MP074

Unidade 3. Investigando os objetos

Imagem: Esquema. Ilustração de lápis, botões, pincéis, tinta emoldurando duas fotos. Primeira foto é de um creme com duas escovas de dente e uma toalha se moldando em forma de um caracol sobre uma pia.  Fim da imagem.

LEGENDA: CARACOL FEITO COM TOALHA, EMBALAGEM DE CREME HIDRATANTE E ESCOVAS DE DENTES. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mobilizando conhecimentos

As páginas de abertura desta unidade possibilitam que os estudantes identifiquem os diferentes objetos presentes na imagem. Essa primeira observação serve de aproximação aos assuntos que serão estudados na unidade.

Subsídios para o professor

Esta atividade tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a sensibilização para os assuntos que serão abordados na unidade. Após a realização da atividade, sugere-se uma avaliação diagnóstica, que será retomada ao término da unidade, para que os estudantes avaliem seus avanços e o professor tenha evidências do andamento da turma em relação aos objetivos gerais da unidade, planejando intervenções e recuperações das aprendizagens.

Sensibilização

Projetar as imagens das páginas de abertura ou propor que os estudantes as observem no livro didático. Iniciar o tema perguntando: “O que são objetos?”; “Quais e quantos objetos há na sala de aula?”.

Debater as questões com os estudantes e registrar as principais ideias na lousa. É possível quantificar os objetos da sala da aula e organizá-los em categorias criadas pelos estudantes, tabulando e sistematizando esses dados em uma tabela ou em um gráfico oportunizando a conexão com o componente curricular Matemática.

Pesquisar o significado da palavra “objeto” com a turma no dicionário. Exemplo: “Coisa material e perceptível pelos sentidos”, disponível em: http://fdnc.io/f6v. Acesso em: 7 jul. 202 1. Em seguida, perguntar aos estudantes se concordam e o que acham da descrição encontrada. Criar com a turma um significado de objeto que faça mais sentido para eles, registrando na lousa e pedindo que anotem no caderno. É possível ampliar essa proposta trabalhando o gênero textual “verbete”, conectando-se aos estudos do componente Língua Portuguesa.

Gestão da aula – Roteiro da abertura

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Apresentação da imagem de abertura.

Propor a análise da imagem de abertura. Debater com a turma o conceito de objeto. Identificar e quantificar os objetos da sala de aula. Realizar registros na lousa.

Analisar a imagem de abertura. Debater e compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma. Realizar registros no caderno.

Livro didático ou projetor e caderno.

CONTINUA

MP075

Imagem: Fotografia. Segunda foto, um barco formado com papéis pequenos e lápis. Fim da imagem.

LEGENDA: BARCO DE BRINQUEDO FEITO DE PAPEL E LÁPIS. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. LISTE OS OBJETOS QUE APARECEM NAS FOTOGRAFIAS.
  1. COMO ELES COSTUMAM SER UTILIZADOS PELAS PESSOAS?
  1. VOCÊ JÁ MODIFICOU O USO DE UM OBJETO COMO FOI FEITO NESSAS IMAGENS? SE SIM, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Levantamento de conhecimentos prévios.

Propor as atividades 1 e 2 da seção Primeiros contatos. Debater a atividade 3 com a turma.

Realizar as atividades propostas pelo professor.

Caderno e livro didático.

Avaliação formativa

Propor que os estudantes respondam às atividades 1 e 2 da seção Primeiros contatos individualmente, registrando no caderno ou em uma folha avulsa, para entregar ao professor. Auxiliar os estudantes que ainda estão adquirindo as habilidades de escrita e oferecer outras possibilidades de avaliação, como a comunicação oral e o registro por meio de desenhos.

Debater com toda a turma a atividade 3 da seção Primeiros contatos, engajando todos os estudantes a participar desse momento de trocas de ideias e de conhecimentos prévios.

Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.

Atividade 1. Os estudantes devem citar: toalha, escova de dentes, embalagem de creme, toalha, papel e lápis.

Atividade 2. Na imagem que representa o caracol: a toalha é usada para secar as mãos e o rosto; a escova de dentes, para fazer a higiene bucal; e o creme, para hidratar o corpo. Na imagem que representa o barco: o lápis e o papel são usados para anotações.

Atividade 3. Resposta pessoal.

Preparação para a próxima atividade

Providenciar os materiais necessários para a Atividade prática. Se possível, fazer a atividade em um ambiente fora da sala de aula, como o laboratório de Ciências ou no pátio da escola.

MP076

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 5 E 6.

NESTES CAPÍTULOS, VOCÊ VAI INVESTIGAR CARACTERÍSTICAS DE DIFERENTES MATERIAIS E COMPARAR SEUS USOS NO DIA A DIA.

COMO PODEMOS INVESTIGAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS? E COMO COMUNICAR NOSSAS CONCLUSÕES?

CAPÍTULO 5. INVESTIGANDO OS OBJETIVOS

NO DIA A DIA, ESTAMOS EM CONTATO COM VÁRIOS OBJETOS. ESSES OBJETOS PODEM TER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Fotografia. Uma colher. Fotografia. Um clip azul. Fotografia. Uma bexiga roxa. Fotografia. Um lápis. Fotografia. Uma borracha vermelha e azul. Fotografia. Uma garrafa plástica. Fotografia. Uma chave.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Os capítulos 5 e 6 fazem parte de uma sequência didática que tem como objetivo o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Explicar aos estudantes quais são os objetivos de aprendizagem da unidade e realizar a leitura do Desafio à vista!, oportunizando que eles compartilhem suas hipóteses com a turma. Estimulá-los a conversar sobre as características dos objetos.

Capítulo 5

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar objetos utilizados no cotidiano e comparar algumas de suas características, como a capacidade de flutuar.
  • Identificar os materiais que compõem diferentes tipos de objetos.
  • Observar e descrever o que acontece com os objetos em diferentes situações.

    Evidências de aprendizagem

  • Registros realizados na seção Atividade prática.
  • Pesquisa e atividade sobre as propriedades dos objetos.

    Neste capítulo, são apresentadas diversas oportunidades para a coleta de evidências de aprendizagem e avaliação do processo de desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

    Resgatar com a turma as hipóteses iniciais levantadas na seção Desafio à vista!.

    É possível utilizar rubricas de avaliação para esses momentos, acompanhando de perto as aprendizagens individuais e/ou coletivas dos estudantes.

    Atividade 1. Debater com a turma as características dos objetos representados nas imagens, registrando-as na lousa. Durante a conversa, é possível que os estudantes afirmem que existem objetos grandes e pequenos, leves e pesados. Nesse caso, explicar que essas são características relativas. Para isso, mostrar dois objetos, um maior que o outro, e perguntar qual é o grande e qual é o pequeno. Em seguida, comparar o objeto grande com outro maior que ele. Nesse caso, ele se tornou pequeno, comparativamente. Esta atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 5

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler os objetivos do capítulo e a questão da seção Desafio à vista!.

    Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar seus conhecimentos.

    Livro didático e lousa.

    Investigando os objetos.

    Propor a leitura compartilhada, a análise de imagens e a execução da Atividade prática.

    Acompanhar e realizar a leitura e a atividade. Apresentar ideias e registros para a turma.

    Materiais diversos.

MP077

ATIVIDADE PRÁTICA

SERÁ QUE TODOS OS OBJETOS FLUTUAM?

