12
UNIDADE 1. Seres vivos nos ambientes
LEGENDA: Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, tamanho aproximado: 2 metros de comprimento) e jaçanãs (Jacana jacana, tamanho aproximado: 23 centímetros de altura) em ambiente do pantanal brasileiro (Poconé, Mato Grosso, 2020). FIM DA LEGENDA.
13
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Você conhece algum ambiente parecido com o da imagem? Se conhece, qual?
- O que pode ser observado na imagem?
Fim do complemento.
14
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2.
Nestes capítulos, você vai descrever características de animais e plantas e sua relação com o ambiente em que vivem.
Será que os seres vivos podem viver em qualquer ambiente?
CAPÍTULO 1. Onde vivemos
Os ambientes podem ser muito diferentes uns dos outros.
- Observe as imagens, acompanhe a leitura e responda.
LEGENDA: Praia dos Coqueiros na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro (2021). FIM DA LEGENDA.
- Complete os balões escrevendo o que cada uma das crianças pode contar sobre o ambiente em que vive.
LEGENDA: Rio Amazonas, no estado do Amapá (2018). FIM DA LEGENDA.
_____
15
LEGENDA: Sítio em Silveira Martins, Rio Grande do Sul (2020). FIM DA LEGENDA.
_____
- Converse com um colega sobre o que você escreveu na atividade anterior e veja os registros dele. Vocês observaram as mesmas coisas nas imagens de cada ambiente?
- Agora é a sua vez! Desenhe o ambiente em que você vive e escreva o que existe nele.
_____
16
Atividade Prática
Investigando os elementos dos ambientes
Vamos visitar um ambiente e investigar o que pode ser encontrado nele?
- Antes da visita, faça uma lista com o que você espera encontrar no ambiente escolhido.
_____
- Depois da visita, desenhe o ambiente que você investigou e tudo o que encontrou nele.
17
- Responda.
- No ambiente que você visitou, existem elementos construídos pelo ser humano? Se existem, quais são?
_____
- Entre os elementos que você observou, quais não foram construídos pelo ser humano?
_____
- No ambiente que você visitou, existem elementos construídos pelo ser humano? Se existem, quais são?
Elementos naturais
Em um ambiente, podemos encontrar elementos naturais que têm vida e elementos naturais que não têm vida. Existem também objetos, como o banco de uma praça ou uma lixeira, que não são elementos naturais porque foram feitos pelos seres humanos.
- Com o professor e os colegas, organizem em dois grupos os elementos naturais que vocês encontraram durante a Atividade prática.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Elementos naturais que têm vida |
Elementos naturais que não têm vida |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
18
CAPÍTULO 2. Os seres vivos nos diferentes ambientes
Os seres vivos obtêm do ambiente os elementos de que precisam para sobreviver. Os diferentes ambientes abrigam diversos tipos de ser vivo.
Veja as imagens de alguns seres vivos e dos ambientes em que vivem.
LEGENDA: Galo (Gallus gallus domesticus, tamanho aproximado: 70 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: João-de-barro (Furnarius rufus, tamanho aproximado: 20 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, tamanho aproximado: 1 metro de comprimento). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus, tamanho aproximado: 50 centímetros de comprimento sem a cauda). FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Mangueira (Mangifera indica, tamanho aproximado: 18 metros de altura). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peixe salmonete (Mullus surmuletus, tamanho aproximado: 30 centímetros de comprimento). FIM DA LEGENDA.
19
- Em que locais estão os seres vivos mostrados nas imagens?
- Galo:
_____
- João-de-barro:
_____
- Lobo-guará:
_____
- Tatu-galinha:
_____
- Mangueira:
_____
- Peixe:
_____
- Que parte do corpo os animais das imagens usam para se locomover?
_____
- O corpo do peixe é parecido com o corpo dos animais que se locomovem na terra? Explique sua resposta.
- Ligue os animais à cobertura do corpo de cada um deles.
