MP019
CRIANÇA TEM QUE TER NOME
CRIANÇA TEM QUE TER LAR
TER SAÚDE E NÃO FOME
TER SEGURANÇA E ESTUDAR.
RUTH ROCHA. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 201 4.
MP020
SEU LIVRO É ASSIM
ESTE É SEU LIVRO DE CIÊNCIAS.
CONHEÇA COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA IDENTIFICAR APRENDIZAGENS ESSENCIAIS.
ABERTURA DE UNIDADE
VOCÊ VAI SE APROXIMAR DO TEMA QUE SERÁ TRABALHADO NA UNIDADE, ANALISANDO AS IMAGENS E CONVERSANDO COM OS COLEGAS.
PRIMEIROS CONTATOS
VOCÊ VAI TROCAR IDEIAS COM OS COLEGAS SOBRE O QUE JÁ SABE ACERCA DO TEMA E O QUE GOSTARIA DE SABER.
DESAFIO À VISTA!
VOCÊ VAI ELABORAR HIPÓTESES SOBRE ASSUNTOS QUE SERÃO TRABALHADOS NOS CAPÍTULOS.
QUERO SABER!
VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO.
FIQUE POR DENTRO
VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE LIVROS, FILMES E SITES PARA APROFUNDAR CADA ASSUNTO ESTUDADO.
ATIVIDADE PRÁTICA
VOCÊ VAI FAZER EXPERIMENTOS, CRIAR MODELOS E DESCOBRIR MUITO MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE ESTIVER ESTUDANDO.
MP021
LIGANDO OS PONTOS
AQUI VOCÊ VAI RETOMAR O DESAFIO E ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE PROCESSO.
CIÊNCIAS EM CONTEXTO
AQUI VOCÊ VAI TRABALHAR COM DIFERENTES TEXTOS QUE RELACIONAM OS TEMAS ESTUDADOS NA UNIDADE.
VAMOS RETOMAR
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES QUE RETOMAM O QUE FOI ESTUDADO NA UNIDADE.
MÃO NA MASSA
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR PROPOSTAS PARA COMPLEMENTAR OU APROFUNDAR OS TEMAS ESTUDADOS.
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA AVALIAR O QUE ESTUDOU NESTE VOLUME.
SUGESTÕES DE VISITAÇÃO
AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, ORGANIZADAS POR REGIÕES DO BRASIL.
ÍCONES
NESTE LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES QUE VÃO ORIENTAR A FORMA COMO VOCÊ DEVE FAZER AS ATIVIDADES. SÃO ELES:
ATIVIDADE ORAL
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO
CONVERSE COM SEU COLEGA
DESENHO
MP022
SUMÁRIO
• AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, P. 8
UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO, P. 12
• DESAFIO À VISTA!, P. 14
1. HIGIENE, P. 14
2. COMER BEM, P. 22
• LIGANDO OS PONTOS, P. 25
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 27
• MÃO NA MASSA, P. 29
UNIDADE 2. SERES VIVOS, P. 30
• DESAFIO À VISTA!, P. 32
3. CUIDANDO DAS PLANTAS, P. 32
4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS, P. 38
• LIGANDO OS PONTOS, P. 43
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 44
• MÃO NA MASSA, P. 46
MP023
UNIDADE 3. INVESTIGANDO OS OBJETO, P. 48
• DESAFIO À VISTA!, P. 50
5. INVESTIGANDO OS OBJETOS, P. 50
6. CONSTRUINDO COM OBJETOS, P. 56
• LIGANDO OS PONTOS, P. 61
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 62
• MÃO NA MASSA, P. 64
UNIDADE 4. CORPO HUMANO, P. 66
• DESAFIO À VISTA!, P. 68
7. NOSSO CORPO, P. 68
8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS, P. 74
• LIGANDO OS PONTOS, P. 78
• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 79
• MÃO NA MASSA, P. 81
• AVALIAÇÃO DE RESULTADO, P. 83
• SUGESTÕES DE VISITAÇÃO, P. 87
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, P. 88
MP024
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
TERRA E UNIVERSO
- QUAIS DAS ATIVIDADES A SEGUIR SÃO REALIZADAS DE DIA E QUAIS SÃO REALIZADAS À NOITE?
