12

UNIDADE 1. Seres vivos nos ambientes

Imagem: Fotografia complementar 12 e 13. Pantanal com água rasa e vegetação baixa por toda a imagem com pássaros vermelhos e um jacaré. Fim da imagem.

LEGENDA: Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare, tamanho aproximado: 2 metros de comprimento) e jaçanãs (Jacana jacana, tamanho aproximado: 23 centímetros de altura) em ambiente do pantanal brasileiro (Poconé, Mato Grosso, 2020). FIM DA LEGENDA.

13

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Você conhece algum ambiente parecido com o da imagem? Se conhece, qual?
  1. O que pode ser observado na imagem?

Fim do complemento.

14

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2.

Nestes capítulos, você vai descrever características de animais e plantas e sua relação com o ambiente em que vivem.

Será que os seres vivos podem viver em qualquer ambiente?

CAPÍTULO 1. Onde vivemos

Os ambientes podem ser muito diferentes uns dos outros.

  1. Observe as imagens, acompanhe a leitura e responda.
Imagem: Fotografia. Menina de cabelo preso preto, vestindo camiseta regata verde e shorts laranja. Ao lado, balão de fala: “Eu moro em frente à praia. Aqui o mar é calmo e nele há muitos barcos de pescadores. A areia é tão fininha que meus pés afundam quando eu ando. Encontro muitas conchas na praia e adoro brincar na areia!”.  Fim da imagem.
Imagem: Em seguida, fotografia da beira do mar com calçada de areia e bordas de cimento com coqueiros. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia dos Coqueiros na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro (2021). FIM DA LEGENDA.

  1. Complete os balões escrevendo o que cada uma das crianças pode contar sobre o ambiente em que vive.
Imagem: Uma fotografia de uma casa em beira do rio com uma passarela até uma canoa atracada, ao redor há mata fechada. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Amazonas, no estado do Amapá (2018). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta laranja e bermuda azul. Está segurando um prato verde. Ao lado, um balão de fala. Fim da imagem.

_____

15

Imagem: Uma fotografia em um morro com árvores e vegetação e casinhas pequenas. Fim da imagem.

LEGENDA: Sítio em Silveira Martins, Rio Grande do Sul (2020). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo cacheado preto e touca roxa. Está com cachecol roxo e casaco azul. Ao lado, um balão de fala. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre o que você escreveu na atividade anterior e veja os registros dele. Vocês observaram as mesmas coisas nas imagens de cada ambiente?

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora é a sua vez! Desenhe o ambiente em que você vive e escreva o que existe nele.

    _____

16

Atividade Prática

Investigando os elementos dos ambientes

Vamos visitar um ambiente e investigar o que pode ser encontrado nele?

  1. Antes da visita, faça uma lista com o que você espera encontrar no ambiente escolhido.

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Depois da visita, desenhe o ambiente que você investigou e tudo o que encontrou nele.
Imagem: Ilustração. Quadro branco com dois lápis no canto inferior esquerdo, um lápis azul e um rosa. Fim da imagem.

17

  1. Responda.
    1. No ambiente que você visitou, existem elementos construídos pelo ser humano? Se existem, quais são?

      _____

    1. Entre os elementos que você observou, quais não foram construídos pelo ser humano?

      _____

Elementos naturais

Em um ambiente, podemos encontrar elementos naturais que têm vida e elementos naturais que não têm vida. Existem também objetos, como o banco de uma praça ou uma lixeira, que não são elementos naturais porque foram feitos pelos seres humanos.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Com o professor e os colegas, organizem em dois grupos os elementos naturais que vocês encontraram durante a Atividade prática.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Elementos naturais que têm vida

Elementos naturais que não têm vida

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

18

CAPÍTULO 2. Os seres vivos nos diferentes ambientes

Os seres vivos obtêm do ambiente os elementos de que precisam para sobreviver. Os diferentes ambientes abrigam diversos tipos de ser vivo.

Veja as imagens de alguns seres vivos e dos ambientes em que vivem.

Imagem: Fotografia. Galo branco grande sobre o gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Galo (Gallus gallus domesticus, tamanho aproximado: 70 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ninho feito de barro com um pássaro laranja no interior. Fim da imagem.

