MP096

UNIDADE 4. CORPO HUMANO

Imagem: Ilustração complementar das páginas 66 e 67. Muitas crianças brincam na areia, à beira do mar. Há duas traves de gol, rede de vôlei instalada, corda, pipas e crianças formando roda. No mar há barcos pequenos. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando na praia. Aracy, óleo sobre tela, 50 centímetros x 40 centímetros. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Mobilizando conhecimentos

As páginas de abertura possibilitam aos estudantes identificar os elementos presentes na imagem por meio de uma rotina de pensamento. Essa primeira observação serve de aproximação com os assuntos que serão estudados na unidade.

Subsídios para o professor

As páginas de abertura apresentam uma pintura da artista brasileira Aracy, que trabalha com obras de arte naïf. A atividade tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a sensibilização para os assuntos que serão estudados na unidade. Nela, sugere-se uma avaliação diagnóstica que será retomada ao término da unidade para que os estudantes avaliem seus avanços e o professor tenha um panorama do andamento da turma em relação aos objetivos gerais da unidade, planejando suas intervenções e recuperações das aprendizagens.

Sensibilização

Projetar a imagem ou indicar que os estudantes acompanhem esse momento com o livro didático.

Atividade 1. Propor a atividade da seção Primeiros contatos, que se caracteriza como uma rotina de pensamento, dando visibilidade aos conhecimentos da turma. Debater as questões com todos os estudantes, estimulando-os e engajando-os. Conversar com a turma sobre ouvir e respeitar as diferentes opiniões dos colegas.

Listar, na lousa, as ideias principais apresentadas pela turma, tornando-as mais visíveis e concretas para todos.

Atividade 2. Propor aos estudantes que façam os registros no caderno. Eles devem selecionar uma das brincadeiras retratadas na imagem e identificar quais partes do corpo estão mais envolvidas em sua realização. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI02.

Complementar com outras perguntas, como: “Quais partes do seu corpo estão trabalhando neste momento para que você realize essas atividades?”; “Nós controlamos todas as partes do nosso corpo? Como isso acontece?”; “Todos somos iguais? Quais são as semelhanças e as diferenças entre todos que estão hoje aqui na sala de aula?”.

Gestão da aula – Roteiro da abertura

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Apresentação da imagem de abertura.

Propor a análise da imagem e a atividade 1 da seção Primeiros contatos. Registrar na lousa as principais ideias dos estudantes.

Analisar a imagem, debater e compartilhar seus conhecimentos prévios com a turma.

Livro didático ou projetor e lousa.

CONTINUA

MP097

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Observe a imagem.
    • O que você vê nela?
    • O que você pensa sobre o que está vendo na imagem?
    • O que você gostaria de perguntar sobre essa imagem?
    1. Escolha uma brincadeira representada na imagem e indique:
      • O nome dessa brincadeira.
      • As partes do corpo mais envolvidas nela.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Avaliação diagnóstica.

Propor a atividade 2 da seção Primeiros contatos.

Realizar as atividades propostas pelo professor.

Caderno e livro didático.

Avaliação formativa

Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes relacionados ao conteúdo da unidade e os envolver nos assuntos que serão abordados nos capítulos 7 e 8.

Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.

Atividade complementar

Organizar a turma em grupos e entregar a cada um deles um pedaço de papel pardo um pouco maior que a altura dos integrantes. Os grupos deverão escolher um dos colegas para deitar-se no papel e desenhar, com cuidado, o contorno de seu corpo. Então, deverão desenhar e incluir legendas das principais partes do corpo que conhecem.

Organizar uma exposição das produções dos estudantes. Esses registros podem ser retomados ao longo da unidade, resgatando os conhecimentos prévios da turma.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Ao fruir a obra de arte da artista brasileira Aracy para discutir os assuntos que serão trabalhados na unidade, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a competência geral 3.

Fim do complemento

MP098

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Nestes capítulos, você vai identificar as partes do corpo humano, refletir sobre as funções de cada uma delas e discutir sobre o respeito às diferenças.

Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarmos uns aos outros?

CAPÍTULO 7. NOSSO CORPO

O corpo humano é constituído de várias partes e cada uma delas tem sua função. Por meio do nosso corpo, nós nos relacionamos com outras pessoas e com o ambiente que nos cerca.

  1. Para pensar sobre isso, leia em voz alta a letra da canção. Depois, cante com os colegas indicando, em seu corpo, cada parte citada na canção.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

    Cabeça, ombro, joelho e pé

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Olhos, orelhas, boca e nariz.

    Cabeça, ombro, joelho e pé. Joelho e pé.

    Versos da tradição popular.

  1. Indique na imagem abaixo as partes do corpo que aparecem no título da canção.
Imagem: Ilustração. Sombra de um corpo de uma criança no gramado. Círculos indicam a cabeça, os ombros, os joelhos e os pés. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução da sequência didática

Os capítulos 7 e 8 fazem parte de uma sequência didática com enfoque no desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

Ao final da sequência didática, espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar as principais partes do corpo humano e suas funções, relacionando aos movimentos e ações cotidianas, além de refletir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças.

A questão proposta na seção Desafio à vista! faz com que os estudantes reflitam sobre a importância do respeito à diversidade e sobre como estimular e efetivar essas atitudes.

Capítulo 7

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar partes do corpo humano, representando-as por meio de desenhos e pesquisando suas funções.
  • Comparar movimentos do corpo, reconhecendo as estruturas envolvidas em seu funcionamento.

    Evidências de aprendizagem

  • Atividades propostas no capítulo e seus registros no livro didático.
  • Pesquisas e registros realizados na Atividade prática.

    Para este capítulo, são apresentados diversos caminhos para a coleta de evidências de aprendizagem e a avaliação de processo referentes às habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

    É possível utilizar rubricas de avaliação específicas para esses momentos, acompanhando de perto as aprendizagens individuais e/ou coletivas dos estudantes. Usar uma autoavaliação com símbolos e desenhos também é uma forma de avaliação de processo, tornando-os corresponsáveis pelo processo de aprendizagem.

