MP052

UNIDADE 2. SERES VIVOS

Imagem: Fotografia complementar das páginas 30 e 31. Vista de um lago com ampla área de vegetação ao redor e campo aberto. Sobre o lago há patos, sobre o gramado há meninos espalhados. Fim da imagem.

LEGENDA: PESSOAS E OUTROS ANIMAIS PRÓXIMOS A LAGO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA

MANUAL DO PROFESSOR

Mobilizando conhecimentos

As páginas de abertura desta unidade possibilitam aos estudantes identificar, na imagem, seres vivos presentes e o que é necessário para que eles sobrevivam. Essa primeira observação tem a função de familiarizá-los com os assuntos abordados na unidade.

Subsídios para o professor

A atividade de abertura tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a sensibilização para os assuntos que serão abordados na unidade. Após a realização da atividade, sugere-se uma avaliação diagnóstica que será retomada ao término da unidade para que os estudantes avaliem seus avanços e o professor tenha um panorama do andamento da turma em relação aos objetivos gerais da unidade, possibilitando suas intervenções e recuperações das aprendizagens.

Sensibilização

Projetar a imagem de abertura ou solicitar aos estudantes que a acompanhem pelo livro didático. É possível propor uma rotina de pensamento, a rotina do deslumbramento, analisando a imagem e respondendo às questões: “O que eu vejo?”; “O que eu penso sobre o que eu vejo?”; “O que me impressiona na imagem?”.

Estimular os estudantes a participar desse momento e compartilhar suas ideias, debatendo com a turma as diferentes percepções de cada um, valorizando a diversidade de ideias.

Após a rotina de pensamento, trabalhar as questões da seção Primeiros contatos. A troca de informações constitui uma oportunidade para que os estudantes dessa faixa etária se expressem, compartilhem conhecimentos prévios e ampliem o vocabulário.

Outras questões que podem ser propostas aos estudantes são: “Há locais como esse em nossa cidade?”; “Vocês já os visitaram?”.

Gestão da aula – Roteiro da abertura

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Apresentação da imagem de abertura.

Propor a análise da imagem. Propor a rotina de pensamento e as questões da seção Primeiros contatos.

Analisar a imagem. Compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma.

Livro didático ou projetor e caderno.

CONTINUA

MP053

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO OS SERES VIVOS QUE VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?
  1. VOCÊ SABE DO QUE ELES PRECISAM PARA SOBREVIVER?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Levantamento de conhecimentos prévios.

Levantar os conhecimentos prévios e avaliar o nível de escrita.

Realizar as atividades propostas pelo professor.

Caderno e livro didático.

Avaliação formativa

Propor aos estudantes que façam um desenho que represente uma linha do tempo de como esse local da imagem ou algum local parecido no bairro, como uma praça ou um parque, se formou e se transformou.

Fazer perguntas para engajar a turma: “Como as plantas desse local se desenvolveram?”; “Em quanto tempo isso ocorreu?”; “Como os animais chegaram a esse local?”; “Como eles se desenvolveram?”.

Assim, eles podem compartilhar seus conhecimentos prévios sobre os assuntos que serão abordados na unidade.

Propor também que eles escrevam legendas para as etapas incluídas na linha do tempo, de acordo com suas habilidades de escrita e com o apoio do professor. Com isso, é possível verificar e mapear as habilidades de escrita dos estudantes e o nível de escrita em que se encontram.

Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.

Atividade 1. Os estudantes podem dizer que observam seres humanos, aves e plantas.

Atividade 2. Os estudantes podem responder que os seres vivos precisam de água, alimento e ar para sobreviver.

MP054

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DE SERES VIVOS QUE EXISTEM EM NOSSO ENTORNO E COMO ELES SE DESENVOLVEM COM O PASSAR DO TEMPO.

COMO SÃO OS ANIMAIS E AS PLANTAS DE UM JARDIM?

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DAS PLANTAS

PODEMOS ENCONTRAR PLANTAS EM ALGUMAS MORADIAS. CUIDAR DAS PLANTAS INCLUI VÁRIAS AÇÕES. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DA LETRA DE UMA CANÇÃO QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.

POMAR

BANANA, BANANEIRA

GOIABA, GOIABEIRA

LARANJA, LARANJEIRA

MAÇÃ, MACIEIRA

MAMÃO, MAMOEIRO

ABACATE, ABACATEIRO

LIMÃO, LIMOEIRO

TOMATE, TOMATEIRO

CAJU, CAJUEIRO

UMBU, UMBUZEIRO

MANGA, MANGUEIRA

PERA, PEREIRA

AMORA, AMOREIRA

PITANGA, PITANGUEIRA

FIGO, FIGUEIRA

MEXERICA, MEXERIQUEIRA

AÇAÍ, AÇAIZEIRO

SAPOTI, SAPOTIZEIRO

MANGABA, MANGABEIRA

UVA, PARREIRA

COCO, COQUEIRO

INGÁ, INGAZEIRO

JAMBO, JAMBEIRO

JABUTICABA, JABUTICABEIRA

PAULO TATIT; EDITH DERDYK. POMAR. EM: CANÇÕES DE BRINCAR : 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 199 6. 1 CD. COLEÇÃO PALAVRA CANTADA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. VOCÊ JÁ COMEU ALGUMA DAS FRUTAS MENCIONADAS NESSA CANÇÃO? SE SIM, QUAIS?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONTORNE NO TEXTO O NOME DAS FRUTAS QUE VOCÊ CONHECE. DEPOIS, DESENHE ALGUMAS DELAS NAS LATERAIS DO TEXTO.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Explicar aos estudantes quais são os objetivos de aprendizagem da unidade e realizar a leitura do Desafio à vista!, abrindo espaço para que eles compartilhem suas hipóteses com a turma.

Capítulo 3

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar características do desenvolvimento das plantas.
  • Relacionar o desenvolvimento das plantas à sucessão de dias e noites e às diferentes escalas de tempo.

    Evidências de aprendizagem

  • Pesquisa, recorte e colagem sobre alimentos colhidos de plantas.
  • Observações e registros das plantas presentes no jardim.
  • Observações, registros e análises dos resultados obtidos na Atividade prática.

    As evidências de aprendizagem para essa sequência didática estão relacionadas às habilidades EF01CI05 e EF01CI06.

    O uso de rubricas para as atividades em duplas ou em grupos e a proposta de fazer uma autoavaliação poderão fornecer feedback sobre a aprendizagem dos estudantes, tanto em relação aos conteúdos conceituais, quanto aos procedimentais e atitudinais.

    Em um primeiro momento, fazer a leitura compartilhada da letra da canção com a turma. Encorajar os estudantes que já estão mais avançados na fluência em leitura oral para que participem desse momento.

    Atividades 1 e 2. Propor as atividades e, posteriormente, solicitar que os estudantes compartilhem suas produções com um colega, comparando as respostas e os registros.

    Aprofundar os comentários sobre as frutas, questionando as características de cada uma das citadas na letra da canção, e ampliar o vocabulário comentando o formato da fruta, sua cor, se tem sementes ou não etc. O desenvolvimento do vocabulário é um componente essencial da alfabetização.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 3

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler os objetivos do capítulo e a questão da seção Desafio à vista!. Solicitar o acompanhamento da leitura da letra da canção.

    Acompanhar a leitura feita pelo professor, identificar frutas conhecidas e desenhar na lateral do texto.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP055

AS FRUTAS E AS VAGENS SÃO ALIMENTOS COLHIDOS DAS PLANTAS.