- Galo:
COLUNA 1:
O galo tem
O joão-de-barro tem
O lobo-guará tem
O tatu tem
O peixe tem
COLUNA 2:
pelos.
placas duras.
escamas.
penas.
20
- Qual é o material que o joão-de-barro precisa encontrar no ambiente para construir o ninho dele? Assinale com um X a foto que mostra esse material.
- Desenhe um animal e uma planta que você conhece. Depois, conte a um colega como são esses seres vivos.
- Quais são os elementos do ambiente importantes para todos os seres vivos?
_____
- O peixe poderia viver no mesmo ambiente em que vive o animal que você desenhou? E no ambiente da planta? Explique sua resposta.
21
Tipos de ambiente
Todos os seres vivos necessitam de um ambiente adequado para viver. Nesse ambiente, eles procuram alimento e abrigo, se reproduzem e se desenvolvem.
Podemos classificar os ambientes em terrestres e aquáticos. A floresta e o campo são exemplos de ambientes terrestres. A lagoa e o mar são exemplos de ambientes aquáticos. Os seres vivos encontrados nos ambientes terrestres têm características diferentes daqueles que vivem em ambientes aquáticos.
Alguns animais, como o sapo, vivem uma fase da vida no ambiente aquático e outra fase no ambiente terrestre. Mesmo no ambiente terrestre, o sapo precisa estar sempre próximo da água. Observe a imagem que mostra o ciclo de vida desse animal.
LEGENDA: Representação esquemática do ciclo de vida do sapo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Pinte de vermelho as setas mostradas na imagem. Por que você acha que elas foram utilizadas?
_____
- Qual é o nome de cada uma das etapas do ciclo de vida do sapo representadas na imagem?
_____
22
- Quais são os ambientes em que o sapo vive em cada etapa da vida?
COLUNA 1:
Ovo
Girino
Sapo adulto
COLUNA 2:
Ambiente aquático
Ambiente terrestre
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 1 e 2.
- Converse com um colega sobre a situação descrita a seguir e, juntos, respondam.
Aninha gosta muito de ir à praia com a família. Lá, encontrou uma estrela-do-mar. Ela pensou em levar a estrela-do-mar para casa e colocá-la em um balde cheio de água da torneira.
LEGENDA: Estrela-do-mar (Oreaster reticulatus, tamanho aproximado: 40 centímetros de diâmetro). FIM DA LEGENDA.
- Qual é a diferença entre a água do mar e a água da torneira?
_____
23
- O que vocês acham que poderia acontecer com a estrela-do-mar se ela
fosse
colocada no balde com água da torneira? Expliquem a resposta.
_____
- Qual é a sua opinião sobre retirar os seres vivos dos ambientes em que vivem? Escreva argumentos para defender sua opinião.
_____
- Pense na situação a seguir, observe a imagem e responda.
As plantas mostradas na imagem precisam ser retiradas deste ambiente para a construção de uma estrada.
LEGENDA: Árvores em Itacuruba, Pernambuco, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você acha que essas árvores poderão ser plantadas em outro local? Explique sua resposta.
_____
24
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 3.
Neste capítulo, você vai explicar algumas mudanças pelas quais os animais passam ao longo da vida.
Será que o corpo dos animais passa por mudanças?
CAPÍTULO 3. Nós e os outros animais
Seres humanos e outros animais dependem de diversas condições para se manter vivos nos diferentes ambientes.
Você deve conhecer muitos animais. Veja abaixo as imagens de alguns deles.
LEGENDA: Macaco-prego (Sapajus apella, tamanho aproximado: 40 centímetros de comprimento) na floresta. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Seres humanos (Homo sapiens, tamanho aproximado quando adulto: 1 metro e 70 centímetros de altura) brincando em um parque. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caranguejo-fantasma (Ocypode quadrata, tamanho aproximado da carapaça: 4 centímetros de largura) na areia da praia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tubarão-azul (Prionace glauca, tamanho aproximado: 2 metros e meio de comprimento) no mar. FIM DA LEGENDA.