    Atividade 1. Pedir aos estudantes que, em pé, cantem e se movimentem de acordo com o que sugere a canção. Verificar se todos conhecem a canção e conversar com eles para verificar se todos perceberam a relação entre as partes do corpo.

    Atividade 2. Propor a atividade e orientar que indiquem as partes do corpo humano da forma como preferirem – por exemplo, circular ou indicar com setas. Retomar e corrigir a atividade com toda a turma, estimulando a participação dos estudantes.

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 7

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Ler a questão da seção Desafio à vista! e estimular a participação dos estudantes. Cantar e dançar com eles na atividade 1. Propor a atividade 2 e retomar posteriormente com toda a turma.

    Compartilhar seus conhecimentos prévios. Cantar e dançar com a turma. Fazer a atividade 2 e identificar as partes do corpo humano.

    Livro didático.

    CONTINUA

MP099

  1. Escreva o nome das partes do corpo que você indicou na atividade anterior.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Cabeça, ombro, joelho e pé.

    4. Quais são as partes do corpo que aparecem na imagem e não foram indicadas? Escreva o nome delas.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que não foram indicados o pescoço, os braços, as mãos, parte do tronco e parte das pernas. Fim da observação.

    5. A seguir, leia o nome de algumas partes do corpo humano. Ligue o nome de cada uma à parte correspondente na imagem.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo crespo black power. Veste camiseta azul e calça azul, com meia branca. Está destacando por linhas ligadas à palavras: Cabeça; Pescoço; Tronco; Membros superiores; Membros inferiores. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Se os estudantes tiverem dificuldade em identificar os membros superiores e os membros inferiores, auxilie-os explicando que os membros inferiores são constituídos pelos pés, pelas pernas e pelas coxas. Fim da observação.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Corpo humano

São Paulo: Ciranda Cultural, 201 7.

O livro traz detalhes e curiosidades sobre o corpo humano.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Nosso corpo.

Propor e orientar as atividades de pesquisa do livro didático. Proporcionar momentos de troca e compartilhamento entre os estudantes.

Realizar as atividades propostas no livro didático. Compartilhar suas produções, pesquisas e registros com os colegas.

Caderno e livro didático.

Atividade prática.

Organizar os materiais necessários para a atividade. Organizar e orientar a atividade de pesquisa entre as duplas. Propor as questões da atividade para a turma.

Realizar a Atividade prática de pesquisa e acompanhar as orientações do professor. Responder às questões e compartilhar suas ideias e opiniões com a turma.

Livro didático e materiais diversos.

As atividades 1 a 5 favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01CI02.

Atividades 3 a 5. Propor as atividades para a turma e, ao avaliar as respostas, verificar se todos perceberam a relação entre as partes do corpo. Alguns podem ter circulado apenas o joelho e o pé para representar a parte do corpo citada na canção; outros podem ter circulado toda a perna. Conversar sobre essas opções e, nesse momento, estimulá-los a perceber a nomenclatura utilizada para as partes do corpo.

Observar a escrita dos estudantes e facilitar a interação entre eles, agrupando estudantes que possuam níveis de escrita diferentes. Para a formação dos grupos, considerar que a proximidade entre os níveis de escrita é mais interessante para o desenvolvimento da proficiência escrita do que o trabalho conjunto entre estudantes que estejam muito distantes uns dos outros em relação à hipótese de escrita.

Nesta página, apresenta-se a nomenclatura anatômica, ou seja, os nomes científicos atribuídos a algumas partes do corpo. Deve ficar claro que as partes do corpo são integradas.

Para essa faixa etária, é importante reconhecer que cabeça, pescoço, tronco e membros, em conjunto, participam do movimento do corpo, mesmo que os estudantes não tenham ainda conhecimentos sistematizados sobre as estruturas internas, como os órgãos e os sistemas. Comentar que nomear as partes do corpo é um dos recursos utilizados para estudá-lo.

MP100

  1. Agora, pense em algumas brincadeiras que movimentam várias partes do corpo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Diga o nome dessas brincadeiras. O professor irá escrever esses nomes na lousa.
      PROFESSOR Resposta pessoal.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Conte aos colegas de qual dessas brincadeiras você mais gosta.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    • Escreva o nome das três brincadeiras mais citadas pela turma.

      _____

      PROFESSOR Resposta variável.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • Desenhe você e os colegas participando de uma dessas brincadeiras.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Esfera azul com bolinhas verdes. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Na brincadeira que você escolheu, em quais momentos é preciso movimentar:

PROFESSOR Respostas variáveis.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6. Propor a atividade para a turma e registrar os dados na lousa, identificando as brincadeiras mais citadas pelos estudantes.

Após realizar o desenho de uma das brincadeiras mais citadas, solicitar aos estudantes que relacionem o desenho às partes do corpo que se movimentam ao realizá-la. Incentivá-los a reconhecer que cabeça, pescoço, tronco e membros, em conjunto, garantem o movimento do corpo.

Desafiar os estudantes a pensar em brincadeiras em que os integrantes precisam ficar parados, como uma estátua. Perguntar se, nesse caso, haverá movimento. Eles podem mencionar outros movimentos que identificam no corpo, mesmo quando parados, como os que ocorrem ao respirar e ao piscar os olhos.

Atividade 7. Debater com a turma sobre a importância de movimentar o corpo e de realizar atividades físicas para a manutenção da saúde, contribuindo para o bem-estar físico, mental, social e emocional.

Se possível, levar a turma para um ambiente externo, a fim de que realizem as brincadeiras mais votadas. Aproveitar o momento para identificar as partes do corpo que estão em movimento em cada brincadeira.

Essas atividades contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01CI02.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Ao debater sobre as partes do corpo humano e a importância das atividades físicas, estimula-se o desenvolvimento da competência geral 8 e da competência específica 7 de Ciências da Natureza, sobre o autocuidado e o autoconhecimento.

Fim do complemento

Boxe Complementar

Recurso complementar

MAPA do brincar. Folha de S.Paulo . Disponível em: http://fdnc.io/f6B. Acesso em: 5 jul. 202 1.