LEGENDA: João-de-barro (Furnarius rufus, tamanho aproximado: 20 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lobo-guará laranja com patas pretas em campo seco. Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus, tamanho aproximado: 1 metro de comprimento). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tatu grande com camadas marrons sobre vegetação seca. Fim da imagem.

LEGENDA: Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus, tamanho aproximado: 50 centímetros de comprimento sem a cauda). FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Mangueira alta com folhas longas cheias de mangas roxas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mangueira (Mangifera indica, tamanho aproximado: 18 metros de altura). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois peixes azuis com faixa laranja no interior do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe salmonete (Mullus surmuletus, tamanho aproximado: 30 centímetros de comprimento). FIM DA LEGENDA.

19

  1. Em que locais estão os seres vivos mostrados nas imagens?
    • Galo:

      _____

    • João-de-barro:

      _____

    • Lobo-guará:

      _____

    • Tatu-galinha:

      _____

    • Mangueira:

      _____

    • Peixe:

      _____

    1. Que parte do corpo os animais das imagens usam para se locomover?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. O corpo do peixe é parecido com o corpo dos animais que se locomovem na terra? Explique sua resposta.
    1. Ligue os animais à cobertura do corpo de cada um deles.

COLUNA 1:

O galo tem

O joão-de-barro tem

O lobo-guará tem

O tatu tem

O peixe tem

COLUNA 2:

pelos.

placas duras.

escamas.

penas.

20

  1. Qual é o material que o joão-de-barro precisa encontrar no ambiente para construir o ninho dele? Assinale com um X a foto que mostra esse material.
Imagem: Fotografia 1. Folhas secas marrons e troncos. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia 2. Barro e capim seco. Fim da Imagem.

Imagem: Fotografia 3. Capim verde. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Desenhe um animal e uma planta que você conhece. Depois, conte a um colega como são esses seres vivos.
  1. Quais são os elementos do ambiente importantes para todos os seres vivos?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O peixe poderia viver no mesmo ambiente em que vive o animal que você desenhou? E no ambiente da planta? Explique sua resposta.

21

Tipos de ambiente

Todos os seres vivos necessitam de um ambiente adequado para viver. Nesse ambiente, eles procuram alimento e abrigo, se reproduzem e se desenvolvem.

Podemos classificar os ambientes em terrestres e aquáticos. A floresta e o campo são exemplos de ambientes terrestres. A lagoa e o mar são exemplos de ambientes aquáticos. Os seres vivos encontrados nos ambientes terrestres têm características diferentes daqueles que vivem em ambientes aquáticos.

Alguns animais, como o sapo, vivem uma fase da vida no ambiente aquático e outra fase no ambiente terrestre. Mesmo no ambiente terrestre, o sapo precisa estar sempre próximo da água. Observe a imagem que mostra o ciclo de vida desse animal.

Imagem: Esquema. Ilustração de lago com parte de terra com um ovo, um girino e um sapo em um ciclo indicado por setas. Seta do sapo indica “o sapo nasce de um ovo”. Do ovo no fundo da água com seta para o girino indicando “do ovo sai o girino. Ele não tem pernas e respira dentro da água”. E do girino, seta indica para o sapo “O girino cresce e se modifica, tornando-se um sapo adulto, que vive fora da água”. Acima, o texto “Para ter seus filhotes, o sapo precisa retornar à água, onde deposita os ovos”. O ciclo se repete. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática do ciclo de vida do sapo. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Pinte de vermelho as setas mostradas na imagem. Por que você acha que elas foram utilizadas?

    _____

  1. Qual é o nome de cada uma das etapas do ciclo de vida do sapo representadas na imagem?

    _____

22

  1. Quais são os ambientes em que o sapo vive em cada etapa da vida?

COLUNA 1:

Ovo

Girino

Sapo adulto

COLUNA 2:

Ambiente aquático

Ambiente terrestre

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 1 e 2.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre a situação descrita a seguir e, juntos, respondam.

Aninha gosta muito de ir à praia com a família. Lá, encontrou uma estrela-do-mar. Ela pensou em levar a estrela-do-mar para casa e colocá-la em um balde cheio de água da torneira.

Imagem: Fotografia. Estrela-do-mar laranja sobre a areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Estrela-do-mar (Oreaster reticulatus, tamanho aproximado: 40 centímetros de diâmetro). FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a diferença entre a água do mar e a água da torneira?