Observação:

ATENÇÃO

UTILIZE TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS E PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO.

Fim da observação.

  1. PESQUISE, EM JORNAIS, REVISTAS OU NA INTERNET, IMAGENS DE OUTROS ALIMENTOS QUE SÃO COLHIDOS DAS PLANTAS.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    • RECORTE E COLE ESSAS IMAGENS NO ESPAÇO ABAIXO.
    • ESCREVA AO LADO DE CADA IMAGEM O NOME DO ALIMENTO QUE APARECE NELA.
Imagem: Fotografia. Frasco de líquido indicando cola. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Tesoura com pontas arredondadas e base laranja. Fim da imagem.

Boxe complementar:

FIQUE POR DENTRO

O PÉ DE FEIJÃO

O DIÁRIO DE MIKA. DURAÇÃO: 8 MINUTOS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6m. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1.

O EPISÓDIO MOSTRA COMO AS PLANTAS CRESCEM A PARTIR DO PLANTIO DE UM GRÃO DE FEIJÃO.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Cuidando das plantas.

Perguntar aos estudantes sobre os alimentos que eles conhecem e que são provenientes das plantas. Organizar visita a um jardim ou parque próximo à escola.

Acompanhar a pesquisa de imagens de alimentos provenientes de plantas. Observar e registrar em uma folha avulsa os elementos observados no parque.

Caderno, livro didático e materiais diversos.

Atividade prática.

Orientar e mediar a realização da Atividade prática.

Realizar a Atividade prática e acompanhar as orientações do professor.

Materiais diversos.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

A questão da seção Desafio à vista! possibilita aos estudantes refletir e levantar hipóteses sobre as características de animais e plantas que podem ser encontrados. Além disso, possibilita a aproximação do estudante com o tema a ser trabalhado com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, conforme proposto na competência geral 2 e na competência específica 2 de Ciências da Natureza.

Fim do complemento

Atividade 3. É possível solicitar que a atividade seja realizada como tarefa de casa, para ser retomada e compartilhada com a turma na aula seguinte. Orientar os estudantes sobre a importância do auxílio de um adulto para recortar e colar as imagens.

Os estudantes devem identificar e selecionar, em revistas, folhetos de supermercado, internet etc., imagens de alimentos que, assim como as frutas, se originem das plantas.

Estimulá-los a escrever o nome dos alimentos encontrados de acordo com suas hipóteses de escrita.

Propor que eles compartilhem suas produções em pequenos grupos, pois dessa forma todos poderão apresentar suas escolhas e compartilhá-las com os colegas da turma.

Para finalizar as atividades, é possível cantar com os estudantes a música de abertura do capítulo. Dessa maneira, também é possível resgatar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiências Corpo, gestos e movimentos da Educação Infantil.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A atividade 3 ajuda a desenvolver a produção de escrita, componente essencial da alfabetização.

Fim do complemento

MP056

  1. AGORA, VOCÊ VAI VISITAR UM JARDIM. PODE SER DE UMA PRAÇA, DE UM PARQUE, DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA OU DA ESCOLA.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    • OBSERVE COMO SÃO AS PLANTAS DESSE JARDIM.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • ESCOLHA DUAS PLANTAS. FAÇA UM DESENHO DELAS NO ESPAÇO ABAIXO.
    • UTILIZE LÁPIS DE COR PARA DEIXAR O DESENHO BEM PARECIDO COM AS PLANTAS QUE VOCÊ VIU.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.
  1. DO QUE AS PLANTAS QUE VOCÊ DESENHOU PRECISAM PARA SOBREVIVER?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes mencionem: água, solo, ar, luz do Sol e outros fatores. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividades 4 e 5. A proposta possibilita aos estudantes observar as características das plantas encontradas em um jardim e identificar aquilo de que elas necessitam para sobreviver. Esses conhecimentos serão usados para montar uma horta, proposta que será solicitada nas páginas seguintes.

Antes da visita ao jardim, realizar uma roda de conversa. Para isso, trazer algumas imagens de jardins, matas e florestas para os estudantes observarem. Pedir que analisem as imagens e indiquem os seres vivos que nelas aparecem. Verificar se os estudantes identificam as plantas e os animais como seres vivos.

Construir, na lousa, uma lista de animais e plantas apontados pelos estudantes. O registro ajudará os grupos a se concentrar na observação quando fizerem a visita ao jardim, além de propiciar ao professor a oportunidade de verificar as estratégias utilizadas pelos estudantes ao ouvirem uns aos outros, estimulando o respeito pelos turnos de fala e a necessidade de justificar suas opções.

Os estudantes podem observar o local sugerido em companhia dos colegas e do professor; se julgar mais conveniente, solicitar que façam a observação com a família, visitando uma praça ou um parque próximo do local em que vivem. Sugerir aos estudantes que levem um pequeno caderno de anotações para que façam nele a representação das plantas observadas e, depois, desenhem-nas no livro. Aproveitar a saída e pedir aos estudantes que observem os pequenos animais presentes no local, como formigas, joaninhas e borboletas. Comentar sobre a importância das áreas verdes para todos os seres vivos.

Preparação para a próxima aula

Organizar os materiais necessários para a Atividade prática e planejar sua realização em um espaço ao ar livre na escola, se possível.

Ensino de Ciências

[...] a ciência que se deve ensinar é a ciência da dúvida. É a ciência do exercício do porquê, que instiga o imaginar e a discussão dos fenômenos do mundo para que as crianças iniciem a apropriação de um discurso científico. A ciência a ser ensinada é aquela que valoriza o pensamento das crianças e que não abre mão da voz delas. É também a ciência da aventura da experimentação e do lúdico, aquela que celebra a atitude do não saber e querer descobrir. Nessa perspectiva, pensar o ensino de Ciências nos primeiros anos do Ensino Fundamental é levar à apropriação de um discurso científico inserindo-o numa perspectiva teórica que articula o fazer, falar, ler e escrever.

MP057

ATIVIDADE PRÁTICA

FAZENDO UMA HORTA

VOCÊS VÃO PLANTAR ALGUMAS SEMENTES DE VERDURAS E VAGENS. DEPOIS, VÃO OBSERVAR DO QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA CRESCER E SE DESENVOLVER.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM UM POUCO DE TERRA NOS POTINHOS OU NAS CAVIDADES DA CAIXA DE OVOS.
  1. COLOQUEM AS SEMENTES E REGUEM DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DO ENVELOPE.
  1. AGUARDEM AS PLANTAS SE DESENVOLVEREM. DEPOIS, TRANSPORTEM AS MUDAS PARA O CANTEIRO DEFINITIVO, FEITO COM AS GARRAFAS PET.
  1. OBSERVE O DESENVOLVIMENTO DAS MUDAS QUE SEU GRUPO PLANTOU.
Imagem: Ilustração. Garrafa pet com um corte na lateral em retangular. Ao lado, uma tesoura. Fim da imagem.

LEGENDA: GARRAFA PLÁSTICA CORTADA E FURADA POR UM ADULTO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma caixa de suporte para ovos com 12 lugares e potinhos de iogurte. Eles estão com terra e plantinhas. Fim da imagem.

LEGENDA: POTINHOS COM SEMENTES PLANTADAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Garrafa pet com um corte na lateral em retangular com plantas e terra no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: CANTEIRO DEFINITIVO. (IMAGENS SEM ESCALA; CORES FANTASIA.). FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA O NOME DA PLANTA QUE VOCÊS ESCOLHERAM.

