MP088
Comentários para o professor:
Orientações específicas
Unidade 3 – Sol: luz e calor
Objetivos
Tabela: equivalente textual a seguir.
Capítulos |
Conteúdos conceituais |
Conteúdos procedimentais |
Conteúdos atitudinais |
---|---|---|---|
8. A luz do Sol nos ambientes |
• Diferenciar os ambientes diurnos e noturnos em relação à luminosidade produzida pelo Sol. • Identificar as características de animais diurnos e noturnos. |
• Observar e comparar imagens. • Registrar em quadros as atividades diárias. |
• Refletir sobre a importância da luz do Sol no dia a dia. |
9. O Sol e as sombras |
• Descrever a posição do Sol nos diferentes períodos do dia. • Relacionar a posição aparente do Sol e o tamanho das sombras produzidas. |
• Realizar atividade prática. • Formular hipóteses. • Elaborar conclusões. |
• Respeitar a opinião dos colegas em um trabalho em grupo. |
10. A luz e os materiais |
• Diferenciar os materiais em opacos, translúcidos e transparentes, de acordo com a incidência de luz sobre eles. |
• Realizar atividade prática. • Formular hipóteses. • Elaborar conclusões. |
• Respeitar a opinião dos colegas em um trabalho em grupo. • Valorizar as discussões em grupo para a construção de conhecimento. |
11. O calor do Sol |
• Comparar o efeito da radiação solar em relação ao aquecimento em diferentes superfícies. |
• Realizar atividade prática. • Formular hipóteses. • Elaborar conclusões. |
• Interagir como membro de uma equipe. |
Unidade temática predominante
• Terra e Universo
Objetos de conhecimento
• Movimento aparente do Sol no céu
• O Sol como fonte de luz e calor
Habilidades da BNCC
( EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
( EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Competências da BNCC
Competências gerais: 2, 3 e 8.
Competências específicas: 2 e 7.
Desafio à vista!
• Como a luz do Sol interfere na iluminação e no calor ao longo do dia?
• Como percebemos o calor do Sol no ambiente?
MP089
INTRODUÇÃO
O objetivo nesta unidade é trabalhar com os estudantes conteúdos que relacionem a importância da luz e do calor do Sol para todos os seres vivos, além de investigar diferentes fenômenos relacionados à luz, à formação das sombras e à absorção de calor.
O capítulo 8 aborda a importância da luz do Sol nos ambientes e os diferentes hábitos dos animais (diurno ou noturno). No capítulo 9, os estudantes estudarão o processo de formação das sombras e vão realizar um experimento para testar suas hipóteses.
No capítulo 10, é possível encontrar estudos relacionados às propriedades dos materiais que permitem a passagem de luz, além de uma atividade prática que envolve a construção de um periscópio.
Por fim, o capítulo 11 aborda o calor do Sol, com uma atividade prática em que os estudantes vão verificar a absorção de calor de acordo com as características dos materiais. Para finalizar, a seção Ciências em contexto e o tópico Vamos retomar oportunizam a aplicação das aprendizagens em diferentes contextos e a retomada dos principais estudos da unidade. A seção Mão na massa possibilita a aplicação dos conhecimentos construídos de uma maneira criativa.
Os estudos dessa unidade estão relacionados às habilidades EF02CI07 e EF02CI08. Espera-se que, no decorrer dessa unidade, as habilidades EF01CI01 e EF01CI06 do 1º ano possam ser retomadas. Cabe destacar que a temática central da unidade será aprofundada no 3º ano com a habilidade EF03CI02.
Para organizar seu planejamento
Os estudos propostos nessa unidade podem ser organizados em aproximadamente vinte aulas, que podem ser distribuídas em dez semanas de trabalho, reservando ao menos duas aulas por semana para a implementação do material. É possível encontrar uma organização mais ampla no cronograma abaixo e, de forma mais detalhada, nas orientações de cada capítulo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Cronograma |
Abertura |
Sol: luz e calor |
1 aula |
---|---|---|---|
Capítulo 8 |
A luz do Sol nos ambientes |
4 aulas |
|
Capítulo 9 |
O Sol e as sombras |
4 aulas |
|
Capítulo 10 |
A luz e os materiais |
4 aulas |
|
Capítulo 11 |
O calor do Sol |
3 aulas |
|
Ciências em contexto |
Atividades |
2 aulas |
|
Mão na massa |
Procurando padrões nas sombras |
2 aulas |
|
Total de aulas previstas para a conclusão da unidade |
20 aulas |
MP090
UNIDADE 3. Sol: Luz e calor
MANUAL DO PROFESSOR
Mobilizando conhecimentos
A imagem de abertura oferece a oportunidade de fazer suposições sobre a formação das sombras e seus diferentes tamanhos e formatos. Com base em seus conhecimentos prévios, podem reunir informações sobre quais são as regularidades desse fenômeno.
Subsídios para o professor
A atividade de abertura tem como objetivo o levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes e a sensibilização para os assuntos que serão estudados na unidade. Após sua realização, sugere-se uma avaliação diagnóstica que pode ser retomada ao término da unidade para que os estudantes avaliem seus avanços e para que o professor tenha um panorama do andamento da turma em relação aos objetivos da unidade, planejando suas intervenções e recuperações das aprendizagens.
Sensibilização
Projetar a imagem de abertura ou propor aos estudantes que a observem no livro didático. Para explorar a imagem, utilizar a rotina de pensamento visível caracterizada pelas afirmações “eu vejo, eu penso, eu me pergunto”. Para essa rotina, os estudantes devem preencher, individualmente, uma tabela com suas observações sem inferências (coluna “eu vejo”), suas inferências ou hipóteses (coluna “eu penso”) e questionamentos que surgem com base na imagem (coluna “eu me pergunto”). Logo depois, devem compartilhar seus registros com um colega. Esse momento em duplas é importante, antes da discussão no grupo, para que os estudantes tenham a oportunidade de expor suas ideias e suas hipóteses.
As questões propostas na seção Primeiros contatos podem ser utilizadas para detectar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as sombras.
Gestão da aula – Roteiro da abertura
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Apresentação da imagem de abertura. |
Propor a análise da imagem e das questões da seção Primeiros contatos. |
Analisar a imagem e compartilhar seus conhecimentos prévios em duplas e com a turma. |
Livro didático ou projetor e caderno. |
Avaliação diagnóstica. |
Solicitar o registro das questões da seção Primeiros contatos. Propor o levantamento de hipóteses sobre a formação das sombras. |
Acompanhar as orientações do professor. Registrar suas respostas e hipóteses no caderno. |
Livro didático e caderno. |
MP091
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que você observa na imagem?
- Existe algo nessa imagem que desperta sua curiosidade?
- O que você sabe sobre as sombras?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação formativa
Na seção Primeiros contatos, a observação da imagem de forma detalhada é importante para os estudantes levantarem hipóteses de como a sombra se forma e quais são os elementos necessários para formá-la. Espera-se que eles tenham observado a sombra, os objetos e os outros elementos que aparecem na imagem.
Outro elemento importante para a avaliação é acompanhar o processo e, para isso, utilizar a tabela de rubricas que está na Conclusão da unidade. Desde o início, essa tabela pode ser utilizada como acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e retomada em todos os momentos sugeridos como avaliação de processo.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes mencionem algumas de suas inferências como “eu acho que eles estão em um parque”, “eu acho que o Sol está se pondo”, “eu acho que está calor” etc.
Atividade 2. Instigar a curiosidade dos estudantes perguntando o que ilumina o ambiente e se a intensidade dessa luz interfere na nitidez e na formação da sombra. Propor novas questões, como: “Por que as sombras estão tão grandes?”, “Que horas deve ser?”; “Onde foi tirada essa fotografia?”.
Atividade 3. Fazer uma projeção da sombra das mãos no caderno ou na lousa e propor aos estudantes que discutam em pequenos grupos a relação entre a formação da sombra de suas mãos com a sombra das crianças com as bicicletas. Em seguida, abrir a discussão para a turma toda, tendo como ponto de partida as perguntas iniciais, mas não se limitando a elas. À medida que as ideias vão sendo faladas, anotá-las na lousa ou em um mural de papel pardo, por exemplo. É interessante que essas ideias fiquem expostas durante o trabalho com a unidade.
A imagem e as atividades da seção Primeiros contatos favorecem o desenvolvimento da habilidade EF02CI07.
Boxe Complementar
Recurso complementar
MONTORO, S. Em busca da sombra. São Paulo: SM, 2007.
O livro conta a história de duas amigas que, para não perder suas sombras, resolvem cuidar delas – escolhem nomes e as desenham. A brincadeira acaba servindo também para conhecerem mais sobre si mesmas.
Fim do complemento
MP092
DESAFIO À VISTA
Capítulos 8 e 9
Nestes capítulos, você vai identificar como o calor do Sol aquece e ilumina o planeta Terra no decorrer de um dia.
Como a luz do Sol interfere na iluminação e no calor ao longo do dia?
CAPÍTULO 8. A luz do Sol nos ambientes
Um passeio na Floresta Amazônica
Amanhece na floresta. A noite vai-se embora. Quando o novo dia nasce, todo mundo comemora.
– Voem! – gritam as araras, indo de galho em galho. [...]
– Pulem! – tagarelam os macacos. – Vamos entre as árvores dançar!
[...]
– Nadem lado a lado! – assobiam os botos-cor-de-rosa.
– Vamos aconchegar os filhotes nesta água tão gostosa.
– Suguem! – murmuram as borboletas, voando bem alto no céu
[...]
– Abaixem-se! – rugem as onças-pintadas quando começa a anoitecer. – Daqui a pouco vamos caçar, mas agora é se esconder. [...]
Na floresta, o Sol se vai, a Lua nasce e a noite cai.
Ao som de cantigas de ninar, vamos todos descansar.
Laurie Krebs. Um passeio na Floresta Amazônica . São Paulo: SM, 2014.
- De onde vem a luz que ilumina a floresta ao amanhecer?
_____
PROFESSOR
Resposta: Do Sol.
- Assinale com um
X
o que acontece na floresta quando o dia amanhece.
( ) As araras voam.
( ) As borboletas dormem.
( ) Os macacos pulam nas árvores.
( ) As onças-pintadas se escondem.
PROFESSOR
Resposta: As araras voam, Os macacos pulam nas árvores, As onças-pintadas se escondem.