1. Faça uma lista dos animais mostrados nas imagens.
_____
2. Uma criança disse que os seres humanos não são animais. Você acha que ela está correta? Converse com os colegas sobre o assunto.
25
Características dos animais
O ser humano e os outros animais têm algumas características em comum. Durante a vida, o corpo dos animais se modifica. Os animais respiram e se alimentam. Eles crescem e se desenvolvem. Os animais podem ter descendentes, ou seja, filhotes. Os animais morrem. A morte faz parte do ciclo de vida deles.
LEGENDA: Alguns animais nascem da barriga da mãe. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alguns animais nascem de ovos, como o pato-real (Anas platyrhynchos, tamanho aproximado do adulto: 45 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.
Veja o ciclo de vida de um cachorro.
26
- Observe a situação e responda.
- Letícia aprendeu nas aulas de Ciências o mesmo que você está estudando.
Por que, ao ler a placa, a menina não quer entrar no restaurante?
_____
- Letícia aprendeu nas aulas de Ciências o mesmo que você está estudando.
- Por que há essa placa no restaurante?
_____
- De que outra maneira essa mensagem poderia ser escrita?
Faça uma placa para o restaurante com a nova mensagem.
_____
27
O tempo passa, o corpo muda
Assim como os outros animais, os seres humanos crescem e se desenvolvem. Com o passar do tempo, as pessoas mudam.
Acompanhe a leitura que o professor vai fazer do poema a seguir.
Nana, mamãe...
A mamãe
não me bota mais no colo,
não bota mais...
Não me embala mais o sono,
não embala mais...
Não canta pra eu dormir,
não canta mais...
[...]
Eu agora já sou grande,
tenho quase a altura dela.
Vai chegar a minha vez
de poder cantar pra ela...
Fonte: Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris . 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.
- À medida que crescemos, aprendemos a fazer várias atividades sozinhos.
- Liste duas atividades em que você precisa da ajuda de um adulto.
_____
- Liste duas atividades que você já consegue fazer sozinho.
_____
- Liste duas atividades em que você precisa da ajuda de um adulto.
28
A infância, a juventude ou adolescência, a idade adulta e a velhice são as fases da vida de um ser humano.
- Na página 117, você vai encontrar imagens das fases da vida do ser humano. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens e cole-as no quadro a seguir, relacionando a foto com a fase da vida.
LEGENDA: Infância (bebê). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Infância (criança). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Juventude ou adolescência. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Idade adulta. FIM DA LEGENDA
LEGENDA: Velhice (idoso). FIM DA LEGENDA.
29
- Entreviste uma pessoa mais velha de sua família para descobrir informações sobre as diferentes fases da vida dela.
- Solicite à pessoa entrevistada que mostre fotografias ou comente sobre as fases da vida pelas quais ela já passou.
- Peça à pessoa entrevistada que escreva as respostas das questões a seguir.
- Qual é seu nome?
_____
- Qual é sua idade?
_____
- Em que fase da vida você está?
_____
- O que você mais gostava de fazer quando era criança?
_____
- O que você mais gostava de fazer quando era adolescente?
_____
- Você acha que adultos e idosos podem realizar os mesmos tipos de trabalho ou as mesmas atividades físicas? Por quê?
_____
- Converse com os colegas e comparem as respostas dadas pelos entrevistados.
- Vocês acham que todas as pessoas passam pelas fases da vida da mesma maneira? Como vocês chegaram a essa conclusão?
30
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 3
- Escreva uma legenda para cada imagem.
_____
_____
_____
_____
- É correto dizer que as imagens mostram o ciclo de vida da galinha? Explique sua resposta.
- Complete as frases com o nome de cada fase da vida do ser humano.
- Os bebês dependem dos pais para fazer muitas atividades. Com o tempo, eles crescem e passam a ser crianças. As crianças aprendem a fazer várias atividades sozinhas. Essa fase é chamada de _____.
- Na fase _____ , as pessoas não crescem mais e algumas delas têm filhos.
