MP019

Imagem: Fotografia. Crianças diversas, sendo três meninos e três meninas com roupas coloridas. Estão correndo em um gramado em direção à câmera. Fim da imagem.

CRIANÇA TEM QUE TER NOME

CRIANÇA TEM QUE TER LAR

TER SAÚDE E NÃO FOME

TER SEGURANÇA E ESTUDAR.

RUTH ROCHA. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 201 4.

MP020

SEU LIVRO É ASSIM

ESTE É SEU LIVRO DE CIÊNCIAS.

CONHEÇA COMO ELE ESTÁ ORGANIZADO.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA IDENTIFICAR APRENDIZAGENS ESSENCIAIS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta de textos e imagens. Fim da imagem.

ABERTURA DE UNIDADE

VOCÊ VAI SE APROXIMAR DO TEMA QUE SERÁ TRABALHADO NA UNIDADE, ANALISANDO AS IMAGENS E CONVERSANDO COM OS COLEGAS.

PRIMEIROS CONTATOS

VOCÊ VAI TROCAR IDEIAS COM OS COLEGAS SOBRE O QUE JÁ SABE ACERCA DO TEMA E O QUE GOSTARIA DE SABER.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

DESAFIO À VISTA!

VOCÊ VAI ELABORAR HIPÓTESES SOBRE ASSUNTOS QUE SERÃO TRABALHADOS NOS CAPÍTULOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

QUERO SABER!

VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber!. Página composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

FIQUE POR DENTRO

VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE LIVROS, FILMES E SITES PARA APROFUNDAR CADA ASSUNTO ESTUDADO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta de textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

ATIVIDADE PRÁTICA

VOCÊ VAI FAZER EXPERIMENTOS, CRIAR MODELOS E DESCOBRIR MUITO MAIS SOBRE O ASSUNTO QUE ESTIVER ESTUDANDO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

MP021

LIGANDO OS PONTOS

AQUI VOCÊ VAI RETOMAR O DESAFIO E ORGANIZAR OS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE PROCESSO.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

AQUI VOCÊ VAI TRABALHAR COM DIFERENTES TEXTOS QUE RELACIONAM OS TEMAS ESTUDADOS NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

VAMOS RETOMAR

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES QUE RETOMAM O QUE FOI ESTUDADO NA UNIDADE.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

MÃO NA MASSA

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR PROPOSTAS PARA COMPLEMENTAR OU APROFUNDAR OS TEMAS ESTUDADOS.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

NESTA SEÇÃO, VOCÊ VAI ENCONTRAR ATIVIDADES PARA AVALIAR O QUE ESTUDOU NESTE VOLUME.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta de textos e imagens. Fim da imagem.

SUGESTÕES DE VISITAÇÃO

AQUI VOCÊ VAI ENCONTRAR SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS, ORGANIZADAS POR REGIÕES DO BRASIL.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta de textos. Fim da imagem.

ÍCONES

NESTE LIVRO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES QUE VÃO ORIENTAR A FORMA COMO VOCÊ DEVE FAZER AS ATIVIDADES. SÃO ELES:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE ORAL

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM DUPLA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de quatro silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

ATIVIDADE EM GRUPO

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

CONVERSE COM SEU COLEGA

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

DESENHO

MP022

SUMÁRIO

• AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, P. 8

UNIDADE 1. CUIDADOS COM O CORPO, P. 12

• DESAFIO À VISTA!, P. 14

1. HIGIENE, P. 14

2. COMER BEM, P. 22

• LIGANDO OS PONTOS, P. 25

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 27

• MÃO NA MASSA, P. 29

Imagem: Ilustração. Cinco crianças fazendo atividades diversas com água. Menina de cabelo longo castanho cacheado, ela está tomando banho. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta laranja, está lavando as mãos em uma bacia. Menina de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta rosa, está lavando as mãos em uma torneira sobre um muro. Menino de cabelo curto ruivo e par de óculos arredondado, vestindo camiseta verde, está lavando as mãos em uma pia. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Está sentado com as pernas cruzadas, em frente a uma bacia de água.  Ilustração. Escova de dente. Ilustração. Caixa de pasta de dente. Ilustração. Sabonete. Ilustração. Frasco de shampoo.  Fim da imagem.