- Você já observou a iluminação solar ao amanhecer e ao entardecer? Se sim, o que percebeu? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR
Respostas pessoais.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem que, ao amanhecer e ao entardecer, a luz solar é menos intensa do que em outros momentos iluminados do dia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da sequência didática
Explicar aos estudantes quais são os objetivos de aprendizagem desse capítulo e realizar a leitura do Desafio à vista!, verificando as hipóteses levantadas pelos estudantes sobre o assunto.
Os estudos dos capítulos 8 e 9 possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Capítulo 8
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar os ambientes diurnos e noturnos em relação à luminosidade produzida pelo Sol.
- Identificar as características de animais diurnos e noturnos.
Evidências de aprendizagem
- Realização e registros das atividades propostas no livro didático.
- Retomada do problema proposto na seção Desafio à vista! para que os estudantes comparem suas ideias e hipóteses iniciais aos conhecimentos que foram construídos ao longo do capítulo.
As avaliações fornecem dados sobre a aprendizagem dos estudantes para que elas sejam interpretadas como evidências e sirvam de subsídio para a realização das intervenções necessárias à continuidade do planejamento.
Atividades 1 e 2. O texto e as atividades possibilitam aos estudantes refletir sobre a função do Sol como fonte de luz para o planeta além de identificar as atividades dos seres vivos e os diferentes comportamentos que podem ser relacionados à presença ou à ausência da luz do Sol.
Atividade 3. Propor um debate com os estudantes e registrar na lousa os conhecimentos e as experiências deles sobre as diferenças nos períodos de iluminação pelo Sol do longo do dia.
Boxe complementar:
De olho na BNCC
A utilização de um trecho de obra literária para contextualizar o conteúdo abordado no capítulo e o estímulo à valorização dos diferentes saberes e das manifestações culturais estimulam o desenvolvimento da competência geral 3.
Fim do complemento.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 8
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler os objetivos de aprendizagem e a questão do Desafio à vista!.
Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar seus conhecimentos.
Livro didático e caderno.
A luz do Sol nos ambientes.
Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático.
Realizar a leitura compartilhada e as atividades propostas.
Caderno e livro didático.
MP093
Observando os seres vivos no ambiente em que vivem, é possível perceber que eles realizam atividades diferentes de acordo com o período do dia. Alguns animais são mais ativos durante o dia e outros mais ativos durante a noite.
LEGENDA: Representação de uma floresta durante o dia e à noite. (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Na imagem acima, estão representados os seguintes animais: borboleta, beija-flor, sabiá, vaga-lumes, rato e coruja. Desses animais, quais são mais ativos durante o dia? E quais são mais ativos à noite?
PROFESSOR
Resposta: Borboletas e aves conseguem alimento das flores durante o dia e são mais ativas nesse período. A coruja, por sua vez, é uma ave caçadora que tem mais facilidade para capturar alimento durante a noite. O rato e os vaga-lumes também têm hábitos noturnos e são mais ativos à noite.
- Observe um ambiente externo no local em que você vive e que é iluminado pelo Sol durante o dia.
- Relacione as características desse ambiente durante o dia e durante a noite.
COLUNA 1:
COLUNA 2:
É possível ver as estrelas.
O ambiente é iluminado e aquecido pelo Sol.
É possível ver animais em atividade.
O ambiente é escuro.
PROFESSOR
Resposta: Durante o dia: O ambiente é iluminado e aquecido pelo Sol, É possível ver animais em atividade; Durante a noite: É possível ver as estrelas, é possível ver animais em atividade, O ambiente é escuro.MANUAL DO PROFESSOR
Verificar se os estudantes observam os elementos que mudam e os que permanecem os mesmos na presença ou na ausência da luz do Sol. Observar se eles identificam o Sol como fonte de luz durante o dia.
Atividade 4. Oferece a possibilidade de questionar os estudantes sobre os hábitos dos animais citados além de estimular a curiosidade para que pesquisem sobre outros animais.
Atividade 5. Os estudantes devem identificar as características dos ambientes no período noturno e no período diurno. Questionar quais outras características eles poderiam citar além das que estão identificadas no livro para diferenciar ambientes durante o dia e durante a noite.
Atividade complementar
É possível realizar um experimento com a turma para verificar o processo de fototropismo positivo de um feijoeiro, ou seja, o movimento que uma planta faz em direção à luz solar.
A turma poderá plantar algumas sementes de feijão e tampar o experimento com uma caixa de papelão com um orifício voltado para a janela. Os estudantes devem umedecer o substrato escolhido sempre que necessário e podem registrar as observações semanalmente, verificando que a planta vai começar a se voltar para a posição do orifício da caixa até sair por ele em busca de luz.
Ao final do experimento eles devem escrever suas conclusões sobre o que foi observado, fazendo uma pesquisa sobre esse fenômeno, associando-o à importância da luz do Sol para as plantas.
Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa
[...] Alunos curiosos não fazem só perguntas, mas vão em busca de respostas. A curiosidade é tão importante quanto a inteligência. A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações. [...]
A curiosidade tem que ser instigada para que novas descobertas sejam feitas, [...] o professor não [deve] simplesmente [despejar] seu conhecimento como uma verdade acabada, mas deixar a interrogação para que a curiosidade [vá] além, que sua aula seja um espaço para desbravar novos conhecimentos [...].
BERTUNCELLO, J. M. Z.; BORTOLETO, E. J. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Criar Educação , Criciúma, v. 6, n. 2, jul./nov. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/f7c. Acesso em: 30 jun. 2021.
MP094
Durante o dia, os ambientes naturais são iluminados pela luz do Sol. Muitas atividades dos animais e das plantas estão relacionadas à presença do Sol e acontecem nesse período.
Algumas aves, como o bem-te-vi, procuram alimento, cantam e voam durante o dia. Outros animais, como o coelho, a coruja e o rato, são mais ativos à noite.
O lagarto utiliza a luz do Sol para se aquecer. Ele é mais ativo nos períodos da manhã e da tarde.
Os ovos de tartaruga marinha precisam do calor do Sol para se desenvolver. Por isso, as fêmeas enterram os ovos na areia da praia para que fiquem aquecidos. A areia aquece rapidamente quando exposta ao Sol.
LEGENDA: Beija-flor (Amazilia lactea, tamanho aproximado: 9 centímetros de comprimento) se alimentando. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lagarto teiú (Tupinambis teguixin, tamanho aproximado: 40 centímetros de comprimento) tomando Sol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Filhote de tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea, tamanho aproximado: 1,6 metro de comprimento quando adulto) saindo do ovo. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a importância da luz do Sol para as plantas?
PROFESSOR
Resposta: As plantas precisam da luz do Sol para se desenvolver.
- Algumas plantas apresentam movimentos relacionados à luz do Sol. Com um colega, pesquise alguma planta que apresente movimento influenciado pela luz do Sol e desenhem no
caderno
o que encontraram.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes podem desenhar o girassol, por exemplo. Fim da observação.
Boxe complementar:
Fique por dentro
Dia e Noite
Estúdio Walt Disney/Pixar, 2010. Duração: 6 min.
O filme apresenta de maneira divertida as diferenças entre o dia e a noite.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Realizar a leitura compartilhada com a turma e conversar com os estudantes sobre as características dos animais que são mais ativos durante o dia e dos animais que são mais ativos à noite, abrindo espaço para que eles citem outros exemplos além dos que estão no livro.
Em animais como as tartarugas marinhas, os ovos que recebem mais calor do Sol e que, portanto, ficam mais próximo à superfície originam fêmeas, enquanto os ovos que são enterrados mais profundamente recebem menos calor e originam machos. É possível compartilhar e explorar as informações sobre as etapas do ciclo de vida desses répteis no site do Projeto Tamar, disponível em: http://fdnc.io/f7d. Acesso em: 30 jun. 2021. Essa atividade possibilita a revisão e o resgate de conhecimentos que foram construídos nas unidades anteriores sobre o ciclo de vida dos seres vivos.
Atividade 6. Resgatar os conhecimentos construídos ao longo dos experimentos já realizados em unidades anteriores, nas quais os estudantes identificaram a importância da luz solar para as plantas sintetizarem seu alimento.
Atividade 7. É provável que os estudantes pesquisem sobre o girassol. Nessa planta, o caule se inclina em direção ao Sol porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido que o lado iluminado. A haste e as folhas acompanham a luz solar e esse movimento só ocorre antes do surgimento das flores – depois de florescer, o girassol não se move mais. É possível solicitar a atividade como tarefa de casa que será compartilhada em duplas e depois com a turma toda na aula seguinte.
A temperatura na vida das tartarugas marinhas
[...]
Aumento do Nível do Mar
O aquecimento global vem provocando o derretimento das geleiras polares e como consequência direta o aumento do nível do mar. O aumento do nível do mar pode causar o desaparecimento de algumas praias importantes para reprodução das tartarugas, principalmente aquelas com faixas curtas de areia. [...]
MP095
Boxe complementar:
Quero saber!
Poderíamos viver sem a luz do Sol?
A luz e o calor do Sol influenciam os hábitos e as atividades dos seres vivos. Além disso, eles são indispensáveis à existência de vida na Terra, pois fornecem as condições necessárias ao desenvolvimento de diversos animais e plantas.
As plantas precisam da luz do Sol para produzir o próprio alimento. Elas podem servir de alimento para alguns animais, que, por sua vez, servem de alimento para outros animais, incluindo os seres humanos.
A luz do Sol também é importante para a produção da vitamina D nos seres humanos. Essa é uma vitamina produzida no corpo e que participa da elaboração de substâncias que fortalecem os ossos.
No entanto, como a exposição solar excessiva pode prejudicar a saúde, é importante adotar alguns cuidados. Deve-se evitar a exposição nos horários de Sol mais intenso (entre as 10 e as 16 horas) e usar protetor solar e equipamentos de proteção, como boné e óculos escuros.
LEGENDA: Na hora de brincar, fique atento ao Sol e proteja-se. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A luz do Sol é fundamental para as plantas produzirem o próprio alimento. Folhas da palmeira-açaí (Euterpe oleracea, tamanho aproximado das folhas: 30 centímetros de comprimento). FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Aumento da temperatura da areia
As tartarugas marinhas apresentam determinação sexual dos filhotes dependente da temperatura da areia. Praias mais quentes produzem mais fêmeas, praias mais frias produzem mais machos. Com o aquecimento global o número de fêmeas nascendo será muito maior que o número de machos, causando assim um desequilíbrio nas populações de tartarugas marinhas. Se a temperatura das praias ficar muito quente, o desenvolvimento dos ovos e filhotes pode ser comprometido. Temperaturas acima de 33 ºC e abaixo de 25 ºC podem afetar o desenvolvimento dos filhotes, causando sua morte antes do nascimento. [...]
