MP115
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
TERRA E UNIVERSO
- LEIA EM VOZ ALTA AS ATIVIDADES QUE PEDRO REALIZA DURANTE O DIA.
TOMAR BANHO
FAZER A LIÇÃO DE CASA
JANTAR
ESCOVAR OS DENTES
BRINCAR
LANCHAR
IR À ESCOLA
DORMIR
- VOCÊ REALIZA ALGUMA DESSAS ATIVIDADES? SE SIM, EM QUE PERÍODO DO DIA? PREENCHA O QUADRO.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Exemplos de resposta a seguir. Fim da observação.
Tabela: equivalente textual a seguir.
REALIZO DE MANHÃ |
REALIZO À TARDE |
REALIZO À NOITE |
---|---|---|
_____ PROFESSORResposta: Brincar. |
_____ PROFESSORResposta: Ir à escola. |
_____ PROFESSORResposta: Tomar banho. |
_____ PROFESSORResposta: Fazer a lição de casa. |
_____ PROFESSORResposta: Lanchar. |
_____ PROFESSORResposta: Jantar. |
_____ PROFESSORResposta: Escovar os dentes. |
_____ PROFESSORResposta: Escovar os dentes. |
_____ PROFESSORResposta: Escovar os dentes. |
_____ |
_____ |
_____ PROFESSORResposta: Dormir. |
- OBSERVE AS IMAGENS DE DOIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA MEDIR O TEMPO.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultado
Esta avaliação de resultado tem como objetivo fazer o levantamento dos conhecimentos construídos após o trabalho com os eixos de Ciências da Natureza. Favorece, ainda, a reflexão do professor a respeito dos objetivos e das metas educacionais ao verificar se o estudante está se desenvolvendo da forma esperada em relação às habilidades e competências, oferecendo informações para a remediação das aprendizagens.
Terra e Universo
Atividade 1. A atividade tem como foco identificar os períodos diários com base em elementos da rotina. As escalas de tempo como manhã, tarde e noite, assim como a influência da passagem dos dias nos ritmos diários dos seres vivos, foram estudados nos capítulos 3 e 4, por meio das habilidades EF01CI05 e EF01CI06.
Espera-se que os estudantes associem as atividades de Pedro à própria rotina, de forma que identifiquem o período do dia em que costumam realizar as mesmas atividades que Pedro. Para melhor aproveitamento da atividade, os estudantes podem elaborar, juntos, uma história de como seria a rotina de Pedro, determinando os períodos ou horários das atividades que ele realiza. Após estabelecerem a cronologia das atividades de Pedro, pedir a eles que a comparem com as próprias respostas.
Atividade 2. Esta atividade refere-se à habilidade EF01CI05, que tem como foco o reconhecimento das escalas de tempo.
Os calendários e relógios são instrumentos comuns e, atualmente, estão disponíveis na maioria dos recursos tecnológicos, como celulares, tablets etc. Aprender a interpretar as informações fornecidas por esses instrumentos é essencial para promover o desenvolvimento da independência no que se refere à localização temporal.
MP116
- ESCREVA OS NOMES DESSES INSTRUMENTOS.
_____
PROFESSOR
Resposta: Calendário e relógio.
- QUAL DOS INSTRUMENTOS VOCÊ USARIA PARA MARCAR O DIA E O MÊS DE SEU ANIVERSÁRIO?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes digam que é o calendário. Fim da observação.
MATÉRIA E ENERGIA
- MARQUE COM UM X A DUPLA DE OBJETOS QUE SÃO PRODUZIDOS COM MATERIAIS DIFERENTES UM DO OUTRO.
PROFESSOR
Resposta correta: imagens 2 e 3.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. No item a, espera-se que os estudantes reconheçam e nomeiem os instrumentos representados nas imagens. Conversar e discutir com eles se têm familiaridade com a utilização desses instrumentos, onde costumam utilizá-los e se ficam disponíveis para visualização em destaque, nas suas moradias ou na escola. Propor representações gráficas, por meio de desenhos, de outros tipos de relógios conhecidos pelos estudantes.
No item b, eles devem apontar o calendário como instrumento para identificação de aniversários. Para melhor aproveitamento da atividade, solicitar que escrevam uma lista com a data de aniversário dos colegas e dos familiares.