Nesse site, há exemplos das brincadeiras mais comuns entre as crianças, além de informações sobre cada uma delas.

Fim do complemento

Sobre jogos e brincadeiras

[...]

Piaget elaborou uma classificação baseada na evolução das estruturas mentais. Existem três formas básicas de atividade lúdica que caracterizam a evolução do jogo na criança de acordo com a fase do desenvolvimento em que aparecem:

  • Jogos de Exercício Sensorimotor – Caracterizam a etapa que vai do nascimento até o aparecimento da linguagem, apesar de reaparecerem durante toda a infância. O jogo surge primeiro, sob a forma de exercícios simples cuja finalidade é o próprio prazer do funcionamento. Esses exercícios caracterizam-se pela repetição de gestos e de movimentos simples e têm valor exploratório. [...]

MP101

  1. As imagens abaixo mostram alguns momentos de um jogo de futebol. Explique o que aconteceu em cada situação, usando as palavras abaixo.

cabeça

tronco

membros superiores

membros inferiores

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo preso loiro, vestindo camiseta vermelha e bermuda branca. Está com uma bola em movimento na direção do pé. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que a criança está utilizando os membros inferiores para chutar a bola. Fim da observação.

_____

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo preso em um boné, vestindo camiseta e bermuda preta. Está em frente a um gol, segurando uma bola com as mãos. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que a criança está utilizando os membros superiores para agarrar a bola. Fim da observação.

_____

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo preso preto, vestindo camiseta vermelha e bermuda preta. Está com uma bola em movimento na direção da cabeça. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que a criança está utilizando a cabeça para fazer uma jogada. Fim da observação.

_____

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo curto loiro, vestindo colete e bermuda azul. Está com uma bola em movimento na direção do tronco. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes expliquem que a criança está utilizando o tronco nessa jogada. Fim da observação.

_____

MANUAL DO PROFESSOR
  • Jogo Simbólico – Entre os dois e os seis anos a tendência lúdica predominante se manifesta sob a forma de jogo simbólico. Nesta categoria o jogo pode ser de ficção ou de imitação, tanto no que diz respeito à transformação de objetos quanto ao desempenho de papéis. A função do jogo simbólico consiste em assimilar a realidade. [...]
  • Jogos de Regras – Começam a se manifestar entre os quatro e sete anos e se desenvolvem entre os sete e os doze anos. Aos sete anos a criança deixa o jogo egocêntrico, substituindo-o por uma atividade [...] na qual as relações de cooperação entre os jogadores são fundamentais. [...]

    FRIEDMANN, A. Jogos tradicionais. In : FRANÇA, G. W. et al . O cotidiano da pré-escola . São Paulo: FDE, 199 5. Disponível em: http://fdnc.io/f6C. Acesso em: 5 jul. 202 1. (Título adaptado.)

    Atividade 8. Incentivar a reflexão sobre a parte do corpo mais utilizada em cada imagem do jogo de futebol indicada na atividade. O corpo inteiro se movimenta nas situações representadas, mas há uma parte mais evidente em cada situação, e essa observação é importante para atingir os objetivos propostos no capítulo. Ao analisar estruturas e funções das partes visíveis do corpo, os estudantes começam a refletir sobre órgãos e estruturas que possibilitam esse funcionamento, como coração, pulmões, cérebro etc. Essa atividade tem como objetivo estimular a curiosidade em relação às propostas da Atividade prática das próximas páginas. Com esta atividade, é favorecido o desenvolvimento da habilidade EF01CI02.

    Orientar os estudantes na escrita das legendas das imagens, já que nessa faixa etária eles escrevem apenas frases curtas para representar suas ideias.

    Para aqueles que ainda estão avançando nas habilidades de escrita, possibilitar momentos de comunicação oral das ideias e registrá-las na lousa para que transcrevam no livro didático.

    Boxe Complementar

    De olho na PNA

    A atividade 8 estimula os estudantes a escreverem frases curtas, propiciando o desenvolvimento da produção escrita, preconizada na PNA.

    Fim do complemento

    Atividade complementar

    Para finalizar esta sequência de atividades, compartilhar o vídeo sobre as partes do corpo humano e registrar na lousa as principais ideias apresentadas nele, ampliando o conhecimento sobre as partes do corpo humano estudadas no capítulo. Sugerimos o vídeo As partes do corpo humano para crianças, disponível em: http://fdnc.io/f6D. Acesso em: 5 jul. 202 1.

    Preparação para a próxima aula

    Organizar os materiais necessários para a Atividade prática, principalmente os voltados à realização das pesquisas, como acesso à internet ou livros e materiais impressos.

MP102

Atividade prática

O que faz cada parte do corpo?

Além das partes do corpo que já estudamos, há estruturas internas, como o cérebro, o estômago e o coração. Vamos pesquisar a função de algumas das estruturas do corpo?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

O professor vai organizar a turma em duplas para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

  1. Escolham uma estrutura do corpo para ser pesquisada.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Preencha os quadros com o desenho, o nome e a função da estrutura escolhida por sua dupla.
    PROFESSOR Respostas variáveis.
Imagem: Ilustração. Dois meninos sentados em frente a um computador. Menino de cabelo curto cacheado preto com par de óculos retangular. Ao lado, menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha, sentado em uma cadeira de rodas, está segurando um mouse.  Fim da imagem.

Desenho da estrutura

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade prática

O objetivo da atividade é incentivar os estudantes a realizar pesquisas sobre algumas estruturas internas do corpo.

Organizar a turma em duplas para realizar a pesquisa em diferentes fontes. Podem ser utilizados livros e recursos digitais, como computadores conectados à internet. Nesse momento, é importante fazer uma seleção de sites mais adequados à faixa etária e digitar os endereços para os estudantes.

É interessante mostrar alguns vídeos que apresentem as estruturas do corpo, como o sugerido na Atividade complementar da página anterior.

Depois da exibição, pedir aos estudantes que relatem o que entenderam do conteúdo estudado, por escrito ou oralmente.