O MAR de amanhã com as mudanças de hoje. Projeto Tamar . Disponível em: http://fdnc.io/f7e. Acesso em: 30 jun. 2021.
Quero saber!
O texto apresenta informações sobre a importância do Sol para as plantas e para os animais.
Propor a leitura compartilhada com a turma, estimulando a participação dos estudantes na leitura em voz alta.
Após a leitura, solicitar uma pesquisa sobre a importância da vitamina D para o crescimento e o desenvolvimento do corpo do ser humano.
A pesquisa pode ser realizada em grupos. Em cada um deles, disponibilizar materiais adequados ao nível de leitura dos estudantes. Indicar a fonte dos materiais para auxiliá-los futuramente, na identificação de fontes confiáveis para sua pesquisa.
Pedir aos estudantes que exponham o resultado de suas pesquisas e compartilhem as dúvidas que surgiram durante o trabalho. As dúvidas podem ser consideradas ao término da unidade e complementadas por outras que surgirem durante a realização do projeto.
Boxe Complementar
De olho na PNA
A proposta da seção Quero saber! estimula o desenvolvimento da fluência em leitura oral. Ao mapear os diferentes níveis de fluência em leitura da turma, é possível realizar intervenções de acordo com as necessidades de cada estudante.
Fim do complemento
Boxe Complementar
De olho na BNCC
Ao debater sobre a importância da vitamina D ao nosso organismo e sobre os cuidados que devemos ter diante da radiação solar, é possível estimular o desenvolvimento da competência geral 8 e da competência específica 7 ao promover o autoconhecimento e o cuidado com a saúde física e bem-estar.
Fim do complemento
MP096
- A luz do Sol também interfere na sua
rotina
e nas atividades que você realiza? Pense nisso e registre no quadro o que você faz em cada período do dia.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que a habilidade EF01CI06, trabalhada no 1º ano, tenha favorecido o desenvolvimento dos estudos sobre como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos. Fim da observação.Quadro: equivalente textual a seguir.
Manhã |
---|
_____ |
Tarde |
_____ |
Noite |
_____ |
- Converse com os colegas sobre as atividades que vocês realizam na presença da luz solar e sobre aquelas que realizam à noite.
- Vocês poderiam trocar os horários das atividades listadas? Por exemplo, fazer durante o dia uma tarefa que realizam à noite?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Vocês poderiam trocar os horários das atividades listadas? Por exemplo, fazer durante o dia uma tarefa que realizam à noite?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 8. Antes de completar os quadros, pedir aos estudantes que, em duplas, façam uma lista das atividades que realizam pela manhã, à tarde e à noite. Eles devem escrever cada atividade em um pedaço de papel. Depois de discutir em duplas, devem colar em um mural as atividades, organizadas por período.
Na sequência, solicitar que façam um exercício: pensar nas atividades que citaram e refletir sobre como elas aconteceriam na presença e na ausência da luz do Sol. Apenas aquelas atividades que sofrem alteração com essa modificação de luminosidade devem ser consideradas para o preenchimento dos quadros. Reforçar a importância de atividades externas durante o dia para que o corpo possa entrar em contato com a luz solar. A exposição ao Sol é importante para a produção da vitamina D.
Atividade 9. Propor um debate com toda a turma sobre as atividades que não poderiam ser realizadas no período noturno, sem a presença da luz solar e aquelas que não poderiam ser realizadas durante o dia.
Preparação para a próxima atividade
Organizar previamente os materiais necessários para a Atividade prática, da página 73 do Livro do Estudante.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 9
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Abertura da aula. |
Ler os objetivos de aprendizagem do capítulo. Propor a brincadeira pega-pega de sombras. |
Acompanhar a leitura feita pelo professor. Participar da brincadeira pega-pega de sombras. |
Materiais diversos. |
O Sol e as sombras. |
Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e atividades do livro didático. |
Participar da leitura compartilhada. Analisar imagens e resolver as atividades propostas. |
Caderno e livro didático. |
CONTINUA
MP097
CAPÍTULO 9. O Sol e as sombras
Você já brincou de pega-pega de sombras? Veja como brincar.
Pega-pega de sombras
Local: quadra, pátio da escola ou outro local ensolarado.
Organização: a turma será organizada em dois times: time A e time B.
Objetivo: um time deve capturar a maior quantidade de sombras dos colegas do outro time. Para capturar a sombra, deve-se pisar sobre ela.
Como brincar: combinar o tempo de cada rodada. Os integrantes do time A devem correr pelo espaço, enquanto os do time B devem tentar capturar as sombras dos adversários. Cada vez que um integrante do time B pisar na sombra de um integrante do time A, o grupo recebe um ponto na contagem de sombras capturadas. Terminado o tempo, invertem-se os papéis entre os times.
Divirtam-se!
LEGENDA: Crianças brincando de pega-pega de sombras. FIM DA LEGENDA.
- Quais foram as dificuldades encontradas no pega-pega de sombras?
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: É possível que os estudantes respondam que foi a movimentação das sombras porque, à medida que os jogadores do time adversário se movimentavam pelo espaço, a sombra deles os acompanhava e podia mudar de tamanho e de formato. Enxergar a sombra pode ser outra dificuldade relatada, se o dia não estiver ensolarado. É possível também que alguns estudantes tenham desenvolvido estratégias para evitar a captura da própria sombra (por exemplo, movimentar-se de um jeito que a sombra se torne menor), dificultando a tarefa dos adversários. Fim da observação.
- Qual é a diferença entre realizar a brincadeira em um dia ensolarado e em um dia nublado? Em todos os horários do dia o resultado seria o mesmo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que, quanto maior a intensidade da luz, mais nítida a sombra se torna e que, dependendo do horário do dia, ela estará maior ou menor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Atividade prática. |
Propor a Atividade prática de observação de formação das sombras. Acompanhar e orientar as produções e os registros dos estudantes. |
Realizar a Atividade prática e os registros: levantamento de hipóteses, registros dos resultados e análise das hipóteses. |
Materiais diversos. |
Ligando os pontos. |
Propor a resolução das atividades da seção Ligando os pontos. |
Realizar as atividades propostas na seção Ligando os pontos. |
Livro didático e caderno. |
Capítulo 9
Objetivos de aprendizagem
- Descrever a posição do Sol nos diferentes períodos do dia.
- Relacionar a posição aparente do Sol e o tamanho das sombras produzidas.
Evidências de aprendizagem
- Registros da Atividade prática: levantamento de hipóteses, resultados e verificação das hipóteses a partir dos resultados obtidos.
- Participação ao longo das leituras compartilhadas, atividades em duplas ou grupos e na Atividade prática.
- Atividades da seção Ligando os pontos.
As atividades propostas possibilitam a verificação do desenvolvimento de conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais referentes às habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
É possível construir rubricas específicas para os diferentes instrumentos de avaliação, além de uma autoavaliação, envolvendo os estudantes como responsáveis pelo seu processo de aprendizagem.
Este capítulo introduz noções sobre as sombras, sua formação, formato e tamanho. A atividade inicial deve ocorrer na área externa da escola, pode ser em uma quadra, um pátio ou um gramado. Reunir a turma para explicar as regras da brincadeira pega-pega de sombra. De preferência, escolher um dia ensolarado.
Atividades 1 e 2. É importante que, no final da brincadeira, os estudantes possam discutir as condições necessárias para realizar a atividade e as dificuldades encontradas para enxergar e pisar nas sombras. Com essas atividades, espera-se trabalhar a habilidade EF02CI07.
MP098
A luz do Sol ilumina os ambientes. Em um dia ensolarado, observamos que essa luminosidade possibilita a formação de sombras.
- Observe as imagens e responda.
- Qual é a diferença entre as sombras que aparecem nas duas imagens?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem que as sombras da primeira imagem são maiores e as da segunda imagem são menores. Fim da observação.
- Mesmo que o Sol não apareça nas imagens, você tem uma hipótese sobre a posição em que ele está? Represente a localização do Sol no céu nas duas imagens.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes representem o Sol em posição oposta às sombras – no primeiro quadro, do lado direito da imagem; no segundo quadro, acima da imagem. Fim da observação.
- Converse com um
colega
sobre as perguntas a seguir e escrevam suas hipóteses.
- O que é necessário para formar uma sombra?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. - Objetos de cores diferentes formam sombras diferentes?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal. - Podemos
obter
sombras diferentes com o mesmo objeto?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- O que é necessário para formar uma sombra?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3. Propor a atividade e perguntar aos estudantes o que observam nas fotos. Verificar se percebem que a posição do Sol muda em relação ao horizonte ao longo do dia (movimento aparente do Sol), que essa mudança de posição faz com que o tamanho da sombra seja diferente ao longo do dia e que quase não se forma sombra quando o Sol está visível no ponto mais alto. Verificar se todos os estudantes relatam que a sombra se forma sempre do lado oposto ao Sol. Essa observação é muito importante para responder à atividade sobre como a sombra é formada. Para que se formem sombras, é necessário haver uma fonte de luz, natural ou não, um objeto opaco e um anteparo. Como a luz sempre caminha em linha reta, ela não se desvia do objeto opaco e não ilumina o que está atrás dele.
Propor que as atividades sejam realizadas em duplas, e, ao final, os estudantes compartilham suas ideias com toda a turma. Explicar que, nas próximas aulas, eles vão se aprofundar nesse tema vivenciando atividades práticas e outras propostas do livro didático. Com essa atividade, espera-se trabalhar a habilidade EF02CI07.
Atividade complementar
É possível desenvolver um projeto em parceria com o componente curricular Arte para a produção de um teatro de sombras com a turma.
A escola de teatro de São Paulo disponibilizou um material que poderá ser consultado na organização do projeto, a Cartilha brasileira de teatro de sombras, disponível em: http://fdnc.io/f7f. Acesso em: 30 jun. 2021.
Organizar um evento de apresentação do teatro para as famílias e toda a comunidade escolar.
Por que temos sombra?
[...] Digamos que [sombra] seja o nome que damos à ausência da luz, sendo formada toda vez que um corpo está entre a fonte de luz e um anteparo (muro ou parede, por exemplo). Se ficarmos em pé diante de qualquer foco de luz (Sol, lâmpada, vela), teremos, então, uma sombra refletida na direção oposta [à] de sua origem. [...] A sombra pode ser gerada de tamanhos variados, o que dependerá da distância e do corpo que está bloqueando a fonte de luz. Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntico será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará. [...]