LEGENDA: DORMIR. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: À noite.LEGENDA: BRINCAR. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: De dia.LEGENDA: IR À ESCOLA. FIM DA LEGENDA.
_____
PROFESSOR
Resposta: De dia.- ESCREVA NO QUADRO UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA EM SUA MORADIA EM CADA DIA DA SEMANA.
PROFESSOR
Resposta pessoal.Tabela: equivalente textual a seguir.
SEGUNDA-FEIRA |
_____ |
---|---|
TERÇA-FEIRA |
_____ |
QUARTA-FEIRA |
_____ |
QUINTA-FEIRA |
_____ |
SEXTA-FEIRA |
_____ |
SÁBADO |
_____ |
DOMINGO |
_____ |
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de construção de conhecimentos. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso utilizar os resultados, de modo a retomar o trabalho e rever os objetivos, quando necessário, para promover ações positivas dos estudantes frente ao seu processo de aprendizagem.
Terra e Universo
Atividade 1. Esta atividade oportuniza ao professor verificar se os estudantes identificam as atividades realizadas nos diferentes períodos do dia. A presença ou a ausência de luz solar determina a rotina dos seres humanos e de outros animais. Mesmo as crianças pequenas conseguem relacionar o dia e a noite a elementos de sua rotina. É possível que alguns citem particularidades da rotina familiar que diferem das representações, como: brincar à noite com algum familiar que trabalha durante o dia. Nesse caso, conversar com os estudantes sobre a diversidade de vivências e utilizar a disponibilidade de luz nas fotos para identificar em que períodos as atividades estão ocorrendo.
A influência da sucessão de dias e noites na vida dos seres vivos será abordada nos capítulos 3 e 4 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI06.
Atividade 2. O foco da atividade é associar a percepção de passagem do tempo com a rotina dos estudantes. A percepção de tempo é melhor assimilada pelas crianças quando conectada a elementos de suas próprias rotinas. Nos capítulos 3 e 4 o estudante tem oportunidade de desenvolver a habilidade EF01CI05, por meio da identificação de diferentes escalas de tempo, entre elas, os dias da semana.
Para melhor aproveitamento da atividade, organizar uma roda de conversa e socializar a rotina dos estudantes. Relacionar com a atividade anterior e perguntar o período diário em que as atividades listadas costumam ocorrer.
MP025
MATÉRIA E ENERGIA
- MARQUE COM UM X OS BRINQUEDOS QUE SÃO FEITOS DE PLÁSTICO.
PROFESSOR
Resposta correta: imagens 1, 3 e 5 .VIDA E EVOLUÇÃO
- COMPLETE O DESENHO ABAIXO REPRESENTANDO SEU ROSTO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Matéria e energia
Atividade 1. A atividade oportuniza evidenciar os conhecimentos prévios acerca dos diferentes materiais e se refere à habilidade EF01CI01, segundo a qual os estudantes devem diferenciar os materiais utilizados na fabricação de objetos do cotidiano. O assunto será abordado nos capítulos 5 e 6 do Livro do Estudante.
Perguntar aos estudantes se já tiveram contato com os brinquedos das imagens. Aproveitar o caminhão de madeira e o carrinho de plástico para discutir que objetos semelhantes podem ser confeccionados com materiais diferentes. Questionar se já tiveram contato com bonecas, balde de areia, barquinhos e blocos de montar feitos de materiais diferentes dos apresentados nas imagens. Propor uma observação de brinquedos disponíveis na escola, ou pedir aos estudantes que levem um brinquedo e contem sobre o material utilizado para fabricá-lo.