    _____

23

  1. O que vocês acham que poderia acontecer com a estrela-do-mar se ela fosse colocada no balde com água da torneira? Expliquem a resposta.

    _____

  1. Qual é a sua opinião sobre retirar os seres vivos dos ambientes em que vivem? Escreva argumentos para defender sua opinião.

    _____

  1. Pense na situação a seguir, observe a imagem e responda.

As plantas mostradas na imagem precisam ser retiradas deste ambiente para a construção de uma estrada.

Imagem: Fotografia. Campo seco pedregoso com cactos e árvores secas. Em segundo plano há um rio largo. Fim da imagem.

LEGENDA: Árvores em Itacuruba, Pernambuco, 2019. FIM DA LEGENDA.

24

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 3.

Neste capítulo, você vai explicar algumas mudanças pelas quais os animais passam ao longo da vida.

Será que o corpo dos animais passa por mudanças?

CAPÍTULO 3. Nós e os outros animais

Seres humanos e outros animais dependem de diversas condições para se manter vivos nos diferentes ambientes.

Você deve conhecer muitos animais. Veja abaixo as imagens de alguns deles.

Imagem: Fotografia. Macaco com pelugem laranja e marrom sobre galhos de uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Macaco-prego (Sapajus apella, tamanho aproximado: 40 centímetros de comprimento) na floresta. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Família reunida com árvores ao redor. Uma mulher segurando uma menina pequena, ao lado, uma menina, e à direita, um homem segurando um menino bebê. Fim da imagem.

LEGENDA: Seres humanos (Homo sapiens, tamanho aproximado quando adulto: 1 metro e 70 centímetros de altura) brincando em um parque. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Caranguejo amarelo e branco sobre a areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caranguejo-fantasma (Ocypode quadrata, tamanho aproximado da carapaça: 4 centímetros de largura) na areia da praia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tubarão longo azul sobre o fundo do mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Tubarão-azul (Prionace glauca, tamanho aproximado: 2 metros e meio de comprimento) no mar. FIM DA LEGENDA.

1. Faça uma lista dos animais mostrados nas imagens.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Uma criança disse que os seres humanos não são animais. Você acha que ela está correta? Converse com os colegas sobre o assunto.

25

Características dos animais

O ser humano e os outros animais têm algumas características em comum. Durante a vida, o corpo dos animais se modifica. Os animais respiram e se alimentam. Eles crescem e se desenvolvem. Os animais podem ter descendentes, ou seja, filhotes. Os animais morrem. A morte faz parte do ciclo de vida deles.

Imagem: Fotografia. Mulher grávida de cabelo longo castanho, vestindo camiseta rosa e calça azul. Ela está com as mãos apoiadas na barriga, como se estivesse segurando-a. Fim da imagem.

LEGENDA: Alguns animais nascem da barriga da mãe. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pata cinza e amarela com dois filhotes a seguindo pelo gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Alguns animais nascem de ovos, como o pato-real (Anas platyrhynchos, tamanho aproximado do adulto: 45 centímetros de altura). FIM DA LEGENDA.

Veja o ciclo de vida de um cachorro.

Imagem: Esquema. Sequência de fotos ligadas por seta. 1 - Cachorra caramelo com três filhotes mamando sobre seu peito. Abaixo, indica “filhotes mamando na mãe”. 2 - Seta indica um filhote crescido, sentado. Abaixo indica “cachorro filhote”. 3 - Seta indica um cachorro adulto com coleira laranja, sentado sobre um gramado. Abaixo indica “cachorro adulto (canis lupus familiaris, tamanho aproximado: 70 centímetros de altura)”. 4 - Seta indica um cachorro grande idoso deitado sobre uma placa de madeira. Abaixo indica “cachorro idoso”. Fim da imagem.

26

  1. Observe a situação e responda.
    1. Letícia aprendeu nas aulas de Ciências o mesmo que você está estudando.

      Por que, ao ler a placa, a menina não quer entrar no restaurante?

      _____

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto preto, vestindo camiseta roxa e vestido amarelo. Está segurando sua mãe pelo braço, formando o corpo em direção contrário à uma loja. A mãe, de cabelo longo castanho, veste camiseta vermelha e calça azul. Ao lado, a loja com porta fechada e vidros largos, possui uma placa indicando “proibida a entrada de animais”. No interior, doces sobre um balcão e pessoas sentadas em mesas. Fim da imagem.
  1. Por que há essa placa no restaurante?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. De que outra maneira essa mensagem poderia ser escrita?