HOSPITAL INFANTIL SABARÁ. Por que temos sombra? Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , 23 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/f7g. Acesso em: 30 jun. 2021.
MP099
Atividade prática
Produzindo sombras
Você já observou a sombra formada em dias ensolarados e levantou algumas hipóteses. Agora, vamos realizar esta atividade prática para verificar se essas hipóteses se confirmam?
Do que vocês vão precisar
- lanterna
- 1 parede branca
- 1 quadrado de cartolina branca e 1 quadrado de cartolina preta com laterais medindo 10 centímetros
Como fazer
- Mantenha a luz da lanterna direcionada para a parede.
- Entre a parede e a lanterna, coloque o quadrado de cartolina branca. Observe.
- Agora, coloque o quadrado de cartolina preta. Observe.
LEGENDA: A lanterna acesa deve apontar para a parede. Os quadrados de cartolina devem ser colocados entre a lanterna e a parede. FIM DA LEGENDA.
- O que você observou?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que as sombras formadas pelos dois quadrados eram iguais, com mesmo formato, tamanho e coloração. Fim da observação.
- Se você retirar os quadrados, o que vai acontecer?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que não se formará sombra. Fim da observação.
- Agora, aproxime a luz da
lanterna
da parede. Coloque os quadrados entre a parede e a lanterna, um de cada vez, primeiro o branco e, em seguida, o preto. O que aconteceu?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que as sombras aumentaram de tamanho. Fim da observação.
- Em sua opinião, se afastarmos a
lanterna
da parede mantendo os quadrados na mesma posição, o que vai acontecer com as sombras? Faça o teste.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que elas vão diminuir. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
A explicação física
As sombras são formadas quando a trajetória da luz é interceptada por um obstáculo. Por exemplo, quando a luz emitida por uma fonte atinge uma parede, nós vemos a parede. Se um obstáculo se interpõe à luz, entre a fonte e a parede, uma região da parede não recebe luz – forma-se uma sombra. Nós só a vemos por causa de seu contorno (as regiões da parede que recebem luz). Dessa forma, quando a fonte de luz está na frente de um objeto, a sombra sempre aparece atrás dele.
Para que sombras iguais sejam formadas, são necessários obstáculos iguais em relação à fonte de luz. Assim, objetos diferentes para o observador podem representar objetos iguais para a luz emitida pela fonte, dependendo de sua orientação e da distância em relação à fonte de luz.
CARVALHO, A. M. P. et al . Ciências no Ensino Fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. p. 99.
Atividade prática
Nessa Atividade prática, os estudantes vão retomar os conhecimentos prévios do início da unidade e testar alguns aspectos envolvidos na formação das sombras.
A partir dessa atividade, espera-se que os estudantes verifiquem que:
- a sombra se forma quando o objeto que recebe a luz é opaco;
- o tamanho da sombra depende da posição da fonte de luz. Quanto mais afastado estiver o objeto da fonte de luz, maior será a sombra;
- a luz se propaga em linha reta.
A proposta da atividade, além da observação de que a sombra se forma quando há algo entre a fonte de luz e o local onde a luz é projetada, é que eles identifiquem que a cor do objeto não interfere na cor da sombra, uma vez que ele se comporta como um anteparo.
Após os estudantes constatarem que as sombras são semelhantes, propor-lhes que modifiquem o tamanho da sombra, aproximando a lanterna do local onde será projetada e, em seguida, afastando-a. É importante manter a distância entre a parede e os quadrados, só modificando a distância da fonte de luz.
Essa Atividade prática estimula o desenvolvimento das habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
Por meio da elaboração de hipóteses, da execução de experimento para testá-las e da elaboração de conclusões, esta atividade atende à competência geral 2, ao estimular o exercício da curiosidade intelectual e a elaboração de hipóteses, e à competência específica 2, ao promover a compreensão de conceitos das Ciências da Natureza.
Fim do complemento
MP100
- Agora, você e um colega vão retomar suas hipóteses da página 72.
Tabela: equivalente textual a seguir.
O que é necessário para formar uma sombra? _____ PROFESSORResposta: São necessários uma fonte de luz, o objeto que fará a sombra e um local onde a sombra será projetada, como a parede. |
A hipótese de vocês se confirmou? _____ PROFESSORResposta pessoal. |
Qual é a conclusão? PROFESSORResposta: Para formar uma sombra, é preciso de uma fonte de luz (lanterna), um objeto que a formará (obstáculo da luz – os quadrados de cartolina) e um local (parede) no qual a sombra será projetada. A fonte de luz deve estar do lado oposto ao que se pretende produzir a sombra. |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Objetos de cores diferentes formam sombras diferentes? _____ PROFESSORResposta: Não, a cor do objeto não influencia na sombra que ele forma |
A hipótese de vocês se confirmou? _____ PROFESSORResposta pessoal. |
Qual é a conclusão? PROFESSORResposta: As sombras são regiões escuras formadas pela ausência parcial de luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. A cor do objeto, nesse caso, não interferiu na cor das sombras. |
Tabela: equivalente textual a seguir.
Podemos obter sombras diferentes com o mesmo objeto? _____ PROFESSORResposta: Sim |
A hipótese de vocês se confirmou? _____ PROFESSORResposta pessoal. |
Qual é a conclusão? PROFESSORResposta: Ao variar a distância da fonte de luz em relação ao objeto, ou deste em relação ao local onde a sombra será projetada, as sombras podem ser diferentes. |
- O que vocês descobriram sobre a formação das sombras que antes não sabiam?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Antes de iniciar a atividade, pedir aos estudantes que representem os resultados da Atividade prática por meio de desenhos ou esquemas.
Solicitar aos estudantes que respondam às atividades 1 a 4. Depois de as duplas terem as respostas registradas, pedir a um orador por dupla que compartilhe suas respostas por meio da rotina do dominó (explicada no rodapé da página). Sugere-se o compartilhamento de uma pergunta por rodada do dominó. A cada rodada, os estudantes, com a ajuda do professor, podem encontrar o padrão mais frequente da resposta e registrar na lousa para tornar visível aos estudantes. Estimular a escuta ativa durante a atividade.
Ao final, sistematizar tudo o que foi falado, perguntar se alguém tem algo a acrescentar e corrigir possíveis equívocos que possam aparecer.
Elaborar um texto coletivo com as observações feitas. Em seguida, checar as hipóteses levantadas anteriormente e testadas no início da Atividade prática.
Boxe Complementar
De olho na PNA
As atividades propostas da Atividade prática promovem o desenvolvimento da habilidade de produção escrita, contribuindo para que os estudantes avancem do nível da produção de frases para a produção de textos, o que vai ao encontro da Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Fim do complemento
Rotina do dominó
Essa é outra dinâmica que pode ser adotada como rotina na sala de aula. Em vez de os estudantes levantarem as mãos e o professor dar a voz a alguns deles, ele pode usar essa estratégia para ouvir as respostas de todos os estudantes. Cada grupo ou dupla elege um orador e estabelece-se a ordem em que os grupos vão falar. A ideia é que as respostas sejam faladas na sequência, o que lembra peças de dominó caindo uma depois da outra. Enquanto as respostas são coletadas, desafie os estudantes a procurar padrões ou diferenças nas respostas. Se ainda houver respostas diferentes ao final do dominó, estas podem ser faladas individualmente.
MP101
- Você vai observar sua sombra em três momentos do dia, no mesmo local, e verificar qual é a posição do Sol no céu.
- Desenhe o que você observa. Não se esqueça de representar a si mesmo no desenho.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Observação:
ATENÇÃO
Não olhe diretamente em direção ao Sol, pois os raios solares podem prejudicar a visão.
Fim da observação.
PROFESSOR
Atenção professor: Esta atividade pode ser solicitada como tarefa de casa: o estudante deve estar em pé, no mesmo local, e observar sua posição em relação ao Sol e a sombra que é projetada em cada momento do dia, representando-a por meio de desenho. Fim da observação.Início da manhã
_____
Meio-dia
_____
Final da tarde
_____
b) Converse com os colegas e o professor: de acordo com o horário do dia, a sombra projetada se modificou? Explique o motivo.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre o tamanho da sombra projetada e o posicionamento do Sol no céu em diferentes horários do dia. Ao amanhecer e ao entardecer, o Sol está mais próximo da linha do horizonte do que ao meio-dia, o que explica a diferença no tamanho das sombras projetadas. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Os estudantes usam as respostas para monitorar seu aprendizado e os professores conseguem diferenciar a instrução para atender ao que os estudantes assimilaram, ou não. Essa estratégia, pelo fato de possibilitar que todos respondam, estabelece uma cultura de equidade e expectativas de engajamento constante por parte dos estudantes.
INSTRUCTIONAL goal: hear every voice in a group. All-Ed . Disponível em: http://fdnc.io/f7h. Acesso em: 30 jun. 2021. (Tradução dos autores.)
Atividade 4. Esta atividade pode ser solicitada como tarefa de casa e os estudantes devem registrar o formato, a direção e o tamanho de suas sombras em três horários diferentes em um mesmo dia.
Reforçar que nunca se deve olhar diretamente para o Sol, pois isso pode causar sérios danos à visão. É possível questionar os estudantes: “Como podemos identificar a posição do Sol sem olhar para ele?”.
Retomar os conhecimentos sobre a formação das sombras já trabalhados nesta unidade, relembrando que a sombra se forma na direção oposta à fonte de luz. Espera-se que os estudantes concluam que, para identificar a posição do Sol, basta olhar para a sombra projetada. O Sol estará na direção oposta.
Atividade 4a. Solicitar aos estudantes que façam um desenho mostrando a posição do Sol, a sua própria posição e a do traçado da sombra. O horário deve ser anotado no formato de relógio digital. Se eles não estiverem familiarizados com esse formato de registro de horas, dedicar um tempo para explicar o funcionamento do relógio digital.
Atividade 4b. Propor um debate com a turma sobre as diferenças encontradas na formação das sombras nos diferentes momentos do dia.
Com essas atividades, espera-se trabalhar a habilidade EF02CI07.
Mudanças de direção das sombras
Ao longo da maioria dos dias do ano, as sombras de um gnômon sofrem mudanças de direção, “girando”, como os ponteiros de um relógio. Nos dias em que o Sol passa pelo zênite, um gnômon não produz sombra ao meio-dia solar, pois fica acima dele nesse momento. Nesses dias, a direção das sombras desenhadas nesta etapa da atividade não mudará. Elas serão formadas sobre uma linha reta, apenas diminuindo de tamanho até o meio-dia solar e aumentando, no outro sentido, no período da tarde. Também nesses dias, o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste e se põe no ponto cardeal oeste. Nos demais dias do ano, o Sol nasce um pouco para o norte ou um pouco para o sul dos pontos cardeais leste e oeste, respectivamente, dependendo do dia e da latitude.