Vida e evolução
Atividade 1. A atividade tem como objetivo utilizar as características físicas dos estudantes para promover o autoconhecimento e a valorização da identidade em meio à diversidade. Engloba as habilidades EF01CI02, relacionada a identificação, localização e representação das partes do corpo, e EF01CI04, associada à comparação das características físicas com os demais e ao o reconhecimento da diversidade dos seres humanos.
MP026
- OBSERVE AS PESSOAS DA IMAGEM E, USANDO UM LÁPIS, CIRCULE AS CRIANÇAS.
PROFESSOR
Resposta: Os estudantes devem circular as oito crianças presentes na imagem.• CITE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS DA IMAGEM.
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplos de semelhanças: todos têm cabeça, orelhas, olhos, boca, nariz e cabelo.PROFESSOR
Resposta: Exemplos de diferenças: cor da pele, idade, cor do cabelo, penteado e sexo.- OBSERVE ALGUNS HÁBITOS IMPORTANTES DE HIGIENE. CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ REALIZA TODOS OS DIAS.
PROFESSOR
Resposta correta: imagens 1, 2 e 3.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. A atividade está associada ao objetivo de discutir a importância social da representatividade e o respeito à diversidade. O capítulo 8 do Livro do Estudante aborda a habilidade EF01CI04, associada ao reconhecimento e à valorização da diversidade.
A imagem da atividade retrata pessoas com características físicas diferentes. Os estudantes podem apontar essas particularidades como diferenças, entretanto, atentar para as características comuns a todos os seres humanos. No ambiente escolar, muitas crianças têm seus primeiros contatos com pessoas cujas características físicas e culturais diferem do que vivenciam no dia a dia. É importante reconhecer e valorizar a diversidade desde cedo, para que todos se sintam acolhidos e respeitados no ambiente escolar.
Se julgar oportuno, propor, antes dessa discussão, uma atividade introdutória. Para realizá-la, solicitar a participação dos familiares gravando um vídeo com as crianças cantando uma música. O objetivo da atividade é socializar diversos tipos de vivências e valorizar a cultura familiar. Os estudantes podem contar aos colegas em que momentos cantam ou escutam a música selecionada, e qual é a importância dela para a família.
Atividade 3. A atividade possibilita levantar os conhecimentos prévios acerca dos hábitos de higiene pessoal. Todas as práticas representadas na imagem provavelmente são conhecidas pelos estudantes. Os hábitos de higiene e sua importância para a manutenção da saúde corporal serão estudados nos capítulos 1 e 2, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI03.
Questionar os estudantes sobre as imagens, perguntando como realizam as ações representadas. É possível realizar uma roda de conversa para analisar as práticas, deixando os estudantes explicarem a importância desses e de outros hábitos de higiene pessoal.
MP027
- LIGUE O QUE PERCEBEMOS COM CADA PARTE DO CORPO QUE APARECE NAS IMAGENS.
Coluna 1:
OS CHEIROS
O GOSTO DOS ALIMENTOS
AS CORES DE UM OBJETO
OS SONS
Coluna 2
PROFESSOR
Resposta: o gosto dos alimentos.PROFESSOR
Resposta: os sons.PROFESSOR
Resposta: os cheiros.PROFESSOR
Resposta: as cores de um objeto.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4. Esta atividade tem como objetivo que os estudantes relacionem partes do corpo com a sua função na percepção do mundo que os cerca. A localização e a representação das partes do corpo humano, bem como suas funções, serão abordadas no capítulo 7 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI02.
As atividades propostas possibilitam a identificação dos conhecimentos construídos até o momento e devem ser utilizadas para monitoramento dos avanços durante o ano letivo, individual e coletivamente. Sempre que necessário, como estratégia de remediação de aprendizagens, organizar os estudantes em grupos para que possam interagir com colegas e também aprender com os pares.
