64

UNIDADE 3. Sol: Luz e calor

Imagem: Fotografia complementar das páginas 64 e 65. Vista aérea de campo gramado com fileira de terra onde há dois ciclistas andando com sombra ampliada à esquerda. Fim da imagem.

65

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que você observa na imagem?
  1. Existe algo nessa imagem que desperta sua curiosidade?
  1. O que você sabe sobre as sombras?

Fim do complemento.

66

DESAFIO À VISTA

Capítulos 8 e 9

Nestes capítulos, você vai identificar como o calor do Sol aquece e ilumina o planeta Terra no decorrer de um dia.

Como a luz do Sol interfere na iluminação e no calor ao longo do dia?

CAPÍTULO 8. A luz do Sol nos ambientes

Um passeio na Floresta Amazônica

Amanhece na floresta. A noite vai-se embora. Quando o novo dia nasce, todo mundo comemora.

– Voem! – gritam as araras, indo de galho em galho. [...]

– Pulem! – tagarelam os macacos. – Vamos entre as árvores dançar!

[...]

– Nadem lado a lado! – assobiam os botos-cor-de-rosa.

– Vamos aconchegar os filhotes nesta água tão gostosa.

– Suguem! – murmuram as borboletas, voando bem alto no céu

[...]

– Abaixem-se! – rugem as onças-pintadas quando começa a anoitecer. – Daqui a pouco vamos caçar, mas agora é se esconder. [...]

Na floresta, o Sol se vai, a Lua nasce e a noite cai.

Ao som de cantigas de ninar, vamos todos descansar.

Laurie Krebs. Um passeio na Floresta Amazônica . São Paulo: SM, 2014.

Imagem: Ilustração. Destaque de partes de corpo de animais. Rabo de uma onça pintada em um galho. Rabo de um boto cor-de-rosa. Asa e rabo de uma arara-azul. Braço de um macaco segurando uma banana. Fim da imagem.
  1. De onde vem a luz que ilumina a floresta ao amanhecer?

    _____

  1. Assinale com um X o que acontece na floresta quando o dia amanhece.

    ( ) As araras voam.

    ( ) As borboletas dormem.

    ( ) Os macacos pulam nas árvores.

    ( ) As onças-pintadas se escondem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já observou a iluminação solar ao amanhecer e ao entardecer? Se sim, o que percebeu? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

67

Observando os seres vivos no ambiente em que vivem, é possível perceber que eles realizam atividades diferentes de acordo com o período do dia. Alguns animais são mais ativos durante o dia e outros mais ativos durante a noite.

Imagem: Ilustração. Vista de uma floresta com transição do dia para a noite. À esquerda, luz indicando dia com um beija-flor entre árvores e flores. À direita, vaga-lumes, coruja e rato sobre a noite da floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de uma floresta durante o dia e à noite. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Na imagem acima, estão representados os seguintes animais: borboleta, beija-flor, sabiá, vaga-lumes, rato e coruja. Desses animais, quais são mais ativos durante o dia? E quais são mais ativos à noite?
  1. Observe um ambiente externo no local em que você vive e que é iluminado pelo Sol durante o dia.
    • Relacione as características desse ambiente durante o dia e durante a noite.

COLUNA 1:

Imagem: Ilustração. Quadro com sol sobre céu azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quadro com lua e estrelas sobre o céu escuro. Fim da imagem.

COLUNA 2:

É possível ver as estrelas.

O ambiente é iluminado e aquecido pelo Sol.

É possível ver animais em atividade.

O ambiente é escuro.

68

Durante o dia, os ambientes naturais são iluminados pela luz do Sol. Muitas atividades dos animais e das plantas estão relacionadas à presença do Sol e acontecem nesse período.

Algumas aves, como o bem-te-vi, procuram alimento, cantam e voam durante o dia. Outros animais, como o coelho, a coruja e o rato, são mais ativos à noite.

O lagarto utiliza a luz do Sol para se aquecer. Ele é mais ativo nos períodos da manhã e da tarde.

Os ovos de tartaruga marinha precisam do calor do Sol para se desenvolver. Por isso, as fêmeas enterram os ovos na areia da praia para que fiquem aquecidos. A areia aquece rapidamente quando exposta ao Sol.