    NOSSO GRUPO ESCOLHEU PLANTAR

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    .

MANUAL DO PROFESSOR

[...]

Nas atividades experimentais, a ação das crianças sobre os objetos não se limita à simples manipulação e/ou observação. Nessas atividades, o formato aberto das discussões permite a efetiva participação de todas as crianças, pois a essência do trabalho está em ler o mundo através de situações reais e significativas de aprendizagem. Assim, a experiência de ensinar Ciências por meio de atividades experimentais constitui uma prática dialógica que proporciona espaço e tempo para a sistematização coletiva do conhecimento e da tomada de consciência do que foi feito. [...]

ALMEIDA, S. A. Por que ensinar a “ciência da dúvida” nos anos iniciais do Fundamental. Nova Escola , 12 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/f6n. Acesso em: jun. 202 1. (Título adaptado.)

Atividade prática

Essa atividade pode ser realizada na sala de aula ou em algum ambiente da escola em que seja possível deixar o material e retornar para observá-lo diariamente.

Os estudantes devem seguir as orientações para realizar o plantio e produzir as mudas. É importante conversar sobre as necessidades da planta, revisando os registros da atividade 5 da página anterior, como a água e o solo; e verificar se eles incluem a luz e o ar como elementos importantes para o desenvolvimento das plantas. Após a germinação, apresentar a eles o nome de algumas partes da planta, como as raízes, o caule e as folhas.

Explicar aos estudantes que a transferência das mudas para um local maior, como as garrafas PET, possibilita o desenvolvimento das raízes em um espaço mais amplo do que nas caixas de ovos. Conversar com os estudantes sobre grandes plantações em que ocorre o mesmo procedimento, garantindo, assim, um melhor desenvolvimento das plantas. Após finalizar a montagem das plantas nas garrafas PET, é possível fixá-las em uma parede da escola, montando espaços verdes mesmo em ambientes pequenos.

MP058

  1. ANOTE AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS A SEGUIR.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
    • O DIA DA SEMANA EM QUE A SEMENTE FOI COLOCADA NO POTE: _____.
    • O DIA DA SEMANA DA ÚLTIMA OBSERVAÇÃO: _____.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE VOCÊS OBSERVARAM DEPOIS DE PLANTAR A SEMENTE? DESENHE-AS NOS QUADROS ABAIXO.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

DATA:_____/_____

O QUE OBSERVEI:

_____

MANUAL DO PROFESSOR

É importante que os estudantes possam observar diariamente as plantas, identificando se elas necessitam de água ou não. Nessa idade, eles precisam de ajuda para verificar se o solo está úmido o suficiente ou se há necessidade de molhá-lo.

Orientar os estudantes a observar o crescimento e o desenvolvimento das plantas e representar, por meio de desenho, essa mudança. O desenho dos estudantes do ano é um pouco mais estruturado, porém nem todos utilizam muitos detalhes. A observação detalhada e o comentário feito pelo professor em conjunto com os estudantes estimula a percepção de detalhes que podem fazer parte dos desenhos.

É importante observar atentamente o desenvolvimento das plantas ao passar dos dias para que os estudantes identifiquem a relação entre a sucessão dos dias e das noites e o desenvolvimento dos seres vivos.

Atividades 1 a 3. Auxiliar os estudantes na realização das atividades. Se necessário, oportunizar a troca entre pares.

A Atividade prática possibilita o desenvolvimento das habilidades EF01CI05 e EF01CI06.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

As atividades desta seção possibilitam o desenvolvimento da competência geral 2 e da competência específica 2 de Ciências da Natureza, pois aproximam os estudantes das práticas científicas e estimulam a investigação e a curiosidade intelectual, bem como a coleta e a análise de dados, transformando-os em evidências.

Fim do complemento

Atividade complementar

A visita pode ser programada com toda a turma. Alguns dos parques oferecem equipe de monitores que podem acompanhar os estudantes e realizar atividades adaptadas à faixa etária.

Sugestões de locais para visitação:

  • Jardim Botânico de Brasília, disponível em: http://fdnc.io/f.
  • Jardim Botânico de Curitiba, disponível em: http://fdnc.io/f6o
  • Jardim Botânico do Recife, disponível em: http://fdnc.io/f6p.
  • Jardim Botânico de Salvador, disponível em: http://fdnc.io/f6q.

    Acessos em: 6 jul. 202 1.

MP059

ALGUMAS SEMENTES DEMORAM MAIS TEMPO PARA GERMINAR, OUTRAS DEMORAM MENOS. TODAS AS PLANTAS DEPENDEM DE ÁGUA, DE LUZ E DE UM ESPAÇO ADEQUADO PARA CRESCER E SE DESENVOLVER!

  1. O QUE PODE ACONTECER SE VOCÊ COLOCAR MUITA ÁGUA NA PLANTA? E SE COLOCAR POUCA ÁGUA?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes afirmem que as necessidades de cada planta são diferentes e que, dependendo da planta, ela pode morrer com a falta ou com o excesso de água. Fim da observação.
  1. PREENCHA A TABELA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
    • ESCREVA O NOME DO MÊS E O ANO EM QUE VOCÊ OBSERVOU O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA.
    • CONSULTE UM CALENDÁRIO E PREENCHA A TABELA COM OS DIAS DO MÊS EM QUE A ATIVIDADE FOI REALIZADA. FIQUE ATENTO AOS DIAS DA SEMANA CORRESPONDENTES.
    • CONTORNE DE AZUL O PRIMEIRO DIA DE OBSERVAÇÕES E DE VERMELHO O ÚLTIMO DIA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

MÊS: _____ ANO :_____

DOM

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Fotografia. Montinho de terra com uma pequena planta com quatro folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: MUDA EM DESENVOLVIMENTO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Verificar a possibilidade de construir uma horta vertical na escola, para que a atividade de observação e de acompanhamento das plantas não se encerre com o término do estudo deste capítulo.

Atividade 6. A atividade estimula os estudantes a refletir sobre situações que podem comprometer o desenvolvimento das plantas, favorecendo a análise de suas necessidades.

Atividade 7. Apresentar aos estudantes o calendário com a exposição de todos os meses do ano para que eles possam copiar corretamente o nome do mês vigente. Explorar com os estudantes a passagem do tempo e como a sucessão de dias e noites pode ser relacionada ao desenvolvimento da planta.

Caso a atividade seja realizada no período de dois meses, é possível solicitar aos estudantes que repliquem no caderno o quadro apresentado no livro para contemplar o segundo mês.

Nestas atividades propostas, espera-se que os estudantes desenvolvam a noção de temporalidade e reconheçam como essa sucessão do tempo se relaciona com os seres vivos. Espera-se que as habilidades EF01CI05 e EF01CI06 possam ser trabalhadas.

Boxe Complementar

De olho no PNA

A atividade 7 favorece a leitura e a interpretação de diferentes símbolos e linguagens utilizados no cotidiano, como o calendário, o que também possibilita o desenvolvimento de vocabulário e a compreensão de textos, conforme previsto na Política Nacional de Alfabetização.