Nesta atividade, os recursos podem ficar distribuídos pelo espaço e, de acordo com a orientação do professor, os estudantes são encaminhados à proposta que está mais relacionada às suas necessidades. Àqueles que já sabem ler, oferecer livros com várias imagens e quantidade reduzida de texto. Para os que ainda não sabem ler, a sugestão é usar vídeos para que, dessa forma, sua escrita possa ser espontânea, de acordo com suas hipóteses.

O trabalho sobre as características corporais e o respeito à diversidade trata-se de um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

MP103

Nome da estrutura

______

Função da estrutura

______

  1. Para refletirmos sobre as características do corpo humano, responda.
    • Quais são as estruturas comuns a todas as pessoas?

      ______

      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes identifiquem estruturas do corpo humano como cabeça, tronco, pulmões, estômago, entre outras. Fim da observação.
    • Será que todas as pessoas têm as mesmas características corporais?

      ______

      PROFESSOR Resposta pessoal.
      PROFESSOR Atenção professor: É importante que seja discutido com a turma que, embora a maioria das pessoas apresente a mesma estrutura corporal, o corpo de cada uma delas é diferente. Há pessoas mais altas ou mais baixas, com braços mais longos ou mais curtos, mais magras ou mais gordas. Há algumas pessoas com deficiências físicas, que apresentam dificuldade de mobilidade pela ausência de membros inferiores, por exemplo. Nesse momento, é importante valorizar o respeito à diversidade, aspecto que será retomado no próximo capítulo. Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. É possível ampliar a temática e conversar com os estudantes sobre acessibilidade. Ao identificarem que nem todas as pessoas são iguais e têm as mesmas características corporais, estimular os estudantes a refletir sobre formas de melhorar a relação das pessoas com o ambiente em seu cotidiano. Por exemplo, as bengalas e as calçadas adaptadas (piso tátil) para pessoas com deficiência visual e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência auditiva são formas de melhorar a relação dessas pessoas com o ambiente.

Se julgar pertinente, perguntar aos estudantes se conhecem locais frequentados por pessoas com deficiência e o que esses locais apresentam como formas de facilitar o acesso.

Ao debater com a turma sobre as funções das partes do corpo humano e as diferenças entre as pessoas, estimula-se o desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Ao debater com a turma as diferenças entre as pessoas, estimula-se o desenvolvimento da competência geral 9, sobre exercitar a empatia e o respeito ao outro e aos direitos humanos.

Fim do complemento

Atividade complementar

É possível cantar com a turma a canção “Normal é ser diferente”, disponível em: http://fdnc.io/bFu, acesso em: 5 jul. 2021, refletindo sobre a importância de valorizar as diferenças e introduzindo os assuntos que serão abordados no próximo capítulo.

MP104

CAPÍTULO 8. RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

  1. Acompanhe a leitura do poema que será feita em voz alta pelo professor e responda.

    Identidade

    Às vezes nem eu mesmo sei quem sou.

    às vezes sou “o meu queridinho”

    às vezes sou “moleque malcriado”.

    Para mim tem vezes que eu sou rei,

    herói voador, caubói lutador, jogador campeão.

    às vezes sou pulga, sou mosca também,

    que voa e se esconde de medo e vergonha.

    Às vezes sou Hércules, Sansão vencedor,

    peito de aço, goleador!

    Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris . 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010.

Imagem: Ilustração. Ilustração em formato de massinha. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta roxa. Acima, balões com o menino em diferentes fantasias, sendo elas, jogador de futebol, rei, super-herói, cowboy e uma mosca.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Capítulo 8

Objetivos de aprendizagem

  • Discutir aspectos individuais que tornam as pessoas únicas.
  • Refletir sobre a importância de acolher e respeitar todas as pessoas.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação nos debates.
  • Registros das atividades propostas no capítulo.
  • Realização da proposta da seção Atividade prática.
  • Atividades da seção Ligando os pontos.

    Essas ferramentas poderão compor a avaliação de processo, fornecendo evidências para que a aprendizagem individual e coletiva seja mapeada, assim realizando as intervenções necessárias para apoiar os estudantes que apresentarem dificuldades.

    Os instrumentos possibilitam verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, além de avaliar o desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

    Atividade 1. Realizar a leitura do poema com os estudantes. Discutir sobre a identidade, levantando informações sobre como eles se sentem diante das diferentes situações que vivenciam no dia a dia. A leitura desse texto, ao colocar o leitor no lugar do outro, nesse caso, o menino do poema, possibilita que os estudantes exercitem a empatia e expressem seus sentimentos em uma roda de conversa.

    Explorar a atividade de modo que todos fiquem atentos às escolhas apresentadas pelos colegas ao se descrever, o que dará subsídios para as propostas das próximas páginas.

    Propor aos estudantes que realizem a leitura do poema com a família e registrem esse momento em um desenho. Retomar a proposta na aula seguinte para que eles compartilhem com a turma como foi esse momento.

    Boxe Complementar

    De olho na PNA

    Ao acompanhar a leitura em voz alta do poema e realizar a atividade, pode-se desenvolver um dos componentes da PNA: compreensão de texto.

    Fim do complemento

    Gestão da aula – Roteiro do capítulo 8

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Abertura da aula.

    Realizar a leitura do poema com a turma. Conversar com eles sobre o conteúdo do poema.

    Acompanhar a leitura do poema. Compartilhar suas ideias e opiniões com a turma.

    Livro didático.

    Respeito às diferenças.

    Propor análises de imagens e as atividades do livro. Propor o compartilhamento das produções.

    Realizar as atividades propostas no livro. Compartilhar suas produções com os colegas.

    Caderno e livro didático.

    CONTINUA

MP105

Você já conheceu algumas características do corpo humano. Agora, pense nas suas características físicas.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe-se no espaço abaixo. Procure colocar todas as suas características no seu desenho.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

CONTINUAÇÃO

Atividade prática.

Organizar os materiais necessários para a atividade. Ler as orientações da Atividade prática e orientar os grupos de estudantes.

Acompanhar as orientações do professor. Realizar as atividades propostas no livro.

Livro didático e materiais diversos.