Imagem: Fotografia. Beija-flor verde, azul e lilás voando sobre uma flor laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Beija-flor (Amazilia lactea, tamanho aproximado: 9 centímetros de comprimento) se alimentando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lagarto verde sobre uma pedra ao redor de uma floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Lagarto teiú (Tupinambis teguixin, tamanho aproximado: 40 centímetros de comprimento) tomando Sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tartaruga saindo de um ovo sobre a areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Filhote de tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea, tamanho aproximado: 1,6 metro de comprimento quando adulto) saindo do ovo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a importância da luz do Sol para as plantas?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Algumas plantas apresentam movimentos relacionados à luz do Sol. Com um colega, pesquise alguma planta que apresente movimento influenciado pela luz do Sol e desenhem no caderno o que encontraram.

Boxe complementar:

Fique por dentro

Dia e Noite

Estúdio Walt Disney/Pixar, 2010. Duração: 6 min.

O filme apresenta de maneira divertida as diferenças entre o dia e a noite.

Fim do complemento.

69

Boxe complementar:

Quero saber!

Poderíamos viver sem a luz do Sol?

A luz e o calor do Sol influenciam os hábitos e as atividades dos seres vivos. Além disso, eles são indispensáveis à existência de vida na Terra, pois fornecem as condições necessárias ao desenvolvimento de diversos animais e plantas.

As plantas precisam da luz do Sol para produzir o próprio alimento. Elas podem servir de alimento para alguns animais, que, por sua vez, servem de alimento para outros animais, incluindo os seres humanos.

A luz do Sol também é importante para a produção da vitamina D nos seres humanos. Essa é uma vitamina produzida no corpo e que participa da elaboração de substâncias que fortalecem os ossos.

No entanto, como a exposição solar excessiva pode prejudicar a saúde, é importante adotar alguns cuidados. Deve-se evitar a exposição nos horários de Sol mais intenso (entre as 10 e as 16 horas) e usar protetor solar e equipamentos de proteção, como boné e óculos escuros.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho cacheado e chapéu bege, vestindo camiseta branca. Está em um campo soltando bolhas de sabão coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Na hora de brincar, fique atento ao Sol e proteja-se. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do chão para o céu com folhas cobertas fechadas com feixes de luz entrando. Fim da imagem.

LEGENDA: A luz do Sol é fundamental para as plantas produzirem o próprio alimento. Folhas da palmeira-açaí (Euterpe oleracea, tamanho aproximado das folhas: 30 centímetros de comprimento). FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

70

  1. A luz do Sol também interfere na sua rotina e nas atividades que você realiza? Pense nisso e registre no quadro o que você faz em cada período do dia.
Imagem: Ilustração de um pedaço de papel com o texto: Você já estudou, no 1º ano, que os seres vivos realizam suas atividades em diferentes períodos do dia. Relembre e converse com os colegas sobre isso. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Manhã

_____

Tarde

_____

Noite

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas sobre as atividades que vocês realizam na presença da luz solar e sobre aquelas que realizam à noite.
    • Vocês poderiam trocar os horários das atividades listadas? Por exemplo, fazer durante o dia uma tarefa que realizam à noite?

71

CAPÍTULO 9. O Sol e as sombras

Você já brincou de pega-pega de sombras? Veja como brincar.

Pega-pega de sombras

Local: quadra, pátio da escola ou outro local ensolarado.

Organização: a turma será organizada em dois times: time A e time B.

Objetivo: um time deve capturar a maior quantidade de sombras dos colegas do outro time. Para capturar a sombra, deve-se pisar sobre ela.

Como brincar: combinar o tempo de cada rodada. Os integrantes do time A devem correr pelo espaço, enquanto os do time B devem tentar capturar as sombras dos adversários. Cada vez que um integrante do time B pisar na sombra de um integrante do time A, o grupo recebe um ponto na contagem de sombras capturadas. Terminado o tempo, invertem-se os papéis entre os times.

Divirtam-se!

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta roxa e calça azul. Está correndo por um gramado em campo aberto. Atrás há uma menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa e macacão azul, correndo em direção ao menino. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando de pega-pega de sombras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais foram as dificuldades encontradas no pega-pega de sombras?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a diferença entre realizar a brincadeira em um dia ensolarado e em um dia nublado? Em todos os horários do dia o resultado seria o mesmo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

72

A luz do Sol ilumina os ambientes. Em um dia ensolarado, observamos que essa luminosidade possibilita a formação de sombras.