Fim do complemento

Horta vertical

Quem nunca transformou uma embalagem usada em vasinho? Em muitos quintais brasileiros, a prática é uma maneira de aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo (que acabariam no lixo) para montar uma horta ou um jardim. “Buscar alternativas para a reutilização das garrafas plásticas é um esforço da sociedade que constato em minhas andanças pelo país”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, de São Paulo. Ele se apropriou dessa sabedoria popular ao criar esta horta vertical, na qual dezenas de embalagens PET penduradas em cabos de aço encapados receberam hortaliças e ervas como o alecrim. Recortada no centro, cada garrafa teve a base perfurada para o escoamento da água. Os cabos que seguram as peças pendem de ganchos na parte superior do muro.

HORTA com vasos de garrafas PET. Casa Cláudia , 19 jan. 201 7. Disponível em: http://fdnc.io/f6r. Acesso em: 6 jul. 202 1. (Título adaptado.)

MP060

CAPÍTULO 4. O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS

ASSIM COMO AS PLANTAS, OS ANIMAIS PASSAM POR MUDANÇAS CONFORME SE DESENVOLVEM.

VAMOS OBSERVAR COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO DAS BORBOLETAS?

  1. COM A AJUDA DE UM ADULTO, USE UMA TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS PARA RECORTAR AS IMAGENS DA PÁGINA 91 E COLE AS FIGURAS NOS LOCAIS CORRETOS.
Imagem: Fotografia. Borboleta sobre um galho. Ela possui asas com o exterior marrom e o interior azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA (CERCA DE 7 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

  1. AS BORBOLETAS COLOCAM SEUS OVOS EM UMA FOLHA.
Imagem: Fotografia em tons de rosa. Ovos sobre uma folha. Fim da imagem.
  1. DO OVO NASCE UMA LAGARTA.
Imagem: Fotografia em tons de rosa. Lagarta pequena saindo de um ovo. Fim da imagem.
  1. A LAGARTA CRESCE , SE ALIMENTA DE FOLHAS E SE DESENVOLVE.
Imagem: Fotografia em tons de rosa. Lagarta andando sobre uma folha. Fim da imagem.
  1. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, A LAGARTA FORMA UM CASULO.
Imagem: Fotografia em tons de rosa. Lagarta formando um casulo ao seu redor. Fim da imagem.
  1. DENTRO DO CASULO, A LAGARTA SE TRANSFORMA. NO FINAL DA TRANSFORMAÇÃO, DO CASULO SURGE UMA BORBOLETA.
Imagem: Fotografia. Borboleta sobre uma flor rosa. Ela possui asa preta e amarela com as pontas levemente translúcidas. Fim da imagem.

LEGENDA: BORBOLETA DO MANACÁ (CERCA DE 10 CENTÍMENTROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 4

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar o ciclo de vida dos animais à medição do tempo.
  • Identificar características do desenvolvimento de uma borboleta.

    Evidências de aprendizagem

  • Recorte e colagem das fases de desenvolvimento da borboleta.
  • Pesquisa sobre o tempo de vida dos animais.

    É possível elaborar e utilizar rubricas de avaliação específicas para alguns momentos, como para a seção Atividade prática. A rubrica deverá incluir os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

    A autoavaliação também pode fazer parte do processo, possibilitando aos estudantes identificar seus pontos positivos e as oportunidades de melhora. Encorajar os estudantes a estabelecer metas com base nos feedbacks recebidos, registrando-as, com o apoio do professor, em listas ou desenhos, por exemplo.

    Resgatar as hipóteses iniciais dos estudantes para o problema proposto na seção Desafio à vista!, estimulando-os a refletir sobre os avanços alcançados nas aprendizagens.

    Atividade 1. Questionar os estudantes se eles sabem como as borboletas se desenvolvem, registrando na lousa suas hipóteses. Propor que eles registrem essas ideias iniciais no caderno e realizem desenhos para representá-las.

    Com a atividade proposta no livro, a turma pode verificar se as hipóteses iniciais foram confirmadas ou não. Debater com turma a importância desse momento para o trabalho dos cientistas. Valorizar o trabalho colaborativo, sugerindo que os estudantes realizem a atividade em pequenos grupos, e enfatizar que na ciência o apoio entre os cientistas também é importante.

    O objetivo da atividade não é analisar a metamorfose, mas mostrar que os animais têm diferentes características. Os estudantes devem identificar as imagens que estão no encarte no final do livro e ordená-las. Antes de as colarem, conversar com eles sobre cada etapa do desenvolvimento da borboleta, orientando os grupos.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 4

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    O ciclo de vida dos animais.

    Propor análises de imagens que estão no encarte. Solicitar que os estudantes separem as imagens e coloquem no local. Discutir sobre as escolhas e então sugerir que colem as imagens.

    Descrever as imagens. Ler com o professor as legendas para colar as imagens no local adequado.

    Caderno e livro didático.

    CONTINUA

MP061

O TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS PODE SER DIFERENTE. O DESENVOLVIMENTO DELES TAMBÉM NÃO É IGUAL.

ALGUNS ANIMAIS PASSAM POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES, COMO AS BORBOLETAS, E OUTROS NÃO.

  1. LIGUE CADA FILHOTE AOS SEUS PAIS.

COLUNA 1:

Imagem: Fotografia. Dois girinos em um rio. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Zebra filhote. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Filhote de cisne. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo castanho. Fim da imagem.

COLUNA 2:

Imagem: Fotografia. Um par de zebras. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo longo cacheado preto e homem de cabelo cacheado curto preto. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dois sapos em uma vitória régia. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dois cisnes sobre a beira de um rio. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Atividade prática.

Organizar os materiais necessários para a atividade. Apoiar a pesquisa em computadores ou livros, indicando o motivo de escolha das fontes.

Acompanhar a pesquisa feita coletivamente. Copiar o resumo da pesquisa feito coletivamente.

Livro didático e fontes de pesquisa.

Ligando os pontos.

Orientar os estudantes na realização das atividades.

Seguir as orientações do professor e do livro didático e realizar as atividades propostas.

Livro didático e materiais diversos.

Propor aos estudantes que citem outros exemplos de transformações que ocorrem com outros animais que eles conheçam. Mediar um momento de compartilhamento de ideias e debate com a turma.

Realizar a leitura compartilhada do texto inicial da página, estimulando a participação dos estudantes.

Atividade 2. Por meio desta atividade, os estudantes podem observar que alguns animais têm desenvolvimento direto, em que não há metamorfose, e outros têm desenvolvimento indireto, em que ocorre metamorfose, como no caso do girino ao se transformar em sapo adulto.

Propor as questões sugeridas na atividade, debatendo com a turma as transformações que ocorrem nas diferentes espécies de animais.

Atividade complementar

Realizar com os estudantes uma brincadeira de mímica. Organizar a turma em dois grupos e formar uma grande roda. Cada grupo deverá representar, com o corpo, as características e/ou os hábitos do animal escolhido por eles.

Se a turma não for grande, todos os componentes do grupo podem representar um animal.

Se for uma turma numerosa, sortear os estudantes que deverão representar o animal. Dois estudantes por vez realizam a mímica no centro da roda e os demais devem observar e tentar adivinhar.

Preparação para a próxima aula

Organizar os materiais necessários para a Atividade prática: revistas para recorte e dispositivos com acesso à internet. Se não for possível o acesso à internet, disponibilizar materiais de pesquisa impressos ou livros sobre animais de jardim para a turma.

MP062

ATIVIDADE PRÁTICA

VAMOS PESQUISAR OS ANIMAIS DO JARDIM?

VOCÊ VISITOU UM JARDIM PARA OBSERVAR AS PLANTAS. AGORA, VAMOS ESTUDAR OS ANIMAIS QUE VIVEM NELE.