- Com o passar dos anos, as pessoas envelhecem e chegam à fase chamada de _____.
- Qual é a fase da vida que não foi citada na atividade anterior?
31
DESAFIO À VISTA!
Capítulo 4
Neste capítulo, você vai identificar as partes do corpo que nos possibilitam o contato com o ambiente.
Com que partes do corpo sentimos o ambiente à nossa volta?
CAPÍTULO 4. SENTINDO O QUE ESTÁ À NOSSA VOLTA
Algumas partes do nosso corpo são importantes para percebermos o ambiente.
Atividade prática
Receita de pipoca no micro-ondas
Que tal fazer pipoca no micro-ondas de um jeito um pouco diferente? Reúnam-se em grupos e sigam as orientações a seguir.
Do que vocês vão precisar
- 1 saquinho de papel, desses usados para guardar pão em padarias (deve ser do tamanho ideal para colocar 4 pães)
- 3 colheres (de sopa) de milho de pipoca
- sal
- forno de micro-ondas
Como fazer
- Verifiquem se o saco de papel está inteiro e limpo, sem furos, farelos ou pedaços de pão dentro dele.
32
- Coloquem o milho de pipoca dentro do saquinho de papel. Depois, enrolem e fechem a abertura do saquinho para o milho não sair.
- Em seguida, o professor vai colocar o saquinho de papel com o milho de pipoca no micro-ondas e ajustar o tempo do aparelho. É preciso começar com um minuto. Se ainda for possível ouvir o barulho do milho estourando, será necessário acrescentar mais um minuto. Esse procedimento deve ser repetido até que o intervalo entre os estouros não seja maior que cerca de dois segundos.
- O professor vai aguardar alguns segundos para retirar o saquinho com a pipoca do micro-ondas, porque ele estará bem quente. Tomando cuidado para não se queimar com o vapor quente, ele abrirá o saquinho.
- Agora é só colocar a pipoca em um recipiente e acrescentar um pouco de sal.
Observação:
ATENÇÃO
Apenas o professor deve retirar o saquinho com a pipoca do micro-ondas e abri-lo.
Fim da observação.
É possível perceber várias coisas ao realizar essa atividade. Converse com os colegas e responda.
- O que é necessário fazer com o saquinho de papel antes de colocar o milho?
- Uma pessoa que não enxerga pode realizar essa primeira etapa? Explique sua resposta.
- Como o professor percebeu o tempo que deveria deixar o micro-ondas ligado?
33
4. Vocês perceberiam se a pipoca queimasse? Como?
- Quais foram os cuidados que o professor teve depois de a pipoca ficar pronta?
- Como vocês perceberam que a quantidade de sal estava boa?
- Vocês conheciam essa maneira de fazer pipoca? O que acharam dela?
Conte às pessoas de sua família que essa é uma forma saudável de fazer pipoca porque não se usa óleo. Essa receita deve ser feita sempre com o acompanhamento de um adulto!
Os órgãos do sentido
Desde pequenos, percebemos o que está à nossa volta por meio dos órgãos do sentido: as pessoas, os brinquedos, os alimentos, entre outras possibilidades.
- Os sons são percebidos pelas orelhas.
- O nariz é o órgão que capta os odores, isto é, os cheiros.
- Na boca, a língua percebe o gosto dos alimentos.
- Por meio da pele , percebemos o que toca nosso corpo, identificando, por exemplo, se um objeto é liso ou áspero. Por meio da pele também temos as sensações de frio, calor, dor, entre outras.
- Com os olhos é possível enxergar o que está ao nosso redor.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Conheça a cartografia tátil e os mapas feitos para tocar
Verônica Soares. Minas Faz Ciência Infantil, 17 out. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f6X. Acesso em: 28 jun. 2021.
Conheça uma forma de encontrar locais em um mapa apenas tocando nele.
Fim do complemento.
34
- Observe as imagens e escreva o nome dos órgãos dos sentidos mais utilizados em cada situação. Depois, converse com os colegas sobre sua escolha.