  1. Observe as imagens e responda.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de mulher e menino de mãos dadas andando em uma calçada. À esquerda, sombra ampliada dos dois.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de mulher andando em uma passarela de madeira sobre areia. Sua sombra está diminuída abaixo dela. Fim da imagem.
  1. Qual é a diferença entre as sombras que aparecem nas duas imagens?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Mesmo que o Sol não apareça nas imagens, você tem uma hipótese sobre a posição em que ele está? Represente a localização do Sol no céu nas duas imagens.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de mulher e menino de mãos dadas andando em uma calçada. À esquerda, sombra ampliada dos dois.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de mulher andando em uma passarela de madeira sobre areia. Sua sombra está diminuída abaixo dela. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre as perguntas a seguir e escrevam suas hipóteses.
    • O que é necessário para formar uma sombra?

      _____

    • Objetos de cores diferentes formam sombras diferentes?

      _____

    • Podemos obter sombras diferentes com o mesmo objeto?

      _____

73

Atividade prática

Produzindo sombras

Você já observou a sombra formada em dias ensolarados e levantou algumas hipóteses. Agora, vamos realizar esta atividade prática para verificar se essas hipóteses se confirmam?

Do que vocês vão precisar

  1. Mantenha a luz da lanterna direcionada para a parede.
  1. Entre a parede e a lanterna, coloque o quadrado de cartolina branca. Observe.
  1. Agora, coloque o quadrado de cartolina preta. Observe.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão segurando uma lanterna laranja acesa, apontando a luz para a parede que forma tons de maior intensidade da luz até o menor. Fim da imagem.

LEGENDA: A lanterna acesa deve apontar para a parede. Os quadrados de cartolina devem ser colocados entre a lanterna e a parede. FIM DA LEGENDA.

  1. O que você observou?
  1. Se você retirar os quadrados, o que vai acontecer?
  1. Agora, aproxime a luz da lanterna da parede. Coloque os quadrados entre a parede e a lanterna, um de cada vez, primeiro o branco e, em seguida, o preto. O que aconteceu?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, se afastarmos a lanterna da parede mantendo os quadrados na mesma posição, o que vai acontecer com as sombras? Faça o teste.

74

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Agora, você e um colega vão retomar suas hipóteses da página 72.

Tabela: equivalente textual a seguir.

O que é necessário para formar uma sombra?

_____

A hipótese de vocês se confirmou?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Qual é a conclusão?

Tabela: equivalente textual a seguir.

Objetos de cores diferentes formam sombras diferentes?

_____

A hipótese de vocês se confirmou?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Qual é a conclusão?

Tabela: equivalente textual a seguir.

Podemos obter sombras diferentes com o mesmo objeto?

_____

A hipótese de vocês se confirmou?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Qual é a conclusão?

75

  1. Você vai observar sua sombra em três momentos do dia, no mesmo local, e verificar qual é a posição do Sol no céu.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe o que você observa. Não se esqueça de representar a si mesmo no desenho.

Observação:

ATENÇÃO

Não olhe diretamente em direção ao Sol, pois os raios solares podem prejudicar a visão.

Fim da observação.

Início da manhã

_____

Meio-dia

_____

Final da tarde

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

b) Converse com os colegas e o professor: de acordo com o horário do dia, a sombra projetada se modificou? Explique o motivo.

76

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 8 e 9

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul e calça cinza. Está andando de skate em uma pista com obstáculo durante o dia com sombra diminuída abaixo do homem. Fim da imagem.

LEGENDA: Skatista treinando em uma rampa. FIM DE LEGENDA.

  1. Qual é a fonte de luz que ilumina o ambiente?

    _____

  1. Considerando o tamanho da sombra projetada no chão, assinale com um X o período do dia aproximado em que a fotografia foi feita.

    ( ) No início da manhã.

    ( ) Ao meio-dia.

    ( ) No final da tarde.

    ( ) À meia-noite.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você explica o fato de um objeto ou corpo apresentar diferentes tamanhos de sombra durante o dia?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Você estudou que alguns animais são mais ativos durante o dia, enquanto outros são mais ativos à noite. Com um colega e com a ajuda do professor, pesquise quais animais da região onde vocês vivem têm hábitos diurnos e quais têm hábitos noturnos. Faça uma lista desses animais no caderno e escreva em qual período eles realizam as atividades.