Matéria e energia
Atividade 1. Os estudantes devem reconhecer os materiais utilizados na fabricação dos objetos. Antes de responderem à atividade, eles podem construir uma tabela simples de duas colunas, contendo o nome dos objetos e os materiais identificados. Essa prática, além de organizar as informações, favorece o desenvolvimento de vocabulário, componente essencial da alfabetização, proposto na PNA.
Se julgar necessário, realizar uma gincana com o objetivo de encontrar objetos ao redor confeccionados com um material específico. O professor dá o comando sobre qual material os estudantes devem buscar e determina um tempo (de trinta segundos a um minuto) para a procura do objeto. Essa atividade pode ser realizada dentro da sala de aula ou em outro ambiente da escola. Orientá-los a não pegar e/ou carregar objetos pesados ou perfurantes e cortantes.
As características dos materiais foram estudadas nos capítulos 5 e 6, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI01, relacionada à comparação de diferentes materiais presentes nos objetos do dia a dia.
MP117
- LIGUE O OBJETO À LIXEIRA EM QUE ELE DEVE SER DESCARTADO.
- ALGUM DOS OBJETOS DESCARTADOS PODERIA SER REUTILIZADO? SE SIM, COMO?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que sim. Alguns exemplos de reutilização: a garrafa PET pode ser recortada e utilizada como vaso; a lata pode ser pintada e utilizada como porta lápis; o pote de vidro, se não estiver quebrado e com pontas, pode ser utilizado por adultos para guardar pequenos objetos; a caixa de papelão pode ser utilizada para embalar presentes. Fim da observação.VIDA E EVOLUÇÃO
- IDENTIFIQUE E ESCREVA NOS ESPAÇOS O NOME DAS PARTES DO CORPO.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. O foco da atividade é discutir o descarte adequado e o uso consciente dos materiais. Essa atividade se refere à habilidade EF01CI01.
Na primeira parte da atividade, os estudantes devem ligar o objeto à lixeira de coleta seletiva adequada.
Em relação à reutilização dos objetos, é importante identificar o conhecimento dos estudantes sobre sustentabilidade e consumo consciente. Para instigá-los, é possível definir temas, oralmente, para reutilizar os objetos representados, por exemplo: brinquedos que poderiam ser confeccionados, fabricação de objetos utilizados na cozinha, na escola etc.
Vida e evolução
Atividade 1. Referente à habilidade EF01CI02, segundo a qual os estudantes devem localizar e nomear as partes do corpo, bem como explicar suas funções. Antes de responderem à atividade, é possível realizar exercícios de movimentação e alongamento do corpo com os estudantes. Organizar comandos que envolvam as partes do corpo representadas no desenho, como: fazer movimentos circulares com a cabeça; segurar as mãos e alongar os braços; movimentar os pés, entre outros. Essa prática auxilia os estudantes a reconhecer as partes do corpo e tem como objetivo promover a disposição às atividades físicas.
MP118
- O QUE DEVEMOS FAZER PARA MANTER O NOSSO CORPO SAUDÁVEL?
_____
PROFESSOR
Resposta: Devemos ter bons hábitos de higiene, de alimentação e de lazer.
- OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA.
- QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS ENTRE AS CRIANÇAS DA IMAGEM?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem citar como diferenças a cor e o comprimento dos cabelos, a cor dos olhos e da pele e o penteado, bem como a ausência dos dentes de leite em algumas crianças. Podem citar também o gosto por roupas diferentes. Quanto às semelhanças, eles podem citar o fato de as crianças estarem sorrindo e terem boca, dois olhos, nariz, orelhas, entre outras partes do corpo que são visíveis na imagem. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. O foco desta atividade é identificar hábitos que favorecem a manutenção da saúde. Nos capítulos 1 e 2 do Livro do Estudante, discutiu-se como uma boa alimentação e uma higiene corporal adequada podem manter o corpo em condições saudáveis. Para isso, trabalhou-se a habilidade EF01CI03, relacionada aos hábitos de higiene importantes para a manutenção da saúde.
Para ampliar a atividade, solicitar aos estudantes que citem e escrevam os hábitos trabalhados e sublinhem ou circulem os hábitos que praticam no cotidiano. Eles também podem elaborar frases de incentivo à saúde, favorecendo, assim, o desenvolvimento da produção escrita, componente essencial da alfabetização da PNA.
Atividade 3. O objetivo desta atividade é que os estudantes reconheçam a diversidade humana, que foi estudada no capítulo 8, por meio do trabalho com a habilidade EF01CI04.