VOCÊ VAI REALIZAR UMA ATIVIDADE PRÁTICA PARA VERIFICAR OUTRA CARACTERÍSTICA DOS OBJETOS: A CAPACIDADE DE FLUTUAR QUANDO COLOCADOS NA ÁGUA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. OBSERVE OS OBJETOS ABAIXO. O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECE QUANDO ELES SÃO COLOCADOS EM UMA TIGELA COM ÁGUA?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes apresentem suas hipóteses sobre o assunto. Fim da observação.
  1. PENSE NISSO E ASSINALE COM UM X A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA CORRETA.
Imagem: 1. Ilustração. Molho de chaves. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 2. Ilustração. Lápis verde e amarelo. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 3. Ilustração. Borracha vermelha e azul. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 4. Ilustração. Tampas de garrafa verde, vermelha e azul. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 5. Ilustração. Clipes cinza. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA. 6. Ilustração. Colher. Espaço para assinalar. FLUTUA. Espaço para assinalar. AFUNDA.   Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas:
PROFESSOR imagem 1: afunda.
PROFESSOR imagem 2: flutua.
PROFESSOR imagem 3: flutua.
PROFESSOR imagem 4: flutua.
PROFESSOR imagem 5: afunda.
PROFESSOR imagem 6: afunda.

AGORA, VAMOS VER O QUE ACONTECE QUANDO ESSES OBJETOS SÃO COLOCADOS NA ÁGUA?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

ORGANIZEM-SE EM GRUPOS PARA REALIZAR A ATIVIDADE.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade prática

Neste e no próximo capítulo serão realizadas atividades práticas envolvendo a flutuabilidade dos objetos. Selecionar os materiais indicados e, se possível, nas atividades do próximo capítulo, organizá-los de modo que os estudantes possam realizar individualmente as atividades.

Provavelmente, a flutuação é um tema novo para os estudantes do ano. Dessa forma, além da atividade proposta, eles podem ficar curiosos e testar outros objetos na água. Os conceitos envolvidos na flutuação, como densidade, massa e empuxo, não são trabalhados nas séries iniciais, portanto não há interesse em que os estudantes os expliquem nesse momento, mas devem ter oportunidade de vivenciar situações relacionadas a eles.

Atividades 1 e 2. Os estudantes devem observar os objetos e buscar classificá-los em relação à flutuabilidade. Nesse momento, estão levantando hipóteses sobre características dos objetos que serão, em seguida, testadas. É importante que o grupo troque ideias sobre o assunto para que todos possam refletir sobre as hipóteses levantadas. Após essa etapa, os estudantes devem testar as hipóteses, quantas vezes forem necessárias, podendo, inclusive, utilizar objetos disponíveis em sala de aula. As discussões dos resultados devem focar em dois tópicos principais: o que flutua e o que não flutua e qual é a influência da forma do objeto na flutuabilidade. Alguns objetos, como a borracha e os clipes de papel, podem flutuar ou afundar dependendo do material do qual são feitos. Essa variação possibilita associar a flutuação ao material, e não ao objeto.

Atividade complementar

Jogo: Para que serve?

Dispor os estudantes sentados em círculo e mostrar objetos ou imagens deles. Na ordem em que estão sentados, um estudante por vez deve dizer uma utilidade para o objeto apresentado. Quem sabe, responde; quem não sabe, passa a vez. Se o próximo não souber, trocar de objeto e recomeçar do último estudante questionado (o que passou a vez). O jogo continua até se esgotarem os objetos selecionados ou o tempo combinado.

MP078

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM UM OBJETO POR VEZ NA TIGELA COM ÁGUA.
  1. OBSERVEM SE O OBJETO FLUTUA OU AFUNDA.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. DESENHE NA IMAGEM ABAIXO O QUE VOCÊS OBSERVARAM AO REALIZAR A ATIVIDADE.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
Imagem: Ilustração. Vasilha de vidro com água no interior.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Solicitar aos estudantes que observem o que ocorre ao mergulhar cada objeto. É importante que sejam pacientes, coloquem um a um os objetos na água e, então, aguardem para observar se flutuará. A possibilidade de testar suas hipóteses iniciais certamente os fará ficar atentos ao resultado. Se julgar conveniente, após comprovarem se a hipótese inicial estava correta ou não, estimulá-los a refletir sobre outros objetos e a fazer, imediatamente, o teste. Dessa forma, será possível observar se os estudantes levaram em consideração a forma e o material dos objetos que flutuaram para, por meio dela, pensar em outros objetos com forma parecida, por exemplo.

Sobre os objetos que flutuaram, conversar com os estudantes e pedir que indiquem o que há de semelhante entre eles.

Atividade 3. Após testar suas hipóteses, os estudantes devem representar, por meio de desenho, o resultado da Atividade prática. Conversar sobre o resultado e deixar o recipiente com todos os objetos que foram testados para que possam observá-los e desenhá-los.

A justificativa sobre a flutuabilidade dos objetos está baseada nos conhecimentos prévios e na Atividade prática realizada, portanto não há uma única resposta.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

A Atividade prática possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, como proposto na competência geral 2 e na competência específica 2 de Ciências da Natureza, que trata da mesma temática. Além disso, promove o desenvolvimento da competência geral 7, sobre argumentar com base em dados confiáveis e utilizando a linguagem científica.

Fim do complemento

O papel do adulto

O papel do adulto no desenvolvimento do pensamento é crucial. Dewey (1938) acredita que os professores desempenham um papel muito importante na moldagem e na criação das experiências das crianças, por meio de suas interações com as crianças. Você precisa ser proativo em relação ao desenvolvimento de oportunidades para trabalho colaborativo [...]. O diálogo é essencial para o desenvolvimento das habilidades de pensamento. É por meio do diálogo que as crianças começam a tomar consciência sobre os seus próprios pensamentos e os de outras pessoas e a entendê-los. [...]

VICKERY, A. et al . Aprendizagem ativa nos Anos iniciais do Ensino Fundamental . Porto Alegre: Penso, 201 6. p. 1 0.

MP079

VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE A TAMPA DE GARRAFA PET NÃO AFUNDOU.

UMA CRIANÇA PENSOU EM OUTROS TESTES PARA FAZER COM QUE A TAMPINHA AFUNDASSE. OBSERVE AS IMAGENS.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 1: há algodão na tampa.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR ALGODÃO DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 2: há massinha azul de modelar na tampa. Fim da imagem.

LEGENDA: COLOCAR BASTANTE MASSA DE MODELAR DENTRO DA TAMPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esquema em três etapas com uma tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a. 3: há lenço de papel sobre a tampa. Fim da imagem.

LEGENDA: EMBRULHAR A TAMPA COM UM LENÇO DE PAPEL. FIM DA LEGENDA.

VAMOS EXPERIMENTAR ESSES TESTES TAMBÉM?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. PROVIDENCIEM O MATERIAL NECESSÁRIO E REALIZEM CADA UMA DAS SUGESTÕES ACIMA.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas pessoais.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes apontem que a tampa com massa de modelar afundou mais depressa. Eles podem explicar que ela ficou mais pesada, referindo-se ao aumento da massa do conjunto. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A experimentação nas aulas de Ciências

[...] Não se espera que, por meio do trabalho prático, o aluno descubra novos conhecimentos. A principal função das experiências é, com a ajuda do professor e a partir das hipóteses e conhecimentos anteriores, ampliar o conhecimento do aluno sobre os fenômenos naturais e fazer com que ele as relacione com sua maneira de ver o mundo.

