83

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

TERRA E UNIVERSO

  1. LEIA EM VOZ ALTA AS ATIVIDADES QUE PEDRO REALIZA DURANTE O DIA.

TOMAR BANHO

FAZER A LIÇÃO DE CASA

JANTAR

ESCOVAR OS DENTES

BRINCAR

LANCHAR

IR À ESCOLA

DORMIR

Tabela: equivalente textual a seguir.

REALIZO DE MANHÃ

REALIZO À TARDE

REALIZO À NOITE

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

  1. OBSERVE AS IMAGENS DE DOIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA MEDIR O TEMPO.
Imagem: Ilustração. Calendário indicando 2023 – novembro, com os dias de 1 a 30, iniciando na quarta-feira e encerrando na quinta-feira. A sequência é domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Relógio circular de moldura preta indicando com o ponteiro menor no 10 e o maior no 12. O ponteiro vermelho indica 52. Fim da imagem.

84

  1. ESCREVA OS NOMES DESSES INSTRUMENTOS.

    _____

  1. QUAL DOS INSTRUMENTOS VOCÊ USARIA PARA MARCAR O DIA E O MÊS DE SEU ANIVERSÁRIO? _____

MATÉRIA E ENERGIA

  1. MARQUE COM UM X A DUPLA DE OBJETOS QUE SÃO PRODUZIDOS COM MATERIAIS DIFERENTES UM DO OUTRO.
Imagem: 1. Fotografia. Pratos, vasilhas e copos coloridos de plástico. Ao lado, uma garrafa plástica. 2. Fotografia. Cadeira branca de plástico. Ao lado, cadeira de madeira. 3. Fotografia. Boneca de pano com vestido verde. Ao lado, trem de madeira com três vagões. 4. Fotografia. Jarra e copo de vidro.  Fim da imagem.

85

  1. LIGUE O OBJETO À LIXEIRA EM QUE ELE DEVE SER DESCARTADO.
Imagem: Fotografia. Quatro lixeiras coloridas. Lixeira azul indica papel. Lixeira amarela indica metal. Lixeira verde indica vidro. Lixeira vermelha indica plástico. Acima, estão os seguintes objetos: garrafa PET; lata de alumínio; caixa de papelão; frasco de vidro. Resposta: Garrafa se liga a lixeira vermelha. Lata se liga a lixeira amarela. Caixa se liga a lixeira azul. Frasco se liga a lixeira verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

VIDA E EVOLUÇÃO

  1. IDENTIFIQUE E ESCREVA NOS ESPAÇOS O NOME DAS PARTES DO CORPO.
Imagem: Ilustração. Contorno do corpo humano com ligações indicando cabeça, braço, mão, perna e pé. Fim da imagem.

86

  1. O QUE DEVEMOS FAZER PARA MANTER O NOSSO CORPO SAUDÁVEL?

    _____

  1. OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA.
Imagem: Fotografia. Oito crianças diversas com diferentes cores de pele, cabelo e cor dos olhos, estão se abraçando com roupas coloridas. Algumas não possuem alguns dentes.  Fim da imagem.

87

SUGESTÕES DE VISITAÇÃO

A SEGUIR, SÃO APRESENTADAS ALGUMAS SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS PARA VISITAÇÃO.

REGIÃO NORTE

SALA DE CIÊNCIA SESC AMAPÁ (MACAPÁ, AMAPÁ)

http://fdnc.io/f6H. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

A SALA DE CIÊNCIA DO SESC AMAPÁ TEM LABORATÓRIOS PARA EXPERIMENTAÇÃO E ESPAÇO MULTIMÍDIA QUE PODEM SER USADOS PARA A REALIZAÇÃO DE MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS.

REGIÃO NORDESTE

USINA CIÊNCIA ALAGOAS (MACEIÓ, ALAGOAS)

http://fdnc.io/f6J. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

CENTRO VOLTADO PARA A DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS E O INCENTIVO À EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS.

REGIÃO CENTRO-OESTE

CASA DA CIÊNCIA (CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL)

http://fdnc.io/f6K. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

O MUSEU OFERECE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE TEM O OBJETIVO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL PARA TODOS.

REGIÃO SUDESTE

MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS (BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS)

http://fdnc.io/5br. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

POR MEIO DE OFICINAS E ATIVIDADES DIVERSAS, O MUSEU ABORDA DIFERENTES TEMAS RELACIONADOS À VIDA, AO AMBIENTE E AO CORPO HUMANO.

REGIÃO SUL

MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRS (PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DE SUL)

http://fdnc.io/f6L. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

O MUSEU APRESENTA CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA LÚDICA E DIVERTIDA, PARA APRENDER BRINCANDO.

88

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

13 ANIMAIS QUE VIVEM MAIS QUE OS HUMANOS. GALILEU, 27 JUN. 201 7. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6s. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

ESSE ARTIGO LISTA DIVERSAS ESPÉCIES QUE VIVEM MAIS DO QUE OS SERES HUMANOS.

ALVES, F. DE A. BRINCAR DE QUÊ? FORTALEZA: SEDUC, 2012.

POR MEIO DA TEMÁTICA DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS, O LIVRO ABRE O MUNDO DOS POEMAS PARA CRIANÇAS.

ARNALDO ANTUNES. LAVAR AS MÃOS. CASTELO RÁ-TIM-BUM . SÃO PAULO: VELAS, 1995.

ESSA MÚSICA TRATA DA IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS COMO HÁBITO DE HIGIENE PARA PREVENIR DOENÇAS.

BANDEIRA, P. CAVALGANDO O ARCO-ÍRIS . 4. ED. SÃO PAULO: MODERNA, 2010.

ESSE LIVRO DE POEMAS APRESENTA DIFERENTES EXPERIÊNCIAS E SITUAÇÕES DA VIDA PELAS QUAIS TODOS PASSAM.

BANDEIRA, P. POR ENQUANTO EU SOU PEQUENO . SÃO PAULO: MODERNA, 1994.

O LIVRO APRESENTA POEMAS SOBRE A INFÂNCIA.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). BRASÍLIA: MEC; SEB, 2018. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/b9o. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

ESSE DOCUMENTO DEFINE O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

ROCHA, R. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2014.

O LIVRO TRATA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM FORMA DE POEMA.

TATIT, P.; DERDYK, E. POMAR. CANÇÕES DE BRINCAR : 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 1996. 1 CD. (COLEÇÃO PALAVRA CANTADA.)

ESSE CD TRAZ UMA SÉRIE DE CANÇÕES PARA CRIANÇAS.

UFSC. PAREDE DE GARRAFA PET. PORTAL VIRTUHAB. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6A. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.

ESSE ARTIGO APRESENTA UMA MANEIRA MAIS ACESSÍVEL E SUSTENTÁVEL DE CONSTRUIR CASAS, USANDO GARRAFAS PET.