77

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 10 e 11

Nestes capítulos, você vai identificar que o Sol aquece e ilumina o ambiente.

Como percebemos o calor do Sol no ambiente?

CAPÍTULO 10. A luz e os materiais

Os estudantes do 2º ano de uma escola montaram uma miniestufa de plantas para a feira de Ciências do colégio.

Observe o projeto da estufa.

Imagem: Ilustração. Molduras quadradas de madeira, lata de tinta e pincel.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Abaixo, sequência de imagens mostram uma mão montando a estrutura de uma casinha com a madeira. Fim da imagem.

LEGENDAS: Etapas de montagem da miniestufa de plantas. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DAS LEGENDAS.

Para terminar o projeto, os estudantes devem forrar as paredes e o teto da estufa com um dos materiais a seguir.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma mão segurando uma folha transparente resistente. Fim da imagem.

LEGENDA: Papel-celofane. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um papel branco fino em um rolinho. Fim da imagem.

LEGENDA: Papel de seda branco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma folha dura dobrada ao meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartolina. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Sabendo que é importante iluminar o interior da estufa, qual desses materiais os estudantes devem escolher, em sua opinião? Por quê?

78

Procure ao seu redor outros materiais semelhantes aos que foram utilizados no projeto da estufa. Fique atento para identificar materiais que sejam semelhantes ao papel-celofane, ao papel de seda e à cartolina em relação à passagem de luz através deles.

  1. Preencha o quadro.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Materiais semelhantes ao papel-celofane

_____

Materiais semelhantes ao papel de seda

_____

Materiais semelhantes à cartolina

_____

Alguns materiais permitem que a luz passe através deles, como o papel-celofane. Eles são chamados de transparentes. Esses materiais permitem enxergar com nitidez através deles.

Outros materiais não permitem a passagem da luz, como a cartolina. Eles são chamados de opacos. Esses materiais não permitem enxergar através deles.

E há alguns materiais que permitem a passagem da luz, mas de forma irregular, como o papel de seda. Eles são chamados de translúcidos. Esses materiais oferecem uma visão não nítida dos objetos que estão atrás deles.

Imagem: Fotografia. Três canetas nas cores azul, verde e vermelho respectivamente. A: um pedaço de vidro retangular sobre a imagem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transparente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: um pedaço de madeira retangular sobre a imagem. Fim da imagem.

LEGENDA: Opaco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. C: um pedaço de papel de seda retangular sobre a imagem. Fim da imagem.

LEGENDA: Translúcido. FIM DA LEGENDA.

79

Atividade prática

Construindo um periscópio

Você já viu algum filme em que a pessoa que está em um submarino observa o ambiente fora do mar? Ela consegue fazer isso utilizando um aparelho chamado de periscópio. Vamos construir um periscópio e explicar como ele funciona?

Observação:

ATENÇÃO

A montagem deve ser feita por um adulto.

Fim da observação.

Do que vocês vão precisar

  1. Retire a parte superior das caixas de suco.
  1. Corte um quadrado na parte inferior de cada caixa e coloque um espelho inclinado dentro de cada uma delas. Procure fixar bem o espelho com fita adesiva.
  1. Inverta uma das caixas sobre a outra com os cortes em lados opostos. Prenda-as com fita adesiva.
  1. Com os pés no chão, tente observar algo que esteja sobre a geladeira ou atrás de um armário utilizando seu periscópio para isso.
Imagem: Ilustração. Sequência de imagens formando um periscópio com caixas, vidro, tesoura e fita adesiva. Fim da imagem.

LEGENDA: Etapas de montagem do periscópio. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.
  1. Depois de testar o periscópio, represente com um desenho, no caderno, como foi possível visualizar o objeto.

Materiais como o papel espelhado ou espelho permitem que a maior parte da luz que incide sobre eles retorne a seu meio de origem. Esse fenômeno é chamado de reflexão da luz.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o caminho que a luz percorreu dentro do periscópio?

80

CAPÍTULO 11. O calor do Sol

A água está presente em mares e oceanos, nos rios, em lagos e lagoas, nas geleiras, no solo e em minúsculas gotas no ar. A água pode ser aquecida pelo calor do Sol. Vamos pensar nisso?