Ligando os pontos.

Orientar os estudantes na realização das atividades.

Seguir as orientações do professor e do livro e realizar as atividades propostas.

Livro didático.

Atividade 2. Após a leitura e a interpretação do poema, espera-se que os estudantes identifiquem as características pessoais, representando-as no desenho. É possível levar um espelho para a sala de aula e estimular atividades como a produção de autorretratos por meio da observação, o que pode ser interessante para estudantes dessa faixa etária. Pode-se sugerir que utilizem papel próprio para desenhar e giz pastel oleoso para colorir os desenhos, caso esses materiais estejam disponíveis na escola. É importante conduzir a atividade de forma que enfatize, a todo momento, o respeito às diferenças e à produção do colega, explicando que não devemos fazer nem dizer aos outros aquilo que também não gostaríamos que fizessem conosco ou nos dissessem.

Cuidar para que a atividade não gere constrangimento entre os estudantes. Reforçar que todas as pessoas devem ser respeitadas.

Se julgar conveniente, propor uma exposição dos autorretratos e, para complementar, solicitar aos estudantes uma pesquisa sobre artistas que produziram autorretratos. Caso a exposição seja realizada, pedir aos estudantes que escrevam seus dados pessoais em uma ficha, ao lado do seu autorretrato.

Esta atividade possibilita que as habilidades EF01CI02 e EF01CI04 sejam trabalhadas.

O trabalho sobre respeito às diferenças trata-se de um fato atual de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

Preparação para a próxima aula

Organizar e disponibilizar aos estudantes os materiais necessários para o recorte e a colagem da atividade 3. Orientar os estudantes que o uso da tesoura será feito apenas sob a supervisão do professor.

MP106

As pessoas têm outras características além das físicas, como as coisas de que gostam e a maneira de se comportar, como você ouviu no poema de Pedro Bandeira.

  1. Pesquise em revistas imagens que mostrem algumas das suas preferências. Recorte e cole-as no espaço abaixo.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Frasco de líquido indicando cola. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Há outras características mais difíceis de representar por meio de imagens, como a alegria ou a tristeza. Converse com os colegas e o professor sobre o assunto e responda.
    • O que deixa você feliz?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    • O que faz você ficar triste e o que você pode fazer para lidar com esses momentos?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Solicitar aos estudantes que expressem suas preferências por meio da seleção de imagens em revistas. Esta atividade pode ser realizada como tarefa de casa com o apoio da família e retomada na aula seguinte.

É importante incentivar a turma a relatar suas preferências antes de realizar a busca nas revistas, evitando que a escolha ocorra de forma inversa. Por exemplo, se algum estudante comentar que gosta de jogar futebol, sua busca estará centrada nessa preferência e não será induzida por outras imagens que encontrar no material de pesquisa.

Propor aos estudantes que compartilhem suas produções com uma dupla, conversando sobre suas preferências, ouvindo as características de seu colega e respeitando-as.

Atividade 4. Promover um momento de debate sobre as características emocionais que também estão presentes em nosso cotidiano.

As atividades propostas contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01CI04.

Atividade complementar

Para debater a diversidade cultural, sugere-se cantar e dançar com a turma a canção “Todos os povos”, do Mundo Bita, disponível em: http://fdnc.io/f6E, acesso em: 5 jul. 202 1.

É possível também escolher algumas tradições e/ou receitas da cultura local para reproduzir com a turma.

Estas propostas possibilitam uma conexão com os estudos de História e de Geografia.

Preparação para a próxima aula

Organizar e disponibilizar os materiais indicados para a realização da Atividade prática.

Respeito às diferenças na prática pedagógica

[...] Nossos alunos e alunas, ao passarem pela educação básica, precisam vivenciar práticas pedagógicas que lhes possibilitem ampliar o seu universo sociocultural, rever e superar preconceitos, eliminar toda e qualquer forma ou comportamento discriminatório em relação ao outro. Uma tarefa difícil? Sim, sem dúvida. Porém, essa é a tarefa de todo e qualquer educador, tanto na escola pública quanto na escola privada.

Não há como ser educador sem assumir essa postura política, ética e pedagógica. [...]

GOMES, N. L. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In : ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L. M. de A.; SILVÉRIO, V. R. (org.). Educação como prática da diferença . Campinas: Armazém do Ipê/Autores Associados, 2006. p. 26.

MP107

Atividade prática

Conversando sobre propostas de convivência

A tristeza, a alegria, o medo e a coragem não são fáceis de representar por meio de imagens. Vamos conversar sobre esses sentimentos e elaborar propostas para convivermos bem na escola, respeitando a diversidade de sentimentos?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai organizar a turma em grupos para a realização da atividade.

Do que vocês vão precisar

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa e calça verde. Está ajoelhada no chão, sorrindo. Ao lado, menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta azul e calça vermelha. Está sentada com as pernas abertas. À frente, há um papel com três carinhas em expressões diferentes: sorrindo, tímido e triste. Ao lado, papéis coloridos e lápis. À esquerda da menina loira, um menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela e bermuda azul, segurando uma folha de papel. Fim da imagem.

Como fazer

  1. Escreva em um pedaço de papel duas coisas que acontecem com você na escola e das quais você não gosta.
  1. Troquem os papéis entre os integrantes do grupo para ler o que os colegas escreveram.
  1. Juntos, proponham soluções para essas situações.
  1. Cada grupo vai contar para a turma as soluções que discutiu.
  1. A turma toda vai votar na melhor solução para cada situação.
  1. Verifiquem qual foi a proposta do grupo escolhida pela turma.
  1. Todas as propostas selecionadas deverão ser representadas em cartazes que ficarão expostos na sala de aula.
MANUAL DO PROFESSOR

Inclusão

Cabe salientar que o respeito às diferenças é um dos baluartes da Declaração de Salamanca (1994), que considera que todas as crianças devem aprender juntas, independentemente de suas dificuldades e diferenças. A Declaração assegura ainda que todas as diferenças devem ser reconhecidas e respondidas, para que, assim, todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.

[...]