MP102
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 8 e 9
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Skatista treinando em uma rampa. FIM DE LEGENDA.
- Qual é a fonte de luz que ilumina o ambiente?
_____
PROFESSOR
Resposta: O Sol.
- Considerando o tamanho da sombra projetada no chão, assinale com um
X
o período do dia aproximado em que a fotografia foi feita.
( ) No início da manhã.
( ) Ao meio-dia.
( ) No final da tarde.
( ) À meia-noite.
PROFESSOR
Resposta: Ao meio-dia.
- Como você explica o fato de um objeto ou corpo apresentar diferentes tamanhos de sombra durante o dia?
PROFESSOR
Resposta: Os tamanhos das sombras são diferentes porque a posição do Sol no céu não é a mesma ao longo do dia.
- Você estudou que alguns animais são mais ativos durante o dia, enquanto outros são mais ativos à noite. Com um
colega
e com a ajuda do professor, pesquise quais animais da região onde vocês vivem têm hábitos diurnos e quais têm hábitos noturnos. Faça uma lista desses animais no
caderno
e escreva em qual período eles realizam as atividades.
PROFESSOR
Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Nas atividades propostas na seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio sugerido na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento, resgatando as suas hipóteses iniciais.
Atividade 1. Possibilita a revisão dos conhecimentos construídos sobre a importância da luz solar e a formação das sombras de acordo com o movimento aparente do Sol, de acordo com as habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Atividade 2. É possível solicitar aos estudantes que façam as pesquisas sobre os hábitos dos animais da região como tarefa de casa e na aula seguinte eles deverão compartilhar suas pesquisas em grupos, construindo uma lista das espécies pesquisadas e a indicação se são animais diurnos ou noturnos.
Avaliação de processo
As atividades propostas na seção Ligando os pontos promovem mais um momento de avaliação de processo, porque possibilitam verificar os avanços conceituais dos estudantes em relação à importância da luz solar e à formação de sombras.
Verificar o desempenho dos estudantes nas atividades e retomar a rubrica de avalição sugerida na Conclusão desta unidade, mapeando as aprendizagens da turma para que seja possível planejar as intervenções e as recuperações dos conteúdos.
Boxe Complementar
Recurso complementar
DIAS, G. S. Luz e sombra: suas implicações históricas. ARS, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 54-59, 2007. Disponível em: http://fdnc.io/f7i. Acesso em: 30 jun. 2021.
O artigo apresenta a relação entre a luz e a sombra em obras de arte.
Fim do complemento
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 10
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Abertura da aula. |
Ler o objetivo de aprendizagem e a questão da seção Desafio à vista!. |
Acompanhar a leitura feita pelo professor e compartilhar seus conhecimentos. |
Livro didático. |
CONTINUA
MP103
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 10 e 11
Nestes capítulos, você vai identificar que o Sol aquece e ilumina o ambiente.
Como percebemos o calor do Sol no ambiente?
CAPÍTULO 10. A luz e os materiais
Os estudantes do 2º ano de uma escola montaram uma miniestufa de plantas para a feira de Ciências do colégio.
Observe o projeto da estufa.
LEGENDAS: Etapas de montagem da miniestufa de plantas. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DAS LEGENDAS.
Para terminar o projeto, os estudantes devem forrar as paredes e o teto da estufa com um dos materiais a seguir.
LEGENDA: Papel-celofane. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Papel de seda branco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cartolina. FIM DA LEGENDA.
- Sabendo que é importante iluminar o interior da estufa, qual desses materiais os estudantes
devem
escolher, em sua opinião? Por quê?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que deve ser escolhido o papel-celofane, porque esse material é transparente e permite a passagem total da luz do Sol. É possível que o papel de seda branco também seja escolhido pelos estudantes, tendo em vista que esse material permite a entrada parcial da luz solar na estufa. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
A luz e os materiais. |
Propor análises de imagens, leituras compartilhadas e as atividades do livro didático. |
Participar da leitura compartilhada. Realizar as atividades propostas no livro didático. |
Materiais diversos. |
Ligando os pontos. |
Solicitar a resolução das atividades propostas no livro. |
Resolver as atividades propostas no livro. |
Livro didático e caderno. |
Introdução da sequência didática
Ao final do capítulo 10, os estudantes deverão ser capazes de diferenciar materiais opacos, translúcidos e transparentes. Para isso, são propostas diferentes atividades de análise das propriedades dos materiais. Realizar a leitura do Desafio à vista! e verificar as hipóteses levantadas pelos estudantes sobre o assunto.
Capítulo 10
Objetivo de aprendizagem
- Diferenciar os materiais em opacos, translúcidos e transparentes, de acordo com a incidência de luz sobre eles.
Evidências de aprendizagem
- Atividades propostas ao longo do capítulo.
- Registros da Atividade prática: resultados e explicação da formação da imagem do objeto no periscópio.
Consultar as orientações e sugestões deste manual ao longo da unidade possibilita planejar as propostas de aula a partir do uso de metodologias ativas e recursos didáticos que envolvam a turma em um aprendizado colaborativo e com protagonismo.
Ao longo da coleta de evidências de aprendizagem, é possível mapear a turma, verificando os estudantes que estão enfrentando dificuldades e planejar propostas de intervenção e recuperação dos conteúdos.
Dar início à atividade perguntando aos estudantes de que as plantas da estufa necessitam para sobreviver. Os estudantes podem comentar sobre a necessidade de água, solo e luz, como já foi realizado em atividades das unidades anteriores. Perguntar à turma sobre os materiais mais adequados para a construção da estufa e, após o levantamento de hipóteses, verificar como provar que a escolha dos estudantes foi a mais adequada.
É importante manusear o tipo de material sugerido para forrar a estufa e, dessa forma, analisar o melhor material a ser utilizado e justificar que o material escolhido permite a passagem da luz.
Atividade 1. Propor o debate da atividade e registrar na lousa quais são as propriedades necessárias ao material que deverá revestir a estufa e a justificativa dessa escolha.
MP104
Procure ao seu redor outros materiais semelhantes aos que foram utilizados no projeto da estufa. Fique atento para identificar materiais que sejam semelhantes ao papel-celofane, ao papel de seda e à cartolina em relação à passagem de luz através deles.
- Preencha o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Materiais semelhantes ao papel-celofane |
_____ PROFESSORAtenção professor: Os estudantes podem citar: vidro liso, filme plástico transparente, lente de óculos e água transparente (sem materiais em suspensão),entre outros. Fim da observação. |
---|---|
Materiais semelhantes ao papel de seda |
_____ PROFESSORAtenção professor: Os estudantes podem citar: vidro jateado ou canelado e folha de papel vegetal, entre outros. Fim da observação. |
Materiais semelhantes à cartolina |
_____ PROFESSORAtenção professor: Os estudantes podem citar: madeira e metal, entre outros. Fim da observação. |
Alguns materiais permitem que a luz passe através deles, como o papel-celofane. Eles são chamados de transparentes. Esses materiais permitem enxergar com nitidez através deles.
Outros materiais não permitem a passagem da luz, como a cartolina. Eles são chamados de opacos. Esses materiais não permitem enxergar através deles.
E há alguns materiais que permitem a passagem da luz, mas de forma irregular, como o papel de seda. Eles são chamados de translúcidos. Esses materiais oferecem uma visão não nítida dos objetos que estão atrás deles.
LEGENDA: Transparente. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Opaco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Translúcido. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 2. Propor a realização da atividade em duplas e orientar os estudantes nas escolhas dos materiais que possuem as mesmas propriedades do papel-celofane, da cartolina e do papel de seda. Após a realização da proposta pelas duplas, indicar que os estudantes devem compartilhar suas escolhas com toda a turma.
Registrar os materiais escolhidos em uma tabela comparativa na lousa, questionando-os sobre quais são as semelhanças e as diferenças entre eles.
Espera-se que os estudantes percebam a diferença entre os materiais opacos, translúcidos e transparentes, indicando suas principais características em relação à passagem de luz.
Nessa atividade, os estudantes podem utilizar a forma que preferirem para nomear as características dos objetos. É importante auxiliá-los nessa classificação dos tipos de materiais de acordo com essas características, antes de nomeá-las.
Para finalizar, propor a leitura compartilhada do texto, nomeando e caracterizando os materiais opacos, transparentes e translúcidos.
É possível finalizar esse momento compartilhando com os estudantes o vídeo Objetos translúcidos, transparentes e opacos, disponível em: http://fdnc.io/f7j. Acesso em: 30 jun. 2021.
Essas propostas possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02CI08.
Preparação para a próxima atividade
Organizar os materiais necessários para a realização da Atividade prática pela turma.
Atividade complementar
É possível fazer um experimento para abordar o conceito de refração da luz.
Colocar um lápis dentro de um copo de vidro com água, deixando-o parcialmente submerso. Posicionar o copo de maneira que os estudantes possam observá-lo de frente, verificando que o lápis parecerá quebrado.
Realizar alguns questionamentos à turma: Por que conseguimos enxergar o objeto em um copo de vidro com água? Qual propriedade dos materiais permite essa visualização? Por que o lápis parece quebrado? Ele está realmente quebrado? Levantar hipóteses com a turma para explicar esse fenômeno.
Explicar que a luz se propaga com velocidades diferentes nos diferentes materiais, como no ar e na água, ocasionando o fenômeno observado no experimento, que é recebido pela nossa visão e interpretado pelo nosso cérebro.
MP105
Atividade prática
Construindo um periscópio
Você já viu algum filme em que a pessoa que está em um submarino observa o ambiente fora do mar? Ela consegue fazer isso utilizando um aparelho chamado de periscópio. Vamos construir um periscópio e explicar como ele funciona?
Observação:
ATENÇÃO
A montagem deve ser feita por um adulto.
Fim da observação.
Do que vocês vão precisar
- 2 caixas de suco de 1 litro
- 2 espelhos pequenos
- fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
- Retire a parte superior das caixas de suco.
- Corte um quadrado na parte inferior de cada caixa e coloque um espelho inclinado dentro de cada uma delas. Procure fixar bem o espelho com fita adesiva.
- Inverta uma das caixas sobre a outra com os cortes em lados opostos. Prenda-as com fita adesiva.
