3

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo castanho preso e tiara com flores, vestindo camiseta branca. Ao lado, menina de cabelo castanho preso, vestindo camiseta rosa. Estão com as mãos apoiadas em um aquário gigante com peixes e um tubarão. Fim da imagem.

Aprender

Ninguém ignora tudo.

Ninguém sabe tudo.

Todos nós sabemos alguma coisa.

Todos nós ignoramos alguma coisa.

Por isso aprendemos sempre.

FONTE: Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.

4

Seu livro é assim

Este é o seu livro de Ciências.

Conheça como ele está organizado.

Avaliação diagnóstica

Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação diagnóstica. Página dupla composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Abertura de unidade

Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.

Primeiros contatos

Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a Abertura de unidade e o boxe Primeiros contatos. Página dupla composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Desafio à vista!

Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Desafio à vista!. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Quero saber!

Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Quero saber!. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Fique por dentro

Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será o boxe Fique por dentro. Página composta por textos, boxe complementar e imagens. Fim da imagem.

Atividade prática

Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Atividade prática. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

5

Ligando os pontos

Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ligando os pontos. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Ciências em contexto

Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Ciências em contexto. Página composta por textos. Fim da imagem.

Vamos retomar

Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Vamos retomar. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Mão na massa

Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Mão na massa. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Avaliação de resultado

Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Avaliação de resultados. Página composta por textos e imagens. Fim da imagem.

Sugestões de visitação

Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.

Imagem: Ilustração. Exemplifica como será a seção Sugestão de visitação. Página composta por textos. Fim da imagem.

Ícones

Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:

Imagem: Ícone: Atividade oral, composto pela ilustração de um balão de fala branco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade oral

Imagem: Ícone: Atividade em dupla, composto pela ilustração de duas silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em dupla

Imagem: Ícone: Atividade em grupo, composto pela ilustração de três silhuetas brancas dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Atividade em grupo

Imagem: Ícone: Converse com seu colega, composto pela ilustração de dois balões de fala brancos dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Converse com seu colega

Imagem: Ícone: Desenho, composto pela ilustração de um lápis e um risco dentro de um quadrado laranja. Fim da imagem.

Desenho

6

Sumário

• Avaliação diagnóstica, p. 8

Unidade 1. Seres vivos nos ambientes, p. 12

• Desafio à vista!, p. 14

1. Onde vivemos, p. 14

2. Os seres vivos nos diferentes ambientes, p. 18

• Ligando os pontos, p. 22

• Desafio à vista!, p. 24

3. Nós e os outros animais, p. 24

• Ligando os pontos, p. 30

• Desafio à vista!, p. 31

4. Sentindo o que está à nossa volta, p. 31

• Ligando os pontos, p. 35

• Ciências em contexto, p. 36

• Mão na massa, p. 38

Imagem: Ilustração. Estrela do mar laranja. Fim da imagem.

Unidade 2. Plantas ao nosso redor, p. 40

• Desafio à vista!, p. 42

5. Onde vivem as plantas, p. 42

6. As necessidades das plantas, p. 47

• Ligando os pontos, p. 53

• Desafio à vista!, p. 54

7. As plantas e os outros seres vivos, p. 54

• Ligando os pontos, p. 59

• Ciências em contexto, p. 60

• Mão na massa, p. 62

Imagem: Ilustração. Floresta com árvores diversas. Dois pinheiros, arbustos, árvore com folhas redondas e árvore com folhas espetadas. Fim da imagem.

7

Unidade 3. Sol: luz e calor, p. 64

• Desafio à vista!, p. 66

8. A luz do Sol nos ambientes, p. 66

9. O Sol e as sombras, p. 71

• Ligando os pontos, p. 76

• Desafio à vista!, p. 77

10. A luz e os materiais, p. 77

11. O calor do Sol, p. 80

• Ligando os pontos, p. 83

• Ciências em contexto, p. 84

• Mão na massa, p. 86

Imagem: Ilustração. Árvore com folhas pequenas e cheia de folhas em um gramado com muro de ferro formando arcos. Fim da imagem.

Unidade 4. Materiais e objetos do dia a dia, p. 88

• Desafio à vista!, p. 90

12. Objetos do dia a dia, p. 90

13. Embalagens, p. 93

• Ligando os pontos, p. 98

• Desafio à vista!, p. 99

14. Nem todos cuidam do ambiente, p. 99

15. Evitando o desperdício, p. 103

• Ligando os pontos, p. 105

• Ciências em contexto, p. 106

• Mão na massa, p. 108

Imagem: Ilustração. Quadro verde. À frente, uma mesa com caderno, canetas e três crianças. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada. Menina de cabelo curto preto e faixa vermelha. Menino de cabelo curto ruivo, sentado em uma cadeira de rodas. Os três vestem uniforme: os meninos, camiseta branca e calça azul; a menina, camiseta branca e saia azul. Fim da imagem.

Avaliação de resultado, p. 109

Sugestões de visitação, p. 112

Referências bibliográficas, p. 114

8

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Terra e Universo

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças em um gramado com chapéus de aniversário. Ao lado, uma mesa com bolo, suco e docinhos. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta laranja e calça azul, está entregando um presente a um menino de cabelo curto castanho claro, vestindo camiseta amarela e calça vermelha, sentado em uma cadeira de rodas. Menina de cabelo médio loiro, presos em maria-chiquinha, vestindo camiseta azul e bermuda rosa. Ao lado, menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha com listras brancas e bermuda azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa de aniversário ao ar livre. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Em que período do dia a festa está acontecendo?

    ( ) Durante o dia

    ( ) À noite

  1. Quais são os elementos presentes na imagem que justificam a resposta anterior?

    _____

  1. O dia pode ser dividido em manhã, tarde e noite. Escreva uma atividade que você costuma fazer em cada período do dia.

    _____

9

  1. O calendário é uma das formas utilizadas para marcar o tempo. Observe o calendário e responda.
Imagem: Ilustração. Calendário de 2023 com os doze meses destacados. Cada mês está dividido em 4 semanas. E cada semana em 7 dias. Fevereiro possui 28 dias. Abril, Junho, Setembro e Novembro possuem 30 dias. E os demais possuem 31 dias.  Fim da imagem.
  1. Como o calendário está dividido?

    _____

  1. Quantos meses tem um ano?

    _____

  1. Todos os meses do ano têm o mesmo número de dias?

    _____

  1. Quantos dias tem uma semana?

    _____

10

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Matéria e energia

  1. Mariana e os amigos fizeram um piquenique no parque. Além de alimentos, eles levaram os objetos que constam no quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Objetos

Pratos

Copos

Toalha

Garfos

  1. Indique o tipo de material de que cada um desses objetos pode ser feito.

    _____

  1. Que cuidados Mariana e os amigos devem ter com as embalagens ao final do piquenique?

    _____

  1. O que Mariana e os amigos poderiam fazer para não produzir tanto lixo em um piquenique?

    _____

11

Vida e evolução

  1. Observe a seguir as etapas de desenvolvimento de uma semente de feijão e responda.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta vermelha e bermuda amarela. Está molhando um vaso roxo com uma plantinha pequena. Ao lado, mais três vasos iguais com planta em estágios diferentes. O segundo com cabo comprido e folhas fechadas. O terceiro com duas folhas maiores e duas menores. O quarto com muitas folhas. Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. A semente está recebendo um elemento importante para o seu desenvolvimento. Qual é esse elemento?

    _____

  1. Do que mais a semente de feijão precisa para se desenvolver?

    _____

  1. Desenhe uma planta que você conhece e escreva o nome das partes dela.

    _____