OBSERVE AS IMAGENS. ELAS MOSTRAM DOIS ANIMAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM. PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DAS LEGENDAS QUE SERÁ FEITA PELO PROFESSOR.

Imagem: Fotografia. Lesma marrom longa sobre uma folha verde. Fim da imagem.

LEGENDA: LESMA (CERCA DE 10 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A LESMA SE ALIMENTA DE FOLHAS. EM ALGUNS LOCAIS, ESSES ANIMAIS SÃO CONSIDERADOS UMA PRAGA, PORQUE PODEM COMER MUITAS FOLHAS E MATAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Minhoca saindo da terra. Fim da imagem.

LEGENDA: MINHOCA (CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). A MINHOCA CAVA TÚNEIS E É MUITO IMPORTANTE PARA FERTILIZAR O SOLO DO JARDIM. ELA SE ALIMENTA DE FOLHAS E DE PEQUENOS ANIMAIS. FIM DA LEGENDA.

AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ VAI PESQUISAR INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade prática

Esta atividade possibilita a realização de uma pesquisa, além de estimular a curiosidade e o trabalho colaborativo em que os estudantes terão a oportunidade de identificar as características de animais do jardim.

Sugerir a elaboração de uma lista, que pode ser coletiva, de animais que eles já tenham visto ou que julgam que podem ser encontrados em um jardim. Retomar a atividade realizada no capítulo anterior, em que foi sugerida uma visita a um jardim e a relação do que foi visto nesse espaço.

Após a leitura compartilhada sobre os animais de jardim apresentados no livro, propor aos estudantes que escolham outro animal que desejam estudar melhor e deverão buscar uma imagem desse animal nos materiais de recorte disponibilizados pelo professor para iniciar a atividade prática. Reforçar o cuidado com o uso da tesoura.

Conversar com os estudantes sobre a importância de escolher fontes confiáveis de pesquisa e ressaltar que eles deverão seguir as orientações do professor para a realização das pesquisas solicitadas na Atividade prática.

Boxe Complementar

Recurso complementar

CONZO JR., H. Descobrindo os bichos do jardim. São Paulo: Matrix, 201 2.

Este livro, direcionado ao público infantil, fala sobre diversos pequenos animais que podem ser encontrados em um jardim, incluindo o ciclo de vida de alguns deles.

Fim do complemento

Desenvolvimento direto e indireto

Alguns animais têm desenvolvimento direto. De maneira geral, os filhotes de animais com esse tipo de desenvolvimento nascem com aspecto relativamente semelhante ao de um adulto. À medida que cresce e se desenvolve, o filhote vai ficando cada vez mais parecido com os pais. No entanto, podem acontecer mudanças na coloração do animal, como nos pelos ou nas penas; e surgir estruturas no corpo, como bico ou garras, entre outras modificações.

MP063

COMO FAZER

  1. PESQUISE UMA IMAGEM DE OUTRO ANIMAL DO JARDIM QUE VOCÊ QUEIRA CONHECER E COLE A FIGURA ABAIXO.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE E ESCREVA ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ANIMAL.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. JUNTE-SE A UM COLEGA E DISCUTAM: QUANTO TEMPO VOCÊS ACHAM QUE VIVEM, EM MÉDIA, OS ANIMAIS PESQUISADOS? ANOTE A RESPOSTA.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE O TEMPO MÉDIO DE VIDA DOS ANIMAIS QUE VIVEM NO JARDIM. ANOTE O RESULTADO DESSA PESQUISA.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A resposta depende dos animais pesquisados.
MANUAL DO PROFESSOR

Outros animais, como sapos e borboletas, têm desenvolvimento indireto . Nesse tipo de desenvolvimento, os filhotes apresentam uma forma bastante diferente dos pais ao nascer e ficam mais semelhantes a eles após passar por uma fase de transformação, chamada metamorfose. O girino, que é aquático, transforma-se em um sapo adulto, que é terrestre. A lagarta, que se locomove sobre folhas, transforma-se em uma borboleta e pode locomover-se voando.

Após a colagem da imagem do animal, os estudantes devem iniciar as pesquisas na internet ou nos materiais disponibilizados pelo professor.

Orientar os estudantes durante as pesquisas e auxiliá-los durante os registros escritos. É possível organizá-los em pequenos grupos ou duplas para que eles também colaborem com os colegas.

Propor que, em equipes, realizem a segunda parte da atividade, levantando hipóteses sobre o tempo de vida dos animais pesquisados e, posteriormente, as confirmem ou as refutem em uma nova pesquisa.

Finalizar a pesquisa com uma roda de conversa com a turma em que os estudantes deverão falar sobre como foi realizar a pesquisa, o que mais gostaram de fazer, o que mais gostaram de descobrir e se enfrentaram alguma dificuldade. Ao término da pesquisa, sugerir que encontrem uma forma de divulgar os conhecimentos construídos sobre os animais de jardim. Propor que representem os animais utilizando massa de modelar, indicando, por meio de fichas técnicas, suas principais características.

Em seguida, de forma coletiva, retomar o tempo de vida desses animais e estabelecer uma análise em relação à passagem do tempo e ao desenvolvimento dos animais. Comparar com o desenvolvimento das plantas, estudado no capítulo anterior. Esta atividade possibilita o desenvolvimento das habilidades EF01CI05 e EF01CI06.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Esta Atividade prática de pesquisa contribui para o desenvolvimento da competência geral 5, que aborda a cultura digital; e da competência específica 6 de Ciências de Natureza, ao favorecer o uso de diferentes tecnologias e linguagens digitais de informação e comunicação.

Fim do complemento

MP064

Boxe complementar:

QUERO SABER!

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA FEITA PELO PROFESSOR.

ALGUNS ANIMAIS VIVEM MAIS QUE OS SERES HUMANOS?

TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (175 ANOS)

A GIGANTE PODE CHEGAR AOS 400 QUILOS E A QUASE DOIS METROS DE COMPRIMENTO. CALCULA-SE QUE, QUANDO FOI DESCOBERTA, A ESPÉCIE CONTAVA COM 250 MIL INDIVÍDUOS, MAS HOJE HÁ APENAS TRÊS MIL EXEMPLARES.

Imagem: Fotografia. Tartaruga grande marrom sobre um campo. Fim da imagem.

LEGENDA: TARTARUGA-GIGANTE-DE-GALÁPAGOS (CERCA DE 1,5 METRO DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (200 ANOS)

ESTA É UMA ESPÉCIE DE OURIÇO-DO-MAR QUE VIVE NO NORDESTE DO OCEANO PACÍFICO. [...] SUA ALIMENTAÇÃO SE BASEIA EM SEMENTES MARINHAS (FASES JOVENS DE OSTRAS E CAMARÕES, POR EXEMPLO) E ALGAS.

Imagem: Fotografia. Ouriço-do-mar-vermelho, tem formato circular com espinhos longos por todo o corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: OURIÇO-DO-MAR-VERMELHO (ESPINHOS COM CERCA DE 8 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (210 ANOS)

A ESPÉCIE É CONSIDERADA A QUE MAIS VIVE DENTRE OS MAMÍFEROS, PODENDO CHEGAR A CERCA DE 210 ANOS. ESSES “BICHINHOS” VIVEM NAS ÁGUAS GELADAS DO HEMISFÉRIO NORTE.

