MP019
Aprender
Ninguém ignora tudo.
Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.
FONTE: Paulo Freire. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/Cortez, 1989.
MP020
Seu livro é assim
Este é o seu livro de Ciências.
Conheça como ele está organizado.
Avaliação diagnóstica
Nesta seção, você vai encontrar atividades para identificar aprendizagens essenciais.
Abertura de unidade
Você vai se aproximar do tema que será trabalhado na unidade, analisando as imagens e conversando com os colegas.
Primeiros contatos
Você vai trocar ideias com os colegas sobre o que já sabe acerca do tema e o que gostaria de saber.
Desafio à vista!
Você vai elaborar hipóteses sobre assuntos que serão trabalhados nos capítulos.
Quero saber!
Você vai conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado.
Fique por dentro
Você vai encontrar sugestões de livros, filmes e sites para aprofundar cada assunto estudado.
Atividade prática
Você vai fazer experimentos, criar modelos e descobrir muito mais sobre o assunto que estiver estudando.
MP021
Ligando os pontos
Aqui você vai retomar o desafio e organizar os conhecimentos construídos por meio da avaliação de processo.
Ciências em contexto
Aqui você vai trabalhar com diferentes textos que relacionam os temas estudados na unidade.
Vamos retomar
Aqui você vai encontrar atividades que retomam o que foi estudado na unidade.
Mão na massa
Aqui você vai encontrar propostas para complementar ou aprofundar os temas estudados.
Avaliação de resultado
Nesta seção, você vai encontrar atividades para avaliar o que estudou neste volume.
Sugestões de visitação
Aqui você vai encontrar sugestões de museus e centros de Ciências, organizadas por regiões do Brasil.
Ícones
Neste livro, você encontrará alguns ícones que vão orientar a forma como você deve fazer as atividades. São eles:
Atividade oral
Atividade em dupla
Atividade em grupo
Converse com seu colega
Desenho
MP022
Sumário
• Avaliação diagnóstica, p. 8
Unidade 1. Seres vivos nos ambientes, p. 12
• Desafio à vista!, p. 14
1. Onde vivemos, p. 14
2. Os seres vivos nos diferentes ambientes, p. 18
• Ligando os pontos, p. 22
• Desafio à vista!, p. 24
3. Nós e os outros animais, p. 24
• Ligando os pontos, p. 30
• Desafio à vista!, p. 31
4. Sentindo o que está à nossa volta, p. 31
• Ligando os pontos, p. 35
• Ciências em contexto, p. 36
• Mão na massa, p. 38
Unidade 2. Plantas ao nosso redor, p. 40
• Desafio à vista!, p. 42
5. Onde vivem as plantas, p. 42
6. As necessidades das plantas, p. 47
• Ligando os pontos, p. 53
• Desafio à vista!, p. 54
7. As plantas e os outros seres vivos, p. 54
• Ligando os pontos, p. 59
• Ciências em contexto, p. 60
• Mão na massa, p. 62
MP023
Unidade 3. Sol: luz e calor, p. 64
• Desafio à vista!, p. 66
8. A luz do Sol nos ambientes, p. 66
9. O Sol e as sombras, p. 71
• Ligando os pontos, p. 76
• Desafio à vista!, p. 77
10. A luz e os materiais, p. 77
11. O calor do Sol, p. 80
• Ligando os pontos, p. 83
• Ciências em contexto, p. 84
• Mão na massa, p. 86
Unidade 4. Materiais e objetos do dia a dia, p. 88
• Desafio à vista!, p. 90
12. Objetos do dia a dia, p. 90
13. Embalagens, p. 93
• Ligando os pontos, p. 98
• Desafio à vista!, p. 99
14. Nem todos cuidam do ambiente, p. 99
15. Evitando o desperdício, p. 103
• Ligando os pontos, p. 105
• Ciências em contexto, p. 106
• Mão na massa, p. 108
• Avaliação de resultado, p. 109
• Sugestões de visitação, p. 112
• Referências bibliográficas, p. 114
MP024
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Terra e Universo
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Festa de aniversário ao ar livre. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Em que período do dia a festa está acontecendo?
( ) Durante o dia
( ) À noite
PROFESSOR
Resposta correta: Durante o dia.
- Quais são os elementos presentes na imagem que justificam a resposta anterior?
_____
PROFESSOR
Resposta: A presença do Sol no céu e as sombras dos objetos e das pessoas.