- Com os pés no chão, tente observar algo que esteja sobre a geladeira ou atrás de um armário utilizando seu periscópio para isso.
LEGENDA: Etapas de montagem do periscópio. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Depois de testar o periscópio, represente com um desenho, no caderno, como foi possível visualizar o objeto.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes façam um desenho que mostre que o objeto foi refletido no espelho superior e que essa imagem foi, então, refletida no espelho inferior, chegando até os olhos do observador. Fim da observação.Materiais como o papel espelhado ou espelho permitem que a maior parte da luz que incide sobre eles retorne a seu meio de origem. Esse fenômeno é chamado de reflexão da luz.
- Qual é o caminho que a luz percorreu dentro do periscópio?
PROFESSOR
Resposta: A luz entrou pela parte de cima do periscópio, incidiu sobre o primeiro espelho, foi refletida no segundo espelho, saiu pela parte de baixo e chegou até os olhos do observador.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade prática
A montagem do periscópio auxilia a identificação do fenômeno da reflexão da luz.
Quando a luz incide em um objeto, parte dela é refletida, por isso conseguimos enxergar corpos que não possuem luz própria. A reflexão pode ser: difusa, que é a que ocorre quando a luz incide em uma superfície irregular, e especular, a que ocorre em superfícies metálicas polidas, vidros lisos e espelhos.
Só conseguimos ver determinado objeto, seja ele um corpo luminoso ou iluminado, quando a luz refletida ou emitida chega aos nossos olhos. Ao posicionar um espelho plano diante do observador, os raios de luz são refletidos na direção de seus olhos, de maneira que ele passa a ver a luz acesa.
No periscópio, a luz emitida pelo objeto reflete no primeiro espelho e atinge o segundo espelho, reflete-se novamente atinge o olho do observador, fazendo com que ele possa enxergar objetos que não estão em seu campo de visão.
Devido a seu formato, um periscópio permite que alguém que esteja escondido veja uma situação ou um lugar sem se mostrar. É muito utilizado em submarinos.
Após a observação do objeto com o periscópio, realizar a leitura compartilhada do conceito de reflexão da luz proposto no livro didático.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes desenhem como foi possível enxergar o objeto sobre o armário.
Atividade 2. Espera-se que os estudantes indiquem o caminho realizado pela luz a partir da reflexão que ocorre dentro do periscópio.
Preparação para a próxima atividade
Providenciar e organizar os materiais necessários para a Atividade prática da página 81 do Livro do Estudante, incluindo a conservação dos cubos de gelo que serão utilizados e um ambiente ensolarado para a realização do experimento.
Periscópio
O periscópio é um instrumento óptico voltado para auxiliar a visão de um objeto a partir de uma posição que não permite receber os raios luminosos diretamente. Isto é, sem o auxílio instrumental.
Na sua versão mais simples ele é constituído de um tubo no qual instalamos dois espelhos planos paralelos a 45 graus nas suas extremidades. Na sua versão mais sofisticada, empregamos dois prismas. Periscópios ainda mais sofisticados, como aqueles que equipam submarinos modernos, empregam lentes de aumento funcionando também como telescópios.
INSTRUMENTOS ópticos. Disciplinas da USP . Disponível em: http://fdnc.io/f7k. Acesso em: 30 jun. 2021.
MP106
CAPÍTULO 11. O calor do Sol
A água está presente em mares e oceanos, nos rios, em lagos e lagoas, nas geleiras, no solo e em minúsculas gotas no ar. A água pode ser aquecida pelo calor do Sol. Vamos pensar nisso?
- Observe as imagens de um prato colocado em um ambiente iluminado pelo Sol.
Situação 1
- Descreva o que mostra a sequência de imagens. Você sabe explicar por que essas mudanças aconteceram?
_____
PROFESSOR
Resposta: A sequência mostra cubos de gelo que estão em um prato sob o Sol e começam a derreter; depois de meia hora, a maior parte do gelo virou água líquida. O calor do Sol provocou essa mudança.
Situação 2
- Descreva o que a sequência de imagens mostra criando uma legenda para ela.
_____
PROFESSOR
Resposta: Exemplo de legenda: O restante dos cubos de gelo e a água que estavam no prato desapareceram e o prato ficou vazio.
- O que você acha que aconteceu?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que o calor do Sol aqueceu a água, que se transformou em vapor e desapareceu do prato. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Capítulo 11
Objetivo de aprendizagem
- Comparar o
efeito
da radiação solar em relação ao aquecimento em diferentes superfícies.
Evidências de aprendizagem
- Atividades propostas no livro didático.
- Registros da Atividade prática: levantamento de hipóteses, resultados e verificação das hipóteses a partir dos resultados obtidos.
- Atividades da seção Ligando os pontos.
Para esse capítulo são apresentados diversos caminhos para a coleta de evidências de aprendizagem e avaliação de processo que estão relacionados às habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
As atividades propostas no capítulo possibilitam a realização de um processo avaliativo que valoriza as diferentes habilidades e aptidões dos estudantes, já que são compostas de diferentes estratégias avaliativas, possibilitando uma avaliação formativa ou de processo.
Envolver os estudantes ao longo do processo de avaliação da aprendizagem com rubricas e autoavaliação. Resgatar as hipóteses iniciais da unidade para compará-las aos estudos realizados.
Atividade 1. Dar início ao capítulo solicitando aos estudantes que observem as imagens na situação 1. Apesar de não ser uma novidade para os estudantes dessa faixa etária, conversar com eles sobre os fatores que ocasionam o derretimento do gelo. É possível que eles indiquem o calor como um fator importante. Se possível, reproduza essa situação em sala de aula.
Na situação 2, os estudantes devem indicar que, com a manutenção do calor, a água líquida se transforma em vapor. Não é necessário, nesse momento, nomear as mudanças de estado físico da água. Para o último item da situação 2, propor a construção de uma conclusão coletiva com a turma, registrando na lousa e solicitando a todos que a registrem no caderno.
Gestão da aula – Roteiro do capítulo 11
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da aula.
Ler o objetivo de aprendizagem do capítulo. Propor a análise e a resolução das situações-problema.
Acompanhar a leitura pelo professor e compartilhar seus conhecimentos prévios.
Livro didático.
Atividade prática.
Propor a realização da Atividade prática e das questões de debate sobre os resultados.
Realizar a Atividade prática e as questões de debate.
Materiais diversos.
CONTINUA
MP107
Atividade prática
O calor do Sol nas diferentes superfícies
Você acha que o calor do Sol aquece todas as superfícies da mesma forma? Será que a cor de uma superfície interfere no aquecimento dela?
- Anote sua hipótese sobre o que pode acontecer no aquecimento de superfícies com cores diferentes.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Discuta sua hipótese com os colegas.
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes utilizem, na formulação de suas hipóteses, algumas informações sobre a relação entre as cores e o aquecimento solar baseadas em seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Fim da observação.
Do que vocês vão precisar
- 2 latas de alumínio
- 1 pedaço de cartolina preta suficiente para envolver a lata
- 1 pedaço de cartolina branca suficiente para envolver a lata
- elásticos
- 4 cubos de gelo
- 1 relógio
Como fazer
- Envolvam uma das latas com a cartolina preta e prendam-na à lata com os elásticos.
- Façam o mesmo com a outra lata, utilizando a cartolina branca.
- Levem as latas para um local ensolarado, posicionando-as de cabeça para baixo.
- Coloquem dois cubos de gelo sobre cada lata.
LEGENDA: Latas envolvidas com cartolina. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Ligando os pontos. |
Propor a resolução das atividades da seção Ligando os pontos. Retomar os principais estudos realizados na unidade. |
Responder às questões propostas na seção Ligando os pontos. Revisar os estudos realizados na unidade. |
Livro didático e caderno. |
Atividade prática
Nesta atividade, será possível verificar o que ocorre quando a luz solar incide sobre diferentes materiais, estimulando o levantamento e o teste de hipóteses.
Propor a pergunta inicial da atividade e solicitar aos estudantes que registrem primeiro suas hipóteses individualmente. Posteriormente, eles devem formar duplas e compartilhar as suas hipóteses, verificando o que modificariam em suas hipóteses a partir dessa discussão.
Realizar a leitura dos materiais e das orientações para a Atividade prática. Solicitar e orientar os estudantes na montagem do experimento, inclusive indicando a posição correta para colocar os cubos de gelo sobre as latas.
Pedir aos estudantes que relatem o que aconteceu com o gelo e se suas hipóteses levantadas para responder ao desafio no início do capítulo foram ou não comprovadas nessa atividade prática.
MP108
- O que aconteceu com o
gelo
em cada lata?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes descrevam que o gelo que estava sobre a lata com a cartolina preta derreteu mais depressa que o gelo que estava sobre a lata com a cartolina branca. Fim da observação.
- De acordo com o que você observou, assinale com um X qual das duas superfícies aqueceu mais rapidamente.
Imagem 1
Imagem 2
LEGENDA: Latas com cubos de gelo. (Imagens sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Imagem 2.- Observe as roupas que esses meninos escolheram usar para passear em um dia ensolarado.
LEGENDA: (Imagem sem escala; cores fantasia.). FIM DA LEGENDA.
- Qual dos meninos terá a sensação de calor maior?
( ) O menino que está usando roupa preta.
( ) O menino que está usando roupa branca.
PROFESSOR
Resposta: O menino que está usando roupa preta.
- Comparando com o que foi observado na Atividade prática, como você explicaria sua resposta?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes indiquem que o menino que está com a roupa preta vai ter uma sensação de calor maior, porque a cor preta absorve mais o calor do Sol do que a cor branca, como foi possível verificar na Atividade prática. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividades 1 e 2. Propor que essas atividades sejam realizadas ainda em duplas. Verificar se os estudantes perceberam que superfícies pintadas de preto aquecem mais que as pintadas de branco. Isso ocorre porque as superfícies escuras absorvem mais a luz, ao passo que a branca reflete mais a luz. Por esse motivo, o gelo que estava na lata escura derreteu mais rápido do que o que estava na lata branca.
Atividade 3. Espera-se que os estudantes respondam que, em geral, roupas brancas são melhores para dias quentes. No entanto, é preciso levar em consideração outras variáveis, como o tipo de tecido, por exemplo.
Essa Atividade prática favorece o desenvolvimento da habilidade EF02CI08.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
A Atividade prática contribui para o desenvolvimento da competência geral 2, ao estimular o exercício da curiosidade intelectual e a elaboração de hipóteses, e à competência específica 2, ao promover a compreensão de conceitos das Ciências da Natureza.