Imagem: Fotografia. Baleia gigante pulando para fora do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: BALEIA-DA-GROENLÂNDIA (CERCA DE 16 METROS DE COMPRIMENTO). FIM DA LEGENDA.

FONTE: 13 ANIMAIS QUE VIVEM MAIS QUE OS HUMANOS. GALILEU , 27 JUN. 201 7. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6s. ACESSO EM: 10 JUN. 202 1. (TEXTO ADAPTADO.)

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Quero saber!

O texto sobre o tempo de vida de alguns animais, apresentado na seção Quero saber!, tem como objetivo fornecer informações que contribuam para a percepção da longevidade dos animais.

Perguntar aos estudantes quais animais eles acreditam que podem viver mais do que o ser humano e por quanto tempo. Registrar as hipóteses deles na lousa, debatendo o assunto com a turma.

Fazer a leitura da página solicitando aos estudantes que acompanhem o que está sendo lido e que identifiquem os animais e seu tempo de vida.

A passagem do tempo e sua relação com os seres vivos é um tema a ser aprofundado neste momento.

Perguntar aos estudantes as diferenças entre o tempo de vida de animais tão diferentes e, se julgar conveniente, ampliar a conversa e pedir aos estudantes que pesquisem o tempo de vida de outros animais que sejam do interesse deles. Se achar pertinente, explorar com os estudantes a tabela apresentada na página da UFRG, que indica várias espécies de animais e seus diferentes tempos de vida (disponível em: http://fdnc.io/f6t, acesso em: 6 jul. 2021).

O texto da seção favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI05 ao trabalhar a passagem de tempo na vida dos animais.

Preparação para a próxima aula

Organizar os materiais que serão utilizados para a representação do jardim: tintas de diferentes cores e papel.

Ressaltar aos estudantes que, para recortar as cartas do jogo, eles deverão solicitar o apoio do professor. Também é possível solicitar que os estudantes recortem as cartas em casa com o apoio da família e as levem para a aula seguinte.

Longevidade no reino animal

As causas da longevidade de uma espécie animal nem sempre são fáceis de explicar: pelo menos em parte, sabe-se que ela é geneticamente determinada, enquanto que, por outro lado, ela depende das características do meio, da história de vida do indivíduo, dos recursos disponíveis etc. [...]

O tempo de vida dos animais varia muito de espécie para espécie. De forma geral, organismos ativos vivem menos tempo do que os organismos pouco ativos; os menores vivem menos que os maiores, apesar de que isso não pode ser considerado como uma regra geral. Alguns animais, como certos insetos, possuem a vida adulta muito breve, dedicada praticamente apenas à reprodução. A [efemérida] madura, inseto comum em corpos de água doce, não se alimenta e vive de 30 minutos a algumas horas, dificilmente ultrapassando os 3 dias.

MP065

LIGANDO OS PONTOS

CAPÍTULOS 3 E 4

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. EM UMA FOLHA À PARTE, REPRESENTE UM JARDIM COM DIFERENTES SERES VIVOS. VOCÊ VAI USAR TINTA E A PONTA DOS DEDOS PARA DESENHAR ANIMAIS E PLANTAS COMO OS DA ILUSTRAÇÃO.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. PARA CONHECER DIFERENTES SERES VIVOS QUE PODEM SER ENCONTRADOS EM UM JARDIM, CONVIDE UM COLEGA PARA O “JOGO DOS PARES”.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

COMO JOGAR

Imagem: Ilustração. Pinturas em bolinhas coloridas formando as imagens de árvore, flor, pássaro, formiga, tartaruga e borboleta. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

A sua fase imatura na forma de ninfa, entretanto, pode durar até 3 anos. Por outro lado, indivíduos de algumas espécies podem reverter seu ciclo de vida retrocedendo da vida adulta para a fase imatura e, então, tornar a se desenvolver novamente em adultos, por períodos de tempo indefinidos. Esse é o caso dos hidrozoários marinhos Turritopsis dohrnii e Laodicea undulata , por exemplo, mas ainda não se sabe quantas vezes eles podem fazer isso e nem quanto tempo viveriam. Em princípio, se o processo puder se repetir indefinidamente, eles seriam “eternos”.

[...]

GOMES, V.; BOTELHO, M. T.; PASSOS, M. J. de A. C. R. Longevidade em animais marinhos antárticos. Instituto Oceanográfico (USP) . Disponível em: https://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/1008-xxv-longevidade-em-animais-marinhos-antarticos.html . Acesso em: 6 jul. 202 1. (Título adaptado.)

Sistematizando conhecimentos

Nas atividades da seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio proposto na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, sistematizando, dessa forma, o assunto abordado nos dois capítulos da unidade.

Avaliação de processo

A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como avaliação de processo, pois integra o que foi trabalhado ao longo dos capítulos.

Atividade 1. Os estudantes criam por meio do carimbo com as pontas dos dedos, animais e plantas que podem ser encontrados em um jardim. Se julgar conveniente, complementar a proposta sugerindo que desenhem outros seres vivos no jardim e/ou realizem colagem.

Atividade 2. Essa atividade consiste em um jogo em que os estudantes devem associar cada animal ou parte de planta ao contexto em que pode ser encontrado: o grilo a uma folha, o caracol a uma planta, a abelha a uma colmeia, o joão-de-barro a um ninho de barro, o urucum a um urucuzeiro, o bambu a um bambuzal. Os estudantes também podem ser orientados a criar as próprias cartas do jogo, com pares contendo seres vivos e o contexto em que cada um é encontrado. Para isso, deve ser utilizado um papel grosso, como uma cartolina, cortado em um número par de pedaços de tamanhos iguais para formar as cartas. Os seres vivos e os contextos em que são encontrados podem ser desenhados pelos estudantes da mesma forma como proposto na atividade 1.

As atividades desta seção possibilitam estabelecer uma conexão com as habilidades do componente curricular Arte, além de resgatar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiências Traços, sons, cores e formas da Educação Infantil.

Retomar a rubrica de avaliação sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma para planejar as intervenções e as recuperações necessárias.

MP066

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS AO LONGO DO DIA

O DIA É UMA UNIDADE DE TEMPO COM 24 HORAS DE DURAÇÃO. CADA DIA TEM TRÊS PERÍODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE. A NOITE CORRESPONDE AO PERÍODO ESCURO.

O TEMPO PODE SER MARCADO POR MEIO DOS RELÓGIOS.

OS RELÓGIOS SÃO USADOS PARA MEDIR OS SEGUNDOS, OS MINUTOS, AS HORAS E ASSIM CONTAR O TEMPO AO LONGO DE UM DIA.

Imagem: Fotografia. Relógio de pulso preto com display prata indicando 10:10.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Relógio digital retangular indicando 6:42. Fim da imagem.

LEGENDA: ALGUNS RELÓGIOS TÊM PONTEIROS QUE MOSTRAM AS HORAS, OS MINUTOS E OS SEGUNDOS. OUTROS RELÓGIOS MOSTRAM AS HORAS E OS MINUTOS EM UMA TELA DIGITAL. FIM DA LEGENDA.

NÓS E OS OUTROS ANIMAIS REALIZAMOS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE ACORDO COM OS PERÍODOS DO DIA.

OS ANIMAIS QUE REALIZAM ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS DIURNOS. JÁ OS ANIMAIS NOTURNOS SÃO AQUELES QUE REALIZAM SUAS ATIVIDADES DURANTE A NOITE.

Imagem: Fotografia. Coruja marrom com olhos amarelos sobre um galho. Fim da imagem.