- O dia pode ser dividido em manhã, tarde e noite. Escreva uma atividade que você costuma fazer em cada período do dia.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. Os estudantes podem mencionar que tomam café da manhã e fazem o dever de casa no período da manhã, à tarde vão à escola e à noite dormem, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação diagnóstica
A avaliação diagnóstica tem como finalidade auxiliá-lo a identificar individualmente o desenvolvimento do estudante e, coletivamente, o percurso do grupo no processo de construção de conhecimentos. Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a BNCC. Para isso, é preciso que você utilize os resultados de modo a retomar seu trabalho e rever os objetivos, quando necessário, para promover ações positivas dos estudantes diante do processo de aprendizagem.
Terra e Universo
Atividade 1. Nesta atividade, os estudante devem diferenciar os períodos claro e escuro do dia. No 1º ano, trabalhou-se a habilidade EF01CI05, por meio do reconhecimento dos períodos diários: manhã, tarde e noite. Espera-se que os estudantes reconheçam os elementos presentes no céu como característicos do período claro do dia.
É possível identificar informações referentes à luz e à sombra, como as cores mais claras e vivas e a presença de sombra produzida pela luz do Sol. Para reforçar essas observações e remediar possíveis defasagens, realizar dinâmicas que envolvam a projeção de sombras, utilizando uma lanterna ou outra fonte de luz para representar o Sol.
A influência do Sol em nossas vidas será estudada na unidade 3 do Livro do Estudante, por meio do trabalho com as habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Atividade 2. Espera-se que os estudantes associem os períodos diários com a sua rotina. No 1º ano, este conteúdo foi discutido por meio do trabalho com a habilidade EF01CI06, ao pedir para exemplificarem a influência da sucessão de dias e noites nas atividades diárias dos seres humanos e de outros seres vivos. A percepção de tempo é melhor relacionada pelos estudantes quando associada a elementos que fazem parte da rotina deles. Se julgar necessário, propor a confecção de vídeos curtos, nos quais eles compartilham a a rotina deles com a família. Uma ideia é gravar três vídeos, um em cada período do dia, mostrando as atividades naquele momento. Essa prática, além de desenvolver a percepção de tempo, promove a valorização da identidade familiar e cultural. Ao solicitar aos estudantes que escrevam as atividades que costumam fazer em cada período, desenvolve-se a produção escrita, componente essencial da Política Nacional de Alfabetização (PNA).
MP025
- O calendário é uma das formas utilizadas para marcar o tempo. Observe o calendário e responda.
- Como o calendário está dividido?
_____
PROFESSOR
Resposta: Em meses, semanas e dias.
- Quantos meses tem um ano?
_____
PROFESSOR
Resposta: Um ano tem 12 meses.
- Todos os meses do ano têm o mesmo
número
de dias?
_____
PROFESSOR
Resposta: Não, há meses com 30, 31 ou 28 dias. Os estudantes podem citar que fevereiro pode ter 29 dias, dependendo do ano.
- Quantos dias tem uma semana?
_____
PROFESSOR
Resposta: Uma semana tem 7 dias.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. A questão refere-se à habilidade para o 1º ano EF01CI05, que prevê a identificação de diferentes escalas de tempo, como sucessão de dias, semanas, meses e anos. É muito provável que os estudantes já tenham contato com essa representação, seja na forma impressa, seja na digital. Promover uma análise conjunta da atividade de forma oral com a turma, discutindo os itens individualmente.
Atividade 3a. Perguntar aos estudantes o que veem e como está organizado o calendário. Para melhor aproveitamento, eles podem circular no calendário um dia, um mês e uma semana.
Atividades 3b e 3c. A atividade tem como objetivo verificar o conhecimento dos estudantes acerca dos meses do ano. Questionar se conhecem os nomes dos meses, em que mês estão neste momento, o mês do aniversário deles, entre outras possibilidades. Pedir aos estudantes que avaliem individualmente os meses e deixar que eles concluam se todos os meses do ano têm o mesmo número de dias.
Atividade 3d. A proposta possibilita identificar o entendimento sobre as semanas. Perguntar em que dia a semana começa, quais dias costumam ir à escola, se conseguem nomear cada dia etc.
Na ocorrência de defasagens, organizar a produção de um calendário com os aniversários da turma. Dividir a turma em doze grupos, um para cada mês do ano. Os grupos devem receber um esboço de calendário contendo uma tabela de sete colunas e seis linhas; espaço para escrever o nome do mês; e os dias da semana. Disponibilizar calendários do ano para consulta e orientá-los a preencher o mês. Lembrá-los de elaborar uma decoração especial no dia dos aniversariantes.
MP026
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Matéria e energia
- Mariana e os amigos fizeram um piquenique no parque. Além de alimentos, eles levaram os objetos que constam no quadro abaixo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objetos |
---|
Pratos |
Copos |
Toalha |
Garfos |
- Indique o tipo de material de que cada um desses objetos pode ser feito.