FUMES, N. de L. F.; BARROS, M. L. N. de L. Os saberes de professores de Educação Física em relação à inclusão em escolas públicas estaduais. In : FUMES, N. L. F.; CAVALCANTE, M. A. da S. (org.). Formação de professores : prática, história e cultura. Maceió: Edufal, 2006. p. 77-78.

Atividade prática

O objetivo da atividade é estimular os estudantes a conversar sobre os sentimentos e elaborar propostas de respeito à diversidade de sentimentos.

Orientar e acompanhar a execução da atividade prática, proporcionando um clima de escuta para as questões levantadas pela turma.

Ao término da atividade, formar um círculo com os estudantes e propor uma conversa sobre situações que os deixam tristes ou felizes. Nesse momento, é muito importante haver um clima de segurança entre o grupo e é preciso encaminhar a conversa para que todos se sintam à vontade para expressar seus sentimentos. Reforçar o respeito às características pessoais, valorizando as diferenças, é algo essencial para a condução desta atividade.

As propostas da seção Atividade prática possibilitam desenvolver a habilidade EF01CI04.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Ao debater com a turma sobre o respeito às diferenças, estimula-se o desenvolvimento da competência geral 9, sobre exercitar a empatia e o respeito ao outro e aos direitos humanos.

Fim do complemento

MP108

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 7 e 8

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Oito crianças lado a lado sorrindo, formando duas fileiras. Na fileira inferior, menino de cabelo curto loiro, olhos castanhos e sem os dois dentes da frente, está vestindo camiseta azul. Menina de cabelo longo cacheado castanho, olhos castanhos e sem dente incisivo, vestindo camiseta rosa. Menina de cabelo longo preto, com olhos pretos e sorrindo com todos os dentes, vestindo camiseta verde. Menino de cabelo curto castanho, com olhos castanhos e sem o dente da frente, vestindo camiseta azul. Acima, fileira com menina de cabelo cacheado castanho, com olhos pretos, vestindo camiseta rosa. Menina de cabelo longo loiro e olhos verdes, sorrindo com todos os dentes, vestindo camiseta cinza. Menino de cabelo curto castanho, olhos pretos, vestindo camiseta cinza e azul. Menino de cabelo cacheado castanho, olhos castanhos e sem os dentes incisivos, vestindo camiseta azul com listras brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de crianças. FIM DA LEGENDA.

  1. Olhando para a imagem, você percebeu que existem diferenças entre as características físicas de cada criança? Quais são essas características?

    _____

  1. Resposta: Comprimento, cor e tipo do cabelo, cor da pele e dos olhos, presença dos dentes de leite, entre outras.
  1. Agora, escreva uma semelhança física existente entre você e as crianças da imagem.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, as semelhanças ou as diferenças físicas entre as pessoas refletem o modo de pensar ou os gostos delas? Por quê?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não, que a semelhança física entre as pessoas não quer dizer que elas gostem das mesmas coisas. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No dia a dia, como você reage quando os colegas pensam de forma diferente da sua?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Sistematizando conhecimentos

Nas atividades da seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio proposto na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, sistematizando, dessa forma, o assunto estudado nestes dois capítulos da unidade.

Atividade 1. Auxiliar os estudantes nos registros da atividade, principalmente aqueles que ainda estão desenvolvendo as habilidades de escrita.

Atividades 2 e 3. Propor aos estudantes que debatam as atividades em pequenos grupos e, posteriormente, compartilhem o que foi conversado no grupo com toda a turma.

Espera-se, com estas atividades, trabalhar as habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

Avaliação de processo

A seção Ligando os pontos pode ser utilizada como avaliação de processo, pois integra o que foi trabalhado ao longo da sequência didática.

Retomar a rubrica de avaliação sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma para planejar as intervenções e as recuperações necessárias.

Importância de conhecer o outro

[...] se pensarmos na construção de um mundo e de nós mesmos, se considerarmos que partilhamos esse mundo, assim como nossa própria construção e, se observarmos, ainda, a ausência de um padrão no qual nos possamos pautar para essa construção, é possível perceber a importância do outro, da partilha de ideias e modos de ser para que o mundo, produto de nossas escolhas, não se torne inabitável.

Conhecer a própria estrutura e o entorno é, por isso, fundamental ao processo de construção de nossos modos de ser, uma vez que não há um modelo prévio [...]. Por outro lado, pelo fato de a construção ser compartilhada, a exigência amplia-se para que conheçamos outros modos de ser além do nosso, considerando sua legitimidade. Considerar a legitimidade de um modo de ser não significa que devamos viver segundo ele, que devamos permitir uma absorção a este modo.

MP109

Ciências em contexto

Acompanhe a leitura que será feita pelo professor e responda.

O que é que eu vou ser?

Bete quer ser bailarina,

Zé quer ser aviador.

Carlos vai plantar batata,

Juca quer ser um ator.

Camila gosta de música.

Patricia quer desenhar.

Uma vai pegando o lápis,

a outra põe-se a cantar.

Mas eu não sei se vou ser

poeta, doutora ou atriz.

Hoje eu só sei uma coisa:

quero ser muito feliz!

Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno . São Paulo: Moderna, 199 4.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que as crianças do poema querem ser? E você, o que deseja ser?
    PROFESSOR Resposta: Bailarina, aviador, ator etc.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare sua resposta com a dos colegas da turma. Você encontrou algum colega que tem o mesmo desejo que você?
    PROFESSOR Resposta variável.

VAMOS RETOMAR

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe o corpo humano e escreva o nome das partes que estudamos nesses capítulos.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes desenhem o contorno do corpo e indiquem suas partes: cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e inferiores, entre outras partes que foram pesquisadas. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Significa respeito a outras formas de existência, assim como a ampliação de nosso horizonte de compreensão da realidade.

Com um repertório ampliado de “modos de ser”, somos capazes de estabelecer recortes, articulações, sobreposições e, com isso, construir a nós mesmos e ao mundo, não como uma simples réplica ou cópia do que já está instituído, mas com uma genuína contribuição que nos constitui como sujeitos e como humanidade.