LEGENDA: A CORUJINHA-DO-MATO (CERCA DE 25 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO NOTURNO. ELA VOA, BUSCA ALIMENTOS E SE REPRODUZ À NOITE. DURANTE A MAIOR PARTE DO DIA, ESSA AVE PERMANECE DENTRO DA TOCA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Galinha laranja sobre um gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: A GALINHA (CERCA DE 30 CENTÍMETROS DE ALTURA) É UMA AVE DE HÁBITO DIURNO. ELA SE ALIMENTA, SE REPRODUZ E REALIZA OUTRAS ATIVIDADES DURANTE O PERÍODO CLARO DO DIA. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Ciências em contexto

A proposta da seção Ciências em contexto possibilita que os estudantes se aproximem de informações relevantes e/ou atuais e realizem atividades que retomam os conteúdos trabalhados na unidade.

Realizar a leitura compartilhada do texto com a turma, indicando a participação dos estudantes que já sabem ler, estimulando a fluência em leitura oral.

Conversar com os estudantes sobre o que caracteriza o período diurno e o período noturno. Levá-los a refletir sobre como podemos identificar a passagem do tempo ao longo do dia e da noite, além de utilizando um relógio. Comentar que isso pode ser feito verificando alguns fenômenos naturais, o comportamento de alguns animais, as mudanças de temperatura e por meio da observação do céu, por exemplo.

Perguntar aos estudantes quais animais eles conhecem com hábitos diurnos e noturnos, além dos indicados nas imagens.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A seção Ciências em contexto possibilita o aprimoramento dos componentes essenciais da alfabetização: fluência em leitura oral e compreensão de texto.

Fim do complemento

Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Ciências em contexto .

Propor a leitura compartilhada do texto. Solicitar a realização da atividade 1.

Acompanhar e realizar a leitura compartilhada. Realizar a atividade 1.

Livro didático.

Vamos retomar.

Propor a realização das atividades 2 a 4. Solicitar que os estudantes compartilhem seus registros com a turma.

Realizar as atividades 2 a 4. Compartilhar os registros com a turma.

Livro didático.

MP067

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS ANIMAIS DE HÁBITO DIURNO E OS DE HÁBITO NOTURNO?
PROFESSOR Resposta: Os animais de hábito diurno realizam as suas atividades (buscar alimentos, se reproduzir etc.) no período claro do dia. Já os animais de hábito noturno realizam suas atividades no período escuro do dia.

VAMOS RETOMAR

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO CLARO DO DIA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que eles estudam, tomam café da manhã, almoçam, fazem lição, brincam, entre outras atividades. Fim da observação.
  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE VOCÊ REALIZA NO PERÍODO ESCURO DO DIA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que eles jantam, tomam banho, assistem à televisão, descansam, dormem, entre outras atividades. Fim da observação.
    • COMO É CHAMADO O PERÍODO ESCURO DO DIA?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Noite.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM SUAS RESPOSTAS, CONVERSE COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR E RESPONDA.
    • A MAIOR PARTE DE SUAS ATIVIDADES OCORRE EM QUE PERÍODO DO DIA: DIURNO OU NOTURNO?
      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que realizam a maior parte de suas atividades durante o período claro do dia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Propor aos estudantes que realizem as atividades 1 a 4. Auxiliar os estudantes ao longo das atividades, principalmente os que ainda estão avançando nas habilidades de escrita.

Para avaliar os estudantes que ainda não estão escrevendo, utilizar as evidências obtidas por meio da comunicação oral e dos desenhos.

Atividade 1. Propor aos estudantes que compartilhem suas respostas com a turma, debatendo com eles as diferenças entre os animais de hábitos noturnos e diurnos.

Vamos retomar

Atividades 2 a 4. Estimular os estudantes a compartilhar as principais atividades realizadas por eles no período claro e no período escuro do dia.

Estas atividades podem fazer parte do processo de avaliação formativa e, com elas, é possível verificar se os objetivos da unidade foram alcançados, além do desenvolvimento das habilidades EF01CI05 e EF01CI06.

Preparação para a próxima aula

Organizar os materiais necessários para a atividade da seção Mão na massa. É possível pedir aos estudantes que pesquisem, como tarefa de casa e com o apoio da família, os animais que serão retratados.

Boxe Complementar

Recurso complementar

SOL vai, noite vem!. O Show da Luna, 3 abr. 202 0. 12 min. Disponível em: http://fdnc.io/f6u. Acesso em: 22 jul. 202 1.

Neste episódio da animação O Show da Luna!, as personagens investigam o que acontece com o Sol depois que ele se põe no horizonte e descobrem o que causa o ciclo de dias e noites.

Fim do complemento

MP068

MÃO NA MASSA

EXPOSIÇÃO DE ARTE

VOCÊ JÁ VISITOU UMA EXPOSIÇÃO DE ARTE? NELA, SÃO APRESENTADAS OBRAS DE UM OU DE DIVERSOS ARTISTAS. ESSAS OBRAS PODEM CONTAR ALGO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UM LUGAR, SOBRE A CULTURA DE UMA POPULAÇÃO E SOBRE DIVERSOS OUTROS TEMAS.

Imagem: Ilustração. Pintura colorida de uma floresta com árvores diversas à beira de um rio. Sobre a floresta há os pássaros voando, flamingos, tucanos, arara-azul. Há dois papagaios sobre um galho e uma garça sobre uma vitória-régia. Sobre a flores há onça-pintada, raposa, tamanduá, anta e cobra. Fim da imagem.

LEGENDA: PANTANAL BRASILEIRO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2013. ÓLEO SOBRE TELA. 60 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de tucano e três papagaios verdes sobre galhos e flores coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: T UCANO E PAPAGAIOS, DE MILITÃO DOS SANTOS, 2016. ÓLEO SOBRE TELA. 30 CENTÍMETROS × 40 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mão na massa

A atividade da seção envolve os estudantes em um trabalho coletivo de forma a estimular a criatividade e o trabalho em grupo. Deve-se privilegiar a autonomia dos estudantes na criação, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Colaborar na construção de um projeto coletivo.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Criar uma obra de arte que retrate os hábitos dos animais.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação e colaboração ao longo do projeto.
  • Planejamento e elaboração da obra de arte em equipes.
  • Apresentação para a turma.

    Realizar a leitura do texto com a turma, conhecendo mais sobre o artista brasileiro Militão dos Santos (1956-) e suas obras.

    Explorar as obras do artista questionando os estudantes sobre o que eles veem na imagem e o que mais os impressiona nas obras. Questioná-los sobre quais são as inspirações do artista e as principais características de suas obras.

    A proposta está relacionada às habilidades do componente curricular Arte e aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiências Traços, sons, cores e formas da Educação Infantil.

    Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da atividade.

    Ler o texto de abertura. Analisar as obras de arte retratadas no livro com a turma.

    Acompanhar a leitura com o professor. Analisar as obras de arte retratadas no livro com a turma.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP069

AS PINTURAS APRESENTADAS SÃO DO ARTISTA BRASILEIRO ANTONIO MILITÃO DOS SANTOS. ELE PRODUZ ARTE NAÏF, UM TIPO DE ARTE POPULAR E ESPONTÂNEA.

QUE TAL SE INSPIRAR NESSAS OBRAS E PRODUZIR ALGUMAS PINTURAS PARA EXPOR NA ESCOLA?

O TEMA DA EXPOSIÇÃO SERÁ “ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS”.