Fim do complemento
Importância dos questionamentos
O termo “cultura de indagação” [...] significa um ambiente de aprendizagem que visa a desenvolver a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico das crianças. Um ambiente que ofereça às crianças a oportunidade de aprender por meio de explorar, questionar e conjeturar, no qual o professor realiza intervenções oportunas e ponderadas para orientar a aprendizagem e estimular interações e debates de qualidade. Um ambiente que incentive a independência e a resiliência das crianças; um ambiente em que as crianças se sintam apoiadas para investigar, cometer erros [...].
VICKERY, A. et al . Aprendizagem ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Porto Alegre: Penso, 2016. p. 43-44.
MP109
LIGANDO OS PONTOS
Capítulos 10 e 11
- Em um dia ensolarado, Pedro foi brincar na praia. Depois de nadar no mar, ele foi jogar futebol.
- Após algum tempo jogando futebol, sob o Sol, o corpo e a
bermuda
de Pedro secaram. O que aconteceu com a água que estava na
pele
e na
roupa
do menino?
_____
PROFESSOR
Resposta: A água transformou-se em vapor devido ao calor do Sol.
- Marque com um
X
o que aconteceria, em sua opinião, com o corpo e a
roupa
de Pedro se ele tivesse ficado na sombra.
( ) Demorariam mais tempo para secar.
( ) Demorariam menos tempo para secar.
( ) Demorariam o mesmo tempo para secar.
PROFESSOR
Resposta correta: Demorariam mais tempo para secar.
- Após algum tempo jogando futebol, sob o Sol, o corpo e a
bermuda
de Pedro secaram. O que aconteceu com a água que estava na
pele
e na
roupa
do menino?
- Explique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Demoraria um pouco mais para secar porque a mudança da água líquida para vapor acontece mais rapidamente sob o Sol.
- Pedro também percebeu que, ao meio-dia, a areia da praia estava muito quente. Ele não conseguia pisar no chão com os pés descalços, mas podia refrescar os pés na água do
mar.
Procure explicar a razão da diferença de temperatura que ele sentiu entre a água e a areia.
_____
PROFESSOR
Resposta: A água e a areia são materiais que se aquecem de forma diferente.
- Observe as imagens abaixo e responda.
- Escreva a
letra
correspondente a cada copo, de acordo com a sua característica.
( ) Opaco.
( ) Translúcido.
( ) Transparente.
PROFESSOR
Resposta: (A) Opaco. (C) Translúcido. (B) Transparente.
- Explique por que é possível observar os lápis dentro dos copos B e C, mesmo se estiverem tampados.
PROFESSOR
Resposta: Nos copos transparente e translúcido, ocorre a passagem da luz, o que permite enxergar o conteúdo no interior deles.
MANUAL DO PROFESSOR
Sistematizando conhecimentos
Nas atividades propostas na seção Ligando os pontos, os estudantes podem retomar o desafio sugerido na abertura da sequência didática e organizar os conhecimentos construídos até o momento.
As atividades propostas possibilitam a revisão dos estudos realizados nos capítulos 10 e 11, além de avaliar o desenvolvimento da habilidade EF02CI08.
Atividade 1. Os estudantes devem identificar que, na situação exemplificada, ocorreram mudanças nos estados físicos da água.
Atividade 2. Os estudantes devem classificar os materiais de acordo com suas propriedades e a passagem de luz (materiais opacos, translúcidos e transparentes).
Avaliação de processo
As atividades propostas na seção Ligando os pontos promovem mais um momento de avaliação de processo porque possibilitam verificar os avanços conceituais dos estudantes em relação aos efeitos da luz nos diferentes meios e à importância do calor do Sol.
As atividades propostas são mais bem aproveitadas se realizadas em duplas, para que os estudantes troquem ideias sobre cada uma delas. Se ainda surgirem dúvidas em relação ao aquecimento de diferentes materiais, convide a turma para caminhar por um espaço aberto da escola em um dia ensolarado, observar os materiais que lá estão dispostos e verificar, com sua ajuda, se todos se aqueceram da mesma forma.
Retomar a rubrica sugerida na Conclusão desta unidade para realizar o mapeamento das aprendizagens da turma. Com base nesses dados, verificar quais estudantes precisam de um apoio extra e de oportunidades para a recuperação das aprendizagens.
Atividade complementar
Propor aos estudantes que levantem hipóteses sobre como funciona o protetor solar.
Organizar os estudantes em grupos, e cada grupo deve escolher duas hipóteses escritas pelos colegas e debatê-las, conversando se concordam ou não com elas, criando uma hipótese única do grupo.
Propor a leitura da reportagem “Como funciona o protetor solar?” da Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://fdnc.io/3Th. Acesso em: 30 jun. 2021. Cada integrante do grupo poderá ter uma função durante a leitura, tornando-a dinâmica e envolvendo todos os estudantes.
Após a leitura, propor aos grupos que apresentem a hipótese inicial e expliquem se elas foram confirmadas ou não, quais foram as semelhanças e as diferenças encontradas em relação ao conteúdo apresentado no texto.
MP110
Ciências em contexto
- Leia o texto em voz alta e responda.
Verão, época de cuidados…
A estação mais esperada pela garotada já chegou: o verão, tempo de Sol [...]. Nesse período, muitas crianças gostam de ir à praia ou à piscina brincar com amigos. Resultado: a pele fica vermelha como um pimentão e dias depois começa a descascar. Já aconteceu com você? [...]
A exposição exagerada e sem cuidados ao Sol é prejudicial à saúde e pode causar sérios problemas ao organismo. Queimaduras, envelhecimento rápido da pele, lesão nos olhos, desidratação, sardas e mesmo doenças mais graves, como o câncer da pele, são alguns exemplos. Isso ocorre porque [...] os raios ultravioleta irradiados pelo Sol atingem a Terra com maior intensidade. Esses raios, chamados UVA e UVB, podem ser nocivos à saúde. O câncer da pele é provocado por eles, que penetram em diferentes camadas da pele [...].
Mas você não precisa deixar de se expor ao Sol. A exposição excessiva faz mal, mas por outro lado a dosagem certa é uma aliada da nossa saúde. [...]
É importante usar regularmente o protetor solar, com fator de proteção (FPS) indicado para a sua pele. O protetor deve ser aplicado em casa 30 minutos antes da exposição ao Sol, sempre que sair da água e a cada duas horas de exposição contínua. Também é preciso ficar na sombra, usar chapéus e óculos de Sol. Mas atenção! Ficar sob um guarda-sol é importante, mas não suficiente para se proteger, pois a radiação solar é refletida pela água, areia e concreto. E saiba que esses cuidados devem ser tomados durante o ano todo, pois os raios UVA e UVB continuam intensos mesmo no inverno ou em dias nublados.
[...]
Verão, época de cuidados… Ciência Hoje das Crianças , 21 jan. 2001. Disponível em: http://fdnc.io/f7m. Acesso em: 29 jun. 2021.
LEGENDA: O uso de protetor solar é imprescindível na praia, mesmo em dias nublados. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Ciências em contexto
O texto se refere à exposição ao Sol no período de verão e aos benefícios e danos dessa exposição. Ele contribui para que os estudantes se conscientizem dos cuidados necessários para se proteger dos raios solares, entendam o significado da sigla FPS (fator de proteção solar) e percebam a importância de aplicar o protetor solar.
Fazer a leitura compartilhada do texto com a turma e identificar, a cada trecho lido, os conteúdos nele presentes. Trata-se de um texto com informações importantes e que precisa ser trabalhado coletivamente para que os estudantes identifiquem os riscos da exposição indevida ao Sol e, principalmente, os cuidados. A cada trecho, fazer anotações na lousa, dando destaque aos pontos mais relevantes.
Boxe Complementar
De olho na BNCC
A seção Ciências em contexto , por meio de conhecimentos científicos, apresenta aos estudantes os riscos da exposição à luz solar, buscando orientá-los no cuidado da saúde física. Dessa forma, é abordada a competência geral 8 e a competência específica 7, relacionadas ao autoconhecimento e ao cuidado com a saúde do corpo e bem-estar.
Fim do complemento
Boxe Complementar
De olho na PNA
A leitura compartilhada com a turma, fazendo pausas para destacar trechos e informações importantes, contribui para o desenvolvimento de habilidades descritas na Política Nacional de Alfabetização (PNA), como a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário e a compreensão de textos.
Fim do complemento
Gestão da aula – Roteiro da seção Ciências em contexto
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula |
Papel do professor |
Papel do estudante |
Recursos |
---|---|---|---|
Ciências em contexto . |
Realizar a leitura compartilhada do texto. Destacar e registrar na lousa trechos importantes do texto. |
Realizar e acompanhar a leitura compartilhada. |
Livro didático e lousa. |
Vamos retomar. |
Propor a realização das questões de revisão dos conteúdos. |
Resolver as questões de revisão dos conteúdos. |
Livro didático e caderno ou folha avulsa. |
MP111
- Liste três cuidados que devemos ter quando estamos expostos ao Sol.
_____
PROFESSOR
Resposta: Usar o protetor solar com fator de proteção adequado à pele e aplicá-lo trinta minutos antes da exposição ao Sol, sempre que sair do mar ou da piscina e a cada duas horas de exposição contínua; ficar na sombra e usar chapéu e óculos de sol.
- Assinale o período do dia em que não é adequado ficar exposto ao Sol.
( ) Entre as 6 e as 10 horas.
( ) Entre as 10 e as 16 horas.
( ) Entre as 16 e as 18 horas.
PROFESSOR
Resposta correta: Entre as 10 e as 16 horas.
VAMOS RETOMAR
- Durante o dia, o que ocorre com o tamanho das sombras de um objeto? Explique por que isso ocorre.
_____
PROFESSOR
Resposta: As sombras dos objetos mudam de tamanho e de direção. Isso ocorre porque o Sol tem um movimento aparente do céu durante o dia, e por isso muda a forma como a luz incide nos objetos.
- Compare o que ocorre com o sorvete sob o Sol
nestas
situações.
_____
PROFESSOR
Resposta: O sorvete no prato preto vai derreter mais rápido do que aquele no prato branco. Isso porque os materiais de cor escura absorvem mais calor e por isso esquentam mais. Assim, o prato preto vai esquentar mais o sorvete do que o prato branco.MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos estudantes que respondam em duplas às atividades propostas, realizando o registro no próprio livro didático ou em folha avulsa para entregar ao professor.