UNIDADE 2. SERES VIVOS, P. 30

• DESAFIO À VISTA!, P. 32

3. CUIDANDO DAS PLANTAS, P. 32

4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS, P. 38

• LIGANDO OS PONTOS, P. 43

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 44

• MÃO NA MASSA, P. 46

Imagem: Ilustração. Flor amarela com pétalas brancas e caramujo preto com casco azul.  Ilustração. Pinturas em bolinhas coloridas formando as imagens de árvore, flor, pássaro, formiga, tartaruga e borboleta. Fim da imagem.

MP023

UNIDADE 3. INVESTIGANDO OS OBJETO, P. 48

• DESAFIO À VISTA!, P. 50

5. INVESTIGANDO OS OBJETOS, P. 50

6. CONSTRUINDO COM OBJETOS, P. 56

• LIGANDO OS PONTOS, P. 61

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 62

• MÃO NA MASSA, P. 64

Imagem: Ilustração. Recortes em ilustração formando camadas do mar com barcos de papel branco. Fim da imagem.

UNIDADE 4. CORPO HUMANO, P. 66

• DESAFIO À VISTA!, P. 68

7. NOSSO CORPO, P. 68

8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS, P. 74

• LIGANDO OS PONTOS, P. 78

• CIÊNCIAS EM CONTEXTO, P. 79

• MÃO NA MASSA, P. 81

Imagem: Ilustração. Dois meninos sentados em frente a um computador. Menino de cabelo curto cacheado preto com par de óculos retangular. Ao lado, menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha, sentado em uma cadeira de rodas, está segurando um mouse.  Fim da imagem.

• AVALIAÇÃO DE RESULTADO, P. 83

• SUGESTÕES DE VISITAÇÃO, P. 87

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, P. 88

MP024

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

TERRA E UNIVERSO

  1. QUAIS DAS ATIVIDADES A SEGUIR SÃO REALIZADAS DE DIA E QUAIS SÃO REALIZADAS À NOITE?
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo crespo, vestindo camiseta branca. Está deitada em uma cama, dormindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: DORMIR. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: À noite.
Imagem: Fotografia. Três crianças na beira do mar brincando com uma bola grande colorida. Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCAR. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: De dia.
Imagem: Fotografia. Crianças descendo uma escada de uniforme com mochilas. Fim da imagem.

LEGENDA: IR À ESCOLA. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: De dia.
  1. ESCREVA NO QUADRO UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ REALIZA EM SUA MORADIA EM CADA DIA DA SEMANA.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SEGUNDA-FEIRA

_____

TERÇA-FEIRA

_____

QUARTA-FEIRA

_____

QUINTA-FEIRA

_____

SEXTA-FEIRA

_____

SÁBADO

_____

DOMINGO

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de construção de conhecimentos. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso utilizar os resultados, de modo a retomar o trabalho e rever os objetivos, quando necessário, para promover ações positivas dos estudantes frente ao seu processo de aprendizagem.

Terra e Universo

Atividade 1. Esta atividade oportuniza ao professor verificar se os estudantes identificam as atividades realizadas nos diferentes períodos do dia. A presença ou a ausência de luz solar determina a rotina dos seres humanos e de outros animais. Mesmo as crianças pequenas conseguem relacionar o dia e a noite a elementos de sua rotina. É possível que alguns citem particularidades da rotina familiar que diferem das representações, como: brincar à noite com algum familiar que trabalha durante o dia. Nesse caso, conversar com os estudantes sobre a diversidade de vivências e utilizar a disponibilidade de luz nas fotos para identificar em que períodos as atividades estão ocorrendo.