_____
PROFESSOR
Resposta:PROFESSOR
Pratos – papel; plástico; vidro.PROFESSOR
Copos – papel; plástico; vidro.PROFESSOR
Toalha – tecido; papel; plástico.PROFESSOR
Garfos – metal; plástico; madeira.
- Que cuidados Mariana e os amigos
devem
ter com as embalagens ao final do piquenique?
_____
PROFESSOR
Resposta: Eles devem procurar no parque lixeiras adequadas para o descarte das embalagens e, além disso, verificar se algumas das embalagens poderiam ser reaproveitadas.
- O que Mariana e os amigos poderiam fazer para não produzir tanto lixo em um piquenique?
_____
PROFESSOR
Resposta: Além de reaproveitar as embalagens, poderiam utilizar objetos que pudessem ser lavados e reutilizados, como copos e pratos de plástico resistente, e não embalagens descartáveis.
MANUAL DO PROFESSOR
Matéria e energia
Atividade 1. Na atividade, os estudantes devem identificar os materiais com os quais os objetos do cotidiano são produzidos. No 1º ano, desenvolveu-se a habilidade EF01CI01 ao comparar as características de diversos materiais utilizados na fabricação de objetos da rotina, analisando a matéria-prima, o uso e o descarte consciente.
Atividade 1a. Os estudantes devem indicar os materiais a partir dos quais os objetos listados podem ser produzidos. Perguntar aos estudantes do que são feitos os objetos em suas casas, na escola ou em confraternizações de aniversário. Uma remediação para possíveis defasagens é propor a observação desses objetos em casa e registrá-los na forma de desenhos e, na próxima aula, socializar com a turma os materiais encontrados.
Atividades 1b e 1c. A proposta possibilita verificar o entendimento dos estudantes acerca do consumo consciente e da reciclagem.
Outra potencial discussão do descarte adequado é a prevenção de acidentes domésticos. Os cuidados necessários para prevenir esses acidentes serão estudados na seção Mão na massa, da unidade 4, do Livro do Estudante, possibilitando trabalhar a habilidade EF02CI03.
Os materiais e as propriedades serão abordados na unidade 4 do Livro do Estudante por meio do trabalho com as habilidades EF02CI01 e EF02CI02.
MP027
Vida e evolução
- Observe a seguir as etapas de desenvolvimento de uma semente de feijão e responda.
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- A semente está recebendo um elemento importante para o seu desenvolvimento. Qual é esse elemento?
_____
PROFESSOR
Resposta: A água.
- Do que mais a semente de feijão precisa para se desenvolver?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela precisa da luz do Sol, do ar e de solo adequado.
- Desenhe uma planta que você conhece e escreva o nome das partes dela.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. A atividade tem como objetivo o levantamento dos conhecimentos prévios sobre as partes da planta e a nomenclatura utilizada para identificá-las.
MANUAL DO PROFESSOR
Vida e evolução
Atividade 1. A atividade possibilita identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca das plantas. Embora o conteúdo ainda não tenha sido abordado, é muito provável que eles conheçam as plantas e, possivelmente, já interagiram com elas em casa, parques, jardins etc.
Alguns estudantes podem até já ter ajudado familiares e amigos a cuidar de plantas. Fazer perguntas para conhecer essas experiências, estimulá-los a contar como são as plantas que eles conhecem. As características das plantas e de outros seres vivos serão estudadas na unidade 1, por meio do trabalho com a habilidade EF02CI04.
Atividade 1a. Solicitar aos estudantes que observem e analisem a ilustração. Questionar qual ação está representada na imagem, aproveitar para perguntar se eles já regaram e cuidaram de alguma planta.
Atividade 1b. Incentivar os estudantes a refletir a respeito das experiências e observações, se já ouviram alguém mencionar as necessidades das plantas ou pedir que analisem onde as plantas se encontram. É possível que relacionem o vaso na ilustração à dependência do solo para o desenvolvimento do feijoeiro.
Atividade 1c. É possível que os estudantes escolham plantas comestíveis do cotidiano para representar, nesse caso, utilizar essas informações para discorrer sobre as partes delas, como o fato de as cenouras serem raízes ou os brócolis, flores.
Uma forma de aproveitar as vivências dos estudantes é possibilitar que aqueles que já tenham trabalhado com plantas compartilhem suas experiências com os demais.
As plantas são tema do capítulo 6 do Livro do Estudante, momento em que serão desenvolvidas as habilidades EF02CI05 e EF02CI06.
As atividades propostas possibilitam a identificação dos conhecimentos construídos até o momento e devem ser utilizadas para monitoramento dos avanços durante o ano letivo, individual e coletivamente. Sempre que necessário, como estratégia de remediação de aprendizagens, organizar os estudantes em grupos para que possam interagir com colegas e também aprender com os pares.