[...]

AIUB, M. Filosofia, cotidiano e aprendizagem de ser saudável. In : MORENO, L. V. A.; ROSITO, M. M. B. (org.). O sujeito na educação e saúde : desafios na contemporaneidade. São Paulo: Centro Universitário São Camilo/Loyola, 2007. p. 244.

Ciências em contexto

A proposta da seção Ciências em contexto possibilita que os estudantes se aproximem de informações relevantes e/ou atuais e realizem atividades que retomam os conteúdos trabalhados na unidade.

Propor a leitura compartilhada do poema, estimulando a participação daqueles estudantes que já estão mais avançados na fluência em leitura oral.

Atividades 1 e 2. Realizar as atividades com toda a turma, comparando as respostas dos estudantes, destacando aquelas em comum e a importância da diversidade de escolhas entre eles, de acordo com características e sonhos pessoais.

Boxe Complementar

De olho na BNCC

Por meio da atividade 1, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar a competência geral 6, sobre o autoconhecimento. Ao realizar as atividades 2 e 4, os estudantes praticam a empatia e o respeito mútuo, mobilizando, assim, a competência geral 9.

Fim do complemento

Vamos retomar

As atividades do tópico Vamos retomar podem fazer parte do processo de avaliação formativa e, com elas, é possível verificar se os objetivos da unidade foram alcançados, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04.

Atividade 3. Os estudantes deverão resgatar os estudos realizados na unidade para fazer um desenho que represente o corpo humano e as principais partes estudadas.

MP110

  1. Observe as imagens. As legendas descrevem o que cada criança quer ser quando crescer.
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, com o rosto pintado em pinturas indígenas, com cocar amarelo e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Cauã – médico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado castanho, sorrindo. Veste camisa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Ayana – advogada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo curto liso castanho, sorrindo. Veste camisa azul com bolinhas brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cibele – professora. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Os estudantes devem identificar as diferentes características das crianças das imagens. Elencar e registrar na lousa as características indicadas pela turma.

Retomar a importância do respeito às diferenças e de valorizar as relações sociais, exercendo empatia em nossas convivências diárias.

Auxiliar os estudantes nos registros do segundo item da atividade, oferecendo alternativas aos estudantes que ainda estão avançando na transição do nível da palavra para o nível da frase na habilidade de produção escrita.

Atividade complementar

Propor a resolução de estudos de caso que exemplifiquem situações que podem atrapalhar a boa convivência, em que eles deverão indicar como se sentiriam nesse tipo de situação e quais soluções poderiam propor para que essas situações não acontecessem com a turma.

Se considerar viável, propor que produzam mapas da empatia que retratem as situações exemplificadas nos estudos de caso, disponível em: http://fdnc.io/f6F, acesso em: 5 jul. 202 1. Adaptar a proposta do mapa da empatia de acordo com a faixa etária e as características da turma.

Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em Contexto

Tabela: equivalente textual a seguir.

Plano de aula

Papel do professor

Papel do estudante

Recursos

Ciências em contexto.

Propor a leitura compartilhada do poema e debater o assunto com a turma.

Realizar a leitura e compartilhar seus conhecimentos.

Livro didático.

Vamos retomar.

Propor a realização das atividades. Debater as respostas com a turma.

Realizar as atividades. Compartilhar suas ideias com os colegas.

Livro didático.

MP111

Mão na massa

Criando uma campanha

Como podemos convencer as pessoas da importância de respeitarem umas às outras?

  1. Leia a tirinha e responda.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Está de óculos de armação arredondada e mochila verde. Menino de cabelo curto preto e orelhas proeminentes, vestindo camiseta verde e bermuda azul. Menino de cabelo curto azul, vestindo camiseta laranja e bermuda azul. Quadro 1: Menina diz “Ele riu de mim só porque uso óculos!”. Quadro 2: Menino de cabelo preto diz “de mim por causa das orelhas!”.  E o menino de cabelo azul diz “e de mim porque não sei jogar bola!”. Quadro 3: A menina responde “espero que um dia ele supere isso...”. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Mão na massa

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar uma tirinha.
  • Compartilhar ideias sobre campanhas de conscientização.
  • Representar uma ideia de campanha de conscientização.
  • Desenvolver a empatia e a criatividade.

    Evidências de aprendizagem

  • Participação e colaboração ao longo das propostas.
  • Registros das atividades.

    A atividade da seção envolve os estudantes em um trabalho coletivo de forma a estimular a criatividade e o trabalho em grupo. Deve-se privilegiar a autonomia deles na criação, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem.

    A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade EF01CI04.

    Atividade 1. Realizar a leitura da tirinha e propor a discussão das questões indicadas. Comentar com os estudantes que a menina da tirinha entendeu que a pessoa que caçoou dela e dos colegas estava errada e desejou que essa pessoa superasse esse jeito de lidar com os outros. A observação feita pela personagem é sofisticada, por isso é recomendável auxiliar a turma a identificá-la no contexto em que ela se apresenta, explicando-a depois de explorar e trocando ideias sobre o que entenderam.

    Estimular uma “tempestade de ideias”, anotando na lousa as concepções dos estudantes de como poderiam sensibilizar as pessoas para que respeitem umas às outras. Solicitar aos estudantes que registrem as ideias da turma no livro didático.

    Eles também podem entrevistar outros profissionais da escola, perguntando qual é a opinião deles sobre o assunto, ampliando a lista de ideias para a elaboração da campanha.

    O trabalho sobre o respeito às pessoas trata-se de um fato de relevância relacionado aos Temas Contemporâneos Transversais.

    Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Plano de aula

    Papel do professor

    Papel do estudante

    Recursos

    Atividade 1.

    Realizar a leitura da tirinha com a turma e analisar seu conteúdo. Mediar o levantamento de ideias de campanhas de conscientização.

    Acompanhar a leitura com o professor e compartilhar suas ideias. Realizar o registro das ideias no livro didático.

    Livro didático.

    Atividades 2 a 4.

    Propor e orientar os estudantes nas atividades 2 a 4.