A influência da sucessão de dias e noites na vida dos seres vivos será abordada nos capítulos 3 e 4 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI06.

Atividade 2. O foco da atividade é associar a percepção de passagem do tempo com a rotina dos estudantes. A percepção de tempo é melhor assimilada pelas crianças quando conectada a elementos de suas próprias rotinas. Nos capítulos 3 e 4 o estudante tem oportunidade de desenvolver a habilidade EF01CI05, por meio da identificação de diferentes escalas de tempo, entre elas, os dias da semana.

Para melhor aproveitamento da atividade, organizar uma roda de conversa e socializar a rotina dos estudantes. Relacionar com a atividade anterior e perguntar o período diário em que as atividades listadas costumam ocorrer.

MP025

MATÉRIA E ENERGIA

  1. MARQUE COM UM X OS BRINQUEDOS QUE SÃO FEITOS DE PLÁSTICO.
Imagem: 1. Fotografia. Balde com ferramentas de plástico coloridas. Fim da imagem.
Imagem: 2. Fotografia. Barco de papel branco.  Fim da imagem.
Imagem: 3. Fotografia. Peças de lego de plástico coloridas. Fim da imagem.
Imagem: 4. Fotografia. Caminhão de madeira marrom. Fim da imagem.
Imagem: 5. Fotografia. Carrinho de brinquedo de plástico verde com rodas vermelhas. Fim da imagem.
Imagem: 6. Fotografia. Boneca de pano. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagens 1, 3 e 5 .

VIDA E EVOLUÇÃO

  1. COMPLETE O DESENHO ABAIXO REPRESENTANDO SEU ROSTO COM SUAS CARACTERÍSTICAS.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Contorno de um rosto arredondado com duas orelhas desenhadas. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Matéria e energia

Atividade 1. A atividade oportuniza evidenciar os conhecimentos prévios acerca dos diferentes materiais e se refere à habilidade EF01CI01, segundo a qual os estudantes devem diferenciar os materiais utilizados na fabricação de objetos do cotidiano. O assunto será abordado nos capítulos 5 e 6 do Livro do Estudante.

Perguntar aos estudantes se já tiveram contato com os brinquedos das imagens. Aproveitar o caminhão de madeira e o carrinho de plástico para discutir que objetos semelhantes podem ser confeccionados com materiais diferentes. Questionar se já tiveram contato com bonecas, balde de areia, barquinhos e blocos de montar feitos de materiais diferentes dos apresentados nas imagens. Propor uma observação de brinquedos disponíveis na escola, ou pedir aos estudantes que levem um brinquedo e contem sobre o material utilizado para fabricá-lo.

Vida e evolução

Atividade 1. A atividade tem como objetivo utilizar as características físicas dos estudantes para promover o autoconhecimento e a valorização da identidade em meio à diversidade. Engloba as habilidades EF01CI02, relacionada a identificação, localização e representação das partes do corpo, e EF01CI04, associada à comparação das características físicas com os demais e ao o reconhecimento da diversidade dos seres humanos.

MP026

  1. OBSERVE AS PESSOAS DA IMAGEM E, USANDO UM LÁPIS, CIRCULE AS CRIANÇAS.
PROFESSOR Resposta: Os estudantes devem circular as oito crianças presentes na imagem.
Imagem: Fotografia. Multidão de pessoas diversas reunidas. Há oito crianças destacadas pela imagem, sendo elas: Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta e bermuda azul; Menina de cabelo longo loiro, sorrindo, vestindo camiseta rosa; Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja e bermuda azul; Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde com listras brancas; Menina de cabelo curto loiro, vestindo vestido amarelo; Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta laranja com listras azuis e pretas; Menina de cabelo longo trançado loiro, vestindo camiseta branca; Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul com faixas brancas. Fim da imagem.