Imagem: Ilustração. Pintura colorida de pássaros diversos sobre uma floresta e beira do rio. Arara, garça, cisne, pavões e borboleta. Sobre o rio há um boto.  Fim da imagem.

LEGENDA: O QUINTO DIA DA CRIAÇÃO, DE MILITÃO DOS SANTOS, 201 3. ÓLEO SOBRE TELA. 40 CENTÍMETROS × 60 CENTÍMETROS. FIM DA LEGENDA.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS DIURNOS E ANIMAIS QUE TENHAM HÁBITOS NOTURNOS. DEVEM SER ANIMAIS DIFERENTES DOS QUE APARECERAM NESTA UNIDADE.
  1. ESCOLHA OS ANIMAIS QUE SERÃO RETRATADOS NO CENÁRIO DE SUA PINTURA.
  1. AGORA É SÓ CRIAR A SUA OBRA. USE A CARTOLINA OU A FOLHA DE PAPEL SULFITE PARA SERVIR DE TELA E A TINTA GUACHE OU OS LÁPIS COLORIDOS PARA PINTAR.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Execução em grupos.

Orientar e acompanhar as produções dos grupos.

Planejar e criar a obra de arte em grupo.

Livro didático e materiais diversos.

Apresentação.

Propor a apresentação pelos grupos.

Apresentar a obra de arte produzida pelo grupo para a turma.

Livro didático e materiais diversos.

Se achar pertinente, propor aos estudantes que se organizem em pequenos grupos para a realização da atividade. Eles devem apresentar ao grupo os animais que pretendem retratar na obra de arte. Os grupos deverão planejar uma obra que será produzida de forma colaborativa, pensando em um cenário que poderá abrigar todos os animais escolhidos pelos integrantes da equipe. É possível atribuir diferentes papéis aos integrantes do grupo para que o trabalho ocorra de forma mais organizada e as diferentes habilidades de seus integrantes sejam valorizadas.

É importante valorizar o processo de criação com os estudantes e de engajamento em um projeto colaborativo mais do que o produto final.

Quando as obras de arte estiverem prontas, propor que os grupos as apresentem para a turma e contem como foi vivenciar essa experiência e o que pretendiam retratar na obra.

É possível organizar uma exposição das obras dos estudantes nos murais da escola para a comunidade escolar ou realizar publicações no site ou blog da escola para o público em geral.

MP070

Comentários para o professor:

Conclusão

Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa que possibilitam o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.

A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem dos capítulos, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos da unidade em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.

Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada das hipóteses iniciais dos momentos de sensibilização, avaliação diagnóstica e Desafio à vista!, resgatando os conhecimentos prévios e comparando-os aos estudos realizados nos capítulos.

A tabela de rubricas é outro recurso importante para o monitoramento das aprendizagens. Com ela, é possível verificar o nível de desempenho individual e coletivo, coletando evidências para as futuras intervenções e a personalização da aprendizagem.

Rubrica para o monitoramento da aprendizagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nível de desempenho

Critérios

Avançado

Adequado

Básico

Iniciante

Desenvolvimento de habilidades EF01CI05 e EF01CI06

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas com conteúdos vistos em anos anteriores.

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

CONTINUA

MP071

CONTINUAÇÃO

Desenvolvimento das competências gerais 2 e 5

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, sendo ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores, aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes alguns aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas.

São identificados parcialmente nas evidências de aprendizagem poucos aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

5) utilizar tecnologias digitais de forma crítica para produzir conhecimento e resolver problemas.

Fluência em leitura oral

Participa das propostas que envolvem a leitura de textos em voz alta, demonstrando concentração na compreensão do que lê, iniciando o ritmo de leitura esperado para o ano (média de 60 palavras lidas por minuto).

Participa das propostas que envolvem a leitura de textos em voz alta, nem sempre demonstrando concentração na compreensão do que lê, e está iniciando o ritmo de leitura esperado para o ano (média de 60 palavras lidas por minuto).

Participa das propostas que envolvem a leitura de textos em voz alta, nem sempre demonstrando concentração na compreensão do que lê, e ainda não demonstra o ritmo de leitura esperado para o ano (média de 60 palavras lidas por minuto).

Ainda não participa das propostas que envolvem a leitura de textos em voz alta, não demonstra concentração na compreensão do que lê e ainda não demonstra o ritmo de leitura esperado para o ano (média de 60 palavras lidas por minuto).

MP072

Comentários para o professor:

Orientações específicas

Unidade 3 – Investigando os objetos

Objetivos

Capítulos

Conteúdos conceituais

Conteúdos procedimentais

Conteúdos atitudinais

5. Investigando os objetos

• Identificar objetos utilizados no cotidiano e comparar algumas de suas características, como a capacidade de flutuar.

• Identificar os materiais que compõem diferentes tipos de objetos.

• Observar e descrever o que acontece com os objetos em diferentes situações.

• Seguir orientações e instruções para realização de atividade prática.

• Levantar e testar hipóteses por meio de experimentos.

• Coletar e analisar dados em um experimento.

• Trabalhar em equipe.

• Desenvolver a persistência.

• Refletir sobre a importância do consumo consciente.

6. Construindo com objetos

• Identificar as condições necessárias para construir um submarino.

• Identificar e avaliar as consequências do descarte incorreto de objetos no ambiente.

• Seguir orientações e instruções para realização de atividades práticas.

• Criar objetos e brinquedos de materiais recicláveis.

• Participar de propostas colaborativas.

• Valorizar a reutilização de materiais e a reciclagem.

Unidade temática predominante

• Matéria e energia

Objeto de conhecimento

• Características dos materiais

Habilidade da BNCC

( EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo suas origens, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Competências da BNCC

Competências gerais: 2, 7 e 10.

Competências específicas: 2 e 8.

Desafio à vista!

• Como podemos investigar algumas características dos objetos? E como comunicar nossas conclusões?

MP073

INTRODUÇÃO

O foco desta unidade é o desenvolvimento da habilidade EF01CI01. Para isso, os estudantes se envolverão em estudos sobre diferentes objetos e suas características. Esses estudos serão contextualizados com atividades práticas sobre flutuabilidade, o que torna mais concreto o estudo para a faixa etária.

Os principais objetivos de aprendizagem do capítulo 5 são: identificar as características de objetos utilizados no cotidiano, caracterizar sua composição e investigar a propriedade da flutuabilidade. As propostas do capítulo envolvem o levantamento e o teste de hipóteses em experimentos, a realização de pesquisas e o trabalho colaborativo.

No capítulo 6, o foco está na investigação do funcionamento do submarino, na criação de objetos com materiais reaproveitados e no descarte consciente de resíduos, desenvolvendo o pensamento crítico e a consciência socioambiental.

As propostas possibilitam o desenvolvimento das competências gerais 2, 7 e 10, além das competências específicas 2 e 8 de Ciências da Natureza.

As propostas das atividades também contribuem para o avanço nos níveis de escrita e no processo de alfabetização da turma.

Para organizar seu planejamento

A unidade pode ser organizada em aproximadamente vinte aulas, que podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.

Cronograma

Abertura

Investigando os objetos

2 aulas

Capítulo 5

Investigando os objetos

6 aulas

Capítulo 6

Construindo com objetos

6 aulas

Ciências em contexto

Atividades

3 aulas

Mão na massa

Construindo brinquedos com objetos

3 aulas

Total de aulas previstas para a conclusão da unidade

20 aulas