    Faça uma placa para o restaurante com a nova mensagem.

    _____

Imagem: Ilustração. Quadro moldurado com ilustração de patas de animais alinhadas. Fim da imagem.

27

O tempo passa, o corpo muda

Assim como os outros animais, os seres humanos crescem e se desenvolvem. Com o passar do tempo, as pessoas mudam.

Acompanhe a leitura que o professor vai fazer do poema a seguir.

Nana, mamãe...

A mamãe

não me bota mais no colo,

não bota mais...

Não me embala mais o sono,

não embala mais...

Não canta pra eu dormir,

não canta mais...

[...]

Eu agora já sou grande,

tenho quase a altura dela.

Vai chegar a minha vez

de poder cantar pra ela...

Fonte: Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris . 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo preso em um coque, castanho, vestindo camiseta roxa. Está deitada sobre uma cabana roxa com piscas-piscas, segurando uma lanterna em direção a um livro aberto. Ao lado, também deitada, uma menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta azul. Estão deitadas sobre um tapete roxo. Fim da imagem.
  1. À medida que crescemos, aprendemos a fazer várias atividades sozinhos.
    1. Liste duas atividades em que você precisa da ajuda de um adulto.

      _____

    1. Liste duas atividades que você já consegue fazer sozinho.

      _____

28

A infância, a juventude ou adolescência, a idade adulta e a velhice são as fases da vida de um ser humano.

  1. Na página 117, você vai encontrar imagens das fases da vida do ser humano. Com a ajuda de um adulto e utilizando uma tesoura com pontas arredondadas, recorte as imagens e cole-as no quadro a seguir, relacionando a foto com a fase da vida.
Imagem: Quadro para resposta. Fim da Imagem.

LEGENDA: Infância (bebê). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Quadro para resposta. Fim da Imagem.

LEGENDA: Infância (criança). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Quadro para resposta. Fim da Imagem.

LEGENDA: Juventude ou adolescência. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Quadro para resposta. Fim da Imagem.

LEGENDA: Idade adulta. FIM DA LEGENDA

Imagem: Quadro para resposta. Fim da Imagem.

LEGENDA: Velhice (idoso). FIM DA LEGENDA.

29

  1. Entreviste uma pessoa mais velha de sua família para descobrir informações sobre as diferentes fases da vida dela.
    • Solicite à pessoa entrevistada que mostre fotografias ou comente sobre as fases da vida pelas quais ela já passou.
    • Peça à pessoa entrevistada que escreva as respostas das questões a seguir.
Imagem: Fotografia. Bloco de notas com arame espiral e uma caneta apoiada em cima.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

30

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 3

  1. Escreva uma legenda para cada imagem.
Imagem: Fotografia. Pintinho saindo de um ovo quebrado em um ninho. Ao lado há mais ovos. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Galinha amarela ciscando sobre a terra. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Galinha amarela e preta com muitos pintinhos ao redor sobre um gramado. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Galinha morta sobre a terra. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Complete as frases com o nome de cada fase da vida do ser humano.
    • Os bebês dependem dos pais para fazer muitas atividades. Com o tempo, eles crescem e passam a ser crianças. As crianças aprendem a fazer várias atividades sozinhas. Essa fase é chamada de _____.
    • Na fase _____ , as pessoas não crescem mais e algumas delas têm filhos.
    • Com o passar dos anos, as pessoas envelhecem e chegam à fase chamada de _____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a fase da vida que não foi citada na atividade anterior?

31

DESAFIO À VISTA!

Capítulo 4

Neste capítulo, você vai identificar as partes do corpo que nos possibilitam o contato com o ambiente.

Com que partes do corpo sentimos o ambiente à nossa volta?

CAPÍTULO 4. SENTINDO O QUE ESTÁ À NOSSA VOLTA

Algumas partes do nosso corpo são importantes para percebermos o ambiente.

Atividade prática

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Receita de pipoca no micro-ondas

Que tal fazer pipoca no micro-ondas de um jeito um pouco diferente? Reúnam-se em grupos e sigam as orientações a seguir.

Imagem: Fotografia. Três grãos de pipoca estourados. Fim da imagem.