CITE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS DA IMAGEM.

_____

PROFESSOR Resposta: Exemplos de semelhanças: todos têm cabeça, orelhas, olhos, boca, nariz e cabelo.
PROFESSOR Resposta: Exemplos de diferenças: cor da pele, idade, cor do cabelo, penteado e sexo.
  1. OBSERVE ALGUNS HÁBITOS IMPORTANTES DE HIGIENE. CIRCULE AQUELES QUE VOCÊ REALIZA TODOS OS DIAS.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta verde. Está escovando os dentes. Fotografia. Menina de cabelo preto, está tomando banho. Fotografia. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e rosa, está penteando o cabelo. Fotografia. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta cinza e calça azul. Ao lado, menina de cabelo preso cacheado, vestindo camiseta rosa e calça roxa. Ambas estão sentadas em um sofá enquanto a mulher corta a unha da menina.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagens 1, 2 e 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. A atividade está associada ao objetivo de discutir a importância social da representatividade e o respeito à diversidade. O capítulo 8 do Livro do Estudante aborda a habilidade EF01CI04, associada ao reconhecimento e à valorização da diversidade.

A imagem da atividade retrata pessoas com características físicas diferentes. Os estudantes podem apontar essas particularidades como diferenças, entretanto, atentar para as características comuns a todos os seres humanos. No ambiente escolar, muitas crianças têm seus primeiros contatos com pessoas cujas características físicas e culturais diferem do que vivenciam no dia a dia. É importante reconhecer e valorizar a diversidade desde cedo, para que todos se sintam acolhidos e respeitados no ambiente escolar.

Se julgar oportuno, propor, antes dessa discussão, uma atividade introdutória. Para realizá-la, solicitar a participação dos familiares gravando um vídeo com as crianças cantando uma música. O objetivo da atividade é socializar diversos tipos de vivências e valorizar a cultura familiar. Os estudantes podem contar aos colegas em que momentos cantam ou escutam a música selecionada, e qual é a importância dela para a família.

Atividade 3. A atividade possibilita levantar os conhecimentos prévios acerca dos hábitos de higiene pessoal. Todas as práticas representadas na imagem provavelmente são conhecidas pelos estudantes. Os hábitos de higiene e sua importância para a manutenção da saúde corporal serão estudados nos capítulos 1 e 2, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI03.

Questionar os estudantes sobre as imagens, perguntando como realizam as ações representadas. É possível realizar uma roda de conversa para analisar as práticas, deixando os estudantes explicarem a importância desses e de outros hábitos de higiene pessoal.

MP027

  1. LIGUE O QUE PERCEBEMOS COM CADA PARTE DO CORPO QUE APARECE NAS IMAGENS.

Coluna 1:

OS CHEIROS

O GOSTO DOS ALIMENTOS

AS CORES DE UM OBJETO

OS SONS

Coluna 2

Imagem: Fotografia. Destaque para a boca de uma criança com a língua para fora. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: o gosto dos alimentos.
Imagem: Fotografia. Destaque para a orelha de uma criança. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: os sons.
Imagem: Fotografia. Destaque para um nariz. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: os cheiros.
Imagem: Fotografia. Destaque para um olho. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: as cores de um objeto.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Esta atividade tem como objetivo que os estudantes relacionem partes do corpo com a sua função na percepção do mundo que os cerca. A localização e a representação das partes do corpo humano, bem como suas funções, serão abordadas no capítulo 7 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI02.

As atividades propostas possibilitam a identificação dos conhecimentos construídos até o momento e devem ser utilizadas para monitoramento dos avanços durante o ano letivo, individual e coletivamente. Sempre que necessário, como estratégia de remediação de aprendizagens, organizar os estudantes em grupos para que possam interagir com colegas e também aprender com os pares.