Uma atividade para desenvolver conhecimento científico parte da proposição de um problema pelo professor. O problema é a mola propulsora das variadas ações dos alunos: ele motiva, desafia, desperta o interesse e gera discussões. [...]

CARVALHO, A. M. P. et al . Ciências no Ensino Fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. p. 20.

Analisar as imagens verificando se os estudantes compreendem o posicionamento da massinha e levantam hipóteses sobre o que vai acontecer em cada uma das situações. As questões sobre outras possibilidades de a tampinha afundar configuram uma atividade que envolve uma problematização que pode levar a outras perguntas, como: “Será que todos os objetos envolvidos com massinha afundarão?”.

Atividade 4. Nesta atividade, os estudantes percebem que a massa do objeto pode influenciar sua flutuação, porém essa característica deve estar associada à forma desse objeto. Novamente, é importante ficar claro que não há intenção de que questões como massa e densidade sejam explicadas ao estudante dessa faixa etária. O objetivo é que a experimentação de diferentes possibilidades seja vivenciada pelos estudantes.

Auxiliar a turma na escrita da conclusão da atividade. Eles devem se basear nos dados coletados durante a experimentação e em seus conhecimentos prévios sobre flutuabilidade, massa e densidade, por exemplo. Valorizar esses conhecimentos da turma e estimulá-los a compartilhar suas ideias em voz alta, proporcionando a ampliação do vocabulário.

As propostas desta Atividade prática estimulam o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Boxe Complementar

De olho na PNA

A atividade possibilita aos estudantes desenvolver as habilidades de produção de escrita e de desenvolvimento do vocabulário.

Fim do complemento

MP080

DE QUE SÃO FEITOS OS OBJETOS?

OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. VAMOS PENSAR SOBRE ISSO?

  1. PESQUISE OBJETOS QUE VOCÊ USA NO DIA A DIA E QUE SÃO FEITOS DE METAL, DE MADEIRA E DE PLÁSTICO. EM UMA FOLHA À PARTE, ESCREVA UMA LISTA COM O NOME DOS OBJETOS PESQUISADOS.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE OS OBJETOS QUE VOCÊ PESQUISOU E ESCOLHAM JUNTOS ALGUNS EXEMPLOS PARA DESENHAR NO QUADRO ABAIXO.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Tabela: equivalente textual a seguir.

OBJETOS DE METAL

OBJETOS DE MADEIRA

OBJETOS DE PLÁSTICO

FECHO DE ZÍPER

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Fotografia. Fecho de zíper prata. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. Pode ser realizada como tarefa de casa e retomada na aula seguinte.

Os estudantes vão observar os materiais com os quais os objetos são feitos. O objetivo é que procurem identificar a composição dos objetos por meio de características como cor, textura e resistência.

Orientá-los a tomar como base o que foi observado durante a Atividade prática para inferir sobre os materiais que constituem os objetos. Por exemplo, objetos de metal tendem a afundar na água, enquanto os de madeira tendem a flutuar.

Se houver a possibilidade de levar alguns objetos para a sala de aula, encorajar os estudantes a tocar nos objetos para que sintam a textura dos materiais e consigam, pelo tato, fazer previsões acerca da sua resistência.

Atividade 3. Estimular o diálogo entre a dupla de estudantes e dela com os demais grupos é fundamental, uma vez que a observação e as habilidades de pensamento relacionadas ao diálogo podem ser enfatizadas nesse momento e aprofundadas no debate que ocorrerá nas atividades subsequentes.

Estas atividades favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01CI01, já que os estudantes comparam as características e as origens de diferentes tipos de objetos.

Boxe Complementar

Recurso complementar

MEU Larousse de Ciências. Tradução de Lúcia Helena Viana. São Paulo: Larousse do Brasil, 200 5.

Nesse livro, de fácil leitura, com textos curtos e rico em ilustrações, é possível estimular os estudantes a conhecer mais sobre os temas abordados nessa unidade.

Fim do complemento

Evitando generalizações em relação à flutuabilidade

Neste capítulo, os estudantes são conduzidos a relacionar características dos objetos com a capacidade de afundar ou flutuar na água e devem agrupá-los considerando propriedade ou composição semelhantes. Por exemplo, pode ser que os estudantes percebam que objetos de madeira tendem a boiar na água. No entanto, a composição dos objetos é de difícil entendimento nessa faixa etária e, assim, eles não saberão que há diversos tipos de madeira. Por isso, é preciso tomar cuidado para não fazer generalizações equivocadas. É recomendado evitar termos como “todo”, no contexto de que “todo objeto de madeira flutua na água”. Dar preferência a termos como “geralmente” ou “tendem”, que possibilitam certo agrupamento das características dos objetos e reduzem a margem de erros nas classificações.

MP081

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DEPOIS DE PREENCHER O QUADRO, OBSERVE COM O COLEGA OS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA.
    • QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS FEITOS DE MADEIRA?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Os estudantes podem citar cor, textura e formato.
Imagem: Ilustração. Lápis amarelo com borracha azul acoplada por um ferro. Fim da imagem.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, PESQUISE INFORMAÇÕES SOBRE O METAL, A MADEIRA E O PLÁSTICO UTILIZADOS PARA FAZER BRINQUEDOS. ESCREVA O QUE VOCÊ DESCOBRIU.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
    PROFESSOR Atenção professor: Por ser resistente, leve, facilmente moldável, barato e durável, o plástico é o material mais comum na fabricação de brinquedos. Muitos brinquedos artesanais são feitos de madeira, que também é resistente e durável. Brinquedos de metal são mais caros, não são tão leves quanto os de madeira e os de plástico nem maleáveis. Fim da observação.

Boxe complementar:

FIQUE POR DENTRO

SHOW DA LUNA: AFUNDA OU FLUTUA

DISCOVERY KIDS. EPISÓDIO 26, TEMPORADA 1. DURAÇÃO: 12 MINUTOS.

NESSE EPISÓDIO, LUNA INVESTIGA POR QUE ALGUNS OBJETOS AFUNDAM E OUTROS FLUTUAM.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Para esta atividade, os estudantes devem debater, ainda em duplas, as características dos objetos feitos de madeira e realizar os registros no caderno. Também devem identificar os materiais que compõem seus brinquedos. É provável que indiquem o plástico como o o principal componente. Debater com a turma as principais características do plástico, buscando explicações sobre por que seu uso é tão comum atualmente.

Atividade 5. Auxiliar a turma a realizar a pesquisa sobre o metal, a madeira e o plástico, estimulando o registro das informações obtidas no caderno.

Se possível, levar para a sala de aula brinquedos de diferentes materiais para que os estudantes brinquem e comparem suas composições e funcionalidades. Ou, ainda, mostrar imagens desses brinquedos para que eles os comparem com base nessas observações.

Se achar pertinente, compartilhar com a turma o vídeo De onde vem o Plástico?, da série “De onde vem?” (disponível em: http://fdnc.io/f6w, acesso em: 7 jul. 2021). Fazer uma lista na lousa com a turma, elencando as etapas de produção do plástico.

Com as atividades propostas, espera-se que a habilidade EF01CI01 seja desenvolvida.

