3
Aprender
Ninguém ignora tudo.
Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.
FONTE: Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
4
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
5
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
6
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Seres vivos nos ambientes, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Onde vivemos, p. 14
2. Os seres vivos nos diferentes ambientes, p. 18
• Ligando os pontos, p. 22
• Desafio à vista!, p. 24
3. Nós e os outros animais, p. 24
• Ligando os pontos, p. 30
• Desafio à vista!, p. 31
4. Sentindo o que está à nossa volta, p. 31
• Ligando os pontos, p. 35
• Ciências em contexto, p. 36
• Mão na massa, p. 38
Unidade 2. Plantas ao nosso redor, p. 40
• Desafio à vista!, p. 42
5. Onde vivem as plantas, p. 42
6. As necessidades das plantas, p. 47
• Ligando os pontos, p. 53
• Desafio à vista!, p. 54
7. As plantas e os outros seres vivos, p. 54
• Ligando os pontos, p. 59
• Ciências em contexto, p. 60
• Mão na massa, p. 62
7
Unidade 3. Sol: luz e calor, p. 64
• Desafio à vista!, p. 66
8. A luz do Sol nos ambientes, p. 66
9. O Sol e as sombras, p. 71
• Ligando os pontos, p. 76
• Desafio à vista!, p. 77
10. A luz e os materiais, p. 77
11. O calor do Sol, p. 80
• Ligando os pontos, p. 83
• Ciências em contexto, p. 84
• Mão na massa, p. 86
Unidade 4. Materiais e objetos do dia a dia, p. 88
• Desafio à vista!, p. 90
12. Objetos do dia a dia, p. 90
13. Embalagens, p. 93
• Ligando os pontos, p. 98
• Desafio à vista!, p. 99
14. Nem todos cuidam do ambiente, p. 99
15. Evitando o desperdício, p. 103
• Ligando os pontos, p. 105
• Ciências em contexto, p. 106
• Mão na massa, p. 108
• Avaliação de resultado, p. 109
• Sugestões de visitação, p. 112
• Referências bibliográficas, p. 114
8
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Terra e Universo
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Festa de aniversário ao ar livre. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Em que período do dia a festa está acontecendo?
( ) Durante o dia
( ) À noite
- Quais são os elementos presentes na imagem que justificam a resposta anterior?
_____
- O dia pode ser dividido em manhã, tarde e noite. Escreva uma atividade que você costuma fazer em cada período do dia.
_____
9
- O calendário é uma das formas utilizadas para marcar o tempo. Observe o calendário e responda.
- Como o calendário está dividido?
_____
- Quantos meses tem um ano?
_____
- Todos os meses do ano têm o mesmo
número
de dias?
_____
- Quantos dias tem uma semana?
_____
10
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Matéria e energia
- Mariana e os amigos fizeram um piquenique no parque. Além de alimentos, eles levaram os objetos que constam no quadro abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objetos |
---|
Pratos |
Copos |
Toalha |
Garfos |
- Indique o tipo de material de que cada um desses objetos pode ser feito.
_____
- Que cuidados Mariana e os amigos
devem
ter com as embalagens ao final do piquenique?
_____
- O que Mariana e os amigos poderiam fazer para não produzir tanto lixo em um piquenique?
_____
11
Vida e evolução
- Observe a seguir as etapas de desenvolvimento de uma semente de feijão e responda.
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- A semente está recebendo um elemento importante para o seu desenvolvimento. Qual é esse elemento?
_____
- Do que mais a semente de feijão precisa para se desenvolver?
_____
- Desenhe uma planta que você conhece e escreva o nome das partes dela.
_____