MP028

Comentários para o professor:

Orientações específicas

Unidade 1 – Cuidados com o corpo

Objetivos

Capítulos

Conteúdos conceituais

Conteúdos procedimentais

Conteúdos atitudinais

1. Higiene

• Identificar a importância dos principais hábitos de higiene para a manutenção da saúde.

• Relacionar os períodos do dia em que são realizadas atividades de higiene do corpo.

• Observar e descrever imagens.

• Seguir orientações e instruções para a realização de atividades práticas.

• Realizar pesquisas com o apoio do professor.

• Refletir sobre autoconhecimento e autocuidado.

• Refletir sobre a importância da preservação da saúde coletiva.

2. Comer bem

• Identificar a importância de uma alimentação saudável.

• Identificar alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável.

• Observar e analisar imagens.

• Realizar escolhas de alimentos saudáveis para uma refeição.

• Produzir cartazes informativos.

• Produzir uma sapateira com materiais recicláveis.

• Conscientizar-se da importância de manter uma alimentação saudável.

• Participar de propostas colaborativas.

Unidade temática predominante

• Vida e evolução

Objetos de conhecimento

• Corpo humano

• Respeito à diversidade

Habilidade da BNCC

( EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Competências da BNCC

Competências gerais: 2 e 8.

Competências específicas: 2 e 7.

Desafio à vista!

• Como cuidar do corpo para crescer com saúde?

INTRODUÇÃO

Nesta unidade, os estudantes vão identificar práticas cotidianas de cuidados pessoais que contribuem para a manutenção da saúde, além de identificar e selecionar alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável.

O capítulo 1 aborda os hábitos de higiene que são essenciais para a manutenção da saúde, como lavar as mãos. O foco será no desenvolvimento da habilidade EF01CI03.

MP029

No capítulo 2, são sugeridos estudos relacionados aos hábitos alimentares saudáveis, incluindo a elaboração de um prato saudável utilizando recorte e colagem.

As propostas de atividades presentes no decorrer desses capítulos contribuem com o processo de alfabetização, desenvolvendo componentes essenciais para a alfabetização da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Os estudos desta unidade possibilitam o desenvolvimento das competências gerais 2 e 8, além das competências específicas 2 e 7 de Ciências da Natureza.

Os conteúdos desenvolvidos na Educação Infantil no campo de experiência Corpo, gestos e movimentos são resgatados nesta unidade.

Para organizar seu planejamento

Os estudos propostos nesta unidade podem ser organizados em aproximadamente vinte aulas, as quais podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.

Cronograma

Abertura

Cuidados com o corpo

2 aulas

Capítulo 1

Higiene

6 aulas

Capítulo 2

Comer bem

6 aulas

Ciências em contexto

Atividades

3 aulas

Mão na massa

Cuidando do ambiente da moradia

3 aulas

Total de aulas previstas para a conclusão da unidade

20 aulas

Fatos atuais de relevância

A temática de relevância abordada neste volume é a educação em direitos humanos. Nesta unidade, o foco é identificar as ações necessárias para a manutenção da saúde do corpo; entre elas, a escolha e o consumo de alimentos saudáveis, o que está alinhado à habilidade EF01CI03. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, “alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo [...]”. Esse documento foi criado para ser utilizado em todos os espaços nos quais se discutem e se promovem ações de saúde alimentar e nutricional, inclusive nas escolas. O tema possibilita discussões acerca da Lei nᵒ 11 . 947, de 16 de junho de 2009, que determina as diretrizes da alimentação escolar e, dentre os parágrafos, determina “a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, [...] abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida [...]”. A Lei dispõe, ainda, que a alimentação escolar precisa levar em consideração, além dos hábitos alimentares saudáveis, aspectos que respeitem a cultura e as diversas tradições.

Esse tema está ligado a fatos de relevância nacional e mundial porque são discussões que contribuem para um posicionamento do estudante sobre a importância do respeito à diversidade cultural relacionado à alimentação da população brasileira.