  1. Observe as imagens de um prato colocado em um ambiente iluminado pelo Sol.

    Situação 1

Imagem: Esquema. Situação 1. Fotografia de um prato com gelo e os ciclos, acima, ilustração de um relógio indicando a hora. 1: Gelo sólido indicando 12:00. 2: Gelo sólido com água ao redor indicando 12:15. 3: Gelo pouco sólido com muita água indicando 12:30. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Descreva o que mostra a sequência de imagens. Você sabe explicar por que essas mudanças aconteceram?

    _____

Situação 2

  1. Descreva o que a sequência de imagens mostra criando uma legenda para ela.

    _____

Imagem: Esquema. Situação 2. Fotografia de um prato com gelo e os ciclos, acima, ilustração de um relógio indicando a hora. 1: gelo pouco sólido com muita água indicando 12:30. 2: prato vazio indicando 03:30. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

81

Atividade prática

O calor do Sol nas diferentes superfícies

Você acha que o calor do Sol aquece todas as superfícies da mesma forma? Será que a cor de uma superfície interfere no aquecimento dela?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Do que vocês vão precisar

  1. Envolvam uma das latas com a cartolina preta e prendam-na à lata com os elásticos.
  1. Façam o mesmo com a outra lata, utilizando a cartolina branca.
  1. Levem as latas para um local ensolarado, posicionando-as de cabeça para baixo.
  1. Coloquem dois cubos de gelo sobre cada lata.
Imagem: Ilustração. Duas latas com cartolina ao redor segurada por dois elásticos. Uma lata preta e uma lata branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Latas envolvidas com cartolina. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

82

  1. O que aconteceu com o gelo em cada lata?

    _____

  1. De acordo com o que você observou, assinale com um X qual das duas superfícies aqueceu mais rapidamente.

Imagem 1

Imagem: Ilustração. Lata com cartolina branca ao redor segurada por dois elásticos e com dois cubos de gelo em cima. Fim da imagem.

Imagem 2

Imagem: Ilustração. Lata com cartolina preta ao redor segurada por dois elásticos e com dois cubos de gelo em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Latas com cubos de gelo. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as roupas que esses meninos escolheram usar para passear em um dia ensolarado.
Imagem: Ilustração. Parque com vegetação baixa, arbustos e árvores. Sobre uma calçada no centro há dois rapazes andando. À esquerda, menino de cabelo curto preto, vestindo jaqueta e calça preta. À direita, menino de cabelo curto castanho e par de óculos de armação azul, vestindo jaqueta e calça branca. Fim da imagem.

LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.

  1. Qual dos meninos terá a sensação de calor maior?

    ( ) O menino que está usando roupa preta.

    ( ) O menino que está usando roupa branca.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Comparando com o que foi observado na Atividade prática, como você explicaria sua resposta?

83

LIGANDO OS PONTOS

Capítulos 10 e 11

  1. Em um dia ensolarado, Pedro foi brincar na praia. Depois de nadar no mar, ele foi jogar futebol.
    1. Após algum tempo jogando futebol, sob o Sol, o corpo e a bermuda de Pedro secaram. O que aconteceu com a água que estava na pele e na roupa do menino?

      _____

    1. Marque com um X o que aconteceria, em sua opinião, com o corpo e a roupa de Pedro se ele tivesse ficado na sombra.

      ( ) Demorariam mais tempo para secar.

      ( ) Demorariam menos tempo para secar.

      ( ) Demorariam o mesmo tempo para secar.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Pedro também percebeu que, ao meio-dia, a areia da praia estava muito quente. Ele não conseguia pisar no chão com os pés descalços, mas podia refrescar os pés na água do mar. Procure explicar a razão da diferença de temperatura que ele sentiu entre a água e a areia.

    _____

  1. Observe as imagens abaixo e responda.
Imagem: Fotografia. A: Copo verde opaco com lápis de cor coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. B: Copo transparente com lápis de cor coloridos. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. C: Copo rosa translúcido com lápis de cor coloridos. Fim da imagem.
  1. Escreva a letra correspondente a cada copo, de acordo com a sua característica.

    ( ) Opaco.

    ( ) Translúcido.

    ( ) Transparente.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Explique por que é possível observar os lápis dentro dos copos B e C, mesmo se estiverem tampados.