    Desenhar as ideias propostas pela turma e debater e compartilhar suas ideias.

    Livro didático.

MP112

Agora é hora de mostrar os resultados!

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Com a ajuda do professor, organizem uma forma de divulgar as ideias da campanha que vocês criaram.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Qual das ideias da campanha da turma mais chamou a sua atenção? Faça um desenho sobre ela.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Quadro em branco com ilustração de quatro lápis fazendo uma moldura. Os lápis são nas cores amarelo, azul, vermelho e verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Por que essa ideia chamou a sua atenção? Converse com os colegas e o professor.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Discutam as questões.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    • O que vocês aprenderam com as ideias propostas nessa campanha?
    • O que vocês mudariam nessa campanha?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. Propor a atividade aos estudantes para que retratem as ideias de campanha da turma que mais lhe chamaram a atenção.

Atividades 3 e 4. Pedir aos estudantes que apresentem as produções feitas na atividade 2 para toda a turma. Debater com todos as questões propostas nas atividades.

Se julgar viável, propor à turma a produção de materiais de conscientização sobre o respeito para serem divulgados nos murais da escola ou em plataformas digitais da escola.

Atividade complementar

Realizar uma campanha de conscientização sobre o respeito às diferenças.

Propor o uso de cartazes, dramatizações ou recursos digitais, caso estejam disponíveis na escola.

Antes de darem início à produção, é importante que os estudantes apresentem suas ideias aos seus pares para que sejam avaliadas por todos. Estimular essa troca e a revisão pelos pares, desde os anos iniciais, é muito importante.

Nesse momento, é necessário que os estudantes, em grupo, pensem naquilo que querem construir e identifiquem a lista de materiais que vão utilizar. Entrar em contato com o material pode ajudar muito na geração de ideias; por isso é importante disponibilizar materiais diversos, como papéis ou recursos digitais.

É recomendável que a turma organize uma apresentação das campanhas que foram produzidas. Essa exposição pode ser feita na sala de aula ou em outros espaços em que os estudantes de outras turmas também possam apreciar as produções. As campanhas podem, ainda, ser divulgadas no formato digital para atingir o maior número possível de pessoas.

Boxe Complementar

Recurso complementar

CHEGA de bullying : não fique calado. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/f6G. Acesso em: 5 jul. 202 1.

Nesse site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, há uma matéria sobre uma campanha contra o bullying que pode servir como disparador para o debate sobre o assunto.

Fim do complemento

MP113

Comentários para o professor:

Conclusão

Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa que possibilitam o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.

A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem dos capítulos, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos das unidades em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.

Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada das hipóteses iniciais para a questão proposta na seção Desafio à vista!, resgatando os conhecimentos prévios e comparando-os com os estudos realizados.

A rubrica sugerida pode ser utilizada para o acompanhamento das aprendizagens construídas ao longo da unidade, além de sua retomada ao final do processo. Ela possibilita o acompanhamento individual e coletivo, levantando as evidências de aprendizagens e possibilitando um mapeamento da turma. Esses subsídios são importantes para a elaboração das intervenções necessárias, para as possibilidades de recuperação das aprendizagens e para as possíveis mudanças no planejamento da sequência didática.

Espera-se que os estudantes sejam organizados em grupos de acordo com níveis de desempenho semelhantes em relação às aprendizagens esperadas, e essas orientações gerais, com estratégias possíveis, estão apresentadas na Seção introdutória. Além disso, ao elaborar uma tabela de acompanhamento individual, o professor terá condições de monitorar individualmente os estudantes, ficando atento às necessidades individuais que precisarão ser contempladas, caminho importante para o processo de personalização da aprendizagem.

A diversidade de instrumentos de avaliação é muito importante, principalmente, para valorizar as diferentes habilidades dos estudantes que estão no nível iniciante da produção escrita, por exemplo.

Rubrica para o monitoramento da aprendizagem

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nível de desempenho

Critérios

Avançado

Adequado

Básico

Iniciante

Desenvolvimento das habilidades EF01CI02 e EF01CI04

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto, bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas de forma correta, com conteúdos estudados em anos anteriores.

Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto, bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto, bem como produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto,e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos.

CONTINUA

MP114

CONTINUAÇÃO

Desenvolvimento das competências gerais 3, 6, 8 e 9

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes e ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores aspectos relacionados a:

3) fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;

6) valorizar a diversidade e apropriar-se de experiências que lhe possibilitem fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade e autonomia;

8) autocuidado e à responsabilidade com a saúde coletiva;

9) exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de problemas.

São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados a:

3) fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;

6) valorizar a diversidade e apropriar-se de experiências que lhe possibilitem fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade e autonomia;

8) autocuidado e à responsabilidade com a saúde coletiva;

9) exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de problemas.

São identificados na maioria das evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados:

3) fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;

6) valorizar a diversidade e apropriar-se de experiências que lhe possibilitem fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade e autonomia;

8) autocuidado e à responsabilidade com a saúde coletiva;

9) exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de problemas.

Apesar de não serem identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, é possível inferir que houve desenvolvimento de alguns aspectos relacionados a:

3) fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural;

6) valorizar a diversidade e apropriar-se de experiências que lhe possibilitem fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade e autonomia;

8) autocuidado e à responsabilidade com a saúde coletiva;

9) exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de problemas.

Produção escrita

As propostas que envolvem a produção escrita são realizadas em sua maioria ao nível da frase, sendo facilmente assimiladas pelo leitor, relacionando a conteúdos além dos trabalhados em sala de aula e que se conectam com aprendizagens de anos anteriores.

As propostas que envolvem a produção escrita são realizadas em sua maioria ao nível da frase, sendo facilmente assimiladas pelo leitor, relacionando a conteúdos trabalhados em sala de aula.

As propostas que envolvem a produção escrita nem sempre são realizadas ao nível da frase, nem sempre são assimiladas pelo leitor e dificilmente se relacionam aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Apresenta dificuldades nas propostas que envolvem a produção escrita e ainda não é realizada ao nível da frase, sendo dificilmente assimilada pelo leitor.