Preparação para a próxima atividade

Providenciar e organizar os materiais necessários para a Atividade prática da página 57 do Livro do Estudante. Se possível, realizar a atividade em um ambiente fora da sala de aula, como o pátio.

Atividade complementar

Propor aos estudantes que façam uma entrevista com seus pais e avós perguntando-lhes como eram os brinquedos em sua época de infância e os materiais utilizados para fabricá-los.

Solicitar que eles registrem esses dados por meio de desenhos no caderno e os compartilhem com toda a turma na aula seguinte, debatendo e comparando com os brinquedos produzidos atualmente.

MP082

CAPÍTULO 6. CONSTRUINDO COM OBJETOS

BARQUINHO DE PAPEL

SE ESTÁ CHOVENDO, VOU COLOCAR

O MEU BARQUINHO DE PAPEL

PRA ENXURRADA LEVAR

NÃO SEI PRA ONDE VAI

NEM QUANDO VAI PARAR

TALVEZ PARE ALI

TALVEZ CHEGUE AO MAR.

Imagem: Ilustração. Ondas do mar em camadas com barcos de papel. Fim da imagem.

VOCÊ JÁ CONHECEU DE QUE MATERIAL SÃO FEITOS VÁRIOS OBJETOS. TAMBÉM INVESTIGOU OBJETOS QUE FLUTUAM E OUTROS QUE AFUNDAM. COM O PAPEL, É POSSÍVEL FAZER UM BARQUINHO QUE FLUTUA NA ÁGUA.

  1. VOCÊ JÁ FEZ UM BARQUINHO DE PAPEL? SIGA ESTAS ETAPAS, FAÇA SEU BARQUINHO E COLOQUE-O PARA FLUTUAR NA ÁGUA.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Esquema. Fotografia em onze passos instruindo a fazer uma dobradura de papel de um barco verde. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 6

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as condições necessárias para construir um submarino.
  • Identificar e avaliar as consequências do descarte incorreto de objetos no ambiente.

    Evidências de aprendizagem

  • Registros e análises dos resultados da Atividade prática sobre o submarino.
  • Participação nos debates e na leitura compartilhada.
  • Entrevista e criação de objetos propostos na Atividade prática.
  • Atividades da seção Ligando os pontos.

    Os instrumentos possibilitam evidenciar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, além de avaliar o desenvolvimento da habilidade EF01CI01, trabalhada ao longo desta unidade.

    Resgatar as hipóteses iniciais da turma para o problema proposto na seção Desafio à vista!, estimulando-os a refletir sobre os avanços em suas aprendizagens.

    Iniciar a aula com a leitura da canção sobre o barco de papel e estimular a participação dos estudantes. Propor a confecção de um barquinho de papel. Fazer a leitura compartilhada do texto que resgata o que já foi estudado no capítulo anterior.

    Verificar se identificam as características do papel, que, mesmo em contato com a água, na forma de barco, se mantém na superfície da água.

    Atividade 1. Auxiliar os estudantes e, se achar pertinente, propor a confecção de barquinhos com diferentes tipos de papel para que identifiquem suas propriedades e como se comportam ao serem colocados na água.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 6

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Realizar a leitura da canção com a turma. Propor a confecção de barquinhos de papel.

    Acompanhar a leitura pelo professor e participar da leitura compartilhada. Confeccionar barquinhos de papel com a turma.

    Livro didático e papéis para confeccionar o barquinho.

    CONTINUA

MP083

ATIVIDADE PRÁTICA

CONSTRUINDO UM SUBMARINO

VOCÊS OBSERVARAM O BARQUINHO FLUTUANDO NA ÁGUA. AGORA, O QUE VOCÊS ACHAM DE CONSTRUIR UM SUBMARINO E OBSERVAR O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE ELE FLUTUE OU AFUNDE NA ÁGUA?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O PROFESSOR VAI ORGANIZAR A TURMA EM GRUPOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.

DO QUE VOCÊS VÃO PRECISAR

  1. COLOQUEM O BALÃO DE BORRACHA NA PONTA DA MANGUEIRA E PRENDAM-NO COM FITA ADESIVA.
  1. EM SEGUIDA, COLOQUEM O BALÃO DENTRO DA GARRAFA PET. MERGULHEM A GARRAFA NA ÁGUA, COMO MOSTRA A IMAGEM ABAIXO, E OBSERVEM.
  1. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, O PROFESSOR VAI ASSOPRAR PELA MANGUEIRA PARA ENCHER O BALÃO.
  1. OBSERVEM NOVAMENTE O QUE ACONTECE.
Imagem: Fotografia. Recipiente de plástico retangular cheio de água com uma garrafa ao fundo. Nesta garrafa há uma bexiga em seu interior ligado por um cano que vai até o exterior. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Construindo com objetos.

Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático.

Participar da leitura compartilhada. Analisar imagens e resolver as atividades propostas pelo professor.

Caderno e livro didático.

Atividade prática.

Orientar a Atividade prática e simular o funcionamento do submarino.

Acompanhar as orientações e a demonstração. Realizar as atividades propostas.

Materiais diversos.

Atividade prática

Nesta proposta, os estudantes podem observar o que ocorre e o que deve ser feito para que o modelo de submarino flutue ou afunde.

Realizar a atividade de modo a evitar que todos os estudantes coloquem a boca na mangueira. Se for possível, a sugestão é que todos tenham o próprio material possibilitando que o levantamento e o teste de hipóteses sejam mais eficientes.

A explicação física para o que ocorre não precisa ser compartilhada com os estudantes dessa faixa etária. O mais importante é que possam levantar hipóteses para explicar o que ocorreu com o submarino.

Ao final, elaborar um texto coletivo que busque responder ao problema proposto. É importante perceber que as conclusões dos estudantes são ideias sobre o assunto tratado e não esperar que reproduzam os conceitos científicos referentes ao tema.

As propostas desta Atividade prática estimulam o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Boxe Complementar

Recurso complementar

CARVALHO, A. M. P. As práticas experimentais no ensino de física. In: CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 201 0.

Nesse livro, é possível encontrar subsídios para a reflexão sobre a realização de atividades experimentais com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Fim do complemento

MP084

O PROFESSOR VAI LER PARA A TURMA O QUE UM ESTUDANTE ESCREVEU SOBRE A ATIVIDADE COM O SUBMARINO.

Imagem: Ilustração. Bilhete de papel com o recado “Dentro do submarino tem espaços que podem ficar cheios de água, então ele afunda. Quando a água é retirada do submarino, esses espaços ficam com ar, e ele flutua. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. AGORA É SUA VEZ. OBSERVE AS IMAGENS E CONTE O QUE FEZ OS OBJETOS AFUNDAREM OU FLUTUAREM EM CADA CASO. O PROFESSOR VAI ESCREVER NA LOUSA A CONCLUSÃO DA TURMA.
Imagem: Fotografia. Tampa de plástico vermelho destacando duas mãos segurando-a com massinha azul de modelar no interior. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que, ao colocar massinha, a tampinha afundou na água. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Duas crianças observando um papel em formato de barco sobre uma vasilha de água. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Ao lado, menina de cabelo cacheado castanho e faixa vermelha, vestindo camiseta amarela. Fim da imagem.

