diz “e de mim porque não sei jogar bola!”. Quadro 3: A menina responde “espero que um dia ele supere isso...”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

82

Agora é hora de mostrar os resultados!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Com a ajuda do professor, organizem uma forma de divulgar as ideias da campanha que vocês criaram.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Qual das ideias da campanha da turma mais chamou a sua atenção? Faça um desenho sobre ela.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Por que essa ideia chamou a sua atenção? Converse com os colegas e o professor.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Discutam as questões.
    • O que vocês aprenderam com as ideias propostas nessa campanha?
    • O que vocês mudariam nessa campanha?