Do que vocês vão precisar

  1. Verifiquem se o saco de papel está inteiro e limpo, sem furos, farelos ou pedaços de pão dentro dele.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo cacheado curto preso em uma faixa, vestindo camiseta rosa listrada e macacão amarelo. Segura um saco com grãos em uma mão e com a outra segura uma colher cheia em direção a um saco de papel segurado por um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha. Ao lado, menina de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul, segura um saco de papel. À direita dela, um menino de cabelo curto ruivo e óculos de armação quadrada, vestindo camiseta verde. Está segurando um saco de papel dobrado. Fim da imagem.

32

  1. Coloquem o milho de pipoca dentro do saquinho de papel. Depois, enrolem e fechem a abertura do saquinho para o milho não sair.
  1. Em seguida, o professor vai colocar o saquinho de papel com o milho de pipoca no micro-ondas e ajustar o tempo do aparelho. É preciso começar com um minuto. Se ainda for possível ouvir o barulho do milho estourando, será necessário acrescentar mais um minuto. Esse procedimento deve ser repetido até que o intervalo entre os estouros não seja maior que cerca de dois segundos.
  1. O professor vai aguardar alguns segundos para retirar o saquinho com a pipoca do micro-ondas, porque ele estará bem quente. Tomando cuidado para não se queimar com o vapor quente, ele abrirá o saquinho.
  1. Agora é só colocar a pipoca em um recipiente e acrescentar um pouco de sal.

    Observação:

    ATENÇÃO

    Apenas o professor deve retirar o saquinho com a pipoca do micro-ondas e abri-lo.

    Fim da observação.

    É possível perceber várias coisas ao realizar essa atividade. Converse com os colegas e responda.

Imagem: Fotografia. Grãos de pipoca estourados por todo o redor da página. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que é necessário fazer com o saquinho de papel antes de colocar o milho?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Uma pessoa que não enxerga pode realizar essa primeira etapa? Explique sua resposta.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como o professor percebeu o tempo que deveria deixar o micro-ondas ligado?

33

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

4. Vocês perceberiam se a pipoca queimasse? Como?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais foram os cuidados que o professor teve depois de a pipoca ficar pronta?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como vocês perceberam que a quantidade de sal estava boa?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Vocês conheciam essa maneira de fazer pipoca? O que acharam dela?

Conte às pessoas de sua família que essa é uma forma saudável de fazer pipoca porque não se usa óleo. Essa receita deve ser feita sempre com o acompanhamento de um adulto!

Imagem: Fotografia. Saco de papel com pipoca estourada saindo do saco. Fim da imagem.

Os órgãos do sentido

Desde pequenos, percebemos o que está à nossa volta por meio dos órgãos do sentido: as pessoas, os brinquedos, os alimentos, entre outras possibilidades.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Conheça a cartografia tátil e os mapas feitos para tocar

Verônica Soares. Minas Faz Ciência Infantil, 17 out. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f6X. Acesso em: 28 jun. 2021.

Conheça uma forma de encontrar locais em um mapa apenas tocando nele.

Fim do complemento.

34

  1. Observe as imagens e escreva o nome dos órgãos dos sentidos mais utilizados em cada situação. Depois, converse com os colegas sobre sua escolha.
Imagem: Ilustração de pedaço de papel com o texto: Você estudou, no 1º ano, que os seres humanos possuem diferentes características físicas e que é importante respeitar essas diferenças. Converse sobre isso com os colegas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. A: Menina de mãos dadas com uma mulher idosa, atravessando a sua em uma faixa de pedestres. Ao lado, um carro parado aguarda.  Fim da imagem.

A. _____

Imagem: Fotografia. B: Destaque de uma mão passando por um caderno com elevações de textos em braile. Fim da imagem.

B. _____

Boxe complementar:

Quero saber!

Por que produzimos cera nas orelhas?

A cera não é sujeira, é proteção! A cera produzida nas orelhas impede que os microrganismos que entram nelas com a poeira causem algum mal.

Em geral, a orelha cuida da própria limpeza. Ela trata de expulsar o excesso de cera. Logo, é só a cera que vemos do lado de fora da orelha que devemos limpar com todo o cuidado!

Ao usar hastes flexíveis com extremidades de algodão, podemos empurrar a cera de volta para dentro da orelha. O resultado pode ser uma inflamação na parte interna desse órgão. Por isso, o melhor a fazer é apenas secar bem a parte externa das orelhas após o banho.