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PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: É possível que os estudantes expliquem que o barquinho tem uma forma adequada para flutuar na água. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Conversar com os estudantes sobre o texto apresentado na atividade, comparando-o com o que a turma discutiu na atividade da seção Atividade prática da página anterior para explicar o que foi observado durante o experimento. Perguntar se concordam com a conclusão do estudante e se modificariam suas explicações e conclusões sobre o que observaram na atividade.

Comentar que os submarinos têm grandes compartimentos, que podem estar cheios de água ou de ar. Para mergulhar, é preciso encher esses compartimentos de água, expulsando, por meio de aparelhos, o ar que existe em seu interior. O inverso é feito quando o submarino volta à superfície da água.

Atividade 2. Debater com a turma as explicações para o que é indicado nas imagens. Construir conclusões coletivas para cada situação, anotá-las na lousa e solicitar aos estudantes que as registrem no livro didático.

Estas atividades favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Atividade complementar

Debater com a turma como deve ser viajar em um submarino, para que pode ser utilizado e quais equipamentos e materiais o compõem, promovendo um espaço de diálogo e de levantamento de hipóteses.

Compartilhar o vídeo do Manual do Mundo (disponível em: http://fdnc.io/f6x, acesso em: 7 jul. 2021).

Como o vídeo é longo (duração: 20 min), selecionar os trechos mais relevantes, de acordo com discussões e dúvidas da turma.

O problema do submarino

Segundo Piaget e Inhelder, ao classificar os objetos em flutuantes e não flutuantes, as crianças não buscam, num primeiro momento, explicação única e não contraditória para essa seleção. A tendência subsequente é caracterizada por seu esforço em afastar a contradição de que alguns objetos grandes podem flutuar e alguns objetos pequenos podem afundar, enquanto, em sua concepção, objetos leves flutuam e objetos pesados afundam. Somente quando a noção de conservação de volume estiver bem construída para a criança ela poderá explicar de maneira não contraditória suas classificações. [...]

CARVALHO, A. M. P. et al . Ciências no Ensino Fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 199 8. p. 6 8.

MP085

Boxe Complementar

QUERO SABER!

POR QUE DEVEMOS TER CUIDADO COM OS MATERIAIS QUE DESCARTAMOS?

ALGUNS MATERIAIS DESCARTADOS NOS MARES PODEM FICAR FLUTUANDO, COMO ACONTECE COM AS EMBALAGENS PLÁSTICAS. OUTROS MATERIAIS, COMO PNEUS E RESTOS DE CONSTRUÇÃO, PODEM AFUNDAR. TODOS ESSES MATERIAIS OFERECEM RISCOS AOS ANIMAIS MARINHOS, QUE PODEM ENGOLIR OBJETOS, CONFUNDINDO-OS COM ALIMENTOS.

SEMPRE QUE PRECISAMOS JOGAR FORA UM OBJETO, DEVEMOS LEVÁ-LO ATÉ UMA LIXEIRA OU OUTRO LOCAL APROPRIADO!

Imagem: Fotografia. Vista de lago com resíduos flutuando sobre a superfície. Em segundo plano, casas e barcos sobre a margem. Fim da imagem.

LEGENDA: RESÍDUOS PLÁSTICOS FLUTUANDO NA ÁGUA DO MAR (SALVADOR, BAHIA, 2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fundo do mar com pneus, barris e cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: PNEUS ENCONTRADOS NO FUNDO DO OCEANO (ILHA DE TASOS, GRÉCIA, 2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Areia da praia com lixo e resíduos diversos por toda a praia. Fim da imagem.

LEGENDA: LIXO PLÁSTICO ACUMULADO EM PRAIA (OLINDA, PERNAMBUCO, 2019). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tartaruga marinha no fundo do mar com uma sacola plástica à frente. Fim da imagem.

LEGENDA: OS ANIMAIS PODEM CONFUNDIR O LIXO COM ALIMENTOS. FIM DA LEGENDA

Fim do complemento

MANUAL DO PROFESSOR

Explicação física

A lei que rege o comportamento de um corpo mergulhado na água diz que ele flutua se sua densidade é menor que a da água e afunda quando ocorre o contrário. [...] No caso do submarino, o volume é fixo, o que muda é a massa. Portanto, quando ele está cheio de ar, sua massa é pequena e sua densidade, menor que a da água; ele boia. Quando, ao contrário, o submarino está cheio de água, sua massa é maior, mas como está distribuída no mesmo volume que antes, sua densidade é, nesse caso, maior que a da água; ele afunda.

CARVALHO, A. M. P. et al . Ciências no Ensino Fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. p. 70.

Quero saber!

O texto sobre descarte de materiais apresentado nesta seção tem como objetivo apresentar informações que contribuam para a percepção da importância do descarte correto dos materiais, relacionando-se com a habilidade EF01CI01.

Realizar a leitura coletiva do texto, estimulando a participação dos estudantes.

Debater o conteúdo apresentado no texto e analisar cada imagem apresentada, lendo suas legendas. Explicar como nossas ações cotidianas podem contribuir para que o descarte incorreto de materiais seja evitado.

Também é possível debater com a turma o conteúdo de um vídeo do Instituto Akatu sobre o uso de sacolas plásticas (disponível em: http://fdnc.io/f6y, acesso em: 7 jul. 2021). Listar as consequências do descarte das sacolas plásticas no ambiente e soluções e alternativas ao seu uso. É possível criar cartazes informativos com a turma e expor nos murais da escola, alertando toda a comunidade escolar para o consumo consciente do plástico.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

O conteúdo debatido neste texto estimula o desenvolvimento da competência geral 10 e da competência específica 8 de Ciências da Natureza, sobre agir, pessoal e coletivamente, com base em princípios éticos e sustentáveis.

Fim do complemento

Boxe Complementar

De olho na PNA

O texto da seção Quero saber! estimula os estudantes a desenvolver a fluência em leitura oral.

Fim do complemento

MP086

ATIVIDADE PRÁTICA

CRIANDO OBJETOS

VOCÊ CONHECEU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS E APRENDEU QUE ELES NÃO DEVEM SER JOGADOS EM QUALQUER LOCAL, POIS POLUEM AS ÁGUAS E PREJUDICAM A SAÚDE DOS ANIMAIS. AGORA, VAMOS CRIAR ALGUNS OBJETOS REUTILIZANDO O QUE SERIA DESCARTADO COMO LIXO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

COMO FAZER

  1. EM DUPLAS, ENTREVISTEM PESSOAS DA ESCOLA PARA DESCOBRIR SE ELAS USARIAM ALGUM OBJETO PRODUZIDO COM MATERIAL REUTILIZADO PARA FACILITAR O DIA A DIA DELAS.
  1. CONVERSEM COM OS COLEGAS SOBRE O OBJETO QUE VOCÊS PODERIAM CRIAR.
  1. CONVERSEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSE OBJETO.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão segurando um microfone de brinquedo amarelo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. EM UMA FOLHA À PARTE:
    • FAÇAM UM DESENHO DO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA GOSTARIAM DE CRIAR.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    • FAÇAM UMA LISTA DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA PRODUZIR ESSE OBJETO.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      AGORA É HORA DE PRODUZIR O OBJETO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. DEPOIS DE PRODUZIREM O OBJETO, VOCÊ E O COLEGA, COM A AJUDA DO PROFESSOR, PODEM USAR O COMPUTADOR PARA CRIAR UMA FICHA COM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ELE.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    • NOME DA INVENÇÃO;
    • O QUE É O OBJETO CRIADO POR VOCÊS E PARA QUE ELE SERVE;
    • QUAIS FORAM OS MATERIAIS UTILIZADOS PARA PRODUZI-LO E POR QUE ELES FORAM ESCOLHIDOS.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade prática

A atividade apresenta uma entrevista. Explicar à turma que a intenção é produzir algo que possa atender às necessidades das pessoas, por isso é importante levantar informações sobre o que elas precisam.