84

Ciências em contexto

  1. Leia o texto em voz alta e responda.

Verão, época de cuidados…

A estação mais esperada pela garotada já chegou: o verão, tempo de Sol [...]. Nesse período, muitas crianças gostam de ir à praia ou à piscina brincar com amigos. Resultado: a pele fica vermelha como um pimentão e dias depois começa a descascar. Já aconteceu com você? [...]

A exposição exagerada e sem cuidados ao Sol é prejudicial à saúde e pode causar sérios problemas ao organismo. Queimaduras, envelhecimento rápido da pele, lesão nos olhos, desidratação, sardas e mesmo doenças mais graves, como o câncer da pele, são alguns exemplos. Isso ocorre porque [...] os raios ultravioleta irradiados pelo Sol atingem a Terra com maior intensidade. Esses raios, chamados UVA e UVB, podem ser nocivos à saúde. O câncer da pele é provocado por eles, que penetram em diferentes camadas da pele [...].

Mas você não precisa deixar de se expor ao Sol. A exposição excessiva faz mal, mas por outro lado a dosagem certa é uma aliada da nossa saúde. [...]

É importante usar regularmente o protetor solar, com fator de proteção (FPS) indicado para a sua pele. O protetor deve ser aplicado em casa 30 minutos antes da exposição ao Sol, sempre que sair da água e a cada duas horas de exposição contínua. Também é preciso ficar na sombra, usar chapéus e óculos de Sol. Mas atenção! Ficar sob um guarda-sol é importante, mas não suficiente para se proteger, pois a radiação solar é refletida pela água, areia e concreto. E saiba que esses cuidados devem ser tomados durante o ano todo, pois os raios UVA e UVB continuam intensos mesmo no inverno ou em dias nublados.

[...]

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo em um rabo de cavalo, vestindo biquíni rosa e canga preta. Está passando protetor solar sobre o rosto de um menino de cabelo curto castanho, chapéu cata ovo e camiseta azul. Fim da imagem.

LEGENDA: O uso de protetor solar é imprescindível na praia, mesmo em dias nublados. FIM DA LEGENDA.

85

  1. Liste três cuidados que devemos ter quando estamos expostos ao Sol.

    _____

  1. Assinale o período do dia em que não é adequado ficar exposto ao Sol.

    ( ) Entre as 6 e as 10 horas.

    ( ) Entre as 10 e as 16 horas.

    ( ) Entre as 16 e as 18 horas.

VAMOS RETOMAR

  1. Durante o dia, o que ocorre com o tamanho das sombras de um objeto? Explique por que isso ocorre.

    _____

  1. Compare o que ocorre com o sorvete sob o Sol nestas situações.

    _____

Imagem: Fotografia. Dois pratos, um branco e um preto, cada um com um picolé marrom. Fim da imagem.

86

Mão na massa

Procurando padrões nas sombras

Observe as obras da artista japonesa Kumi Yamashita, que tem um trabalho artístico com luz e sombras. Ela cria esculturas com objetos colocados em posições específicas em relação à luz, produzindo obras com os objetos, a luz e as sombras.

Imagem: Fotografia em preto e branco. A: sombra de perfil de um menino com números espalhados ao redor da cabeça. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia em preto e branco. B: Sombra de uma mulher sentada em um banco em alto relevo. Fim da imagem.

LEGENDAS: Obras da artista Kumi Yamashita produzidas com madeira entalhada, fonte de luz única e sombra. (A) 0 to 9, 2011. 183 centímetros de altura × 183 centímetros de largura × 10 centímetros de profundidade. (B) Chair, 2014. 110 centímetros de altura × 50 centímetros de largura × 15 centímetros de profundidade. FIM DAS LEGENDAS.

Agora é sua vez de criar uma obra artística com essa ideia!

  1. Que objetos você escolheria para fazer sua montagem com luz e sombra?

    _____

  1. Explique o motivo de ter escolhido esses objetos.

    _____

87

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Explique como você deve preparar o ambiente para criar uma obra que utilize luz e sombra. Você pode desenhar como vai ser sua obra com as características necessárias para a criação dela.

    _____

Quando sua produção estiver pronta, peça a um adulto que ajude a tirar fotos dela. Você e os colegas podem criar, com a ajuda do professor, uma publicação nas redes sociais da escola para divulgar as obras!