Imagem: Fotografia de um menino enxugando a orelha com uma toalha. Fim da imagem.

Fim do complemento.

35

LIGANDO OS PONTOS

Capítulo 4

  1. Observe a imagem de crianças brincando de pular corda e responda.
Imagem: Fotografia. Crianças brincam em um gramado de pular corta. Há duas meninas segurando a corda enquanto uma menina pula. Há dois meninos ao redor. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens e explique de que modo as pessoas percebem o que está ao redor delas.
Imagem: Fotografia. A: homem de cabelo curto grisalho e óculos de sol preto, vestindo camisa bege e calça azul. Está segurando uma bengala, apoiada sobre faixa azul com elevações retas para guia.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Menina de cabelo longo cacheado castanho, veste camiseta branca com listras pretas e calça azul. Está sentada em um skate, passando a mão sobre um cachorro caramelo com uma coleira amarrada. Fim da imagem.

36

Ciências em contexto

  1. Leia o texto e responda.

    Exposição tátil

    [No] corredor tátil de esculturas [...] o visitante encontrará nove esculturas e um relevo. As obras encontram-se ali expostas para que visitantes com ou sem deficiência visual possam apreciá-las por meio do tato, recebendo informações com textos, legendas em braile e para baixa visão e uma maquete do espaço, assim como um áudio-guia [...].

    FONTE: Exposição tátil. Museu Lasar Segall . Disponível em: http://fdnc.io/f71. Acesso em: 28 jun. 2021.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Todas as pessoas percebem da mesma maneira o que está ao redor delas? Converse com os colegas e escreva a conclusão da turma no caderno.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, qual é a importância de ações como a que é apresentada no texto?

VAMOS RETOMAR

  1. Complete as frases a seguir com partes do corpo que nos permitem perceber o ambiente à nossa volta.
    • É por meio da _____ que percebemos se um objeto está quente ou frio.
    • Por meio dos _____ é possível saber a cor de um objeto.
    • As _____permitem escutar uma música.
    • Percebemos pelo _____ o cheiro de um bolo sendo assado.
    • É por meio da _____que percebemos o sabor dos alimentos.

37

  1. As imagens mostram uma parte do ciclo de vida de uma tartaruga marinha. Observe e explique o que ocorre em cada etapa do ciclo de vida.
Imagem: Fotografia. A: tartaruga marinha sobre a areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea, tamanho aproximado da carapaça: 1,5 metro de comprimento). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Tartaruga marinha botando ovos sobre um buraco na areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tartaruga fêmea depositando seus ovos na areia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. C: um filhote de tartaruga sai de um ovo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Filhote saindo do ovo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. D: tartarugas filhotes saem da areia em direção ao mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Filhotes indo para o mar. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e escreva legendas com o nome das fases de vida do ser humano.
Imagem: Fotografia. Menino bebê de cabelo curto preto, vestindo roupinha branca. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca com listras pretas, sorrindo. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Menina adolescente de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca. Está segurando um livro, está no interior de uma biblioteca. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação quadrada, vestindo camisa azul. Está com um fone de ouvido, ligado a um computador sobre uma mesa. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Homem idoso de cabelo curto e barba curta grisalha, e óculos de armação quadrada preta, vestindo camisa azul e casaco verde. Fim da imagem.

_____

38

Mão na massa

Como podemos cuidar dos ambientes habitados pelos seres vivos?

Os seres vivos obtêm do ambiente os recursos de que precisam para sobreviver. Vamos pesquisar que recursos são esses?

Do que vocês vão precisar

  1. Escolha dois seres vivos: um animal e uma planta.
  1. Com a ajuda do professor, pesquise o que precisa existir no ambiente para que cada um desses seres possa sobreviver. Depois, complete as fichas a seguir.

Nome do ser vivo (animal):

_____

Como ele é:

_____

Do que ele precisa para sobreviver:

_____

39

Nome do ser vivo (planta):

_____

Como ele é:

_____

Do que ele precisa para sobreviver:

_____

  1. Para apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, crie um cartaz utilizando uma folha de papel sulfite ou cartolina.
    • Antes de criá-lo, faça um esboço de seu cartaz no espaço abaixo, indicando as informações e os desenhos que vão fazer parte dele.

      _____