Nesse momento, os conhecimentos construídos até aqui serão aplicados, entre eles, a identificação de algumas características dos objetos e suas funções e a importância do descarte correto dos materiais.

São propostas a produção de novos objetos e a exploração da criatividade dos estudantes, possibilitando que sugiram soluções para problemas de outras pessoas.

Após a entrevista, eles devem conversar e decidir qual será o objeto a ser criado e desenhar um protótipo, mesmo que ele mude ao longo da execução.

Nesse momento, os estudantes, em duplas, devem pensar no que querem construir e listar o material que vão utilizar.

O contato com o material pode ajudar nessa tarefa; por isso, disponibilizar instrumentos diversos e solicitar aos estudantes que levem, de casa para a escola, sucata e outros aparatos.

Em seguida, organizar as tarefas entre as duplas. Nessa faixa etária, conversar sobre a divisão de tarefas é importante, portanto auxiliar nessa distribuição.

Após a criação, a dupla vai elaborar a ficha de apresentação do objeto. O texto poderá ser escrito de forma coletiva, contando com a colaboração do professor ou de outras duplas, possibilitando que todos opinem sobre a elaboração e a edição final do material.

A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

O computador pode ajudar na alfabetização?

Ana Teberosky – O micro permite aprendizados interessantes. [...] Quando se ensina letra por letra, a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado, ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e, no monitor, minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. [...] Os recursos tecnológicos, no entanto, não substituem o texto manuscrito durante o processo de alfabetização, mas com certeza o complementam. [...]

GENTILE, P. Ana Teberosky: “Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita”. Nova Escola , 7 mar. 201 8. Disponível em: http://fdnc.io/f6z. Acesso em: 7 jul. 202 1.

MP087

LIGANDO OS PONTOS

CAPÍTULOS 5 E 6

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. DESENHE DOIS OBJETOS QUE FORAM PRODUZIDOS PELOS COLEGAS NA ATIVIDADE PRÁTICA. ESCREVA NA LEGENDA OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS ESSES OBJETOS.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração: Retângulo vazio. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração: Retângulo vazio. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE ALGUM DESSES OBJETOS PODERIA SER UTILIZADO PARA AJUDAR AS PESSOAS DA ESCOLA OU DA COMUNIDADE NO DIA A DIA? SE SIM, QUAL OBJETO E COMO ELE SERIA UTILIZADO?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. VOCÊ MODIFICARIA ALGO NO OBJETO QUE VOCÊ E O COLEGA CRIARAM PARA QUE ELE PUDESSE SER UTILIZADO PELAS PESSOAS? SE SIM, O QUE FARIA?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Classificar objetos

Segundo Piaget, a criança, “muito antes de aprender a classificar e a seriar objetos, já os percebe, segundo certas relações de semelhança e diferença” [...].

As atividades de classificação visam levar a criança a perceber e agrupar características comuns em classes, estabelecendo relações e construindo noções. Já as atividades de seriação visam à percepção das relações entre os objetos e suas diferenças, bem como à lógica que os organiza.

REIS, S. M. G. dos. A Matemática no cotidiano infantil : jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Campinas: Papirus, 2006. p. 57.

Sistematizando conhecimentos

Nas atividades da seção Ligando os pontos, é importante retomar o desafio proposto na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, sistematizando, dessa forma, o assunto estudado nestes dois capítulos da unidade.

Atividade 1. Os estudantes devem identificar os materiais utilizados para construir os objetos dos colegas, promovendo a integração da turma e a revisão dos estudos realizados na unidade. Com isso, espera-se que a habilidade EF01CI01 seja desenvolvida.

Atividades 2 e 3. Propor um debate com a turma sobre os objetos escolhidos, identificando como eles poderiam ajudar a solucionar problemas da comunidade escolar.

Avaliação de processo

A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como avaliação de processo, pois integra o que foi trabalhado ao longo do capítulo.

Retomar a rubrica de avaliação sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma, para planejar as intervenções e as recuperações necessárias.

Preparação para a próxima aula

Para a atividade 4 da seção Ciências em contexto , será necessário acesso à internet ou providenciar outros materiais de pesquisa para a turma, como textos impressos, livros, jornais e revistas.

MP088

CIÊNCIAS EM CONTEXTO

PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DO TEXTO FEITA PELO PROFESSOR.

PAREDE DE GARRAFA PET

AS PAREDES FEITAS COM GARRAFAS PET SÃO UMA POSSIBILIDADE DE GERAR CASAS PRÉ-FABRICADAS POR MEIO DA RECICLAGEM E SÃO UMA SOLUÇÃO BARATA E SUSTENTÁVEL. AS GARRAFAS PET SÃO UTILIZADAS NO LUGAR DOS TIJOLOS E ATÉ COMO ESTRUTURA. SÃO PREENCHIDAS COM AREIA, TERRA, PEDRAS OU ÁGUA PARA AUMENTAR A SUA RESISTÊNCIA.

PODEM SER UTILIZADOS TODOS OS TIPOS DE GARRAFAS, INCLUSIVE AS DE VIDRO.

AS PAREDES PODEM SER LEVANTADAS COM AS PRÓPRIAS GARRAFAS OU PODEM SER FEITOS PAINÉIS COM GARRAFAS E CONCRETO PRIMEIRO, MONTANDO AS PAREDES DEPOIS.

ESSA PRÁTICA ESTIMULA A COLETA SELETIVA E DIMINUI A PRESENÇA DE MAIS GARRAFAS EM LIXÕES E ATERROS SANITÁRIOS.

PAREDE DE GARRAFA PET. PORTAL VIRTUHAB , UFSC. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6A. ACESSO EM: 11 JUN. 2021. (TEXTO ADAPTADO.)

Imagem: Fotografia. Destaque de duas paredes construídas com garrafas pet e barro. Eles formam o muro. No centro, há uma janela de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: PAREDES FEITAS DE GARRAFA PET EM TINDUFE, NA ARGÉLIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUAL É O ASSUNTO DA REPORTAGEM?
    PROFESSOR Resposta: O uso de garrafas PET em vez de tijolos na construção das paredes de uma casa.
  1. COPIE O TRECHO QUE EXPLICA COMO AS GARRAFAS SÃO USADAS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: As paredes podem ser levantadas com as próprias garrafas, ou podem ser feitos painéis com garrafas e concreto, montando as paredes depois.
MANUAL DO PROFESSOR

Ciências em contexto

A proposta desta seção possibilita que os estudantes se aproximem de informações relevantes e/ou atuais e realizem atividades que retomam os conteúdos trabalhados na unidade.

Fazer a leitura compartilhada do texto, debatendo com os estudantes o conteúdo de cada parágrafo, fazendo questionamentos e relacionando-o com o que foi estudado ao longo da unidade.

As atividades da seção favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01CI01.

Atividade 1. Propor uma conversa com a turma para que todos ajudem a identificar o principal assunto abordado na reportagem. Registrar na lousa uma resposta coletiva.