A. _____
B. _____
Boxe complementar:
Quero saber!
Por que produzimos cera nas orelhas?
A cera não é sujeira, é proteção! A cera produzida nas orelhas impede que os microrganismos que entram nelas com a poeira causem algum mal.
Em geral, a orelha cuida da própria limpeza. Ela trata de expulsar o excesso de cera. Logo, é só a cera que vemos do lado de fora da orelha que devemos limpar com todo o cuidado!
Ao usar hastes flexíveis com extremidades de algodão, podemos empurrar a cera de volta para dentro da orelha. O resultado pode ser uma inflamação na parte interna desse órgão. Por isso, o melhor a fazer é apenas secar bem a parte externa das orelhas após o banho.
Fim do complemento.
35
LIGANDO OS PONTOS
Capítulo 4
- Observe a imagem de crianças brincando de pular corda e responda.
- Faça uma lista dos órgãos dos sentidos que estão envolvidos
nessa
brincadeira.
_____
- Observe as imagens e explique de que modo as pessoas percebem o que está ao redor delas.
36
Ciências em contexto
- Leia o texto e responda.
Exposição tátil
[No] corredor tátil de esculturas [...] o visitante encontrará nove esculturas e um relevo. As obras encontram-se ali expostas para que visitantes com ou sem deficiência visual possam apreciá-las por meio do tato, recebendo informações com textos, legendas em braile e para baixa visão e uma maquete do espaço, assim como um áudio-guia [...].
FONTE: Exposição tátil. Museu Lasar Segall . Disponível em: http://fdnc.io/f71. Acesso em: 28 jun. 2021.
- Todas as pessoas percebem da mesma maneira o que está ao redor delas? Converse com os colegas e escreva a conclusão da turma no caderno.
- Em sua opinião, qual é a importância de ações como a que é apresentada no texto?
VAMOS RETOMAR
- Complete as frases a seguir com partes do corpo que nos permitem perceber o ambiente à nossa volta.
- É por meio da _____ que percebemos se um objeto está quente ou frio.
- Por meio dos _____ é possível saber a cor de um objeto.
- As _____permitem escutar uma música.
- Percebemos pelo _____ o cheiro de um bolo sendo assado.
- É por meio da _____que percebemos o sabor dos alimentos.
37
- As imagens mostram uma parte do ciclo de vida de uma tartaruga marinha. Observe e explique o que ocorre em cada etapa do ciclo de vida.
LEGENDA: Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea, tamanho aproximado da carapaça: 1,5 metro de comprimento). FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tartaruga fêmea depositando seus ovos na areia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filhote saindo do ovo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filhotes indo para o mar. FIM DA LEGENDA.
- Observe as imagens e escreva legendas com o nome das fases de vida do ser humano.
_____
_____
_____
_____
_____
38
Mão na massa
Como podemos cuidar dos ambientes habitados pelos seres vivos?
Os seres vivos obtêm do ambiente os recursos de que precisam para sobreviver. Vamos pesquisar que recursos são esses?
Do que vocês vão precisar
- livros
- dispositivos eletrônicos com acesso à internet
-
folha
de sulfite ou cartolina
Como fazer
- Escolha dois seres vivos: um animal e uma planta.
- Com a ajuda do professor, pesquise o que precisa existir no ambiente para que cada um desses seres possa sobreviver. Depois, complete as fichas a seguir.
Nome do ser vivo (animal):
_____
Como ele é:
_____
Do que ele precisa para sobreviver:
_____
39
Nome do ser vivo (planta):
_____
Como ele é:
_____
Do que ele precisa para sobreviver:
_____
- Para apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, crie um cartaz utilizando uma
folha
de papel sulfite ou cartolina.
- Antes de criá-lo, faça um esboço de seu cartaz no espaço abaixo, indicando as informações e os desenhos que vão fazer parte dele.
_____
- Antes de criá-lo, faça um esboço de seu cartaz no espaço abaixo, indicando as informações e os desenhos que vão fazer parte dele.