MP028
Comentários para o professor:
Orientações específicas
Unidade 1 – Cuidados com o corpo
Objetivos
Capítulos |
Conteúdos conceituais |
Conteúdos procedimentais |
Conteúdos atitudinais |
---|---|---|---|
1. Higiene |
• Identificar a importância dos principais hábitos de higiene para a manutenção da saúde. • Relacionar os períodos do dia em que são realizadas atividades de higiene do corpo. |
• Observar e descrever imagens. • Seguir orientações e instruções para a realização de atividades práticas. • Realizar pesquisas com o apoio do professor. |
• Refletir sobre autoconhecimento e autocuidado. • Refletir sobre a importância da preservação da saúde coletiva. |
2. Comer bem |
• Identificar a importância de uma alimentação saudável. • Identificar alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável. |
• Observar e analisar imagens. • Realizar escolhas de alimentos saudáveis para uma refeição. • Produzir cartazes informativos. • Produzir uma sapateira com materiais recicláveis. |
• Conscientizar-se da importância de manter uma alimentação saudável. • Participar de propostas colaborativas. |
Unidade temática predominante
• Vida e evolução
Objetos de conhecimento
• Corpo humano
• Respeito à diversidade
Habilidade da BNCC
( EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
Competências da BNCC
Competências gerais: 2 e 8.
Competências específicas: 2 e 7.
Desafio à vista!
• Como cuidar do corpo para crescer com saúde?
INTRODUÇÃO
Nesta unidade, os estudantes vão identificar práticas cotidianas de cuidados pessoais que contribuem para a manutenção da saúde, além de identificar e selecionar alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável.
O capítulo 1 aborda os hábitos de higiene que são essenciais para a manutenção da saúde, como lavar as mãos. O foco será no desenvolvimento da habilidade EF01CI03.
MP029
No capítulo 2, são sugeridos estudos relacionados aos hábitos alimentares saudáveis, incluindo a elaboração de um prato saudável utilizando recorte e colagem.
As propostas de atividades presentes no decorrer desses capítulos contribuem com o processo de alfabetização, desenvolvendo componentes essenciais para a alfabetização da Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Os estudos desta unidade possibilitam o desenvolvimento das competências gerais 2 e 8, além das competências específicas 2 e 7 de Ciências da Natureza.
Os conteúdos desenvolvidos na Educação Infantil no campo de experiência Corpo, gestos e movimentos são resgatados nesta unidade.
Para organizar seu planejamento
Os estudos propostos nesta unidade podem ser organizados em aproximadamente vinte aulas, as quais podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.
Cronograma |
Abertura |
Cuidados com o corpo |
2 aulas |
---|---|---|---|
Capítulo 1 |
Higiene |
6 aulas |
|
Capítulo 2 |
Comer bem |
6 aulas |
|
Ciências em contexto |
Atividades |
3 aulas |
|
Mão na massa |
Cuidando do ambiente da moradia |
3 aulas |
|
Total de aulas previstas para a conclusão da unidade |
20 aulas |
Fatos atuais de relevância
A temática de relevância abordada neste volume é a educação em direitos humanos. Nesta unidade, o foco é identificar as ações necessárias para a manutenção da saúde do corpo; entre elas, a escolha e o consumo de alimentos saudáveis, o que está alinhado à habilidade EF01CI03. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, “alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo [...]”. Esse documento foi criado para ser utilizado em todos os espaços nos quais se discutem e se promovem ações de saúde alimentar e nutricional, inclusive nas escolas. O tema possibilita discussões acerca da Lei nᵒ 11 . 947, de 16 de junho de 2009, que determina as diretrizes da alimentação escolar e, dentre os parágrafos, determina “a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, [...] abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida [...]”. A Lei dispõe, ainda, que a alimentação escolar precisa levar em consideração, além dos hábitos alimentares saudáveis, aspectos que respeitem a cultura e as diversas tradições.
Esse tema está ligado a fatos de relevância nacional e mundial porque são discussões que contribuem para um posicionamento do estudante sobre a importância do respeito à diversidade cultural relacionado à alimentação da população brasileira.