Atividade 2. Auxiliar os estudantes a encontrar no texto o trecho que explica como ocorre a utilização das garrafas PET e solicitar que o trecho seja transcrito no livro didático.

Boxe Complementar

De olho na PNA

Ao acompanhar ou realizar a leitura do texto Parede de garrafa PET e ao responder às atividades 1 a 4, os estudantes trabalham os componentes essenciais da alfabetização: fluência em leitura oral e compreensão de texto.

Fim do complemento

Boxe Complementar

De olho na BNCC

As atividades da seção Ciências em contexto possibilitam aos estudantes trabalhar a competência geral 10 e a competência específica 8 de Ciências da Natureza, sobre agir, pessoal e coletivamente, com base em princípios éticos e sustentáveis.

Fim do complemento

Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Ciências em contexto .

Propor a leitura compartilhada do texto e debater o assunto com a turma. Solicitar a realização das atividades propostas.

Acompanhar a leitura e compartilhar seus conhecimentos. Realizar as atividades propostas.

Livro didático e lousa.

Vamos retomar.

Propor a realização da atividade 5. Debater as respostas com a turma.

Realizar a atividade 5. Compartilhar suas ideias com os colegas.

Livro didático.

MP089

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO REAPROVEITAMENTO DAS GARRAFAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS PARA O AMBIENTE E PARA AS PESSOAS?
    PROFESSOR Resposta: Para o ambiente, a diminuição do volume de garrafas nos lixões e nos aterros sanitários; para as pessoas, uma solução barata e sustentável.
  1. COM O PROFESSOR, PESQUISE NA INTERNET QUE OUTROS MATERIAIS PODEM SER REAPROVEITADOS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS. FAÇA UMA LISTA DESSES MATERIAIS.

    _____

    PROFESSOR Resposta variável.

VAMOS RETOMAR

  1. OBSERVE AS IMAGENS E RESPONDA.
Imagem: Fotografia. Lata de metal sem rótulo aberta com ervilhas no interior. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Saco de papel. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Trem de madeira com três vagões. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: OBJETOS FEITOS DE DIFERENTES MATERIAIS. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Debater com a turma as vantagens do reaproveitamento das garrafas PET, listando na lousa as ideias dos estudantes e tornando-as visíveis a todos.

Atividade 4. Auxiliar os estudantes na realização das pesquisas para que identifiquem outros materiais que podem ser reaproveitados na construção de casas. É possível que encontrem exemplos de reaproveitamento de outros objetos de plástico, pneus, vidro e ferro, por exemplo.

Também podem pesquisar sobre os tijolos ecológicos, que podem incorporar até resíduos orgânicos que seriam descartados, como o bagaço da cana-de-açúcar e o caroço do açaí.

Vamos retomar

Atividade 5. Os estudantes devem identificar o que caracteriza os objetos retratados e refletir sobre a importância dos materiais recicláveis e da redução do uso de objetos feitos de plástico.

Apoiar os estudantes que apresentarem dificuldades nestas atividades, oferecendo auxílio e diferentes caminhos para representarem suas ideias.

Preparação para a próxima aula

Pedir aos estudantes que separem materiais recicláveis em casa por determinado período e os levem no dia combinado. Providenciar objetos dos resíduos da própria escola, além de outros que os estudantes poderão utilizar na confecção dos brinquedos.

MP090

MÃO NA MASSA

CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM OBJETOS

VOCÊ ESTUDOU QUE OS OBJETOS PODEM SER FEITOS DE DIVERSOS MATERIAIS. OS MATERIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM A ELES TER DIFERENTES FUNÇÕES. AGORA, VAMOS PENSAR NAS CARACTERÍSTICAS QUE OS MATERIAIS PRECISAM TER PARA FAZER PARTE DE BRINQUEDOS?

ANTES DE INICIAR, ACOMPANHEM A LEITURA DO TEXTO, OBSERVEM AS IMAGENS E SUAS LEGENDAS.

BRINCAR DE QUÊ?

ANDA FALA E DANÇA,

SEU JEITINHO É BEM SAPECA,

FECHA OS OLHOS QUANDO DEITA

PARA TIRAR UMA SONECA,

NÃO É GENTE DE VERDADE!

É A BONECA DE REBECA.

CHUTE VEM, CHUTE VAI,

NO CAMPO E ATÉ NO CÉU!

É PAIXÃO QUE NÃO SE ACABA.

GIRA COMO CARROSSEL,

PULA, QUICA, RALA E ROLA,

A BOLA DE GABRIEL.

[…]

NA PISTA ELE CORRE, CORRE

DEVAGAR OU LIGEIRINHO,

ANDA SOBRE QUATRO RODAS

FAZENDO BARULHINHO.

ATENÇÃO NA DIREÇÃO

DO CARRINHO DE CARLINHOS.

Imagem: Fotografia. Boneca reciclável com rolo de papel higiênico e papeis coloridos, camiseta roxa e saia rosa com bolinhas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA FEITA DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E PAPÉIS COLORIDOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrinho de caixa de fósforo com papel branco e rodas de tampa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: CARRINHO FEITO DE CAIXA DE PAPEL, PEDAÇO DE ROLHA E TAMPINHAS DE GARRAFA PET. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mão na massa

A atividade proposta envolve os estudantes em um trabalho coletivo de forma a estimular a criatividade e a tarefa em grupo. Deve-se privilegiar a autonomia dos estudantes na criação, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem

  • Colaborar para a construção de um projeto coletivo.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Planejar e construir um brinquedo com objetos reaproveitados.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação e colaboração ao longo do projeto.
  • Planejamento e construção dos brinquedos pelos grupos.
  • Apresentação para a turma.

    Fazer a leitura do texto, perguntando se já brincaram com os brinquedos citados.

    Pedir que grifem os brinquedos identificados no texto e pensem como eles poderiam ser construídos com materiais reaproveitados. Propor que compartilhem suas ideias com a turma.

    Combinar com os estudantes que, sempre que forem utilizar objetos como a tesoura, devem solicitar o auxílio do professor.

    Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da atividade.

    Ler o texto com a turma. Conversar com os estudantes sobre os brinquedos mencionados no texto.

    Acompanhar a leitura com o professor. Compartilhar suas ideias com a turma.

    Livro didático.

    Execução em grupos.

    Orientar e acompanhar as produções dos grupos.

    Planejar e criar o brinquedo com materiais reaproveitados.

    Livro didático e materiais diversos.

    CONTINUA

MP091

TEM PENA PARA TODO LADO!

PULA NA PALMA DA MÃO,

DE CORES BEM DIFERENTES

É LEVE COMO ALGODÃO,

NÃO É PÁSSARO, NEM PIPOCA,

A PETECA DE JOÃO.

[…]

SE ME FALTA UM BRINQUEDO,

USO A IMAGINAÇÃO,

[…].

FRANCISCO DE ASSIS ALVES. BRINCAR DE QUÊ? FORTALEZA: SEDUC, 201 2.

Imagem: Fotografia. Peteca de papel vermelho com pequenas colagens de papéis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: PETECA FEITA DE PAPEL.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

COMO FAZER

PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. ESCOLHAM O BRINQUEDO QUE O GRUPO VAI PRODUZIR.
  1. LISTEM OS OBJETOS QUE SERÃO UTILIZADOS OU REAPROVEITADOS PARA CRIAR O BRINQUEDO.