Atividade 1. Aborda conteúdos relacionados ao texto lido anteriormente, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade de compreensão e interpretação de textos. Caso seja necessário, auxiliar os estudantes na resolução da atividade.
Vamos retomar
Neste tópico, os estudantes revisam alguns dos estudos realizados ao longo da unidade, o que pode ser utilizado como evidência de aprendizagem.
Atividades 2 e 3. Os estudantes devem revisar conteúdos debatidos ao longo da unidade e relacionados às habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Boxe Complementar
De olho na PNA
Essas propostas contribuem para o desenvolvimento de habilidades como a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão e a produção de textos.
Fim do complemento
MP112
Mão na massa
Procurando padrões nas sombras
Observe as obras da artista japonesa Kumi Yamashita, que tem um trabalho artístico com luz e sombras. Ela cria esculturas com objetos colocados em posições específicas em relação à luz, produzindo obras com os objetos, a luz e as sombras.
LEGENDAS: Obras da artista Kumi Yamashita produzidas com madeira entalhada, fonte de luz única e sombra. (A) 0 to 9, 2011. 183 centímetros de altura × 183 centímetros de largura × 10 centímetros de profundidade. (B) Chair, 2014. 110 centímetros de altura × 50 centímetros de largura × 15 centímetros de profundidade. FIM DAS LEGENDAS.
Agora é sua vez de criar uma obra artística com essa ideia!
- Que objetos você escolheria para fazer sua montagem com luz e sombra?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Explique o motivo de ter escolhido esses objetos.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes escolham objetos que produzem sombra e através dos quais a luz não passa, ou seja, opacos. É possível que justifiquem que escolheram objetos dos quais gostam, como algum brinquedo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Mão na massa
A atividade da seção Mão na massa proposta no livro envolve os estudantes em um trabalho coletivo de forma a estimular a criatividade e o trabalho em grupo. Deve-se privilegiar a autonomia dos estudantes na criação, colocando-os como protagonistas do processo de aprendizagem.
Objetivos de aprendizagem
- Planejar e produzir uma obra de arte com luz e sombra.
- Desenvolver a criatividade.
- Envolver estudantes e suas famílias em um projeto.
Evidências de aprendizagem
- Planejamento da obra de arte.
- Produção da obra de arte.
- Registro fotográfico da obra de arte.
Essa proposta pode ser realizada em parceria com o componente curricular Arte. Realizar a leitura compartilhada do texto com a turma.
Atividades 1, 2 e 3. Propor que essas atividades sejam realizadas em sala de aula para que os estudantes façam o planejamento de sua obra de arte. Orientá-los em relação às escolhas dos materiais e dos cenários para a realização da atividade.
Organizar os estudantes em duplas para que eles apresentem aos colegas as suas ideias para a obra de arte, dando e recebendo sugestões e feedbacks. Estimular a escuta ativa durante a atividade.
Ao longo da atividade resgatar e destacar os principais estudos sobre sombra e luz que foram realizados nesta unidade, sendo possível trabalhar as habilidades EF02CI07 e EF02CI08.
Gestão da aula – Roteiro da seção Mão na massa
Tabela: equivalente textual a seguir.
Plano de aula
Papel do professor
Papel do estudante
Recursos
Abertura da atividade.
Ler o texto de abertura, as orientações da atividade e verificar as dúvidas dos estudantes.
Acompanhar a leitura das orientações e expor suas dúvidas.
Livro didático.
Planejamento.
Propor as atividades do livro para planejar a obra de Arte. Orientar os estudantes na escolha dos objetos e cenários.
Planejar a execução da obra de arte. Revisar os estudos realizados na unidade sobre luz e sombra.
Livro didático.
CONTINUA
MP113
- Explique como você
deve
preparar o ambiente para criar uma obra que utilize luz e sombra. Você pode desenhar como vai ser sua obra com as características necessárias para a criação dela.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes comentem a necessidade de manter o espaço escuro e usar uma fonte de luz artificial, como uma lanterna ou a luz de uma lâmpada. Também é esperado que eles esclareçam que a fonte de luz deve ser posicionada ao lado oposto ao que se pretende projetar a sombra. Fim da observação.
Quando sua produção estiver pronta, peça a um adulto que ajude a tirar fotos dela. Você e os colegas podem criar, com a ajuda do professor, uma publicação nas redes sociais da escola para divulgar as obras!
MANUAL DO PROFESSOR
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Execução. Registro fotográfico. |
Orientar os estudantes e as famílias na produção da obra de arte. |
Produzir a obra de arte de acordo com o planejamento. Registrar a obra por meio de fotografias. |
Livro didático e materiais diversos. |
Divulgação. |
Compartilhar as obras de arte dos estudantes utilizando recursos digitais. |
Compartilhar a obra de arte com o professor. Participar da divulgação das obras da turma. |
Computador ou smartphone e acesso à internet. |
Combinar um prazo com os estudantes para que eles construam sua obra de arte em casa e peçam a ajuda da família para registrá-la por meio de uma fotografia. Todas as fotos podem ser enviadas para o professor ou inseridas em uma pasta compartilhada com todas as famílias na nuvem de dados de sua escolha.
As obras de arte dos estudantes podem ser publicadas nas redes sociais da escola ou, ainda, ser organizadas em um vídeo de apresentação para ser lançado em um evento da escola.
Lembrar que, nessa faixa etária, todo o processo de planejamento e execução da ideia deve ser mais valorizado do que o produto.
MP114
Comentários para o professor:
Conclusão
Ao longo dos capítulos, é possível encontrar sugestões de avaliação formativa que possibilitam o acompanhamento das aprendizagens, servindo de subsídios para as intervenções necessárias.
A seção Ligando os pontos possibilita verificar se os estudantes atingiram os objetivos de aprendizagem do capítulo, retomando conteúdos conceituais e atitudinais. As atividades práticas e as atividades em grupos podem ser utilizadas para verificar os conteúdos procedimentais, as práticas específicas de Ciências da Natureza e os conteúdos atitudinais. Por fim, a seção Ciências em contexto tem a função de ampliar o olhar para as aprendizagens, verificando se os estudantes aplicam os conteúdos das unidades em diferentes contextos, além de revisar os conceitos trabalhados no tópico Vamos retomar.
Outra sugestão que poderá tornar o aprendizado visível aos estudantes é a constante retomada das hipóteses iniciais para os problemas propostos na seção Desafio à vista!, resgatando os conhecimentos prévios e comparando-os aos estudos realizados.
Essa sugestão de rubrica poderá ser utilizada para acompanhar as aprendizagens dos estudantes ao longo dos capítulos e deve ser retomada ao final da unidade. Essa ferramenta oportuniza o acompanhamento individual e de toda a turma, fornecendo evidências para o mapeamento das aprendizagens. Com base nesses dados, é possível planejar as intervenções e as recuperações de aprendizagens.
Espera-se que os estudantes sejam organizados em grupos de acordo com níveis de desempenho semelhantes em relação às aprendizagens esperadas, e essas orientações gerais, com estratégias possíveis, estão apresentadas na Seção introdutória. Além disso, ao elaborar uma tabela de acompanhamento individual, o professor terá condições de monitorar individualmente os estudantes, ficando atento às necessidades individuais que precisam ser contempladas, caminho importante para o processo de personalização da aprendizagem.
Rubrica para o monitoramento da aprendizagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nível de desempenho |
||||
---|---|---|---|---|
Critérios |
Avançado |
Adequado |
Básico |
Iniciante |
Desenvolvimento das habilidades EF02CI07 e EF02CI08 |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos, ampliando as respostas, corretamente, com conteúdos estudados em anos anteriores. |
Os estudantes responderam corretamente a todas as atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram as evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente à maioria das atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto , bem como produziram a maioria das evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
Os estudantes responderam corretamente a poucas atividades das seções Ligando os pontos e Ciências em contexto e produziram poucas evidências de aprendizagem indicadas para os capítulos. |
CONTINUA
MP115
CONTINUAÇÃO
Tabela: equivalente textual a seguir.
Desenvolvimento das competências gerais 2, 3 e 8 |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes e ampliados com outras competências gerais já trabalhadas em anos anteriores aspectos relacionados: 2) ao conhecimento e ao pensamento científico, crítico e criativo; 3) à valorização dos diferentes saberes e diferentes culturas; 8) ao autoconhecimento e ao autocuidado. |
São identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes aspectos relacionados: 2) ao conhecimento e ao pensamento científico, crítico e criativo; 3) à valorização dos diferentes saberes e diferentes culturas; 8) ao autoconhecimento e ao autocuidado. |
São identificadas poucas evidências de aprendizagem dos estudantes nos aspectos relacionados: 2) ao conhecimento e ao pensamento científico, crítico e criativo; 3) à valorização dos diferentes saberes e diferentes culturas; 8) ao autoconhecimento e ao autocuidado. |
Apesar de não serem identificados nas evidências de aprendizagem dos estudantes, é possível inferir que houve desenvolvimento de alguns aspectos relacionados: 2) ao conhecimento e ao pensamento científico, crítico e criativo; 3) à valorização dos diferentes saberes e diferentes culturas; 8) ao autoconhecimento e ao autocuidado. |
---|---|---|---|---|
Produção de escrita e compreensão de textos |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões a partir dos experimentos e a produção de relatos a partir de observações de fenômenos cotidianos envolvendo luz, sombra e calor são realizadas de forma muito organizada com parágrafos escritos corretamente e sem dificuldade em sua assimilação por parte do leitor, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência e conteúdos além dos trabalhados em sala de aula e que se conectam com aprendizagens de anos anteriores. |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões a partir dos experimentos e a produção de relatos a partir de observações de fenômenos cotidianos envolvendo luz, sombra e calor são realizadas de forma muito organizada com parágrafos escritos corretamente e sem dificuldade em sua assimilação por parte do leitor, ampliando o registro, sempre que possível, com a linguagem própria da Ciência. |
As propostas que envolvem interpretação de textos e imagens; coleta e análise de dados de experimentos; construção de conclusões a partir dos experimentos e a produção de relatos a partir de observações de fenômenos cotidianos envolvendo luz, sombra e calor são realizadas de forma muito organizada com parágrafos escritos corretamente. |
Há registros envolvendo as propostas de interpretação de textos e imagens; de coleta e análise de dados de experimentos; de construção de conclusões a partir dos experimentos e de produção de relatos a partir de observações de fenômenos cotidianos envolvendo luz, sombra e calor, porém não são produzidas de maneira organizada e não é possível identificar a aplicação dos conhecimentos científicos produzidos ao longo das aulas. |