As características de aparência física, como os penteados e a escolha do vestuário, são particularidades do indivíduo, tornando-o único. Trabalhar questões como essas favorece a construção do pensamento referente à diversidade e ao respeito às pessoas.
MP119
SUGESTÕES DE VISITAÇÃO
A SEGUIR, SÃO APRESENTADAS ALGUMAS SUGESTÕES DE MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS PARA VISITAÇÃO.
REGIÃO NORTE
SALA DE CIÊNCIA SESC AMAPÁ (MACAPÁ, AMAPÁ)
http://fdnc.io/f6H. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
A SALA DE CIÊNCIA DO SESC AMAPÁ TEM LABORATÓRIOS PARA EXPERIMENTAÇÃO E ESPAÇO MULTIMÍDIA QUE PODEM SER USADOS PARA A REALIZAÇÃO DE MINICURSOS, OFICINAS E PALESTRAS.
REGIÃO NORDESTE
USINA CIÊNCIA ALAGOAS (MACEIÓ, ALAGOAS)
http://fdnc.io/f6J. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
CENTRO VOLTADO PARA A DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS E O INCENTIVO À EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS.
REGIÃO CENTRO-OESTE
CASA DA CIÊNCIA (CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL)
http://fdnc.io/f6K. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
O MUSEU OFERECE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE TEM O OBJETIVO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL PARA TODOS.
REGIÃO SUDESTE
MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS (BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS)
http://fdnc.io/5br. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
POR MEIO DE OFICINAS E ATIVIDADES DIVERSAS, O MUSEU ABORDA DIFERENTES TEMAS RELACIONADOS À VIDA, AO AMBIENTE E AO CORPO HUMANO.
REGIÃO SUL
MUSEU DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PUCRS (PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DE SUL)
http://fdnc.io/f6L. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
O MUSEU APRESENTA CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA LÚDICA E DIVERTIDA, PARA APRENDER BRINCANDO.
MP120
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
13 ANIMAIS QUE VIVEM MAIS QUE OS HUMANOS. GALILEU, 27 JUN. 201 7. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6s. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
ESSE ARTIGO LISTA DIVERSAS ESPÉCIES QUE VIVEM MAIS DO QUE OS SERES HUMANOS.
ALVES, F. DE A. BRINCAR DE QUÊ? FORTALEZA: SEDUC, 2012.
POR MEIO DA TEMÁTICA DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS, O LIVRO ABRE O MUNDO DOS POEMAS PARA CRIANÇAS.
ARNALDO ANTUNES. LAVAR AS MÃOS. CASTELO RÁ-TIM-BUM . SÃO PAULO: VELAS, 1995.
ESSA MÚSICA TRATA DA IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS COMO HÁBITO DE HIGIENE PARA PREVENIR DOENÇAS.
BANDEIRA, P. CAVALGANDO O ARCO-ÍRIS . 4. ED. SÃO PAULO: MODERNA, 2010.
ESSE LIVRO DE POEMAS APRESENTA DIFERENTES EXPERIÊNCIAS E SITUAÇÕES DA VIDA PELAS QUAIS TODOS PASSAM.
BANDEIRA, P. POR ENQUANTO EU SOU PEQUENO . SÃO PAULO: MODERNA, 1994.
O LIVRO APRESENTA POEMAS SOBRE A INFÂNCIA.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). BRASÍLIA: MEC; SEB, 2018. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/b9o. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
ESSE DOCUMENTO DEFINE O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ROCHA, R. OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA . SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2014.
O LIVRO TRATA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS EM FORMA DE POEMA.
TATIT, P.; DERDYK, E. POMAR. CANÇÕES DE BRINCAR : 15 CANÇÕES INÉDITAS PARA BRINCAR. SÃO PAULO: MCD, 1996. 1 CD. (COLEÇÃO PALAVRA CANTADA.)
ESSE CD TRAZ UMA SÉRIE DE CANÇÕES PARA CRIANÇAS.
UFSC. PAREDE DE GARRAFA PET. PORTAL VIRTUHAB. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/f6A. ACESSO EM: 2 JUL. 2021.
ESSE ARTIGO APRESENTA UMA MANEIRA MAIS ACESSÍVEL E SUSTENTÁVEL DE CONSTRUIR CASAS, USANDO GARRAFAS PET.