    _____

  1. SEPAREM O MATERIAL NECESSÁRIO EM CASA OU NA ESCOLA.
  1. AGORA, USEM A IMAGINAÇÃO PARA CRIAR O BRINQUEDO.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO DO BRINQUEDO CRIADO PELO GRUPO.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Apresentação.

Propor a apresentação pelos grupos.

Apresentar o brinquedo produzido pelo grupo para a turma.

Livro didático e materiais diversos.

Organizar a turma em pequenos grupos. Propor que os estudantes apresentem suas ideias aos colegas do grupo. Eles devem decidir qual brinquedo vão criar. Mediar possíveis conflitos que surgirem nos grupos para que façam essa escolha com respeito e colaboração.

É possível atribuir diferentes papéis aos integrantes dos grupos, a fim de que o trabalho flua melhor e as habilidades de todos seja valorizadas.

Orientar os grupos que eles devem primeiro planejar como farão o brinquedo e quais objetos deverão utilizar para, posteriormente, colocar o planejamento em prática.

Ao final das produções, propor que apresentem seus brinquedos para todos da turma.

As produções dos estudantes dessa faixa etária podem não ter muita qualidade, mas é muito importante valorizar o processo de criação e de engajamento em um projeto colaborativo.

MP092

Comentários para o professor:

Conclusão

Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa que possibilitam o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.

A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem do capítulo, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para evidenciar o desenvolvimento dos conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos das unidades em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.

Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada dos registros do momento de sensibilização e de avaliação diagnóstica, para que eles acompanhem seus avanços.

A tabela de rubricas é outro recurso importante para o monitoramento das aprendizagens. Com ela, é possível verificar o nível de desempenho individual e coletivo, coletando evidências para as futuras intervenções e a personalização de aprendizagem.

Rubrica para o monitoramento da aprendizagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nível de desempenho

Critérios

Avançado

Adequado

Básico

Iniciante

Desenvolvimento da habilidade EF01CI01

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas, corretamente, com conteúdos estudados em anos anteriores.

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , mas produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

CONTINUA

MP093

CONTINUAÇÃO

Desenvolvimento das competências gerais 2, 7 e 10

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, sendo ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores, aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

7) argumentar com base em fatos, dados e informações confíáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

7) argumentar com base em fatos, dados e informações confíáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes alguns aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

7) argumentar com base em fatos, dados e informações confíáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

São identificados parcialmente nas evidências de aprendizagem poucos aspectos relacionados a:

2) investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções;

7) argumentar com base em fatos, dados e informações confíáveis para formular, negociar e defender ideias que promovam a consciência ambiental;

10) agir pessoal e coletivamente de maneira ética e tomar decisões com base em princípios sustentáveis.

Desenvolvimento de vocabulário

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos e atividades práticas e a comunicação oral demonstram um amplo vocabulário, envolvendo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e o uso de vocabulários além dos trabalhados em sala de aula e que se conectam com aprendizagens de anos anteriores.

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos e atividades práticas e a comunicação oral demonstram um amplo vocabulário, envolvendo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e o uso de vocabulários além dos trabalhados em sala de aula.

As propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos e atividades práticas e a comunicação oral demonstram um vocabulário básico, envolvendo, sempre que possível, a linguagem própria da Ciência e, eventualmente, o uso de vocabulários além dos trabalhados em sala de aula.

Há registros envolvendo as propostas que envolvem a produção de relatos de experimentos e atividades práticas e a comunicação oral, mas não demonstram o vocabulário esperado, sendo limitado apenas ao vocabulário que é trabalhado em aula.

MP094

Comentários para o professor:

Orientações específicas

Unidade 4 – Corpo humano

Objetivos

Tabela: equivalente textual a seguir.

Capítulos

Conteúdos conceituais

Conteúdos procedimentais

Conteúdos atitudinais

7. Nosso corpo

• Identificar partes do corpo humano, representando-as por meio de desenhos e pesquisando suas funções.

• Comparar movimentos do corpo, reconhecendo as estruturas envolvidas em seu funcionamento.

• Seguir orientações e instruções para realização de atividade prática.

• Coletar e analisar dados em uma pesquisa.

• Trabalhar em equipe.

• Desenvolver autoconhecimento e autocuidado.

8. Respeitando as diferenças

• Discutir sobre aspectos individuais que tornam as pessoas únicas.

• Refletir sobre a importância de acolher e respeitar todas as pessoas.

• Seguir orientações e instruções para realização de atividade prática.

• Criar campanha de conscientização sobre o respeito a todas as pessoas.

• Participar de propostas colaborativas.

• Valorizar as diferenças e respeitá-las.

Unidade temática predominante

• Vida e evolução

Objetos de conhecimento

• Corpo humano

• Respeito à diversidade

Habilidades da BNCC

( EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

( EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Competências da BNCC

Competências gerais: 3, 6, 8 e 9.

Competência específica: 7.

Desafio à vista!

• Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarmos uns aos outros?

MP095

INTRODUÇÃO

Ao final da unidade, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar as principais partes do corpo humano e suas funções, além de refletir sobre a importância de respeitar as diferenças e acolher todas as pessoas.

No capítulo 7, serão abordados estudos relacionados às partes do corpo humano e suas respectivas funções, contextualizados em situações cotidianas dos estudantes, como na participação de brincadeiras.

Já no capítulo 8, serão estudados conteúdos relacionados ao respeito às diferenças e à valorização das características individuais de cada pessoa, estimulando o exercício da empatia e do acolhimento.

As atividades práticas propostas nesta unidade possibilitam o desenvolvimento de conteúdos atitudinais, como o autoconhecimento e o autocuidado, além de identificar e valorizar as diferenças.

Esses estudos contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04, além das competências gerais 3, 6, 8 e 9.

Para organizar seu planejamento

A unidade pode ser organizada em aproximadamente vinte aulas, as quais podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando pelo menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Cronograma

Abertura

Corpo humano

2 aulas

Capítulo 7

Nosso corpo

5 aulas

Capítulo 8

Respeitando as diferenças

5 aulas

Ciências em contexto

Atividades

4 aulas

Mão na massa

Criando uma campanha

4 aulas

Total de aulas previstas para a conclusão da unidade

20 aulas

Fatos atuais de relevância

A temática de relevância abordada neste volume é a educação em direitos humanos. Nesta unidade, o foco é identificar as partes do corpo humano e suas funções e reconhecer a diversidade e a importância do respeito às diferenças, assuntos que se relacionam com as habilidades EF01CI02 e EF01CI04. Ao comparar características físicas entre os colegas, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre o acesso das pessoas com deficiência aos espaços diversos. Nesse cenário, o tema trabalhado possibilita discussões sobre a Lei nᵒ 7. 853, de 24 de outubro de 1989, que assegura o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiências, visando aos valores sobre igualdade de tratamento e oportunidade sem discriminação ou preconceito. Ao tratar do respeito às diferenças entre as pessoas, o tema permite discutir, ainda, a Lei nᵒ 7. 716, de 5 de janeiro de 1989, que define como crime a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional; bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948, segundo a qual “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Esse tema está ligado a fatos de relevância nacional e mundial porque são discussões que contribuem para um posicionamento do estudante sobre a importância do respeito à diversidade e a do respeito às diferenças.